Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: FC Porto segura Sérgio Oliveira até 2021

Para continuar como titular? Com o regresso de Danilo vai ter mais dificuldades em manter o lugar no XI. Por outro lado, estas renovações demonstram que o clube está empenhado em manter a base, mas neste capítulo também é mais fácil renovar com Oliveira, André Pereira ou Diogo Leite do que com Brahimi e Herrera.

Sérgio Oliveira renovou contrato com o FC Porto até 30 de junho de 2021. O médio, de 26 anos, que está nos azuis e brancos desde 2015, assumiu-se como titular na última época, e inclusive foi utilizado nos últimos dois jogos da selecção nacional. Recorde-se que Oliveira chegou ao FC Porto em 2002, tendo feito a estreia pela equipa principal quando tinha apenas 17 anos, no entanto não vingou e chegou a sair em definitivo para o Paços antes de voltar ao Dragão.

26 Comentários

  • Kacal
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:13 pm

    Boa renovação da nossa parte. É merecido pela época que fez no ano passado e por ter sido chamado à selecção. Está numa boa fase da carreira. Embora esta época tenha descido o nível e talvez precise de voltar ao banco mais algum tempo. Nunca será um jogador top ou acima da média sequer, mas é português e da casa, tem a mística e dá sempre tudo em campo. Tem qualidades e pode continuar a ser um jogador útil. Pode ser daqueles jogadores que fazem carreira no clube e com o tempo se vão tornando fixos no plantel e úteis na rotação do mesmo, mas sobretudo a nível de balneário e integração de novos jogadores e dos jovens. Evoluiu a nível físico e de intensidade, a meu ver, ganhou robustez física e está um jogador mais intenso e agressivo, mais forte no jogo sem bola. Obviamente perdeu outras capacidades e ao nível do passe e bolas paradas parece menos eficaz, mas é um jogador útil.

    Acima de tudo parece que o SC confia nele e acredita nele, parece que deverá corresponder nos treinos e portanto parece-me bem continuar cá e fixar-se no plantel. Qualquer coisa vendemos para encaixe.

    • Turiacus
      Posted Setembro 12, 2018 at 5:48 pm

      Como sempre, concordo com tudo o que disseste sobre o Sérgio Oliveira mas por acaso é um jogador que não aprecio e de quem não sou grande fã. Confesso no entanto que no ano passado fez uma boa época e que foi muito bem potenciado pelo Sérgio Conceição, assim sendo a renovação é uma boa recompensa pelo seu trabalho.
      Esta época no entanto acho que começou muito mal, demasiadas perdas de bola e demasiadas faltas desnecessárias sendo que maior parte dessas faltas surgem dessas mesmas perdas de bola. Não acho que seja um jogador que possa evoluir muito mais do que isto no entanto é um jogador que pode ser útil nessa tal rotação de que falaste e também no balneário.
      Este ano acredito que perca o lugar com o regresso do Danilo e, quem sabe, se também não perde lugar para o Bazoer caso o holandês apresente realmente qualidade. Mesmo assim jogará várias mesmo quando o Danilo recuperar a forma visto que o nosso treinador aposta quase sempre no 4-3-3 nos jogos de champions e nos jogos contra os grandes do nosso campeonato, por isso será grande parte das vezes esse outro médio.

      Visto que temos renovado com vários jogadores espero que seja sinal de que a direção não está a dormir e que está a trabalhar na renovação do Brahimi e do Herrera, espero mesmo que sim!

      • Turiacus
        Posted Setembro 12, 2018 at 6:01 pm

        E até me esquecia de mencionar o Oliver nessa lista de médios, embora o espanhol seja um médio criativo e muito diferente do Sérgio.

      • Kacal
        Posted Setembro 12, 2018 at 8:17 pm

        Lá está, Turiacus. Não é que eu aprecie o jogador e seja grande fã dele, mas pode ser útil na rotação de plantel e no balneário, até por ser formado no clube e português ajuda nas inscrições da Champions. Não acho que vá evoluir muito mais, mas pode estabelecer-se e consolidar-se no plantel. À semelhança do que falaram acima, seria o nosso Rúben Amorim, embora menos polivalente. Mas é uma renovação que premeia o seu trabalho como disseste e é um jogador útil de ter.

        Quanto à sua utilização, o Óliver tem muito talento mas no estilo de jogo do SC e no sistema que usa, o Sérgio Oliveira é melhor opção que o espanhol e parte claramente à frente. Em 4x4x2 será Danilo – Herrera a dupl de meio-campo e depois Bazoer e Sérgio Oliveira a disputar o lugar de primeira alternativa, mas em 4x3x3 fica o Sérgio Oliveira como primeira alternativa e nem ficaria surpreendido que fosse muitas vezes utilizado como chegou a acontecer na época passado com Danilo e Herrera, além disso, embora eu espere que não obviamente, existem eventuais lesões e castigos que abrem espaço a outros jogadores e aí entra ele, além da gestão da fadiga. Não tem estado muito bem neste inicio de época, mas é útil e voltar ao banco pode fazê-lo dar mais o litro novamente e depois estar apto a entrar novamente.

        Por fim, concordo que devemos renovar com Herrera e Brahimi mas a questão é se eles querem ou não! Estes jogadores têm menos mercado e é normal que aceitem ficar e renovem mais facilmente, agora os outros dois são casos à parte já que ambos tendo o contrato na mão são alvos apetecíveis. Por isso não depende só de nós, mas obviamente espero que a direcção esteja a fazer o maior esforço possível nesse sentido.

        • Turiacus
          Posted Setembro 12, 2018 at 9:14 pm

          Sim, seria um bocado à imagem do Rúben Amorim no Benfica. É um jogador trabalhador e que é sempre útil e é formado no clube por isso ajuda-nos nas inscrições para a champions.
          O Óliver até encaixaria bem no 4-3-3 sendo o médio mais solto mas o Sérgio quando utiliza essa tática é para jogos com graus de exigência mais elevados por isso também duvido que o queira utilizar nesse esquema, o que é uma pena porque gosto muito dele e viu-se com Lopetegui o que pode render num sistema assim mas esse simplesmente não é o estilo do nosso treinador por isso nada a fazer.
          Estou bastante curioso para ver o Bazoer, vamos lá ver se vai render como penso que irá render.
          O Herrera já disse recentemente que por ele renovaria por isso assumo que esteja à espera do Porto para avançar com a renovação mas com o interesse da Roma isso pode mudar, principalmente se os italianos acenarem ao agente com um salário chorudo. O Brahimi era o ideal, renovar e comprar mais alguma percentagem do passe porque só temos 50% dele e torna-se impossível de conseguir um bom negócio por ele.

          • Kacal
            Posted Setembro 12, 2018 at 11:46 pm

            Ora nem mais, Turiacus. Tudo dito no teu 1º paragrafo.

            Quanto ao Óliver, eu concordo mas o Lopetegui além do sistema também tinha outra forma de jogar e dispunha o seu jogo muito em prol do Óliver, de ser ele a assumir e ter mais bola, não ter tanta exigência defensiva. Já o SC apesar de jogar em 4x3x3 às vezes, não encaixa na sua forma de jogar e então quando é 4x4x2 muito menos. O Sérgio Oliveira com SC será sempre mais útil e terá maior utilização. Também acho que é pena e um desperdício, além dele estar a estagnar, mas enfim.

            Sobre o Bazoer, a duvida será o seu estado físico porque se estiver bem fisicamente e as lesões o deixarem, caso se adapte bem, tem tudo para ser figura e encaixar bem no nosso futebol e também na função que lhe pedimos, é um jogador de muita qualidade e ainda é um jovem. Tenho muita esperança e crença nele também, confesso. É esperar para ver.

            Quanto ao Brahimi, ele não é tão cotado para os grandes clubes como outros jogadores, basta ver que poucas vezes é apontado a algum clube e indo a caminho dos 30 anos, mesmo que renove duvido que vá permitir grande retorno e lucro financeiro, sinceramente. Mas renovando pelo menos continuará cá a exibir-se na equipa e a ajudar-nos, permitindo sempre ter maior poder negocial também, claro. Mas sim, renovar e comprar mais 25% do passe pelo menos seria excelente.

            Por fim, o Herrera disse que estava disposto a ficar, o problema pode ser o que ele pede que estará a impedir a renovação de avançar porque acredito que a direcção queira renovar, até para ter maior poder negocial para uma eventual venda, já que ele até tem mercado em Itália, por exemplo. E não só, mas principalmente ao que parece (Falou-se em Nápoles e Roma nos últimos tempos). Ainda assim, a não ser que ele esteja a pedir um balúrdio impossível de concretizar, devíamos fazer o esforço de fechar a renovação rapidamente, esta espera é enervante realmente. A ver vamos.

            • Turiacus
              Posted Setembro 13, 2018 at 9:06 am

              Exato, para além da tática o próprio estilo de jogo favorecia o Óliver mas com o Sérgio os jogadores do meio-campo com mais técnica já têm mais dificuldades em se afirmar pois o treinador quer mais músculo no miolo. Ainda ontem acho eu, deu uma entrevista em que menciona que jogou com um determinado tipo de jogadores mas menciona que nem todos os jogadores precisam de ser dotados tecnicamente para serem grandes jogadores (menciona o João Pinto como exemplo). Isto que ele diz verifica-se muito na equipa dele e na forma dele pôr a equipa a jogar.
              Também não fico muito chateado se não vendermos o Brahimi por balúrdios, óbvio que preferia que assim fosse, mas parece-me que a altura dele ter explodido para render dinheiro a sério já passou. Por isso, contento-me com uma simples renovação e que contribua para a equipa como tem contribuído recentemente.
              Acredito que realmente esteja a pedir mais dinheiro mas também se nos tivéssemos antecipado e tentado renovar mais cedo, o Herrera se calhar não estaria a ser aliciado por outro outros clubes a oferecerem tanto dinheiro. Um bocado à imagem do que aconteceu com o Marcanos, temos estado terríveis neste capítulo nestas duas últimas épocas.

              • Kacal
                Posted Setembro 13, 2018 at 1:14 pm

                Ora nem mais, Turiacus. Não acho que os jogadores sejam mais fracos ou menos bons por terem um estilo mais físico e não tão técnico, obviamente dependerá das ideias e filosofia do treinador. O sistema também conta. No caso do SC um jogador mais físico e com capacidades sem bola e na condução e progressão com a mesma, terá sempre mais chances de jogar e afirmar-se na equipa. Nesse sentido o Óliver parte atrás do Sérgio Oliveira, daí ter dito o que disse. É pena pelo Óliver, mas as coisas são como são, claro.

                Sobre o Brahimi, totalmente de acordo e o timing de “explosão” dele e para vender já passou. Nós deveríamos ter feito o esforço de adquirir perto de 100% do seu passe logo no inicio e depois talvez tivéssemos conseguido vende-lo, embora ele nunca tenha se afirmado totalmente e “explodido”, foi sempre muito 8 ou 80. Mas sim, espero que renovemos com ele e continue a mostrar o seu futebol no “Tugão” e a ajudar a nossa equipa, pelo menos.

                Por fim, concordo totalmente que devíamos ter-nos antecipado sobre o Herrera e ter renovado com ele mais cedo, nem que tivéssemos que pagar mais um pouco. Em vez de contratar tanto “entulho”, poupávamos esse dinheiro e renovávamos com os jogadores cruciais, mas continua essa péssima gestão de deixar sair de forma livre e isso foge à política de antes, é insustentável já que precisamos de vender. Esperemos que ainda renovem os dois!

                • Turiacus
                  Posted Setembro 14, 2018 at 8:51 am

                  O único problema é que o Óliver foi muito caro e com esta desvalorização irá perder mercado, é pena porque demonstrou muita qualidade na 1ª passagem por Portugal e esperava muito mais dele.
                  Parece-me o que o futebol do Brahimi está muito mais estável agora, embora se note muito que quando o argelino está num dia mau acabámos por jogar sempre pior e por criar menos oportunidades porque dependemos demasiado dos rasgos individuais dele.

                  Enfim, é esperar que se renove! Se não lá teremos que ir ao mercado buscar reforços à altura.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:17 pm

    E eles a perder tempo com jogadores que não interessam. Apontem mas é as baterias todas para o Brahimi e o Herrera, esses sim têm de renovar, não são os Andres Pereiras e Sérgios Oliveiras desta vida

    • Amigos e bola
      Posted Setembro 12, 2018 at 5:20 pm

      Muito injusto para um dos melhores jogadores do Porto a época passada.

      • Apessoa
        Posted Setembro 12, 2018 at 7:11 pm

        O melhor jogador foi o Herrera e o contrato acaba para o ano. Esse já devia ter sido ontem.

      • Tiago Peixoto
        Posted Setembro 12, 2018 at 7:24 pm

        É um jogador com muita raça e algum talento, mas para mim nunca deveria ser mais do que um suplente (logo não seria prioritário renovar com ele) e agora com o regresso do Danilo vai voltar para o seu lugar.

      • Pedro Leal
        Posted Setembro 12, 2018 at 10:18 pm

        Houve vários jogadores que fizeram épocas melhores que a do Sérgio Oliveira ( Marega, Herrera, Alex Telles…).

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:17 pm

    SO não começou bem a época e por mim até tinha sido suplente e Óliver jogava no seu lugar. Danilo volta mas ainda precisa de ganhar ritmo e por esse motivo não deverá ser logo titular.
    É importante renovar com estes jogadores e Corona mas os essenciais são Brahimi e Herrera.
    Ainda tenho esperanças que as renovações sejam alcançadas. Veremos.

    Saudações DesPortistas!

  • WildFury
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:26 pm

    Superou as expectativas no ano passado, mas neste voltou ao habitual.
    Suplente útil mas nunca mais que isso. Entretanto, faltam as renovações que realmente interessam e parece-me que esses jogadores vão de borla.

  • MiguelF
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:41 pm

    Foi extremamente importante na última época e jogou muito mais do que esperava mas este ano está a precisar de ir ao banquinho, pois tem feito jogos para esquecer. Espero o regresso de Danilo o mais rápido possível.

    De qualquer forma acho uma boa renovação pois é um jogador que pode ser muito útil.

    Falta renovar com Brahimi e Herrera o mais rápido possível.

  • AngeloGJ
    Posted Setembro 12, 2018 at 5:49 pm

    Oliveira e’ um bom jogador, não é um fora de série(nem são a maioria dos seus colegas) mas uma equipa não tem 23 ou 24 extra ordinários, e sendo o Sérgio Oliveira português e formado no clube e um jogador a meu ver para manter sem duvidas, o FCP de alguns anos depois da época que fez teria aproveitado o mercado de verão para despachá-lo mas agora parece que se tem pensado de forma diferente e isso por si só já e’ um claro upgrade. Quanto ao jogador evolui claramente com o Segio Conceição mas penso que ainda pode melhorar, Olivera sempre foi um jogador com qualidade técnica mas que mentalmente era fraco e fisicamente era um “banana/pastelão”, gostaria de o ver treinador por um treinador como Jesualdo Ferreira(penso que foi ele que o estreou na equipa principal), penso que seria o treinador ideal para limar e potenciar ainda mais as suas qualidades mas prontos, espero que ele possa continuar a evoluir e que melhore ainda mais o seu jogo e se torne num jogador referência do clube …

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 12, 2018 at 6:10 pm

    Com o regresso do Danilo deverá sair da titularidade mas deverá ser a alternativa direta tanto ao Danilo como ao Herrera, sendo que o Baxoer deverá ser a 4° opção.

  • JoaoMariaBorges
    Posted Setembro 12, 2018 at 6:15 pm

    Uma boa notícia não só para os adeptos do FCP como também para a nossa Selecção. S.Oliveira não sendo um “craque” é um jogador útil que não promete nem compromete um bocado ao jeito de R.Amorim. Cresceu muito com S.Conceição e dará certamente um bom banco não só no Porto como talvez na Selecção (apesar de ver com dificuldade ser eleito para os 23 do F.Santos).

    Saudações.

    • AngeloGJ
      Posted Setembro 12, 2018 at 7:57 pm

      Gostei da comparação com o Ruben Amorim(jogador que apreciei bastante apesar de ser portista), mas penso que o Oliveira e um jogador diferente, a começar e menos inteligente, não é para já um polivalente(penso que o Amorim jogava em qualquer lado do campo) e nem tem a qualidade defensiva do Ruben Amorim, quem sabe evoluindo ainda um pouco mais não chega ao patamar de um Raul Meireles, ou quem sabe um Pedro Mendes, penso que em termos de comparação o Oliveira está mais perto do Pedro Mendes, que com o Mourinho tinha quase a mesma função que o Oliveira tem com o SC.

      • Kacal
        Posted Setembro 12, 2018 at 8:10 pm

        Nunca na vida o Sérgio Oliveira chega ao patamar do Raul Meireles! Este foi indiscutível no Porto e não porque não havia mais ninguém, mas sim porque era melhor que os outros. E jogou no Liverpool e no Chelsea onde fez muitos jogos e chegou a ter um grande impacto. Além da selecção. O Sérgio Oliveira é capaz é de chegar ao patamar do Rúben Amorim mesmo.

      • Ze Maria
        Posted Setembro 12, 2018 at 8:25 pm

        Raul Meireles
        Craque no Porto, estrela em Liverpool?

        Muito mais depressa deixa o Rúben amorim para trás…

  • Pedro Leal
    Posted Setembro 12, 2018 at 10:15 pm

    Apesar de o Sérgio Oliveira ter evoluído muito com o Conceição pelo menos na minha opinião ele não tem qualidade nem para ser opção para o meio campo quanto mais para titular.
    Sinceramente se isto fosse o Porto de outros tempos ele nem tinha hipóteses de calçar.
    Comparativamente à alguns anos o Porto perdeu bastante qualidade no meio campo que atualmente é o setor mais fraco do Porto. Vamos ver como se dá o novo reforço do Porto (Bazoer), talvez ele traga mais qualidade aquele meio campo.

  • opiniaodeadepto
    Posted Setembro 13, 2018 at 11:49 am

    Um dos maiores méritos de Sérgio Conceição, foi conseguir resgatar Sérgio Oliveira a uma carreira de esquecimento.
    Aliás à imagem de Marega.

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 13, 2018 at 12:48 pm

    Vai começar a comer banco obviamente com o Danilo disponível.

Deixa um comentário