Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Jota ruma ao Al-Ittihad em negócio de 29 ME… Benfica recebe 8,7 milhões

Justifica estes valores? Parecem bem acima da sua valia. Ainda por cima é estranho o campeão saudita esgotar uma vaga para o ataque e este montante num elemento que ainda não é propriamente um craque Mundial. Já a opção do ex-Benfica é compreensível. Não estava num campeonato propriamente de topo e agora vai ganhar 230 mil euros por semana.

O Al-Ittihad anunciou a contratação de Jota. Pelo extremo português, de 24 anos, que estava no Celtic, o campeão da Arábia Saudita pagou 29 milhões de euros, sendo que 8,7 milhões deste montante rumam aos cofres do Benfica, que detinha 30% do passe. Recorde-se que Jota foi formado no Benfica e juntou-se há 2 anos ao Celtic Glasgow, onde somou 28 golos e 26 assistências. Agora ingressa numa equipa que é orientada por Nuno Espírito Santo e que já tinha contratado Benzema e Kanté.

69 Comentários

  • Il Codino Divino
    Posted Julho 3, 2023 at 8:52 pm

    Tenho pena que não vá para a Premier. Gostava de o ver num clube do meio da tabela/metade superior e os 29M não seriam impeditivos para esses clubes. Espero que não acabe esquecido por lá e que ainda venha a fazer carreira noutros palcos.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 3, 2023 at 8:53 pm

    Salário de estrela da Premier League para a um jogador que, apesar de ter qualidade, jamais ganharia esses valores na Europa. Perfeitamente compreensível.

    Quanto ao anúncio do Al-Ittihad, o que é isto?! É capaz de ser simultaneamente o melhor e o pior anúncio de uma contratação que alguma vez vi na vida. É tão mau que é bom.

  • Amigos e bola
    Posted Julho 3, 2023 at 8:56 pm

    Para o talento que evidenciou no Celtic, devia ambicionar outro tipo de paragens.

  • KikinFonseca
    Posted Julho 3, 2023 at 9:00 pm

    Vídeo horrível

  • batalha34
    Posted Julho 3, 2023 at 9:03 pm

    Isto tem de ser uma das contratações mais estranhas do futebol.

    30M por um jogador de 24 anos que fez a unica parte relevante da carreira num campeonato totalmente periférico depois de terem ido buscar Kante e Benzema, ainda por cima tendo sido campões da liga.

    Provavelmente alguem la na direção viu um video de highlights achou piada e foi ver quanto dinheiro tinha debaixo da almofada.

    Do lado do Jota obviamente é uma decisão que faz todo o sentido

  • Anderson
    Posted Julho 3, 2023 at 9:16 pm

    Sinceramente se o campeonato lá quer subir a parada devia comprar mais jogadores jovens e ainda com vontade de jogar, que gajos que lá só vão para a reforma e a ganhar 10x mais que estes jovens. Ficava mais sustentável a liga (embora ainda com valores absurdos) e teria mais qualidade em médio/longo prazo. Todos vão lá só por dinheiro mas ao menos estes ainda correm.

  • Kacal
    Posted Julho 3, 2023 at 9:24 pm

    Sejamos sinceros dificilmente um grande clube Europeu pagaria 29 milhões por ele no momento e dificilmente ele seria titular nesses clubes. Além disso embora tenha qualidade já não é uma jovem promessa e sinceramente não vejo nele potencial para ser um jogador de 1ª linha. Talvez ele próprio saiba ver isso e seja sensato não recusando começar já a ganhar para o futuro o seu dinheirinho. Claro que o sonho de jogar uma Premier e a Champions é sempre grande e aliciante mas nem todos os jogadores chegam a certos patamares e não podem recusar contratos destes porque o comboio pode não passar duas vezes! Seja como for é mais um jogador que traz qualidade e entusiasmo à Liga Saudita. Grande reforço para o Al-Ittihad!

    • Jeco Baleiro
      Posted Julho 3, 2023 at 10:29 pm

      Entusiasmo com a Liga Saudita?

      • João Ribeiro
        Posted Julho 4, 2023 at 7:41 am

        O ano passado entusiasmei-me com a Série A do Campeonato de Portugal, por isso não vejo mal nenhum no Kacal estar entusiasmado com a Liga Saudita. Futebol é entretenimento em qualquer lugar e para todos, só aqui é que temos a mentalidade que só nos podemos divertir com o futebol de topo…

        • Jeco Baleiro
          Posted Julho 4, 2023 at 9:03 am

          Em relação à Liga Saudita não compreendo, mas aceito claro, cada um sabe de si.

          A pergunta era mais num tom de estupefacção mesmo.

        • Guy Roux
          Posted Julho 4, 2023 at 10:50 am

          Exatamente. Ainda há uns dias consolei-me a ver a final do play-off de subida à segunda liga espanhola: Eldense-Real Madrid Castilla. Dos melhores finais de jogos que vi nos últimos anos. Se encontrarem um vídeo com o resumo alargado, vale a pena ver.

        • Kacal
          Posted Julho 4, 2023 at 1:07 pm

          Exatamente João, tenho a mesma opinião e visão! As pessoas por vezes não percebem interesses mais “fora da caixa” mas cada um diverte-se com aquilo que o fizer sentir entretido.

      • Kacal
        Posted Julho 4, 2023 at 1:08 pm

        Nem é garantido que eu vá ver assim tantos jogos da Liga Saudita mas por entusiasmo refiro-me aos craques que lá estão, traz pelo menos algum interesse!

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 3, 2023 at 9:26 pm

    Aos 24 anos ainda poderá fazer uma grande carreira mas já se percebeu que não vai ser um dos melhores do mundo. Por isso optou por encher os bolsos e daqui a uns anos volta à Europa.

    Sinceramente e excepçâo feita à natureza moral deste regime saudita, este fuga de jogadores de alto nível para as Arabias, se não for uma debandada em massa, até pode ser bom. Ao menos os jogadores que busquem enriquecer façam-no jogando em ligas fracas onde se paga balúrdios e onde podem ajudar a subir o nível destes campeonatos. Dentro de uns anos voltam a ligas mais fortes. Podem bem com isto regressar aos clubes donde vieram sem chular os mesmos com aumentos salariais incomportáveis. Ganham as ligas mais fracas que vão assim conseguindo jogadores de nível superlativo que por norma não conseguiriam e a seu tempo isto dará frutos no futebol local. Ganham os jogadores que ficam com a cabeça mais livre da pressão de garantirem o contrato da sua vida.

    É um pouco como o fenómeno dos treinadores jovens que aceitam ir para as Chinas, MLS ou Arábias ganharem muito e depois puderem escolher os projectos que querem ao invés de andarem a mudar de clube a cada 6 meses e a viver de indemnizações. Muito do mau futebol e anti-jogo que praticam treinadores deve-se também ao facto que a maioria não ganha propriamente fortunas e depende do próximo contrato para pagar as contas, por isso aceitam qualquer projecto, sem o mínimo de condições, desde que pague bem.

    Com a carteira cheia, um treinador pode ser mais calmo a aceitar projectos, a jogar bom futebol e a não se meter em porcarias dúbias. Para os jogadores de futebol vale o mesmo. O único problema aqui é o sportswashing que se está a fazer deste regime. Não se passasse isto neste regime e até poderia ser um fenómeno interessante, se restrito a certa dimensão. Os dois problemas que isto coloca são a natureza suja de sangue deste dinheiro e também a inflacção descontrolada que isto irá criar. Se fosse para levar alguns jogadores de top por 2-3 anos para uma liga saudita que não tivesse este tipo de regime, a ganharem o contrato da sua vida e a ajudarem a elevar o futebol local até poderia ter o efeito de aliviar os clubes históricos desta inflacção louca, porque está claro que ligas pequenas só vão convencer jogadores de grande calibre a lá jogarem no prime se pagarem balúrdios. E ajudava as ligas periféricas a crescerem, ou é suposto o futebol continuar a resumir-se à Europa, Ásia e América Latina? O problema é que se a inflacção crescer desmesuradamente tornar-se-á insustentável a longo prazo, quer lá quer cá.

    O segundo problema e que é o maior, é estes contratos faraónicos estarem associados a uma tentativa de usar estes jogadores como apologistas destes regimes no futuro.

    • Amigos e bola
      Posted Julho 3, 2023 at 10:18 pm

      Sem querer ser desagradável mas não tive paciência para ler o comentário até ao final…

    • Pedro Rosa
      Posted Julho 3, 2023 at 11:32 pm

      Dinheiro sujo porquê? Por ser de petróleo e o petróleo polui?

      Estes tipo até nem são dos piores déspotas que por ai pululam, mas por não concordar com as leis que aprisionam mulheres, nunca lá hei de pôr os pés.

      Mas o dinheiro deles é tão limpo como qualquer outro..

      • Mantorras
        Posted Julho 4, 2023 at 11:29 am

        O dinheiro deles e tao sujo como a maioria

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 4, 2023 at 12:33 pm

        É dinheiro roubado do povo, sugado do petróleo que em vez de ser usado para o povo é usado para bancar uma vida luxuosa de uma clique local que ainda por cima mantém o país sob leis retrógradas. E já nem para falar como este regime apoiou o whabismo, a corrente mais brutal do Islão que está por detrás dos facínoras religiosos que na Argélia na guerra civil, degolaram meninas que não queriam usar o véu ou os talibãs que proíbem as mulheres de ir à escola.

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 4, 2023 at 1:05 pm

          *wahabismo

        • Pedro Rosa
          Posted Julho 5, 2023 at 8:56 am

          Não me parece correta essa narrativa, sabemos bem que a cultura daquela população difere em muito da nossa. Se eu gosto e concordo com os valores da cultura? Não. Absolutamente nada, mas convenhamos que dentro do que é a cultura saudita, o povo não tem direito a nada.. Não é uma democracia, apenas uma cultura tribal, anteriormente nómada, com lideres reconhecidos que cresceu em bens à conta de existir petróleo na zona onde estavam acampados.

          Se vamos por ressentimentos históricos.. O que os Franceses fizeram na Argélia, desde capar rebeldes, colocar os genitais na boca e decapita-los, a violações das argelinas.. não falando dos massacres de Sétif e Guelma que mataram entre 6000 a 30000 pessoas..

          Falamos aqui de Sportwashing também?

          Claro que lá vai lá vai.. mas investiga sobre a corrupção das petrolíferas francesas, das empresas de armamento francesas, e investiga sobre o auxilio do exercito francês a ditadores africanos por compensação financeira.. Ao menos os Sauditas têm petróleo limpo de sangue.

          E daí, aproveita e investiga praticamente todos os países europeus, os seus crimes, a corrupção ativa, a destruição de regiões, culturas , territórios para alimentar o nosso conforto e os bolsos europeus.

          Ainda bem que temos cá bom futebol, para lavar a nossa desgraça.

          • Joga_Bonito
            Posted Julho 5, 2023 at 9:53 am

            O petróleo saudita é limpo de sangue? Só se for de sangue de brincar, porque sangue a sério tem lá muito: de feministas mortas à pedrada, de homossexuais mortos por lapidação, dissidentes mortos por encomenda…

            O que os europeus fizeram no passado não é o que está aqui em causa, até porque se entrarmos por aí as elites locais desses países apoiaram os europeus para se manterem no poder e sufocar qualquer intenção de liberdade dos povos. Qualquer um que estude a história da descolonização saberá disso.

            E é bom não esquecer que não só os europeus não foram os únicos que colonizaram (a Turquia invadiu, colonizou o Médio Oriente e os Balcãs como fez a Europa e ninguém fala disso) como esses mesmos povos no passado fizeram o mesmo mas ao reverso. Ou vamos esquecer o que foi a conquista, pilhagem e destruição do império bizantino ortodoxo ou a Índia hindu por parte dos turcos e árabes? Todos os povos cometerem genocídios entre si, por esse prisma não se podia criticar ninguém porque todos no seu passado já mataram alguém. Esses povos rapinaram, ocuparam, conquistaram e espoliaram outros povos tanto quanto os outros. Estude-se a história do império turco, mongol ou árabe. E apesar de não ser a questão aqui, estude-se também como surgiram os impérios azteca, maia, chinês, persa, ninguém império surge com pessoas a fazer paz entre si, todos os impérios têm por base o sangue. Tudo o que se acusa os outros de terem feito, no passado fizemos também.

            Agora comparar os clubes europeus, que apesar de tudo são detidos, na maioria, pelos seus adeptos (excepção feita à PL e Itália) e onde há regras de escrutínio sobre quem é eleito, quem faz o quê no clube, com estas ligas que são detidas por reis que roubam o povo, que matam a oposição e querem usar o futebol como sportswahing…é comparar o incomparável…

            • Pedro Rosa
              Posted Julho 5, 2023 at 11:49 am

              Limpo de sangue sim senhor.

              Para retirar o petróleo do território que a eles pertence, utilizam meios próprios.

              As pedradas ás senhoras são assuntos extra extração de petróleo..
              Nojento, diga-se de passagem, se bem que está a haver esforços para alterar essa situação, muto pela abertura que estão a ter ao mundo.

              Abertura essa que criticas, e que queres ver pausada, para não existir progresso. Não te esqueças dos direitos que melhoraram (pouco, mas existente) devido a essa abertura.

              Agora lê sobre a contemporaneidade do petróleo europeu, com medalhas para a Total , a Eni, a Shell e a BP.

              Vê o que eles fazem NA CONTEMPORENIADADE aos povos, culturas locais.

              E se aproximares bem os olhos aproveita para verificar o que a banca e os fabricantes de armas fazem por essas zonas, que tanto criticas.

              Outro ponto interessante é que apontas apoios passados do Regime saudita:

              “A Guerra Civil da Argélia, conhecida na Argélia como a Década Negra, foi uma guerra civil travada entre o governo argelino e vários grupos rebeldes islâmicos de 26 de dezembro de 1991 a 8 de fevereiro de 2002”.

              Terminado pois em 2002 terá sido passado não?

              Mas os erros passados dos europeus são completamente postos de parte porque “são passado”.

              Se listarmos os erros europeus passados e presentes, começamos por onde? Qual o sabor de genocídio que preferes?

              América?
              Africa?
              Asia?
              Europa?

              Qual foi o continente que um europeu não chacinou, e continua a influenciar corrupção, morte e destruição?

              Coerência nesse odio aos muçulmanos amigo, se é para despejar propaganda populista num site de futebol, ao menos utilize um odio coerente…

              • Joga_Bonito
                Posted Julho 5, 2023 at 5:30 pm

                Na contemporaneidade cometem-se crimes fora do âmbito europeu e ninguém diz nada sobre isso. O massacre dos curdos pelos turcos, os regimes islâmicos no Médio Oriente, a discriminação dos dalits na Índia, mas apenas a Europa é que comete crime. A discriminação contínua dos dalits na Índia ou dos cristãos no mundo islâmico é algo contínuo até hoje e poucos falam disso, parece que só importa o que se passa na Europa.

                Não há aqui populismo nenhum, amigo, há apenas a constatação evidente de que o mundo do crime, genocídio não começou com os europeus nem a eles se resume. Agora criticar estes regimes como o saudita é populismo, está bom de ver qual foi o propósito do seu comentário: coagir os outros a criticarem estes regimes vindo falar dos europeus e do passado colonial. É a táctica clássica.

                E ninguém falou só dos muçulmanos, falei do império mongol, chinês, azteca ou dos dalits na índia. Vocês é que não têm capacidade de perceber que qualquer regime pode e deve ser criticado se cometer crimes e não usar a treta do racismo ou populismo para se ocultar por detrás. A sua preocupação não é com os possíveis efeitos nefastos do uso deste petrodólar sujo no futebol, no branqueamento dos crimes deste regime, a sua única preocupação é que alguns venham criticar estes regimes, como se eles estivessem acima de qualquer crítica. Que se lixem as mulheres, os gays ou os dissidentes, o que alguns não suportam é ver criticar regimes fora do 1º mundo pelos mesmos critérios que se criticou o Ocidente desde há séculos. Quando é para atacar o fanatismo religioso, o machismo ou o racismo no Ocidente, o paleio é outro. Fora da Europa é que já não interessa. se metade do que se faz na Arábia Saudita se passasse na Europa, não faltavam vozes a atacar e a aplaudir quem denunciasse.

                Você é que me parece deslocado do foco deste site, que é discutir futebol e não vir para cá defender as obsessões politicamente correctas das ideias moda do momento.

                • Pedro Rosa
                  Posted Julho 6, 2023 at 2:21 am

                  Então estamos conversados: sempre percebes que violência existe em todo o mundo e a palavra sport whashing, embora em inglês, não significa nada para além de propaganda facebokiana.

                  Larga o ódio,e vê a bola rolar,ver o Ronaldo nos seis últimos dias, rodeado de bons jogadores é motivo de alegria. Aproveita!

      • Minha Pessoa
        Posted Julho 4, 2023 at 3:53 pm

        Bem sujo. Qdo, a ordem do principe regente, se esquarteja um jornalista no consulado de Istanbul não ficam grandes dúvidas quanto ao personagem. Mas pronto, foi só um jornalista e o principe regente nada em dinheiro, no pasa nada.

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 3, 2023 at 9:59 pm

    Financeiramente é compreensível. Desportivamente é um absurdo.

  • Daniel Goncalves
    Posted Julho 3, 2023 at 10:12 pm

    Os sauditas estão a ser fantásticos a receber a tralha de clubes europeus(ex Chelsea) nao querem o Paulinho e o Esgaio?

  • O Comendador
    Posted Julho 3, 2023 at 10:30 pm

    Estes jogadores também são úteis na liga Saudita. De grosso modo: alguém tem de correr, e fazer jogar, não vai ser a malta em pré reforma que vai levar a equipa às costas. Ainda por cima para aqueles lados faz calor.
    O aceitar ir para lá jogar é pela razão óbvia. Estamos a falar de quase um milhão de euros por mês, foras as regalias que possamos imaginar. O homem está a garantir o futuro dos seus.
    Outros se seguiram, outros irão recusar.
    Boa sorte ao Jota.

  • Artur Trindade
    Posted Julho 3, 2023 at 10:44 pm

    Cansou-se de esperar pela Premier League, e num cômputo final de carreira, não chegou sequer a um Matheus Pereira que jogou na liga inglesa como titular.
    O valor pago é claramente um exagero, propiciado por Jorge Mendes, que distribui dinheiro por todas as partes, inclusivé o seu bolso.

    • Aurinegro
      Posted Julho 4, 2023 at 6:58 am

      Então a carreira é medida por jogar ou não na Premier League ?

      “Não chegou sequer” a um jogador que jogou uma época na Premier league e ja anda no médio oriente há vários anos ? E que ganhou o que ? Uma liga dos campeões asiática, um campeonato da Arábia e um par de taças?

      Não sei se não preferia a carreira do Jota até ao momento: 3 campeonatos e umas taças, campeão europeu sub 17 e sub 19. Aliás sei: preferia ter a carreira do Jota aos 24 do que a do Matheus aos 27.

      “Não chegou sequer” tá bem !

      • Artur Trindade
        Posted Julho 4, 2023 at 8:13 am

        Foi apenas uma picardia, acerca de 2 jogadores que não chegaram longe.
        Estou a defender um formado no Sporting, que jogou 1 época liga alemã (4ª), na 2ª liga inglesa (equivalente à liga escocesa), subiu, e jogou na 1ª liga mundial, a titular com sucesso, e quando tinha possibilidade de ir para clubes melhores na mesma liga, abdicou para ir receber o seu.
        O Jota tinha a visibilidade que a imprensa nacional lhe dava, não era pela liga o justificar, fez alguns jogos na liga espanhola, e teve como ponto alto, alguns jogos na champions, onde não chegou a vencer.
        O Matheus transferiu-se para o grande clube saudita, e o Jota para um clube abaixo.
        O Matheus teve como pico 15M, e o Jota 13M (transfermarkt).
        Mas sim, preferia-me transferir agora, por haver mais dinheiro envolvido.
        Desportivamente, diria que o Matheus chegou um bocadinho mais alto.

        • Knox_oTal
          Posted Julho 4, 2023 at 9:05 am

          Wow que “doença”… muita força nessa luta!

          É este tipo de adeptos que merece este futebol de plástico da actualidade!

          Quanto ao Jota, legítimo claro mas que falta de “fome”… ao menos terá “fartura”! São prioridades…

          • Artur Trindade
            Posted Julho 4, 2023 at 1:18 pm

            Estou a comparar 2 jogadores que aos 24 anos decidiram deslocar-se para a Arábia Saudita, mas de qualquer forma não cheguei a perceber o teu contributo para este tema (sem qualquer importância).
            Concordo, e vamos ver se o teu jogador preferido não decide jogar na Arábia, e reencontrar JJ.

            • Knox_oTal
              Posted Julho 4, 2023 at 10:47 pm

              Fácil – se for deixará de ser o meu jogador preferido! Vale o que vale, pouco certamente!

              E eu ainda estou para perceber o teu contributo em vários temas… mas vá não és caso único e até há gente “melhor cotada” nesse aspecto.

              Bem haja e sobretudo… muita força na tua luta, seja ela qual for!

        • Baryonyx
          Posted Julho 4, 2023 at 10:34 am

          O Ittihad é, de longe, o maior clube saudita. Pelo menos pesquisa as coisas como deve ser.

          • Artur Trindade
            Posted Julho 4, 2023 at 1:10 pm

            Não sou especialista de futebol saudita, mas tinha a ideia que o Al-Hilal é o maior, e pesquisando um pouco, neste século têm 10 contra 5 títulos em relação ao clube do Espírito Santo.

            • Aurinegro
              Posted Julho 4, 2023 at 2:29 pm

              Não fui pesquisar qual a dimensão de cada um, mas o argumento do numero de titulos é muito redutor.

              Quer isso dizer que, até 2021, podíamos dizer que o Boavista era tão grande como o Sporting porque tinham o mesmo número de títulos neste século?

              • Artur Trindade
                Posted Julho 4, 2023 at 3:34 pm

                Sem pesquisar muito, em 47 ligas:

                Al-Hilal – 18
                Itthihad – 9
                Al Nassr – 8

                Parece-me que a minha premissa inicial, que o clube do Espírito Santo é menor, não andará longe da verdade, não conhecendo as idiossincrasias da massa adepta da monarquia saudita.
                O user Baryonix alega que Itthihad é o maior clube de longe, temos que aguardar pelas suas explicações.
                Em relação ao Boavista/Sporting estás enganado:

                2000 – Sporting
                2001 – Boavista
                2002 – Sporting

                Na tua lógica, poderias dizer que até 2003, apenas o Sporting e o Boavista tinham sido campeões, no novo século.

                • Baryonyx
                  Posted Julho 4, 2023 at 3:50 pm

                  O Al Ittihad é, disparadamente, o emblema com maior massa adepta na sociedade saudita. Convém saber do que se está a analisar .

                • Aurinegro
                  Posted Julho 4, 2023 at 4:21 pm

                  E o teu engano é não saberes quando começa o século.

                  • Artur Trindade
                    Posted Julho 4, 2023 at 4:53 pm

                    Apesar de tecnicamente o 3º milénio e o século 21 terem começado em Janeiro de 2001, não é assim que funciona na cabeça das pessoas.
                    Tu comemoraste a chegada do novo milénio na noite de 31 de Dezembro de 2000?

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Julho 5, 2023 at 9:28 pm

                      É factual que começou em 2001. Não é subjectivo.

                      Não há ano 0. Da mesma forma que foi uma estupidez festejar a mudança de década em 2020.

                      Qualquer dia festeja-se uma nova década num ano acabado em 4 porque todos os anos, tecnicamente, começa um período de 10 anos (2013-2024, por exemplo).

                      São modas idiotas começadas nos EUA.

          • Artur Trindade
            Posted Julho 4, 2023 at 3:39 pm

            O VM classificou o Al-Hilal como o maior clube saudita, e talvez da Ásia:

            https://blogvisaodemercado.pt/2023/04/05/messi-tem-proposta-de-400-milhoes-de-euros/

  • DNowitzki
    Posted Julho 3, 2023 at 11:47 pm

    Quase um milhão por mês! Viva a Arábia Saudita!

  • Slayer666
    Posted Julho 4, 2023 at 12:10 am

    Jota vai receber do euromilhões Árabe – quase – 1Milhão por mês ?

    a tentar perceber se não precisam de “aguadeiro”, apanha bolas ou roupeiro que fale fluentemente a língua materna dos 3 principais treinadores – das 3 principais equipas – por uns modestos 350mil/mês? é para um amigo que também quer um pé de meia ez, claro ?

  • Jim Croquete
    Posted Julho 4, 2023 at 2:02 am

    Há mais alguma outra nação com tanto “talento”, ainda por cima no pleno das suas capacidades, a convergir tanto para a Arábia Saudita? Jogadores há Ronaldo (ok, único em fim de carreira), Rúben Neves e Jota, estes últimos por grandes valores, falando-se também de um possível Bernardo Silva. Melhor ainda no caso dos treinadores com JJ, Luís Castro de NES a treinarem os clubes mais importantes da Arábia Saudita ou até Pedro Emanuel e outros a treinarem clubes menores. Assim de cabeça há a França com Kanté e Benzema ,dois dos melhores jogadores dos últimos anos, mas já em final de carreira. Portanto, há algum mix destes de jogadores e treinadores de nações proeminentes no futebol a ingressar em força na Arábia Saudita ou os portugueses são simplesmente avarentos em absoluto ou não são bons o suficiente ou é só coincidência? (ou então são mais espertos que os outros, dependendo do ponto de vista)

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 4, 2023 at 5:38 am

    Terminou a carreira aos 24 anos.

    O Zé Tuga descobriu agora que os camelos pagam bem, e vai daí aquilo está a tornar-se um El Dourado.

    • Daiuca
      Posted Julho 4, 2023 at 7:05 am

      Só fala mal mesmo quem não têm a oportunidade e a chance de ir receber essa quantidade de dinheiro e redolver a sua vida e da família. Hipocrisia está sempre ao virar da esquina..

  • Knoxville
    Posted Julho 4, 2023 at 6:43 am

    Fez ele bem, jogador que não dá mais que isto, jogador de liga periférica, foi encher os bolsos.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 4, 2023 at 6:57 am

    Cá para mim parece-me o tipo de jogador que os sauditas vão gostar de ver jogar. Um jogador com uma capacidade no 1×1 muito forte e com muitos truques tecnicos na manga, vai ser entretido para eles e isso é o mais importante.

    Para o Jota percebe-se a decisão, mas é uma pena abandonar o futebol europeu logo quando estava prestes a dar o salto para uma liga mais competitiva. Esperemos que regresse ainda com vontade de mostrar o seu valor.

  • Guy Roux
    Posted Julho 4, 2023 at 7:13 am

    Vão ter de mudar a música dele para “Jota on the right wing”.

  • Mr.433
    Posted Julho 4, 2023 at 8:48 am

    Discordo com duas coisas ditas nos comentários:

    A 1ª é o facto de que não tinha mais a dar. Quem acompanhou (mais ou menos, e chega), o Jota nestes dois anos sabe que evoluiu muito, em termos táticos, técnicos e até físicos. Está um jogador diferente, bem mais ‘crescido’. E vinham com um trajeto interessante, acho que podia dar o salto para a Premier league este ano, para clubes de meia tabela, ou até por exemplo o Newcastle (um voou mais alto, mas que precisa de mais opções a extremo).

    A 2ª é a teoria de que vai terminar a carreira. Não creio que nem ele nem os outro mais jovens que se mudam para lá vão terminar a carreira. Vai para lá muito talento (muitos que não são famosos, mas jogadores de primeiras ligas estão a ir, e não são noticiados), inclusive de treinadores. Não vai subir de nível competitivo, mas não é um terminar de carreira como pintam. A Arábia não é como a China, cujos estádios e campos de treino eram velhos e fracos. Os valores envolvidos são maiores, e as condições de treino e campos são das melhores do mundo, por serem novinhas e não faltar nada. Lá não vai faltar condições. E a nível pessoal vai receber muito mais, com cabeça pode ajudar a investir em si. Ou seja, é mais um estagnar do que terminar de carreira, a meu ver. Existe exemplos , de situação piores que voltaram. Como o Witsel, que voltou para Dortmund e Atlético.

    • Guy Roux
      Posted Julho 4, 2023 at 10:46 am

      Ponto de vista interessante. Em relação à parte final, o próprio Quaresma ainda fez boas épocas no FC Porto e na Turquia quando voltou das Arábias. E pareceu voltar mais evoluído em termos de mentalidade, focado em cuidar de si. Tanto que ainda foi a tempo de se sagrar campeão europeu – e com um papel útil nessa caminhada.

  • Ricardo10_
    Posted Julho 4, 2023 at 9:41 am

    Este sim consigo perceber a sua ida…É uma diferença salarial brutal, vai ganhar por mês aquilo que ganha por ano…E não era certo que conseguisse um bom contrato na Premier. Espero que volte porque é um craque! Agora tipos como o Uribe que vão ganhar o mesmo que podiam ganhar na Europa, ou tipos que já têm muitas dezenas de milhões de euros no banco, mete-me alguma confusão ainda. Estes malucos devem ter máquinas de imprimir notas…

    • henry14
      Posted Julho 4, 2023 at 2:03 pm

      Uribe tem 32 anos. Duvido que alguém na Europa lhe pagasse o que está a receber para onde foi.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 4, 2023 at 2:27 pm

      Uribe ganhava perto de 3M brutos por ano, agora vai ganhar 3,5M limpos (teria que ganhar 6/7M em qualquer clube europeu) e 4M de prémio de assinatura. Ou seja, em vez de 6 a 8 M que iria ganhar por cá, vai ganhar 15M, que é só o dobro! Fora tudo o que não sabemos.

      Para um jogador já com 32 anos e em fim de carreira (em média acabam aos 35, quando acabar este contrato), faz tudo menos confusão, não escolher esta opção! Queria jogar na Europa? Check! Queria jogar na Liga dos Campeões? Check! Queria jogar na seleção? Check!

  • Josefa
    Posted Julho 4, 2023 at 9:37 pm

    Eu às vezes (várias) realmente assisto a situações e comentários apenas e só neste de pais desprovidos de qq inteligência ou apenas e só “vamos falar mal” porque isso é que interessa! Nem sequer está em questão o jogador que por acaso evoluiu imenso nestes anos na Escócia! Estes miúdos que jogam no Benfica e são desde muito cedo considerados “elite” precisam de ir para fora e crescer principalmente como homens longe dos amigos e da família, perceberem que já não estão em Lisboa e são os reis porque jogam no Benfica ou Sporting e vão às seleções jovens!

    Outro ponto onde reina a hipocrisia, é o dinheiro, se muitos dos que aqui escrevem trocam de trabalho por mais 250€ ao final do mês, trocar para ganhar 1M por mês é um sacrilégio…as pessoas decidem em função do que pensam e depois arcam com as consequências das suas decisões, dizer que um rapaz aos 24 anos está a acabar a carreira, nem sei como adjectivar, parece que vão para lá e não fazem nada, ok, aceito que o nível competitivo é inferior , agora “acabar”??? Outro aspecto ao qual Jorge Mendes e o próprio CR não são alheios, porque vai tanto português ??? São maus? Jogadores? Treinadores? Fora todo o staff que já lá anda aos anos na formação, na fisioterapia, na nutrição e em tantas outras áreas!

    O complexo de olhar para o vizinho em Portugal continua bem vivo, quando há muito que deveria estar irradiado.

  • Mantorras
    Posted Julho 5, 2023 at 8:24 pm

    Um resumo do que leio aqui:

    1. O Jota acabou po futebol, e, ao mesmo tempo, fez o que todos fariam.
    2. O Mendes e os tugas estao a infestar a Arabia, mas o Mendes e o maior empresario do mundo, logo, parece algo logico… ele estar envolvido nisto.
    3. O Al Hilal deve ser o maior clube saudita, e isso deve ser bue relevante.
    4. O Matheus atingiu um nivel mais alto que o Jota. “Mae, podem lancar os fogos”!
    5. O Portugues e mesquinho e invejoso.

    12M por ano… 3 anos… qual e a duvida, mesmo?
    Boa sorte ao Jota.

Deixa um comentário