Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Luc Castaignos deixa o Sporting

Que lugar ocupar nos maiores flops do Sporting? Não conseguiu marcar nos 17 jogos que fez, e o ano passado quando esteve emprestado ao Vitesse também só fez 3 golos em 36 jogos. O problema é que no mandato de Bruno de Carvalho ‘houve muitos Castaignos (jogadores caros, com bons salários que renderam zero)’, algo que vai demorar a atenuar.

O Sporting anunciou que chegou a acordo com Luc Castaignos para a rescisão do seu contrato de trabalho. O avançado holandês, de 26 anos, que terminava contrato no final desta época, chegou a Alvalade em 2016, mas não conseguiu marcar ao serviço dos leões.

56 Comentários

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:04 am

    Finalmente. Flop monumental que nos custou uma pipa de massa descomunal e que esteve abaixo de zero.

    Menos um salário alto. Agora já só falta conseguir despachar Petrovic, André Pinto, Jefferson e mais uma batelada de emprestados.

    • Maestro10
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:28 am

      Bom, acho que o Sporting está no bom caminho no que toca à limpeza. Está a ir a passo e passo, jogando com os contratos que existem.

      Creio que Gudelj, que acaba o contrato do empréstimo com o Sporting no final da época e o contrato com o Guangzhou também no final da época, não continuará.
      Segundo li algures, Gudelj ganha atualmente 5M na China e duvido muito que o Sporting dê mais de 1M por ele, portanto, acho que não aceita ficar e por isso não fica.

      Mathieu acho que está mais que claro que não fica.

      Petrovic vai ser um caso bicudo, tem contrato até 2020 e segundo se sabe, ganha bastante bem. Acho que nenhum clube vai querer pagar por ele e os clubes que o aceitarem recebê-lo por empréstimo não vão querer pagar 100% do ordenado. Além do mais, ele nem tem qualidade para ficar no plantel e jogar de vez em quando.

      Jefferson também acaba o contrato em 2020 que creio que não renovará. Tenho mixed feelings. Eu acho que o Jefferson, apesar de não ser consensual, pode fazer muito melhor do que tem apresentado Não me parece falta de atitude ou qualidade, mas sim de concentração. Já o vimos fazer boas épocas no Estoril, Sporting e Sp. Braga, portanto, acho que mais vale mantê-lo até ao final do contrato (e no plantel) do que nos estarmos a precipitar e pagar para ele rescindir. Acho que o Jefferson pode dar mais e tem que dar mais.

      Bruno Gaspar, mais outro caso extremamente bicudo. Não sei quanto ganha mas por ter vindo de Itália onde certamente teria um bom ordenado, deve ganhar demasiado bem para a qualidade que apresenta. Além do mais foram 5M. Acho que até pode haver clubes no futebol europeu periférico que o aceitam receber por empréstimo, pagando até diria grande parte do ordenado, mas esses 5M que se investiram por ele, jamais o Sporting os verá. Além do mais, o Bruno Gaspar não tem qualquer qualidade para jogar no Sporting, nem sequer para estar no plantel. Eu, que não sou fã do Thierry, prefiro o Thierry. Acho que mau jogador por mau jogador, mais vale ter o mau jogador da formação e que é mais barato.

      André Pinto acho que pode fazer parte do plantel como 4º central. Não há de ter um ordenado exorbitante com certeza porque veio do Sp. Braga, portanto acho que ficará até ao final do contrato.

      • J Silver
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:02 am

        Discordo das importâncias que dás ao Petrovic e ao André Pinto. Trocava-os na verdade. Acho Petrovic um jogador útil e com alguma qualidade na construção, sendo que pode fazer ele próprio de 4º central. André Pinto é demasiado mau sequer para isso.

        • JoaoMiguel96
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:15 pm

          Acho os dois horríveis. Não deveriam nunca ter lugar no plantel do Sporting.

          • J Silver
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:40 pm

            Como diz o Heisenberg aqui em baixo, não se pode ter só estrelas no plantel e o Petrovic é útil, tal como o era por exemplo o Bruno César. Mas é verdade que não pode ganhar mais do que o seu real valor.

            • JoaoMiguel96
              Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:16 pm

              Percebo a questão das estrelas, mas eu também não quero (parafraseando o Lage) gajos que ganham mais do que a sua real valia e que nada acrescentam.

              Ter um Bruno César é bom, já um Petrovic não me enche de todo as medidas.

        • josediogo
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:33 pm

          Até concordo, em parte, com o Petrovic.
          Não se pode ter só estrelas, e não jogando ainda, impossível.
          É útil para entrar no final de alguns jogos, porque apesar de tudo, posiciona-se bem e é forte no jogo pelo ar.
          Porém, tendo em conta o vencimento, tem que ir.
          Não indo, a única solução, seria baixar o vencimento para o seu real valor e importância na equipa.
          Caso não aceite, terá que ir embora.

      • josediogo
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:03 am

        A situação do Gudelj nunca foi muito clara.
        Veio por empréstimo. Mas Sousa Cintra sempre referiu que vinha para ficar, numa espécie de clausula de compra obrigatória.

      • JoaoMiguel96
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:15 pm

        Se não estou em erro, o Gudelj já me parece estar contratado, pelo menos segundo o que disse SC. Vamos ver, parece estar a melhorar neste novo sistema e acredito que a 8 possa mostrar a sua mais valia.

        Petrovic e Jefferson devem ser casos bicudos de se tratarem mas acho que até serão vendáveis. É ter fazer o melhor possível, nem que sejam dois euros. São dois jogadores sem qualquer qualidade para estarem no Sporting, na minha opinião.

        Bruno Gaspar é um flop. Não serve, de todo, para o plantel e teve um custo super elevado. Ainda para mais, não deve ganhar mal.

        André Pinto não pode fazer parte do plantel. Seja num sistema de 3 ou 2 centrais, é mau. Lento, sem qualidade com os pés e facilmente ultrapassado em qualquer lance. Se for para manter o sistema do 3-4-3, teremos que apostar em centrais com o perfil de Ilori. Rápidos e com qualidade técnica, para se jogar com uma defesa subida.

        Para além do mais, há que usar o scouting para se irem buscar miúdos com margem de progressão como Doumbia ou Plata, para se fazerem mais valias financeiras. Já chega de contratar jogadores para suplentes que são cepos noutros clubes (não falo de Mathieu, Coates ou Bas, mas sim de rapazes que nem no Dínamo Kiev jogam).

  • Leaoatento
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:09 am

    Que boa notícia independentemente de não se saber as condições do acordo.

  • Maestro10
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:10 am

    Um dos negócios mais ruinosos da história do Sporting.
    Estou na dúvida entre ele, Douglas e Sinama Pongolle.

    Lição aprendida, acho. Tem que se ter muito cuidado quando se escolhe jogadores que vêm ganhar bem. Deve ser feito um teste de personalidade antes de se tomar estas decisões que comprometem o futuro.

    É que foram 17 jogos mas pergunto: “e quantos remates nesses 17 jogos?” é que acho que nem 5 no total. É que há avançados que não marcam golos mas ainda dão luta às defesas e criam oportunidades, este nem isso. Era um morto-vivo lá na frente.

  • AdeptoLeonino
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:15 am

    Finalmente! Será que teve custos esta rescisão?

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:16 am

    Excelente, nem que se tenha poupado só 1€.

    • Maestro10
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:34 am

      Sim, do mal o menos. O Sporting já poupa os trabalhos administrativos associados ao Castaignos….a água dos banhos e trabalho ao roupeiro :)

  • Roy_KK
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:17 am

    Craque da cabeça aos pés. Esteve foi no clube errado.

  • Filipe Ferreira
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:18 am

    Houve tantos flops, Castaignos, Barcos, Douglas, Misic, Meli, mas para mim o maior de todos foi o Ciani, conseguiu ser dispensado ainda na pré época

    • Maestro10
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:32 am

      Sim mas o Ciani não teve qualquer impacto. Não jogou nem ficou anos a ganhar dinheiro sem jogar como Douglas e Castaignos. Se ganhou, foi o mês que trabalhou, o que é natural. Rescindiu e saiu logo.

  • mcthespecialone
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:19 am

    O maior flop do Sporting desde Pongolle.

    • JoseRibeiro
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:38 am

      Nem de perto nem de longe. Na era BdC tivemos bem piores como Alan Ruiz. E mesmo depois de Pongolle ainda existiram Bojinov ou Elias.

      • mcthespecialone
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:41 pm

        O pessoal fala muito do Alan Ruiz mas na época que fez cá ainda teve rendimento: 7 golos e 4 assistências em 26 jogos. O problema dele é mesmo o profissionalismo. Se ele quisesse, tinha qualidade para partir tudo cá. Dos outros, talvez Elias pelo o que custou mas ainda assim o Sporting conseguiu recuperar algum do investimento.

      • Fantantonio
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:06 pm

        O Alan Ruiz tinha qualidade e mostrou-a a espaços. O problema é que era capaz de jogar um Sporting – Porto com o ritmo de um Quilmes – Chacarita, notava-se que não estava muito interessado em esforçar-se ou aumentar a intensidade.

  • josediogo
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:25 am

    Numa semana o Sporting consegue poupar uns quantos milhões apenas em vencimento, com as saídas de Montero, Nani e Castaignos, que tinham dos salários mais altos no plantel.
    Petrovic será o próximo no final da época e não me admirava que o Mathieu o acompanha-se.

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:18 am

      Deve ter pago sempre alguma coisa a todos eles, ninguém vai embora sem receber nada. No caso do Nani é que poupou bastante porque ainda tinha mais anos de contrato.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:28 am

    Menos uma despesa para o Sporting.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:49 am

    Ehehe um dos dias mais felizes da vida do Estigarribia :P

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:11 am

      Nem mais. De todos os monos que faltavam despachar este aqui tinha de sair o mais depressa possível. Felizmente, Frederico Varandas ouviu-me e fez-me a vontade.

      Saudações Leoninas

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:02 am

    Este foi um flop daqueles enormes, mas tinha um salário tão grande que não facilitou em nada a sua saída, sendo goradas várias hipóteses de transferência. Varandas fez o que pôde, só é pena não ter utilizado esta via mais cedo, já que seria muito difícil colocá-lo. Resta saber quando o Sporting pagou, mas deve ter sido quase tudo o que faltava.

    Olhando para o ataque 2016/17 vemos que é um espelho do que foi a prospecção e nível de aquisições no tempo de JJ e BdC: Castaignos e André totalmente flops, Alan Ruiz caríssimo e pouco fez, Markovic e Campbell quase sem impacto. Salvou-se o Bas Dost.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:03 am

    Finalmente!!! Só com as saídas de Nani, Montero e Castaignos poupamos aqui uns bons milhões de euros podermos conseguir trazer alguns jovens jogadores, com potencial, para a primeira equipa, como por exemplo Doumbia e Plata.

    Já em relação aos flops contratados por Bruno de Carvalho foram tantos que me vou dar ao trabalho de fazer um pequeno resumo. Até dói só de pensar que vestiram a camisola do Sporting Clube de Portugal (entre equipa A e equipa B).

    Welder
    Maurício
    Jefferson
    Gérson Magrão
    Salim Cissé
    Hugo Sousa
    Liu Yiming
    André Geraldes
    Naby Sarr
    Oriol Rosell
    Ryan Gauld
    Simeon Slavchev
    Shikabala
    Heldon
    Tanaka
    Ewerton
    Sambinha
    Jorge Santos “Gazela”
    Enoh
    Dramé
    Azbe Jug
    Naldo
    João Pereira
    Michaël Ciani
    Jonathan Silva
    Hernán Barcos
    Rúben Ribeiro (um jogador que passou pelo Santa Clara)
    Schelotto
    Zeegelaar
    Petrovic (infelizmente não é aquele Petrovic que brilhou no Partizan, mas quero acreditar que poderá ainda ser útil à equipa)
    Bruno César
    Alan Ruiz
    Lukas Spalvis
    Luc Castaignos
    Douglas
    Tomas Rukas
    Leonardo Ruiz
    Guima
    Diogo Nunes
    Federico Ruiz
    Edu Pinheiro
    David Sualehe
    André Pinto
    Mattheus Oliveira
    Rúben Ribeiro (este, sim, o do Rio Ave)
    Emiliano Viviano
    Bruno Gaspar (pode ser que dê neste 3x4x3 do Keizer, vamos ver)
    Jotobá

    Saudações Leoninas. Eventualmente posso me ter esquecido de algum, por isso, podem acrescentar à lista.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:26 am

      Caro Estigarribia, nessa lista que enumeraste estás a considerar alguns jogadores de forma bastante injusta, a meu ver.
      Jogadores como João Pereira, Bruno César, Schelloto, Zeegelaar ou até mesmo Tanaka foram muito úteis ao Sporting. Ou pelo menos fizeram o suficiente pelo clube para não verem o seu nome misturado com os restantes que fazem parte da tua lista.
      Não eram grandes craques, mas cumpriram relativamente bem o seu papel no clube.

      • Mineiro
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:29 pm

        Subescrevo! Tanaka era um suplente util, João Pereira foi titular, Bruno Cesar foi um dos jogadores mais uteis sem estatuto de titular, Schelloto deixa saudades depois de ver Bruno Gaspar a jogar. Zeegelar ainda deixo passar… Naldo foi essencial na época que cá esteve, tal como Mauricio. Jefferson não pode de modo algum ser considerado um flop.

        Uma coisa é dizer que a qualidade destes jogadores não serve para um SCP que quer ser campeão (de acordo), mas daí a serem flops vai uma boa distância.

      • Mineiro
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:30 pm

        E por outro lado nomes como Markovic e Campell (jogadores teoricamente superiores) saíram uns grandes flops, esses sim.

    • JoseRibeiro
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:34 am

      Ewerton, Naldo , Viviano, Bruno César e João Pereira não fazem sentido estar associados aí. E mesmo Maurício ainda fez uma primeira época razoável e rendeu financeiramente ao clube (algo qur pode ser dito sobre Schelotto e Zeegelar também). Até o Jefferson fez uma boa primeira época e foi barato.

      Mas contratou-se demasiado entulho (principalmente para a equipa B) e acabaram por ser poucas as contratações com real mais-valia (Dost, Bruno Fernandes, Mathieu, Slimani, Nani, Bryan Ruiz, Coates, Wendel , Piccini, Coentrão e possivelmente Raphinha).

    • Gunnerz
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:52 am

      Epa o spalvis ainda é nosso?

    • Pedro FN
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:32 pm

      Concordo com todos mas o que dizer de Labyad, Gelson Fernandes e agora de Misic e Raphinha?
      Ah e sem esquecer, muito antigo é verdade, o Cristiano, acho que era do Paços de Ferreira.

      SS

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:29 pm

        Pedro FN,

        Esqueci-me de referir Misic, Markovic, Campbell e Rabia na lista. Os flops de Bruno de Carvalho foram tantos que alguns tinham de ficar para trás.

        Em relação ao Labyad e ao Gelson Fernandes, penso que o marroquino foi muito mal aproveitado para o talento que tinha, mesmo que tenha feito ainda muitos jogos e o cabo-verdiano, com nacionalidade suíça, foi um tremendo erro de casting de Godinho Lopes.

        Esse Cristiano deu nas vistas no Paços de Ferreira, mas falhou estrondosamente em Alvalade. Nunca foi jogador para representar um grande clube como é o Sporting Clube de Portugal. Ainda assim há muitos mais flops antes do Bruno de Carvalho.

        Zapater
        Hildebrand
        Tales
        Caicedo
        Pongolle
        Bojinov
        Elias
        Xandão (apesar do golo ao City não era grande espingarda)
        Seba Ribas
        Ricardo Batista (guarda-redes que esteve no Sporting, em 2008/2009, e que só fez, salvo erro, um jogo e foi um amigável em Alvalade com o PSV Eindhoven)
        Marian Had
        Celsinho
        Farnerud
        Paredes
        Purovic
        Boulahrouz
        Pranjic
        Viola

        Saudações Leoninas

        P.S.: O Raphinha não é flop. Tem qualidade e ainda vai ser muito importante para o Sporting de Marcel Keizer.

    • porra33
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:15 pm

      Ainda vais ter que fazer muitas viagens ao aeroporto ahaha

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:31 pm

        Arranjo um contentor daqueles dos navios e meto-os lá. Ou isso ou um leiloá-los no OLX ahaha

        Saudações Leoninas

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:17 am

    É preciso investir fortemente na Academia para daqui a 10 anos colher os frutos.

    A Academia de Alcochete já foi top a nível Europeu mas agora nem na segunda divisão europeia em termos de academias está. Encontra-se numa terceira divisão. É triste.

    Faltam corpos técnicos de qualidade, com anos de casa e com conhecimentos transversais do jogo e de como potenciar e trabalhar com jovens.

    O Marcel Keizer bem que podia trazer alguns das escolas do Ajax para ensinarem como se faz.

    Depois é preciso baixar a fasquia, o problema do Sporting são as esperanças desmesuradas. Se não tivessem todas as épocas com a pressão descomunal e na maioria dos casos INSUSTENTADA de ter que ser campeão, de certeza que não estariam a ver passar navios à 17 anos…

    É preciso baixar as espectativas, arrumar a casa, a Academia, trazer pessoal competente e calmamente construir uma equipa de futuro. Isso pode demorar 2, 3 anos, o que seja. Enquanto os adeptos não se mentalizarem disso, o clube não vai a lado nenhum.

    É importantíssimo manter a equipa sub23 e reactivar a equipa B para servir de base à equipa principal. Começar no CNS uma vez que desceram de divisão.

    O que leva um pai a deixar um filho talentoso na Academia do Sporting actualmente?? Alcochete fica no meio do deserto.. O que leva um técnico a ir para o Sporting actualmente? Tem sido um verdadeiro cemitério de técnicos… O que leva um jogador a ir para o Sporting?? Ou vai ganhar dinheiro, com um contrato chorudo dado por uma direcção incapaz de se impor, com pressão para apresentar reforços (lá está, o problema das expectativas dos adeptos, por isso é que os erros de casting são tantos, como o caso do castaignos.. a vontade de contratar e fazer capas de jornais é tanta, para acompanhar os adversários, que se compram jogadores que valem ZERO por muito, mas muito dinheiro).

    • Joao Duarte
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:50 am

      A equipa B teria de começar na última distrital, levaria no mínimo 4 ou 5 anos a chegar à 2ª Liga. Acabar com esta equipa foi dos maiores erros de gestão dos últimos tempos.

      E acredita que reconstruir a academia levaria bem mais que 3 anos, são coisas que levam algum tempo. Diria que no mínimo 6 anos serão necessários para voltar ao topo, na melhor das hipóteses. Neste momento Alcochete está a anos-luz do seixal e leva anos e anos de atraso de conhecimento, organização, tecnologia, infraestruturas, capacidade humana.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:00 pm

        Já li num dos jornais desportivos que a FPF abriria um regime de excepção e a equipa B começaria no cns.

        • Joao Duarte
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:09 pm

          A acontecer seria uma tremenda injustiça e não faria sentido nenhum, mas essa não é uma discussão que quero para aqui.

          • Joga_Bonito
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:35 pm

            Acho que seria sempre bom o SCP começar do início, nem que fosse dos distritais, porque daria tempo a criar uma estrutura que ao que parece foi destruída com BdC. Começar logo no top pode ser contraproducente, porque se exige sempre muito aos grandes, mas o Sporting pode ainda não estar preparado para tal. Com uma subida lenta, poderá construir uma estrutura sólida, poderá fazer testes, e quando chegar ao top estará preparado.
            É como no basket, o Sporting vai competir na próxima época. Ainda que seja muito bom para o basket, na prática é possível reconstruir uma estrutura de basket em apenas uns meses? Não seria melhor ir do início, nas camadas mais baixas, para ter tempo e construir infraestruturas e chegar ao top preparado?
            Não sou inteiramente contra as excepções, desde que sejam explicadas e sejam iguais para todos, mas acho que são contraproducentes.

      • Goncalo Vicente 99
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:02 pm

        Provavelmente a equipa B vai começar no CNS, acredito que a liga abre uma excepção

    • Goncalo Vicente 99
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:00 pm

      Nos 5 anos de Bruno de carvalho veio imensos jogadores para o Sporting (mais de 100 jogadores em 5 épocas da uma média maior de 20 jogadores por época)

  • FVRicardo
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:25 am

    Alguém sabe quanto ganhava este marreco?

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:41 pm

    Foi pena não ter estado ao nível das expectativas criadas. Se tivesse jogado 1/3 do que tinha prometido antes de sair para o Itália, poderia ter sido um apoio interessante para os habituais titulares. Veio a pedido do treinador. Não resultou. Tinha um bom salário, é verdade… mas veio ganhar menos para o Sporting. Se a isso juntarmos o facto de nunca ter tido muitas oportunidades, estavam reunidas as condições para entrar naquilo a que gosto de chamar “espiral depressiva”. O jogador deve estar completamente descrente das suas capacidades. Só isso justifica tão maus desempenhos de um sub-21 holandês no qual o Inter apostava.
    A título de curiosidade, ficam aqui alguns dados sobre o jogador: 484 minutos divididos por 17 jogos. Ou seja: 28 minutos por jogos bastante espaçados no tempo. Pena.
    Ferreyra, por exemplo, teve 536 em 9 jogos. Também não resultou.
    Fiquei com uma última imagem positiva. No jogo contra o Loures, correu, lutou, esteve no desarme do qual resultou o segundo golo do Sporting e fez uma ótima assistência para Jovane. Não marcou. Pena.

    • T. Pinto13
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:06 pm

      Concordo. Talvez com outro tipo de apoio/continuidade resultasse. Mas com esta gestão até o Doumbia foi flop…

  • Fantantonio
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:10 pm

    O Sporting tem uma espécie de Santíssima Trindade de flops com hype de FM – Sinama-Pongolle, Bojinov e Castaignos

Deixa um comentário