Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Manuel Fernandes fica livre

Boa opção para o…? Vem de um ano em que nem sempre foi titular, e os 34 anos podem começar a pesar.

Manuel Fernandes deixou o FC Krasnodar. O contrato que ligava as duas partes terminou e o médio, internacional português, de 34 anos, passa a ser assim um jogador livre. Manuel Fernandes, que já passou pelo Benfica, Valencia ou Everton, esta época apontou 3 golos em 19 jogos.

37 Comentários

  • BrunoFerreira27
    Posted Julho 23, 2020 at 10:09 am

    Gostava de o ver no Braga, acho que ainda podia acrescentar valor

  • Xyeh
    Posted Julho 23, 2020 at 10:52 am

    Braga, Famalicão/Rio Ave são clubes nas competições europeias que iriam usufruir da experiência e talento do Manuel Fernandes mas o seu salário deve ser muito pesado, até acho que seria super interessante no Sporting visto conhecer o Rúben Amorim poderia ser um casamento perfeito.

  • Oldasity
    Posted Julho 23, 2020 at 11:08 am

    Se tiver um salário baixo poderia vir dar uma perninha ao Sporting que está a precisar de mais um médio com qualidade e experiência.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Julho 23, 2020 at 11:59 am

      No esquema de Amorim só o vejo a jogar no lugar do Wendel. Em certos jogos, e em certas condições, poderiam até coincidir.
      Atendendo ao salário que iria auferir, e ao facto de Wendel ser um activo muito importante, não me parece que venha.
      Para suplente do Wendel já há, por exemplo, o Eduardo. Não fez uma grande época? Verdade. E então? Foi um investimento considerável e o Sporting não é um talho. A lógica de mudar tudo todos os anos não tem acrescentado grande coisa.

      Ano passado, com o argumento de que nem para o Fornos de Algodres servia, o Misic foi para o Paok. Conclusão: de longe, dos melhores médios na Grécia. Basta analisar os dados e a opinião de muitos adeptos. Fez no Sporting um total de 219 minutos em 9 jogos, ou seja: +- 24 minutos em cada jogo. “Bué”.

      Para o lugar dele veio o Eduardo, por alguns considerado do melhor que havia cá no burgo. Já não presta? Amorim tem de também conseguir fazer evoluir os jogadores.

  • Estigarribia
    Posted Julho 23, 2020 at 11:50 am

    Gostava de o ver de verde e branco vestido. Seria interessante vê-lo num meio-campo com Wendel, visto que Matheus Nunes ainda não está no ponto.

    Saudações Leoninas

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 23, 2020 at 12:25 pm

      Acho que seria benéfico no Sporting, caso não consigam Adrien, mas nunca para fazer dupla com Wendel visto terem perfil semelhante (Manélélé até tem mais golo). O médio para fazer parelha tem que ter um perfil mais defensivo, um Bataglia mais evoluído, com Matheus Nunes no banco.

      Apontaria para algo assim:
      GR: Max, Contratação (Cláudio Ramos ou Adan a custo zero)
      DCD: Quaresma, Ilori
      DC: Coates, Neto
      DCE: Feddal, Borja
      MD: Rosier, Camacho
      MDF: Palhinha, Matheus Nunes
      MC: Adrien/Manuel Fernandes (custo zero), Wendel
      ME: Nuno Mendes, Antunes (custo zero)
      EXT: Jovane, Plata, Diaby, Vietto
      PL: Sporar, Luiz Phellype, Tomás

      Sem muito gasto conseguiriam uma equipa competitiva. Existem nomes que não via no plantel do Sporting, como Camacho, Ilori e outros mas não há dinheiro para tudo.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Julho 23, 2020 at 12:42 pm

        Na minha opinião a tua proposta de plantel é, acima de tudo, bastante pragmática.
        Com Diaby ganharíamos um jogador muito rápido e com golo. Não é do melhor com a bola nos pés, mas dá outras coisas. Plata, já deu para ver, tem muito para crescer. Mas, lá está, se a lógica é a de apostar na juventude… então há que lidar com as dores de crescimento dos jogadores, e não assobiar à primeira contrariedade.

        Quanto a Rosier… Cá para mim ainda descobrimos que ele tem uma lesão crónica e perdeu capacidade de jogar regularmente ao mais alto nível. Ou isso ou então andou ao murro com alguém da direção. Não vejo outro motivo para ele não jogar mais num momento em que o Risto está na pior fase desde que chegou.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 23, 2020 at 12:54 pm

          Há jogadores que não acredito no seu potencial (Manafá no “meu Porto” é outro exemplo mas se conta para o treinador, tenho que contar com ele no plantel) mas por várias razões irão fazer parte do plantel, tal como Camacho e outros.

          E visto não haver dinheiro, uma proposta entre a aposta em jovens e jogadores a custo zero experientes, seria o ideal para o Sporting. O caso de Diaby faz-me lembrar o de Marega, que se tiver um treinador que potencie as suas mais valias, podem ser importante no nosso campeonato.

          Rosier é um caso de estudo. Quando Saravia assinou pelo Porto, muitos falavam neste jogador em vez do argentino, mas até agora não mostrou rigorosamente nada. E Risto mostrou que não tem valor para fazer parte do plantel da próxima época.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Julho 23, 2020 at 1:42 pm

            Temos ideias parecidas. Em tempos fiz uma comparação entre o Diaby e o Doumbia (da era JJ). Jogadores muito rápidos e com golo, úteis em determinados esquemas e momentos de jogo.
            Falas em Marega… E a lógica é a mesma. São diferentes, mas têm em comum o facto de serem flechas apontadas à baliza adversária.

            É curioso… És do Porto e fizeste, quanto a mim, o plantel mais pragmático e realista para o Sporting que li aqui nos últimos tempos. É no que dá alguma distância e visão “desapaixonada” hehe.

            Camacho foi uma aposta muito alta. Mostrou pouco, mas a lógica é a de apostar nos jovens. Sendo assim… é muito provável que fique por cá. Caberá ao treinador fazer evoluir o jogador.
            Risto tem estado mal. Já o vi fazer bons jogos. São fases. Talvez saia. Talvez não…

            • Francisco Ramos
              Posted Julho 23, 2020 at 2:36 pm

              Uma vez comentei com o Estigarribia que o problema do Sporting é acima de tudo na gestão das expectativas. Se conseguirem combater isso, dando tempo ao treinador e aos jovens jogadores para se afirmarem, têm tudo para conseguir atingir o nível de excelência que tiveram no passado.

              Como tal, não havendo grande investimento, não se perspectivando grandes vendas (não acredito que o Sporting consiga sequer 40M em transferências), o plantel deve ser construído com o que já há (é preferível vender Palhinha e investir 5M num jogador de qualidade duvidosa e nada habituado ao campeonato?) e acrescentar algumas oportunidades de mercado, como Antunes, Cláudio Ramos e outros, e usando o pouco dinheiro para contratações cirúrgicas (substituição de Mathieu).

              Como tal, acho que Diaby tem muito potencial, não estava era bem enquadrado. Marega só rende com SC por causa disso mesmo, mascarou as suas deficiências e potenciou o que pode dar de melhor. Não é um excelente jogador mas foi importante nas nossas conquistas.

              Camacho pela aposta vai continuar no plantel e a ter minutos. Já Risto pode render 2/3M num mercado periférico.

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Julho 23, 2020 at 3:21 pm

                Gerir as expectativas? No Sporting? “Lóle”. Não acredito.
                Então não te lembras do Sporting empatar em casa com a Juve e haver sportinguistas “desiludidos”?

                É complicado ser do Sporting…

                Eu também acho que o Palhinha é uma boa opção, mas só ficará se o treinador lhe der a indicação de que conta mesmo com ele. Caso contrário, dado o mercado que tem, vai pedir para sair. É quase certo.

                Antunes também seria uma aposta interessante. Se estiver em boas condições, claro.

                Cláudio Ramos, não. Muito simples: não beliscaria o Max. Mesmo que treinasse melhor que o Luís, o Max não tem nome nem estatuto para sentar o Max. Adan já gosto.

                • Francisco Ramos
                  Posted Julho 23, 2020 at 4:22 pm

                  Por saber que não o sabem fazer é que digo que é o principal problema do Sporting. Basta 3 vitórias consecutivas e são candidatos ao título, por exemplo.

                  Palhinha era indiscutível com RB no Braga, não vejo porque não acontecer o mesmo no Sporting.

                  O problema é que já ninguém vai sentar Max, vai ser como Patrício. Para tal, prefiro ter Ramos no banco a ganhar 600K/ano do que Adan a ganhar 2M/ano.

                  • OMotoqueiroGuti
                    Posted Julho 23, 2020 at 5:33 pm

                    Eu acho que o Adan pode sentar o Max. Estamos a falar de um “goleiro” que fez boas épocas no Bétis.
                    Em termos estratégicos, Adán poderá ser o Viviano de Varandas: um jogador com bastante experiência para dar garantias. O italiano infelizmente não deu. Talvez o espanhol dê. O Max não é mau. Mas acho que o Sporting precisa de mais.

                    Voltando ao Sporting e às expectativas… até vou mais longe: basta o Sporting ter um início de época mau para “toda” a gente dizer que, afinal, não se pode apostar tanto nos jovens etc etc. É o costume. Acho que vamos chegar aos 30 anos sem campeonato ???.

      • Estigarribia
        Posted Julho 23, 2020 at 2:36 pm

        Francisco,

        A base do plantel da próxima época, e tendo em conta que o Sporting não é candidato ao título e o objectivo tem de ser a entrada na Champions, pode ser esse mesmo plantel que aí apresentas. Contudo, tenho algumas considerações a fazer sobre alguns jogadores:

        Cláudio Ramos/Antonio Adán – Para ser sincero preferia que o Sporting trouxesse o Adán para rivalizar com o Max, já que o espanhol tem experiência de grande campeonato, como é a La Liga. Já o guarda-redes do Tondela, pelo que se tem sabido, está praticamente certo no FC Porto.

        Zou Feddal – Jogador que me agrada bastante por encaixar como uma luva no sistema de Rúben Amorim, já que está habituado a jogar numa linha de 3 defesas-centrais, mas o negócio está em risco visto que o internacional marroquino falhou nos exames médicos. Será que falhou ou é a falta de dinheiro que está por trás disto? Ainda assim podia-se tentar, com ou sem Feddal, trazer o Jemerson, que está no AS Mónaco.

        Val Rosier/Antunes – Se eu estivesse no lugar de Rúben Amorim mantinha o francês no plantel principal, já que parece-me que também está talhado para jogar neste sistema do conjunto ‘leonino’. Quanto ao Antunes, o internacional português continua a ser um patinho feito em Portugal, mas para mim tem qualidade para jogar numa equipa grande. Há jogadores que não se percebem porque são patinhos feios. Há adeptos que devem pensar que somos a Premier League e basta dar um pontapé numa pedra e sai de lá um Alexander-Arnold ou um Robertson. O Antunes tem qualidade e não me importava de vê-lo de leão ao peito.

        Diaby – O maliano tem mais técnica que o Marega, até porque passou pelo futebol belga onde pôde ser mais polido, e a sua velocidade poderia ser importante neste esquema de Rúben Amorim. Na época de 2018-2019 jogou a extremo, que nem é a posição dele, já que o maliano joga mais pelo meio.

        Saudações Leoninas

        • Kacal
          Posted Julho 23, 2020 at 3:40 pm

          A confirmar-se Cláudio Ramos no Porto acho que faz pouco sentido. A não ser que vendam Marchesín para encaixe não vejo o porque de o contratar. De resto só razões que não acho válidas porque uma é tirar espaço ao Diogo Costa que sairia por empréstimo, outra é entrar no “carrossel” e ser emprestado mas acho que o Cláudio Ramos merece mais que isso e não estamos em situação de andar a comprar por comprar ou então é só para não ir parar aos rivais. Seja qual for a opção e ter os 3 em simultâneo no plantel também não acho que faça sentido, a não ser que Marchesín saía, é uma contratação desnecessária e sem sentido. E eu gosto bastante do Cláudio Ramos, mas tenho que dizer o que penso.

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 23, 2020 at 4:25 pm

            A confirmar-se não faz pouco sentido, não faz nenhum! Ou é para sair Diogo Costa uma época para crescer (e mesmo assim tenho as minhas dúvidas visto nós não sabermos escolher os clubes a quem emprestamos jogadores) ou é para ter 3 GR no plantel o que vai retirar ainda mais espaço a Diogo Costa. Se não acreditam no jogador, que digam já e o deixem ir à sua vida!

            Se for para o carrossel, é tiro nos pés. Agora existem limites de emprestados e nós não temos finanças saudáveis para ter tantos jogadores com contrato.

            Por ambas as razões é que achei que foi notícia de empresário e seria uma opção válida para o Sporting.

            • Kacal
              Posted Julho 24, 2020 at 3:03 pm

              Pronto tens razão Francisco, sendo directo não faz sentido nenhum, zero. A única forma de fazer sentido é o Marchesín ser vendido para encaixe e o Diogo Costa ser forte aposta para #1 e assim o Cláudio Ramos ser o #2 para dar forte concorrência ao Diogo, aí até gostava. Até porque entre a venda de Marchesín e a compra do Ramos teríamos bom lucro.

              Tudo o resto não faz qualquer sentido e subscrevo o que dizes!

          • Estigarribia
            Posted Julho 23, 2020 at 4:47 pm

            Kacal,

            Concordo que a vindo do Cláudio Ramos, a confirmar-se, não faz sentido nenhum. E se bem me lembro, o Cláudio Ramos foi apontado também a Benfica e Sporting, pelo que não me espantaria, dada a estrutura do FC Porto, que fosse uma eventual transferência para roubar o jogador aos rivais.

            Sobre o Diogo Costa, também concordo. Se o Marchesín saísse e se Sérgio Conceição quisesse mesmo apostar no miúdo lançava-o sem medo, porque os grandes guarda-redes veem-se logo em campo. Vítor Baía, Rui Patrício, Ederson Moraes ou Jan Oblak, e só para dar exemplos de grandes nomes que passaram pelos nossos relvados, são bons exemplos de apostas bem sucedidas.

            Saudações Leoninas

            • Kacal
              Posted Julho 24, 2020 at 3:05 pm

              Sim Estigarribia, também não me surpreenderia mas tendo em conta as nossas limitações financeiras actuais seria um disparate, mas enfim. Quero acreditar que a confirmar-se será para ser #2 do Diogo Costa que seria forte aposta e o Marchesín sendo vendido.

              De resto, totalmente de acordo e subscrevo!

              Saudações DesPortistas

      • Dca
        Posted Julho 23, 2020 at 3:03 pm

        Não concordo. Acho que era precisamente com os 2 no meio campo que o Sporting. Acho que o Sporting peca por isso mesmo, por ter um jogador mãos defensivo que o outro. Wendell / Adrien por exemplo, sendo os dois intensos no momento defensivo, mais que suficiente é bom.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 23, 2020 at 4:28 pm

          A maioria das equipas que joga em 3-4-3 joga por norma com um médio de características mais defensivas, de forma a equilibrar a equipa. No caso do Sporting, com tantos jovens para lançar e potenciar, com ainda lacunas de crescimento, isto torna-se ainda mais evidente. Daí achar que este perfil no duplo pivot funcionaria melhor.

          Atenção, não deixava de ser um grande meio campo mas Wendel não me parece médio para isso.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Julho 23, 2020 at 5:37 pm

            Sim. Além disso, Amorim tem sempre hipótese de, no decorrer do jogo, abdicar do elemento mais defensivo. Palhinha passaria para central e entraria em jogo alguém mais fresco e… criativo. Já fez isso com Geraldes contra o Aves, por exemplo.

            A aposta no Nunes é sintomática dessa ideia. É discutível mas, quanto a mim, com a bolinha nos pés ele não é superior nem a Eduardo nem a Matheus Oliveira. É mais intenso e agressivo nos duelos e isso é bom quando tens Wendel em campo. Mas, tendo em conta o que já vi dos 3, os outros tratam melhor o esférico.

            • Miguel Lopes
              Posted Julho 24, 2020 at 4:50 pm

              Estás a falar do Matheus Nunes, certo? Aquele miúdo intenso e com boa visão de jogo, que vira o jogo de um lado para o outro, descortinando sempre um colega. E estás a compará-lo ao Eduardo!? Que me surpreendeu pela negativa, relativamente ao que via no Belenenses, pensei que viesse ajudar a equipa. Do outro Matheus já nem me lembro dele a jogar eheheheh, mas não era assim tão bom. Este Matheus Nunes, dá-lhe mais um bocadinho de experiência para não se perder em “lutas” desnecessárias e vai ser uma caso sério.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 23, 2020 at 11:51 am

    Pode ser o médio que falta ao Sporting, caso não consigam Adrien. Experiente, faz bem a posição de box-to-box e tem golo.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Julho 23, 2020 at 12:27 pm

      Adrien faria mais sentido, pois tem características para ser o elemento mais defensivo do meio campo a 2 de Amorim.
      Mas não imagino isso a acontecer se Palhinha for aposta do treinador. Palhinha tem mercado e não quer ser segunda opção. E Adrien seria, por muitas razões, titular.

      Adrien também poderia ser uma opção para o lugar de Wendel, mas este tem de jogar regularmente ou então nunca mais vemos os 8 milhões que investimos.
      Enfim, há que gerir bem as expectativas dos jogadores.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 23, 2020 at 12:51 pm

        Eu sou da opção que Wendel devia ser vendido se tiver mercado. Apenas ele e Acuna podem gerar algum dinheiro fundamental para o Sporting.

        E Palhinha como médio defensivo seria o mais completo que o Sporting podia ter sem ter que investir dinheiro. E acima de tudo, sem saber como o jogador se adapta. Como box to box, alguém experimente, visto já haver muita juventude e qualquer um das opções é vantajosa (Adrien é da casa, Manuel tem mais golo).

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Julho 23, 2020 at 1:46 pm

          Concordo. Gosto do Wendel, mas acho que ainda não mostrou ainda o que se esperava de um senhor 8 milhões. E tenho muitas dúvidas que vá evoluir muito mais por cá… Não sei…

          Quanto ao resto, concordo. Manuel Fernandes, se ainda estiver em boas condições físicas, ocuparia o lugar de Wendel com alguma facilidade. Não deve nada ao brasileiro. Adrien… também. Mas não o gosto de ver como principal organizador. Acho que lhe falta algo. Fariam uma boa dupla, mas então Palhinha não voltaria. Tem mercado.

          • Oldasity
            Posted Julho 23, 2020 at 2:25 pm

            Acho que Palhinha podia e talvez devesse ficar no plantel. Não nos vai custar nada, está habituado ao sistema, já conhece RA e tem o perfil que falta.

            Assim Matheus podia ir rodando com os outros dois do meio campo.

          • Francisco Ramos
            Posted Julho 23, 2020 at 2:31 pm

            Nunca pensei em ambos como dupla, por uma questão salarial, mas a vir um ou outro para jogarem ao lado de Palhinha, que tal como diz o Oldasity deveria ficar no plantel.

            Para o banco há Battaglia, Matheus Nunes, Daniel Bragança. Penso que seria a opção ideal para mim estes 5 jogadores nas mãos de Rúben Amorim.

            E o duplo pivot não precisa de ter funções de construção, pelo menos na bela sequência RB que teve no Braga, Palhinha fazia dupla com Fransérgio, estando esta construção a cargo dos extremos por dentro e laterais por fora.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Julho 23, 2020 at 3:13 pm

              Duplo pivot não precisa de construir … depende do que tiveres no 11. Plata, Jovane, Nuno Mendes… Talvez o Vietto ajude, mas não sei. O Braga tinha um onze com jogadores muito batidos. Sporting tem muita juventude. Acho que daria jeito alguém com capacidade de levar a equipa para a frente no meio campo.

              Vamos ver no que dá.

    • Tiago Silva
      Posted Julho 23, 2020 at 2:12 pm

      Foi exatamente o que pensei também. Mas continuo a achar que o Adrien deve ser a prioridade pelo passado que tem com o clube.

      • Francisco Ramos
        Posted Julho 23, 2020 at 2:38 pm

        Concordo plenamente Tiago.

        Mas caso não seja possível, seria uma adição interessante se ainda tiver condições para 1 época ao mais alto nível (enquanto Bragança e Matheus crescem na sombra). Com Palhinha seria uma dupla de meio campo fortíssima para as aspirações leoninas.

  • Knox_oTal
    Posted Julho 23, 2020 at 12:14 pm

    Não estou muito certo que queira voltar a Portugal para acabar a carreira, pelo menos que eu saiba. No entanto, a voltar, via-o bem no Braga ou no Sporting (onde aliás poderia ser um role model para Wendel, visto que têm perfis muito aproximados).

  • Grozny31
    Posted Julho 23, 2020 at 4:28 pm

    Teve um bom impacto por cá e até era bastante motivado ao contrário do João Mário. Seria uma opção interessante para o Sporting.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 23, 2020 at 6:39 pm

    Acho que pelos valores que aufere só viria para um dos grandes em Portugal e mesmo aí não sei…Deve sentir que ainda pode ganhar bom dinheiro numa MLS, J-league e não creio que venha para aqui. Mas nunca se sabe…

  • Bio
    Posted Julho 23, 2020 at 9:44 pm

    Acho que seria interessante um regresso à Premier League, num clube modesto.
    Não estou totalmente por dentro do plantel do Leeds, mas parece-me o tipo de jogadores que podia ajudar a equipa a consolidar o seu estatudo na Premier.

Deixa um comentário