Melhor XI da história? O AC Milan já teve equipas surreais, tanto no período entre 88 e 94 como em 2005 (o 11 que perdeu a final da Champions contra o Liverpool é pornográfico), o Real Madrid apresentou conjuntos monstruosos no tempo dos galácticos ou na Era Cristiano, e o Barça de Messi, Xavi e Iniesta foi incrível, ainda por cima foi o que praticou o melhor futebol de sempre, mas este PSG, com o melhor jogador deste século, um dos três melhores da última década, um dos melhores centrais da história, o melhor ala direito na atualidade, um dos melhores avançados do momento, ou o MVP do Euro, ‘assusta’.
É oficial! Lionel Messi vinculou-se ao PSG até 2023, com mais uma época de opção. O argentino, que será o novo camisola 30 dos parisienses, deixou o Barcelona depois de uma ligação de 21 anos, onde se tornou o jogador com mais jogos, golos e títulos dos blaugrana, e terá assim a primeira experiência fora da La Liga.
A new 💎 in Paris !
PSGxMESSI ❤️💙 pic.twitter.com/2JpYSRtpCy
— Paris Saint-Germain (@PSG_inside) August 10, 2021


60 Comentários
Kafka
Eu tenho muitas dúvidas que seja sequer o melhor 11 do século
O 11 do Real Madrid com Navas, Carvajal, Ramos, Pepe/Varane, Marcelo, Modric, Kroos, Casemiro, Cristiano, Bale e Benzema é pior que este?
Antes demais este 11 do Real Madrid eram todos top 5/10 Mundial na sua posição e estavam TODOS no seu prime…. Este do PSG já tem jogadores que não estão no prime como Messi e Ramos, vamos ver ver por exemplo se Ramos não vai entrar num calvário de lesões, anda a 1 ano a estar constantemente lesionado …..
Analisado por sectores, considero a defesa e meio campo desse Real Madrid melhores (a começar pelo Ramos do Real Madrid ser melhor que o Ramos do PSG, pois o Ramos do Real Madrid estava no Prime)…. A nível de ataque acho o ataque do PSG melhor
Agora este é o melhor 11 da actualidade? Para mim é….
Abbas
Messi continua a ser muito melhor que qualquer jogador desse Real.
Donnarumma > Keylor
Hakimi > Carvajal
Di Maria < Marcelo
Ramos Casemiro
Wijnaldum < Kroos
Verratti > Ronaldo
Mbappé > Benzema
Neymar > Bale
Abbas
Fiquei cortado a meio por algum motivo
Ackerman
Não consigo concordar contigo nestes pontos. Como o kafka diz, nos anos em que ganharam as Champions de seguida o 11 do Real batia-se com qualquer 11 da historia na minha opinião. Mesmo rodando entre o 4-3-3 com Bale e o 4-4-2 com o Isco.
Keylor naquela altura era melhor. Carvajal foi as epocas onde estava a ser o melhor, se nao dos melhores, e Veratti > Ronaldo? Isso só pode ser brincadeira. Ronaldo nas Champions naqueles últimos 3 anos era um monstro.
Considero o Benzema = Mbappé, visto que nessa altura o avançado tinha um papel mais de arrastanço que era necessário naquela equipa
Johnaw
Só falta o Zidane a treinador para gerir os egos.
Abbas
Ainda nem tinha pensado nessa do Di Maria a lateral/ala esquerdo, mas realmente… Assim ficam com um onze só com jogadores de topo.
Messi a voltar a equipar com o número com que se fez conhecer ao mundo. Ainda me lembro daquele jogo em Stamford Bridge em 04/05 onde fez uma jogatana, dava para perceber que era um predestinado.
BrunoAlves16
2005/06, é ele que provoca a expulsão do Del Horno. Tenho a impressão que já era com a 19.
Em 2004/05 ele não jogou. Foi aquele jogo em que o Ronaldinho torceu o Carvalho todo, mas o Chelsea ganhou.
Nunop
So se Kimpembe fechar como lateral esquerdo no momento defensivo porque em jogos a sério com este onze e mesmo assim, fica um buraco enorme do lado esquerdo.
Para além disso, tirar Di Maria de perto de zonas de decisão é um desperdício na minha opinião. Mais vale jogar com Bernat naquela posição
Sam Tuga
Foi o que pervi, este é sem duvida a melhor janela de mercado de uma equipa de futebol, com estes 3 jogadores a “custo zero” e titulares de caras estamos perante uma das melhores equipas de todos os tempos. E sim as 3 contratações foram praticamente dadas, com alguém conseguia contratar alguem como Ramos, Dora e Messi pelo que eles custaram? devem ter sido uns 60M em premios de assinatura, por 3 jogadores com um marketing fantástico. Mas agora é preciso que funcione. Até custa a dizer isto mas se eles contratassem um lateral esquerdo ?
Bio
É um plantel absurdo mesmo!
Ficam com uma dose de pressão muito muito elevada. Tudo o que não seja um passeio na Ligue 1 e uma prestão muito forte na Champions (pelo menos final) será considerado um desastre, o que nem sempre é fácil de gerir. Basta haver um período menos forte e as coisas podem começar a ruir.
Qualidade não lhes falta.
Joao X
Lindo. Estou ansioso por ver esta equipa!
poborsky7
É estranho vê-lo com a camisola do PSG vestida e ainda mais com o numero 30 nas costas.. Neymar devia de dar a camisola 10 a Messi…o seu a seu dono
Kacal
Neymar podia ficar com a #11 mas não terá sido escolha de Messi?
Kafka
O Neymar quis dar-lhe a camisola 10, o Messi é que não aceitou
BrunoAlves16
Segundo relata alguma imprensa tê-lo-à feito, o Messi é que não quis
ItsAboutTime
Nao diria estranho poborsky, para mim até é um bocado desilusão. E atenção que adoro o Messi, quase tanto como o Ronaldo do United. Mas sair a chorar do Barça para depois escolher o seu numero de berço para o futebol num clube com as origens do Psg… não é estranho, entristece mesmo. It’s no longer about football, e o Messi quis dar a entender que ainda é, ação contraditória to say the least…
TOPPOGIGGIO
DEVER não creio, tem carácter obrigatório, quando muito PODIA e, ao que consta, foi o que ele fez e o Messi não aceitou. Se está malta toda decidir jogar à bola, meu Deus! Não creio contudo que, à data de hoje, seja a melhor equipa da história pois tem todos esses craques mas, Hakimi, Marquinhos ou Kimpembe, por muito bons que sejam (e são), não se sentam AINDA na mesma mesa que os melhores da história e a defesa também é importante na atribuição desse estatuto.
Mantorras
Melhor assim. Mesi com a 10 so no seu Barcelona e na sua Argentina.
Knox_oTal
Triste com esta notícia!!! Para mim o que perdeu no meio disto tudo foi mesmo… o futebol!
Primeiro que tudo, Messi como é óbvio não tem que provar/justificar nada a ninguém e esta escolha de carreira é legítima e completamente alinhada com a mentalidade do futebol actual. Logo, até aqui nada a dizer! Acabou contrato com o Barça, não foi possível renovar, continua a sua carreira noutro sítio, ponto final! O que me entristece, são os factores que influenciaram esta sequência de acontecimentos…
Na minha opinião, e vale o que vale, o debate à volta do facto de Messi ser “peseteiro” ou de chorar “lágrimas de crocodilo” é palerma e superficial! Aliás, tão superficial como muitos dos “adeptos” actuais, e nesta comunidade do VM temos uma boa amostra! Para mim o cerne da questão é que neste novo futebol-cifrão, um dos melhores da História do Futebol (o melhor para muitos), não ficou no seu clube de sempre por questões financeiras (seja qual for a perspectiva)! Por ganância e incompetência do dirigismo, por números pornográficos de massa salarial, pelo oportunismo das várias partes envolvidas… enfim, entre outras deste género, e mesmo se nos quisermos focar unicamente nas razões desportivas (o PSG é mais competitivo que o Barça no futebol europeu neste momento, é inegável), estas foram consequência directa das razões que enumerei em cima. No fundo, tudo espremido, há muito pouco futebol aqui!
E olhando para o PSG, como é óbvio, é um projecto entusiasmante e têm um plantel fantástico! No entanto, é tudo tão forçado e superficial, lá está, que não consigo ganhar simpatia por este clube (coisa que já tive no passado). E vamos ser francos, este clube, como outros no passado e no presente (e certamente no futuro), sempre foi fruto de um investimento avultado e transformações estruturais, aliás antes deste período dos petrodólares, na década de 90 o seu sucesso veio através de um financiamento do Canal +… e no geral, não tenho problema com estes fenómenos, com os City, os RB Leipzig desta vida quando há um trabalho de fundo, um projecto desportivo minimamente sustentável e com uma ligação orgânica com a comunidade onde estão inseridos. Agora o PSG, ou o Chelsea por exemplo, têm uma abordagem muito menos “desportiva” na minha opinião, pois ao mínimo problema tendem invariavelmente a resolvê-lo com o livro de cheques, e não digo que são os únicos pois neste panorama actual o que manda, mais do que nunca, é o cifrão! Mas o PSG é um dos exemplos mais flagrantes desta nova mentalidade de viver o futebol… tudo é marketing, os jogadores tornaram-se em mini-empresas e as equipas em conglomerados empresariais… com a agravante que agora tem esta obsessão de construir o ultimate all star (vamos ver se assim lá conseguem ganhar a Champions… está difícil!). Estão a desvirtuar por completo as competições internas e continentais, a redefinir o que significa ser adepto de um clube (e não é uma mudança positiva quanto a mim) e a inflacionar sem qualquer tipo de moderação razoável o mercado de transferências!
E quem vem com a conversa que todos os colossos tiveram a mesma origem, é porque tem memória selectiva e faz uma interpretação conveniente da realidade. Por exemplo, meter AC Milan e PSG no mesmo saco porque Berlusconi investiu no clube, é palerma no sentido que os rossoneri são um clube centenário, e à data de quando Berlusconi entra no clube eles já eram uma referência nacional, um dos grandes clubes da Europa (com 2 TCE no currículo)! A questão não é negar que o dinheiro sempre fez parte da criação, crescimento e expansão dos grandes clubes, como é óbvio sempre fez e sempre o fará (como tudo na vida, para o bom e para o mau… o poder do dinheiro estará sempre presente)… a minha questão e a de outros é que agora, mais do que nunca, alguns destes “neo-colossos” e até alguns dos colossos tradicionais (sim estou a falar do Real Madrid, os “pecadores” originais do futebol-cifrão)resumem-se a isso… dinheiro! Resume-se a quem tem mais estrelas, muitas vezes não pela pertinência desportiva, mas simplesmente porque venderá mais camisolas, resume-se a quem tem mais turistas nos estádios, a quem tem os maiores patrocínios, etc… mais uma vez vejo muito pouco futebol nisto tudo!
Mas atenção, com tudo isto, não quero ser pretensioso (se calhar já vou tarde eheheh) ao ponto de afirmar que a minha visão é que é a correcta e mais nada… é apenas e só a minha perspectiva! As coisas mudam, e o futebol não é excepção e muitas vezes um espelho da sociedade actual! Percebo que para muitos o futebol nunca foi tão atractivo e empolgante, sobretudo para os mais novos (e até sou relativamente jovem)! No entanto, tenho divorciado aos poucos do futebol actual pois já não me identifico nos valores predominantes, a começar no meu próprio clube (que quanto a mim está perdido num ciclo vicioso de cultos de personalidade) e a acabar num dos jogadores que mais admirei e maior gozo me deu ao ver um jogo de futebol, Leo Messi, a ingressar no clube que para é a personificação daquilo que não gosto no futebol actual! Mesmo por aqui, sinto-me cada vez deslocado, o VM continua a ser a referência para mim no que toca a notícias e debate desportivo… no entanto, o conteúdo do comentário e a partilha de ideias são me cada vez menos atractivos, por isso ando muito menos participativo (e como muitos hão-de pensar: não se deu pela ausência eheheh)! Mas o problema deve ser meu, pois há gente que todos os santos dias e em praticamente todos os posts, sobretudo referentes ao futebol nacional aka 3 Grandes (vamos ser sinceros!), desbobinam barbaridades e hipocrisia e parecem ter imenso crédito e reciprocidade dos outros users, logo quem está a mais sou eu!
E o que mais me incomoda, é que muita desta gente “grita” para quem quer ouvir que têm todos os “valores certos”: todos ecológicos, pró-igualdade e equidade entre os sexos, classes sociais, etnias, orientações sexuais e por aí fora, mas depois dão saltos de alegria quando um clube completamente megalómano como o PSG está a construir uma das equipas mais caras da História, num ambiente de opulência, capitalismo selvagem (com marketing agressivo e muitos vezes direccionado aos mais novos e susceptíveis) e jets privados!!! Estão sempre a defender ou justificar o panorama actual (onde os jogadores de futebol são basicamente os gladiadores do Coliseu da Era Moderna), sempre a pedir mais e mais contratações, constantemente a banalizar o conceito/significado de ser banal, passando a expressão, e nem sempre têm o mínimo respeito pelos visados! Já para não falar da veneração aos jogadores primadona que estão longe, muito longe, de ser exemplos positivos, a todos os níveis (pelo menos no que é realmente importante para mim) para o mais jovens!!! Santa incoerência e hipocrisia…
Enfim… é para o que está, desejo ao Messi uma boa continuação de carreira… mas não nego que estou algo desiludido com as circunstâncias, ainda por cima sendo ele um dos “últimos moicanos” do futebol romântico (pelo menos Messi enquanto pessoa/futebolista, pois Messi enquanto marca, não difere muito dos outros admito, sobretudo no que toca à entourage e na forma como é gerida a sua vida)! Eu do meu lado, vou vivendo o futebol actual mais à distância, sem clubite (de momento o meu clube cessou actividade logo fica mais fácil) nem tribalismo, talvez a forma mais saudável! Até porque ainda há vários projectos mais “puros” (à falta de melhor palavra) para seguir, há ainda vários jogadores com os quais me identifico e que me inspiram, há futebol jovem (o corrompimento começa cada vez mais cedo, mas as “águas sempre são mais limpas”) e claro as Quinas para apoiar (por muitos problemas que possam existir, e existem, para mim este “investimento” é vitalício).
Apenas a minha opinião… e sei e assumo que também acabo por contribuir para este futebol-cifrão, de forma directa ou indirecta! E já estive bem doente com clubite na minha adolescência…
Saudações Desportivas
Kacal
Até eu que sou fã do CR embora goste de Messi fico surpreendido por vê-lo vestido de um equipamento que não seja o do Barça, é estranho. Mas tudo tem fim e é uma mudança de ciclo. Assim como ver Messi sem a camisola 10 é estranho, mas pronto… PSG fica com obrigação de conquistar a Champions e é o favorito, a meu ver.
Sobre ser o melhor XI da história, não acho. O trio de ataque nem sequer é superior ao trio MSN, por exemplo. Além de Messi e Neymar da altura serem superiores aos atuais a meu ver, depois havia um Suárez no topo de forma e era um avançado de classe mundial com os três a encaixarem bem nas respectivas posições. Mbappé já é muito bom mas não acho que seja o Suárez da altura ainda a jogar como #9 e falta ver como os três se entrosarão juntos.
Depois o resto da equipa já vi melhores, sendo esta muito boa claro mas já vi melhores até porque Ramos já foi melhor. Para mim o melhor Real da última década era superior no geral a esta equipa. Trocava Bale por Messi mas de resto talvez não trocasse mais ninguém.
ktc
Melhor da atualidade sim, melhor de sempre não acredito, Tanto Real e Barça tinham 11s mais fortes, para não falar do famoso Milan.
Messi e Ramos estão na pré reforma. O Barça com o trio de meio campo (busquets, Iniesta, Xavi) e Messi no prime, era muito superior, o mesmo para o Real com Casemiro, Kross, Modric, Ronaldo, Benzema, Bale.. Acho que não há muitas duvidas. Tanto em individualidades como em jogo coletivo gostava mais das equipas espanholas.
Vamos é ver o que acrescenta messi a esta equipa em termos coletivos, falta ver isto a funcional, eu estou curioso para ver esta malta a jogar sem bola, vai ser bom.
Gonssalo
Já muito foi dito, compreendo as diversas opiniões.
O Messi fez simplesmente o melhor para ele. Vai para uma das melhores equipas do mundo, onde tem amigos e onde vai ter com certeza o protagonismo que merece.
Desejo-lhe o maior sucesso, embora esteja lá também o porco do Sergio Ramos (que é um excelente jogador, também ele único), mas enfim.
Plantel pornográfico mas nao é o primeiro nem será o último.
Eu pessoalmente adoro o facto de ele ter ido para um clube que se recusou a fazer parte da superliga europeia.
E por fim, adorei o facto de ele ficar com a camisola 30, significa que não quis ficar com o numero de nenhum jogador que ja la estava. Uma atitude HUMILDE que só lhe fica bem.
BoaMike
É estranho ver o Messi com o 30 mas o Neymar ofereceu o 10 ao astro argentino e este recusou.
Só aí mostra o carinho mútuo entre os dois.
O brasileiro vai fazer de tudo para integrar o deus do futebol.
Eu se fosse o dono do PSG perdia o amor ao dinheiro e despedia o atual treinador e os buscar o Zidane.
Abbas
O Conte é que era com esta equipa.
Hirok "The Truth"
A 10 ficava-lhe tão bem, Messi devia ter aceite a entrega da 10 por Neymar e este ficava com a 11.. mas pronto a 30 foi na estreia e será na despedida da Europa pq depois disto acredito que Messi acabará no Newells com a 10..
Em relação ao 11.. minha nossa, só mesmo o treinador é fraco, um Zidane era épico.. com Pochettino tudo é possível.. para o lado negativo
BrunoAlves16
Difícil dizer, é o melhor da actualidade é sem dúvida, mas também era difícil não ser ao juntar o melhor jogador dos últimos 30 anos e um dos melhores da história a um naipe já de si recheadissimo.
Compete com o onze dos galácticos, do Real da era Cristiano e com o Milan de Sacchi (Gullit, Van Basten, Rijkaard, Baresi, Maldini, Costacurta, Tassotti, Ancelotti, ufa!). Não coloco o Milan de 2005 ao nível destas apesar de ser uma grande equipa.
Quanto à que melhor jogou, a melhor equipa em tese, essa não tenho dúvidas nenhumas, Barça de Guardiola.
Sobe Alges
Era o esperado. Tem uma excelente relação com alguns jogadores do PSG e vai juntar-se a uma grande equipa.
Ainda assim, fico um bocado desiludido, porque apesar do Messi ser o meu jogador preferido de todos os tempos, confesso que não vou passar a assistir à Ligue 1 por sua casa. Provavelmente vou apenas ver os jogos da liga dos campeões. Enquanto que se ele tivesse ido para o City, provavelmente não iria perder um único jogo. Ia ser incrível ver Messi quase todos os fins de semana a enfrentar grandes equipas e com os estádios ingleses cheios. É uma pena.
Jmfelix
Deus livre o Sporting, o Porto e eventualmente o Benfica apanhar “isto” na Champions. Até mete medo.
Gonssalo
Eu sinceramente gostava de ver o meu Sporting jogar contra este PSG, era muito boa experiência para a equipa. Imagino o discurso do Amorim para os motivar, e imagino o quanto eles nao iriam correr. Vou torcer por isso juro
Vegeta
Se o Benfica passar, vou pedir por tudo, para apanhar o Psg.
Só vi o Messi 2x ao vivo e mereço ver mais.
Dca
Falta no negrito, menção a Di Maria.
Hirok "The Truth"
O grande rival deste PSG é Pochettino disso não há duvidas..
Pormenor Tatico
O grande rival é a própria equipa, sinceramente vejo muitos egos e aburguesamento, não vejo esta equipa ser unida, solidária na disputa de bola, sem mentalidade é impossível obteres o sucesso e eu não vejo isso nos franceses, só compram jogadores com nome, mas que não encaixam na equipa.
Pochettino é a melhor coisa que o PSG têm e irá sair pela porta pequena pelo péssimo projeto que têm, basta ver que o seu Tottenham era bem mais equilibrado que este PSG.
Shinzy123
poche a melhor coisa? Amigo, um plantel como este do PSG precisa de um Zizou ou Conte. Poche? tanto hype a volta dele e no ano passado foi ridículo, perdeu o titulo para o Lille. Alias, ate digo mais, os jogadores do PSG fazem o que querem do argentino
O Rúben
Bem, só agora consigo escrever sobre este assunto… inicialmente fiquei afetado, tendo-me invadido uma sensação de estranheza pelo que aí vinha, até entrei em negação.. Quebras de laços duradouros e aparentemente inextenguíveis são sempre inesperados e têm grandes repercussões, mas houve uma marca indelével de surpresa nesta separação. Nada fazia esperar este desfecho e ainda para mais transmite a ideia de que houve amadorismo, falta de transparência e brio profissional. O futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes, é certo, mas é díficil dissociar da influência que tem na nossa vida. Obviamente a moça também está associada ao clube que prezo e continuarei a acompanhar.
Mas aqui quero abordar 3 tópicos:
O Barcelona dificilmente merecia outro fim. Não foi o Laporta que fez a cama, mas é ele que nela se deita, mas a gestão de fim de ciclo que se fez ao longo de todos estes anos foi macabra e cruel tanto como foram estupidamente afastados do clube, como foram substituídos. Os únicos dois que se mantém são aqueles que em piores condições físicas estão. Contudo, o Barcelona continua a ter uma equipa de Liga dos Campeões, ainda que longe de serem favoritos em alguma competição. A base juvenil que compõe a equipa e o plantel (Demir, Gavi, Nico Gonzalez e Balde entre as novas entradas) permite a nós, adeptos, augurar algumas boas perspetivas.
Seguinte ponto é relativo à escolha do Leo. Apesar de tudo eu considero que é a escolha mais arriscada de todas as possíveis, sobretudo por que é a mais ambiciosa. Era a equipa com maior pressão para vencer a Champions de há vários anos para cá e, agora, tornou-se de caráter obrigatório e imperdoável se isso não acontecer. O objetivo é a Champions e isso acarreta um grande risco, porque como intitula e questiona o VM é um dos melhores 11 de sempre e isso traz uma enorme pressão a todos os jogadores, mas sobretudo ao Messi que vem adicionar essa obrigatoriedade em vencer a competição. Um falhanço seria tão polémico e criticável que está sujeito a apresentar um nível ainda mais alto do que aquele que tem apresentado. É que no Barcelona toda gente tinha noção que não havia a exigência de chegar aos mínimos de uma final. Agora o mínimo é conquistar a competição sendo, ele, obviamente, a figura com maior responsabilidade. Para mim escolher um Arsenal, um Inter, etc. Seria a maior demonstração de falta de ambição. Em qualquer profissão um funcionário pretende chegar a onde estão os melhores e trabalhar com os melhores. O melhor funcionário do mundo no futebol haveria de querer trabalhar numa empresa mediana e abaixo do que merece porquê?
Terceiro e último ponto, finalmente o Messi está rodeado por jogadores de elite. Muitos anos depois está inserido numa equipa que lhe permite lutar por todos os títulos, sendo que existem 3 ou 4 jogadores além dele que conseguem ganhar jogos. O PSG não será dependente do Messi como era o Barcelona e uma equipa que não depende do melhor jogador da história e que agora conta com ele só pode ter o céu como limite. É assustador e apavorante o que isto pode significar. É muito interessante ver que o seu Dest agora é o Hakimi, que o seu Lenglet agora é o Sergío Ramos, que agora tem ponta de lança e é o Mbappe e que o Dembelé é o seu amigo Neymar. E agora até tem um treinador competente. Ele merecia isto.
MNM, Here We Go!
PS.: Escolher o 30 é de uma nostalgia brutal! Simplesmente diferenciado.
MM
Messi é fenomenal, mas espero que o PSG nao tenha sucesso, nao gosto destes projetos.
Quanto ao plantel, têm tamvez o melhor 11 da atualidade, mas dai a terem a melhor equipa vamos ver….a Champions ira dizer se é assim ou nao. Nomes nao ganham jogos
O Rúben
Só queria acrescentar que tenho a certeza que voltaremos a ver o melhor Neymar. Ele respeita muito o Messi e sabe o que custou-lhe sair de lá para integrar este projeto. Vai, finalmente, dar o seu melhor sobretudo naquilo que irá deixar de fazer fora do Parc des Princes. Tentou, até, dar-lhe a 10, mas o Leo não quis.
Vegeta
Isto!
Ainda ontem comentei isso com os meus amigos, o Neymar vai voltar a uma forma absurda.
Nunop
Se contratassem o Theo Hernandez, era o melhor plantel da história na minha opinião (lateral esquerdo é a única lacuna do plantel, isso e uma equipa de fisioterapeutas/médicos de topo porque o PSG nos últimos anos para os jogos internos, 4/5 dos 7 suplentes são miúdos da formação e houve jogos que nem 7 suplentes levaram, nunca vi o plantel todo disponível, há sempre imensas ausências).
Contam com o melhor de sempre dos que vi jogar (na minha opinião), com 3 dos melhores 6 jogadores da atualidade (Cristiano, KDB e Lewandowski completam o top), o melhor guarda-redes da Champions dos últimos anos, um dos futuros melhores guarda-redes de sempre/MVP do Euro 2020, o melhor lateral direito da atualidade num sistema de 3/5 defesas, um dos melhores centrais da história, o capitão da seleção Holandesa e peça muito importante no Liverpool de Klopp que tb foi uma grande equipa, um jogador que figura no top 5 de sempre em assistências (Di Maria)….e ainda conta com jogadores muito bons como Marquinhos, Kimpembe, Verratti e jogadores de rotação que noutras equipas de semi-topo eram titulares, como Draxler, Sarabia, Ander Herrera, Bernat, Danilo Pereira.
Tudo o que não for a Champions e todos os troféus internos (o campeonato com 20/25 pontos de vantagem), é um trabalho absolutamente fracassado de Pochettino (já perdeu a Supertaça esta época).
benjibb
Imagino as reacções negativas dos adeptos caso vençam a Liga com 19 pontos de vantagem!
Pedro Miguel S.M. Rodrigues
Está oficialmente confirmado. Preferia que fosse para o City mas a escolha dele é compreensível.
Desejo toda a sorte do mundo ao jogador que para mim é o melhor. Acompanharei com interesse os jogos do PSG. Até para ver se Pochettino tem dedos para isto… duvido…
Quanto aos comentários sobre Messi e se é um pesetero ou não, realmente o que a ignorância faz às pessoas. Em vez de se informarem sobre o estado financeiro do Barcelona e as regras financeiras da La Liga ou como os dois grandes espanhóis estão numa embrulhada financeira desastrosa (veja-se como o Real quer começar uma acção judicial civil e criminal contra a La Liga pelo acordo com a CVC…), preferem espalhar maluquices sem sentido. Enfim, o que a ignorância faz às pessoas…
Pablo
A equipa do Real dk CR7 foi construída. A do PSG é montada.
Filipe Ribeiro
Melhor futebol praticado nos últimos anos para mim foi claramente o Ajax do Van Gaal e o Milán do Cappelo era superior a este PSG com uma perna às costas.
Totti
Eu só tou a rezar a todos os santinhos possíveis é que o PSG calhe no grupo do Sporting, para ir a Alvalade e ver esta equipa histórica
ktc
Real de ROnaldo, Benzema, Bale , Casemiro, Modric, Kroos e Barça de Messi, Iniesta, Xavi, Busquet era superior em qualquer dia a esta equipa. Até porque Messi já não está no pico e o meio campo de Real&Barça são muito superiores a este do PSG
Shinzy123
não está no pico mas continua a ser destacado o melhor do mundo
JPDF
Chamem-me louco, mas não considero esta equipa ser assim tão do outro mundo como quer-se fazer parecer. É de facto uma equipa bem composta, com uma frente de ataque demolidora (talvez a melhor frente de ataque de sempre), mas ainda assim as restantes posições deixam espaço para incógnitas.
Meio campo com Gini e Verrati não pode ser considerado top tier, não da atualidade e muito menos de sempre. É competente mas não espetacular. Aliás, é até absurdo tentar comparar com o meio campo do prime Barça ou do Milan com o trio holandês.
Depois na defesa, acho que o Sergio Ramos neste momento está a ser overhyped. Com 35 anos já não é o que era, sendo que nenhum dos restantes pode-se dizer que é completamente Top (acho que nenhum é superior a Ruben Dias neste momento, por exemplo). Nas alas, a esquerda nem vale a pena falar de tão baixo nível que é, enquanto que na direita há Hakimi que tem muita qualidade, nada a dizer aqui.
Depois temos a frente de ataque, que sendo de facto fabulosa em papel, resta descobrir como se desenrola na prática, pois são 3 jogadores que muito pouco vão trazer em termos de intensidade de jogo (Messi era muito forte neste capitulo mas foi naturalmente perdendo isso com a idade enquanto Neymar é o que se sabe neste capítulo).
Sendo assim, fico estupefacto quando tentam comparar esta equipa com o prime Barça, que tinha melhores centrais (prime Piqué e Puyol eram claramente superiores a qualquer um dos centrais atuais do PSG, indiscutivelmente), laterais (Alves e Alba/Abidal eram superiores), médios (nem vale a pena mencionar, melhor meio campo da história provavelmente), um melhor Messi e com Villa/Pedro era um 11 na minha opinião muito superior globalmente.
Acho que estão a dar demasiado overhype neste PSG apenas e só pela frente de ataque. Certo que têm uma equipa interessante, com bons jogadores em quase todas as posições, até aceito que seja a melhor do mundo atualmente (mas City com Kane teria uma palavra a dizer), mas não aceito que se diga ser a melhor equipa de sempre, nem de perto nem de longe.
Gonssalo
Compreendo perfeitamente os argumentos, e concordo com bastantes. Eu pessoalmente nao ponho este PSG ao nivel do barça de Guardiola ou ao real de Ancelotti/Mourinho/Zidane.
E nas melhores equipas da actualidade ainda temos de incluir o Chelsea, actual campeao europeu e que esta prestes a receber o Lukako, com Tushel ja ambientado ainda vai surpreender muita gente
Kafka
Concordo com a análise JPDF
Af2711
Não é o melhor XI da história, mas se houver uma época de claro destaque dos três conquistando uma Champions, provavelmente figurarão nas discussões do melhores trios ataques de sempre.
(venha Cristiano e partam a loiça toda)
Pormenor Tatico
Valorizam em demasia esta equipa do PSG, muito talento, mas pouco equilibrada, com Messi será ainda pior, uma equipa têm que ter um pouco de tudo, senão fica disfuncional, o Pochettino que é dos melhores do Mundo e melhor treinador que os franceses já tiveram e não consegue por a equipa a funcionar, acho que só isto devia preocupar.
Não vejo esta equipa funcionar, mas cá estarei se estiver enganado.
Mantorras
1. O melhor 11 da actualidade sim, a melhor equipa duvido.
2. Gosto muito que jogue com a 30, estava a torcer para que nao escolhesse a 19… e a dez so no Barcelona e na seleccao.
3. Prefiro os 11s de Barca e Real que dominaram a europa, a meu ver sao superiores (nao pelos nomes apenas, mas pelos momentos dos jogadores).
4. Nao se esquecam que o PSG foi contra a superliga. Tem piada agora ir buscar uma data de craques a custo zero a clubes que a queriam e que sem ela “xau Laura”.
5. Sente-se o fim cada vez mais perto, mas ainda teremos o melhor que vi por ai… e com amigos novos.
Vai ser giro.
Flavio Trindade
A discussão de ser ou não o melhor plantel de sempre é estéril.
Interessa pouco.
Li nos comentários abaixo um que me identifico bastante, do Pablo.
Emtre ter um plantel construído ou pensado ao longo do tempo como foram as grandes equipas da história, ou ter um plantel montado apenas porque há dinheiro para injectar, é evidente que o primeiro exemplo é mais válido.
Aliás desde os petrodolares do sheik do PSG que desportivamente até se pode apelidar este projecto francês como o maior flop de sempre.
Poderia dizer o mesmo do City mas esses ainda têm o mérito de ter ganho com treinadores diferentes a mais competitiva liga do mundo.
Ganhar o francesão com plantéis pornográficos, diferenças orçamentais brutais e palmadinhas nas costas dos senhores do fair play financeiro, não é feito nenhum. É uma obrigação.
E mesmo assim já perderam 2, um para uma equipa de putos do Leonardo Jardim, outro para uma equipa projectada com base no potencial.
Zero Champions (tal como o City) e apenas 1 final (tal como o City) ao fim de tanto tempo fazem deste projecto PSG um falhanço.
Esta aposta em Messi é o all in final e tudo o que não seja limpar todas as provas será mais um rotundo falhanço e se calhar o último prego no caixão dos parisienses.
Quem tanto critica Le Bron James e as suas super equipas na NBA, terá que fazer o mesmo agora porque de facto no papel isto é a definição de super equipa.
E se por um lado será divertido ver esta versão dos Harlem Globetrotters jogar, por outro será ainda mais fácil para o adepto comum relacionar-se com um Giannis e com a versão futebolística dos Bucks do que com esta equipa.
Filipe Ribeiro
Perderam 3 vezes, a primeira para o Montpellier do Belhanda e Giroud que se não me enganam tinham subido de divisão nesse ano.
Shinzy123
mas qual all in? vocês ainda não entenderam que o bacano é príncipe da líbia, tem dinheiro infinito e isto do PSG representa apenas 0,1 % da riqueza dele. All in dizem eles lol
DNowitzki
Não houve uma época em que Messo, Xavi e Iniesta foram 1, 2 e 3 no podium dos melhores do ano?
Oldasity
Sim, em 2010 se não estou em erro.
E em 2015 ou 2016 deveria ter sido Messi, Suárez Neymar no pódio também.
hortalica
O problema deste PSG vai ser o momento defensivo e não interessa o talento individual (atrás e à frente) que existe. Falta ali uma ou outra “formiga trabalhadora”, um jogador tipo Casemiro que não deslumbre mas que destrua o que seja preciso destruir. Dos 4 da frente quem é que vai defender? O Messi/DiMaria devem ser poupados no momento defensivo (por causa da idade) para estarem frescos no seu melhor momento (ofensivo), o Neymar e Mbapé que vão ser os 2 jogadores a pisar os terrenos mais ofensivos, duvido que mudem de atitude e venham defender. A equipa poderá encontrar-se constantemente em situações perigosas nos contra ataques (por exemplo).
Honestamente se apanharem uma equipa organizada que seja forte defensivamente e nas bolas paradas, não me admira que acabem eliminados. Esta equipas vai ter pontos fortes como nenhuma outra, mas provavelmente vai ficar tão exposta defensivamente que poderá custar-lhes uma eliminatória contra equipas ultra defensivas.
J Silver
Muito se fala de Ronaldo e Messi na mesma equipa mas eu acho que a presença de Ramos aqui até tem mais piada, pelo que se construiu ao longo destes últimos anos.
kami1991
O Mundo do futebol quer que mbappe saia e venha CR7.
Até pode jogar o kurzawa , acho que não vai ser por aí que a equipa vai descer de qualidade