Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Pepa até 2024 no Vitória SC

Vai cumprir o contrato até ao fim? Já demonstrou qualidade mas os vimaranenses, como demonstrou esta época com 4 treinadores ou a saída de Ivo Vieira, não são propriamente sinónimo de estabilidade.

Já era público, mas agora é oficial! O Vitória SC anunciou a contratação de Pepa até 2024. O treinador, que levou o Paços de Ferreira ao 5.º lugar da Liga, ruma a Guimarães depois de uma época em que o clube teve 4 treinadores (Tiago, João Henriques, Bino e Moreno) e falhou o objectivo de chegar às competições europeias.

51 Comentários

  • Mantorras
    Posted Maio 21, 2021 at 10:46 am

    Desejo-lhe muito boa sorte. Gosto bastante dele.

  • rmatos24
    Posted Maio 21, 2021 at 10:47 am

    Que a escolha é boa, acho que não existem grandes dúvidas. Mas também o Ivo Vieira o era e mesmo o João Henriques. Agora, acho que o problema do Vitória está identificado. A exigência é muita e a paciência é pouca, sobretudo por parte dos adeptos. O Vitória tem condições para estruturar um plano a médio prazo que permita a aproximação ao rival de Braga, mas terá que ser algo com tempo, com paciência. Penso que o Pepa é o treinador certo para isso, é deixa-lo trabalhar com um clima de tranquilidade.

  • Mikenen_PT
    Posted Maio 21, 2021 at 10:49 am

    Ora aí está mais um patamar que o Pepa sobe. É justo o Pepa poder ascender a um clube histórico da Liga Portuguesa como é o Vitória….contudo não sei se este Vitória está preparado para receber este treinador. O Vitória tem sido no passado recente um autêntico cemitério de treinadores e uma redoma para jogadores, sem nunca se perceber a política desportiva do clube.
    Diria que tem a 4ª massa associativa mais importante do país, contudo tem sido sistemático a invasão das instalações e os abusos por parte de um franja dos associados do Vitória. Espero e desejo que o Vitória deixe o Pepa trabalhar e escolher os jogadores que precisa, pois será meio caminho para a próxima época ser de sucesso. É importante que o Vitória tenha alguma estabilidade para bem da nossa liga, pois a nossa liga e a Cidade de Guimarães precisa de um Vitória forte.
    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 21, 2021 at 10:51 am

    O Pepa é um treinador que faz das relações humanas e espírito de grupo a maior força das suas equipas.

    No Guimarães terá as condições que sempre sonhou poder vir a ter em Paços de Ferreira (na teoria) com uma equipa jovem e recheada de qualidade em todos os sectores.

    Não me surpreenderia se o Vitória tivesse de apertar o cinto na próxima época uma vez que não vão competir na Europa e o projecto do Carlos Freitas parece ter acabado.

    Parece faltar alguma qualidade na defesa e falta um ponta de lança de qualidade. Não é por acaso que o André Amaro acabou a época como melhor central da equipa (ainda é júnior) e Estupiñan e Bruno Duarte não são jogadores para um nível superior a este em termos de eficácia.

    Mas há muitos jogadores interessantes no plantel, por exemplo quem dera ao vizinho Braga ter jogadores como Pepelu, André Almeida, Edwards, Quaresma, André André ou Rochinha.

    O difícil é conseguir juntar as peças todas e construir uma máquina de alto rendimento. Sem esquecer que a equipa B também tem jogadores com muita qualidade e Tomás Handel, Guilherme Guedes, Celton Biai e o Herculano por tudo o que mostraram esta época têm ao menos que fazer parte da pré-época e ter oportunidade de lutar por um lugar na equipa.

    • panchuvilha
      Posted Maio 21, 2021 at 11:15 am

      O Braga não tem Pepelu nem André Almeida nem André André mas tem Fransergio, Castro e Musrati que metem qualquer jogador do meio campo do Vitoria no bolso.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Maio 21, 2021 at 12:01 pm

        Estes também são bons jogadores e gosto de todos (tirando o Al Musrati que é mais recente os outros eram presença garantida nas minhas equipas de Liga Record e afins. O Castro ainda era novo e antevia-lhe carreira no Dragão) mas não creio que “meter no bolso” seja a expressão mais adequada pois enquanto os ddo Braga já têm carreira feita os outros têm muito talento e são ainda miúdos, exceptuando obviamente o AA, um símbolo do Vitória) e nas mãos correctas podem construir carreiras superiores… Mas é um “se” e o tempo dirá. Com 22 anos os de Braga que citas estavam no Olhanense (Castro) e Ceará (Fransergio). Espero não me esquecer de tirar notas sobre a prestação desses jogadores no 1° embate com Pepa ao leme e ver se a diferença é tão grande como dizes :)

        • panchuvilha
          Posted Maio 21, 2021 at 1:05 pm

          Usei uma expressão exagerada pelo o facto de ele ter dito “quem dera ao vizinho Braga ter”, não estou a pôr em causa a qualidade de nenhum deles. Além disso, a minha comparação era relativamente ao momento atual, não era propriamente ao potencial, até porque aprecio e acredito muito que o André Almeida pode vir a ser um grande jogador.

          • TOPPOGIGGIO
            Posted Maio 21, 2021 at 1:29 pm

            Ok, não tive em conta esse “…quem dera ao Braga” :) eu também sei que ao dia de hoje os que referes são certezas (com carreiras interessantes) e os outros são projectos por isso actualmente os de Braga partem à frente. Oxalá os de Guimarães possam fazer também boas carreiras. Abraço.

      • coach407
        Posted Maio 21, 2021 at 12:21 pm

        E mesmo o João Novais ou o André Horta não são inferiores ao André Almeida… Já para não falar que o Gaitan e o Ricardo Horta também jogam no lugar do André Almeida e não lhe devem nada como é evidente.

        O Vitória só tem uma equipa de qualidade realmente anormal face ao habitual em termos de extremos. Ter Quaresma, Edwards, Lameiras e Rochinha é anormal para o Vitória, mas o Braga tem Galeno, Ricardo Horta, Iuri Medeiros, Gaitan e Lucas Piazón portanto nem nos extremos se pode dizer “quem dera ao Braga”.

    • Rabensandratana
      Posted Maio 21, 2021 at 12:11 pm

      Pepelu, esteve emprestado esta temporada.
      Eu adoro o Vsc, clube da cidade onde nasci mas neste momento talvez só o Rochinha e o Edwards teriam condições para discutir a titularidade no SC Braga quanto aos restantes nem por isso.
      O Vsc tem de aproveitar as suas camadas jovens e despachar cepos como o norueguês Noah, o Sacko por mim era vendido aproveitar que está bem cotado em França, assim como o Varela, Suliman é horrível, Miguel Luís também é fraco.
      Gosto de jogadores como o Sílvio (bastante experiente), Rochinha (o melhor esta temporada), Estupiñan (bem servido, chega perfeitamente), Lameiras, penso que para o ano explodirá e claro está a jóia da coroa que este ano mal apareceu o inglês Edwards que tem uma técnica refinada.
      Na baliza gostaria que o Vsc fosse buscar o gk do Paços.
      Em termos de centrais, falta um jogador experiente na casa dos 28 anos que faça crescer o Mumin (esteve mal em diversos jogos mas mesmo assim tem muito potencial. Gostava de ver o lateral direito do Estoril na cidade de Guimarães, Carles Soría, em termos de meio-campo estamos bem servidos se o Mikel, Wakaso e o Joseph recuperarem devidamente dos problemas físicos que têm tido.
      Relativamente às alas temos, o Rochinha, Lameiras, Edwards e talvez o Quaresma chegam perfeitamente, logo não vejo necessidade de contratação mas se for necessário, contraria o Miguel Cardoso ou o Hélder Ferreira.
      Avançados, tentaria o Mário González que me enche e muito as medidas e iria aproveitar o Aziz que fez uma boa temporada no Estoril.

  • Estigarribia
    Posted Maio 21, 2021 at 10:54 am

    Como grande fã do Pepa, já desde os tempos do Feirense, desejo muita sorte nesta sua nova aventura em Guimarães pelo Vitória SC.

    Agora uma questão: será que vai levar alguns jogadores do Paços de Ferreira? Deverá haver algum que tenha lugar no no emblema vimaranense…

    Saudações Leoninas

  • Peter S
    Posted Maio 21, 2021 at 10:59 am

    É um bom treinador, falta é saber se aguenta ao ambiente do VSC. Vai ter de se qualificar para a Europa, com presidente e adeptos muito pouco pacientes. Ou seja, vai estar sujeito a uma pressão que não conheceu até hoje.

    Espero que tenha bons resultados, porque gosto do Vitória.

  • J Silver
    Posted Maio 21, 2021 at 11:02 am

    Um Vitória estável fazia muito bem ao futebol português mas os últimos anos têm sido ridículos. Espero que Pepa consiga resistir à lâmina afiada do Rei.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2021 at 11:18 am

      O Vitória está a sofrer de síndrome Sporting. Constantemente a equiparar-se ao Braga sem ter o mínimo de sustentação para tal e a evitar a todo o custo ter um ”ano zero”.

      Tal como no Sporting, bastou um ano em que baixou a guarda, deu um passo atrás, reduziu as expectativas e entranhou que um ano zero seria fundamental para construir as bases para o futuro.. contratou bem e barato, apostou fortemente na juventude… e foram campeões.

      O Vitória que esqueça os adeptos, que esqueça as estrelas que custam milhões, no dia em que formarem uma verdadeira equipa dentro e fora das 4 linhas, é o dia em que vão lutar pelo pódio da Primeira Liga.

      • Conquistador
        Posted Maio 21, 2021 at 11:38 am

        Bom dia Sr. António, gostaria de saber onde foi buscar a ideia de que o vitória está constantemente a equiparar-se ao braga, se me puder resposder eu agradecia, é que como vitoriano e consciente do universo vitoriano não ouço falar quase nunca do braga, relativamente aos dirigentes também não.

      • Tiago Silva
        Posted Maio 21, 2021 at 12:17 pm

        Acabo por concordar, seria muito importante para o Vitória conseguir dar esse passo atrás e ter mais paciência com a equipa. Será importante o Pepa trazer jogadores com quem já trabalhou e que encaixem bem nesta equipa como o Helder Ferreira, o Tomané, o João Pedro, o Moufi, o Cláudio Ramos, ainda por mais porque tirando o Moufi, todos estes foram formados no Vitória. Um pouco como fez o Sporting, trouxe jogadores que sentem o clube e com eles poderia trazer também o Paulo Oliveira, o Hernani por exemplo e colocar lendas como o Moreno na sua equipa técnica. É importante encontrar um bom balneário para poder estabilizar a equipa das exigências dos adeptos.

        Este poderia ser uma hipótese de plantel:

        GR: Cláudio Ramos, Trmal e Tié

        DF: Moufi, Ouattara, Paulo Oliveira, Mumin, Jorge Fernandes, André Amaro, Mensah e Helder Sá

        MD: Pepelu, Wakaso, Handel, João Pedro, André André, André Almeida, Janvier, Joseph

        AT: Hernani, Quaresma, Lameiras, Rochinha, Helder Ferreira, Tomané, Bruno Duarte e Herculano

        Vender Edwards e Sacko porque são jogadores como mercado e permitiriam dar fundos para as compras e para dar mais mística ao Vitória.

      • lipe
        Posted Maio 22, 2021 at 3:13 pm

        Pódio ? Porquê parar aí, diria que quando isso acontecer até pela Champions vão lutar !

        Um gajo lê cada coisa aqui às vezes.

  • Ricardo Lopes
    Posted Maio 21, 2021 at 11:09 am

    É a melhor escolha possível. Pinto Lisboa acertou nesta. Resta é saber que ambiente se vive em Guimarães e quais são os objetivos. O Vitória é um dos maiores clubes ao nível nacional, porém não parece ter um projeto capaz de levar ao clube ao quarto lugar. A paciência também não abunda por aqueles lados.
    Na minha opinião tem de se mudar o foco do mercado de transferências. Carlos Freitas trouxe muitos estrangeiros promessas, mas poucos resultaram, havendo assim muito para arrumar nesta casa. Deviam contratar mais jogadores conhecedores da nossa liga, preferencialmente que tenham trabalhado com Pepa e subir alguns jogadores da equipa B, que do que vi têm alguma qualidade.
    Está contratação é igualmente importante para o presidente que fica marcado por um mandato fraco e esta é a sua última aposta.
    Espero que Pepa cumpra os 3 anos de contrato. Se não os cumprir que seja para subir mais um degrau.

  • Xyeh
    Posted Maio 21, 2021 at 11:12 am

    Do ponto de vista de um treinador ir para o Vitória é assim tanto upgrade? A nível de orçamento continua atrás de SLB, FCP, SCP e Braga logo o máximo que pode tentar alcançar será o 5º lugar que acabou de conquistar pelo Paços, não será mais interessante consolidar o Paços como o 5º melhor clube português e aí aumentar os seus adeptos? É que o Vitória é o 5º maior mas será complicado alcançar mais do que isso. Além do lado financeiro só se esperar mesmo fazer algo melhor que o 5º lugar é que me faria mudar do Paços para o Vitória.

    • Mikenen_PT
      Posted Maio 21, 2021 at 11:22 am

      Caro Xyeh,

      Goste-se ou não, seja-se de Braga, Guimarães ou de qualquer outro lado do país ou do mundo, o Vitória é um grande clube Português. Tem uma massa adepta, que diria ser a 4ª do país, umas infraestruturas do melhor que há, por isso em teoria ir para o Vitória é claramente um upgrade, não só pelo o que referi atrás, mas pela exigência que existe no clube. Relativamente à história dos orçamentos, por esse raciocínio o sporting nesta época jamais poderia ser campeão. O Pepa teve muito mérito com o trabalho que teve em Paços (tal como em Tondela), mas com o devido respeito pelo Paços, o clube ainda não tem nem dimensão nem infraestruturas que sejam comparáveis à do Vitória…. assim, ir para o Vitória é em teoria um upgrade (desportivo e financeiro)….resta saber se o clube está preparado para receber o Pepa e dar o tempo necessário para este desenvolver o seu trabalho.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 21, 2021 at 11:41 am

      Verdade que o Paços ficou em 5º, com grande trabalho do Pepa e do seu plantel, também se deve a estabilidade proporcionada pela direcção. E o Pepa de certeza acredita que pode fazer um bom trabalho e com isso também ter uma atmosfera mais calma e que venha a dar os seus frutos. Mas se o facto do Paçosficar em 5º é alvo de elogio porque não seria de esperar em condições normais (aqui inclui-se um VSC estável por ex.), no VSC ficar em 5º é atingir o mínimo exigido e logo aí já tens a diferença de estatuto dos 2 clubes. O Paços tem vindo a crescer e esta época juntamente com a do Paulo Fonseca mostram que não é obra do acaso; mostra que a direcção tem uma ideia (boa, diga-se) e tem vindo a pô-la em prática com escolha criteriosa de elementos para o seu grupo. Estou curioso para ver quem será o novo treinador e não creio que vá ser algum dos recém despedidos (talvez até o João Henriques, embora a imagem meio gasta dos últimos 2 meses no VSC, possa ser opção). Mas o que queria dizer é que em condições normais é um salto acima na minha opinião. O Braga foi ultrapassando o VSC e é neste momento a 4ª força nacional mas se há clube que mesmo que desça ao inferno consegue regressar é o o Vitória porque tem uma força de adeptos (para o bem e para o mal) incrível. Talvez o Boavista seja outro caso parecidoo e que, em condições normais, estaria a brigar pelo 5º/4º posto da liga. O Braga leva vantagem, estabilizou-se, mas esses 2 clubes creio têm uma implantação maior e mais forte. Com as pessos certas voltarão ao lugar que conquistaram ao longo da sua história e se assim for estarão (ainda durante um tempo) num patamr acima do Paços, clube com o qual também simpatizo por desde sempre me dar sensação que é um clube honesto.

      • Xyeh
        Posted Maio 21, 2021 at 1:27 pm

        Nas últimas 7 épocas o Vitória ficou em 5º ou melhor em 3 épocas, ou seja, na maioria das épocas o Vitória ficou abaixo do 5º lugar, se calhar não é assim tão linear que tenha de ficar sempre em 5º lugar, a pressão que existe sobre os treinadores é exagerada, é a 4ª maior equipa em Portugal, a 5ª a nível de orçamento mas o projecto não está estável por isso é que acho que o Pepa se conseguisse fazer nova época no Paços igual só iria consolidar o seu estatuto.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 21, 2021 at 2:26 pm

          Para consolidar o estatuto sim, creio que seria bom ficar no Paços e aí, caso conseguisse, até podia saltar diretamente para um grande sem uma etapa intermédia. Quanto ao VItória ter ficado em 5º apenas três vezes em 7 é precismaente pela instabilidade vivida mas creio que os seus adeptos consideram que essa posição na liga abaixo dos pergaminhos do clube e por isso, o não ter ficado em 5º, não quer dizer que tenham considerado boa a temporada. pressão sobre os treinadores estou de acordo contigo e quem segue minimamente o campeonato português estará de acordo connosco. É cedo para previsões até porque o próprio plantel sofrerá modificações mas numa época como a que acabou – e pese embora a excelente prestação do Paços “de Pepa” – em que o Braga vacilou muito pelo fim, com estabilidade acredito que o VSC apertasse o Braga pelo 4º lugar. Torço por Pepa e por um Vitória ao nível do esperado.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Maio 21, 2021 at 11:19 am

    Só mais este estágio (que espero lhe corra bem) para depois ir para a Luz. Contudo o Vitória não é um clube fácil (adeptos fervorosos – que este ano não puderam estar no estádio – e uma direcção sempre com o dedo no gatilho) e esta época acabaram por deitar tudo a perder com a dança de treinadores. Tem uma equipa com criativos e que pode render mais. Podiam ter-se apurado para a Europa tranquilamente mas foi o que se sabe sobretudo de desde o início de Fevereiro. A aposta inicial em Tiago correu muito mal (eu como sou crente achei que pudesse sair algo daí mesmo sendo ele inexperiente mas foi muito mau) e a despedida do João Henriques, embora os resultados de Fevereiro e Março tenham sido pior que maus, também não resolveram grande coisa. Pepa até agora mostrou competência, sensatez e bom futebol (embora na ponta final do campeonato tenha havido uma qebra) e oxalá isso seja suficiente para um bom início de noivado e que depois permita a equipa trabalhar com tranquilidade. Tem um punhado de médios de boa qualidade, se renderem o que deles se espera, e no ataque, não ssendo mau Estupinãn, podem pescar um avançado mais finalizador mesmo em PT. O Douglas Tanque por exemplo o Pepa já conhece ou mesmo o Mário Gonzalez…se o Clismo não se importar :) Creio que ainda que tenha sido ultrapasso pelo Braga (e com o tempo que o Boavista levará a reerguer-se por completo) o VSC continua a ter estatuto para pescar noutros clubes da 1ª Liga.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 21, 2021 at 11:42 am

      É de facto importante para o Vitória reforçar a posição de ponta de lança com alguém que efectivamente meta golos lá dentro.

      Não há muitos pontas de lança jovens portugueses com qualidade imediata para este lugar. Só se o Benfica quiser emprestar o Gonçalo Ramos ao Vitória.

      Herculano Nabian é fisicamente tremendo mas tem apenas 17 anos..

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Maio 21, 2021 at 1:13 pm

        Eu espero obviamente que o Ramos fique A CONTAR no plantel do Benfica e que não seja mais uma época parado. Dou esta que acabou de barato embora ele pudesse ter tido muitissimo mais minutos. Além das falhas que se apontam ao Jesus, com razão, na gestão de jovens talentos aliou-se a não entrada na Champions, um futebol sem sal e o correr atrás do SCP, e outros factores (entre os quais não está o COVID porque antes dele já estava mau) que acredito tenham feito o JJ jogar mais pelo seguro (jogdores mais experientes). Acontece que o Ramos teimou em prvar-lhe o contrário e mesmo assim comeu banco. Se não for para contar em 2021/2022 veria com bons olhos ele ser lapidado no castelo pelo Pepa.

  • MisterVaz
    Posted Maio 21, 2021 at 11:25 am

    Toda a sorte do mundo, excelente treinador.
    Agora resta saber como a direcção do Vitória lhe vai dar cabo da vida.

  • Mastodon
    Posted Maio 21, 2021 at 11:30 am

    Trocar o Paços nas competições Europeias e com uma base que já conhece para ir para o super instável Guimarães apenas nas competições internas.
    Ainda nem começou e infelizmente já estou a ver a correr mal.

    • LevonAronian
      Posted Maio 21, 2021 at 4:10 pm

      Um Paços que provavelmente vai ter a sua base destruida.
      Não é por acaso que as equipas que conseguem ir à Europa passam quase sempre por dificuldades na época seguida.
      Não é que o Vitória seja um clube estável, mas no Paços a próxima época será muito, muito mais complicada

  • coach407
    Posted Maio 21, 2021 at 11:38 am

    Mais um treinador com um percurso consistente que dá o salto para o Vitória, um clube sempre muito difícil.

    A questão é quanto tempo vai ficar ali. É que, desde o Rui Vitória, mais nenhum treinador conseguiu completar 2 épocas no Vitória. O Pedro Martins até ficou em 4º na 1ª época e, mesmo assim, acabou despedido.

    Talvez o mais inteligente seja fazer como o Luís Castro, ficar em 5º na 1ª época e sair logo dali antes que a bomba rebente nas mãos dele.

  • RicardoFaria
    Posted Maio 21, 2021 at 11:50 am

    Se fizer um bom trabalho em Guimarães vai ter a possibilidade de entrar num grande caso algum dos treinadores dessas equipas sejam despedidos.
    Pepa já mostrou qualidade mas não terá tarefa fácil no Vitória uma vez que os adeptos fervem em pouca água.
    Espero que lhe corra bem!

    Saudações DesPortistas!

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 21, 2021 at 11:57 am

    Nos últimos 10 anos:

    Braga teve o mesmo presidente e 14 treinadores (reparem só na qualidade e critério na escolha)
    Domingos Paciência
    Leonardo Jardim
    José Peseiro
    Jesualdo Ferreira
    Sérgio Conceição
    Paulo Fonseca
    José Peseiro (2ª vez)
    Jorge Simão
    Abel Ferreira
    Sá Pinto
    Rúben Amorim
    Custódio
    Artur Jorge
    Carlos Carvalhal

    No mesmo espaço de tempo o Vitória de Guimarães teve 3 presidentes e os mesmos 14 treinadores
    Paulo Sérgio
    Manuel Machado
    Rui Vitória
    Armando Evangelista
    Sérgio Conceição
    Pedro Martins
    Vítor Campelos
    José Peseiro
    Luís Castro
    Ivo Vieira
    Tiago Mendes
    João Henriques
    Bino
    Moreno

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 21, 2021 at 12:21 pm

      O Manuel Machado também esteve no Braga. Os casos de Evangelista, Campelos, Bino e Moreno são casos que derivam de maus resultados do teeinador anterior e foram situações pontuais. O Tiago parece-me dessa lista a unica escolha que correu mal. Os outros até passaram alguns deles também por Braga (SC e Peseiro) e os que não passaram não são propriamente de nivel mau (Luís Castro, Pedro Martins, Joao Henriques, Ivo Vieira – muito elogiado hoje em dia e pelo seu trabalho no Vitória – e Rui Vitória) e por isso a “culpa” não creio que esteja principalmente neles…

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Maio 21, 2021 at 1:38 pm

        *Correção: Como diz o Coach Evangelista foi aposta como o Tiago e não para “dar uma mãozinha” como Campelos, Binou ou Moreno

    • coach407
      Posted Maio 21, 2021 at 12:37 pm

      Paulo Sérgio foi uma boa escolha, terminou a época e já estava oficial no Sporting.
      Manuel Machado fez uma boa época, voltou a colocar o Vitória na Europa.
      O Rui Vitória tem um percurso fantástico no Vitória.
      O Sérgio Conceição, Pedro Martins, Luís Castro e Ivo Vieira falam por si. Não é por falta de qualidade deles.
      Campelos, Peseiro, Bino e Moreno foram treinadores para dar ali uma mãozinha no final do campeonato. É como dizer que o Benfica apostou no Nélson Veríssimo para treinador. Não apostou nada, estava ali para acabar a época.
      O Evangelista e o Tiago foram realmente apostas esquisitas, mas esses nem passaram de Setembro.
      Em relação ao João Henriques, tenho a convicção de que vamos acabar por colocá-lo no mesmo parágrafo do Sérgio Conceição, Ivo Vieira ou Pedro Martins. Treinadores que saíram pela porta pequena, mas são bons treinadores.

      E aqui é que está o problema do Vitória. Teve bons treinadores, mas nem esses têm sucesso durante um período relevante.

      Basta ver que, desses todos que mencionaste, só o Rui Vitória conseguiu completar 2 épocas (sendo que Paulo Sérgio e Luís Castro saíram para dar o salto ao fim de 1 época portanto talvez conseguissem acabar a 2ª).

  • Tó Madeira
    Posted Maio 21, 2021 at 11:58 am

    Bom treinador, mas o Vitória sempre teve bons treinadores e não consegue resolver os seus problemas. O problema está mais acima. Muita vontade mas pouca organização.

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 21, 2021 at 12:07 pm

    Sou grande fã do Pepa e por isso fico contente por ele.
    Pode-se perguntar se ficar no Paços não era preferível, mas o Paços vai levar uma razia no plantel, Eustáquio estará de saída, Bruno Costa já foi, Luiz Carlos vai fazer 36 anos, Luther Singh estava apenas por empréstimo, Oleg já saiu, Rebocho estava emprestado. A base da equipa iria ser perdida. Assim como a base no Vitória que precisa de ser reconstruída. Este ano foi um ano terrível para o Vitória, tudo mal preparado e planeado, no entanto um dos grandes responsáveis por isso já saiu, Carlos Freitas. Acredito que Pepa tenha tido o cuidado e a atenção neste aspeto, de que terá palavra na construção do plantel e não se vão repetir os erros do passado. A partir daí, se houver um planeamento correto, é tempo do Pepa mostrar em campo que vale tudo aquilo que se espera dele. Os adeptos do Vitória não são fáceis, mas acredito que o Pepa ira conquistar o berço.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 21, 2021 at 12:14 pm

    O Vitória… um dos clubes que mais sentimentos contraditórios me provoca no futebol português. Por um lado, como minhoto dos sete costados, é o clube que representa melhor a paixão e a vivacidade da região no futebol português (sem intenção de indirectas, pois aprecio igualmente o SC Braga).

    É um clube com história e uma massa adepta de relevo, mas por outro lado, é um clube algo instável (paixão a mais, razão a menos?!?), capaz de períodos de 8 e de 80, capaz de ser uma equipa entusiasmante e extremamente competitiva como o Vitória dos anos 90 ou um projecto sóbrio e sustentável como nos anos de Rui Vitória, e ao mesmo tempo estar sempre tão perto de uma “crise”, de épocas mal planeadas, de erros grosseiros de gestão, de permanente combustão e mudança! Enfim, os vitorianos que me permitam, mas diria que o Vitória é um clube um tanto ou quanto bipolar.
    E é pena pois o potencial está lá, até para estar acima dos vizinhos e rivais, pois têm uma comunhão com a cidade que os Guerreiros ainda não têm. Esta época foi mais um exemplo dos “sintomas” a que me referi em cima, querer fazer tudo, mudar tudo e depressa! Já teci várias considerações no passado defeso quanto à construção do plantel e política desportiva, umas mais justas que outras confesso, mas no fundo mantenho que não houve muito equilíbrio ou critérios nas escolhas tomadas. E sem querer martelar muito mais no assunto, dos jovens todos que chegaram e estão no plantel, aquele que mostrou maior potencial e mais-valia para a equipa foi… o Almeida!!! Para aqueles que duvidaram do potencial do vimaranense, foi uma bela resposta do jovem esta época.

    Agora, há que dizer, apesar de continuar a achar que foram mudanças a mais (a escolha dos treinadores foi muito má!) e que saíram jogadores que podiam ser referências de experiência de uma forma algo displicente, que o argumento de “rebuild” para colher frutos mais tarde pode ser perfeitamente válido, e há efectivamente potencial a explorar nesta equipa. Mumin foi uma boa aposta, Trmal a meu ver devia ser o número 1 na próxima época (gosto muito, tem ali qualquer coisa), Pepelu foi muito bem sacado (seria a minha prioridade tentar segurá-lo em definitivo, é um craque), o André Amaro também parece ter um perfil interessante, enfim há uma boa base… agora há que construir sobre ela!

    E é aqui que entra Pepa… se conseguir passar os sempre difíceis 6 primeiros meses em Guimarães incólume e fizer uma boa primeira época (no mínimo 5º lugar), acho que está encontrado o homem indicado para ficar alguns anos no Vitória, dar-lhe estabilidade (já que esta não vem da Direcção) e rentabilizar o projecto. O ex-treinador do Paços, subiu a pulso, muitas vezes em contextos complicados e de parcos recursos, mas quase sempre com bons resultados e objectivos propostos atingidos/superados. Tem ideias positivas, mas com o seu q.b. de pragmatismo, não tem medo de apostar nos jovens e tem uma postura saudável! Se lhe derem tempo e espaço, prevejo um futuro mais risonho no Castelo.

    No entanto, para isso é preciso lhe dar igualmente condições, e há alguns ajustes a fazer no plantel, sobretudo de forma a equilibrar e dar mais alguma experiência. Trazia Paulo Oliveira/Josué Sá, renovava e fazia regressar Rafa Soares, apostava forte em Yakubu Aziz e pescava alguém para reforçar o meio-campo (além do “sonho” Pepelu em definitivo se possível), alguém na linha de Gamboa por exemplo. Quaresma e Silvio se desse para ficarem mais um ano, acho que seria interessante e benéfico, e um regresso de Venâncio também não era mau. Nas saídas, é preciso uma certa limpeza, como Suliman, Agu, Wakaso (acho que está em final de contrato), Edwards (não tem lá a cabeça, e sempre financiava a época) e Bruno Duarte (um empréstimo não lhe faria mal, renovava com o colombiano).

    Vamos ver… mas será mais um defeso entretido para os lados de Guimarães!

    Saudações Desportivas

  • Rabensandratana
    Posted Maio 21, 2021 at 12:15 pm

    Pepa, parece ser uma boa opção, acredito que vai pelo menos colocar a equipa a jogar um futebol mais fluído e mais cerebral.
    O presidente do Vsc, deve ter-lhe prometido o reforço da equipa nas posições mais débeis e por isso acredito que o Pepa consiga colocar a equipa no top 5/6 mais do que isso, será colocar-lhe imensa pressão e nós sabemos como terminam os cenários quando existe demasiadas expectativas.

  • Dca
    Posted Maio 21, 2021 at 12:27 pm

    Agora só falta Petit dar um passo em frente. Treinadores que já deram N provas em clubes mais pequenos, Petit não para de estar em clubes instáveis e de fazer ótimos trabalhos. Seria um treinador muito interessante para o Rio Ave caso estes se mantenham.

  • Nando V
    Posted Maio 21, 2021 at 1:01 pm

    Vai ter o trabalho facilitado por não jogar na Conference League, e assim pode se focar apenas no campeonato, o que é uma vantagem relativamente às equipas que vão estar envolvidas nessa competição.

    Eu sinceramente nem sei quem são os candidatos às provas europeias na próxima época, pelo que se o sucesso é a qualificação para uma prova europeia, como conseguiram Paços e Santa Clara este ano, não me parece nada do outro mundo. É um objetivo relativamente fácil, e que não requer um trabalho extraordinário de Pepa. Basta dizer que o 6.º classificado, este ano, teve mais derrotas que vitórias. E que até o 5.º classificado acabou o campeonato com mais golos sofridos que marcados.

    Ou que o Famalicão safou-se da descida matematicamente só na penúltima jornada, e que chegou à última jornada ainda com hipóteses de chegar à Conference League. Ou que a distância entre o 7.º e o 16.º foi de 9 pontos, e não há visivelmente assim tão grandes distâncias qualitativas entre todas essas equipas.

    Portanto, quem são os candidatos crónicos à Europa, abaixo do Top-4? Com a possível descida do Rio Ave esta época, eu só vejo Vitória e (talvez) Famalicão e Santa Clara. Já nem incluo o Paços, devido à escolha infeliz de treinador. Acredito que Pepa alcançará os objetivos para a próxima época (tem mais qualidade que os treinadores do VSC desta época), portanto não acho que seja um passo assim tão arriscado, apesar de admitir que a pressão dos adeptos ser de facto grande (e auto-destrutiva, em alguns casos recentes).

    • Nando V
      Posted Maio 21, 2021 at 1:44 pm

      Acrescento só que a entrada de Pepa no Vitória a falar em “jogar o triplo” faz-me lembrar Jorge Jesus quando chegou ao Benfica esta época, o que afinal já não augura nada de bom XD

      Mas porquê esta cena de jogar o “triplo”? Se for o dobro, é pouco ambicioso? Porque não dizer que é preciso jogar o quádruplo, então? Em termos de conversa de apresentação, vale exatamente o mesmo. Não significa nada, é como o “jogar para ganhar”…

      • Targinator
        Posted Maio 22, 2021 at 10:14 am

        Relativamente à parte do desafio, é verdade, não deverá ser um grande desafio, principalmente a parte das competições europeias mas, embora não seja assim tão difícil, o Vitoria falhou esse objetivo nesta época e na última, com o Ivo Vieira. Concordo que, no panorama atual, deveria ser simples uma equipa como o Vitória garantir um lugar europeu portanto, primeiramente, é necessário alguém que traga estabilidade ao Vitória. Claro que todos nós queremos um Vitória sempre colocado nos 4 primeiros mas, neste momento, temos que garantir que temos um lugar fixo nos 5 primeiros. Esta é a “lengalenga” de sempre, mas é a realidade, temos que cimentar um lugar no top-5, mas mantendo sempre a ambição de obter mais do que isso.

        Relativamente ao “jogar o triplo”, creio que toda a gente se lembrou do JJ mas a verdade é que há uma diferença entre dizer “vamos jogar o triplo” (JJ) e “temos que jogar o triplo” (Pepa). Ele não prometeu, apenas indicou que realmente temos que dar mais do que temos dado. Mas claro dizer “o dobro”, “o triplo” ou “cem vezes mais”, é apenas uma força de expressão, não mais que isso. A verdade é que é a apresentação e, sabendo toda a gente como nós (adeptos do Vitória) somos, há sempre uma vontade em tentar entrar com um discurso forte e cair logo nas boas graças dos adeptos.

  • Kacal
    Posted Maio 21, 2021 at 1:57 pm

    Treinador já têm e tem tudo para ser “casamento feliz” pelo menos é daquelas ligações que olhamos e “faz sentido, aconselhava”, agora o resto cabe à direcção do Vitória dar-lhe condições (reforços e construção do plantel) para trabalhar e também tempo e estabilidade (aqui os adeptos também devem fazê-lo, é fundamental). Caso o façam e sejam pacientes acredito que vamos ter um Vitória a “alugar” o 5º lugar e aproximar-se do SC Braga com possibilidade de fazer uma gracinha nas Taças e ser competente na Europa a médio prazo. Desejo toda a sorte e sucesso do Mundo ao Pepa e o Vitória fica bem entregue, ele fez por merecer este salto. O resto a ver vamos. Mas curioso e expectante por ver o que faz.

  • MM
    Posted Maio 21, 2021 at 1:58 pm

    Boa escolha, veremos se tem condicoes para fazer um bom trabalho e lutar com o Braga pelo campeonato do minho!

  • Petersburg
    Posted Maio 21, 2021 at 5:59 pm

    A par do Pepa foi hoje anunciada a contratação do Jaime Teixeira. Cálculo que poucos aqui o conheçam mas é de uma competência tremenda, saiu do FCP para o PSG e nunca desapontou ninguém. Tenho a certeza de que por esta altura já está a ter um tremendo impacto na estrutura do Vitória. Grandíssima contratação.

Deixa um comentário