Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Pizzi deixa Benfica e já tem clube

Lenda dos encarnados, apenas referência, ou só mais um jogador? Qualquer outro que tivesse a sua quantidade de jogos, títulos, golos e assistências pelas águias, ainda por cima teve um enorme impacto no melhor período do clube nos últimos 30 anos, seria colocado num pedestal, mas o ex-SC Braga nunca foi consensual na Luz, ainda por cima desgastou muito a sua imagem nos últimos anos.

Pizzi desvinculou-se do Benfica e foi anunciado como reforço do Al Wahda, equipa dos Emirados Árabes Unidos, orientada por Carlos Carvalhal. O médio ofensivo/extremo, de estava vinculado aos encarnados desde 2014, tendo conquistado 4 campeonatos, 1 taça, 3 Supertaças e duas Taças da Liga, a nível individual somou 94 golos e 92 assistências em 360 jogos.

92 Comentários

  • Francisco Rocha
    Posted Julho 28, 2022 at 11:03 am

    Obrigado a Deus e às Alminhas que me acudiram ao final de 4 épocas! AMÉNS!

    • ktc
      Posted Julho 28, 2022 at 11:19 am

      É um jogador normal, nunca pode ser considerado uma lenda. Um jogador que quando era pressionado simplesmente não jogava.
      Rendeu muito numa primeira fase, no campeonato português, mas depois as equipas começaram a marca ló e ele baixou muito o nivel

  • Sombras
    Posted Julho 28, 2022 at 11:11 am

    O problema do Pizzi, quanto a mim, foi ser sempre posto no mesmo balde do André Almeida, por um lado, e o que custou e vindo de onde veio e intermediado por quem foi por outro.

    É obviamente uma referência do Benfica, foi um jogador fundamental num dos melhores períodos da história recente do clube, mas não só não soube sair no momento certo e ser mais solução que problema, como acabou por nunca se distanciar do seu compincha, esse sim altamente problemático nos últimos anos – evidenciado por não haver quem lhe pegue.

  • Mr.433
    Posted Julho 28, 2022 at 11:14 am

    Com todo o respeito pelo que o Pizzi deu ao Benfica. Está saída já vai com uns 3/4 anos de atraso. E a receber quase 5M brutos ao ano. Estamos a falar de uns 15M por uma nulidade.

  • Borsalino
    Posted Julho 28, 2022 at 11:15 am

    Deveria ter sido fechado o ciclo muito antes (um problema do Benfica). Nunca gostei do jogador em causa mas não o vou apelidar de cepo.
    Se é uma lenda? Cruz credo. Mas no Benfica intitulam-se de “lendas jogadores banalíssimos como André Almeida ou o Rui Costa por ter sido um grandíssimo jogador.

    • Cossery
      Posted Julho 28, 2022 at 4:18 pm

      O Rui Costa não é lenda do Benfica? Sim, jogou menos épocas que outros, mas então nos últimos 20 anos quem são as lendas para ti? (pura curiosidade)

  • Pesaresi
    Posted Julho 28, 2022 at 11:15 am

    Não vai deixar saudades.
    Foi um jogador que fez muitos golos e assistências mas que se achava mais do que era. A sua postura transmitia isso.
    Para além de que precisava de tempo e espaço, só fazia a diferença contra os pequenos sobretudo em casa, ainda assim fazia.
    Nem o Benfica nem o próprio Pizzi souberam fechar o ciclo.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 28, 2022 at 11:17 am

    Entre Rui Vitória e Lage foi dos jogadores mais importantes do Benfica!

    O problema foi que perderam o timming de venda (mesmo que fosse de baixo valor já tinha rendido desportivamente o suficiente) e a partir daí vou sempre a baixar, quer nas suas exibições, quer na imagem perante os adeptos.

    Na altura queria-o no Porto, como gostava de ter tido Rafa, o que diz muito do valor que lhe reconheci.

  • wjsa19
    Posted Julho 28, 2022 at 11:18 am

    Perdeu-se o timing de venda á 4-5 anos atras

    Apanhou um bom contrato e acomodou-se. Nunca foi jogador para ser considerado capitão, e este foi umas das causas do mau balneário e maus resultados dos últimos anos

  • Nunop
    Posted Julho 28, 2022 at 11:22 am

    Respondendo ao negrito, eu acho que o Pizzi é uma referência do Benfica. Eu não sou o maior fã do jogador em si (acho que nunca vi um médio tão incapaz de contribuir a defender, nem sequer tem predisposição física para isso) mas 360 jogos, 94 golos e 95 assistências e fundamental no Tetra que foi histórico para o clube, é um registo que não se ignora. Decide e sobretudo finaliza muito bem no último terço e eu pelo menos, estou grato pelo que deu ao meu clube.

    Diz-se que foi uma má influência no balneário (juntamente com AA, Grimaldo, Rafa, etc) mas com os adeptos, e ja conheci varias vezes o Pizzi, foi sempre impecável, mesmo em momentos difíceis (logo a seguir ao 4-0 em Dortmund por exemplo), ao contrário de muitos outros que são idolatrados pelos adeptos (o Samaris por exemplo). E pelo menos o Pizzi tenho dúvidas que crie assim tanto mau ambiente, dado que todos os jogadores que passaram pelo Benfica, parecem gostar imenso dele pelas declarações que fazem/do que se vê nas redes sociais (o Jonas, o Salvio etc, adoravam-no).

    Levou a bala para remover JJ do clube e por isso também tem o meu agradecimento.
    Que tenha feito um contrato muito bom a nível financeiro e que aproveite a experiência.

    Obrigado!

  • Ramon Caetano
    Posted Julho 28, 2022 at 11:23 am

    A prova viva de que o futebol não vive só de estatísticas.
    Tudo de bom para o Pizzi, mas já estava a mais .

  • LevonAronian
    Posted Julho 28, 2022 at 11:27 am

    Tenho pena que acabe por sair assim. Cometeu-se há 4/5 anos atrás o erro de renovar por 4/5 anos e acabar a arrastar-se nesta fase final, mas se se retirar estes 2 últimos anos, a sua passagem no Benfica não foi boa, foi muito boa.
    É algo a rever para o futuro do Benfica, pois depois de Luisão, Jardel, Júlio César, Pizzi agora, (e A.Almeida provavelmente vai pelo mesmo caminho), já começam a ser casos repetidos de jogadores que têm uma boa história no Benfica mas que se mantêm demasiado tempo acabam por sair numa fase em que já tem os adeptos contra eles

    • wjsa19
      Posted Julho 28, 2022 at 12:05 pm

      Não é justo colocar Luisão no mesmo saco dos outros. Luisão sempre foi um exemplar capitão, e muita falta faz um lider destes no balneário. Não é por acaso que desde que se reformou o Benfica deixou de ter balneário

      Apesar de o Luisão não ser nenhum fora de serie, desde que chegou ao Benfica até que se reformou foi um dos pilares da equipa, e não se andou a arrastar dentro de campo (vá as ultimas 2 epocas tava roto )

      • LevonAronian
        Posted Julho 28, 2022 at 12:16 pm

        Não estou de todo a comparar o que foi a carreira destes jogadores no Benfica, apenas as circunstâncias das suas saídas. No caso de luisao como dizes acabou por andar a arrastar se em campo naqueles anos finais, é aquela última renovação de contrato para acabar a terminar a carreira em Outubro ou Novembro, já não me lembro, sem haver um jogo de despedida que a carreira que o luisao teve no Benfica merecia, foi algo que me deixou triste

        • wjsa19
          Posted Julho 28, 2022 at 1:42 pm

          Ah ok, Já percebi o intuito do teu comentário. E mais exemplos se arranjam! Assim de cabeça vem me à memoria os casos de Quim e Ruben Amorim.

          São sempre dossies complicados de resolver. Por um lado os jogadores não querem baixar salarios, por outros os clubes querem os melhores em campo, e tambem valorizar os mais jovens

      • Pao com Presunto
        Posted Julho 28, 2022 at 12:17 pm

        Acho que a razão do LevonAronian colocar o Luisão nesse grupo deve-se ao facto de recorrentemente ameaçar a saída do clube, apenas para depois ter o seu contrato revisto

      • Nunop
        Posted Julho 28, 2022 at 12:21 pm

        O Luisão foi um bom capitão. Mas exemplar?

        A malta tem memória curta? Aquela entrevista num parque de estacionamento a dizer que queria ir para a Roma e não o deixavam ir?

        Quase todos os verões fazia uma cena qualquer, chorava um bocado, e depois regressava como o herói, o capitão, ou com uma renovação de contrato choruda.

        • wjsa19
          Posted Julho 28, 2022 at 1:45 pm

          Não querendo fazer de advogado do diabo, acho legitimo pedir aumentos. A forma como o fez é que foi triste. Mas penso que o Luisão não teve empresários a trabalhar por ele, portanto tinha de ser ele a meter mãos a obra

      • Borsalino
        Posted Julho 28, 2022 at 12:38 pm

        Não considero que tenha sido exemplar. Para além de em muitos verões ameaçar sair para ter o contrato revisto, ainda não soube sair do clube quando já não tinha lugar na equipa principal e ainda arranjou birra com o treinador. Até ainda não percebi o que faz no Benfica e sinceramente, não me surpreendia se fosse ele o “bufo” do balneário.

  • VaideMota
    Posted Julho 28, 2022 at 11:29 am

    Espero um dia saber a história dele e do Jesus, do AA e do Rafa. O antes, o durante e o depois.

  • Dca
    Posted Julho 28, 2022 at 11:36 am

    O próprio jogador teve muita culpa porque simplesmente parecia não querer saber de mais nada se não dele. Perdia a bola e a reação era miserável, completamente a cagar (de preparação física não era de certeza), quando não lhe passavam e finalizavam o lance de outra forma, reclamava, e nos últimos anos pareceu colocar-se acima dos valores do clube. E isso para mim é imperdoável. Mal aqui o Benfica, tinha de o vender logo (mas parecia que estávamos refém da sua qualidade). A época em que se excedeu (mentalmente e fisicamente) foi claramente 16/17 em que teve a um nível soberbo a MC (algo impensável para as suas características).

  • Chiquinho
    Posted Julho 28, 2022 at 11:46 am

    Obrigado Pizzi. Foi muito melhor jogador do que a maioria dos adeptos considera. Ficam para a História varios campeonatos e quase 100 golos e 100 assistências. Nesta fase era insustentável mantê-lo no plantel, claro. Mas é impressionante a perseguição que lhe fizeram, tudo era por culpa do Pizzi até nos jogos que não jogava. Acho que os adeptos não se portaram bem com este jogador.

    • Fireball
      Posted Julho 28, 2022 at 1:36 pm

      Nunca entendi bem o hate que os adeptos deram ao Pizzi. E quem diz Pizzi diz os outros patinhos feios, tipo o André Almeida. Com todos os defeitos que podem ter, acabaram por apanhar por tabela porque eram eles as caras maiores do plantel na altura em que a direção desinvestiu e falhou o penta e depois no descalabro pós-Lage.

  • feelfreeyouare
    Posted Julho 28, 2022 at 11:52 am

    Eu acho que a melhor forma de descrever a passagem do Pizzi pelo Benfica é recordar que o jogador que foi totalista em várias épocas, com números incríveis e que até chegou a capitão da equipa, nunca foi sequer considerado para a seleção nacional. E só aí já há uma diferença para, por exemplo, o Rafa, a quem todos reconhecem um enorme talento. O Pizzi tem muito talento mas não para ser títular indiscutivel e capitão do maior clube em Portugal.
    Não tendo praticamente saído de Portugal a carreira toda (Espanha e Turquia por períodos pequenos), o que alcançou foi fenomenal, sobretudo a nível financeiro. E se quiser jogar mais uns 2-3 anos nas arábias resolve a vida dos bisnetos também.
    Boa sorte e que nunca mais volte a aproximar-se do Estádio da Luz.

  • Kafka
    Posted Julho 28, 2022 at 12:02 pm

    Puro lixo… Ficará lembrado por ter menos força que uma mulher a bater na bola,.. Anos e anos a fio vergonhosamente a bater bolas parada sem ter força pará o fazer, vergonhoso… Sem bola sempre foi a atitude mais miserável que se sabe.. No balneário a vergonha que se sabe… Enfim, só peca por bastante tempo tardia a sua saída

    • fishabc
      Posted Julho 28, 2022 at 1:14 pm

      Sem forca para pelo menos meti as la dentro e essa dos problemas de balneario gostava de saber onde foste fuscar essa

      • El Pibe
        Posted Julho 28, 2022 at 5:30 pm

        Nem vale a pena, porque quem começa com puro lixo no comentário não vem acrescentar grande coisa para além das vozes que ouve na cabeça.

  • Sobe Alges
    Posted Julho 28, 2022 at 12:04 pm

    Um jogador que no seu auge era forte contra os fracos, e fraco contra os fortes. Nos últimos dois anos já só era fraco contra quem fosse.

    Jogador que contra equipas de menor dimensão e sem qualquer tipo de pressão e com espaço, tinha capacidade para decidir bem no último terço e assim aumentar as suas estatísticas. Quando o nível subia, até parecia que a bola queimava nos pés. Ainda me lembro bem há uns anos para a liga dos campeões, em que entrou contra uma equipa francesa (já nem me recordo qual foi), e o homem nem a bola conseguia segurar 2 segundos, mas no final acabou por marcar um chouriço. Contra Sporting e Porto, por norma era a mesma coisa.

    Um jogador que nos últimos anos foi a “estrela” da equipa, que por si só demonstra bem a (falta) qualidade a que o plantel chegou. As melhores fases do Benfica na última década foi na primeira passagem do JJ, e nessa altura o Pizzi foi emprestado uma época, e no restante tempo que cá esteve, era suplente e ia fazendo apenas alguns minutos. Só quando vendemos o Enzo e ficámos sem alternativa, é que teve de jogar. Ainda assim, nunca convenceu.

    Um obrigado e até nunca, não vou sentir saudades. Envolvido em demasiadas histórias e polémicas em relação ao que se passava no balneário.

  • anjos
    Posted Julho 28, 2022 at 12:26 pm

    Esta estrela do Portugal dos pequeninos! As saudades que vou ter dos seus cantoa milímetricos e do seu olhar super focado!

    Para a memoria ficará sempre as tres renovações que fez em menos de um ano. Sempre a pensar no interesse do clube.

    Daqui a uns anos, ta em alvalade na tribuna a celebrar golos do scp!

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 28, 2022 at 12:27 pm

    Era um bom jogador q

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 28, 2022 at 12:38 pm

      Ficou cortado…

      Era um bom jogador que seria excelente para a rotação. Nem todos no Benfica têm de ser titularíssimos para serem importantes.
      O problema foi a direcção ter querido fazer dele o que não era: uma lenda e titular claro.
      Houve um desinvestimento brutal na qualidade do plantel, acompanhado de uma postura de baixar as expectativas e exigências, promovendo a elevação de bons jogadores de rotação a lendas e a aposta desenfreada em miúdos sem o mínimo de critério.
      Fruto de uma titularidade dada de bandeja pela falta de alternativas, Pizzi fez números incríveis que à partida o colocariam na história do clube. Fez números que um JVP, Isaías, Poborsky nuca fizeram, tudo jogadores que hoje eram titulares a brincar neste Benfica e aos quais se reconhece infinitamente mais qualidade que a Pizzi,
      Ele não tem culpa da postura da direcção em nao investir mais na equipa e querer insistir nele e em Almeida ou Grimaldo a titulares sempre. Contudo, terá sim mais culpas quando depois se percebeu que ganhou um estatuto dentro do balneário que usou para minar qualquer treinador que quisesse subir o nível.
      A queda abrupta do Benfica de Lage em 2020 terá de um dia ser explicada e não terá só que ver com os erros do treinador e as fífias de Ferro.
      Pizzi mostrou o erro de elevar um bom jogador a um pedestal ao qual ele não pertencia. Pareceu-me que fruto da leviandade com que se chamaram de lendas qualquer coisa que no benfiquinha marcasse golos ou batesse presenças de jogos, Pizzi passou a achar que tinha uma qualidade que não tinha. Reagiu mal quando qualquer treinador tentou tirá-lo da equipa e ainda mais quando Weigl veio ser o mais bem pago do plantel, no que parecia ser uma tentativa da direcção de aumentar um pouco a qualidade do plantel. Pizzi e outros queimaram Lage provavelmente com receio de que se ele elevasse o nível muitas das lendas seriam afastadas porque não tinham qualidade superlativa.
      Tivesse Pizzi sido gerido de outra forma, não lhe dando nem uma titularidade de bandeja nem contrato milionário nem um poder no balneário, a história teria sido outra. Teria podido sair do clube há uns 3-4 anos com uma história bonita e rumo a um belo contrato lá fora sendo acarinhado pelos adeptos que lhe reconheceriam uma bela passagem pelo clube mesmo não sendo um craque de primeiro plano.
      Sai pela porta pequena devido às dúvidas sobre o seu comportamento no grupo e certa confusão sobre como reagir sobre o seu legado de golos.

      • Cossery
        Posted Julho 28, 2022 at 2:48 pm

        Concordo com praticamente tudo, enquanto não era a figura principal da equipa o Pizzi era excelente, servia perfeitamente dentro das suas capacidades. Quando o Benfica desinvestiu e ele se tornou a estrela porque não havia melhor viu-se que não tinha capacidade para tal. Caso o Benfica tivesse mantido a qualidade ele teria sido um membro muito útil do plantel e os números e a longevidade dar-lhe-iam um lugar especial na história do clube. Mas nem ele nem o clube entenderam que o Pizzi só tem qualidade para ser uma das melhores figuras secundárias do plantel, à frente dele devem estar vários outros nomes. Mas o plantel precisa de jogadores assim, desde que se entenda essa sua condição, porque as estrelas estarão condenadas a sair pouco tempo depois e para manter a qualidade geral e a continuidade o plantel precisa dos pizzis e dos rafas, como precisou antes dos luisões e dos salvios.

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 28, 2022 at 4:07 pm

          O último parágrafo é certeiro. O problema do Pizzi foi mesmo não perceber isso, tanto ele como o clube.

  • tiagoagm
    Posted Julho 28, 2022 at 12:27 pm

    Lenda? Onde? Foi bom num tempo em que fomos excelentes, fui mau quando precisavamos. Obrigado por tudo, mas não dava mais.

  • Dario Nunes
    Posted Julho 28, 2022 at 12:34 pm

    O seu melhor ano foi em 15/16, quando jogava a ala direito no 442 do Rui Vitória. Na altura era apenas mais um e esforcava-se a defender, até por não ter tanto estatuto num plantel que tinha Gaitán, Jonas ou Fejsa. Entretanto, na época seguinte, o Benfica começou a jogar em 433 e o Pizzi nunca mais foi o mesmo, pois às medida que foram saindo jogadores importantes tornou-se numa vedeta e deixou de querer defender. Quando o Benfica voltou a jogar em 442 com Lage volta a fazer uma época bastante positiva( em termos de números a sua melhor) mas entretanto o seu rendimento caiu a pique ( assim como o do Almeidinhos, do Ferro , do Samaris e de outros) e nunca mais foi o mesmo. No geral penso que foi um jogador que fez duas épocas boas pelo Benfica e mais duas medianas, com as outras a serem bastante fracas.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 28, 2022 at 12:48 pm

    O VM tem uma certa razão, a sua imagem desgastou-se imenso nestes últimos anos. A verdade é que nunca foi um craque, mas teve ali 2 temporadas muito boas e depois começou a ser tratado como lenda do clube e desleixo-se completamente. Fisicamente é muito fraco, defender não é com ele e por isso é que nos adeptos não gostamos dele. Já deveria ter saído à muito tempo, acaba por sair pela porta pequena.

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 28, 2022 at 1:11 pm

      A questão nem é tanto o não defender. Um jogador pode não defender muito, quer por ser fraco fisicamente ou por ter pouca disponibilidade táctica para tal (quer-se focar no ataque). A questão é que tem de compensar na qualidade técnica lá à frente.
      Um 10, um extremo virtuoso ou um 2A podem defender menos que se compensarem no ataque se aceita. E em muitos casos se tiverem qualidade os jogadores contrários nem tentam atacar pelo seu lado porque estão mais preocupados em impedirem-no de jogar.
      Se for um jogador diferenciado que arraste consigo os defesas pode até não defender. O problema do Pizzi é que nunca foi diferenciado no ataque e tinha contudo uma postura de vedeta no que toca a defender. Aimar, Gaitan, Di Magia, Jonas, Félix, Saviola nunca foram reis de pressing mas pela magia que tinham compensavam e inclusive os jogadores contrários nem subiam muito pelos seus espaços porque estavam mais preocupados em ir atrás deles. Jogadores mágicos arrastam consigo defesas.
      Agora o Pizzi nem isso. Era fácil de domar tecnicamente como jogador por qualquer equipa de alto pressing e a defender parece uma cratera.

  • batalha34
    Posted Julho 28, 2022 at 12:53 pm

    Pizzi está no top 10 jogadores que passou no benfica esta epoca e como tal merece todo o respeito dos benfiquistas, eu como sportinguista fico triste que tenha abandonado o nosso campeonato e acho uma falta de respeito por falta do clube não terem renovado contrato ao jogador

  • BrunoAfonso 12
    Posted Julho 28, 2022 at 12:56 pm

    A melhor descrição do Pizzi é o facto de ser fraco contra os fortes, e forte contra os fracos. Penso que só fez um grande jogo frente ao Porto, no ano em que nós lá ganhámos com o Félix e o Lage. O resto, foi sempre a roçar o medíocre.

    Fez três grandes épocas, 15/16; 16/17 e a segunda metade de 18/19. O resto foi sempre a descer. Para além de o tal estatuto de estrela, coisa que ele nunca foi. Estrela eram o Jonas ou o Gaitan, não o Pizzi.

    Para além disso, lembro-me de o focarem no jogo contra o Ajax, penso que foi em Amesterdão, e ele a dizer “Não consigo”.

    Obrigado pelos golos e assistências, mas pela toxidade dele dentro do balneário, um até nunca.

    • fishabc
      Posted Julho 28, 2022 at 1:11 pm

      Toxico? Como sabes isso? Tens informações que nos nao temos ou so gostas de inventar?

      • wjsa19
        Posted Julho 28, 2022 at 1:47 pm

        És daqueles que precisa de videos? Ou não acreditas no que se diz?

        • Borsalino
          Posted Julho 28, 2022 at 3:32 pm

          Não, ele é advogado de defesa do Pizzi.

        • fishabc
          Posted Julho 28, 2022 at 4:07 pm

          preciso de alguem confiavel a confirmar isso, agora sempre que ouço ex colegas a falar do pizzi so tem coisas boas a dizer, como por exemplo salvio gaitan bruno lage e rui vitoria
          Continuo a perguntar donde vem essa historia, toda a gente especula mas ninguem me sabe responder

        • Sporting1906
          Posted Julho 28, 2022 at 4:22 pm

          Acreditar “no que se diz” parece-me arriscado.

        • El Pibe
          Posted Julho 28, 2022 at 5:25 pm

          Não acreditar “no que se diz” é uma virtude.

      • Joga_Bonito
        Posted Julho 28, 2022 at 6:27 pm

        Eu não sei se ele era tóxico no balneário (com os outros colegas). Mas no que toca aos treinadores está claro que fez a folha a muitos. Uma coisa não invalida a outra. Pode ser muito porreiro com os colegas e ser péssimo com os treinadores.

  • Big Lebowski
    Posted Julho 28, 2022 at 12:56 pm

    Sempre me pareceu que precisava de duas coisas para render: o adversário não exigir muita intensidade (sobretudo, defensivamente) e sentir-se o rei. Digo-o, porque só o vi a render (nas estatísticas, diga-se) nos anos em que era idolatrado por (alguns) adeptos e pela imprensa (toda) e nunca/raramente na LC ou contra Porto/Sporting.

    Quanto ao estatuto: uma lenda é mais do que um jogador de excelência, é um símbolo do clube, daqueles que têm um capítulo no livro da história do clube (Eusébio); uma referência é um jogador que foi sempre figura de proa na sua passagem pelo clube, alguém que jogou e fez jogar (Aimar). Não me parece que Pizzi “suba” à história do Benfica com qualquer um destes estatutos.

  • MM
    Posted Julho 28, 2022 at 1:26 pm

    Desportivamente foi bem mais importante do que aquilo que os benfiquistas ao dia de hoje reconhecem.

    Nao sei o que se passou no balneario, mas dentro de campo houve epocas em que era ele e mais 10

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 28, 2022 at 1:35 pm

    Pizzi será sempre lembrado como um jogador divisivo.

    Lenda nunca será porque esse estatuto é só para alguns, mas não pode e é extremamente injusto que seja recordado pelo que não fez nos últimos dois anos.

    Por momentos faz lembrar o Cardozo que foi só dos melhores pontas que passaram pelo clube mas que para alguns adeptos era um jogador banal marcasse 30 ou 40 golos.

    Curiosamente muitos desses adeptos passaram a gostar do Cardozo depois deste ter saído.

    Se Pizzi foi um craque?
    Não, nunca o foi.

    Mas teve excelentes épocas. Várias até.
    Ofensivamente emprestava critério, tinha um excelente último passe, era inteligente na exploração dos espaços, aparecia frequentemente em zonas de finalização, marcava por isso muitos golos.

    Pizzi é hoje visto como lixo porque não soube encerrar o seu ciclo quando deveria.

    Mas os mesmos que acham que o Pizzi foi sempre mau, porque não jogava nada, e pouco defendia, são os mesmos que acham o João Mário um craque, quando jogam exactamente na mesma posição, quando defensivamente pouco acrescentam, mas cujos números para jogadores com o mesmo perfil nunca corresponderam, já que João Mário na sua melhor época teve menos passes, ações decisivas no último terço e muito menos golos do que Pizzi numa época banal…

    Mas lá está, mais vale cair em graça do que ser engraçado.

    Talvez o tempo lhe faça justiça.

    Nunca será uma lenda do Benfica, mas merece pelo menos o meu agradecimento.

    Outra coisa engraçada é que Pizzi é sentenciado no Benfica depois do jogo com o Porto onde disse no balneário para quem quisesse ouvir aquilo que qualquer adepto com dois dedos de testa gostaria de ter dito ao treinador e a alguns colegas.

    “isto é o Benfica, a atitude nunca pode ser esta”

    Para um jogador rotulado de sem atitude, não está mal. Bons são os que não se esforçam e aqueles que acham que inventaram ou são maiores que o clube.

  • Kacal
    Posted Julho 28, 2022 at 1:42 pm

    Podem não considerar uma lenda mas nunca poderá ser considerado “mais um”, a meu ver. Os números do homem basta ver no negrito são fantásticos e nem falamos de um ponta de lança. Além disso mesmo em jogado jogado ele oferecia qualidade ofensivamente, os anos recentes não podem apagar tudo. Foi importante e decisivo em várias conquistas do Benfica nos anos em que foram tetra campeões, merece mais reconhecimento e respeito mesmo que compreenda a frustração que os benfiquistas têm com ele dos anos recentes assim como o desgaste. O “mais um” não tem números destes, se tivesse meu Deus o futebol português teria sempre elementos de alto nível.

    “Ah era forte contra os fracos e fraco contra os fortes” o Jonas não era igual? Até lhe apelidavam de “bully” porque o homem destruía os pequenos com carradas de golos e exibições de classe e depois nos jogos grandes fazia boas exibições e pode ter marcado um ou outro mas não fazia nem perto o mesmo. E não é por isso que deixou de ser craque cá e até considerado lenda no Benfica.

    Por isso para mim considero o Pizzi uma referência do Benfica vendo de fora, vale o que vale a minha opinião claro, mas merece mais reconhecimento e respeito.

    • Pesaresi
      Posted Julho 28, 2022 at 4:13 pm

      Só mesmo vendo de fora se pode considerar Pizzi uma referência do Benfica.
      Lembro-me de um bom jogo do Pizzi na Europa.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Julho 28, 2022 at 5:50 pm

        E do Jonas? Viste muitos? Ou hoje em dia do Rafa?Que é idolatrado e que caminha para fazer uma carreira pior que a do Pizzi.
        Uns podem ser omelhor jogadores da liga com a camisola do Benfica ou goleador e são uns mancos que deviam ter sido corridos há muito, depois tem uns que até leio aqui ser lenda do Benfica por meia dúzia de jogos, porque teve mais tempo no estaleiro que a jogar, mas como era elegante a jogar, é lenda.
        Sinceramente é por este tipo de adeptos que o Benfica tem caído a pique.

        • Pesaresi
          Posted Julho 28, 2022 at 8:53 pm

          Filipe tem juízo.
          Por eu dizer que vi um bom jogo do Pizzi e que ele não é referência falas “destes adeptos do Benfica”?
          Comparar o Jonas com o Pizzi mesmo que ele não fosse o mesmo em jogos grandes. O rafa fez mais na champions o ano passado que o Pizzi em todas elas.
          Para além de que não considero lendas nenhum deles.
          Abraço e acalma-te.

          • Pesaresi
            Posted Julho 28, 2022 at 8:54 pm

            E se essa do elegante no estaleiro é a comparar o Aimar com o Luís Miguel, tens que começar a ver futebol

      • Kacal
        Posted Julho 28, 2022 at 11:12 pm

        Compreendo Pesaresi, aceito e respeito a tua opinião mas esta é a minha. Para mim o Marega também pode ser considerado uma referência do meu clube por mais que não seja fã dele.

    • henry14
      Posted Julho 28, 2022 at 6:05 pm

      Respeito a tua opinião mas acho um bocado insultuosa, kacal.
      Imagina agora dizerem-te que o Sérgio Oliveira ou o Marega são referências dos FCP?? Se calhar até concordas, mas eu se fosse portista sentia-me insultado.
      E não metas o meu jogador preferido de sempre que passou no benfica no mesmo patamar que Pizzi por favor.

      • Kacal
        Posted Julho 28, 2022 at 11:09 pm

        Primeiro nunca foi a minha intenção meter o Jonas no mesmo patamar do Pizzi, obviamente não são comparáveis. Apenas quis mostrar que o argumento de “rende contra fracos, falha contra fortes” acho um pouco descabido. Mas o VM deu 3 patamares que são Lenda, Referência e Mais um. Eu coloquei o Jonas como lenda do Benfica e o Pizzi como referência portanto não os coloquei no mesmo patamar.

        Sobre o resto o Sérgio Oliveira teve quantas épocas boas no Porto? 1? É um bom jogador mas não acho que possamos comparar com o Pizzi. Depois o Marega é um avançado até podia ter números melhores mas não me escandalizaria que estivesse como referência. Aliás vou-te dar uma novidade que talvez não recordes mas o Marega esteve envolvido na sondagem que o VM fez em 2020 sobre o melhor avançado dos últimos 28 anos do FC Porto (fizeram por posição para os três “grandes” e o Braga, talvez o Vitória e não sei se mais algum clube) e a escolha era feita por nós utilizadores e ele estava nomeado entre as 9 opções e apenas Falcao, Jardel e Jackson ficaram à frente dele acho que isto pode ser considerado uma referência do clube.

        Tenho pena e não quero que te sintas insultado mas não vou pedir desculpa ahah porque penso mesmo o que disse, mas são opiniões, aceito e respeito a tua claro.

  • Red Scorpius
    Posted Julho 28, 2022 at 1:45 pm

    Um jogador com algum talento, mas psicológicamente fraco e com pouca atitude competitiva.
    Concordo com muito do que foi dito. O seu rendimento baixava acentuadamente nos jogos de maior exigência.
    Com a sua atitude, nunca poderia ser uma referência no balneário, nem o capitão André Almeida , pelo que os resultados desportivos diminuiram.
    Deixa alguns números interessantes, mas também a sensação que em muitos jogos a equipa defendia com menos um.

  • Mantorras
    Posted Julho 28, 2022 at 1:53 pm

    Nao quero ser injusto com o Pizzi, mas sendo sincero, ele foi um suplente jeitoso (de luxo seria exagero) e quando “os titulares” sairam, ficou a titular. Jogou em varias posicoes, e nunca foi superior aos anteriores em nenhuma, nem na ala, nem no meio, nem mais a frente. Entrou na equipa numa fase tao boa do Benfica, que deu para encher o saco de muita gente. Foi sorte? Nao, quem as meteu la dentro foi ele nao fui eu, mas a qualidade dele estava bem longe “daquilo tudo”, e notava-se. As pessoas continuavam a fazer dele mais do que ele valia, ele deslumbrou-se, e a partir dai seria sempre um acidente a espera de acontecer, porque nao e qualquer que veste a camisola “de referencia” do Benfica (dentro do campo! Nao falo de balneario, mas de ser o farol no campo, pedir a bola quando os outros tremem e “guiar” a equipa), e o que acontece a quem nao tem esse nivel e que, eventualmente, fica esmagado pela pressao em cima da incapacidade. Nao ha milagres.

    Saiu muito tarde e o Benfica tem que parar com esta palermice de ser fofinho so porque sim. Vejam bem onde isto nos levou e nao e como se ha uns 4/5 anos atras nao se falasse ja no aburguesamento “das estrelas”.

  • Bruno Cunha
    Posted Julho 28, 2022 at 2:46 pm

    Não há melhor exemplo de jogador para descredibilizar a teoria de que o Benfica vende mais caro porque os jogadores se fartam de sair nas capas.

    Pizzi deve ter feito capas de jornais umas 100 vezes e nunca o vi a ser apontado a equipas por 30M

    • DICAS
      Posted Julho 28, 2022 at 5:29 pm

      E mesmo esse o teu argumento para contráriar a propaganda louca que João Félix, Renato Sanches, Darwin, Ruben dias, grimaldos, rafas etc tiveram ??

      Quantos jogadores do Sporting e Porto tem essa propaganda louca que os do Benfica tem direito ? Zero !

      O Inácio com 20 anos e com dois campeonatos extremamente acima da media para a idade tem sendo campeão e estando nas melhores defesas do campeonato ? Zero capas.
      Nuno Mendes talento geracional, durante o ano teve quantas ? Zero capas.

      Bruno Fernandes para começar a ter destaque teve de arrebentar com todos os outros do campeonato e memso assim as capas não era pela cláusula, era 45/50 M.

      Agora no Benfica ?? Félix faz meia época já era tudo 120M!
      Renato faz uma época e na altura 60M e nem se fala mais nada
      Darwin na primeira época e flopzao e Guess what, faz uma boa segunda época (semelhante a primeira de Pote com a mesma idade) e só 100M para sair !

      Gonçalo ramos a nem fazer 10 golos na loja Ga já se falava por 30/40M,..

      Nelson Semedo, Araújos , Antônio Silva são os próximos a sofrer esta proganda desmedida …

      Do Porto já nem falo que tirando o Jogo, os jogadores podem estar a partir tudo futebolística mente falando que nem 1 capa fazem l.

      Sim o Benfica controla a imprensa até porque polémicas como cocaína no túnel ou vouchers desaparecem em semana e meia. Presidente corrupto demora uma semana.
      Não há investigação destes casos que potencialmente podiam mandar o clube para a segunda.

      Para finalizar, andou a levar com entrevistas investigacoes reportagens, programas sobre a invasão durante ano e meio ! Bem tentaram.
      E deste tratamento completamente parcial que eu detesto na imprensa e entidades do futebol português.

      Não quero que beneficiem o Sporting, quero.e que se lute até ao fim e ganhe o melhor não havendo estes apoios escondidos e manhas que falsificam a verdade desportiva!

      SL

      • SilvadasAguas
        Posted Julho 28, 2022 at 10:55 pm

        Ja sabemos, o City e os Bayern desta vida compram pelo preco que o Record ou Abola lhes impinge, ja sabemos que são clubes ingenuos sem scouting e os outros coitados nao têm imprensa, entao o City ja nao vem ate Lisboa ou Porto pros ver jogar. Aconselho-te uma dica pra ver se paras com a choradeira constante

      • Bruno Cunha
        Posted Julho 29, 2022 at 10:23 am

        U just made my point. Capas e mais capas e depois os jogadores saem pelo seu valor real.

        Capas de 40M para o BF – sai quase por 70
        Capas de 60 para o Renato – sai por 35M

        O Gonçalo Ramos pode sair nas capas umas 100 vezes que neste momento não há 1 clube que ofereça sequer 20M por ele.

        Os clubes tem Scouting do melhor do mundo, não se baseiam em capas de jornais para contratar jogadores.

        O Inácio a continuar assim vai sair por muito dinheiro, tal como o Nuno Mendes se tornou num dos laterais esquerdos mais caros da historia do futebol. E tal como o Ugarte sairá por muitos milhões também. Vais ver se é preciso capas para isso…

        Se calhar devias te era perguntar porque é que o Pote mesmo fazendo tantos golos não é apontado a ninguém.

    • Mushy
      Posted Julho 29, 2022 at 3:35 am

      Quando na melhor época do Bruno Fernandes os jornalistas elegeram como melhor jogador da liga, está tudo explicado…
      Quando um miudo de 20 anos já tem 70 jogos na primeira liga a titular e só agora a espaços vão falando dele e seleção zero…
      No entanto Morato já vai para 2 semanas sobre propostas quando deve ter feito 10jogos a época passada.

      Não é preciso puxar muito pela cabeça para perceber que é marketing e para o jogadores serem falados e estarem sempre sob o radar das equipas por tanto comentarem. Mas vá continuem a viver no mundo dentro de um caixa fechada e não perceber como funciona o mundo real dos negócios e especulação

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Julho 28, 2022 at 3:30 pm

    A prova viva de que futebol não é um excel. Se assim fosse, estaria colocado acima de um JVP. Como não é, nem está próximo dessa categoria.

    Jogador bonzinho para o tugão, que nunca teve nível para futebol internacional de destaque. Foi banal na Champions (salvo erro, até 19/20 tinha menos golos que o Bruno César na competição), foi banal na seleção (mal passou as 10 internacionalizações) e foi, na grande maioria, banal em jogos grandes.

    Para mim, fica ligado ao baixar de nível do Benfica. Quando se eleva Pizzis a capitães e estrelas, a coisa fica pobrezinha do ponto de vista de liderança e qualidade. Nunca teve nível e personalidade para isso, independentemente dos números que teve.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 28, 2022 at 3:48 pm

    Lá o tio Mendes conseguiu arranjar colocação para o Pizzi e assim ajudar o Benfica.

    Preocupante o clube ainda estar com mais de 100 milhões de euros só em gastos com pessoal (por ano).

    Incomportável para qualquer clube português… a venda do Darwin pode mantê-los à tona mais algum tempo mas caso falhem a Champions ou alguma coisa corra mal, não vai ser fácil para esta direção de continuidade ”liderada” pelo Rui Costa e com as contas marteladas pelo mestre Domingos Soares de Oliveira.

  • Marcio Ricardo
    Posted Julho 28, 2022 at 4:08 pm

    É uma referência do Benfica porque foi um jogador importante em determinado período e que ganhou vários títulos. Além de ter chegado a conquistar o prémio de melhor jogador do campeonato ainda fez 94 golos e 95 assistências pelo clube. Quer queiram quer não, são números de respeito.

    Agora quem viu o Pizzi jogar sabe que era curto para um Benfica que se pretende ideal, um Benfica Europeu. O Pizzi era ótimo, no seu auge, contra as equipes pequenas, mas era pouco contra Porto ou na Liga dos Campeões. Resumindo, forte contra os fracos e fraco contra os fortes.

    Um jogador que não tinha força no remate, mas marcava muitos golos, não tinha drible, não tinha velocidade ou explosão, não tinha intensidade, garra, não defendia e que ainda foi queimado a jogar uns tempos fora de posição. Ainda assim, tomara nós que todos os nossos piores jogadores fossem do nível do Pizzi.

    Obrigado por tudo Pizzi, boa sorte.

  • El Pibe
    Posted Julho 28, 2022 at 5:17 pm

    Obrigado ao Pizzi.
    Foi muito importante em algumas épocas e ainda correu com o Jesus dali para fora.
    Ainda serviu de saco de pancada para os adeptos quando a equipa toda não jogava nada.
    Não será uma lenda mas ficará na história do clube como um dos bons jogadores que lá passaram digam o que disserem do moço.
    Desejo-lhe muita sorte e que vá, sabendo que a maioria dos benfiquistas lhe guardam carinho e continue a fazer ouvidos moucos aos especialistas do deita abaixo!

  • Periklis
    Posted Julho 28, 2022 at 5:37 pm

    Se estivermos a falar do Benfiquinha sem exigência, de bons modos e de pais de família, então terá sido uma das principais referências.

    Por favor, a palavra lenda e referência é para jogadores como Eusébio, Coluna, Álvaro, Diamantino, Humberto Coelho, Mozer, Chalana, JVP, Rui Costa, Isaías, Jonas…

  • henry14
    Posted Julho 28, 2022 at 7:09 pm

    Números fortíssimos!! Ao contrário do jogador. Razoável jogador que foi elevado a um pedestal onde não pertence. Mas disso ele não tem culpa. Eu não gosto do jogador, confesso. Mas está longe der ser fraquíssimo como muitos dizem também. E, sinceramente, nunca acreditei nas teorias mirabolantes de Pizzi, Almeida e Rafa despedirem Lage. Quem tiver dúvidas que leia a entrevista de Lage. Mas a malta não sabe separar as coisa, engole tudo o que houve na comunicação social e um simples boato tonou-se uma verdade absoluta e inequívoca. E com isto, Pizzi ainda ganhou mais hate. Enfim, agradeço tudo o que deu ao clube mas seria hipócrita se dissesse que iria sentir saudades.

  • DNowitzki
    Posted Julho 28, 2022 at 8:23 pm

    Saúde e boa sorte no resto da vida e da carreira.
    Fica na história do Benfica, como ficam todos os que por lá passam.

    Dito isto, foi sempre um jogador mediano que foi alcandorado a estrela da equipa quando só restava mediania. Seria um bom suplente num Benfica de classe.

    Não vou negar: fico muito feliz com a sua saída do clube e não me deixa saudades.

    Um trambolho entrar no balneário e dizer o que disse após a derrota no Porto, depois da trampa que jogava, é dar vergonha alheia.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 28, 2022 at 9:38 pm

    Tenho muita pena pela ida do Pizzi. Foi um jogador muito bom, com qualidade, empenhado no Benfica e com capacidade de construção, de abrir espaços, de fazer assistência e de marcar golos como muito poucos.
    Obviamente não era o Fejsa ou o Matic mas oferecia muito ao jogo de ataque do Benfica. E, podem atirar-se ao tecto, mas é melhor que o João Mário.
    Teve a infelicidade de ter de aturar um bando de “corsários” que o odiavam só porque sim. Outros tiveram o mesmo desfecho, como o Seferovic que até era insultado. Mas os cães ladram e a caravana passa e a passagem de Pizzi pelo Benfica será duradoura.

  • KCL
    Posted Julho 28, 2022 at 11:03 pm

    O negrito diz tudo. “Teve um enorme impacto no MELHOR período do Benfica”.
    Eu gosto de jogadores que têm bom impacto quando tudo corre bem, mas prefiro os que mesmo quando tudo corre mal, dão tudo em campo, vão à luta e fazem boas exibições.

    • Sporting1906
      Posted Julho 29, 2022 at 12:19 am

      Este comentário não faz sentido nenhum, o Jonas também teve um impacto enorme no melhor período do Benfica, não gosta dele por causa disso?

      • KCL
        Posted Julho 29, 2022 at 8:59 am

        Leu o meu comentário?
        “Eu gosto de jogadores que têm bom impacto quando tudo corre bem, mas prefiro os que, mesmo quando tudo corre mal, dão tudo em campo, vão à luta e fazem boas exibições.”

        Onde é que eu disse que não gostava?
        Por acaso nunca gostei especificamente do Pizzi, pela sua forma de jogar.

  • Al Torres
    Posted Julho 29, 2022 at 9:22 am

    O verdadeiro adepto é aquele que apoia o clube nos bons e nos maus momentos, que reconhece o valor dos jogadores com base naquilo que estes fizeram em campo e que é expresso pelo número de jogos, golos e assistências. É aquele que tanto valoriza o craque como valoriza o “carregador de piano” porque ambos são imprescindíveis no plantel.
    Pizzi não foi craque mas tem números muito bons, acima de um jogador mediano. Se os conseguiu frente aos fracos e não frente aos fortes, pouco importa, para  se ser campeão todos os jogos contam.
    Conseguiu estes números com vários treinadores e com diferentes plantéis.
    As histórias que se  contam, são apenas isso, histórias (a maioria já foram desmentidas pelas “vítimas”), desaparecerão com  espuma dos dias.
    Para o futuro vão ficar os factos e vai ficar Pizzi.

Deixa um comentário