Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Silas deixa Sporting: «Já tinha decidido depois da Liga Europa… é melhor para o clube começar já a preparar a próxima época»

Inevitável? Ser treinador do Sporting nesta guerra civil, em que há ataques de todo o lado, sendo que muitos sportinguistas até torcem pelo insucesso da equipa, não é fácil, mas esta passagem do ex-Belenenses por Alvalade foi para esquecer. Em 29 jogos perdeu 10, a eliminação frente ao Alverca é um enorme descalabro, mesmo frente ao Başakşehir podia ter feito mais, e a desculpa do plantel não pode pegar, já que contou com Bruno Fernandes durante grande parte do tempo, e há outros elementos que são acima da média, como Plata (que demorou a lançar), Acuña, Mathieu, sendo que Coates, Battaglia, Rosier, Sporar, entre outros, para a nossa Liga são mais que suficientes para não perder com o Tondela, Gil Vicente, etc.

Silas anunciou, depois da derrota frente ao Famalicão, que foi o seu último jogo à frente do comando técnico do Sporting. “É o meu último jogo à frente do Sporting. Agradecer a oportunidade que me foi dada. É uma decisão mais do que pensada, que começou a ser pensada logo a seguir ao jogo na Turquia e não há volta atrás. Acho que realmente poderíamos ter feito mais numa ou outra situação, mas se não fizemos foi inconscientemente. Todos poderíamos ter feito mais. Esta decisão também foi tomada a pensar no Sporting. Acho que o Sporting tem que começar já a pensar na próxima temporada para que não volte, para o ano, a ter dissabores como teve este ano”, disse o treinador, de 43 anos, que assumiu os leões a 27 de Novembro.

43 Comentários

  • Pipi Romagnoli
    Posted Março 3, 2020 at 10:34 pm

    No final da época quando sair o Rúben Amorim, trazia o Petit, mas primeiro tínhamos de o convencer que na próxima época desciam de divisão todos os Clubes à excepção do 1º classificado, assim é que cria uma equipa candidata ao título. SL

  • Manchester Is Red
    Posted Março 3, 2020 at 10:34 pm

    Parece-me ser um tipo porreiro, mas claramente sem a mínima qualidade para orientar uma equipa da dimensão do Sporting.

    Já no Belenenses, apesar do bom trabalho em 18/19, pareceu-me mais um “treinador da moda” do que outra coisa.

    Sai muito fragilizado e tenho sérias dúvidas que consiga ingressar numa equipa da 1ª metade do nosso campeonato. Talvez vá acabar o curso e depois experimente os ares da Grécia ou Chipre…

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 3, 2020 at 10:35 pm

    Percebeu-se durante o jogo que se tava a cagar para isto

  • Leonidas
    Posted Março 3, 2020 at 10:36 pm

    Era óbvio que não tinha condições para continuar. Mas quando se vai para o 4 treinador numa época, talvez o problema seja muito maior que os treinadores

  • Natan Fox
    Posted Março 3, 2020 at 10:36 pm

    O interessante da classificação, momentânea, do campeonato português é que está condizente a grande de cada clube… atualmente.
    Alguns anos a pedra vem sendo cantada sobre como o Sporting se apequena e acho que agora é mais claro do que nunca. São falta de titulos, dividas, confusões na diretoria, amadorismo, falta de bons talentos saindo da base e agora vai ser constante ficar atras do Braga na classificação. É ver os proximos capitulos.
    Obs. Quando escrevo isso não é para afrontar o Sporting, mas quando estive em Lisboa percebi o quanto a torcida do Sporting ainda não tem noção do seu real tamanho e por isso não consegue reerguer o clube.

    • Miguel Caçote
      Posted Março 3, 2020 at 10:51 pm

      “Vai ser constante ficar atrás do Braga na classificação.” Deve ser piada, só pode.

      • Natan Fox
        Posted Março 3, 2020 at 10:58 pm

        Como eu disse, veremos… O Sporting está se endividando, se apequenando e ainda se segura por ter uma torcida grande e imprensa interessada, mas se continuar com esses resultados as coisas tendem a mudar. Junto a isso, o Braga cresce mais a cada ano e agora ainda consegue vender bem seus jogadores. As coisas serão bem curiosas na luta pelo terceiro lugar no Tugão.

        • Maiqueke
          Posted Março 3, 2020 at 11:53 pm

          Como és do Brasil (supondo pelo comentário), é normal que não percebas bem a grandeza de um clube e do outro, o momento não define o clube e o Braga mesmo estando tanta vez em boa forma e o Sporting a recuperar há anos dos piores periodos da história (é uma atrás da outra) continua praticamente sempre à frente do Braga (sem invocar os títulos passados sequer), tal como a massa adepta de um e de outro. O problema é que o Sporting para recuperar precisa de anos e os Sportinguistas (muito por culpa de Brunistas) querem resultados imediatos, queimando tudo o que não corresponde e agora criando um clima de divisão entre os próprios adeptos e sem essa estabilidade é muito complicado dar continuidade a bons resultados.

          Como termo de comparação, pelos teus comentários, apesar de o futebol viver de títulos, vive também da sua história e massa adepta. Noutro contexto podes tomar como exemplo o Arsenal que é um colosso e não ganha nada de relevante há anos (décadas?). E creio que podes afirmar que qualquer jogador que vá para lá jogar, tem noção que está num gigante. Atenção que eu disse noutro contexto, só para teres um termo de comparação com os títulos. Quando se pensava que não havia pior que Bettencourt, apareceu o Godinho Lopes. Quando pensava que nada podia ser pior que o GL apareceu o Bruno de Carvalho. Quando o BC deixou o Sporting num buraco que ninguém achava ser possível existir, ataque à academia de alcochete. E agora vamos lá ver como corre com o Varandas. O problema está dentro do próprio clube, é verdade, mas não é por isso que o Sporting deixa de ser grande ou ultrapassado pelo Braga por meia dúzia de resultados positivos esporadicamente.

        • Miguel Caçote
          Posted Março 4, 2020 at 12:14 am

          Claro que a imprensa está interessada. Se não estivesse interessada num clube com mais de 2M de adeptos só em Portugal, mas estivesse num clube que nem 200m tem como o Braga é que era estranho.

    • Leonidas
      Posted Março 3, 2020 at 10:54 pm

      Essa conversa do Braga já ser maior que o Sporting ouvi muito já em 2013. Desde aí o Braga nunca sequer ficou à frente do Sporting.

    • JoaoMiguel96
      Posted Março 3, 2020 at 10:56 pm

      Outra vez arroz? O Sporting nas suas piores épocas tem ficado sempre à frente do Braga. Só por um ano é que não, se não estou em erro.

      A grandeza do clube em nada reflete a classificação neste caso.

    • DQuinta
      Posted Março 3, 2020 at 10:59 pm

      Desculpe mas “quando esteve em Lisboa” com certeza que não esteve com uma amostra representativa do clube. Os adeptos e sócios têm noção dos problemas do clube. Agora não vamos falar de grandeza com base em resultados desportivos. Isso irrita-me um pouco porque é misturar alhos com bugalhos. O Sporting é um clube grande, maior que o Porto e com um impacto social incomparável com o Braga… A comparação é ridícula.
      Agora, é um clube desportivo e como tal tem de render. Mas por ter o impacto e a história que tem é que se exige. O Braga estava em terceiro, mas no início do ano quando andava em decimos e por aí falava-se sim mas não era um escândalo. Porque o Braga não tem a obrigação de estar à frente do Sporting. É um brilharete. Ficar em terceiro vai ser um brilharete e isso mostra as diferenças entre os clubes. Agora que o Sporting, desportivamente anda pelas ruas da amargura… Ninguém duvida disso!!!

      • Natan Fox
        Posted Março 3, 2020 at 11:07 pm

        Deixa eu ver se entendi, um clube de futebol só tem grandeza por conta de resultados, ou acha que o Sporting seria grande se a historia do clube fosse igual aos seus ultimos 18 anos? acho que não! De resto, o Sporting não é maior que o Porto nem em Portugal, nem na Europa, nem no Mundo! O Sporting tem historia impactante sim e ainda é grande porque a liga portuguesa não tem concorrência, mas a verdade é que atualmente o Sporting e Braga estão mais proximos que o Sporting do Porto ou Benfica.

      • Mexicano
        Posted Março 3, 2020 at 11:18 pm

        Que iludido. É deste tipo de adeptos que mete o Sporting na lama… Estou longe de ser do FC Porto, por mim bem que podiam ir à falência e desaparecer do mapa, mas dizer que o Sporting é maior que o FC Porto é de uma tremenda ilusão. Nem com cogumelos mágicos alguém vai lá.

        Nos últimos 35 anos o Sporting ganhou duas vezes o campeonato! Duas! Apenas mais uma que o Boavista!

        Enquanto os adeptos do Sporting, neste momento, o melhor que podem aspirar é o 3º lugar, ou o 2º em anos completamente anormais, o Sporting não sai da cepa torta!

        Tem de haver direcção, potenciar jogadores, voltar a estabelecer bases e crescer sustentadamente.

        Ainda estou em choque. Dizer que o Sporting é maior que o Porto… Amigo, passaram 70 anos desde que o Sporting era campeão com frequência. Não há 3 grandes. Há dois grandes e um maior que o resto, mas abaixo dos dois grandes.

      • Limpinho, Limpinho
        Posted Março 3, 2020 at 11:24 pm

        Maior que o Porto? Amigo, estás bem? Já não estamos em 1980.

      • Pablo
        Posted Março 4, 2020 at 4:45 am

        Sporting maior que o Porto? Piada boa…

    • Brigada Lusitana
      Posted Março 4, 2020 at 12:24 am

      Não diga baboseiras Natan, o Sporting está tão atrás do Braga que lhes vai roubar o treinador e à uns anos roubou o treinador bicampeão ao Benfica. O problema do Sporting chama-se “Ataque de Alcochete” e com isso ter perdido 6 dos melhores jogadores a custo 0 e o melhor treinador em Portugal. Se o Flamengo perde-se JJ mais 6 titulares a custo 0, com a competição do Brasileirão ainda descia de divisão.

      • Nickles
        Posted Março 4, 2020 at 7:29 am

        Não é por uma mentira ser contada várias vezes que se torna verdade. Ah mas isto é Portugal então pronto entende-se que essa mentira passou a ser uma verdade absoluta.

        O Sporting não roubou o JJ ao Benfica coisa nenhuma. O Vieira queria era um pau mandado para treinador, que abanasse a cabeça afirmativamente sempre que o dono dissesse algo. Se o Benfica quisesse continuava com o JJ, mas a brincar.
        Mas lá está, vocês fazem de vitórias coisas que são completamente desvirtuadas da realidade, o que confirma MAIS UMA VEZ que vivem num mundo paralelo.

        • Brigada Lusitana
          Posted Março 5, 2020 at 12:12 am

          Isso não é verdade Nickles. A partir do momento em que o LFV tentou colocar o JJ na Arábia, ele como é orgulhoso deixou de querer ficar no SLB e quando LFV soube que ele estava a negociar com o SCP ainda tentou que ele ficasse só que JJ já não quiz ficar. Basta ter 2 dedos de testa, ser fosse uma saída a bem o SLB não iria lhe reter o último mês de ordenado e ainda colocar JJ em tribunal por supostamente este ter começado a trabalhar para o Sporting no último mês de contrato com o SLB. Basta ter 2 dedos de testa e conhecer os intervenientes para saber o que se passou Nickles. JJ não foi para o SCP por este ser melhor que o SLB mas por orgulho e por ser o clube do seu pai.

      • MystogaN
        Posted Março 4, 2020 at 3:05 pm

        Vai roubar o treinador??? Deixar 10 milhoes num treinador é roubar?
        Estão mesmo iludidos!!!

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 3, 2020 at 10:38 pm

    Agradeço ao Silas a coragem. Tentou o seu melhor, mas não chegou e com naturalidade sai.

    Desejo lhe o melhor para o futuro, espero que possa evoluir como treinador e que evolua as suas capacidades.

    Quanto á possível vinda de Amorim, continuo a dizer que é um erro brutal. É demasiado jovem, demasiado inexperiente e, acima de tudo, demasiado caro. Tem tudo para ser um bust de todo o tamanho, mas pode-se revelar uma boa surpresa.

    • Estigarribia
      Posted Março 3, 2020 at 11:11 pm

      João,

      Em relação ao sucessor de Silas, eu estou a ver o jogo entre o Defensa y Justicia e o Santos e estou espantado pelo futebol que a equipa orientada por Hernán Crespo está a praticar, estando a ganhar por 1-0 ao Santos. Será que o Crespo não quer fazer uma perninha no banco do Sporting?

      Saudações Leoninas

      • JoaoMiguel96
        Posted Março 3, 2020 at 11:33 pm

        A vir um treinador da Argentina só equacionada Gallardo, mas sonhar não paga imposto.

        Não conheço o trabalho de Crespo, mas a herança de Beccacece é pesadíssima.

      • Rotiv23
        Posted Março 4, 2020 at 9:30 am

        O nosso Jesualdo já mostrou ao Crespo como se faz :)

        • Estigarribia
          Posted Março 4, 2020 at 10:47 am

          Rotiv23,

          Por acaso, olha que até gostei de ver o Defensa y Justicia jogar . Vê-se que têm uma ideia de jogo mas o cansaço físico na segunda parte rebentou com a equipa argentina. Contudo, acho que Crespo pode dar treinador, tal como foi um excelente avançado.

          Quanto ao Santos, acho que até ao momento foi o melhor jogo do Peixe e soube explorar no 2° tempo a fadiga física dos homens de Crespo. Já agora aquele Soteldo tem muita qualidade. Não poderia ser uma boa opção para uma equipa portuguesa?

          Saudações Leoninas

          • Rotiv23
            Posted Março 4, 2020 at 12:51 pm

            Eu também gostei muito de ver a equipa Argentina a jogar. Mas acho que ainda tem que controlar a gestão física! Na primeira parte encostaram o Peixe às cordas mas notou-se uma quebra física gigante na 2º Parte. Mas sim foi uma grande partida e o Crespo, mesmo no campeonato não está mau. (9º classificado). Em relação ao Soteldo concordo 100% contigo. Já o conheço desde do tempo do Zamora e sempre me saltou à vista mas a contratar é agora antes de ele dar o salto, pois quando o der, já não vai ser para o nosso bico. Cumprimentos

            • Estigarribia
              Posted Março 4, 2020 at 1:58 pm

              Ainda em relação ao Santos, outro jogador que gostei também de ver foi o Kaio Jorge. Jogador muito interessante, a seguir ao Soteldo, na equipa de Jesualdo Ferreira.

              Já agora, ainda sobre o Crespo, se o Defensa y Justicia continuar a evoluir sob a sua direcção até pode dar o salto, quem sabe, para a Europa. A equipa argentina surpreendeu-me mesmo.

              Saudações Leoninas

  • O Comendador
    Posted Março 3, 2020 at 10:40 pm

    Lá está, um bom comentador desportivo, já como treinador… zero!

    SL

  • AdeptoImparcial
    Posted Março 3, 2020 at 10:45 pm

    Inevitável, mas sinceramente ou esperavam pelo fim da época ou então que fique um interino até ao fim.

    Não há de ser difícil garantir um lugar europeu (penso eu). Qualquer treinador que venha agora, vai sofrer da hipocrisia que nós sportinguistas temos.

    Os mesmos que dizem “ainda bem, agora vem um novo para incutir ideias de jogo para começarmos cedo a próxima época” são os primeiros a cair em cima do treinador à primeira derrota.

    O treinador que vier, seja o Amorim ou outro, tem de vir com o Presidente a defender publicamente que a sua escolha é a pensar na próxima época e não nesta.

    Que os restantes jogos vão servir para avaliar a equipa como se de uma pre-pre-época se tratasse. Se assim for, pode ser que a coisa ao menos comece a andar bem.

    Em relação ao substituto, acho a aposta no Amorim um tiro no escuro, algo que o Sporting não é famoso por acertar.

    Preferia muito mais apostar num Luís Castro, Pedro Martins, ou até o treinador do Famalicão. Até os impossíveis ou muito pouco prováveis NES, Leonardo Jardim e Marco Silva seriam apostas a pensar.

    Mas Amorim? Por ter feito uns 13 jogos? Muito bons, sim senhor, a ganhar aos 3 grandes e até uma Taça levou. Mas não provou nada ao longo de uma época inteira. Se o Amorim ficar no Braga e não conseguir garantir o 3° lugar, para mim, isso é um falhanço.

    E nem comento o preço porque isso todos acham absurdo. Bem, vamos ver quem vem. Só espero que consiga ganhar alguns joguitos, pelo menos os que tem em casa para não parecer tão mal.

    • RSepol
      Posted Março 4, 2020 at 10:32 am

      Concordo em absoluto com a opinião na escolha do Amorim. Parece me exatamente o mesmo que se está a passar com Lage. Provavelmente assume a equipa, tudo corre bem ate ao final da época, e depois quando começa a “doer”, revela dificuldades.. E mesmo Lage já tinha alguns créditos firmados nas camadas jovens do Benfica, Amorim onde as tem?

  • Filipe Ferreira
    Posted Março 3, 2020 at 10:46 pm

    Embora seja verdade que o Sporting está perante uma guerra civil, não foi o maior fator de insucesso de Silas, a falta de qualidade na gestão do plantel e no plano tático foram bem superiores a isso

  • Mike
    Posted Março 3, 2020 at 10:47 pm

    Daqui a 1 ano será outro o protagonista da história mas o cenário será o mesmo. Este Sporting é um loop.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Março 3, 2020 at 11:07 pm

    Silas foi uma tentativa deseperada, falhou. Tenho respeito pela forma como sai, discurso digno e racional. Ele próprio sabe que não esteve à altura e que não está pronto para esta exigência. Cometeu muitos erros.

  • Flavio Trindade
    Posted Março 3, 2020 at 11:11 pm

    Apesar da sua passagem desportiva pelo Sporting ter acabado em fracasso, há que louvar a coragem que teve em aceitar vir dar a cara por um projecto totalmente à deriva e a boa postura que deixa na hora da saída.

    Falou do que não conseguiu fazer, falou bem do seu sucessor, agradeceu a oportunidade e acaba por sair sem inventar desculpas, sem atirar a água do capote, e de uma forma madura e consciente.

    No mínimo é de homem.

  • Chico
    Posted Março 3, 2020 at 11:14 pm

    Quem quer que se meta no Sporting neste momento, é para se queimar. Mesmo sendo competente, ter sucessão é missão impossível. Só lá vão contratando o Tom Cruise.

  • Monsieur Mathieu
    Posted Março 3, 2020 at 11:49 pm

    Obrigado Silas, nunca foste treinador para o Sporting mas és provavelmente o menor culpado disto tudo. Nunca tiveste apoio da direção e os jogadores não querem saber.
    Boa sorte.
    SL

  • Litmanen
    Posted Março 4, 2020 at 12:08 am

    Muito bem o Silas no discurso, extremamente íntegro e sem sacudir água do capote.
    Podia ter feito melhor? Sim, é um facto, mas também gostava de ressalvar que entrar num barco à deriva e sem motor não é fácil.

    Vai com certeza ter outras oportunidades na Primeira Liga e vai mostrar que não é assim tão incapaz como muitos o estão a fazer agora. Incapaz é o clube e a sua direcção, completamente anedótico o presidente do Sporting com o amadorismo e arrogância que teima em demonstrar. Um exemplo levado ao extremo do nosso dirigismo no futebol português (e não só!).

  • MiguelRosa
    Posted Março 4, 2020 at 12:43 am

    A incompetência confunde -se com qualidades humanas porquê? Que interessa se era um gajo porreiro se foi de uma incompetência atroz? E se pensou em sair depois da Liga Europa deveria tê-lo feito. Certo que os jogadores não ajudam. Mas não houve uma ideia de jogo, nem motivação. Quanto à estrutura do futebol é de vomitar. Ainda bem que a grandeza do Sporting não é só bola. Que venha o RA, ou o gato da vizinha; até quando as divisões de base neste clube? O Varandas também não é mau rapaz, é apenas incompetente. Menos mau. Os ditos 3 grandes espelham mesmo bem o pior do portuguesinho. Que escatológico é o futebol português. Entre quadros, adeptos e opinion makers a mediocridade grassa tanto que já me enjoa mais que a nossa política. Não há pior poder que o pequeno poder.

  • Analista Especialista
    Posted Março 4, 2020 at 8:42 am

    Não se fazem omeletes sem ovos e neste momento nem Kloop ou Guardiola se safariam. Já disse e repito, o melhor que podia acontecer ao SCP era ser comprado por algum magnata. O plantel tem severas lacunas e só muito dinheiro as pode colmatar.

    • Estigarribia
      Posted Março 4, 2020 at 8:53 am

      Analista Especialista,

      Que eu saiba o clube ainda é dos sócios. Engraçado que quando um dos três grandes está mal vêm sempre falar que o melhor seria um magnata comprar o clube. Isso não é, nem nunca será, a solução. E quando o dinheiro deixar de entrar pela via desse investidor? Um clube é e sempre será dos sócios e não é para nenhum investidor manhoso vir lavar dinheiro sujo e brincar ao Football Manager.

      Saudações Leoninas

  • Wonderkid
    Posted Março 4, 2020 at 10:00 am

    Agradeço o seu profissionalismo, a forma como saiu sem criar problemas, mas ficou claro desde o jogo na Turquia que já não tinha os jogadores com ele.
    Espero que Amorim consiga isso (meter os jogadores a lutar por ele), elevar níveis anímicos e apresentar o bom futebol que apresentou em Braga. Como diz o VM, o Sporting tem um plantel que fica a anos luz de Benfica e Porto, contudo, deveria ser mais do que suficiente para garantir o 3º lugar.

  • nunobranco
    Posted Março 4, 2020 at 11:06 am

    Silas não conseguiu impor um sistema tactico e muito menos um fio de jogo. A equipa estava descrente sem atitude e motivação. assumiu os seus erros e despediu-se. RA é uma aposta no escuro , um “all in one” do Varandas, mas para ter sucesso a estrutura do futebol tem de ter mais qualidade , mais profissionalismo e ser conhecedora de mercados periféricos para apetrechar a equipa de 5 jogadores que sejam titulares de caras e que não sejam muito caros

Deixa um comentário