Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Todibo é o 10.º reforço do Benfica

Boa aquisição? Tem excelentes características físicas e técnicas mas está longe de ter sido a primeira opção (Jesus não teve problemas em afirmar que queria Semedo), e inclusive aterra na Luz depois de ter sido rejeitado por quase meia Europa (foi oferecido a vários clubes). Veremos se aproveita as facilidades da nossa Liga para melhorar o seu grande potencial, ou volta a fazer como no Schalke 04, onde acumulou erros atrás de erros (muitos por ‘se achar um Messi na defesa’), o que fez com que fosse olhado com desconfiança pela maior parte dos directores desportivos.

O Barcelona anunciou o empréstimo de Jean-Clair Todibo ao Benfica até 2021. Os catalães revelaram ainda que receberam 2 milhões pela cedência, sendo que as águias ficam com uma opção pelo francês de 20 ME. Todibo, central/médio defensivo, de 20 anos e 1m90, que é assim a 10.ª contratação dos encarnados para esta época, chegou ao Barça em Janeiro de 2019, mas só fez 5 jogos pela equipa principal. Na segunda metade da última temporada esteve cedido ao Schalke 04, onde realizou 10 encontros.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

96 Comentários

  • Chico
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:13 pm

    Aposta de alto risco. Tanto pode dar em craque como nem calçar. A opção de compra já deve contemplar os 2 milhões pagos agora e é sempre uma segurança para se o miúdo começar a render. Vai ouvir muitas duras de Jesus e esperemos que sirva para titular o lugar ao Otamendi, mas preferia Veríssimo ou Semedo. Esperemos agora que venha Gerson ou outro 8.

    • LevonAronian
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:33 pm

      Aposta de alto risco seria se viesse já por 20M, ou se fosse ele o substituto direto do Ruben (com Verthonghen e Otamendi, começará pelo menos para já no banco, estando a posição teoricamente assegurada)
      Dito isto, não parece ser o que Jesus pretendia mas sim o que se arranjou, se correr bem ótimo, senão, são “apenas” 2M+salários deitados ao lixo

      • Chico
        Posted Outubro 5, 2020 at 10:57 pm

        Sim, seria melhor dizer que é uma contratação com um teto muito alto e um pavimento baixo. São 2M num empréstimo de dois anos, não é caro. O Jesus já apostou em centrais deste perfil (David Luiz ou Ruben Semedo), vamos ver no que dá. Com bola é incrível e atleticamente é o central mais rápido e potente do Benfica nesta década, excetuando talvez o Jardel no seu auge (curto, diga-se).

        • TBL
          Posted Outubro 5, 2020 at 11:39 pm

          É de alto risco no sentido em que se não der em nada só temos Verthongen, Otamendi, Jardel e Ferro, quando Jardel tem uma média de uma lesão a cada 45 minutos jogados e Ferro não parece ter o que é preciso para calçar no Benfica.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:13 pm

    David Luiz com bronzeado,a quantidade de erros que o vi fazer o ano passado é inacreditável, este jogador há 20/30 anos atrás nem no Passarinhos da Ribeira calçava, mas hoje valoriza-se em demasia o saber sair a jogar…

    • Chico
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:33 pm

      Se for um David Luiz, é a melhor contratação em Portugal.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Outubro 5, 2020 at 10:48 pm

        Pois, já me esquecia que tu gostas é de jogadores que fazem uns floreados.
        Um David Luiz da meia época que fez antes de ir para o Chelsea não era uma boa contratação mesmo.

        • Chico
          Posted Outubro 5, 2020 at 11:05 pm

          Floreados? Só a falar do aspeto defensivo, o David foi um monstro entre 2009 e 2015 ou 2016. Fortíssimo no desarme, imperial no ar, extremamente completo do ponto de vista atlético, rapidíssimo, RAÇA e LIDERANÇA (que é o que tanto dizes faltar ao Benfica). Curioso que não refiras a época anterior, onde para mim ele, David Luiz e Di Maria foram os melhores. No entanto, o jogo do Schalke ficou na memória de muitos, na Liga continuava a alto nível, mesmo com o início turbulento do coletivo. Comprovou isso mesmo na primeira passagem pelo Chelsea, no início no PSG e depois com Conte num papel já mutado, estilo 6 recuado.

          • Chico
            Posted Outubro 5, 2020 at 11:08 pm

            ele, Ramires e Di Maria*

          • Filipe Ribeiro
            Posted Outubro 5, 2020 at 11:43 pm

            Na época anterior teve os mesmos erros de sempre, pensar que era o Krol ou Beckenbauer, teve foi mais concentrado esse ano,no ano seguinte que estava a fazer frete cá foi um dos grandes responsáveis de em Novembro já estarmos fora da luta pelo título.
            Dos centrais que mais enterrou nesta década em equipas de topo.

            • Chico
              Posted Outubro 6, 2020 at 12:14 am

              Só é dos que mais enterrou porque lá ficou por muitos anos por efetivamente ser excelente. Os outros chegaram e voltaram cá para baixo num instante. Por algum motivo? De resto, só estás a implicar, curiosamente optas logo por ignorar a época 09/10. Reformulo a minha frase inicial, então, se for um David Luiz de 09/10, é a melhor contratação em Portugal.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Outubro 5, 2020 at 11:45 pm

            O melhor foi o Saviola,por os outros terem ido todos para os tubarões não faz deles os melhores dessa época em particular.

  • joaodjesus
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:14 pm

    Nao vai em nada ao encontro do perfil pedido pelo Jesus, por isso nao lhe agoiro grande futuro no clube.

  • Marcio Ricardo
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:21 pm

    Com certeza vai melhorar com Jesus e vai ser melhor que Jardel ou Ferro. Questão do terceiro central resolvida. Bem-vindo Todibo, quem chega ao Barça tem que ter qualidade..

  • Nickles
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:22 pm

    Daqui a mês/mês e meio a dupla de centrais será Otamendi-Vertonghen com o Todibo a 6.

    • Chico
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:32 pm

      Olha que és bem capaz de ter razão.

    • Harryke
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:34 pm

      Nem tinha pensado nisso, mas não seria descabida tendo em conta as carateristicas dele.

    • GabCel
      Posted Outubro 5, 2020 at 11:23 pm

      ou daqui a um mês a dupla de centrais pode ser o Todibo e o Ferro porque todos os outros encostaram à Box. (quando sabemos como o JJ “protege” os jogadores ter 3 pré-reformados como 3 primeiras opções é receita para a desgraça)

      Mas pronto… também já não espero nada desta época: mercado horrendo, equipa super desequilibrada, o incompetente mais orgulhoso do mundo e uma direcção completamente à deriva.

  • Kacal
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:26 pm

    Parece-me uma aposta muito interessante, não contava. Sendo um empréstimo com opção de compra não há tanto risco. Por outro lado já há Ferro e Morato que são jovens com potencial, ter mais um jovem com potencial parece-me dentro do mesmo, o Benfica precisava de um central mais maduro e preparado. Isto deve indicar que a dupla titular será Otamendi – Vertonghen e o Todibo à espreita. Sendo verdade que Ferro e Morato podem estar “verdes”, o Todibo não está muito melhor. Uma coisa que o Todibo tem a melhorar é deixar de achar que é um extremo a jogar como central, por vezes abusa na construção e inventa colocando a equipa em perigo, por vezes isso custa jogos. Tem perfil físico e técnico para ser um grande central, tem imenso potencial para ser trabalhado, mas também parece ainda jogador no estado puro e de rua, não é um central feito e portanto vai cometer erros e vai aprender com eles, mas faz lembrar quando o JJ apostou no Rúben Semedo no Sporting, o potencial era evidente mas cometia alguns erros. Vamos a ver como evoluí, mas deve ser trabalhado na “sombra” de Ota e Vertonghen tendo minutos e poderá vir a ser um excelente reforço, uma aposta de futuro mais, mas útil no presente.

  • Borsalino
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:27 pm

    Apesar do negativismo maior parte das pessoas, acho que em dois anos pode vir a ser uma grande adição. Se emprestámos o nosso melhor marcador por “questões financeiras” então claro que não haveria dinheiro para trazer o Semedo ou o Lucas e por isso não espero mais entradas no plantel. Acredito que Todibo, numa liga menos competitiva consiga “reencontrar-se” e provar tudo o que lhe era augurado.

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:28 pm

    Não sei bem o que esperar. Há sentimentos mistos. Para uns enterra muito, para outros pode ser grande reforço. É esperar para ver. Contudo, há algo aqui a notar. O nosso scouting está miserável e só compra jogadores conhecidos porque não sabe mais. Passou-se anos a desinvestir no scouting, a achar que o Seixal é que fornece tudo e agora temos de comprar apenas nomes conhecidos, tendo de pagar balúrdios e correr riscos como com Todibo,que tem um bom potencial, mas que tem históricos de lesões e de erros cometidos. Nesse sentido, o Benfica tem de se contentar com as “sobras”.
    Scouting é o que faz o Bayner, compra jogadores com critério, com um plano pensado e um programa de desenvolvimento.
    Temos de mudar isto, gestão não é ir ver às listas dos tubarões e acenar com o cheque e comprar o que aparece.
    Agora é rezar que o Todibo dê alegrias, a partir de agora é um dos nossos e há que desejar que seja feliz.

    • Marcio Ricardo
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:53 pm

      Desde que o Boto foi embora nunca mais acertamos. Era de se esperar que tivessem aprendido alguma coisa com ele, mas pelos vistos não..

      • Joga_Bonito
        Posted Outubro 5, 2020 at 10:59 pm

        Já aqui sugeri o seu regresso e a contratação do Luís Campos. Temos de dar a volta ao nosso scouting, dantes apanhávamos talentos antes de surgirem, agora como não temos scouting compramos o que resta das listas dos tubarões. Esse não pode ser o futuro, há que dar a volta a isto.

        • Chico
          Posted Outubro 5, 2020 at 11:10 pm

          Javi Garcia, Rodrigo, Matics… No perfil dos Todibos.
          Aimar, Saviola… No perfil dos Vertonghens.
          Ramires, Witsel… No perfil dos Evertons.

          Honestamente, não vejo muitas diferenças. O Benfica talvez pescasse melhor na Argentina, não sei.

          • Joga_Bonito
            Posted Outubro 5, 2020 at 11:18 pm

            Eu refiro-me a comprá-los ou mais novos, sendo nosso o passe (e não empréstimos como aqui) ou então a comprar jogadores maduros mas em condições. Agora comprar Otamendi que estoura na 2ª parte após pagarmos 15 milhões não lembra a ninguém. O problema está que dantes comprávamos melhor, com mais critério, agora ninguém fez scouting, foi-se às listas de dispensas dos tubarões e trouxe-se o que havia.
            Assim não vamos lá, temos de trazer de volta o Boto e quem sabe convencer Luís Campos a ser director desportivo.

            • Filipe Ribeiro
              Posted Outubro 5, 2020 at 11:37 pm

              O mercado não é o mesmo, o Benfica hoje em dia não chegava a um Witsel por exemplo, dificilmente chegava a um Gaitán também, há cada vez mais clubes endinheirados.
              O problema para mim é serem contratações sem perfil definido, é tudo feito à base do cardápio que os agentes dão ou favores e “oportunidades de negócio”,os planteis estão sempre coxos, com demasiadas lacunas.

              • Joga_Bonito
                Posted Outubro 6, 2020 at 12:57 pm

                Sim, sem dúvida, mas o Benfica devia ter percebido que o mercado estava a mudar e em vez de ter diversificado o scouting, apostando em áreas como o Japão, Magrebe, que têm qualidade e são baratos, foi apostar tudo no Seixal e em banalidades do Brasil. Agora temos de relançar o scouting num mercado super inflaccionado.

                • Filipe Ribeiro
                  Posted Outubro 6, 2020 at 1:39 pm

                  Mercado japonês era para ontem já, enorme potencial e baratissimo, não está é nas mãos de certos agentes, nem há comissões para amigos.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:29 pm

    Uma aposta de alto risco, não é um central que tenha mostrado a sua qualidade em grandes palcos ainda. Tanto pode sair barrete como ser uma grande aposta, depende da forma como se focará na equipa. De ver também que pode ser uma opção para 6, e parece-me ser onde encaixará melhor no sistema de JJ. Isto ao mesmo tempo que será opção para central claro. Acho que acabou por ser uma boa opção, apesar de preferir Semedo ou mesmo Fábio Cardoso.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:32 pm

    Gosto do jogador.
    E se na maior parte dos casos tenho sido crítico da revolução JJ e do reset ao projecto, neste caso parece-me a todos os níveis um bom negócio.

    Primeiro porque JJ já rebentou com o budget desta época há muito…logo não há dinheiro.

    Vem por empréstimo, a baixo risco e com cláusula de compra quase igual à de Otamendi… sendo que Todibo tem 20 anos…

    Quem o viu jogar no Toulouse sabe o potencial que tem e que fez dele um dos centrais mais apetecíveis do mercado.

    O Barcelona ganhou a corrida e lá nunca teve espaço.

    Emprestado a uma das equipas mais casa a arder da Europa (toda a gente a criticar os erros no Schalke…mas e os erros do Otamendi nas últimas duas épocas em Manchester?)

    Sinceramente, parece-me dos melhores negócios do mercado do Benfica a par de Everton e Vertonghen.

    Curiosamente, terá sido um que não foi um pedido expresso de JJ… (curiosidades).

    Para mim parte claramente à frente para fazer dupla com o belga.

  • Pulga
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:40 pm

    Algum dia tinham de acertar, nem que seja à sorte.

    Desportivamente não deve nada a Rúben Dias. Tecnicamente é superior, tem problemas de posicionamento tal como o Português, tem facilidade no desarme e é um bom cabeciador.

    Só não tem aquilo que só Dias tem, a liderança e a marca da formação.

    Quando chegou ao Barça disse que era o futuro melhor central do mundo e mantenho.

    Realidade: Jesus não o conhece, vai desesperar com os problemas posicionais e vai comer banco para o Otamendi.

  • Tiagok66
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:45 pm

    Não compreendo esta movimentação, só, como dizem aqui por uma gritante falha de scouting e falta de informação. Por 2M por empréstimo, não era preferível dar 6 /7 e ir buscar o Verissímo ao Santos? Ou o Benfica está assim tão mal financeiramente?
    Depois, este jogador tem alguma coisa a ver com o que JJ quer? Não simplifica, acha-se o Messi da defesa como disseram e bem e usa o fisico para diminuir o erro só. Está disponível e tem mentalidade para mudar por completo o seu jogo e levar com um treinador que lhe berra com o mais básico? Um jogador que veio do barça e teve a moral que teve ano passado no Schalke? Não conheço mas nem do ponto de vista psicológico me inspira confiança.
    Não venho com as histórias que o de dentro é melhor, mas para ficarmos com 2 centrais anarquicos (Otamendi e Todibo) não era preferível tentar puxar o Morato para este nível? A treinar na sombra de um Vertoghen deve aprender qualquer coisinha.
    Enfim só confirma o total falhança do scouting e do projecto desportivo, mesmo que a contratação dê certo é uma questão de probabilidade face ao risco, e a probabilidade de dar certo é pouca e o resto face à necessidade muito elevado.
    Enfim, não tenho comentários mas como benfiquista não me sinto minimamente mais confiante com esta opção sinceramente.

  • Mantorras
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:49 pm

    Fico contente por “pelo menos vir alguem”. Nao entra de caras, nem tem a experiencia necessaria… mas tem clausula de opcao e se nao pegar nao se perde muito. Sempre deve ser melhor que Otamendi…

  • Chico
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:52 pm

    IMPORTANTE: No comunicado do Barcelona, refere-se que o empréstimo é de duas épocas. Não deverá ser erro, suponho eu.

  • ACT7
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:52 pm

    Não conheço muito bem, muito sinceramente não vejo necessidade, a menos que o Jardel tenha acabado.
    O Ferro para mim devia ser o nosso 3º central, ainda ontem entrou bastante bem e conseguiu dar muita qualidade com bola.
    Otamendi também esteve bem principalmente na 1ª parte e ficou ligado a um erro onde sofreu falta evidente no 2º golo e claro já ter jogado no Porto também conta.

    • Chico
      Posted Outubro 5, 2020 at 10:58 pm

      Se achas que o Ferro acrescenta com bola, espera para ver o Todibo, o miúdo dribla como um extremo, o problema é o resto.

  • Richrad
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:54 pm

    Horrível contratação.
    Não sei até que ponto, é um jogador aceite por Jorge Jesus.
    É um brinca na areia. Tem todas as caraterísticas físicas para ser um bom jogador mas não sei até que ponto os atributos psicológicos acompanham tal evolução necessária.
    Atualmente preferia ( ainda para mais com as dividas do Olympiakos ) fazer todos os esforços por Rúben Semedo, que estaria em termos económicos ao alcance do clube.
    Veremos, mas não deposito grandes esperanças.

    • coach407
      Posted Outubro 6, 2020 at 11:21 am

      No mesmo comentário conseguir criticar os “atributos psicológicos” do Todibo e, logo a seguir, dizer que o Benfica deveria “fazer todos os esforços por [……] Rúben Semedo [!!!!!!!!!!!!]”.

      O Rúben Semedo, sim, tem um cérebro espetacular, muito equilibrado emocionalmente, grande profissional, nunca foi apanhado a sair à noite, nem foi acusado de tentativa de homicídio numa delas, preso 3 vezes em 4 meses por casos DIFERENTES, nunca cometeu erros de bradar aos céus dentro de campo, nada disso. Tem atributos psicológicos que muitos Prémios Nobel invejariam.

  • Ricardo Teixeira
    Posted Outubro 5, 2020 at 10:57 pm

    Esteve longe de ser a primeira, segunda ou se calhar terceira opção. Não é consensual e não era um pedido expresso do treinador, ainda assim estou expectante em ver no que poderá tornar-se esta contratação.

    Não quero ser já pessimista e criticar, portanto, vou esperar! A boa notícia no meio disto tudo é que pode afirmar-se como 6 no meio campo. E se calhar até poderá ser por aí que terá sucesso no clube.

    Triste que a 25 horas do fecho do mercado continue a faltar um lateral direito, um 8 e se calhar um extremo e/ou segundo avançado. Mais triste ainda não termos conseguido VENDER um único jogador. É a tal “estrutura”…

  • Cossery
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:05 pm

    Não era bem o que queria, mas tendo em conta que não há mais dinheiro acaba por ser uma boa solução. Tudo depende do que ele quer vir cá fazer, se é para aprender e evoluir pode crescer muito. Vamos ver.
    Ainda queria que amanhã houvesse um movimento surpreendente, mas duvido, acho que o plantel, pelo menos a nível de entradas, está fechado.
    Se assim for não foi mau, o ataque melhorou muito, mas faltaram mais e melhores contratações para a defesa e o meio campo, o dinheiro não dá para tudo e sem a Champions o projecto de investimento acabou.
    Se o JJ conseguir dar consistência defensiva com os jogadores que tem a equipa pode ir longe, mas não vai ser fácil nem imediato, vamos passar muitos calafrios até melhorarem.

  • MikeM
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:08 pm

    Não se entende. Pagam já 2 milhões e ficam com uma opção de mais 20 milhões? Este jogador, com dúzia e meia de jogos como sénior, está avaliado em 22 milhões de euros?
    Não teria sido preferível canalizar estes 2 milhões, que deverão ser perdidos no final da época, e ir buscar o Lucas Veríssimo, que nem deveria custar muito mais, vinha em definitivo e seria aposta do treinador? Assim vem um jovem, que não é aquilo que o treinador pretendia, gastam demasiado dinheiro só pelo empréstimo e nem a cláusula de compra conseguiram negociar para valores razoáveis.
    Hoje ainda tive alguma esperança, quando vi que o Valencia poderia estar interessado no Weigl e no Ferro, e que o Veríssimo estava perto de assinar, que isto ainda desse uma volta e ainda pudesse vir um meio campo novo e outro avançado, mas deverá ser isto o mercado do Benfica, que prometeu muito, mas que tirando o dia das contratações de Everton, Luka e Vertonghen, roçou o horrível, seja porque não reforçaram as posições mais carenciadas seja porque pelos valores envolvidos nas restantes contratações, que foram claramente exagerados.
    25 milhões no Darwin (que até os pode vir a justificar no futuro, mas que atualmente não vale) + 3 milhões no Gilberto, que ao que parece é pior que o pior jogador do Benfica, + 15 (fictícios) no Otamendi, com 32 anos, + dois milhões no empréstimo de um jogador, que, ou muito me engano, ou será a 4ª opção para defesa central.
    Será que por estes valores não contratariam um central, um lateral direito, um “8” e um ponta de lança.
    E será que foi boa ideia emprestar o Florentino, que era o melhor médio defensivo do plantel?
    São tantas asneiras seguidas…

    • Silver
      Posted Outubro 5, 2020 at 11:12 pm

      O Santos estava a pedir 6,5M a pronto pelo Lucas Veríssimo. O Benfica queria pagar por tranches.

      • MikeM
        Posted Outubro 5, 2020 at 11:22 pm

        Então só precisavam de mais 4,5 milhões e traziam o melhor central do Brasileirão, que tinha tudo para agarrar o lugar do Rúben.
        Seria um esforço assim tão grande? Da parte de uma equipa que pagou 25 milhões por um avançado da 2ª liga espanhola?

  • FiliGon
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:09 pm

    Mais uma daquelas contratações à Vieira, andou a adiar a contratação de um central para no fim (e depois de vender o Rubén Dias) contratar um jogador que é claramente uma incógnita e que dificilmente será olhado no inicio como uma opção direta para o 11.
    Será que ainda posso sonhar com um reforço para o meio campo? Ou devo considerar o Todibo a última contratação do mercado?

  • GabCel
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:29 pm

    Acaba por ser engraçado, ver o pessoal a queixar-se das paragens cerebrais do Todibo e querer o Semedo (quando este é o contrário: às vezes o cérebro funciona, mas só dentro de campo).

    Imaginem o Semedo novamente em Lx com os “amigos” todos à volta e o Tarabt ali mesmo à mão de semear… ainda perdiamos 2 jogadores.

    Já nos basta o Otamendi, o JJ, o Almeida, o Pizzi, e para condenado vamos ter o LFV… o Semedo não acrescenta nada.

  • coach407
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:44 pm

    Andei a “recusar” as opções que foram aparecendo por não fazer sentido estar a gastar 7-10M€ (ultimamente até se falava em 15M€) por um central suplente de 25/26 anos como se falava e tem de ser no último suspiro que aparece um negócio destes. Deveria ter sido logo a opção nº 1. Ou não se contratava Otamendi. Agora contratar 3 centrais em que nenhum é jovem, todos caros e todos têm de jogar já… Não fazia sentido nenhum.

    O Todibo tem um potencial assombroso. Um monstro autêntico fisicamente, muito rápido, alto, forte e ainda acrescenta uma qualidade técnica fantástica. Na relação potencial / condições do negócio é, sem dúvida, uma contratação incrível porque o Benfica ganha um suplente de qualidade por apenas 2M€ para duas épocas, tem tempo para avaliar um dos defesas centrais mais promissores do Mundo, tem tempo para ver o seu profissionalismo, como se adapta e tudo o mais e, no final das 2 épocas, já com um grande conhecimento do jogador e da forma como se integrou no Benfica pode optar por bater a opção de compra (15/20M€, as versões vão variando) portanto é um negócio de risco zero (2M€ não é nada) e o Benfica não só pode ter conseguido aqui um suplente como um jogador tremendo para ser potenciado no Benfica, assumir a titularidade mais tarde, ter rendimento desportivo e com estas caraterísticas é quase impossível afirmar-se no Benfica e ficar por aqui.

    Parecia que estava perdida a visão de sustentabilidade e de médio prazo do Benfica com esta pressão diabólica para contratar “à FC Porto” com jogadores todos para ter rendimento para ontem, mas felizmente não fomos na cantiga.

    Devo admitir que achei que este ia parar ao FC Porto, estava doente. Grande notícia e sendo por 2 anos é realmente excelente. Agora o Jesus que faça o trabalho dele e o potencie que é para isso que lhe pagam. Para ir buscar só jogadores feitos ia eu para treinador.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:54 pm

    Se pegar logo na equipa prevejo que joque a 6 quando Jan e Otamendi estiverem disponíveis e a central quando um deles não estiver. Pés e físico tem ele, se não se amuar com os inevitáveis berros que ouvirá do JJ dado os riscos que assume e for bem moldado é boa malha esta aquisição.

  • Ivo_
    Posted Outubro 5, 2020 at 11:57 pm

    Acho que estão reunidas as condições para Jesus apostar numa defesa a 3 com Grimaldo/Nuno Tavares na ala esquerda e Diogo Gonçalves na ala direita e deste modo retirar André Almeida que não tem condições para ser titular do Benfica.

    • Diogre
      Posted Outubro 6, 2020 at 7:40 am

      E se o André Almeida for um dos defesas da tal linha de 3?

      • Ivo_
        Posted Outubro 6, 2020 at 9:44 pm

        Também é uma possibilidade e se calhar até é mais provável, uma vez que o AA parece imprescindível para todos os treinadores (?)
        A minha sugestão foi no sentido de tentar arranjar uma solução para falta de um lateral direito a sério, mas sinceramente não creio que o Jesus opte por uma defesa a 3..

  • Nazgul
    Posted Outubro 6, 2020 at 12:45 am

    Gosto mais desta aposta de pagar um empréstimo de 2M por uma jovem promessa do que trazer Otamendi com salários astronómicos para enterrar!

    O miúdo se quiser será um craque porque tem todas as capacidades para isso, se a cabeça deixar …

    Na minha opinião o Benfica desde cedo deveria ter focado em Vertonghen, Semedo, Veríssimo, Dias!

  • DNowitzki
    Posted Outubro 6, 2020 at 12:49 am

    O Jesus queria o Veríssimo. Era a opção 1. Trouxeram-lhe o Otamendi, que ele não queria, para o lugar do Rúben. Depois puseram-lhe o Semedo no cardápio. Entre isso e nada, venha o português. Depois os gregos foram fazendo disparar o preço. ..

    Enfim, o que não percebo é que se estoire 7 milhões no tronco brasileiro da B e não se gaste o mesmo no Veríssimo.

    • Shon Michaels
      Posted Outubro 6, 2020 at 9:38 am

      Nowitzki, mais um movimento(s) que não se percebe, tal como 90% do que se passa no meu Benfiquistão. Gostei da parte que referes do “tronco brasileiro da B” que inexplicavelmente chegou, viu e só dá buracos, é lento e nem para as distritais tem talento – mas muito associado e adepto do Benfica teima em dizer que é um craque ou que tem muito potencial (tal como o Roberto frangueiro o tinha, por ter custado também… 8M€).

      Mas como em tudo no Benfiquistão do supremo-líder Vieirão, os agentes é que mandam, talvez por isso é que o Vinícius tenha sido muito bem emprestado (miserável), o Dantas idém (8M€ de cláusula por a nossa suposta pérola do Seixal) e não se consiga ir buscar um central com cabeça (este Todibo teria tudo para ser uma estrela do Urban caso não houvesse COVID), ou até lateral direito de jeito…

      Como sempre, vai ser uma época à pele, sempre a dar oportunidades ao Porto. Só espero que este ano consigamos uma vantagem acima de 8 pontos.

      Saudações Benfiquistas

  • RuiF
    Posted Outubro 6, 2020 at 2:55 am

    Jogador com bastante potencial, forte fisicamente e com boas qualidades técnicas. Porém, aquela experiência no Schalke a jogar a defesa central foi péssima. Demonstrou muita imaturidade e cometeu erros atrás de erros como é referido e bem, pelo VM. Daí que hoje seja considerado uma incógnita.

    Acredito que e face às suas características, que JJ o veja como um 6 que o clube tanto precisa, pelo facto de também estar habituado à posição e ter o perfil físico necessário num meio campo a 2. E se o jogador se aguentar com a exigência do treinador, acredito que singre e que torne este movimento num excelente negócio.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Outubro 6, 2020 at 3:35 am

    A mim, parece-me que pode dar muito bom resultado, e que, se não der, não se perde muito.
    Mas não era preciso vir alguém formado em Portugal?

    • Fim da oligarquia
      Posted Outubro 6, 2020 at 11:20 pm

      Se contei de forma correta vai ter que ficar 1 de fora .Mas se viesse alguém formado em Portugal não mudaria nada porque nesse item o Benfica já tem os quatro jogadores necessários.(Almeida,Pizzi,Rafa e chiquinho) .

  • Mrleinad
    Posted Outubro 6, 2020 at 9:13 am

    Tem tudo para ser uma grande aposta … Pode ser central , médio defensivo e defesa direito …
    A nível físico não temos um central igual a este. Aqui parece-me que o problema será sempre o jogador a nível mental (dizem que é complicado) , mas também acho o mesmo que foi sublinhado pelo VM, acha-se o messi das defesas e penso que não haveria melhor frase para descrever … Inventa muito a sair a jogar num sitio onde não há espaço para invenções, e acho que o facto de vir para uma liga inferior ainda vai realçar mais esta característica. Esperemos que não choque muito com JJ e seja muito útil, é que, se ele singrar podem querer que ao fim dos (1 – 2 Anos ??) de empréstimo , ele já não será para o nosso bico…

    Cumprimentos,

    • zambras7
      Posted Outubro 6, 2020 at 10:57 am

      Certissimo , pode ser 6 ou central , este jogador so precisa de uma terapia de choque naquela cabeça, fisicamente é demais para a liga portuguesa, pode perfeitamente ser um 6 aliás aí da m mais confiança dada a sua confiança cm bola , pode trazer outra dimensão fisica a equipa q para mim era o q faltava ao benfica dos últimos anos , na champions notava s a diferença fisica dos jogadores fo Benfica para os rivais ja o porto apresenta outra resposta tanto q aguenta s mlhr , o Benfica com esta compra aparentemente equilibra s e tem ainda o mercado d inverno para mais ajustes, para mim a posição 8 foi aquela q n teve o upgrade necessario vai ser um alternar entre taraabt e pizzi e por vezs chiquinho ou msm gabriel e é isso q vai tornar a equipa um pouco oscilante , espero q s trabalhe na materia e procure s o desejado 8 para janeiro .

      • Mrleinad
        Posted Outubro 6, 2020 at 11:34 am

        Concordo Zambras.
        Em principio o lugar a nº8 no Benfica será sempre entregue a Adel, quer pela presença física que oferece (enquanto pode) quer pelo seu elevado nível técnico (até é demais às vezes). Penso que o marroquino ainda falha é na hora de soltar a bola, dá ideia de que dá sempre um toque a mais.
        Sou apologista que, com Adel lesionado, ou se aposte em Weigl a 8 (embora ache que não resulte porque parece ser um médio que cobre pouca área) ou porque não dar uma oportunidade a Chiquinho. Pior do que o tivemos contra o farense não será com certeza.
        De resto, a adaptação de Diogo Gonçalves a lateral direito terá de ser feita para ontem visto que Gilberto parece não contar. Uma lateral direita com Diogo e Rafa seria um mimo !! Aproveitar bem esta pausa das seleções para trabalhar ainda mais esta situação. JJ têm de agir e não cair nos mesmos erros dos seus antecessores.

        Cumprimentos,

  • NTORION
    Posted Outubro 6, 2020 at 10:17 am

    Portanto, o Benfica passa de 1 clube formador, para 1 clube que vai potenciar jogadores de outros clubes. A clausula de 20 milhões é altíssima, mesmo que me digam pode ser vendido por 40 milhões no ano seguinte. Aposto até que nem têm 1 contrato acertado, caso a clausula seja exercida, já vimos isso tantas vezes…
    Um jogador que tem 34 jogos como sénior, incluindo os realizados na equipa B do Toulose…

    Afinal voltamos ao tempo do Vale e Azevedo.

    • BENFICA36
      Posted Outubro 6, 2020 at 1:08 pm

      Nunca li comentário mais sem nexo .

      Todibo têm potencial para ser o novo Rúben Dias, têm apenas 20 anos e já passou pela liga Alemã, Francesa e Espanhola .

      Não só acrescenta a defesa central como médio defensivo.

      Sou bastante crítico de LFV mas neste caso acertou.

      Todibo pode ser o novo Rúben Dias ou o novo Florentino , consegue desempenhar ambos os papéis.

      Weigl também custou 20 milhões de euros e tanto pode jogar a médio defensivo como medio centro como defesa central.

      Criticar por criticar , Todibo não chegou ao Barcelona porque sim.

      Aliás estranho até não ser opção já este ano, com a queda de forma de Pique,Umtiti lesionado e só sobra Lenglet.

      Todibo por 20 milhões de euros aos 20 e com esta experiência é extraordinário. Não esquecendo que Florentino com 20 anos pode voltar para o ano ,mais jogador e com a saída de Jardel e adaptação de Samaris a central, abre-se uma vaga no meio campo.

      • NTORION
        Posted Outubro 6, 2020 at 2:56 pm

        Tem a própria resposta no seu comentário “Têm potencial”, “pode ser o novo”, Se, se, se….
        Precisamos de 1 central que dê garantias, o Todibo que jogou o ano passado, só deu garantias de ser 1 jogador imaturo.
        Além disso, e se lá chegarmos, espero sinceramente que sim, pq era sinal que o jogador tinha vingado, aposto que o contrato definitivo não foi negociado.

        Quanto ao Weigl, tanto pode jogar a médio defensivo, como a central, ou até a ponta de lança, parece que é mais seguro até que jogue a PL, que temos menos problemas defensivos. De momento, até o lugar perdeu para o Gabriel, e sem centrais jogou um tal de Otamendi que tinha acabado de chegar…

  • coach407
    Posted Outubro 6, 2020 at 10:32 am

    E o Benfica pode ficar com um 11 inicial com Vlachodimos, Diogo Gonçalves, Otamendi, Vertonghen, Grimaldo, Todibo, Taarabt, Rafa, Everton Cebolinha, Waldschmidt e Darwin Nuñez. Fraquinho, fraquinho…..

    • MikeM
      Posted Outubro 6, 2020 at 11:44 am

      O Todibo agora é médio defensivo? Curioso…
      E o Diogo Gonçalves, do dia para a noite, torna-se num lateral direito de qualidade, adivinhando-se de imediato a sua titularidade.
      Menos mau, porque lá tem jogado, mas ainda assim mau, é acreditar que o Taarabt é um “8”, quando defensivamente é nulo, é indisciplinado em termos táticos e, pelo que arrisca, perde demasiadas bolas, o que naquela posição, contra equipas com outra qualidade (verdade que vamos apanhar poucas, já que a Champions voou), é suicídio.
      Apresentares um 11 feito à tua medida, com jogadores fora de posição e com tantas incógnitas e dares a entender que é uma equipa super forte é genial.

      • coach407
        Posted Outubro 6, 2020 at 12:26 pm

        “Agora” não, já é médio defensivo há muito.

        O Diogo Gonçalves já jogou anteriormente a lateral direito. O Fábio Coentrão era menos lateral que ele e “do dia para a noite” tornou-se um lateral direito de qualidade. Wow algo inédito, nem está sempre a acontecer em todo o Mundo nem nada. Aliás, um dos 5 melhores laterais esquerdos do Mundo atualmente atualmente era bastante menos lateral que o Diogo Gonçalves no início da época.

        O Taarabt defensivamente ser nulo é uma simples piada.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Outubro 6, 2020 at 12:59 pm

        Fez uns 100 minutos nos sub 20 franceses a médio defensivo, mas já chega para ser titular do Benfica, fantástico…

        • coach407
          Posted Outubro 6, 2020 at 3:19 pm

          Não tens mesmo noção nenhuma do que estás a falar. O Todibo foi adaptado a central! Não foi adaptado num jogo qualquer a médio defensivo ?

          A primeira vez na vida do Todibo que jogou a defesa central foi na sua estreia profissional. Ele fez a formação INTEIRA a médio defensivo. E, obviamente, jogou lá algumas vezes. Pelo que consta o Barcelona até o contratou depois de o ver jogar a médio defensivo.

          É bastante conhecida a história dele não ser propriamente talentoso até aos 16 anos e depois ganhou uma dimensão física e técnica surreal a partir dos 16 e tornou-se um dos médios defensivos mais promissores do Mundo, ficando também conhecido por ser hard worker nesse processo de transformação de mediano para o topo (apesar de haver quem questione o seu profissionalismo, algo muito estranho já que basta olhar para a sua forma física estrondosa).

          A coisa a central acabou por pegar, mas sugerir que o Todibo jogue a médio defensivo não é mais surpreendente que o Alphonso Davies possa um dia regressar a extremo, tal como o Alaba voltou ao meio-campo com Guardiola, algo que não acontecia nos clubes desde a formação.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Outubro 6, 2020 at 3:29 pm

            Muita parra pouca uva como de costume, quero lá saber da formação, deves ter visto inúmeros jogos dele com 16 anos, ele no Toulouse, Shalke e Barcelona nunca jogou a médio defensivo, o Benfica vai por um puto a titular a 6 porque foi médio defensivo quando era adolescente.
            No Schalke enterrou à força toda a sair à jogar e vão jogar a 6 no modelo de jogo do Jesus, ia ser lindo de se ver…

            • coach407
              Posted Outubro 6, 2020 at 3:58 pm

              Sim. O Coentrão também nunca tinha sido lateral na vida, nem na formação e parece que não foi mau. Matic jogava a 10 e a 8 e também não se deu mal. Nélson Semedo jogava a 10 e olha… afinal os putos servem bem para chegar ali e jogarem logo no Benfica noutra posição.

              No Bayern, um nível extremamente superior, podia-se pegar num puto de 18 anos da MLS que nunca na vida tinha jogado a lateral a ser titular nessa posição. No Bayern!! Na equipa que viria a ser campeã europeia!!

              Já o Benfica é um escândalo pôr aquele que há 2/3 anos era um dos médios defensivos mais promissores do Mundo e jogou a maior parte da sua vida nessa posição a jogar ali… porque o Benfica é um nível extremamente alto e não se pode dar aos jogadores novos desafios porque o Tondela não perdoa o período de adaptação. Aliás, o Benfica nem tem jogado com o Taarabt a 8 nem nada “de um dia para o outro”. O Enzo Perez não passou a jogar a 8 nem nada.

              O Jorge Jesus costuma odiar médios defensivos que arriscam na saída de bola. Viu-se logo como encostou o Matic ou o William Carvalho.

              Viste uns highlights no youtube, não fazes a mínima ideia de quem é o Todibo e já achas que sabes muito sobre ele.

              Este jogador teve um erro na saída de bola que deu golo. 1 erro. E estava a jogar numa defesa a 3 onde é dada mais liberdade aos centrais das alas para subir com bola.

              A saída de bola é uma qualidade, não é um defeito. Ter um médio defensivo com a qualidade técnica dele é uma vantagem, não é uma desvantagem, além de acrescentar muito mais sem bola que as outras opções e tens um médio de 1,90m super rápido, forte no jogo aéreo, forte nos duelos, grande saída de bola, excelente no passe, sabe rasgar linhas no transporte também… tens isto tudo em apenas um jogador, mas estás mais preocupado porque pode perder muitas bolas……. quando estás a jogar com o Gabriel naquela posição. Perder mais bolas que o Gabriel é complicado.

              Estamos a comparar jogadores de dimensões totalmente diferentes. Não há nada em que o Gabriel seja melhor.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Outubro 6, 2020 at 4:44 pm

                Vi tantos highlights dele como tu dele a jogar a médio defensivo.
                Depois comparar a técnica dele com o Weigl é para rir, mas prontos, continua a escrever muito e não dizeres nada como é teu apanágio.

                • Chico
                  Posted Outubro 6, 2020 at 5:50 pm

                  O Todibo parece ser muito mais móvel e rápido com bola do que o Weigl, para além de ter mais capacidade de choque. Isso também são fatores.

              • Filipe Ribeiro
                Posted Outubro 6, 2020 at 5:30 pm

                Oh homem o Enzo Perez jogava muitas vezes a médio centro ou ofensivo no Estudiantes,na selecção Argentina chegou a jogar com meio campo à 3 com o Mascherano e Aimar,nem venhas com tretas como se o resto que comenta aqui não saiba nada disto.
                Comparações estapafúrdias com um puto que nunca viste a jogar a médio defensivo.
                O médio defensivo tão fenomenal que teve que ir para outra posição porque não tirava o lugar ao Sangaré, esse prodígio técnico.

          • MikeM
            Posted Outubro 6, 2020 at 3:46 pm

            Ou seja, começou a saber jogar à bola com 16 anos, quando ganhou físico e técnica?!, mas curiosamente na transição para sénior, passou a jogar a central. Se a história dele é bastante conhecida, sabe-se lá por quem, não impede que não faça sentido nenhum. Um jogador de futebol “ganhar” um dimensão técnica surreal aos 16 anos é, no mínimo, curioso.

            • coach407
              Posted Outubro 6, 2020 at 4:02 pm

              Claro que ele já era bom tecnicamente, mas a saída de bola dele baseia-se muito no facto de ser muito rápido e forte. Como é natural, não vês nenhum central a sair a jogar tipo Neymar com cabritos, limitam-se a “desviarem-se” dos adversários usando velocidade, corpo e técnica básica. O Todibo tinha a técnica, mas não tinha o físico portanto limitava-se a fazer uma saída tipo Weigl, recebe e joga. Quando ganhou físico passou a ter uma saída de bola mais à Matic com capacidades em todas as vertentes, além de defensivamente ter uma amplitude de jogo e uma intensidade muito superior.

              • MikeM
                Posted Outubro 6, 2020 at 4:29 pm

                E um risco e número de erros muito maior também. Um central não precisa de grande técnica, pelo menos para fintinhas ou rodriguinhos, precisa, no que respeita à saída de jogo, de ser simples e eficiente, portanto uma saída de bola tipo Weigl até era o ideal.

                • coach407
                  Posted Outubro 6, 2020 at 5:05 pm

                  É a tua opinião do que deve ser um 6. Eu até concordo que um 6 deve basear o seu jogo num estilo à Weigl, mas pode haver situações, sobretudo de transição, em que se tiveres um médio defensivo capaz no transporte de bola e muito rápido podes ter uma vantagem gigante e o outro médio fica na sua posição.

                  Pelo menos o Todibo pode optar porque tem qualidade técnica para jogar à Weigl e ainda tem o resto. De qualquer forma, o principal motivo para eu preferir o Todibo ao Weigl não é, obviamente, por ter melhor saída de bola, mas sim por defensivamente trazer muito mais à equipa, uma amplitude de jogo brutal, força no contacto, jogo aéreo implacável.

                  No fundo é a melhor opção possível em termos de caraterísticas defensivas que é a principal função de um médio defensivo. Depois disso, também é um jogador com uma ótima saída de bola que também é importante num meio-campo a 2.

                  Na opinião do Jorge Jesus, o Gabriel é melhor que o Weigl no mix das duas componentes. Na minha opinião, o Todibo acrescenta mais que o Gabriel defensivamente e com bola também não ficas a perder, muito pelo contrário.

                  Por isso é que acha que o Todibo deveria jogar a médio defensivo no Benfica. Só isso.

                  Querer fazer parecer que é um escândalo quando é uma opinião perfeitamente normal e fundamentada é ridículo. Podes discordar, mas estares a tentar passar a ideia que é um disparate é absurdo.

                  Aliás, só não coloquei o Todibo a lateral direito porque temos o Diogo Gonçalves. Se não fosse isso era o Todibo a lateral e o Gabriel no meio-campo.

                  Isso sim, seria algo arrojado. Agora falar no Todibo para médio defensivo quando em todo o lado contou para as duas posições. Ia ser no Benfica que ia deixar de ser considerado também um médio defensivo. Nunca nenhum treinador falou dele sem referir claramente que também é opção para o meio-campo. Se calhar o Jorge Jesus vai ser o primeiro. Não deixa de ser parvo já que fisicamente e tecnicamente o Jorge Jesus só teve um potencial assim naquela posição quando teve nas mãos o Matic. Seria ridículo “esquecer” que o Benfica pode ganhar uma dimensão completamente diferente com Todibo a 6.

          • Fim da oligarquia
            Posted Outubro 6, 2020 at 8:57 pm

            E porque é que passou para central ? Se calhar porque tem dificuldades em fazer uma coisa que é decisiva para jogar a 6 mas ainda bem que o Todibo agora é 6 porque lá jogou na formação.
            Já o Marega a ponta de lança nem na formação, nem é sítio nenhum, é mesmo uma conspiração.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 6, 2020 at 4:18 pm

    Jorge Jesus deve estar tremendamente arrependido por ter saído do Flamengo. Iludiram-no, prometeram-lhe mundos e fundos, uma super-equipa e passados 3 meses é esta a equipa que tem para trabalhar… jogadores lesionados, refugo dos outros clubes e incógnitas…

Deixa um comentário