Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores laterais direitos na actualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 10 melhores laterais direitos da actualidade. As escolhas:

Somando os votos:
1 – Alexander-Arnold (99 pontos)
2 – Cancelo (72)
3 – Hakimi (61)
4 – Carvajal (53)
5 – Pavard (44)
6 – Walker (37)
7 – Ricardo Pereira (30)
8 – Jesús Navas (26)
9 – Cuadrado (23)
10 – Azpilicueta (20)

63 Comentários

  • HeberPrincipe
    Posted Novembro 10, 2020 at 11:49 am

    Concordo com todos do top10, só passava Cancelo para 5º sem mudar a ordem

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:00 pm

    TAA parece ser unanime no 1º lugar.

    Relativamente aos restantes vai por uma questão de preferência, mas eu particularmente penso que Hakimi funciona melhor como ala do que como defesa (e daí as suas estatísticas na Alemanha o ano passado) e o resto será sempre por picos de forma e gosto do que por valor.

    Já Cuadrado e Navas parecem-me a mais nesta lista apesar de estarem a jogar bem neste momento. Preferia ver jogadores como Meunier, por exemplo. E ainda há Bissaka, Castagne, Semedo ou Recee James.

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:02 pm

    Manafá?
    Agora falando mais a sério, o meu top 10 seria:
    1. Trent
    2. Walker
    3. Carvajal
    4. Ricardo Pereira
    5. Hakimi
    6. Azpi
    7. Cancelo
    8. Navas
    9. Cuadrado
    10. Pavard

    O Trent para mim, neste momento, está destacadíssimo dos outros, nunca pensei que ele chegasse a este nível. Tem tudo para ser um dos melhores jogadores da história do Liverpool e quiçá, um dos melhores laterais direitos de sempre.

  • Paulo Ribeiro
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:06 pm

    Cancelo demasiado sobrevorizado, tem um potencial enorme e características para ser de top mundial, mas tirando aquela meia época no inter, nunca jogou a esse nível…

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:35 pm

      Sem dúvida nenhuma, tem uma qualidade tremenda, mas raramente teve um seguimento de jogos digno de um top3, mesmo considerando a falta de qualidade nesta posição.

  • AbreLatas
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:08 pm

    Acho que é a primeira vez que não há nenhum lateral direito que me enche as medidas.
    Claramente TAA é o melhor mas parece que ainda falta algo. Depois nota-se na dificuldade (compreensível) de preencher o top até pelos próprios utilizadores porque há muitos bons mas nenhum Dani Alves, Maicon, Lahm, ou o ex Carvajal. Talvez pelo aparecimento da linha a três.
    Pavard, Cancelo, Hakimi tem de estar no top. Depois pessoalmente gosto do Bissaka e do Meunier apesar de não serem impecáveis em todos os momentos do jogo.

    Por outro lado, acho o Kimmich o melhor deles todos apesar de ser melhor como médio.

  • Carlos Fierro
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:13 pm

    Posição dificil de escolher 10 de forma unânime, haverá sempre discussão…
    Minha opinião, e gosto pessoal:
    Trent
    Cancelo
    Pavard
    Wan-Bissaka
    Carvajal
    Hakimi
    Semedo
    Cuadrado
    Reece James
    Dest

  • Nunop
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:20 pm

    Gostava que me dissessem onde é que o Azpilicueta é melhor que o Nélson Semedo.

    Também não percebo o fetiche com o Ricardo Pereira, tem uma fam invejável…é muito bom mas se fosse tão bom como toda a gente quer fazer parecer, não estava no Leicester ainda

    • HeberPrincipe
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:34 pm

      Defensivamente, claramente melhor

    • Paulo Ribeiro
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:40 pm

      Boa lógica essa, agora a qualidade de um jogador vê se pelo clube onde joga
      Para não falar que o Ricardo teve uma lesão gravíssima que certamente impediu uma transferência se houvesse interessados..
      Fam invejável tem o cancelo, que é segundo neste top depois de ter estado a época toda no banco o ano passado e estar a jogar à esquerda este ano

      • Nunop
        Posted Novembro 10, 2020 at 1:47 pm

        Quantas equipas não fazem excelentes épocas e perdem os jogadores na mesma para equipas melhores? O Kanté saiu do Leicester campeão para o Chelsea que ficou em décimo. Tomou uma má decisão? Foi campeão na época a seguir pelo Chelsea.

        O treinador do Internacional vai sair agora do clube que tá em primeiro lugar no Brasileirão, para ir lutar para não descer pelo Celta de Vigo. É o ciclo dos clubes, os grandes vão sempre ser grandes. E vão sempre comprar aos mais pequenos.

        • Paulo Ribeiro
          Posted Novembro 10, 2020 at 6:41 pm

          Então está respondido porque é q o azpi é melhor do que o semedo? Ou aí já não interessa o clube?

          • Nunop
            Posted Novembro 10, 2020 at 9:41 pm

            Sim, está….um deles conta com 124 jogos pelo Barcelona nas últimas 3 épocas ?

            • Paulo Ribeiro
              Posted Novembro 10, 2020 at 10:41 pm

              E saiu para os Wolves porquê? Não quis jogar mais no Barcelona? E não encontrou um clube de topo? Teve de ir para um pior do que o leicester? Os melhores não iam sempre para os melhores clubes?
              Curioso para saber o número de jogos do azpi pelo chelsea, não será capitão só por acaso… ou o chelsea não é grande o suficiente? Quando falaste do kante parecia

    • Santander
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:44 pm

      Caso não tivesse tido a rotura de ligamentos, não tenho grandes duvidas que teria dado o salto este verão…

    • Trofa United
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:47 pm

      Ricardo Pereira é o lateral direito titular (em condições normais estando atualmente lesionado) do Leicester, que neste momento é lidar da Premier League, a liga mais competitiva do mundo. Não é por acaso que antes da lesão vinha a ser um dos melhores jogadores dos foxes!

    • Oldasity
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:47 pm

      Até parece que o Leicester de hoje em dia não é um excelente clube.
      Ricardo Pereira é, inclusive, na minha opinião, melhor que Cancelo.

      Fez um jogo bastante bom contra o Liverpool mas raramente o vejo a fazer jogos bons. É demasiado inconsistente e não acrescenta muito à equipa. Até Nelson Semedo na minha opinião é superior.

      • Nunop
        Posted Novembro 10, 2020 at 1:49 pm

        O Cancelo a atacar é top 2 mundial juntamente com o TAA. Facilmente.

        Agora a defender esquece, nem top 10 para mim.

        • Oldasity
          Posted Novembro 10, 2020 at 2:13 pm

          Não consigo concordar.
          De vez em quando saca um cruzamento interessante e tal, mas não consigo concordar. Walker, Navas e Hakimi são bastante superiores em termos ofensivos na minha opinião. E não é por acaso que Cancelo nem cócegas tem feito a Walker.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Novembro 10, 2020 at 12:54 pm

      Essa lógica do que “se fosse tão bom, não estava no Leicester” podia se aplicar a tantos jogadores que refutam essa mesma lógica. Alex Telles até o ano passado continuava no Porto e ninguém lhe pegava, Vardy é dos jogadores com melhor rácio de golos na PL de sempre e ninguém lhe pega, Ndidi, Zaha, Aouar, Depay, Fekir, Oyarzabal, Tagliafico, Onana. Admiro mais o Cancelo e o Semedo pelas qualidades e por serem formados no meu clube do coração, mas não há NENHUMA dúvida de que o Ricardo Pereira tem se exibido a um nível muito mais constante que eles. Nâo tenho qualquer dúvida que todos os clubes do mundo prefiram um lateral que seja um 7,5 de 0 a 10 todos os jogos que dois laterais que num jogo são um 8 ou um 9 e no jogo a seguir são um 2 ou 3 a cometer erros de posicionamento defensivo com tremenda facilidade. Mas nem tenhas quaisquer dúvidas que pegaram no Semedo e no Cancelo exclusivamente pelo que PODERIAM ser. O Cancelo, então, é o exemplo perfeito. Do Benfica para o Valência, foi exclusivamente confiança no potencial. Do Valência para o Inter, foi empréstimo. Do Inter para a Juventus, ok aqui foi uma boa meia época que realizou e da Juventus para o City, foi na confiança que podia exibir de forma constante o que demonstrou a espaços na Juventus, nunca pelo que estava constantemente a exibir.
      O Semedo? Igual. Destacava-se aqui no campeonato português, mas foi na confiança que ele pudesse melhorar defensivamente, porque claramente a facilidade que tinha em atacar aqui contra os clubes portugueses não era suficiente para o Barcelona.

      • Nunop
        Posted Novembro 10, 2020 at 1:52 pm

        Tal como respondi em cima, os grandes vão sempre comprar aos pequenos, é o ciclo dos clubes. O Leicester foi campeão em 15/16 certo? O Kanté mudou-se no final dessa época para o Chelsea que tinha ficado em 10o lugar. Resultado? Foi campeão no ano a seguir pelo Chelsea.

        Não importa o quão boa está a ser a época do clube mais pequeno, no final os grandes vão sempre lá pescar, e os mais pequenos vão sempre vender.

        • Bernardo Guerreiro
          Posted Novembro 10, 2020 at 3:04 pm

          Não é de todo esse o ponto principal. O que eu quis dizer é que um grande jogador não precisa de estar necessariamente num clube gigante. Até porque não há tantas equipas de topo como grandes jogadores.

    • Tiago Peixoto
      Posted Novembro 10, 2020 at 1:14 pm

      Se calhar começávamos a ver futebol, não? Tinha a sua piada mandar postas de pescada com conhecimento do que estamos a falar.

      • Nunop
        Posted Novembro 10, 2020 at 1:42 pm

        Eu vejo futebol, mandar postas de pescada mandaram o Cavani e o Suárez que paparam o Ricardo Pereira nos dois golos que nos eliminaram do Mundial 2018, no único jogo que fez.

        • Raul O Meireles
          Posted Novembro 10, 2020 at 3:34 pm

          Seguindo esta ordem de ideias, temos Raul Jimenez no Wolves, Braithwaite no Barcelona logo…
          Braithwaite > Raúl Jimenez

        • Trofa United
          Posted Novembro 10, 2020 at 3:44 pm

          Julgar o Ricardo por uma exibição num mundial onde a pressão era imensa numa eliminatória a uma mão… E estamos a falar de Pontas de Lança top mundial basta ver os números de Cavani e Suárez em 2018…
          Sárez 51J 30 golos 21 assists
          Cavani 48J 40 golos 11 assistências…

          • Nunop
            Posted Novembro 10, 2020 at 9:36 pm

            Exatamente são pontas de lança de Top mundial…mas não tou a perceber, toda a gente aqui é da opinião que o Ricardo Pereira é top mundial também, vejo escrito top 3, top 5….não deveria conseguir marcar jogadores top mundial?

        • Pablo
          Posted Novembro 11, 2020 at 1:07 pm

          Um dos golos a culpa foi do Pepe.

    • ktc
      Posted Novembro 10, 2020 at 5:35 pm

      O que dizes acaba por ser contraditório , elogias o NS que foi corrido do Barcelona para o Wolves e “rebaixas” o RP que é titular, e tem feito grandes épocas, numa equipa muito melhor que o Wolves

      • Nunop
        Posted Novembro 10, 2020 at 9:44 pm

        Eu disse que o Ricardo Pereira era muito bom se quiseres ler o meu comentário. Só acho muita piada porque quem lê os comentários aqui no VM de ha uns anos para cá e não vir os jogos, tem a ideia que o Ricardo Pereira é uma mistura de Dani Alves, Cafú e Zanetti nos seus respetivos picos de carreira. Sou apreciador do RP, só acho que levaram este comboio de hype demasiado longe.

    • Valderrama
      Posted Novembro 10, 2020 at 5:47 pm

      É perguntar em Inglaterra se alguém trocaria o Ricardo Pereira pelo Cancelo

  • ktc
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:20 pm

    Acho o Kimmich o melhor LD do mundo, apesar de não ser a sua melhor posição !! Claramente esta posição está fraca de opções

  • Carti
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:21 pm

    Para mim Ricardo Pereira antes da lesão era facilmente top3.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:33 pm

    Cancelo em 2o é bom de mais…

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:42 pm

    1º Arnold
    2º Hakimi
    3º Carvajal
    4º Pavard
    5º Cancelo
    6º Cuadrado
    7º Ricardo Pereira
    8º Dubois
    9º Florenzi
    10º Meunier

    Mas é uma lista dificil de fazer, há muitos da mesma valia, mas apenas Arnold está acima de todos os outros. Acabei por escolher mais por gosto pessoal também.

  • Filipe Ribeiro
    Posted Novembro 10, 2020 at 1:08 pm

    Cancelo em segundo??
    Futebol é o momento mesmo…

  • Santander
    Posted Novembro 10, 2020 at 1:16 pm

    Ainda há tempos escrevi um texto aqui para o blog, em que abordei o decréscimo de qualidade do campeonato Espanhol.. A certa altura propus um exercicio semelhante a este, mas propunha apenas top-5 e com jogadores abaixo dos 30 anos… Então aqui vai:

    GR:
    1- Alisson
    2- Oblak
    3- Ter Stegan
    4- Ederson
    5- Courtois

    DD:
    1- Arnold
    2- Hakimi
    3- Ricardo Pereira
    4- Pavard
    5- Cancelo/ Bissaka

    DC:
    1- Van Dijk
    2- Koulibaly
    3- Laporte
    4- Varane
    5- Marquinhos

    DE:
    1- Robertson
    2- Davies
    3- Alex Sandro
    4- Reguilon
    5- Mendy

    MDC:
    1-Casemiro
    2- Kante
    3- Fabinho
    4- Partey
    5- Rodri

    MC:
    1- De Bruyne
    2- Kimmich
    3- Thiago
    4- Wijnaldum
    5- Milinković-Savić

    MO/2ºAvan.:
    1- Eriksen
    2- Dybala
    3- Bruno Fernandes
    4- Havertz
    5- Sabitzer

    ED:
    1- Mbappe
    2- Salah
    3- Gnabry
    4- Mahrez
    5- Sancho

    EE:
    1- Neymar
    2- Mane
    3- Sane
    4- Sterling
    5- Hazard/ Son

    PL:
    1- Kane
    2- Icardi
    3- Lukaku
    4- Haaland
    5- Jimenez

    Obviamente isto é um exercicio meramente pessoal e subjetivo, mas na minha opinião e com excepção dos GR a queda de qualidade do campeonato espanhol é bastante visivel… Obviamente que podemos discutir estes rankings, mas mesmo os jogadores que me deixaram mais na dúvida, não atuam no campeonato espanhol….

  • coach407
    Posted Novembro 10, 2020 at 1:24 pm

    Não posso deixar de ficar surpreendido com a desvalorização do Kyle Walker. Para alguns nem entra no top 10. Para quase todos o João Cancelo está num patamar superior, apesar de nunca ter feito realmente cócegas ao Walker até ao momento.

    Mas, enfim, este ranking apenas demonstra a falta de qualidade que existe nos laterais neste momento, o que se reflete no topo da cadeia alimentar, mas também em todos os outros clubes. Cada vez mais é complicado ter bons laterais. O Sporting tem a sorte e o mérito de ter sacado o Porro porque foi um flop no Valladolid logo dificilmente conseguiria um clube melhor, juntando ainda a parceria do Sporting com o Manchester City, e depois tem o Nuno Mendes que é da formação, 18 aninhos e também uma incógnita no futebol mundial o que permite que esteja neste nível ainda.

    No fundo um conjunto de circunstâncias incríveis que fazem com que o Sporting tenha alas de um nível superior à média de um clube deste patamar, mas a realidade do futebol mundial não é essa. O normal é os laterais serem sempre um ponto fraco das respetivas equipas e poucas são as exceções.

    Vemos nas equipas de topo mundial jogadores como Lucas Vasquez, Kehrer, Cédric Soares ou Frabotta a jogarem os jogos praticamente todos nas respetivas equipas, sendo que só o último normalmente não é titular.

    Equipas como o Barcelona, Liverpool ou Manchester City têm uma boa vantagem por terem laterais deste nível porque realmente concentram o top 3/4 mundial nos seus quadros. Arnold domina o lado direito, mas é seguido por Dest, Walker e Cancelo. No lado esquerdo Robertson e Jordi Alba também são indiscutíveis no top 3 mundial dos laterais esquerdos.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 10, 2020 at 1:45 pm

      Concordo com quase tudo, menos com o Cédric que tem sido tudo menos titular no Arsenal.

      • coach407
        Posted Novembro 10, 2020 at 2:46 pm

        Sim, queria dizer “os últimos”. No fundo queria dizer que tanto o Cédric como o Fabrotta têm uma utilização regular para as circunstâncias e têm tido jogos a titulares relevantes. Tinha ideia que o Cédric esteve lesionado algum tempo e que regressou há pouco portanto vir rodando a titularidade na posição nesta sequência de jogos de 3 em 3 dias é bem bom. No fundo tem jogado sempre na Liga Europa até agora. Claro que isso pode apenas querer dizer que o Arteta está a rodar a equipa e não propriamente a dar uma oportunidade para ombrear na luta pela posição, mas se realmente estivesse a voltar de lesão seria natural não o colocar propriamente direto no 11 e esta sequência de jogos intercalados seria muito positiva.

        Aqui a principal questão é que não encontrei confirmação que o Cédric estivesse lesionado portanto é bem possível que tenha estado só encostado durante meses fora dos convocados, o que realmente não é propriamente o cenário que estava a deixar implícito e é até estranho o Arteta não o ter convocado 1 única vez depois de o ter elogiado bastante e deixar implícito que poderia mesmo lutar pelo lugar.

      • Kacal
        Posted Novembro 10, 2020 at 3:09 pm

        Concordo Tiago, aliás o Cédric ainda nem jogou na Premier League esta época. Só cumpriu 90 minutos por duas vezes que foi contra o Liverpool na Carabao Cup e contra o Dundalk na Liga Europa. Depois ainda foi utilizado em mais 3 jogos mas nem cumpriu 90 minutos.

  • Fantantonio
    Posted Novembro 10, 2020 at 1:44 pm

    O Cancelo nem joga a DD e está no top 5, mas o DD titular do City que o Cancelo não consegue sentar nem no top 10 está. Está bem então. No entanto, o resto da lista não foge muito disto.

    • GuGu
      Posted Novembro 10, 2020 at 3:03 pm

      Está em 6° lugar.

    • isac
      Posted Novembro 10, 2020 at 3:31 pm

      O cancelo está a titular à esquerda e o Walker à direita porque o Guardiola acha que rendem mais assim do que trocados, isso não quer dizer que o Walker ganhou o lugar ao Cancelo. Isso podes avaliar quando/se outro jogador agarrar a lateral esquerda e 1 deles tiver que sair do 11.

      • Fantantonio
        Posted Novembro 10, 2020 at 5:04 pm

        Não propriamente. O Cancelo está na esquerda porque o City não tem um grande DE de origem e o Cancelo joga muito bem lá, mas até ser claro que havia essa necessidade de um DE, não sentou o Walker a competir por uma vaga a DD sempre que tiveram que competir os 2 diretamente (já coabitaram no 11 com o Walker a DCD e o Cancelo a LD, por necessidade). O Kyle Walker é o defesa de confiança do Guardiola, joga praticamente sempre quando está disponível desde que chegou, o lado direito é e, até ver, continuará a ser dele, a não ser em circunstâncias excecionais como quando o City fica sem centrais ou quando joga com 3 centrais e pode fazer de central do lado direito, abrindo a lateral para o Cancelo.

      • Valderrama
        Posted Novembro 10, 2020 at 5:49 pm

        Como aconteceu em toda a temporada passada?

  • Kacal
    Posted Novembro 10, 2020 at 2:05 pm

    Além desta lista final há outros nomes como Nelson Semedo, Wan-Bissaka, Meunier, Florenzi, Doherty, Trippier, Pavard e Kimmich (estes quando jogam na posição fazem-no com muita qualidade) que têm capacidade para estar no top10, mas concordo que actualmente estes são os dez melhores.

    Sobre o top10 em si, acho que o Ricardo Pereira estaria mais acima na forma que estava antes da lesão, vamos ver como regressa. E eu não colocaria Cancelo tão acima, sinceramente. O meu top3 até seria TAA, Kimmich (mesmo sendo mais médio) e Hakimi. Com estes nomes do top10 final colocaria Walker em 3º com Hakimi em 2º e TAA em 1º. Cancelo em 4º/5º. Dest do Barcelona vai entrar neste top10 muito em breve!

  • v de vendetta
    Posted Novembro 10, 2020 at 3:04 pm

    1-Arnold
    2- Walker
    3- Hakimi
    4- Cancelo
    5- Pavard
    6- Carvajal
    7- Ricardo
    8- Navas
    9- Azplicueta
    10- Dest

  • Pipo
    Posted Novembro 10, 2020 at 3:23 pm

    Eu sei que isto é uma conversa de opiniões. Mas o Wan-Bissaka parece-me ter sido escandalosamente subvalorizado na votação. Não é dos melhores ofensivamente, mas é provavelmente o melhor defensivamente.
    Assim como o Walker, que por alguma razão o Cancelo tem que jogar do lado esquerdo do City.

  • fabinho18
    Posted Novembro 10, 2020 at 4:24 pm

    Curioso que os defesas direitos de Benfica e Porto juntos não dão um defesa direito de jeito, Manafa , Gilberto, André Almeida, Nanu e Carraça.

    Para o melhor do mundo concordo com o Alexander Arnold

    • Chico
      Posted Novembro 10, 2020 at 6:34 pm

      Se conjugasses o toque de bola do Diogo (a única virtude identificável), a resistência do Manafá, a explosão do Nanu, a cultura defensiva do Almeida pré-Puskas, o nome do Carraça e o jogo aéreo (não o do vento a passar no interior daquela cabeça) do Gilberto dava um bom lateral-direito.

  • BrunoAlves16
    Posted Novembro 10, 2020 at 6:45 pm

    Arnold em primeiro é claramente indiscutível. Daí para baixo há 2/3 opções que se equivalem mas diria que, mesmo sendo medio, Kimmich é o segundo melhor LD da actualidade, seguido de Carvajal e Walker, embora não seja grande fã do inglês.

  • Pedro Almeida
    Posted Novembro 10, 2020 at 8:10 pm

    Kimmich como passou para médio já não é o melhor mas é curioso como é top 3 em duas posições distintas.
    De resto é justo ser o TAA visto que teve uma época excelente na temporada passada e se continuar assim vai ser um dos melhores da história visto só ter 22 anos.
    Quanto ao Cancelo estar em segundo é mesmo por patriotismo e momento de forma porque potencial não chega. É demasiado irregular e na época passada não jogou nada por aí além.
    Acho Walker superior apesar de não ter a técnica do Português.

  • Ben Yedder
    Posted Novembro 11, 2020 at 12:42 am

    Youcef Atal

  • Pablo
    Posted Novembro 11, 2020 at 1:11 pm

    Falta aí o Solskjaer.

  • PauloDybala1O
    Posted Novembro 11, 2020 at 7:04 pm

    1 – TAA
    2 – Walker
    3 – Hakimi
    4 – Cancelo
    5 – Carvajal
    6 – Ricardo P.
    7 – Cuadrado
    8 – Sergi Roberto
    9 – Pavard
    10 – Azpi

Deixa um comentário