Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores laterais esquerdos na atualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 10 melhores laterais esquerdos na atualidade. As escolhas:

Somando os votos dos colaboradores:
1- Nuno Mendes (90)
2- Alphonso Davies (58)
3- Baldé (57)
4- Cucurella (54)
5- Dimarco (45)
6- Calafiori (38)
7- Theo Hernández (37)
8- Carreras (35)
9- Grimaldo (33)
10- Kerkez (20)

46 Comentários

  • Um Jasomp
    Posted Outubro 13, 2025 at 9:22 am

    Aqui a dúvida é mesmo a diferença sobre o 2° melhor. Que aqui é bastante grande, diga-se.

  • Nickles
    Posted Outubro 13, 2025 at 10:00 am

    Portanto bastaram 9 jogos para o Carreras entrar nestas andanças. Mas há 5 meses era clubite da minha parte. O mesmo aconteceu com o Neves. E agora com o Tomás Araujo e o Dedic

    • whatyouth
      Posted Outubro 13, 2025 at 10:37 am

      Não era clubite, o Carreras tem 39 jogos no Championship, 21 jogos na LaLiga, 43 jogos na liga portuguesa e 11 jogos na Champions, com 22 anos.

    • batalha34
      Posted Outubro 13, 2025 at 10:53 am

      Pois quando o Nuno Mendes jogava pelo Sporting eu ja dizia que era o melhor lateral do mundo mas tambem diziam que era clubite da minha parte

    • Miguel Marcelo
      Posted Outubro 13, 2025 at 11:02 am

      clubite da tua parte é dizeres que o carreras “é, pelo menos, o segundo melhor lateral esquerdo”. coisa que disseste recentemente.

    • Pablo2
      Posted Outubro 13, 2025 at 11:57 am

      Clubite tua na chegada do Fresneda e do Carreras…

    • Mike-UK
      Posted Outubro 13, 2025 at 12:18 pm

      Uma injustiça, claramente.
      Basta ver que quando Nuno Mendes jogava no Sporting e eu aqui o considerava top-10 mundial havia quem pusesse Grimaldo à sua frente.
      Nem nessa altura, Grimaldo ficava à sua frente.

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 13, 2025 at 10:06 am

    Com medo de me esquecer de alguém, mas aqui vai:

    1 – Nuno Mendes
    2 – Alphonso Davies
    3 – Cucurella
    4 – Dimarco
    5 – Grimaldo
    6 – Theo Hernández
    7 – Calafiori
    8 – Carretas
    9 – Baldé
    10 – Ait Nouri

    Para mim é difícil perceber a real qualidade de Baldé, já que tem estado sempre lesionado.

  • whatyouth
    Posted Outubro 13, 2025 at 10:35 am

    Em relação ao talento inato, o Nuno Mendes e o Davies são claramente os melhores do mundo nos últimos anos. E a uma distância enorme dos outros. A diferença de um para outro diz respeito ao rendimento recente, e aos títulos conquistados pelo Nuno Mendes que têm sido mais recorrentes do que os do Davies. E o primeiro foi campeão pelo Sporting, o que tem mais valor do que ser campeão pelo Bayern.
    Depois, o Cucurella aparecer em 4.º é para rir, principalmente considerando que os outros dois espanhóis aparecem no fim desta lista. A minha opinião: Grimaldo, atualmente no Bayer Leverkusen, tem mais de 513 jogos oficiais, mais de 50 golos e 93 assistências, exibe médias Sofascore próximas de 7.4 ao longo das últimas cinco épocas e foi peça-chave na conquista da Bundesliga 2023/24. É reconhecido pela qualidade ofensiva, criatividade e eficácia em bolas paradas. O Carreras joga no Real Madrid e as suas médias Sofascore rondam 7.5 a 7.7, destacando-se pela capacidade defensiva, arrancadas ofensivas, remate a meia distância e contribuições equilibradas. O Cucurella tem médias Sofascore entre 6.9 e 7.1 e apesar da consistência tática e intensidade, contribui menos ofensivamente. Para mim o top dos LE espanhóis é naturalmente 1. Grimaldo, 2. Carreras e 3. Cucurella.

    • Petrol
      Posted Outubro 13, 2025 at 12:24 pm

      Ser campeão pelo Sporting pode ser mais díficil do que ser campeão pelo Bayern mas não queiramos comparar o peso de uma Liga Portuguesa ou de uma Liga Alemã no palmarés de um jogador. A diferença entre Nuno Mendes e Davies para mim é mesmo a consistência que Davies acabou por ainda não conseguir devido a lesões recorrentes.

      • whatyouth
        Posted Outubro 13, 2025 at 4:06 pm

        Concordo. Não escrevi que tinha mais peso, mas sim mais valor. E sim, a consistência tem sido um fator de diferenciação entre os dois.

    • Buddah
      Posted Outubro 13, 2025 at 1:36 pm

      Não concordo com o “Ser campeão no Sporting tem mais calor que ser campeão no Bayern”, acho, aliás, um statement ridículo!
      Ser campeão no Sporting é provavelmente mais difícil que ser campeão no Bayern mas é também muito menos impressionante (Liga MUITO mais fraca, competição mediana, etc.)

      • whatyouth
        Posted Outubro 13, 2025 at 4:10 pm

        Concordo. A liga portuguesa é muito mais fraca do que a liga alemã. Mas a dificuldade de ganhar o campeonato português que o Nuno Mendes venceu com o Sporting nem é comparável à (inexistente) dificuldade do Bayern em ganhar o campeonato alemão nos últimos 25 anos. Por ser mais díficil, tem mais valor.
        Bayern – 18 campeonatos nos últimos 25 anos
        Sporting – 4 campeonatos nos últimos 25 anos

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 13, 2025 at 4:14 pm

        Depende. Se com isso dissermos que um campeão no Bayern o é porque tem qualidade para estar no Bayern estou de acordo. Agora isso depende sempre do que é ser impressionante. A Liga portuguesa é mais fraca do que a liga alemã, mas o Sporting também é mais fraco que o Bayern.
        .
        É o moralmente equivalente a dizer que um miúdo que tem nota máxima num exame não é impressionante porque há cientistas a descobrir exoplanetas ou a descobrir curas para doenças raras. Pode ser impressionante à mesma.

        • Petrol
          Posted Outubro 14, 2025 at 8:23 am

          Ser campeão é ser “impressionante”. Ser campeão em determinada liga ou ser campeão numa liga superior é que tem valores diferentes.

  • batalha34
    Posted Outubro 13, 2025 at 10:51 am

    O top 10 é o nuno mendes, a partir do 11 ha varios possiveis

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 13, 2025 at 12:41 pm

    1 – Nuno Mendes
    2 – Alphonso Davies
    3 – Dimarco
    4 – Grimaldo
    5 – Calafiori
    6 – Carreras
    7 – Cucurella
    8 – Kerkez
    9 – Baldé
    10 – Robinson

  • Kacal
    Posted Outubro 13, 2025 at 1:14 pm

    Nuno Mendes é mesmo o melhor do Mundo na sua posição e aí parece ser unânime. Depois o resto é mais discutível. Mas acho que o top10 está ótimo e não há muitos jogadores que pudessem ali entrar, sinceramente. Acho que Ait-Nouri (ainda procura a sua afirmação no City mas acho que pode facilmente entrar no top10 em breve com o potencial que tem) e o próprio Gvardiol (é central mas quando joga lá fá-lo com qualidade) podem ser opções interessantes também, mas pouco mais.

  • Buddah
    Posted Outubro 13, 2025 at 1:38 pm

    Até diria mais: o Nuno Mendes não só é o melhor lateral esquerdo do Mundo, como, na minha óptica, já entra na lista dos 5 melhores LE que vi jogar, que trator!
    Defende muito bem e ataca ainda melhor

    • Mantorras
      Posted Outubro 13, 2025 at 3:35 pm

      Se ele nao tiver nenhum azar e mantiver este nivel mais uns anos sera colocado como o melhor LE da historia, merecidamente. É absurdo o quao fiavel é a defender, quao capaz é a sair desde tras, a transportar e dar outra velocidade ao jogo e levar a equipa para a frente, e quao decisivo consegue ser no ultimo terco, no 1 vs 1, no cruzamento e no remate. É muito completo, mas nao é um 7/10 em tudo, ele é um 9/10 em tudo.

    • Kacal
      Posted Outubro 13, 2025 at 3:54 pm

      Marcelo, Roberto Carlos, Ashley Cole, Patrice Evra, Jordi Alba e David Alaba. Lembro-me destes que vi jogar, assim de cabeça. Quando comecei a ver o Maldini já era central. Talvez tenha havido outros. Um que gostava muito e deve ter estado no top5 da posição focando apenas na Premier (possivelmente), foi Leighton Baines. Mas obviamente não dá para o top5 do Mundo. Tivemos o nosso Fábio Coentrão. Eric Abidal. Olhando a estes nomes acho que temos 3 ou 4 indiscutíveis no top5 como Roberto Carlos, Marcelo e mais um ou outro, mas ter Nuno Mendes num top5 não acho nada descabido, assumindo que vês futebol desde 2002 (mais coisa, menos coisa), como eu. Concordo!

      • 20324AC10
        Posted Outubro 13, 2025 at 5:10 pm

        Muito honestamente, o Nuno Mendes já é facilmente superior a Evra, Alba e Alaba. Só os 3 primeiros que mencionaste impactaram a nível semelhante ou superior ao Nuno.

        • Kacal
          Posted Outubro 13, 2025 at 8:32 pm

          Daí eu ter dito que só há uns 3 ou 4 nomes indiscutíveis para um top5 e o resto é mais discutivel e portanto concordo com o Nuno Mendes no top5. Por acaso estava a pensar nos três primeiros como os tais indiscutíveis e dei mais um de borla. Mas concordo!

  • Jeco Baleiro
    Posted Outubro 13, 2025 at 2:58 pm

    Se fosse só o melhor LE da actualidade. É o melhor jogador do mundo no presente momento.

  • 20324AC10
    Posted Outubro 13, 2025 at 5:28 pm

    Não acho hot take porque vejo cada vez mais pessoal a dizer coisas parecidas, mas para mim o Nuno Mendes é o jogador do século XVI que mais rápido entra nos top1/3/5 whatever de melhores jogadores da história em x posição. Beneficia de jogar na posição que claramente produz menos jogadores memoráveis mas o que homem joga é inacreditável. Se pensar em grandes laterais esquerdos e os comparar individualmente com o Nuno, esquecendo feitos coletivos e afins, o Nuno está já num patamar absurdo.
    Este tema faz-me lembrar o nível de jogo do Alcaraz e Sinner, que para quem percebe de ténis sabe que é algo assombroso e acentua-se numa capacidade física e técnica mais avançada em comparação ao ténis que era jogado pelos Big 3 por exemplo. O desporto está sempre a evoluir, a tendência é vermos cada vez mais jogadores a destacaram-se sendo novos.
    Estou curioso para assistir a um futuro, tipo daqui a 3 anos, em que o Nuno jogue nem que seja 70/80% do que jogou nestes últimos tempos (qualitativamente) só para ver as opiniões dos adeptos pelo mundo fora.

  • Acnology
    Posted Outubro 13, 2025 at 6:25 pm

    Melhor defesa esquerdo do mundo, melhor defesa esquerda da história do futebol português e, na minha opinião, o melhor jogador do mundo, mas pena a malta só valorizar marketings, fintas e penteados.

    E sou benfiquista, antes que venham com coisas.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 13, 2025 at 6:45 pm

    O Nickles anda a fazer escola.

  • Tiago Abreu
    Posted Outubro 13, 2025 at 7:28 pm

    Só não consigo levar a sério o Maxi Araújo em vários tops… E eu sou do Sporting, o povo tem de começar a ver mais futebol internacional…
    Um gajo que nem tira o lugar ao Viña e ao Piquerez na seleção agora é top 10? Só na Bundesliga tem uns 5 melhores que ele, na Espanha tem outros 5 e em Inglaterra tem uns 10…

    • _Mushy_
      Posted Outubro 13, 2025 at 7:45 pm

      Podes não compreender, mas há outros que compreendem…
      Mas talvez umas estatísticas da goalpoint possam abrir-te os olhos, se está lá o Carreras o Maxi é absurdo não estar dizem alguns “experts”
      https://prnt.sc/Ee1qRY99ww3V

      • Petrol
        Posted Outubro 14, 2025 at 8:19 am

        O Carreras é só titular no Real Madrid. Não sei qual o sentido de o puxar para uma discussão sobre Maxi.

      • Mantorras
        Posted Outubro 14, 2025 at 9:05 am

        O Maxi, o ano passado, de acordo com o transfermarkt, jogou 33 jogos como médio, 7 como ala e 8 como lateral. O Carreras, o ano passado, de acordo com o transfermarkt, jogou 46 jogos como lateral, 5 como central e 1 como medio. Talvez o contexto dessas estatisticas ajudem a entender porque é que so um deles esta agora no Real Madrid.

        • SportingFan1906
          Posted Outubro 15, 2025 at 8:26 am

          O transfermarkt está enganado, eu vi os jogos praticamente todos do Sporting e o Maxi jogou quase sempre a ala numa defesa a 5. Mas esta época tem jogado quase sempre a lateral numa defesa a 4 e continua a jogar muito.

          • Mantorras
            Posted Outubro 15, 2025 at 11:51 am

            Acredito que considerem que, jogando a ala no Sporting, é mais um medio que outra coisa, afinal era um 343. Nao sei como fazem a leitura das posicoes, mas imagino que seja automatizado, provavelmente pelos graficos de “calor”. Nao sei. No entanto, jogou muito mais a frente que o Carreras, como é evidente. O Carreras foi lateral e algumas vezes central, foi alguem que ficou muitas vezes na linha de 3 para ajudar a sair, porque tinha muita qualidade nisso, e nao alguem que se posicionava para receber mais a frente. E isso tem muita relevancia no contexto das stats do user acima. Carreras era o melhor lateral esquerdo da liga, com distancia.

    • disturbed17
      Posted Outubro 13, 2025 at 8:19 pm

      Explica lá melhor isso.
      O Maxi em condições normais é titular indiscutível no Uruguai, só não jogou 3 dos 18 jogos de qualificação por lesão, e foi titular em 14 dos 15, tens de rever melhor as tuas estatísticas.
      E mandar números à sorte é fácil, esses 20 são melhores porque? Porque essas ligas são melhores e nós temos o hábito de desvalorizar o que é nosso? Nisso concordo..

    • Jeco Baleiro
      Posted Outubro 13, 2025 at 9:34 pm

      Não tira o lugar ao Piquerez e ao Viña porque ele na selecção não joga a lateral esquerdo, joga a extremo. Também não considero que o Maxi seja top10 da actualidade mas é bem superior a esses dois jogadores.

    • Fantantonio
      Posted Outubro 13, 2025 at 9:51 pm

      ??? O Piquerez tem 1 jogo a titular pelo Uruguai desde o início 2014. O Maxi é extremo esquerdo na seleção, assim como o Oliveira do Napoli jogava a central para acomodar o Maxi e o Viña no 11, normalmente o Viña nem à seleção iria com todos os jogadores disponíveis.
      Que o Maxi não seja top 10 no mundo, aceito, até porque também acho que não o colocaria nesse patamar, mas essa comparação usando a carreira internacional dele não faz sentido, ainda mais quando acompanhada de “o povo tem de começar a ver mais futebol internacional”.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 14, 2025 at 6:51 am

    Não é que discorde das escolhas mas creio que Robertson tinha que estar no Top 10, assim como o Pedraza, o lateral esquerdo do Villareal, que prefiro tanto ao Carreras como ao Grimaldo, que são autênticos extremos a atacar, mas defendem bastante mal, expondo muito as suas equipas, como por exemplo se viu recentemente no último Derby de Madrid. Mas admito que sejam gostos, um defesa lateral tem que defender bem antes de mais, depois o resto.

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2025 at 1:23 pm

      O Pedraza nem tem sido titular indiscutível esta época no Villarreal. Nas primeiras 4 jornadas esteve no banco e só jogou 9 minutos num jogo e 14 minutos noutro a sair do banco. E nas 4 seguintes só foi titular num jogo (vs Osasuna em casa). Contra o Sevilla (jornada 6) entrou aos 28 minutos de jogo e nem entrou para lateral esquerdo. E em 3 jornadas da Champions só foi titular numa delas. Tem 0 golos e 0 assistências. Não que os números seja propriamente o mais relevante num lateral ou pelo menos não é o mais importante. Mas olhando a isto tudo acho dificil dizer que ele é melhor que Carreras e Grimaldo… mesmo na época passada participou em apenas 12 jogos na La Liga pelo Villarreal e na anterior em 19. Posso concordar com Robertson, mas Pedraza acho um nome sem sentido!

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Outubro 15, 2025 at 6:12 am

        Eu só me ocorreu o Pedraza por achá-lo melhor que o Grimaldo e o Carreras. Um defesa lateral é um defesa, e repito ambos defendem muito mal, e expõem as equipas. Apenas disse uma escolha de um espanhol que acho infra valorado, mas sei lá até o Dahl é melhor que eles, pelo menos defende coisa que eles não fazem.

        • Mantorras
          Posted Outubro 15, 2025 at 8:20 am

          O Carreras nao defende? Enfim.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Outubro 15, 2025 at 11:12 am

            No Real Madrid ficou com as costuras à mostra no Derby de Madrid. Sim defende tão mal, como ataca bem. Um defesa lateral é antes de mais um defesa, não é um extremo. É uma questão conceptual, também não gosto do Maxi Araújo por exemplo.

            • Mantorras
              Posted Outubro 15, 2025 at 4:01 pm

              Nao concordo nada. Ate parece que foi por ele que levaram 5, mas nao foi, apesar de ter estado mal nesse jogo, ja demonstrou varias vezes, incluindo na champions, pelo Benfica, contra extremos e equipas boas, que era competente defensivamente.

        • Petrol
          Posted Outubro 15, 2025 at 2:17 pm

          Deves ser a 1ª pessoa que vejo a elogiar as capacidade defensivas de Dahl. Está a léguas de Carreras…

        • Kacal
          Posted Outubro 15, 2025 at 3:42 pm

          Certo, mas não acho que o Pedraza seja assim tão forte a defender, ele até era extremo e foi adaptado. Mas além disso nem joga quase no Villarreal. Se estivesse no Real talvez fosse ainda pior que o Carreras a defender. O próprio Marcelo sofria com isso por causa do colectivo e não deixa de ser um dos melhores de sempre na sua posição. Percebo o teu ponto, mas não concordo totalmente.

Deixa um comentário