Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 8 candidatos ao prémio de melhor jogador da Liga

Quem deve vencer?

Ficam os nomeados do Visão de Mercado para melhor jogador do campeonato, tendo em conta o que fizeram apenas na Liga:

82 Comentários

  • mcthespecialone
    Posted Maio 13, 2019 at 8:08 pm

    Nem valia a pena darem opções. MVP por larga margem.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 13, 2019 at 8:10 pm

    Os números do Pizzi… e é mau para muitos. Imaginem se fosse bom.

    Pelo conceito puro de MVP voto Bruno Fernandes, pois sem ele a equipa produziria muito menos, mas aceito qualquer um dos 4 elementos do Benfica. Acho que cada um à sua maneira. Nota para o facto do 2.º classificado só meter 1 jogador e, curiosamente, um central. Época muito irregular de várias unidades e também por aí se explica a perda de uma liderança que chegou a ser confortável.

  • Solid Snake
    Posted Maio 13, 2019 at 8:23 pm

    Gostaria de ver os números do Pizzi era Rui Vitoria vs era Bruno Lage.
    Acho que depois de Bruno Lage o colocar a médio direito ( não a extremo) , desfaz-se as duvidas da posição do mesmo.. aconteceu o mesmo na época do Tri em que era dono e senhor do lado direito após a lesão do Salvio e fez uma grande grande época.

    Se eu fosse alguém no futebol daria sem problema nenhum o prémio quer ao Pizzi, João Félix ou ao Bruno Fernandes. Acho que foram os jogadores que se destacaram mais, mais manchetes em jornais fizeram, mais jogos apareceram.

    Penso que o Eder Militão quando passou para o lado direito da defesa do FCP quebrou um pouco o seu rendimento, que se viria a notar no centro da defesa com o Felipe. Caso continuasse no centro, tanto o jogador como o clube poderiam estar um pouco melhor.

    Nota para apenas haver um jogador do Sporting nesta lista..penso que seria de bom grado o Mathieu aparecer ( nem que tivesse nenhum voto) , porque é um jogador que mesmo sendo do clube rival tem uma categoria imensa ( e um sprint de deixar água na boca apesar dos seus 33 anos).

    SB !

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 13, 2019 at 8:25 pm

    1° Bruno Fernandes
    2° Rafa
    3° Pizzi
    4° Félix
    5° Militão
    6° Chiquinho
    7° Grimaldo
    8° Seferovic

    Melhor 11:
    Helton Leite, André Almeida, Coates (Mathieu falhou muitos jogos por lesão), Militão, Grimaldo, Danilo, Bruno Fernandes, Pizzi, Rafa, Félix, Seferovic.

    Ferro e Samaris só jogaram meia época. Corona também merece (e muito), mas não consigo tirar Pizzi.

    • Einstein de Avanca
      Posted Maio 13, 2019 at 10:38 pm

      O Helton Leite acabou a sua época em Fevereiro. Acho que é puxado entrar no melhor 11. Apesar de não ter feito uma época espetacular ainda acho que Casillas acaba por ser o melhor.

      De resto, só trocava também o Seferovic pelo Dyego mas aceita-se a escolha pelo suiço já que é o melhor marcador (até agora).

      • Kacal
        Posted Maio 14, 2019 at 2:17 pm

        Para mim o melhor foi Vlachodimos! Cometeu erros? Sim, mas vejamos que mesmo com os erros que cometeu o Benfica pode ser campeão na próxima jornada, ou seja, os erros acabam por ser esquecidos e se o Benfica será campeão na próxima jornada também se deve ao facto do grego ter dado pontos em certos jogos com as defesas que fez. As suas defesas superaram os erros. E lembro-me sobretudo da exibição que fez no Dragão num jogo importantíssimo e chave para o campeonato, tem 2 defesas soberbas que evitaram o empate. Ainda por cima sendo o Benfica campeão, somando tudo devia ser ele.

        • Einstein de Avanca
          Posted Maio 14, 2019 at 4:02 pm

          Aceito o Vlachodimos pela sua justificação e até porque é o “meu” GR xD

          Mas, olhando para os números (que não é tudo obviamente), mantenho que o Casillas merece mais ou pelo menos o mesmo. O Vlachodimos até acaba por ter registos semelhantes a Renan na liga por exemplo.

  • N.S.
    Posted Maio 13, 2019 at 8:32 pm

    Felix, Grimaldo e Militão são os únicos jogadores da Liga que podem brilhar num campeonato top 5. Todos os outros referidos são bons no “Tugão” mas não passam disso, com Pizzi à cabeça que na Liga parece jogar com cadeirinha.

  • Joao X
    Posted Maio 13, 2019 at 8:34 pm

    Bruno Fernandes.
    E está a dar coça neste momento, 60%.

  • The Mo
    Posted Maio 13, 2019 at 8:42 pm

    Este campeonato se formos a ver não foi assim tão desnivelado para haver tantos jogadores do slb.
    Rafa, Félix e Pizzi tinham de estar obviamente, Bruno Fernandes nem se descute, Militão idem, o Chiquinho também se aceita, agora Grimaldo é Seferovic é que eu não entendo.
    O “defesa” lateral esquerdo espanhol é de longe o jogador mais sobrevalorizado do campeonato português, defensivamente é uma avenida, estar lá ele ou estar um pino é a mesma coisa, ainda ontem foi o que foi, e a nível ofensivo numa equipa que marcou números absurdos de golos na liga tem apenas 11 assistências na liga ( menos que andré Almeida e isso diz tudo), mas só porque faz uns rodriguinhos e uns pormenores bonitos dizem que é forte ofensivamente, quando na definição consegue ser inferior ao André Almeida.
    Quanto ao avançado suíço, é o melhor marcador da liga é um facto, mas temos de ver em que contexto, esta época em termos de golos marcados e oportunidades de golo foi atípica no slb( não é por acaso que a maior parte dos jogadores do slb tem números absurdos), até o Tomané seria o melhor marcador da liga se fosse titular no slb este ano, e mesmo assim não chegou aos 30 golos.
    No seu lugar colocaria facilmente Dyego Sousa, que tem um rácio de golos por cada oportunidade muito superior ao suíço, para além de ser um jogador tecnicamente mais evoluído.

    • bmcrl
      Posted Maio 13, 2019 at 9:03 pm

      Claro, o Grimaldo é um calhau. Reduzir Grimaldo dessa forma é das coisas mais ridiculas que já li.
      É fraco defensivamente, isso é óbvio, mas até melhorou imenso nesse capítulo. É um jogador sempre disponível para receber a bola, trata-a bem, sabe sair a jogar, ofensivamente dá sempre uma largura brutal. Praticamente todas as assistências que tem são de bola corrida, algo que é difícil de conseguir.
      TAA, lateral do Liverpool, fez 12 assistências na PL – o maior numero de assistencias para um lateral na história da PL. Falas como se 11 assistências fosse pouco, ignorando tudo o resto que Grimaldo dá ao jogo do Benfica.
      Comparando com Alex Telles, que é um lateral fabuloso, o espanhol esteve a um nível muito superior este ano (penso que quase todas as assistências do brasileiro foram de bola parada). E é interessante terem surgido notícias de que o Atlético não estaria disponível para pagar tanto por Telles porque o consideram fraco a nível defensivo (estou parcialmente de acordo, apesar de ser superior a Grimaldo neste capítulo).

      Quanto ao Seferovic, contrarias-te um pouco no comentário. O campeonato não foi desnivelado, mas todos os jogadores do Benfica têm estatísticas absurdas. Não é que tenha sido desnivelado, mas ofensivamente o Benfica foi, de longe, a melhor equipa – e Seferovic, apesar de não ser o melhor jogador do mundo e de ser muito mau a nível técnico, individualmente até foi dos maiores destaques da Liga (muito mais que Dyego Sousa).

    • Kacal
      Posted Maio 13, 2019 at 9:07 pm

      11 assistências na liga para um defesa lateral é muito bom, a meu ver. Além disso um jogador pode desequilibrar e assistir o assistente, por exemplo. É importante no jogo colectivo ofensivo da equipa. Agora que ele é uma “avenida” a defender, aí concordo. No 1×1 defensivo é algo fraco, a meu ver.

    • Mike The Kid
      Posted Maio 13, 2019 at 9:36 pm

      O Grimaldo é o melhor jogador do Benfica

    • opiniaodeadepto
      Posted Maio 14, 2019 at 12:16 pm

      The Mo,
      Essa do Tomané ser o melhor marcador do campeonato se jogasse no Benfica, é equivalente à velha história do pinheiro. Supostamente, bastaria lá estar para empurrar!! Mas a realidade é muito diferente. O Seferovic dá muita coisa ao futebol ofensivo do Benfica, não só em termos de golos (até porque a finalização não é o seu forte), mas essencialmente do espaço que cria, na forma inteligente como estica o jogo e no desgaste que causa nas defesas contrárias. Na minha opinião tem sido decisivo na época do Benfica, e não me choca que esteja nos 10 nomeados!
      Quanto ao comentário que fazes do Grimaldo é notório que não vez os jogos, pois o Grimaldo é dos jogadores com maior qualidade ofensiva do campeonato, e dá muita qualidade na saída de bola e no início do processo ofensivo!
      Concordo com o que dizes do Dyego Sousa, mas neste caso fica prejudicado porque fez uma segunda volta, muito abaixo da primeira!

  • Estigarribia
    Posted Maio 13, 2019 at 8:45 pm

    1° – Bruno Fernandes
    2° – João Félix
    3° – Rafa Silva
    4° – Éder Militão
    5° – Pizzi
    6° – Grimaldo
    7° – Chiquinho
    8° – Seferovic

    Saudações Leoninas

    P.S.: João Félix ganhará o Prémio Revelação.

    • Einstein de Avanca
      Posted Maio 13, 2019 at 10:29 pm

      Rafa e Pizzi atrás de Félix? Não consigo concordar. Está bem que Félix foi talvez o principal rosto da mudança do SL Benfica mas, contando desde início (que é o que faz mais sentido), não o consigo colocar no top3.

      No entando, ficando para a próxima época (espero obviamente que sim), tem tudo para “partir tudo” cá.

    • Gui Loureiro
      Posted Maio 14, 2019 at 8:57 am

      Pizzi nunca pode ser 5°. É o jogador mais influente do Benfica.

  • David
    Posted Maio 13, 2019 at 8:48 pm

    Se for um voto no puro conceito de MVP então terá que ser Bruno Fernandes, mas ainda assim penso que não era descabido o Pizzi estar taco a taco com ele. Para mim foi o jogador mais deste Benfica e um dos principais obreiros do mais que provável título de campeão nacional. Infelizmente continua a ser um jogador que não é apreciado por algumas pessoas, o que é um bocado incompreensível.

  • Kacal
    Posted Maio 13, 2019 at 8:52 pm

    Bruno Fernandes foi o meu voto. Nem quis olhar para mais ninguém e votei logo. Época sensacional e foi o melhor jogador da mesma. Levou o Sporting “às costas” e por ele teriam sido campeões, mas é preciso acompanhamento. Em Portugal é um jogador bem acima da média e faz a diferença. No entanto, como eu sou uma pessoa que aceita bem opiniões contrárias e tenta sempre perceber o ponto de vista dos outros e dar o beneficio da duvida, aceito perfeitamente caso alguém vote no Pizzi ou no Rafa Silva, por exemplo. Além de terem sido influentes e dos principais desequilibradores da sua equipa ao estilo de cada um, tiveram números muito bons também então o Pizzi foi provavelmente o jogador com melhores números, a par do Bruno Fernandes. E digo isto porque ao serem campeões, confirmando-se o título, podem ir por esse argumento e votar neles, aceito perfeitamente. E ambos merecem também. Mesmo sem título, fizeram épocas excelentes e são jogadores acima da média para a nossa realidade também. Palavra para João Félix que podia estar nestas contas caso o Rui Vitória tivesse apostado nele desde inicio e na posição certa, mas tendo feito meia época corre por fora.

    Chiquinho com menção honrosa por ser o melhor jogador da época “extra-grandes”, com certeza já é um “prémio” para ele.

    • Einstein de Avanca
      Posted Maio 13, 2019 at 10:24 pm

      Em relação à sua última frase, também acho o Chiquinho o melhor jogador desta época extra-grandes com alguma distância até. Dyego esteve muito bem durante certo período mas Chiquinho foi mais consistente sendo o “comandante” da grande sensação desta edição da liga.

      • Kacal
        Posted Maio 13, 2019 at 11:55 pm

        Sem duvida, Einstein de Avanca! O Dyego Sousa teve uma 1ª metade de campeonato brutal, mas depois caiu muito de produção e marcou bem menos na 2ª. O Chiquinho foi mais consistente e apareceu nos momentos decisivos da sua equipa. Jogou e fez jogar. Sem duvida o “comandante” do Moreirense e como foram a equipa sensação, é normal que ele seja o jogador sensação.

  • Ricardo Teixeira
    Posted Maio 13, 2019 at 8:53 pm

    Ganhará o Bruno Fernandes, mas sinceramente acho incompreensível. Não está em causa a sua qualidade, não está em causa o seu jogo jogado. É craque da cabeça aos pés. Mas jogou num contexto menos exigente (o Sporting nunca lutou pelo título), logo zero de pressão. Para além disso tem uma quantidade estratosférica de golos de bola parada.

    O melhor jogador de um campeonato deve ser aquele que é fundamental para a equipa que é campeã nacional. Nesse contexto e estando o Benfica perto de o ser, é de considerar Rafa e Pizzi como maiores candidatos.

    PS: Votei no Rafa!

    • Mike The Kid
      Posted Maio 13, 2019 at 9:35 pm

      Não, não deve.
      O MVP deve ser aquele que faz melhor época, não tem nada a ver com títulos nem melhores equipas.
      Achar que é incompreensível ser o Bruno Fernandes é estar muito longe do futebol

      • Ricardo Teixeira
        Posted Maio 13, 2019 at 10:15 pm

        É a tua opinião. Não tens mais nem menos razão do que eu. Vale o que vale! Reforço apenas que não está em causa a qualidade do jogador Bruno Fernandes.

    • Factualista
      Posted Maio 13, 2019 at 10:04 pm

      E os jogadores que jogam em melhores equipas, em contextos mais estáveis, que jogam numa equipa que 90% do tempo está a atacar, como por exemplo o Rafa, conseguem melhores números do que realmente valem.

    • BioSpot
      Posted Maio 13, 2019 at 11:21 pm

      Em Inglaterra ganhou o Virgil van Dijk, por exemplo e o City vai levar tudo!

      • j. chamberlin
        Posted Maio 14, 2019 at 11:23 am

        Péssima comparação. O VVD ficou a dois pontos do título, não 13 e lutou até ao fim pelo menos. Teve que jogar todos os jogos com essa pressão enorme em cima. Saber que falhar podia significar a perda de um campeonato.
        Já o BF sabia que se falhasse, nada ia mudar.

    • Gui Loureiro
      Posted Maio 14, 2019 at 8:56 am

      Melhor jogador não tem que estar necessariamente na equipa campeã é a primeira coisa em que discordo. A segunda é o Bruno Fernandes jogar num contexto menos exigente. Embora não ganhe desde 2002, o Sporting trabalha sempre para ganhar todos os jogos. Pode não o fazer mas a exigência no Sporting é a mesma que no Benfica e que no Porto. Lutar por títulos portanto esse argumento não é válido. Bruno Fernandes para mim é MVP porque, à excepção da fase Peseiro, foi o jogador mais influente do campeonato e não falo só de números, falo da forma como joga e faz jogar.
      Por exemplo Rafa, Seferovic e Félix só apareceram com Lage, o Porto não tem um destaque individual a não ser Militão e mesmo esse quando era provavelmente o melhor jogador da equipa, mudaram-no de posição.

      Em suma para mim
      Bruno
      Pizzi
      Rafa

      Menções para Félix
      Militão
      Chiquinho
      Luquinhas pela ponta final
      Cadiz e Rubén Semedo

      • j. chamberlin
        Posted Maio 14, 2019 at 11:27 am

        A exigência de lutar pelo título para o Sporting acabou por volta da décima jornada. E é curioso que até essa jornada BF tava a ser muito criticado por não estar a repetir as atuações da temporada anterior. Por isso não me venham dizer que o contexto competitivo foi sempre o mesmo ao longo da época. No início até poderá ter sido, mas muito cedo deixou de ser.

    • andreacteles
      Posted Maio 14, 2019 at 10:00 am

      Desculpa lá, os jogadores dos três grandes jogam sempre num contexto exigente pois têm que vencer todos os jogos. O Bruno Fernandes talvez destacou-se mais pelos os restantes colegas do Sporting estarem longe da qualidade dele. Por exemplo, um Pizzi também destacaria-se imenso no Sporting, na minha opinião. Mas é o que é, poderíamos estar aqui todos com “ses” mas a verdade é que os números não enganam, o BF é o que teve mais importância para as suas equipa.

  • T. Pinto13
    Posted Maio 13, 2019 at 8:54 pm

    BF.

  • Daervar
    Posted Maio 13, 2019 at 9:02 pm

    Pizzi, Rafa e B. Fernandes foram os melhores. Individualmente o Bruno teve uma temporada acima de todos mas pelo que ajudaram (provavelmente) a conquistar, eu não ficaria surpreendido pela eleição de um dos outros dois.

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 13, 2019 at 9:08 pm

    Fun fact: na votação que ocorreu em Janeiro entre leitores de VM para o melhor onze do campeonato, apenas existiam 2 jogadores desta lista:

    – Félix
    – Militão

  • HeberPrincipe
    Posted Maio 13, 2019 at 9:20 pm

    Bruno Fernandes para mim.

  • Chico
    Posted Maio 13, 2019 at 9:27 pm

    Seriam os meus 8 nomeados. Quanto ao MVP, é entre Rafa e Bruno Fernandes. Rafa foi o melhor jogador na equipa que praticou o melhor futebol e que ocupa por enquanto o primeiro lugar, mas BF é o favorito por ter carregado às costas um elenco com muito menos qualidade e que começou a ser orientado pelo medíocre Peseiro.

  • cards
    Posted Maio 13, 2019 at 9:40 pm

    Vence Bruno Fenandes.
    se fosse na NBA vencia Rafa.

    • Mike The Kid
      Posted Maio 14, 2019 at 9:32 am

      Não, se fosse Nba vencia Bruno Fernandes
      Na nba não vai ser o Curry nem o Durant só porque vai ser campeões

  • Chomate
    Posted Maio 13, 2019 at 9:57 pm

    Engraçado que muita gente diz que o Sporting é o Bruno Fernandes, mas depois diz que não é o MVP. Se o Sporting, fosse uma equipa de final da tabela, ainda percebia. Mas o Sporting vai ficar em terceiro não ficando a uma distância assim tão grande dos dois primeiros. Se o BF não tivesse no Sporting, aí sim o Sporting ficaria a uma grande distância dos rivais, e era bem capaz de fazer uma época ao nível da do sétimo lugar. Logo é o MVP. É dos anos em que há menos discussão.
    Para segundo lugar, é entre Felix, Rafa e Grimaldo.

    • Einstein de Avanca
      Posted Maio 13, 2019 at 10:18 pm

      Então, se bem percebi, o Pizzi foi, na melhor das hipóteses, apenas o 5º melhor na sua opinião certo? Um jogador que esteve envolvido diretamente em 32 golos até agora mais todas as oportunidades que cria para os colegas e para ele jogo após jogo.

      Bem, eu não sou grande apreciador do Pizzi mas é claramente top3 desta edição da liga. Isto parecia-me algo factual…

      Já agora, BF e Rafa acompanham o Pizzi no meu top3.

      • Chomate
        Posted Maio 13, 2019 at 11:41 pm

        Pizzi, na primeira metade da época com Rui Vitória fez jogos para esquecer, principalmente, por jogar fora da sua posição. Com Lage, passou a ser craque outra vez, e não ficaria chocado, de todo, se ficasse no top3. Apenas acho que Grimaldo, Rafa e João Felix foram mais importantes.
        O meu top5
        Bruno F.
        Grimaldo
        Rafa
        João Felix
        Pizzi

    • j. chamberlin
      Posted Maio 13, 2019 at 10:28 pm

      13 pontos (assumindo os resultados mais prováveis na última jornada), não é uma diferença assim tão grande??
      Percebo que o BF seja o melhor jogador a jogar em Portugal, agora o Rafa foi muito mais decisivo para o desfecho do campeonato. Além de que em golos, se tirarmos os pênaltis, deve ficar ela por ela com o BF.
      Por isso até percebo que acha muita discussão.

      • Chomate
        Posted Maio 13, 2019 at 11:45 pm

        Portanto BF , se tivesse feito uma época inferior mas tivesse sido campeão, já merecia ser MVP? Pq

        • j. chamberlin
          Posted Maio 14, 2019 at 11:18 am

          Porque no fundo o grande objetivo de qualquer jogador é ser campeão, acho óbvio que isso devia pesar nas contas. Além de que jogar com essa pressão em cima é certamente muito mais complicado. Jogar a saber que se falhares, nem que seja em um só lance em um só jogo, pode custar o título, é muito mais desgastante psicologicamente do que jogar sem pressão e só uma vez por semana.
          E repito, Rafa não fez um campeonato inferior ao BF. Sem os pênaltis, leva mais dois golos que o BF, além de ter uma média de MPG inferior.
          Dito isto, continuas a achar que nem devia haver discussão?

  • SrDelgado
    Posted Maio 13, 2019 at 10:27 pm

    Tendo em conta o salto qualitativo da equipa com a sua presença em campo o meu voto vai para Chiquinho. Não que seja de facto o melhor jogador entre os 8 selecionados, mas a sua inteligência e intensidade merecem uma recompensa. Dar este premio a jogadores de equipas menos cotadas valoriza o campeonato e acaba por ser um excelente elogio a um jogador de uma das equipas com futebol positivo, ofensivo e de qualidade no nosso campeonato. Podem achar um exagero mas se virem os jogos do moreirense vejam quantos desequilíbrios cria o Chiquinho.

  • Nickles
    Posted Maio 13, 2019 at 10:39 pm

    Rafa, sem dúvida.

  • Kafka
    Posted Maio 13, 2019 at 10:56 pm

    Obviamente Rafa

  • Bio
    Posted Maio 13, 2019 at 11:12 pm

    1. Bruno
    2. Rafa
    3. Pizzi

  • Richrad
    Posted Maio 13, 2019 at 11:18 pm

    Quem deve vencer?
    Nem deveria ser discutível, sem querer colocar em causa o valor dos outros jogadores que alguns irão lutar por outros prêmios, apenas o prêmio é merecido a um só jogador e esse é Bruno Fernandes.
    As vezes que ganhou o prêmio mensal, a ponderância e impacto na sua equipa, tempo de jogo, golos, assistências. Não há comparáveis.

  • BioSpot
    Posted Maio 13, 2019 at 11:26 pm

    Muito resumidamente.
    MVP para mim nada tem a ver com títulos. Posto isto:
    1º Bruno Fernandes
    2º Pizzi (não percebo como o continuam desvalorizar), na primeira metade da época era ele que fazia mexer o ataque da equipa, apresenta os números que apresenta e continua a ser a ovelha negra)
    3º Rafa

    P.S. Extra grandes: Chiquinho

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 14, 2019 at 12:34 am

      Pizzi é bom na tugolandia. Quando o nível aumenta é banal..

      • NunoLFC
        Posted Maio 14, 2019 at 5:01 pm

        Uma vez que estamos a falar do melhor jogador da “tugolandia”, ser bom na “tugolandia” parece-me um critério aceitável. Não vejo o problema.

  • Fefe Varanda
    Posted Maio 13, 2019 at 11:27 pm

    Rafa sem dúvida alguma.

  • Mantorras
    Posted Maio 13, 2019 at 11:29 pm

    Bruno sem dúvida.

  • Dca
    Posted Maio 13, 2019 at 11:32 pm

    Votei Bruno Fernandes. Época completamente à parte.

  • Louco de Lisboa
    Posted Maio 14, 2019 at 12:01 am

    Bruno Fernandes de longe.

    2. Pizzi
    3. Rafa
    4. Militao
    5. Felix
    6. Seferovic
    7. Chiquinho
    8 Grimaldo

  • PauloDybala1O
    Posted Maio 14, 2019 at 12:31 am

    1- BF
    2- Rafa
    3- Pizzi

    Melhor 11 :

    Vlachodimos, Militão, Rúben Dias, Mathieu, Grimaldo, Samaris, Chiquinho, BF, Pizzi, Rafa, Félix.

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 14, 2019 at 12:32 am

    Fico feliz por verificar que, há uns tempos atrás na véspera de um clássico Benfica x Porto, tive razão em protestar o onze combinado de ambas as equipas votado pelo VM.
    Na altura disse que o Benfica não poderia perder pois tem melhor onze e melhor plantel. E também que estavam a subestimar o Rafa, que acabou por ser mais decisivo que o Brahimi.
    Esses eleitos de hoje, felizmente, vieram me dar razão, contra a grande maioria que achava o Porto mais forte.

  • Teixas
    Posted Maio 14, 2019 at 12:32 am

    Pizzi

  • José S.
    Posted Maio 14, 2019 at 1:20 am

    Lógico que de caras é Bruno Fernandes!!
    Tem uma estatística incrível para um médio, carregou o sporting às costas, porque sem ele não havia (veremos como vai ser para a próxima época), jogou e fez jogar, mesmo com alguns jogos menos conseguidos…
    Mas uma votação não pode esquecer que houve uma primeira fase do campeonato até Janeiro e outra depois, se o porto não empata aqueles dois jogos a história agora era outra.
    Militão pode ser o único do porto a aparecer, mas a verdade é que faz um campeonato incrível para a idade e primeira época dele na Europa e só perde um pouco porque foi encostado um pouco à direita (falou-se e muito disso).
    Muito mérito para Lage (quero ver a próxima época..) mas algum (algum!?) demérito para o porto que perde este campeonato por falta de estofo e azelhice autenticamente!!
    Quanto aos outros Chiquinho é o outsider, Félix tem uma importância bem positiva para a recuperação, mas não joga a 1ª parte de época e baixa o nível nesta recta final, para o ano talvez se apresentar consistência.
    Seferovic só pelos golos, porque rafa e pizzi têm/tiveram um papel muito mais importante, não sei qual deles em segundo…
    Grimaldo!? Mesmo sem a mesma influência do ano passado, telles tem os mesmos golos mas “apenas” 8 assistências na liga e menos um jogo… merece menos!?
    Corona fez um bom campeonato, apenas não apresenta números…
    1º Bruno Fernandes
    2º Rafa/Pizzi
    3º/4º Militão (suspeito eu sei mas para mim é)

  • Njord666
    Posted Maio 14, 2019 at 7:42 am

    Para mim até Janeiro era o Marega e poderia ser o mvp da época não fosse o SC ter rebentado com ele. Até Março Bruno Fernandes levou o Sporting ao colo com golos e assistências, mas agora que chegamos ao fim da época, Rafa foi decisivo para o título, aparecendo em todos os jogos cruciais. Pizzi tem grandes números, mas escondeu-se nos momentos chave, por isso para mim mvp da epoca é o Rafa.
    Cumprimentos

    • Einstein de Avanca
      Posted Maio 14, 2019 at 3:55 pm

      “…escondeu-se nos momentos chave,…”

      Só pode dizer isso quem for pelo historial do jogador pois quem o viu esta época viu um jogador (principalmente com Lage) a ter influência em praticamente todos os “grandes” jogos.

  • Pésquerdo
    Posted Maio 14, 2019 at 9:27 am

    Malta não se chateiem. Para os benfiquistas é normal que sejam jogadores da equipa deles, sobretudo porque viram 3 ou 4 jogos do Bruno Fernandes durante a época. Ninguém anda a ver um Sporting – Belenenses quando já não há hipótese de título.
    Eu vejo praticamente todos os jogos do Benfica em casa porque gosto, já que a minha empresa tem o camarote lá, e vejo todos os do Sporting porque sou sportinguista. Também posso ser um bocado menos isento mas tento-o ser, e digo que Bruno Fernandes, neste momento, é de longe o melhor jogador a actuar em Portugal.
    Do lado do Benfica o melhor para mim foi Gabriel até à sua lesão, depois foram o Rafa e o Félix que assumiram, com um Pizzi fortíssimo durante toda a temporada.

  • rmatos24
    Posted Maio 14, 2019 at 10:00 am

    Para mim Bruno Fernandes e Rafa são os melhores jogadores desta época em Portugal. Penso que BF merece vencer pelos números e por tudo o que tem apresentado dentro de campo, chega a ser absurdo no bom sentido. Rafa é o meu jogador preferido atualmente no Benfica, que época estrondosa, absolutamente fundamental para a campanha do clube rumo ao primeiro lugar. Pizzi fecharia o pódio. Quanto aos restantes nomeados, a minha lista seria muito semelhante a esta. Aliás, vejo aqui algumas críticas a Seferovic, mas o suíço, se o Benfica efetivar o título, é um dos principais obreiros do mesmo. Baixou de forma no final da época e de repente passa a ser fraco e limitado, mas quando “fazia e acontecia”, era um jogador fundamental para a forma do Benfica jogar. Claro que não estamos a falar de um avançado de topo, mas Seferovic deu (e dá) muito ao Benfica e acredito que se não fosse a lesão, já teria mais uns 4/5 golos à vontade. Parece que ser o melhor marcador do campeonato português é algo desvalorizado porque foi o Seferovic a conseguir e porque o Benfica se farta de marcar.

  • DiogoC
    Posted Maio 14, 2019 at 10:10 am

    Para mim ainda há um jogador que deveria ser mencionado pela sua consistência ano após ano. Vai ganhar o seu 5º Título em 6 anos e é provavelmente o jogador mais desvalorizado do campeonato:

    André Almeida – peça fundamental no Benfica. Hoje em diz-se muito sobre os laterais olhando para a sua capacidade ofensiva, mas a sua primeira responsabilidade é Defensiva. E mesmo assim tem uma enormidade de assistências. É um dos líderes do Benfica, com muita experiência e com aquela ratice que vale pontos.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 14, 2019 at 2:47 pm

      Definitivamente o jogador mais desvalorizado do campeonato. No entanto, apesar da sua grande época a nível estatístico, não tem o que é preciso para ser considerado para estes prémios. Primeiro falta-lhe o hype, o reconhecimento. 70% dos benfiquistas do blog acham que ele não serve para o Benfica. Depois falta-lhe o recorte técnico. Não sendo um tronco, não é particularmente bom.

      Por outro lado, discordo da questão defensivo/ofensivo. Ele era um lateral defensivo, e era muito bom nessa função, mas talvez para provar que é bom o suficiente, tornou-se cada vez mais ofensivo, fazendo imensas incursões área a dentro e aparecendo inclusive na zona de finalização. O problema é que isto cansa-o mais e ele acaba por perder em termos defensivos, quer seja a nível de recuperação quando a equipa perde a bola, quer a nível posicional e de concentração no momento defensivo. Sou fã do Almeida, mas gostava mais da versão mais defensiva dele.

      • Einstein de Avanca
        Posted Maio 14, 2019 at 3:51 pm

        Subscrevo o 2ºparágrafo e acrescento que irrita-me bastante quando ele tenta fazer o que não tem qualidade para fazer (mais em situações ofensivas de 1vs1) já que uma das coisas que antes gostava nele era a consciência que ele tinha das suas limitações e por isso mesmo era bastante certinho.

      • Fabio Mendes
        Posted Maio 14, 2019 at 7:19 pm

        Essa mudança no estilo de jogo do AA aconteceu quando o Nélson Semedo saiu do Benfica e o AA passou a ser o lateral direito titular. Começou a fazer muitas mais incursões pelo flanco e a dar-se mais ao ataque.

  • Bairrada
    Posted Maio 14, 2019 at 10:17 am

    Bruno Fernandes é um excelente jogador, tem levado a equipa às costas, apareceu nos jogos decisivos mas a verdade é que em termos de número golos se se tirarem os penalties, estes são equivalentes aos do Rafa. Claro que é preciso mérito para concretizar os penalties. Mas a verdade é que o Rafa explodiu no Benfica, apareceu nos momentos cruciais e deu pontos vitais ao Benfica.
    Pizzi tem excelentes registos, mas nos jogos em que realmente é preciso que apareça, não assume.

    • Teixas
      Posted Maio 14, 2019 at 10:41 am

      Pizzi não assume em jogos importantes?

      Benfica Porto 1-0
      Assistência para Seferovic

      Benfica Braga 6-2
      Golo de Pizzi

      Sporting Benfica 2-4
      Golo de Pizzi
      Assistência para Ruben Dias

      Porto Benfica 1-2
      Assistência para Rafa

      Braga Benfica 1-4
      2 golos de Pizzi
      Assistência para Ruben Dias

      Assim de repente, nos jogos mais importantes Pizzi apareceu em praticamente todos.

      • Bairrada
        Posted Maio 14, 2019 at 10:49 am

        Eu referir-me ao facto de assumir o jogo e fazer rodar e mexer a equipa como costuma fazer nos restantes jogos. E isso da assistências tem muito que se lhe diga, porque podem aparecer de bolas paradas. É só a minha opinião, apesar de achar que o pizzi com lage subiu para exponencialmente a sua qualidade de jogo porque não é obrigado tanto à tarefa defensiva e está mais perto da zona de decisão

  • opiniaodeadepto
    Posted Maio 14, 2019 at 11:58 am

    Considerando o global da época, terei de responder Bruno Fernandes.
    Descontando os penaltis, o Pizzi e o Rafa estão no mesmo nível, em termos de números, mas o Bruno Fernandes tem tido um rendimento constante ao longo de toda a época e tem andado com o Sporting às costas!
    Em segundo lugar o Pizzi, também pelos números que apresenta e pela influência no futebol do Benfica.
    Do Porto tenho dificuldade em destacar alguém, pois tem valido essencialmente pelo colectivo, tendo havido vários jogadores a destacarem-se ao longo da época (Militão, Telles, Brahimi, Corona, Marega, Herrera), mas nenhum que se possa dizer que tenha estado a um nível muito superior aos restantes.
    Ainda assim, destacaria o Marega como o jogador que mais desequilibra!

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 14, 2019 at 12:42 pm

    Que sentido tem essa coisa do “sem os penaltis”, se é penalti tem que estar la alguem para o bater, e bater não é nada fácil, ainda para mais o Bruno fá-lo com muita classe, até digo mais, não fossem os penaltis que foram batidos pelo Bas Dost e ele teria números ainda mais impressionantes assim sendo. Na minha opinião só há 3 reais candidatos a este prémio, Bruno Fernandes, Militão e Pizzi, mas penso que recairá para o médio leonino, já que foi constantemente o melhor jogador da liga. Menção honrosa para o Chiquinho que fez o que fez no Moreirense, o Rafa que fez uma belíssima época e para o João Félix que tão novo e apenas com meia temporada teve o impacto que teve, talvez com a época toda e o João Félix lutasse por este prémio lado a lado com o Bruno.

  • Rui Sancho
    Posted Maio 14, 2019 at 2:53 pm

    Vou ter que votar Bruno Fernandes. Constante ao longo da época, capacidade goleadora fora do normal e o motor da equipa. Acho que o Rafa venceria se tivesse feito toda a época ao nível que apresentou na segunda metade.
    Não concordo muito com a nomeação do Félix. Teve um impacto brutal, é certo, mas foi isso. Um impacto, algo momentâneo. Precisa de estar ao seu melhor nível durante mais tempo.
    Para melhor jovem jogador, o prémio terá de ir para o Chiquinho.

Deixa um comentário