Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 9 estádios já aprovados para receber os jogos da I Liga

Por este andar só Famalicão, Moreirense, Santa Clara e Belenenses SAD vão jogar em casa emprestada…

A Direção-Geral da Saúde informou a Federação Portuguesa de Futebol sobre o resultado das visitas realizadas pelas Autoridades Regionais de Saúde a 15 estádios candidatos a receber jogos na retoma da Liga NOS. De acordo com as conclusões apresentadas, a FPF e a Liga Portugal informam que os seguintes nove estádios estão aprovados pela DGS e poderão de imediato receber jogos:

-Cidade do Futebol
-Estádio D. Afonso Henriques
-Estádio do Dragão
-Estádio João Cardoso
-Estádio José Alvalade
-Estádio do Marítimo
-Estádio Municipal de Braga
-Estádio do Sport Lisboa e Benfica
-Portimão Estádio

Quanto aos estádios Bonfim, Capital do Móvel, Cidade de Barcelos, do Clube Desportivo das Aves, do Bessa e do Rio Ave, a DGS indicou um conjunto de correções de que terão de ser alvo para que possam ser novamente vistoriados pelas autoridades de saúde.

39 Comentários

  • Ricard0
    Posted Maio 20, 2020 at 12:56 pm

    O que eu me ria se o Marítimo perdesse os jogos todos que tem para fazer em casa.

    • Sednem Semog
      Posted Maio 20, 2020 at 1:03 pm

      Porquê?

      • Ricard0
        Posted Maio 20, 2020 at 1:11 pm

        Porque era engraçado. Tanta confusão porque queriam jogar no seu estádio (e fazem muito bem atenção, cada um defende o seu clube), até ameaçaram impugnar o campeonato e depois acabavam por perder os jogos na mesma.
        Assim como ia achar piada se o Sporting perdesse aquele jogo contra o Vitória em que eles estavam com maioria do plantel doente. Era engraçado o Sporting perder aquele jogo, depois de não termos aceitado adiamento.

      • Ricard0
        Posted Maio 20, 2020 at 3:23 pm

        Com toda a confusão que houve e até a ameaça de impugnar o campeonato teria a sua piada. Muito longe de estar a torcer por isso, porque não tenho nada contra o Marítimo e acho muito bem que eles defendam o que têm direito. Qualquer clube devia fazer o mesmo.
        Mas seria caricato e, para mim, engraçado se acontecesse.

        Assim como muita gente achou o mesmo quando houve aquele Vitória-Sporting, com a maioria do plantel do Vitória doente. Muita gente dizia que ia ser hilariante se o Sporting não ganhasse.

        Mas lá está, agora tudo o que seja um comentário contra um clube que não seja grande, é um escândalo, e não tem piada nenhuma. São os tempos.

        • Sednem Semog
          Posted Maio 20, 2020 at 3:53 pm

          São os tempos… O problema é que os adeptos dos “grandes” não estão habituados a que os restantes adeptos se insurjam em alguns temas. A grandeza também se vê no respeito pelos mais pequenos.

          • Ricard0
            Posted Maio 20, 2020 at 4:32 pm

            Não estamos habituados pelo que dizes. Mas eu não tenho qualquer tipo de problema que isso comece a acontecer e de me habituar. Zero contra mesmo.
            Não sei se essa última frase é dirigida para mim ou não, mas se for enganaste-te a quem querias responder, porque eu não faltei ao respeito ao Marítimo.

        • Ricard0
          Posted Maio 20, 2020 at 3:53 pm

          (acabei por enviar 2 comentários porque não tinha a certeza se o 1º tinha passado)

    • Marega
      Posted Maio 20, 2020 at 1:04 pm

      ya tinha muita piada… Por amor de deus

    • Joao Duarte
      Posted Maio 20, 2020 at 1:25 pm

      Ainda não percebi a embirração com o Marítimo por querer jogar em casa. Deveria ser aplaudido e não criticado.

      • E o que temos
        Posted Maio 20, 2020 at 2:41 pm

        Este pessoal critica o campeonato mas quando 1 clube pequeno tenta fazer pela vida é apelidado de todos os nomes que existem no dicionário, nada hipócritas

        • Ricard0
          Posted Maio 20, 2020 at 3:26 pm

          Primeiro, cuidado com as generalizações porque eu nem sequer faço parte desse “pessoal”.
          Segundo, se conseguires nas 18 palavras que escrevi encontrar algum nome que tenha chamado ao Marítimo ou em algum momento tenha dito que o Marítimo fez mal em lutar pelos seus direitos, agradeço.
          Terceiro, tenho de admitir e elogiar o facto de em 18 palavras conseguires concluir tanta coisa. Quando a única coisa que disse foi que seria engraçado se acontecesse. Nem sequer disse que era um desejo meu.

          • E o que temos
            Posted Maio 20, 2020 at 7:13 pm

            Não passou por essa intenção quando li inicialmente, peço desculpa então.

            • Ricard0
              Posted Maio 20, 2020 at 8:49 pm

              Sem problema. Para tanta gente comentar, é porque também não devo ter sido o mais explícito na medida em que era apenas e só uma “piada” e não um desejo.

      • Ricard0
        Posted Maio 20, 2020 at 3:30 pm

        Não é embirração. Não tenho absolutamente nada contra o clube.
        E acho muito bem que o Marítimo tenha defendido os seus interesses, fazem muito bem e era bom que todos os clubes pequenos fossem assim. Mas seria caricato se depois disto tudo, acabassem por perder os jogos todos em casa. E repara que nunca escrevi que era um desejo meu, por isso não percebo de onde vem essa tal embirração.

        Relembro que na altura do jogo Vitória-Sporting muita gente também falou que ia ser só rir se o Sporting não ganhasse. E o Sporting também só estava a defender os seus interesses.
        Mas agora é moda. Os grandes podem ser atacados à vontade pelos pequenos, mas se os adeptos dos grandes fazem uma piada (depende da opinião de cada um, não achamos todos piada ao mesmo) sobre um clube pequeno, é logo um escândalo e não tem piada nenhuma. É moda, fazer o quê.

        • Joao Duarte
          Posted Maio 20, 2020 at 5:27 pm

          Obrigado pelo esclarecimento, não percebi que era piada. Mas a comparação não é muito feliz porque naquele caso tratava-se de uma questão de ética. Nesse caso não fazia sentido jogar e aqui o que faz sentido é jogar em casa.
          De qualquer forma o Marítimo tem sido criticado neste últimos tempos sem motivos para tal, daí achar que agora toda a gente tem um ódio ao clube que acho totalmente injustificado. Nestes últimos temposmtem tido razão.

        • Manel Ferreira
          Posted Maio 20, 2020 at 5:27 pm

          É isso, Ricardo, tens toda a razão, estes clubes pequenos são umas flores de estufa.

          Passam o tempo todo a serem acusados de estarem feitos com o clube X, de estarem comprados, de estarem a pagar favores e por aí fora. Passam o tempo todo a levar com desejos de “espero que desçam aos Distritais e desapareçam”, só pelo crime hediondo de tirar pontos a um dos grandes (ou de perder com o rival de quem diz essas coisas). Ah, e agora temos o grito de guerra de “reduzam o campeonato para 10!”, que é basicamente um incentivo (mesmo que inconsciente) ao desaparecimento de montanhas de clubes.

          Isto são coisas que um adepto de um clube grande raramente ouve na sua vida. Mas sim, tens razão, é proibido gozar com clubes pequenos atualmente.
          De resto, acho piada que tu insistes que não tens nada contra o Marítimo, mas já vais nuns 10 comentários nesta notícia. Tinha mais respeito por ti se dissesses apenas “não gostei que estes gajos tivessem defendido os seus direitos, Distritais já!!!”.

          • Sednem Semog
            Posted Maio 20, 2020 at 6:17 pm

            Comentário perfeito!

          • Ricard0
            Posted Maio 20, 2020 at 6:28 pm

            O teu comentário é feito de generalizações. O Sporting perde imensos pontos com o Tondela. Tu vês algum Sportinguista dizer o que quer que seja sobre o clube? O Sporting teve uma brutalidade de anos sem ganhar no Bessa e mesmo nos dias de hoje não é facil. E tu vês algum Sportinguista dizer o que quer que seja? É que eu acompanho o clube (muito mais do que tu certamente), e tirando alguns artistas que têm mal perder ou gostam de teorias, não vejo ninguém falar desses 2 clubes. E quem diz esses 2 clubes diz outros. E sabes porquê? Porque, falando por mim, não nos podiamos importar menos com o Tondela ou com o Boavista. Perdemos pontos bem perdidos, não há razão para teorias.
            Agora há sim clubes estranhos, como o Portimonense e mais 1 ou 2 e generalizar os G15 como “passam o tempo todo a serem acusados […]” é mentira, porque não são todos. Nem a maioria é.

            As pessoas que querem essa tal redução (não sou um deles) é porque querem tornar o campeonato mais competitivo (se isso torna ou não, não é o ponto). Um Portista que seja a favor disso está preocupado com o seu clube. Achas que lhes interessa minimamente o que acontece ao Boavista?
            Se fosse no início da década, quando o Boavista estava na mó de cima, se calhar grande parte dos seus adeptos iam concordar. Agora que estão na mó de “baixo” não dá muito jeito. Óbvio, cada um defende os interesses dos seus clubes (o mesmo que o Marítimo está a fazer).

            “Isso são coisas que um adepto de um clube grande raramente ouve na sua vida” se tiveres a falar de estarem comprados é verdade. Mas, meu caro, eu apoio desde que nasci um clube (Sporting) que é gozado por Portugal inteiro, inclusive pelas tais equipas pequenas que tu estás a querer passar uma ideia de serem umas coitadinhas que tão sempre a ser acusadas de tudo e mais alguma coisa.
            Vai ver o post do Vitória-Sporting e vê se não haviam lá comentários de adeptos dos clubes pequenos a gozar. Vai ver os posts das eliminações dos 3 grandes e do Braga na LE e vai ver se não apareceram os adeptos dos clubes pequenos todos, quase a festejar o descalabro porque isso significava que a Liga não era competitiva e assim estavam mais próximos da centralização de direitos, que é o vosso sonho, porque isso sim tornava a liga competitiva.

            Sobre o teu último parágrafo, sendo sincero, o respeito que tens ou não tens por mim pouco me interessa. Isso vem da tua educação, não da minha.
            Eu se escrevi esses tais 10 comentários, 9 foram em resposta a pessoas que criticaram o meu comentário e eu respondi a explicar que não desejo nada de mal ao Marítimo e que todos os pequenos deviam agir como o Marítimo agiu.
            Não sabia que escrever 10 comentários a dizer que não tenho nada contra o Marítimo, significa que tenho. Quanto mais escrevo uma coisa, mais quero dizer o contrário, é? Essa é nova, obrigado.
            Repara que escrevi 10 comentários e mesmo assim percebeste bola do que escrevi. Mas eu também não me vou repetir.

            • Manel Ferreira
              Posted Maio 20, 2020 at 6:59 pm

              1 – Dizeres que os ataques aos clubes pequenos são raros é para rir, desculpa lá. E logo o exemplo que escolheste, o Tondela, que foi acusado de ser clube B do Benfica, mais de uma vez por lá estarem o Petit e o Pepa. E depois quando foram ganhar à Luz em 2018, já o foi não por profissionalismo, mas porque “ia parecer mal perderem sempre”. Ou seja, até quando ganham é conspiração! E falo no Tondela, como poderia falar de clubes acusados (injustamente) de serem clube B do Porto ou do Sporting, também existem, claro. E isto já nem é só nos blogs, é mesmo nos programas de discussão. O Rui Santos basicamente insinuou que o Leixões foi comprado pelo Porto quando perderam 0-4 num jogo. Creio que foi obrigado a retratar-se. Alguma vez um clube grande vai ter de passar por isto? Este ataque constante ao seu profissionalismo?

              Já nem falo de casos de jogadores que falham penalties ou têm um erro defensivo, jogadores cujas famílias são atacadas nas redes sociais, ao ponto de alguns deles dizerem que querem sair do futebol português porque já não têm pachorra para este ambiente ultra-tóxico.

              Tu mesmo sportinguista, podes levar gozo por ganharem pouco, mas não vejo muitas bocas do género “vendidos da treta, desapareçam já!” Admitirás que não sabe muito bem ler que o teu clube não devia existir…

              2 – Falei na questão da redução para 10 clubes porque me parece uma medida claramente anti-clubes pequenos (mesmo que não seja a intenção de quem a propõe) e que ia resultar no desaparecimento de vários clubes que simplesmente não iriam investir na possibilidade remota de subirem ou de se manterem na Liga. Aliás, alguns comentadores aqui até admitem isso, como o Judge Dredd, que acha que há demasiados clubes profissionais (discutível, mas pronto, ao menos é coerente). Eu acho que há a perfeita possibilidade de termos 16 bons clubes na Liga, mas pronto, já discutimos isso demasiado.

              3 – As pessoas que estavam a gozar com a eliminação dos 3 grandes era mais por causa da capa provocatória d’A Bola, pós-eliminação do Braga, de que a Europa era “só para grandes”, uma capa que, terás de concordar, foi feita apenas para “meter o Braga no seu lugar” e nada mais. Essa sim, uma capa praticamente a celebrar a eliminação do Braga. Não interessa para nada que na última década os resultados do Braga tenham sido semelhantes aos do Sporting (melhores até, porque conseguiram uma final), mas adiante. O gozo à eliminação dos grandes não me parece ter sido por causa da centralização (que é uma questão delicada), mas sim numa perspetiva de “hubris”, do género “olha tanto gozaram com o Braga e depois fizeram o mesmo”.

              4 – Em relação a esta questão do Marítimo, sim, acho que há alguma hipocrisia da tua parte. Se não te incomodasse a postura do Marítimo, simplesmente não dizias nada, pronto. Mas dás a entender que seria engraçado o Marítimo perder os jogos, quase como um “castigo” por quererem defender os seus direitos, é essa a ideia que passa. E estás à vontade, pronto. Tal como nós estamos à vontade para assinalar isso.

              • Ricard0
                Posted Maio 20, 2020 at 9:59 pm

                Sobre o 1º ponto percebo o que estás a dizer.
                Mas tem em conta que muitas vezes os ataques nem são aos clubes. São os treinadores (tipo o Petit) e depois quem leva por tabela é o clube que está a ser treinado por esse treinador. E o Tondela tem levado por tabela por escolher treinadores assim.
                Eu não vejo esses programas. Não consigo mesmo e acho que é uma maneira algo errada de avaliar a opinião de massas de adeptos. Mais facilmente me guio pelas redes sociais do que pela CMTV, Tvi, aBola, Sport-tv etc.

                Sobre os jogadores, concordo. Acho que ameaças e até à família é demais.
                No fundo, o que estou a querer dizer é que essas situações ocorrem (nem sempre ligados aos clubes mas muitas vezes aos seus treinadores) mas que não faz sentido falar como se os adeptos dos clubes pequenos fossem uns coitados que estão sempre a ser gozados, quando maior parte dos clubes não é, e principalmente porque esses adeptos também gostam de mandar postas sobre os grandes. Falo do Sporting porque não ganhar campeonatos há 18 anos é um alvo fácil.

                Também acho 16 o número ideal. O que estava a dizer é que cada um vai defender os seus interesses. Os clubes ditos pequenos se calhar preferem ter 18 equipas e os seus adeptos vão defender isso. Os adeptos dos grandes podem preferir o contrário..

                Sim pode ter sido disso também. Mas eu lembro-me de ver adeptos do Boavista (falo do Boavista porque fora os grandes e o Braga são talvez os mais representados aqui no blog então recordo-me melhor) satisfeitos com as eliminações, como se fosse para provar que estas eliminações tinham como justificação a descida da competitividade da liga e que a solução seria a centralização de direitos. Que no fundo era algo que agradava ao Boavista. Ou a qualquer outro clube que não os 3 grandes.

                Por último, aceito a opinião mas não foi isso que se passou. Não tinha percebido como ia ficar a história dos estádios, abri a notícia, lembrei-me dessa possibilidade e decidi escrever. A mim não me incomoda nada a postura do Marítimo, como já disse era bom era que todos os clubes defendessem os seus interesses.
                Há um clube que não sou particular fã na Madeira, mas esse só para o ano e o motivo é exclusivamente o nevoeiro e os tambores que me fazem ver os jogos sem som, porque contra o clube em si também não tenho nada demais a apontar (nem tenho de ter, claro).

                • Manel Ferreira
                  Posted Maio 20, 2020 at 10:51 pm

                  Bons comentários, e admito que eu possa ter sido um bocado injusto. Mas foi a história do “não se pode gozar com os clubes pequenos” que me fez trigger (como diz a miudagem), já que o que eu vejo é precisamente o contrário.

                  Mas olha, com a história agora do Carlos Pereira querer impugnar o campeonato, só porque não quer que o Nacional suba, tens todo o meu apoio para gozar com o Marítimo. Afinal, merecem um bocado. ;)

                  • Ricard0
                    Posted Maio 20, 2020 at 11:06 pm

                    Igualmente!
                    Sim eu também não devia ter usado a palavra gozar porque não era o que eu estava a querer fazer, não fez muito sentido. Era só uma piadola, nada demais. Também não gosto que gozem com o meu clube sem motivo, não ia fazer o mesmo, quer fosse um grande ou um dito pequeno.

                    Ahahahah sim deve ser por agora ter de partilhar o orçamento “dado” pelo governo da Madeira não? Não estou muito por dentro mas lembro-me de ler por aí.

    • Wawrinkas
      Posted Maio 20, 2020 at 1:33 pm

      Mesmo ?

    • Rev7
      Posted Maio 20, 2020 at 2:04 pm

      Cada vez que um clube que não sejam os 3 grandes bate o pé e se tenta defender, temos comentários destes. Não consigo entender esta teimosia de se atirarem ao Marítimo que apenas defendeu os seus interesses. Não existe qualquer motivo para ficar contra o clube por esta situação, nenhuma mesmo.

      Aliás o facto de estes 4 clubes não poderem jogar nos seus estádios já irá alterar a verdade desportiva deste campeonato. Mas aparentemente isso não interessa. Neste país verdade desportiva é uma treta e se importa vir à discussão se envolver Porto, Sporting ou Benfica.

      • Ricard0
        Posted Maio 20, 2020 at 3:51 pm

        Se quiseres saber da minha resposta, lê o que respondi aos restantes que comentaram o primeiro comentário que fiz.
        Repito, não estou contra o Marítimo, não tenho nada contra o Marítimo, acho muito bem que defendam os seus interesses (era bom se todos os pequenos fossem assim), nunca disse que era um desejo meu. Disse que era engraçado se acontecesse. Apenas e só isso.

    • Miguel Caçote
      Posted Maio 20, 2020 at 2:06 pm

      Que piada enorme. Dá mesmo imensa vontade de rir. Realmente o Marítimo não tem o direito de querer jogar em casa! Que ultraje que é fazer jogos em casa!

      • Ricard0
        Posted Maio 20, 2020 at 3:32 pm

        Agora, lê o comentário todo outra vez e diz-me como é que conseguiste concluir tanta coisa, e nenhuma é dita por mim. Melhor, nada do que escreveste é opinião minha, vê lá.

  • Sednem Semog
    Posted Maio 20, 2020 at 12:58 pm

    Parece que apenas Moreirense, Famalicão, Santa Clara e Belenenses Sad vão jogar em casa emprestada, o que será, em princípio uma desvantagem para estes clubes, afetando a verdade desportiva.

    • Hugo
      Posted Maio 20, 2020 at 1:13 pm

      Não havendo adeptos, penso que a diferença não seja assim tanta

    • Hugo
      Posted Maio 20, 2020 at 3:40 pm

      Tendo em conta que não há adeptos, não me parece que seja uma desvantagem assim tão grande

    • TBL
      Posted Maio 20, 2020 at 6:48 pm

      Depende. Não podemos colocar no mesmo saco, por exemplo, o Santa Clara que vai jogar a mais de 1000kms de casa e o Belenenses SAD que jogará a cerca de 1km do local habitual.
      Por outro lado (e falo genericamente e não de nenhum dos 4 clubes em específico), há clubes que quando jogam em casa com os grandes têm um número de adeptos visitantes significativamente maior. Pergunto, mais vale jogar no próprio estádio tendo mais adeptos rivais nas bancadas ou em casa emprestada mas sem ninguém na bancada?

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 20, 2020 at 2:33 pm

    Espanta me o bessa ter sido sujeito a correcções. Tinha a ideia de estar em completas condições

  • Kafka
    Posted Maio 20, 2020 at 4:19 pm

    3 dos estádios que o Porto devia jogar fora foram rejeitados, muito bom…. Como não adorar futebol português, maldito Benfica que manda nisto tudo

    • B.Jardim
      Posted Maio 20, 2020 at 4:51 pm

      Vai continuar a jogar fora na mesma e sem adeptos.

    • Kacal
      Posted Maio 20, 2020 at 8:41 pm

      Tendo em conta que não jogará no Estádio do Dragão e o jogo será sem público nas bancadas, diria que parte em igualdade. Claro que a vantagem individual estará a nossa favor mas dentro do campo nem sempre conta.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 20, 2020 at 4:41 pm

    Estranho o Estádio do Bessa e de Barcelos não estarem ainda aprovados. São dois dos meus estádios preferidos para ir ver o Sporting jogar fora. Muito confortáveis e com excelente panorama. E também são modernos.

    SL

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 20, 2020 at 5:16 pm

    Penso que não vale a pena continuarmos a bater na mesma tecla. Seja por que lado vejamos o prisma, a finalização deste campeonato vai estar sempre manchado de verdade desportiva e teorias da conspiração.

    Agora as novas é porque o Marítimo quis que os seus jogos à porta fechada fossem realizados onde deviam ser realizados (que ultraje) e porque 3 dos 5 adversários do Porto irão jogar (para já, visto ainda haver nova vistoria futuramente) em campo neutro.

    Vou começar a fazer apostas com o Estigarribia para ver qual será a próxima teoria. Diria uns falsos positivos no Setúbal porque não quer pagar o charter para ir à Madeira!

  • Eagle1991
    Posted Maio 26, 2020 at 9:37 am

    Entendo o ponto de vista do Marítimo que fez pela vida mas sinceramente penso que o resto do campeonato se devia jogar na totalidade no Continente (para evitar viagens desnecessárias de avião). Penso que se poderia ter equacionado utilizar estádios que foram construidos para o Euro 2004 p.e. Leiria, Coimbra, Aveiro, Estádio Algarve. Desconheço também ao nível de alterações o que teria de ser feito mas como são infraestruturas modernas à partida não seria nada demais.

Deixa um comentário