Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os comentários de Vertonghen durante o FC Porto-Sporting

Vai ser interessante ver/ler o que o belga vai dizer do futebol português quando terminar a carreira.

Evanilson, avançado do FC Porto, caiu na área do Sporting e Jan Vertonghen recorreu logo ao Twitter para deixar uma nota. «Duas partes de trinta minutos e um cronómetro que para e reinicia [a cada paragem] e cartões VERMELHOS por mergulhos óbvios, por favor», escreveu o defesa do Benfica no Twitter. Antes tinha referido: «O futebol, FIFA, realmente precisa de mudar para um tempo de jogo efetivo o mais rápido possível! As equipas tiram partido para mergulhar e chorar constantemente, tirando toda a alegria aos adeptos, que querem assistir a um bom jogo de futebol e não a uma peça de teatro».

42 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Abril 21, 2022 at 9:05 pm

    Este agora também fala de tudo e mais um par de botas…

    Saudações Leoninas

    • Raul - o velho
      Posted Abril 21, 2022 at 9:12 pm

      Sim, porque as pessoas deste blog têm mais legitimidade do que ele para comentar questões futebolísticas.
      Acho bem que ele aproveite estar inserido no meio e ter visibilidade para fazer este tipo de comentários, principalmente porque está a falar de uma questão necessária e urgente.

    • Acnologia
      Posted Abril 21, 2022 at 9:19 pm

      A ironia deste comentário… Não comentas todos os dias neste blog? Tens mais direito a opinar que um profissional na área?

      Se um jogador que jogou bastantes anos num dos melhores campeonatos do mundo não tem legitimidade para falar sobre o assunto… Ainda por cima está a falar sobre um assunto várias vezes debatido neste blog.

    • porra33
      Posted Abril 21, 2022 at 9:22 pm

      Sim e ainda bem!
      São este tipo de pessoas como o Vertonghen, o Aimar, o Casillas ou o Mathieu que podem chegar a lugares onde podem fazer a diferença e mudar o futebol para melhor. E é bom que tomem atenção ao lodo que é o futebol português que é dos sítios onde se explora mais a podridão e o jogo sujo que pode haver no futebol..

    • Filipe22
      Posted Abril 21, 2022 at 9:28 pm

      Man, tu comentas praticamente em todos os posts do VM e às vezes só mesmo para marcar presença, tipo agora.
      Portanto um futebolista profissional que participou em Champions, Euros, Mundiais, não pode ter uma opinião sobre futebol ?

    • charles eclair
      Posted Abril 21, 2022 at 9:31 pm

      Algo que tu és um perito, talvez por isso penses que é o único a poder falar de tudo e um par de botas.
      Certamente o Vertonghen tem mais conhecimento de causa que tu

    • Azra Bloom
      Posted Abril 21, 2022 at 9:59 pm

      Liberdade de expressão seletiva? Só se pode falar quando a opinião vai de acordo ao que tu pensas?

    • Nas quatro linhas
      Posted Abril 22, 2022 at 9:15 am

      Sim, diz alguém na FIFA “olha o capitão da seleção da Bélgica tem sugestões para a evolução do jogo, deveríamos considerar…” ao que o seu colega responde “não não, vamos mas é perguntar ao Estigarribia do visao de mercado o que ele pensa!”

      Em relação aos mergulhos óbvios, concordo com o cartão vermelho. O número de simulações por jogo iria diminuir certamente.

  • Sobe Alges
    Posted Abril 21, 2022 at 9:10 pm

    “The teams taking advantage of constantly diving and crying taking all the joy away from the fans who want to watch a good football game and not a theatre play!!!” Literalmente o que sinto cada vez que vejo um jogo da minha equipa contra o Porto.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Abril 21, 2022 at 9:13 pm

      Fossem todas as equipas como este Porto e eu tenho 100% de certeza que não veria futebol. Isto não é nada, é absolutamente deprimente.

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Abril 21, 2022 at 9:19 pm

    Que exponha a miséria que é o futebol em Portugal. Ele, o Sarabia e afins que passam por cá depois de estarem em ligas em que, de facto, se joga futebol. Cá anda-se só a fingir.

  • HeberPrincipe
    Posted Abril 21, 2022 at 9:22 pm

    Jogasse tanto quanto tweeta.. ?

  • JPDF
    Posted Abril 21, 2022 at 9:31 pm

    Esta ideia do tempo cronometrado é algo que sou totalmente apologista há imenso tempo. É dos únicos desportos do tipo em que ainda se beneficia quem não quer jogar. Na minha opinião é uma espécie de atentado ao desporto e sinto que é necessária uma mudança de paradigma.

    O problema é que de uma forma geral o pessoal no futebol tem uma atitude muito bem descrita pela expressão “velho do restelo”. Basta ver no caso do VAR onde qualquer pessoa que queira usar o cérebro percebe que é uma ferramenta, que quando bem usada, tem tudo para fazer do futebol um melhor desporto em relação à verdade desportiva. No entanto ainda hoje e após imensas provas do quão boa esta tecnologia é ainda há quem a critique a cada oportunidade, mesmo quando o problema é claramente outro.

    Vão começar a inventar que com o tempo controlado o desporto já não vai ser o mesmo ou que vai matar a emoção (porque desportos como o futsal de facto não são nada emotivos /s) e no fim vai demorar mais uma dezena de anos até mudar algo que já nem devia de existir.

    Mas pronto, é aceitar que em Portugal o futebol é cada vez menos um desporto e cada vez mais um negócio.

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Abril 21, 2022 at 10:53 pm

      O problema do VAR é que é uma solução para um problema diferente daquele que temos. O nosso problema é corrupção, incompetência, e mentalidade. O VAR serve para resolver uma coisa que não tem nada a ver com estas três, que é a impossibilidade de ver tudo e de todos os ângulos no jogo corrido.

    • Estigarribia
      Posted Abril 22, 2022 at 9:02 am

      JPDF,

      Em relação ao tempo cronometrado também sou um defensor dessa ideia.

      Sobre essa ideia peregrina de tirar emoção, é totalmente mentira: o futsal, como dizes e bem, tem tempo cronometrado e não deixa de ter muita emoção. Às vezes até demais ?

      Tenho a sensação que o futebol é um desporto que parou no tempo em alguns aspetos.

      Saudações Leoninas

  • Logen Ninefingers
    Posted Abril 21, 2022 at 9:40 pm

    Concordo com a proposta do Vertonghen. Revolucionaria o futebol para melhor, farto-me de o dizer.

    • Mantorras
      Posted Abril 21, 2022 at 10:18 pm

      Ja era tempo de, pelo menos, experimentarem isso em alguns torneios, fossem de camadas jovens ou pre epoca, etc. Um teste para ver como corria. Acho que so isso nao chegara, porque podem haver demasiadas quebras de ritmo, mas isso aliado a outras coisas era capaz de ser uma excelente medida.

      • filipe19
        Posted Abril 21, 2022 at 11:26 pm

        Ao que eu sei vai ser introduzido na época que vem na Liga Sub23

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 22, 2022 at 9:21 am

        Não será ao contrário no que diz respeito à quebra de ritmo? Das duas uma, ou quem está constantemente no chão (ganhando largos minutos) deixa de o fazer porque se ficar 1h no chão vai atrasar-se a si próprio 1h sem necessidade (uma vez que o relógio está
        parado), sem qualquer “benefício” em troca; por outro lado, quem continuar a estar sempre no chão é porque sem a regra (no pressuposto de ser aplicada) faria no mínimo igual, mas muito provavelmente pior… Pode de facto ter a necessidade de ser complementada com outras regras, mas não creio que que a nível de ritmo vá prejudicar.

        Quanto à expulsão por simulação estou de acordo, da mesma forma que acho que nem toda a queda na área, mesmo que não seja penalty, deva dar amarelo, pois há disputas que o propiciam (os jogadores também caem noutras zonas do campo em disputas de bola…)

        O problema em Portugal contudo, mesmo que essas regras sejam implementadas, continuará a ser humano: é o Sô Ábitro a decidir se foi intenso o suficiente ou não, se foi mergulho ou não, etc; o mal em si nem é esse, mas a falta de coerência em interpretação de lances semelhantes em jogos diferentes (ou até no mesmo) ou por árbitros diferentes, como se cada um tivesse as suas regras…

  • Kacal
    Posted Abril 21, 2022 at 10:15 pm

    O homem jogou na Premier League durante anos vir de lá para isto deve ser realmente desolador e desmotivador…

    • DM
      Posted Abril 22, 2022 at 11:43 am

      Não deve ser por isso, conheço casos de adeptos que vêem a Premier League todos os fim de semana e continuam a apoiar o Porto, olha como por exemplo o Kacal…

      • Kacal
        Posted Abril 22, 2022 at 5:09 pm

        Não percebi se foi uma “bicada” para mim ou não, sinceramente. Mas se foi andas muito desatento… gostava de saber o que tem a ver o Porto (clube) com quem o lidera e seu treinador, etc, etc, mesmo parte dos adeptos não definem o clube. Eu sou adepto do Porto (clube) e apoio, serei sempre incondicionalmente, mas se fores atento sabes que não ando muito entusiasmado nem tenho estado tão ligado, mas ok.

        Além disso o que o Vertonghen falou aqui não mete o Porto directamente, fala da Liga e eu comparei com a Premier onde ele jogou, acho que faz todo o sentido o que disse, mas valeu pela tentativa!

  • BrunoAlves16
    Posted Abril 21, 2022 at 10:29 pm

    Não concordo com a questão do tempo cronometrado (á priori). Posto isto, a discussão pode e deve ser feita. Se vem puxada por quem realmente tem o Know-How da poda (os jogadores) melhor. Acho que estes deviam até intervir mais no que acham que pode contribuir para melhorar o jogo em si.
    Bem aqui o Verthongen.

  • BENFICA36
    Posted Abril 22, 2022 at 8:15 am

    Aos 34 anos e depois de mais de 9 anos na Premier League ,chegar ao futebol português e assistir ao que se assiste é de querer bazar daqui o mais rápido possível.

    Vertonghen têm 100% de razão e só o crítica quem é anti-futebol . Fosse o Otávio, Pote,Sarabia,Taremi a dizerem o mesmo e queria ver se alguém iria críticar.

    Neste ponto têm total razão, deviam fazer como o futsal, sempre que a bola estiver fora, o tempo para . Os adeptos pagam bilhete para ver 90 minutos de futebol e não 50 .

    O anti-jogo desmedido têm de acabar , uma coisa é uma equipa se defender como pode, outra é simulação de faltas, perdas de tempo a repor a bola em jogo e etc .

    Se o futebol em Portugal se quer tornar mais apelativo para os grandes jogadores, isso têm de mudar.

  • Niall joaQuinn
    Posted Abril 22, 2022 at 12:04 pm

    Acho que futebol com tempo cronometrado seria o ideal, mas acho que a FIFA demorará a implementar tal medida, por duas razões:

    Primeiro, este é um tema que afeta apenas alguns campeonatos sem grande visibilidade, como é o caso do nosso. No primeiro mundo, não acontece.

    Segundo, numa perspetiva comercial, será sempre mais fácil vender pacotes de 90 minutos do que jogos de tempo indeterminado.

    SL

  • rikhardo
    Posted Abril 22, 2022 at 12:38 pm

    Hipocrisia…

    O clube deste jogador até parece que quando precisa não faz anti-jogo, não perde tempo e não discute com os arbitros!

    • tiagoagm
      Posted Abril 22, 2022 at 3:20 pm

      Anti jogo é diferente do que choradinho, dos gritos e dos mergulhos.
      E nisto o porto é muito forte. Das três equipa o benfica é de longe o mais prejudicado, pois nao faz este choradinho, nem mergulhos, e muito menos gritos.
      Tem de voltar a fazer.

Deixa um comentário