Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os favoritos de Fernando Santos para vencer o Euro’2016; Craque da Roma vai parar entre 4 a 6 semanas; João Sousa com o melhor ranking de sempre

Concorda? É uma hierarquia lógica, apesar de não haver um favorito claro. A Alemanha é a campeã do Mundo mas vem de uma fase de qualificação irregular, a Espanha continua a ter muitas opções mas perdeu o efeito intimidador que teve durante 5 anos, e a França, apesar do factor casa, não apresenta uma liderança forte dentro de campo.
Fernando Santos está convicto da possibilidade da selecção nacional ganhar o Campeonato da Europa, em França, no próximo verão, e aponta dois fatores determinantes para lá chegar: ter sorte e acreditar (crer) verdadeiramente e não só querer se campeão. Contudo, numa entrevista à Antena 1, apontou três favoritos lógicos para vencer a competição: França, Alemanha e Espanha. Acrescentando que há seleções que podem chegar à vitória final como a Itália, Inglaterra, Bélgica e Portugal.
Uma das melhores fases do ténis português–  João Sousa subiu esta segunda-feira ao 33º lugar do “ranking” mundial de ténis, a melhor posição de sempre de um tenista português, numa hierarquia que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic. Depois de ter vencido o “challenger” de Guaiaquil, no Equador, Gastão Elias subiu 29 posições e é 135.º do mundo, enquanto Frederico Silva é 305.º e Rui Machado está no 315.º posto.
Baixa importante para Rudi Garcia – Salah vai ficar afastado dos relvados entre 4 a 6 semanas. O Craque da Roma saiu lesionado no dérbi frente à Lazio, depois de uma entrada de Lulic, e em Itália chegaram a temer que a época tinha terminado para o extremo. Mas pelo menos nesta perspectiva, o cenário é mais animador, já que a lesão no tornozelo do pé direito não vai obrigar a uma longa paragem. Mesmo assim, o ex-Chelsea, que esta época já apontou 5 golos na Série A, deve ficar impedido de contribuir nos jogos com o BATE, Nápoles e Génova.

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Novembro 9, 2015 at 12:38 pm

    Concordo com FS, os 3 grandes candidatos são Alemanha, França e Espanha

    E quanto à Alemanha ter feito uma fase qualificação irregular, isso não quer dizer nada, é preciso levar em linha de conta que este foi o apuramento mais fácil de sempre e os jogadores também sabiam disso, então houve um certo "desleixo" da parte dos jogadores (não só Alemães como de outras Selecções) porque sabiam que a coisa ia dar mais jogo menos jogo

    E depois uma fase final é completamente diferente, ai todos os jogadores estão a top e 100% focados e a concentração é máxima, logo o que se faz na fase de qualificação serve ZERO para aferir o que pode ser feito numa fase final

    Sendo assim a Alemanha para mim parte como a candidata principal e depois a Espanha e França (jogando em casa será muito complicado alguém lhes vencer)

    Num 2º patamar estão Selecções como a Bélgica, Itália, Portugal ou Inglaterra (esta mais pelo nome que outra coisa, já sabemos que quando é a doer baqueiam perante equipas em blocos baixos e cinicos)

    De resto, isto vai ser um Europeu com uma fase de grupos fraca e só para encher, dado o fraco nivel de uma parte dos participantes e portanto será um Europeu algo diferente daquilo que estamos habituados até aqui, onde 95% dos jogos tinham bastante interesse e eram muito equilibrados, com este alargamento isso vai acabar e só a partir dos 8ºs/4ºs de final o Europeu vai realmente começar a sério

    • Pedro Barata
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:08 pm

      Discordo da fase de grupos para encher. O nível médio pode cair, mas não creio que as selecções "novas" vão sair do tom competitivo que caracteriza os Europeus. Dando exemplos, é muito difícil ganhar a Gales (via Portugal ter imensas dificuldades perante eles, por exemplo, dada a boa organização defensiva, a capacidade física e a dificuldade de uma defesa algo lenta como a nossa travar Bale), Islândia joga muito bem e é um rival a ter em conta…Talvez a Irlanda do Norte ou a Albânia saiam desse registo de competência, mas 2 seleções em 24 não é muito relevante

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 12:58 am

      No fundo, o nível de qualidade na fase de grupos deste europeu não deve andar muito longe da de um mundial.

      Bruno M.

  • Ricardo Silva
    Posted Novembro 9, 2015 at 12:45 pm

    A França vai arrebatar o troféu. Nao tenho a mais singela das dúvidas.
    A Bélgica nem passa dos grupos, parece-me um flop.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:01 pm

      Tens alguma dúvida (ainda que singela) dos números do Euromilhoes? Manda aí e divimos o prémio. É injusto teres esse poderes e eu não.

    • Pedro de Castro
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:02 pm

      A Bélgica flop? Com um dos melhores guarda redes do mundo, um dos melhores centrais do mundo, um meio campo de luxo e um ataque que, apesar de jovem, apresenta muita qualidade, é flop porquê? A par dos três favoritos (Alemanha, Espanha e França) parece-me ser o "quarto grande" nesta competição, com Portugal logo atrás.

    • Pedro Barata
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:11 pm

      Por acaso entendo essa questão da Bélgica. Claro que tem grandes nomes, claro que até pode vencer, mas para quem vê os jogos (atividade que, estranhamente, parece cair em desuso) vê uma equipa com muitas dúvidas…Posso estar a exagerar, mas de todos os jogo que vi na qualificação para o Mundial, na fase final do Mundial e na qualificação para o Europeu, não me consigo recordar de uma exibição que mereça uma nota satisfatória…Meio-campo sem capacidade de circular a bola, ataque dependente dos rasgos individuais. Acho que há ali gente muito sobrevalorizada (Kompany e Witsel à cabeça) e a falta, por exemplo, de um médio-centro organizador

    • Vieira
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:15 pm

      Concordo, a França para mim é a mais forte candidata, nos jogos treino que teve mostrou bastante competencia, tirando aquela derrota na Albânia. Todos os jogos que vi da Bélgica sempre me pareceram uma equipa muito lenta para as suas individualidades e bastante previsivel, tambem não vejo o porquê do grande alarido à volta da seleção. Com Hazard na forma em que está prevejo que caiam nos quartos de final se aparecer uma seleção do top 3 favoritas. Portugal para mim será o primeiro candidato da 2ª linha de seleções

    • Logen
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:02 pm

      Estou como Zé MAria ,lol
      Manda aí os numeros

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:07 pm

      A Bélgica tendo os jogadores espalhados por várias equipas e pouco tempo de preparação para este torneio é normal não ter tantas hipóteses como a Alemanha e Espanha em que a base dos jogadores estão em +/- 2 equipas. Os conceitos dos treinadores da seleção são difíceis de aprender num curto espaço de tempo (por isso defendo que os melhores selecionadores nem sempre são bons treinadores pois é muito mais imporante serem bons "motivadores" do que um treinador normal) e as ideias de jogo que vemos muitas vezes vêm dessas equipas que compõem a equipa base da seleção.
      Pinho

    • Diogo JR
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:41 pm

      Pedro Barata,

      Realmente é triste, cada vez mais se vê pessoas a comentar sobre futebol, mas ao mesmo tempo cada vez menos são as pessoas que o vêm, e quem tem visto esta Bélgica a jogar, sabe bem que ali tem muito nome que assusta, mas que coletivamente ainda têm de crescer muito

    • Tiago Amorim
      Posted Novembro 9, 2015 at 7:57 pm

      A Belgica no Mundial pouco jogou. Duvido que a dinamica esteja alterada. Processo lentos. Blocos pouco moveis e dependentes de Hazard para abanar…

  • Sombras
    Posted Novembro 9, 2015 at 12:49 pm

    Para mim o principal favorito é a França, pelo factor casa e pelo factor platini. Em seguida vem a Alemanha e depois a Bélgica. A Espanha não me convence.

    • Anónimo
      Posted Novembro 10, 2015 at 1:08 am

      Vamos ver até que ponto o caso Benzema não vai afectar a selecção. Tirando isto são na minha opinião os mais fortes candidatos, a par da Alemanha e a Espanha.
      A Bélgica tem jogadores muito interessantes, mas resta saber se funcionam em colectivo e sobretudo a forma em que Hazard vai chegar.
      Relativamente à Espanha, a ressaca dos 2 europeus mais 1 mundial fez-lhes mal no Brasil, mas certamente quererão apagar a má imagem deixada, e por isso coloco-os em pé de igualdade com a Alemanha e França.
      A França, acho que é a selecção com maior potencial no futuro, mas acho que em 2016 ainda não vão estar no "ponto rebuçado", mas beneficiando de qualquer forma do factor casa.

      Bruno M.

  • António Vilares
    Posted Novembro 9, 2015 at 12:57 pm

    Para mim França e Alemanha são as duas principais candidatas, logo a seguir Espanha embora com um pé atrás devido ao pouco futebol que tem apresentado, principalmente, ou curiosamente, após a ingressao de Diego Costa no onze.
    Itália não me convence também, pouca fluidez no seu jogo e matéria prima que tem vindo a baixar de qualidade.
    Portugal é Bélgica são nos mesmos moldes uns terceiros candidatos!

  • Miguel Bitton
    Posted Novembro 9, 2015 at 1:00 pm

    Com todo o respeito, eu não acredito nessas tretas de estar a jogar ou não em casa, e por isso mesmo, acredito que a Alemanha é a principal favorita a vencer.

    • Pedro de Castro
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:07 pm

      O factor casa é sempre importante: Portugal em 2004 foi levado à final muito por causa dos adeptos e de toda a onde de nacionalismo que se sentiu nesse Euro. Não tenho dúvidas que chegámos à final por causa disso. E já no mundial de 2002, a Coreia do Sul foi "empurrada" pelos seus adeptos e ajuda sempre estar habituado ao clima/campo/fuso-horário.

    • JSC
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:08 pm

      Revê a História.

    • João Lains
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:19 pm

      Não é determinante mas..

      1980 – a Itália foi quarta classificada
      1984 – a França foi campeã
      1988 – a Alemanha foi semifinalista
      1992 – a Suécia foi semifinalista (melhor prestação)
      1996 – a Inglaterra foi semifinalista
      2000 – a Holanda foi semifinalista
      2004 – Portugal foi finalista vencido (melhor prestação)

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:31 pm

      Miguel Bitton

      Conheces alguma equipas (clube ou Selecção) que faça regularmente mais pontos fora do que em casa?

      É só olhares para a classificação de qualquer campeonato no Planeta, e verás que o todas as equipas (salvo uma outra excepção num ano pontual) fazem mais pontos em casa do que fora, portanto o factor casa é um dos factores mais desequilibradores no Futebol

    • Pedro Barata
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:33 pm

      Deixa-me acrescentar:

      1964 – Espanha campeão (melhor prestação durante 44 anos)
      1968 – Itália campeã
      1972 – Bélgica ficou em Terceiro Lugar
      1976- Jugoslávia ficou em quarto

      Ou seja, por 3 vezes o anfitrião foi campeão, por 2 vezes conseguiu a melhor prestação de sempre, quase sempre ficou entre os 4 primeiros (só não sucedeu quando países como a Austria, a Suiça, a Polónia, a Ucrânia foram anfitriões).

      Lá que tem algum peso, tem

    • diogoribeiro
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:30 pm

      Historicamente a França tem muito sucesso quando são os anfitriões de provas internacionais. E não é apenas no futebol.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:36 pm

      O factor casa tem peso, mas muitas vezes é algo psicológico. A equipa sente uma maior necessidade de assumir o jogo, enquanto que fora, mesmo havendo superioridade teórica e excluindo algumas excepções, a tendência é para haver uma maior expectativa.

    • Jorge
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:01 pm

      Apenas uma correção, em 2002 a coreia do sul não foi empurrada pelos seus adeptos, mas sim levada ao colo pela arbitragem

    • Carlos Duarte
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:10 pm

      Não é para levar muito a sério, e até eu prefiro ignorar coisas do género e acreditar que tudo se resume a um fator desportivo, mas o mundial da Coreia não foi isento de controvérsia, e dizem aqueles que creem em teorias da conspiração, que era economicamente mais proveitoso se a Coreia fosse o mais longe possivel.

      Pessoalmente, em grandes competições, os estádios enchem sempre, as audiencias também são boas e de uma maneira geral não sei até que ponto as receitas seriam beneficiadas…mas não nego de todo a possibilidade.

      Acredito que o fator casa seja quanto muito um incentivo extra, psicológicamente, a não desiludir. Todos sabemos que a motivação e entrega por vezes supera a técnica.

  • PedroCastela
    Posted Novembro 9, 2015 at 1:02 pm

    São as 3 opções óbvias.

    Como outsider, apenas a Bélgica com o seu talento e a Itália com a sua matreirice têm alguma possibilidade.

    Inglaterra não tem estofo para estes torneios.
    Portugal nesse lote é mesmo para rir. Claro que não pode desanimar as tropas, mas a diferença de qualidade para os outros citados é gritante.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:06 pm

      Tirando a Bélgica, a França, a Alemanha, a Espanha e a Itália, quem está mais habilitado a vencer o Europeu do que Portugal?

      Podes colocar a seleçao num terceiro patamar, atrás dos 3 favoritos e atrás da Itália e da Bélgica, isso concordo. Mais ainda, acho que temos mais probabilidades de ficar pela fase de grupos do que ganhar.

    • PedroCastela
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:05 pm

      Exactamente Zé Maria, foi isso que tentei dizer. Portugal, que tirando o CR7 e mais 1 ou 2 cotas que lá andam, nem no segundo patamar está como o FS refere. É impossível ver qualidade onde ela não existe. Portugal está no top 6/7 europeu. E digo isto, já nem querendo entrar na capacidade do FS enquanto treinador..

    • Luís Martins
      Posted Novembro 9, 2015 at 5:06 pm

      Aquele treinador que ganhou todos os jogos oficiais até agora?

    • Mister JóJó
      Posted Novembro 9, 2015 at 6:51 pm

      Portugal ganha à Belgica, nomes não fazem equipas.

  • Pedro Barata
    Posted Novembro 9, 2015 at 1:17 pm

    Engraçado como todas as equipas chegam com dúvidas a este torneio, como nenhuma parece ter toda a confiança e sensações positivas.

    A Alemanha sofre alguns problemas que o título Mundial disfarçou, nomeadamente a falta de laterais top (que levaram Low a testar 3 centrais e a colocar centrais a laterais, como Howedes) ou de um ponta-de-lança, sendo que por terras Germânicas tem-se dado algum foco à importância que a ausência de Lahm, como líder silencioso, pode ter.

    França tem sempre problemas extra-futebol (veja-se agora o caso Benzema) mas tem um elenco fortíssimo, o qual pode ser prejudicado pela falta de competição nestes 2 anos até ao Euro. Ainda assim, deixou uma boa imagem no Mundial e pode ser campeã.

    A Espanha vê-se numa teia provocada pela renovação geracional, sem nomes como Puyol, Alonso ou Xavi, e com a confiança (até dos adeptos) em baixa depois do desastre do Brasil. Del Bosque continua a ter uma política anti-meritocracia, como provam o facto da titularidade ser de Casillas e não de De Gea ou o facto de Marcano ser preterido em detrimendo de Bartra. Mas claro que um onze com Pique, Ramos, Busquets, Iniesta, Thiago, Silva, etc, terá sempre enormes possiblidades de ganhar. Ah, e Diego Costa, neste momento, não deveria ser chamado

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 1:34 pm

      O Diego Costa para mim não devia ser chamado agora, nem NUNCA, porque não se enquadra naquele tipo de futebol…não tem (nem nunca teve) capacidade para jogar naquele modelo

    • The Monster
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:09 pm

      Kafka, e quem e que convocavas para avancado se fosses tu a fazer a convocatoria?
      Jogavas sem avancado?

    • Kafka I
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:50 pm

      A Espanha em 2012 foi campeã a jogar sem ponta fixo, com o Fabregas a fazer essa posição…

      Ainda assim o Paco Alcacer e o Morata (principalmente este) entram bem melhor no modelo de futebol da Espanha que o Diego Costa…

    • Pedro Barata
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:56 pm

      Paco Alcácer e Morata, sem dúvida. Se se quiser ter uma opção distinta, Aduriz, como homem para ser referência na área

    • max alves
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:57 pm

      me pergunto so um coisa porque nao aduriz,julgo que seja espanhol e vive uma boa fase mesmo pela idade ou inaki willians que acho ser espanhol e ta jogando bem…nao sei mas as vezes a espanha me desiludi porque so convocam jogadores no eixo barca-real.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 9, 2015 at 1:59 pm

    Aposto na França. Alemanha é sempre um candidato poderoso, enquanto que a Espanha, apesar da qualidade, não está tão forte como nos anos de glória parece-me. Portugal é Inglaterra são outsiders. Itália e Bélgica não me parece.

  • Anónimo
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:00 pm

    Falou de forma certíssima. Penso exactamente o mesmo.
    Coloco apenas a Inglaterra à frente da França, pese embora o organizador tenha uma força extra.

    Ass: Carlos Dias

  • Fábio Pires
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:07 pm

    É evidente quem são os favoritos, mas acho que não devemos desprezar a Italia e a Belgica. Portugal tem em termos práticos uma oportunidade de ouro, passo a explicar:
    O selecionador: Fernando Santos não é mediocre como Carlos Queiroz mas tambem está longe de ser uma garantia de sucesso, acho-o bom QB. Soube adaptar o sistema de jogo da selecção para as necessidades que tinha assumindo a deficiência qualitativa que estranhamente começamos a apresentar nas faixas ofensivas e passou do 4-3-3 clássico para o 4-4-2 losangulo. É essa capacidade de adaptação e versatilidade que me dá esperança em Fernando Santos, porque a nivel de seleccionar atletas tá quieto, é quase tão mau quanto os anteriores. A coragem na escolha dos elementos que vão compôr o grupo selecionado para o proximo Europeu e a forma em que estiver os nossos principais jogadores ofensivos será determinante para o sucesso. Não posso deixar de anotar uma tendência de agradar a gregos e troianos em algumas convocatorias em que algumas opções ridiculas até parecem encomendadas. enfim.
    o elenco para o europeu deve excluir aberrações como Eliseu, Danny e o horrivel Eder, ou jogadores com demasiado hype para o seu real valor como André Gomes.
    para mim os 23 que asseguram maior possibilidade de sucesso são:

    Guarda-redes:
    Patricio
    Anthony Lopes
    Beto
    alternativas—– Ventura, Marafona

    Defesas Centrais:
    Pepe
    Bruno Alves
    Ricardo Carvalho
    José Fonte
    alternativas—- Paulo Oliveira, Rolando

    Laterais:
    Cédric
    Vieirinha
    Fábio Coentrão
    Raphael Guerreiro
    alternativas— Antunes, Cancelo, Tiago Pinto

    Medios defensivos:
    William Carvalho
    Tiago
    alternativas— Danilo, Miguel Veloso

    Médios centro:
    João Moutinho
    João Mário
    Ruben Neves
    André André
    alternativas— Adrien, André Gomes, Bruno Fernandes

    Médios Ofensivos
    Nani
    Bernardo Silva
    Rafa
    alternativas— Rony Lopes, Carlos Mané

    Avançados:
    Cristiano Ronaldo
    André Silva
    Gelson Martins
    alternativas— Lucas João, Silveste Varela, Quaresma, Nelson Oliveira

    Talvez não haja muitas surpresas, apenas na frente com Gelson e André Silva, mas tanto um como outro são grandes promessas e podem ser uma lufada de ar fresco na frente de ataque, Gelson porque acredito muito no seu valor como extremo e Andre Silva por ser na minha opinião o futuro ponta de lança de Portugal.
    Bem haja a todos.

    • Pedro L
      Posted Novembro 9, 2015 at 2:53 pm

      Trocava o Bruno Alves pelo Paulo O, o Cédric pelo Cancelo, o André André pelo André Gomes, o André Silva pelo Danny e o Gelson pelo Guedes. Jogava sem ponta de lança, como no esquema que a seleção sub 21 fez no Euro. Ronaldo e Nani/Danny na frente, Bernardo a 10, Moutinho e André Gomes a 8, com William a 6. Na defesa, Coentrão, Pepe, José Fonte e Cancelo, com o Anthony/Patrício na baliza.

    • JSC
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:13 pm

      Gelson Martins? :o

    • Pedritxo
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:46 pm

      Mencionar o Mane e o Gelson e nao mencionar o Guedes, e um bocado para o tendencioso

    • George N.
      Posted Novembro 9, 2015 at 6:29 pm

      Gelson, Mané? Adrien como opção à frente do André Gomes que é o segundo melhor 8 português actualmente? É para rir certo? Isso é ainda pior do que se eu afirmasse que o AA e o Pizzi mereciam ir ao Europeu.

    • Bhc
      Posted Novembro 9, 2015 at 7:05 pm

      Andre Gomes Hype? Veja futebol…A seguir a ronaldo, pepe e moutinho é o melhor jogador da seleção

    • Anónimo
      Posted Novembro 9, 2015 at 10:40 pm

      Não coloquei Adrien á frente de ninguem apenas como alternativa. As alternativas não estão ordenadas. Por acaso esqueci-me do Gonçalo Guedes que até acho muito bom jogador mas temo que o regresso de Sálvio para segunda metade da epoca ira certamente tirar muito protagonismo a Guedes. So coloquei Mané porque ha realmente alguma carencia naquela posiçao e porque gostei sempre do que vi dele quando chegou como medio mais ofensivo ao inves das alas onde nao rende, mas tenho a certeza que nunca sera convocado, é apenas alternativa. Quanto a andré gomes, nao posso negar quem em contexto de valencia vi-o fazer grandes jogos mas tambem vi-o fazer jogos mediocres mas tal como danny em contexto de selecçao tem sido uma nulidade como tal nao gosto dele mas é apenas uma opinao. Lamento que tenham achado tendencioso, nao foi essa a minha intençao mas nao acho tambem que tenha sido necessario recorrer ao insulto facil de dizer que preciso de ver mais futebol para formar uma opiniao. Acho que não deve ser esssa atitude aqui no vm.
      fábio pires

  • Logen
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:12 pm

    O João fez um ano monstruoso .
    Melhorou o seu serviço (ainda não sendo fantástico ) não teve lesões relevantes ,mostrou-se bastante competitivo ,ao participar num numero enorme de torneios ao longo do ano.
    Se me perguntassem á 3 anos se João seria um dos 40 melhores do ranking ,diria que não!
    Mas a magia está mesmo aí ,mentalmente ,não me canso de afirmar que é um dos 20/25 melhores do circuito .
    Gastão ,tem valor ,como já referi para andar nos 120 primeiros de forma constante ,e até aspirar ao top 100 .
    Varreu o jovem Argentino na final (Diego) um pequeno cheio de talento ,que foi trucidado pelo Português .
    Gastão tem que elevar a fasquia para 2016 ,deixar a America do Sul e vir para a Europa competir ,em mais Ato´s 250 . A sua carreira precisa de uma abanadela ,assim como sucedeu com Berloc !

  • Nuno Cass
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:23 pm

    Só de olhar arrepia esse lance do Salah. O nosso Paulinho ganhou de novo, acho que tá na altura de dar o devido destaque a ele e ao Marco Silva, os treinadores portugueses do futuro.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:36 pm

    Concordo com Fernando Santos.

    Para a mais favorita apesar de lhe faltar uma voz de comando é a França.

    Grande baixa da Roma para quando defrontar o Nápoles.

  • João S
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:38 pm

    Pergunta aos colegas leitores (meio off-topic):

    No ranking dos melhores treinadores portugueses da atualidade em que lugar está Fernando Santos?

    • Pedro L
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:00 pm

      1. José Mourinho
      2. Jorge Jesus
      3. Paulo Sousa
      4. André Villas-Boas
      5. Leonardo Jardim
      6. Marco Silva
      7. Vítor Pereira
      8. Fernando Santos
      9. Nuno ES
      10. José Peseiro
      11. Carlos Carvalhal
      12. Paulo Fonseca
      13. Rui Vitória
      14. Lito Vidigal
      15. Pedro Martins

      Mas também tenho que admitir que ser treinador e selecionador não é mesma coisa, e que o FS, como selecionador, penso que seja melhor do que alguns que classifiquei à sua frente. Posso me ter esquecido de alguns, mas penso que estes são os 15 melhores treinador Portugueses da atualidade.

    • JSC
      Posted Novembro 9, 2015 at 3:11 pm

      Peseiro pior que NES?

      O problema do Peseiro é que defender não é com ele (que é muito importante, na minha opinião mais que atacar, é mais dificil uma equipa manter a sua baliza inviolável em todos os jogos que marcar em todos os jogos), em qualidade de jogo melhor que (dos que tens à frente) VP, LJ, FS, NES pelo menos.

    • João S
      Posted Novembro 9, 2015 at 4:03 pm

      Nomes como Paulo Bento, Queiroz, Manuel José, Pedro Caixinha, achas que não estão no top 15?

      Cumps

    • Pedro L
      Posted Novembro 9, 2015 at 5:17 pm

      JSC, eu sinceramente também prefiro o futebol do Peseiro a de muitos, mas também temos que ver pelo lado dos resultados, e se virmos,o VP tem conquistando campeonatos, o LJ bons resultados, o NES meteu o Valência na Champions (se bem que o resto…). Quando o JJ foi para o Sporting, para mim era entre ele e o Marco Silva.

      João S

      Admito que me possa ter esquecido de alguns, mas os únicos daí com capacidade para entrar nesse top 15 são o Paulo Bento e o Pedro Caixinha, e mesmo assim.

  • André Dias
    Posted Novembro 9, 2015 at 2:40 pm

    Alemanha, França, Espanha são os claros favoritos. Depois há um lote de selecções que pode surpreender, o que numa competição curta com número de selecções alargado me parece altamente provável.

    País de Gales e Islândia surpreenderam na fase de qualificação e podem fazê-lo de novo.

    Bélgica, Portugal e Inglaterra são países bem classificados no ranking FIFA mas precisam de mais para serem considerados grandes. Têm agora uma bela oportunidade de se elevarem no panorama de selecções.

    É certo que a qualidade da nossa selecção não é a de 2004, mas relembro que, com jogadores semelhantes, em 2012 chegámos longe e fomos eliminados por uma Espanha que vinha a dominar o futebol internacional desde 2008. A mesma Espanha que na final goleou uma Itália que deu gosto de ver jogar (ninguém se esquece daquele Andrea Pirlo).

    Deixo também uma nota para Áustria, Suiça e Russia, parece-me que têm algo a dizer no Euro 2016.

  • João Dias
    Posted Novembro 9, 2015 at 3:40 pm

    França, Alemanha e Espanha são os mais sérios candidatos à vitória final.

    No entanto, há seleções que, sem surpresa, poderão ser protagonistas: Inglaterra, Portugal, Bélgica e Itália.

    O nosso selecionador não é o melhor do torneio, longe disso, mas é claramente superior aos anteriores nomeadamente Paulo Bento e Carlos Queiroz.

    É treinador para nos levar à final? Duvido. Mas nunca se sabe…
    Aliás nem é top-5 de treinadores portugueses.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Novembro 9, 2015 at 4:27 pm

    De notar que este Euro será bastante diferente do que provavelmente a maioria estará à espera.

    Poder-se-á dizer que existem N candidatos mais fortes ou óbvios ao ceptro. Para mim, o grande interesse não é esse. Mas sim, saber qual será a selecção surpresa que irá caminhar pelas fases até à meia-final e, se calhar, até à final.

    Reparem… Já não são as "típicas" 16 equipas nos "típicos" 4 grupos de 4 equipas. Agora há 8 "novas" equipas, o que coloca este Euro num patamar totalmente diferente dos restantes. Paradigma diferente, "pede" uma forma diferente de analisar o que aí vem. Usar a versão Euro 16 equipas (the sweet spot) para analisar um Euro 24 equipas (porta escancarada para a perda de interesse e prestígio da competição só para ter mais receitas… enfim…) é comparar o (in)comparável.

    Por isso, por mais divertido que seja andar a ver quem são os candidatos ao ceptro europeu, parece-me que o mais curioso e interessante será ver quais das "não" habituais selecções no Euro irá surpreender e fazer com uns quantos ganhem umas boas massas nos sites de apostas…

    Ou alguém duvida que com 8 "novas" equipas aumenta a probabilidade de termos um campeão europeu totalmente inédito?

  • Andre
    Posted Fevereiro 5, 2016 at 11:00 am

    Creio que Alemanha, França, Belgica, Inglaterra são favoritos pelos momentos. Espanha vive mal momento; mas é Espanha assim como a Italia que ressurge aos poucos. E não descarto surpresas como Polonia, tão favorita quanto Portugal como sugerem alguns. Se os Lusos tem Ronaldo, a Polonia conta com o atual artilheiro Europeu. R. lewandowski

Deixa um comentário