Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

NBA: Os piores do Ano

Mais uma temporada da NBA que chega ao seu final, para alguns, enquanto que para outros, se aproximam as grandes decisões. Esta é assim a altura certa para se discutir um pouco o que de melhor e de pior se viu. Comecemos pelos piores do ano:
New York Knicks – Carmelo Anthony vai estrear-se a ver os playoffs do sofá. New York foi um desastre desde o início, e nem a sua posição geográfica (a Este) valeu aos homens da Big Apple. O desempenho do ano passado é uma memória distante, sendo substituído pelas variadas lesões (a de Chandler matou o que restava da “defesa” de NY), pelas péssimas opções (Bargnani foi uma desgraça), e por peripécias várias, como a suspensão de JR Smith (certamente consequência dos festejos pelo novo contrato) e os rumores à volta de Shumpert. As boas notícias resumem-se à chegada do Zen Master, que muito trabalho tem pela frente, se quiser colocar os Knicks no topo da Conferência.
Cleveland Cavaliers – o suposto perito do VM colocava os Cavaliers como certos na offseason. Felizmente ele não tem acesso a sites de apostas, senão seria um homem bem mais pobre. A meio do ano ainda tentaram salvar a época adquirindo Luol Deng, mas tudo o que este encontrou (palavras suas) foi um enorme caos. Cleveland é um claro caso em que o colectivo ficou muito, mas muito aquém da soma das individualidades. E por falar em Cleveland…
Anthony Bennett – o jovem jogador corre o risco de ficar para a História… como uma das piores primeiras escolhas de sempre. O extremo, que falhou os seus primeiros 16 lançamentos, dividiu o seu tempo entre o banco e as bancadas.
Larry Sanders – Âncora defensiva, super ressaltador, atleta extraordinário. Estes atributos valeram-lhe 4 anos de contrato, 44 milhões. A paga? Uma lesão após uma rixa num bar, desaguisados com o treinador, e um conjunto de exibições que deixaram muito a desejar.
OJ Mayo – o atirador tinha tudo para uma grande temporada: melhor lançador numa equipa fraca e sem aspirações, onde podia fazer números impressionantes sem se preocupar com eficiência. Mas 2013/14 foi mais uma desilusão, sendo que Mayo chegou a acumular diversos DNP, o que numa equipa como Milwaukee dá que pensar.
Josh Smith – Detroit é outro daqueles casos em que as individualidades deviam chegar (comparativamente é superior a Charlotte, por exemplo), mas simplesmente o colectivo não funciona. E um dos maiores culpados é o extremo, que continua a disparar mísseis de fora, mesmo sabendo que poucos chegam ao destino, e mesmo a sua atitude defensiva deixou algo a desejar. Agora, Detroit terá de decidir se mantém este quinteto, ou prescinde de Monroe, colocando Smith na sua posição natural de PF.
Minnesotta Timberwolves – defesa inexistente e um Rubio que não acertaria num cesto nem que tivesse um cão-guia e uma mira telescópica foram os ingredientes certos para manter os Wolves fora de jogo. Não obstante (mais uma) a excelente campanha de Kevin Love, os pontos fracos sobrepuseram-se à qualidade ofensiva do conjunto. O base espanhol foi uma das desilusões, ao mostrar-se incapaz de meter a bola no cesto, de onde quer que fosse. O ano passado ainda houve a justificação das lesões, mas este ano mostrou que, ainda por cima no Oeste, o elenco à volta de Love é curto para as necessidades. Não será surpresa se o inconformado jogador for trocado este defeso, enquanto Minnesotta ainda conseguir como retorno algo de valioso.
Denver Nuggets – a tarefa não era fácil, e as muitas lesões liquidaram as aspirações de uma equipa que está habitada a marcar presença nos playoffs. Gallinari nem calçou, McGee caiu cedo, e ainda por cima, um dos líderes da equipa, Andre Miller, foi trocado depois de semanas encostado pelo treinador.
LA Lakers – não tenham pena dos Lakers, pois a sua pick de 2014 juntamente com os FA que fazem fila para aterrar em LA chegam e sobram para um regresso ao topo. Mas para todos os laker-haters fica um ano para recordar, em que desfilaram com o purple and gold um conjunto de jogadores miserável, com um recorde negativo a condizer. Gasol bem se esforçou, mas custa ser o único jogador de basquete numa equipa, Nash arrastou-se mais um ano (o último?), e Kobe fez meia dúzia de jogos, nos intervalos dos seus tweets.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Abril 14, 2014 at 9:49 pm

    Nuno Ranito,

    Terminas com a questão se terá sido a última época do Nash (o que concordo), e pergunto-te senão achas que terá sido também a última do Kobe?

    • Nuno R
      Posted Abril 14, 2014 at 10:12 pm

      Penso que faça (pelo menos) mais uma.

    • Nuno R
      Posted Abril 14, 2014 at 10:58 pm

      E há sempre a hipótese de fazer um ano na Itália… ou então fazer um anito a jogar fute… soccer. Avisa o Jesus, para ele preparar a troca pelo Djalo ;)

    • Kafka I
      Posted Abril 14, 2014 at 11:11 pm

      Onde é que eu assino para fazermos já essa a troca? :)

      Futebolisticamente são "jogadores" do mesmo nível, mas financeiramente o Kobe ia vender sem dúvida mais camisolas e ainda trazia uns patrocínios atrás dele :)

  • Anónimo
    Posted Abril 14, 2014 at 9:52 pm

    o problema dos wolves não é a defesa, mas sim o ataque. na NBA muito poucas equipas sabem defender, eles só lhes interessa é o ataque e defesa vai-se aprendendo. além do mais o Ricky nunca foi um jogador de marcar muitos pontos, ele é um jogador de equipa e um defesa (além do mais que é europeu, são bons a defender e no lançamento exterior), e ele está a melhorar o ataque nos últimos jogos, para a próxima época deverá estar melhor.

    em relação aos Cavs, o Irving tem que aprender a passar a bola e só ele e o Waiters não chega.

    António

    • Kafka I
      Posted Abril 14, 2014 at 10:10 pm

      O Rubio não é por ser europeu que não sabe encestar nem com uso de GPS, ele não sabe encestar porque é de facto medíocre nesse capitulo do jogo…para mim é o pior jogador que alguma vez vi jogar na na NBA no capitulo do lançamento, e vejo NBA desde o fim da década de 80, inicio de 90…

    • Nuno R
      Posted Abril 14, 2014 at 10:16 pm

      John Stockton, o maioral, era um jogador de equipa, e um defesa. Não era um marcador de pontos em volume, mas tinha uma percentagem de tiro elevada. Isso dá jeito quando se tem um PF que atrai pelo menos 2 defensoes.

    • El_Chupacabra
      Posted Abril 14, 2014 at 10:23 pm

      Kafka vê o Michael Kidd-Gilchrist (apesar de ter um atleticismo notável e de ser um grande defensor) a lançar e o Rubio até vai parecer o Curry.

    • Anónimo
      Posted Abril 14, 2014 at 10:32 pm

      na NBA existem jogadores péssimos, tens gajos como Biyombo, DeAndre Jordan (que nem um lançamento livre marcam), Trey Burke (que está nomeado para rookie do ano com 37.4% de FG o que é péssimo) Rubio tem 38% e tens o Ross com 39.9%, que já é baixo da média da NBA.

      António

    • Anónimo
      Posted Abril 14, 2014 at 11:34 pm

      O estranho do Rubio é q ele é europeu e senior desde muito cedo…na Europa prestam bastante atenção aos aspectos técnicos já que no fisico não é habito a ver jogadores tão desenvolvidos, e mesmo assim ele é um nabo….

      José

  • Mateus
    Posted Abril 14, 2014 at 10:02 pm

    Esqueceste de Phily, que bateu o recorde de maior número de derrotas consecutivas!

    Mateus

    • Nuno R
      Posted Abril 14, 2014 at 10:13 pm

      Philadelphia não desiludiu, fez o que se esperava…

    • JR
      Posted Abril 14, 2014 at 10:18 pm

      não chegou a bater, se não me engano!

    • Mateus
      Posted Abril 14, 2014 at 10:33 pm

      Aliás Philadelphia não foi so um dos piores do ano como de sempre, acho inacreditável não estar nessa lista. Uma coisa é não desiludir outra é nem sequer ser uma equipa competitiva, de tão má que foi que o MCW que para mim não vale grande coisa, conseguiu ser o melhor jogador da equipa.

      Mateus

    • Nuno R
      Posted Abril 14, 2014 at 10:48 pm

      Philly não desiludiu… tal como Utah, Orlando, Boston… o plantel foi construído para ser pior que mau. Ainda por cima, trocaram a meio dois dos poucos jogadores de basquete que lhes restavam.

    • Anónimo
      Posted Abril 14, 2014 at 11:32 pm

      Acho que este modelo de draft devia ser mudado…as equipas não apuradas para playoff deviam ter todas a mesma probabilidade de ter a primeira escolha..e a ultima posição dos playofs deviam ser um muni torneio win or go home entre a conferência…parava.se logo com esta parvooce tipo philly.

      José

  • EBITDA
    Posted Abril 14, 2014 at 10:16 pm

    És dos "visionários" que eu mais aprecio.
    Apesar do basquetebol em Portugal ser ainda uma entidade embrionária quando comparada com Espanha ou Grécia, continuas a trazer o melhor que se passa no outro lado do Atlântico.

    Acompanho com mais ou menos regularidade a NBA – não acompanho mais devido à faculdade – mas estes post's são sempre um complemento ás madrugadas dispensadas a apreciar as melhores estrelas da NBA.
    PARABÉNS!

  • Rodrigo
    Posted Abril 14, 2014 at 10:17 pm

    Pena pelo Carmelo, merece outra equipa.

    • Kafka I
      Posted Abril 14, 2014 at 10:23 pm

      Se ele não fosse tão fução quanto é, e jogasse mais para a equipa, também ajudava um bocado…

    • Anónimo
      Posted Abril 14, 2014 at 10:34 pm

      agora a culpa é dele ser fuço, o Durant e o Westbrook não são nada fuços.

      B

    • Mateus
      Posted Abril 14, 2014 at 10:37 pm

      B, quando se ganha pouco importa. Mas aproveita e vê a média de assistências que esses dois tÊm e compara com o Melo. Pesquisa um bocadinho antes de falar SFF.

      Mateus

    • Rodrigo
      Posted Abril 14, 2014 at 10:44 pm

      Nao comparem a equipa de Oklahoma com a dos Knicks…

    • Kafka I
      Posted Abril 14, 2014 at 10:46 pm

      A culpa não é só dele ser fuço, mas ajudava que ele não fosse tão fuço…

      Quanto ao Durant ser fuço, digamos que quando se têm uma percentagem de 55.1% de lançamentos de 2 pontos se pode ser fuço, digo eu…e dizer que o Durant é fuço quando tem 5.1 assistências por jogo, não está nada mau para um fuço, ao contrário do Carmelo que tem apenas 3.1…

      Comparar o Durant e o Carmelo, é comparar o incomparável, nem sequer faz sentido, tal a diferença que existe entre os 2…

    • Kafka I
      Posted Abril 14, 2014 at 10:54 pm

      Rectificação, Durant tem 5.5 assistências por jogo e não 5.1

    • Anónimo
      Posted Abril 14, 2014 at 11:30 pm

      O carmelo é top5 nesta liga….acho que não estão a ser sérios, a seguir a durant e LBJ, veio uma lista de pouco mais de 3 jogadores nas quais se inclui carmelo… os lançamentos que os knicks dá a um jogador nem se compara com os de okc que têm mais 2 jogadores que conseguem puxar defesas…muitos dos lançamentos que o carmelo consegue é de ressaltos ofensivos, ele tem lutado por cada bola para por aquela equipa nos playoffs…referes as assistências, mas nao referes que ele tem mais ressaltos e melhores percentagens de 3 que o durant e o lbj por exemplo, e melhor FT que o lebron…

      Estatisticas só nao definem o jogo, o LBJ e o Durant estão num patamar a cima de qualquer jogador da liga…Mas o carmelo é top e merece outra equipa que lhe dê a possibilidade de lutar por títulos.

      José

    • Rodrigo
      Posted Abril 14, 2014 at 11:34 pm

      De acordo, José

    • Kafka I
      Posted Abril 14, 2014 at 11:53 pm

      José,

      Em lançamentos de 3 pontos a diferença é residual entre ambos, já que Durant tem 39.4% e o Carmelo 40%…já em lançamentos de 2 pontos a diferença é abismal, de 55.1% para o Durant contra 46.9% do Carmelo…não estou a dizer que o Carmelo é mau nada disso, é um excelente jogador, agora compará-lo com o Durant calma lá…

    • Anónimo
      Posted Abril 15, 2014 at 12:07 am

      a percentagem em geral a diferença é de 5%…eu no meu comentario disse q durant e LBJ estao claramente a cima de qualquer jogador..sem dúvido alguma. O que referi foi q as condiçoes que os 3 têm são muito diferentes, sendo q o trabalho q cada um tem q ter para um lançamento é bem diferente, tal como os jogadores para quem fazem as assistências…o carmelo foi um jogador diferente esta época, para melhor.

      Mas mesmo q os três tivessem em condições iguais, durant t LBJ continuariam a ser melhores, mas não é uma diferença de lançamentomdem2,pts q o dita

      José

    • Pedro
      Posted Abril 15, 2014 at 2:38 pm

      Concordo com Carmelo, tem enorme potencial mas aquela cabecinha ….. Não sei não. Agora que desiludiram lá isso é verdade. Carmello, Chandler, Smith jesus, que plantel…

  • JR
    Posted Abril 14, 2014 at 10:17 pm

    Acho que é cedo para chamar ao Bennett das piores escolhas de sempre, é certo que não foi brilhante, muito longe disso até, mas mostrou flashes!

    Minnesota para mim foi a principal desilusão, mas também ninguém esperaria que o Oeste tivesse tão forte este ano (49 vitórias para entrar nos Playoffs, não me lembro de uma época recente em que fosse tão exigente a entrada nos PO), e não me pareciam ter equipa para tanto, apesar da monstruosidade contínua que são os números do Love

    Cavs não considero uma desilusão, uma equipa que a bases têm 2 jogadores que não jogam para a equipa, provavelmente nunca irá muito longe, quanto a OJ Mayo, teve a oportunidade de fazer em Dallas o que Monta Ellis está a fazer este ano, com resultados BEM piores, por isso também não me surpreendeu muito.

    Finalmente, simpatizando com os Knicks (a equipa que gosto mais a par dos Mavs), nem vale a pena falar desta época, que desastre. A troca por Bargnani deixou muita gente confusa, numa equipa com problemas defensivos ir acrescentar mais um buraco, não faz sentido nenhum, e, finalmente, JR Smith, para mim, seria um jogador que trocava por uma pick de 2º round sem pensar muito

  • EBITDA
    Posted Abril 14, 2014 at 10:33 pm

    Quanto à NBA, as minhas 3 equipas favoritas nem cheiraram os playoffs.

    LAKERS: Tal como se previa, foi o ano da travessia no deserto. Com Kobe e Nash no estaleiro, safou-se a boa surpresa Nick Young e alguns rasgos de Meeks. Quanto ao coach, D'Antoni é uma anedota, a nível ofensivo e defensivo.

    KINGS: Cousins continua a ser a estrela da companhia, mas o problemático de sempre. Rudy Gay e Isaac Thomas estiveram a bom nível mas não chega para elevar o patamar dos Kings. McLemore promete muito para os próximos anos.

    CELTICS: Estão em pleno processo de rebuilding. Rondo a bom nível mas apenas Jeff Green acompanha o seu nível. Quanto ao resto, é uma equipa cheia de promessas, mas ainda com muito trabalho pela frente. Necessita de uma estrela que marque mais de 20ppg.

    • Luis Rosa
      Posted Abril 15, 2014 at 12:04 am

      É engraçado as tuas 3 equipas favoritas proporcionarem duas das maiores rivalidades da NBA. Os Lakers-Celtics, os franchises mais premiados, com 12 confrontos nas finais; e os Lakers-Kings, sobretudo desde o assalto à mão armada no jogo 6 das finais de conferência.

      Não estou a criticar. Eu também me fui apaixonando por Liverpool, Arsenal (Henry e Bergkamp) e United (Ronaldo) à vez, por ex., consoante o seu futebol me vai mais ou menos atraindo.
      Apenas para salientar que é muito mais saudável assistir a um desporto com o distanciamento de não ser adepto fanático de um clube, proporcionando inclusive preferências engraçadas como as tuas (nossas).

    • RuiALPPereira
      Posted Abril 15, 2014 at 12:24 am

      Isaac Thomas dos Kings? Desconheço tal jogador…

    • EBITDA
      Posted Abril 15, 2014 at 1:11 am

      Luís Rosa, não podia estar mais de acordo contigo.
      Eu sei que Celtics-Lakers são a maior rivalidade da NBA, mas admiro-as na mesma.

      O mesmo se passa com o futebol, onde admiro tanto o Bayern (devido ao Guardiola deixei de gostar tanto) como o Dortmund.

      Em Inglaterra adoro o Liverpool desde sempre, mas também aprecio o Chelsea desde o Zola.

    • EBITDA
      Posted Abril 15, 2014 at 1:12 am

      Tens razão, Rui.

      ISAIAH THOMAS. As minhas desculpas pelo lapso.

  • Nuno R
    Posted Abril 14, 2014 at 10:46 pm

    Esqueci de mencionar o Rudy Gay.
    Nunca é bom quando a nossa equipa fica melhor depois de saírmos… e Gay conseguiu esse feito pela segunda vez seguida.

    • Anónimo
      Posted Abril 14, 2014 at 11:20 pm

      O gay nao é assim tão mau, o que é pessimo é o salário dele, e toda a pressao de que aí advém …por ter aquele salário é esperado q ele seja top da liga e isso influencia uma equipa. Ele tem jogado bem em sacramento, e acredito que encaixaria bem em memphis de novo.

      José

    • Fábio Teixeira
      Posted Abril 14, 2014 at 11:37 pm

      Bem visto!

    • Nuno R
      Posted Abril 14, 2014 at 11:48 pm

      O Gay não é mau, longe disso, mas o papel que ele quer desempenhar é demasiado para ele. Ele "requer" muita bola, e faz pouco mais que marcar pontos, estando longe de ser completo.
      Mas factos são fatos, e todos diziam que Toronto ia cair depois dele sair, e…

    • Anónimo
      Posted Abril 15, 2014 at 12:09 am

      Na minha opiniao dao.lhe um papel em funçao do dinheiro q tem q é de estrela e esperam isso dele e portanto poe.lhe mais a bola nas mãos… Toronto teve sorte, o lowry e o de rozen explodiram..

      josé

    • EBITDA
      Posted Abril 15, 2014 at 1:22 am

      O Rudy Gay não deixa de ser um bom jogador, mas quando se ganha 1/3 do orçamento para salários de uma equipa, tem que se forçosamente exigir mais do que cerca de 20 ppg e 3 assists.

  • Nuno
    Posted Abril 15, 2014 at 1:23 am

    Knicks – Já no ano passado poderiam ter tido este rumo, não aconteceu, mas este ano ficaram mesmo sem os playoffs e parece-me que poderá ser desta que o Carmelo irá embora, a única parte que poderá agarrá-lo a New York será a chegada do Phil Jackson…

    Cavs – Desilusão, quer na equipa, quer no próprio Irving. Esperava-se muito mais dos Cavaliers e do seu líder Kyrie Irving que deveria ter mostrado nesta época que é mesmo dos melhores jogadores da liga e não me parece que tenha conseguido isso, veremos se é para o ano que se assume como tal.

    Bennett – Se é a pior primeira escolha de sempre não sei, mas que é uma das piores isso acredito que seja e com toda a justiça. Houve pessoal draftado em rondas abaixo dele e que jogou melhor, o que diz bem do caso deste jovem.

    Sanders – As palavras certas são mesmo "exibições que deixaram muito a desejar". Tem que melhorar imenso o seu feitio e a sua atitude dentro de campo (e fora também, não fosse ele ter-se lesionado numa saída a um bar), se isso não acontecer não vai conseguir passar "ao próximo nível" e os Bucks irão arrepender-se desse contrato (se é que já não se arrependeram…).

    Mayo – Acho que deve ter sido dos casos mais "ridículos" desta temporada. Não existe muito mais a dizer, houve jogos em que deve ter levado ao desespero inúmeros adeptos (quer dos Bucks quer aqueles que o tinham na fantasy).

    Josh – Para contribuir como ele sabe precisa de jogar a PF, se os Pistons fizeram isso então irão ter muito melhores resultados. Mas claro, só o farão se tomarem a decisão de vender o Monroe. Além disto, não pode lançar como quem come tremoços ou amendoins…

    Wolves – A única coisa que tenho a dizer é esta: Kevin Love, LA tens as portas abertas para ti! Ahah :D Espero mesmo que venha para os Lakers, depois de uma época destas individualmente é pena ter o colectivo que tem junto dele, até o Rubio teve uma época abaixo das expectativas, ele que desde há uns anos para cá projecto ser o jogador com maior capacidade de fazer um quádruplo-duplo num jogo. Que consiga melhorar o seu lançamento, porque o resto ele tem que chegue e é mais que suficiente para conseguir ser um PG de elite.

    Nuggets – As lesões marcaram esta equipa, pouco poderia fazer face a isso.

    E, por fim, a "minha equipa" LA Lakers – Uma parágrafo demasiado "agressivo", mas pronto, tudo bem. A verdade é que é quase uma "equipa B", com D-Leaguers e jogadores quase na reforma, entre outros quase desconhecidos pela generalidade dos acompanhantes da modalidade. Foi um ano penoso, um ano para esquecer, horrível, mas que foi um ano necessário para a remodelação, para isso é também preciso que o draft dite uma boa posição e que saibam mexer-se bem na FA. Além disso, que o Kobe possa voltar mais determinado que nunca (eu acredito que ele assim fará) e pronto a mostrar que ainda não acabou a sua história na NBA (espero e acredito que tenha mais uns 2 anos de carreira, se por acaso até conseguir ganhar, quem sabe, o campeonato para o ano, talvez até seja só 1 ano).

  • Pedro
    Posted Abril 15, 2014 at 2:36 pm

    Acrescentaria aí os Kings, não digo que desse para chegar aos Playoffs, mas com um roster com Cousins, Gay, Isaiah Thomas e Jason Terry certamente daria para mais.

    Phoenix também acho que tinha obrigação de fazer melhor, um elenco com Frye, Dragic, Plumlee e Gerald Green tinha obrigação de ir aos PO.

    Outra equipa que pensei fosse fazer melhor eram os Pelicans que contam com o Mocho, Aminu (Tinha obrigação de fazer melhor época) e evans. A lesão de Ryan Anderson estragou a época.

    • Anónimo
      Posted Abril 15, 2014 at 2:56 pm

      estás a ver a perspectiva de agora…os sacramento não começaram nem com o gay nem com o terry, sendo que o terry não fez um único jogo e já desde o penultimo ano de boston que não contribui nada de jeito, e o isaiah thomas não se esperava tanto dele como o que demonstrou este ano no inicio do ano quem jogou foi o vasquez até ser trocado..Phoenix esperava-se melhor? eles por quase tdos os rankings eram apontadas como a pior equipa da NBA pior que phil para a ESPN e tudo..tu estás a avaliar com o que eles jogam agora..o plumbe na época passada tinha meia duzia de minutosnuma época inteira, o green eram afundanços e pouco mais..evoluiram foi muito.
      Os pelicans são os úicos que concordo parcialmente mas mesmo assim dificilmente dava para playoffs.

      José

Deixa um comentário