Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Presidente do Lyon confirma interesse em Mourinho e Blanc

Imagem: The Independent

Qual a melhor opção? Até pode não se confirmar, mas este interesse em dois dos treinadores livres mais reputados do Mundo demonstra bem a ambição do emblema francês. E a verdade é que o Lyon, caso consiga adquirir 2/3 elementos de qualidade para a zona defensiva, pode tornar-se num caso sério.

Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, admitiu, à margem da celebração da vitória no campeonato da equipa feminina de futebol, que tanto Laurent Blanc como José Mourinho seriam opções compatíveis com a ambição que tem para o clube. “Laurent Blanc é um dos treinadores em que posso estar interessado. Eu disse que queria contratar alguém que nos permitisse ter certas ambições e que falasse francês ou inglês… Blanc é compatível comigo e com o Lyon, mas também José Mourinho, e outros, o são“, apontou. Em relação à capacidade financeira do emblema, Aulas  destacou, novamente, que tal não será problema: “perguntam-me se o OL está disposto a fazer um esforço financeiro para trazer um grande treinador? Acho que já respondi a essa pergunta. O Lyon é um clube muito bem estruturado, que tem meios económicos que acompanham a sua ambição, mas não posso discutir isso muito mais antes do jogo com o Lille”.

António Hess
Author: António Hess

18 Comentários

  • Gunnerz
    Posted Abril 25, 2019 at 2:54 pm

    Finalmente alguém a falar do blanc, incrível como um treinador basicamente por não dar nas vistas raramente é considerado (mas também recusou alguns cargos eu sei). E o Lyon de uma vez por todas a mostrar ambição, este plantel é muito bom e nas mãos certas não perdia matematicamente o campeonato ao fim da primeira volta, passe o exagero. O Marselha é exactamente o mesmo, falta outra pessoa no leme. Era engraçado mou e blanc serem lá colocados, era já uma diferença enorme de qualidade e visibilidade no campeonato. Era isso e o lille não vender ninguém.

    • AlexanderSearch
      Posted Abril 25, 2019 at 4:18 pm

      O Lyon fez uma especie de travessia no deserto e reduziu o investimento pela necessiade de financiar o novo estádio. Mas concordo em Absoluto, Blanc é dos treinadores mais underrated da europa. Desde o título com o Bordeus que fez sempre bons trabalhos

  • André Dias
    Posted Abril 25, 2019 at 3:02 pm

    Não percebo como é que Blanc está há tanto tempo sem clube, fez um trabalho extremamente competente no PSG. O Lyon seria de facto um clube bastante interessante para ele.

    Em relação a Mourinho, embora gostasse de o ver num projecto de menor dimensão, não o vejo a treinar um clube mais virado para a formação de jovens. Habitou-se a recorrer ao mercado para construir um plantel à sua medida, por isso o PSG seria um clube mais adequado ao seu perfil.

    • Kacal
      Posted Abril 25, 2019 at 3:34 pm

      Embora jovens, o Lyon tem muita qualidade no plantel já no momento. E os jovens têm o bónus de terem ambição e lutarem. Um 11 com: Anthony Lopes; REFORÇO, Denayer/Marcelo, REFORÇO e Mendy; Tousart, Ndombele e Fékir; REFORÇO, Depay e Moussa Dembélé. Sejam os reforços reais mais-valias e é um 11 de muita qualidade! E o banco ainda ficaria com bons elementos.

      • André Dias
        Posted Abril 25, 2019 at 3:39 pm

        Não disse o contrário, até porque gosto muito da equipa do Lyon e mostraram qualidade na Champions. Simplesmente não acho que seja um clube que encaixe no estilo de Mourinho.

        • Kacal
          Posted Abril 25, 2019 at 5:34 pm

          Olha que até acho que é o estilo do Mou, apenas não o do Mou actual. Mas se virmos que ele treinou Porto (não conquistava o campeonato há uns anos, não conquistava a Champions há algum tempo e nunca tinha conquistado a Taça UEFA), Chelsea (a sua grandeza era pouca, muito menor do que é hoje em dia e há 50 anos que não eram campeões) e Inter (a nível interno sempre foram grandes e vinham de vencer até, mas na Europa há 50 anos que não conquistavam a Champions) portanto costuma treinar clubes que são grandes, mas adormecidos ou que pelo menos não conquistam o objectivo há muito tempo. O Lyon encaixa-se nesse perfil porque é um grande clube, já foi 7x seguidas campeão neste milénio, mas está “adormecido” com ambições de voltar. Agora concordo que o actual Mou está habituado a Reais, Chelseas (era actual) e Man Utd, é diferente.

          • André Dias
            Posted Abril 25, 2019 at 6:14 pm

            O FCP foi por necessidade, estava em início de carreira e não tinha cotação para fazer exigências. A partir do Chelsea escolheu sempre clubes com capacidade financeira e desportiva para lutar por títulos. Não foi por acaso que se tornou no treinador mais gastador da história.

            Essa história de serem clubes que não venciam há 50 anos é uma questão que já foi debatida imensas vezes e não quero entrar por aí.

            • Kacal
              Posted Abril 25, 2019 at 6:30 pm

              Por necessidade ou não é indiferente, o que conta é que treinou o FCP e não só voltou a conquistar o campeonato como conquistou Champions e Taça UEFA não sendo o favorito à conquista. Além disso basta ver que pegou em alguns elementos que não estavam a ser aproveitados, contratou jogadores do campeonato português e fez o que fez. O que conta é o trabalho, não o motivo. E só válidas o que disse, o Mou actual está menos credibilizado e precisa de uma oportunidade de se relançar, o Lyon seria esse passo.

              De resto, se tinham capacidade financeira? Sim, mas a cultura vencedora também conta e alguns clubes actuais que o digam, coisa que Chelsea e Inter (na Europa) não tinham. O Lyon também deverá ter que investir um pouco mais caso contrate Mou, não digo que não.

              De resto, sei que já foi uma questão debatida muitas vezes aqui mas é a realidade, o Chelsea foi mais vezes campeão com Mou no bis do que tinha sido em toda a sua história antes disso e há 50 anos que não conquistava o campeonato. O Inter não conquistava a Champions há 50 anos ou parecido. São factos.

              Para mim, o Lyon pode ter o perfil que o Mou precisa neste momento, por necessidade? Talvez sim como aconteceu com o Porto na altura, concordo. Terão que investir mais um pouco? Sim. Mas acredito que pode ser uma real possibilidade para ele. É esperar para ver o que ele decide.

      • Goncalo Silva
        Posted Abril 25, 2019 at 4:10 pm

        Estás a esquecer-te de Aouar, poderiam jogar num ataque móvel constituído por Depay e Dembelé/Traoré com Fekir atrás deles a deambular pelo campo todo e com Aouar, Tousart e NDombelé no meio campo!! Atacavam em 4-3-1-2, com os dois médios a terem liberdade de chegar à área e com muita mobilidade na frente, e defender em 4-4-2 com Fekir a fechar à direita e Aouar à esquerda. Seria bem interessante!!

        • Kacal
          Posted Abril 25, 2019 at 5:26 pm

          Não me esqueci do Aouar, Goncalo. Foi mais no sentido de que é preciso ter alternativas válidas também e nem sempre poderão jogar todos. Mas para encaixar os melhores dos melhores, essa tua ideia é bastante interessante, sem duvida. De acordo!

    • Dennis Bergkamp
      Posted Abril 25, 2019 at 3:58 pm

      Precisamente. Mais do que o que fez no PSG, foi o que fez no Bordéus, na minha opinião. Na seleção francesa fez o que pôde no meio daquele ambiente tóxico pós-Domenech. Seria uma excelente opção para variadíssimos clubes europeus, neste caso para o Lyon, que é uma equipa com muitos jovens de qualidade, algo que Blanc também já provou que sabe gerir.

      • André Dias
        Posted Abril 25, 2019 at 5:46 pm

        Não falei no Bordéus porque aí não o acompanhei com atenção. Essa França de Domenech foi do pior que já vi no futebol e bem podem agradecer a Blanc por ter arrumado a casa antes da chegada de Deschamps. Depois o PSG também aqueles egos já conhecidos e não é uma equipa fácil. Tudo indica que parte do sucesso de Blanc vem da forma como gere o balneário.

        • Gunnerz
          Posted Abril 25, 2019 at 6:21 pm

          No Bordeaux era fantástico e apanhou um gourcuff fortíssimo que sozinho fez um jogo deslumbrante em Stamford bridge

  • Kacal
    Posted Abril 25, 2019 at 3:29 pm

    Não sei até que ponto não seria uma aposta interessante do Mou em rumar ao Lyon. É um clube com boas condições, que quer crescer e voltar ao topo do futebol francês, o que não será fácil com um PSG milionário, mas essa é a ambição e conta com um plantel de qualidade. Ser campeão na Ligue 1 e chegar aos quartos da Champions já seria uma época fantástica num Lyon, além disso é um plantel composto por jovens que têm a ambição de trabalhar, crescer e conquistar coisas, parece-me que pode ser interessante. Tem jogadores como Anthony Lopes, Mendy, Tousart, Ndombele, Aouar, Fékir, Cornet, Bertrand Traoré, Depay e Moussa Dembélé. Isto dos mais conhecidos. Há muito talento a trabalhar e potenciar. Como diz no post, com 3-4 reforços mais experientes e que sejam reais mais-valias para o plantel, sobretudo na defesa, poderiam ficar fortes. O Mourinho que pense bem, além da exigência e pressão ser bem menor.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 25, 2019 at 3:42 pm

    Não me parece que o Mourinho seja o treinador ideal para este Lyon, não é um treinador que goste de apostar em jovens e isso não coincide bem com política do clube. Mas o Blanc seria uma boa opção sem dúvida!

  • PauloDybala1O
    Posted Abril 25, 2019 at 4:10 pm

    Blanc no Lyon, casamento perfeito.

  • T. Pinto13
    Posted Abril 25, 2019 at 7:13 pm

    Espero voltar a ver o Lyon triunfar brevemente e adoro esta ambição! Mourinho ou Blanc eram perfeitos.
    Infelizmente devemos de perder o Depay e quem sabe Fekir, Ndombele ou Aouar também.

  • Eagle1991
    Posted Abril 26, 2019 at 6:58 pm

    Gosto da ambição e se o presidente quer mesmo um projeto com pés para andar é contratar Laurent Blanc que nem sei como está há tanto tempo sem treinar.

Deixa um comentário