Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A outra crónica: Dost é o avançado com golo (este ano se não fosse os penáltis até só tinha 10) que mais se assemelha a um ‘pino’

O Sporting disse Adeus à Liga Europa ao empatar frente ao Villarreal, no La Cerámica, por 1-1, depois de terem perdido por 1-0 na 1.ª mão. A equipa de Keizer viu-se reduzida a 10 logo aos 50 minutos, e foi inferior, mas podia ter conseguido a passagem não fosse Bas Dost (21 golos esta época, sendo que 11 foram de penálti) ter desperdiçado uma oportunidade clara no último minuto.

52 Comentários

  • LeBocage
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:02 pm

    Por 20 milhões era já, por um quinto desse valor e sem falar em salário e confiando no Scouting existem boas oportunidades de negócio, apesar de achar que com JJ o Bas Dost vinha mais vezes tabelar do que neste momento e no incio de época.

  • junior_1984
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:02 pm

    Este post é bastante interessante. Deixo apenas a pergunta sobre se isto não tem a ver com o momento. O Seferovic também não tinha técnica, era limitado e não tinha golo…. No entanto, com boas dinâmicas e com as coisas a correr bem, já é indispensável e bom jogador. Atenção que eu não gosto do Bas Dost e acho muito sobrevalorizado.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:04 pm

    Então mas o Bas Dost agora é tratado como se fosse um qualquer Tozé Marreco ou Tanque Silva??? Todos os avançados, repito todos, têm momentos menos bons e eu, na minha opinião, mantinha Bas Dost na próxima época, mas contratava um jogador na linha de Slimani, por exemplo, para este tipo de jogos (europeus, dérbis, clássicos, etc).

    Mas se a saúde financeiro do clube está frágil será que não há um ponta-de-lança na Equipa de Sub-23 que seja um avançado na linha de Slimani? Sinceramente, não sei se o Pedro Marques poderá ser esse avançado, já que se tem falado que poderá integrar a equipa principal (não esquecer que jogou ainda contra o Vorskla Poltava na fase de grupos da Liga Europa).

    Saudações Leoninas

    • Xyeh
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:03 am

      Não percebo também, 90 golos em 3 épocas é completamente bananas para os plantéis que o Sporting tem tido. O Porto com o Bas Dost provavelmente tinha mantido os pontos que o Rui Vitória deu de avanço, basta comparar os números do Bas Dost com os do Soares ou Marega.

    • TheHunter
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:12 am

      Ou seja compravas um avançado para os jogos importantes xD Isso diz muito do que até tu que o estás a tentar defender confias nele. Com Bas Dost irás continuar nesta linha de não ganhar nada pois ele simplesmente não acrescenta nada ao jogo do scp. E ele não é nenhum jonas que participa e constrói no slb(dei o exemplo dele por também não marcar em jogos grandes) nem nenhum CR7 para se poder dar ao luxo de não defender nem pressionar. Bas Dost é fraco e ponto, faz o que faz pois a liga tuga é fraca e quando o nivel sobe as suas debilidades ficam totalmente expostas.

      • Eagle
        Posted Fevereiro 22, 2019 at 1:05 am

        Concordo em absoluto. Encostar e marcar uns penaltis é fácil quando se joga numa equipa grande em Portugal. Nos jogos importantes é que se vê os bons e os maus, e com muita pena minha porque o Dost é o PL titular do meu clube, ele é fraco.

  • Joao X
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:05 pm

    É por-lhe laço e siga…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:09 pm

    De facto, não se percebe como é que Wendel antes não jogava. Sempre bati nisso e foi um dos erros de Jorge Jesus e Peseiro. Hoje esteve muito bem na 1.ª parte. Sai de pressão com facilidade, seja no passe ou no transporte. O próprio Bruno Fernandes não conseguiu fazer isso com tanta limpeza como fez Wendel. Tecnicamente é muito forte. Falta-lhe ser mais produtivo no último terço porque já mostrou qualidade de remate no Brasil. Além disso, falta um 3.º elemento no miolo porque Gudelj não ajuda nem no passe, nem no transporte, nem na recuperação. Metia já o Doumbia na Madeira.

  • hortalica
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:12 pm

    Eu concordo em grande parte com as criticas ao Dost (nalguns aspectos o autor talvez tenha sido demasiado duro e exagerado) mas a verdade é que é um jogador limitadíssimo e que tirando finalizar na área, pouco ou nada acrescenta, é uma nulidade na pressão (é raro dar pressão) e tem dificuldade em ganhar lances aéreos (jogáveis) na zona intermédia.

    Em Portugal um PL num grande que finalize/posicione-se minimamente marca muitos golos aos pequenos, mas na hora da verdade (clubes de fora de valia igual ou superior ou adversários directos de Portugal não fazem a diferença, e isto não é só com Dost. Até com Jonas isso acontece, ambos têm uma média brutal contra os pequenos e na champions/adversários directos a média de golos é muito muito baixa.

    Entre Slimani e Dost preferia o Slimani. Oferecia muito mais ao jogo, quer em pressão, roubar bolas, desmarcações, ajuda etc. E nos jogos grandes estava a conseguir ser mais decisivo.

  • mcthespecialone
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:13 pm

    Bas Dost perdoa, Slimani não (o fazia). Saudades do argelino.

    No mercado de Verão, é obrigatório ir buscar outro perfil para a posição de ponta de lança.

  • Paulopes
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:17 pm

    Bas Dost já deu muito ao Sporting…e estes últimos 2 meses a sua produção caiu a pique…pena não termos outras alternativas válidas.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:23 pm

    Sim, é a minha resposta sobre o Sporting vender Bas Dost ou não. Acho que não merecem o holandês. O Dost nunca foi um portento em futebol jogado mas já acrescentou mais do que tem acrescentado, inclusive mesmo nos golos já acrescentou mais e já foi bem mais eficaz. Está a viver um mau momento e já lhe cai tudo em cima, todos têm momentos menos bons e todos sabemos as características do Bas Dost, se pretendem outro tipo de PL devem vende-lo e investir num, mas pode ser que não só continuem sem chegar ao título como também fiquem sem tantos golos. Já vi o Dost acrescentar mais mesmo em futebol jogado mas neste momento está realmente mal. Se quiserem fazer um preço de amigo, eu aceito que venha para o Dragão, disponibilizo-me para ir busca-lo a Lisboa! O futebol é o momento e realmente passa-se de besta a bestial e vice-versa num ápice. A forma como o holandês foi tratado em Maio não se esquece e ele nunca mais voltou a ser o mesmo, era uma “máquina de golos” e agora é o que é. A verdade é que só damos valor ao que temos quando perdemos, o ser humano é muito assim e talvez reconheçam quando ele sair. O Slimani é o maior mas desde que saiu do Sporting nunca mais fez nada de especial. Não tiro mérito e qualidade ao argelino, mas o contexto e o momento contam muito, além de que são jogadores diferentes portanto vamos lá ter calma.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:32 pm

      Kacal,

      Disseste tudo. Permite-me só acrescentar mais umas coisas: o Bas Dost, aqui no Tugão, já tem melhor médio de golos até que Mário Jardel (e é muito complicado bater os recordes do Super Mário) e já o querem despachar.

      O Bas Dost vai continuar a ter o meu apoio, porque sei que na Liga tem tudo para fazer a diferença. Não nos podemos esquecer que este Bas Dost esteve na primeira época discutir, taco a taco, a Bota de Ouro com… Lionel Messi.

      Ainda assim, além de ficar com Bas Dost, eu contrataria um jogador na linha Slimani para os jogos com Benfica, FC Porto e europeus e com o Bas Dost para os outros jogos. Porque os campeonatos ganham-se e perdem-se nos jogos com os pequenos e não nos grandes.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:50 pm

        Esses dados só complementam o que disse e comprovam a qualidade do Bas Dost. Acho engraçado que por exemplo o Jardel seja tão valorizado na história do futebol português quando em jogo jogado e em aspectos além da finalização também era bastante limitado, mas pronto. Atenção que eu gosto imenso de ambos e não estou sequer a compara-los, apenas acho curioso.

        Sobre a última parte do que disseste, concordo totalmente. O Sporting deveria manter Bas Dost mas contratar mais um avançado que acrescente golos, mas também dê mais ao jogo colectivo e se assuma mais em jogos grandes e o Slimani seria perfeito. Agora se conseguem ter ambos já não sei.

        Saudações DesPortistas

    • Eagle
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 1:03 am

      O Slimani teve azar desde que saiu do Sporting Kacal. Muitas lesões e pouco ou nada jogou nestes últimos anos. Nos primeiros tempos do Leicester ele jogava bem, mas sim não vingou e acabou por ser flop, de qualquer maneira era muito mais jogador que o Dost e era absolutamente decisivo nos jogos mais complicados.

      • Kacal
        Posted Fevereiro 22, 2019 at 2:10 pm

        Não discordo, dou-te a razão Eagle. Mas se bem me lembro, o Sporting perdeu o título com JJ por empates com equipas mais modestas em Alvalade e tudo, nessa altura queixavam-se que faltava mais um PL que finalizasse e fizesse a diferença nesses jogos. Agora têm um e queixam-se do contrário. A solução seria terem ambos, nunca venderem o holandês!

        • Eagle
          Posted Fevereiro 22, 2019 at 3:47 pm

          Queixavamo-nos que contra os pequenos a equipa tinha falta de atitude, o Slimani era bom finalizador só precisávamos de um alternativa porque ele no fim da época estava rebentado, mas isso é normal nas equipas do JJ.

    • Turiacus
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 11:05 am

      Não diria melhor Kacal! Se quiserem um PL que corra, lute e pressione muito os adversários podem ficar com o Soares, também temos um com mais técnica como o Aboubakar e, por fim, temos um trapo como o André Pereira, que escolham à vontade que nós ficamos com o holandês sem problema algum ahaha

      • Kacal
        Posted Fevereiro 22, 2019 at 2:11 pm

        Ora nem mais, Turiacus ahahah. É só escolherem um, até podem levar dois que nós deixamos, têm muita variedade. Eu disponibilizo-me para os levar ao aeroporto. Mas tragam o Bas Dost!! Seria lindo em pleno Dragão cantar “Na na na na na na na Bas Dost!!” ahahah

        • Turiacus
          Posted Fevereiro 22, 2019 at 3:19 pm

          Fazemos um desconto especial e tudo, se escolherem o Soares ou o Aboubakar ainda levam o André Pereira como extra, oferta especial ahahah aposto que se o Bas Dost viesse os SD iam mudar a música e iam adaptar a música que deram ao Moutinho ou algo assim do género

  • Pelson Phils
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:36 pm

    O Bas Dost com extremos que o soubessem servir faria muito mais golos. Esta época não está a ser das melhores, mas nas alas os leões estão abaixo do desejado para lutar por títulos, tanto os extremos como os laterais. Apenas o Acuna safa a coisa… e mesmo assim o Sporting já teve bem melhor. Se o Sporting quer voltar a lutar em todas as frentes tem de manter jogadores como Dost, Bruno Fernandes ou Acuna. Se começa a vender, pior o que já está mau.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:41 pm

    Tenho adorado o Wendel. Parece sempre que vai perder a bola, mas ela anda sempre coladinho aos pés do menino.

    Queima linhas com uma facilidade incrível e tem qualidade técnica para muito. Só falta mesmo melhorar o aspeto da chegada à baliza. Está lá muitas vezes, mas parece que se amedronta.

  • Engineer_Mode
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:50 pm

    Discordo completamente. Um avançado que marque esse número de golos no nosso campeonato, na equipa com o terceiro melhor plantel e orçamento, é excelente. O Jonas também nunca fez nada de especial nos jogos grandes e isso não o impediu de ser considerado de forma unânime o melhor jogador do campeonato nos últimos anos. Sim, eu sei que Jonas dá mais ao jogo que o Dost, fiz a comparação apenas pela questão dos jogos grandes.
    Tivéssemos no Porto o Dost em vez do Soares, Aboubakar ou André Pereira e possivelmente este campeonato já estaria resolvido. Se o Sporting o quiser despachar por 15 milhões acho que o Porto deveria aproveitar, é um jogador com garantia de golos, talhado para equipas grandes e ofensivas, com bons laterais e extremos. Como penso que de uma maneira ou outra o Sérgio Conceição para a próxima época não está no Porto, acho que era altura de mudar para um sistema de jogo com verdadeiros extremos e o Dost encaixaria que nem uma luva.

    • Kacal
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:51 am

      Totalmente de acordo. Subscrevo!

    • Eagle
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 1:01 am

      Trocava o Dost pelo Soares num piscar de olhos. Na minha opinião o Soares é mil vezes mais jogador que o Dost.

    • Turiacus
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 10:50 am

      Estou completamente de acordo contigo em relação a tudo! Se tivéssemos um Bas Dost no Porto, a quantidade de oportunidades falhadas por jogo iria diminuir imenso. Se pudesse assinava já por baixo e trocava-o por qualquer um dos PL do plantel portista.
      Realmente não consigo perceber esta desvalorização tremenda do Bas Dost principalmente quando estamos a apanhar um Sporting em péssima forma em que toda a equipa está a jogar mal (fora o Bruno Fernandes e provavelmente Coates e Wendell) e com uma equipa psicologicamente em baixo. O Bas Dost tem de ser bem servido, se a equipa jogar para ele como se viu em épocas anteriores faz a diferença com uma facilidade tremenda e apenas ao nível do Jonas (a nível de golos pelo menos).

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:53 pm

    Muito mérito para o Keizer pelo Wendell está um belo jogador. Penso que acabou o tempo do Dost, não encaixa neste futebol, mas mesmo assim não deveria estar a falhar golos desta maneira.

  • Carlitos
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 9:59 pm

    Eu não quero um defesa central para sair com bola corrida assim como não vejo grande necessidade de um ponta de lança ter de recuar para trinco. Um ponta de lança é para marcar golos, seja de penalti ou bola corrida e é isso que o Bas Dost faz. Aqueles jogos contra equipas pequenas, em que precisamos de um abre latas é ele que resolve! Prefiro mil vezes o Bas Dost a um Liedson ou um João Vieira Pinto. Um avançado é para marcar golos e não apenas para jogar bonito e o Bas Dost é garantia de 25 a 30 golos por época! Como dizia o outro, contam é as bolas que entram!

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 21, 2019 at 10:16 pm

      Carlitos,

      Essa do Liédson era escusada. O Levezinho foi um dos grandes avançados que passaram pelo Tugão.

      E marcava muitos golos.

      Saudações Leoninas

      • Carlitos
        Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:02 am

        Liedson 313 Jogos 172 golos – 0,55 por jogo
        Bas Dost 103 Jogos 85 golos – 0,83 por jogo

        O Liedson jogava bonito, mas eficaz é o Bas e como disse, eu quero um ponta de lança para marcar golos, para jogar bonito deixo para os extremos ou criativos do meio campo.

        SL

        • Joga_Bonito
          Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:47 am

          É como o VM diz, os números por vezes mentem e no caso do Dost, eu acho que ele marca muito porque está no SCP. Já Liedson e JVP eram craques, compará-los a Dost é sem sentido. Bas Dost necessita da equipa para jogar. JVP levou o SLB às costas nos tenebrosos anos 90. E Liedson, camisola verde e branca à parte, tinha muita classe como jogador. Era incrível como ganhava bolas, pela sua técnica, com um físico de um morto de fome (sem querer desrespeitar). Os avançados que marcam golos, só os marcam com quem os produza. E acho que um avançado que só mete bolas, sendo bom, numa equipa top como o Sporting exige-se mais.Liedson dava muito mais à equipa que Bas Dost e nem falo de JVP.

    • Chomate
      Posted Fevereiro 21, 2019 at 11:14 pm

      “Prefiro mil vezes o Bas Dost a um João Vieira Pinto”. A sério?
      Por este comentário, da para entender que ficou preso nos 70’s, o que nesse caso peço que mande um abraço ao Jonh Lennon por mim.

      • Carlitos
        Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:05 am

        Os golos é que ganham os jogos!
        JVP – 601 jogos 148 golos 0,25 por jogo. Já vi médios centros com melhor média de golos do que este avançado!

        • Pipo
          Posted Fevereiro 22, 2019 at 9:13 am

          Tens razão… Bas dost é claramente superior a jogadores como: Falcão, Hulk, Jonas etc etc. Aliás acima de de Dost, só Jardel e Eusébio.

    • Control911
      Posted Fevereiro 21, 2019 at 11:32 pm

      “Liedson resolve” ficou esquecido.? J.V.P. além de marcar golos era o abre latas e abono do Jardel. Dost é típico ponta de lança. Liedson e J.V.P. eram avançados. Não confundir. Faz lembrar o Cardozo e o Mitroglou na Luz. Eram mancos mas quando saíram deixaram saudades. Dost com J.V.P. marcava até se fartar. Atualmente a companhia que tem é Bruno Fernandes que quando lá chega já vai atrasado que não pode estar em todo o lado.

      • Carlitos
        Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:07 am

        Eu não me esqueci da magia que eles tinham, mas é como diz, só depois dos grandes ponta de lança sairem é que deixam saudades e eu não quero ter saudades do Bas Dost!

  • BrunoAlves16
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 10:01 pm

    A minha resposta é Sim e é com pena que digo isto. Gosto dele genuinamente, da sua atitude e entrega e até a forma como se vê que gosta de estar no clube e em Portugal, mas é o estilo de PL que já não se coaduna muito com o futebol de hoje em dia. Nao se associa, nao pressiona, fraco nos duelos, basicamente é muito bom a atacar o segundo poste mas depois tem finalizações como a de hoje… acho que o Sporting precisa de um avancado de outro perfil, se calhar com menos golo em absoluto mas mais refinado e que dê mais á equipa e se incorpore mais nela. Nesse sentido acho que era bom para nós uma venda do Dost, mas para receber os valores minimamente aceitáveis acho que só para o mercado asiático, e não me parece que ele queira ir para aí.

  • M1950
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 10:08 pm

    O Dost tem as suas características com as suas limitações mas ainda assim é dos melhores avançados que passou pelo futebol português e as carradas de golo que marca não são fáceis de garantir nesse mercado , é um jogador da casa leonina que está numa má fase desde o jogo com o FC Porto onde parece ter perdido confiança , mas acredito que a vai recuperar.

    Não vi o jogo mas não me surpreende , Wendel a jogar mais recuado é uma máquina.

    Continuamos à espera de ver mais Doumbia.

    • Eagle
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:59 am

      Dos melhores que passou em Portugal? Nem de perto nem de longe, és dos que mais percebe de futebol aqui mas esse comentário foi um tiro ao poste.

  • Bruno_Costa
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 10:14 pm

    Sem dúvida Dost tem tido uma marca importante no meu Sporting em termos de golos. Mas acho que uma venda no fim da época não era descabida de todo.

    Olho para qualquer equipa top na Europa e todas elas jogam com um avançado que tem mais do que simples instinto goleador. O número 9 hoje é um jogador que tem que ser agressivo sem bola, que ganhe bolas aéreas, enfim as coisas que Dost não faz. E este ano tem revelado alguma alergia até com o que ele sabe fazer melhor, que é finalizar de cabeça.

    Se ele permanecer, é urgente contratar um ou dois avançados com as qualidades que Dost não tem e jogar com os dois na frente.

  • Bio
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 10:15 pm

    Os adeptos do Sporting são os mais bipolares do planeta. Passam sempre do 8 ao 80.
    Ora acreditam que podem ser campeões, ora nem em 4º lugar vão ficar.
    Ora um jogador é o melhor avançado do campeonato, ora é o pior goleador da história do futebol.

    Sinceramente, nunca achei Bas Dost muito dotado tecnicamente. Mas a verdade é que o holandês faz a diferença dentro da área contra equipas inferiores (90% dos jogos do Sporting são contra equipas inferiores). Nunca gostei do endeusamento exagerado de que era alvo, mas esta perseguição então confunde-me mesmo. Um jogador com números notáveis em várias épocas consecutivas, que se manteve no clube depois do que se passou no ano passado…

    Sim, Bas Dost está em má forma. Mas se virem bem, o Sporting joga 0 e isso torna difícil a vida de um avançado matador, que depende do caudal ofensivo da sua equipa.

    Acho, com toda a franqueza, que a bipolaridade dos adeptos leoninos é um tema digno de estudo. E digo isto sem qualquer significado pejorativo para os sportinguistas.

    • Eagle
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:58 am

      Ele não está a ser perseguido. Simplesmente as pessoas começaram a ver que ele não era nem de perto nem de longe o que maior parte dos sportinguistas pintavam. Eu sou sportinguista, e sempre disse e soube que o Dost era fraco para o Sporting, os números dele são muito bonitos mas se analisarmos a fundo grande parte dos golos é encostar e penaltis, nada contra mas muito curto para um avançado de um clube que aspira a titulos.

    • Guedes
      Posted Fevereiro 22, 2019 at 3:28 am

      Bio, parabéns por essa tua análise, na mouche. Como o futebol vive do momento, qualquer jogador passa de bestial a besta. Dost não tem estado bem, é um facto, mas como disseste e bem esta perseguição ao homem é bem pior que o eudeusamento do mesmo! Dost não é, nem nunca foi, um avançado móvel. Isso já todos sabemos. É um avançado à antiga, muito posicional e que quando é bem assistido, faz toda a diferença como já provou antes. O grande problema do Sporting a meu ver está no facto de não conseguirem ligar o seu jogo. Muitaw vezes a equipa não consegue definir, nem bem nem prontamente, chega a ser frustante ver os jogos e se Dost não é bem servido também não é ele que vai procurar a bola lá atrás e construir jogo. Se podia fazer muito mais do que tem feito, sem dúvida, agora dizer que é um jogador que não serve para o Sporting é ridículo. Não podemos é depender só dele na frente.

  • josediogo
    Posted Fevereiro 21, 2019 at 11:44 pm

    Disse noutro post que o Dost fez um jogo horrível.
    Esta época não tem sido a dele.
    Mas com esta qualidade e estilo de jogo, o que esperavam?
    A bola não lhe chega muitas vezes em condições. Não é jogador de lutar, correr, ir à pronfundidade ou 1×1.
    É um jogador à antiga, fixo que mete a bolinha lá dentro.
    Este muito mal hoje e tem estado, mas não esqueço o que tem feito nos últimos anos, nem por ter voltado no início da época.
    Merece mais respeito, agradecimento e força para ultrapassar esta má fase.

  • Guedes
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 3:38 am

    Com muita pena votei sim. Apesar de achar que as críticas ao holandês são extremamente exageradas e que o mesmo merecia mais respeito, acho que o melhor para o Sporting era deixar Dost sair no final desta época fazendo um encaixezito e alargando mais a folha salarial. Bas Dost já deu MUITO ao Sporting, adoro este homem por isso, mas no estilo de jogo de Keizer e até do futebol moderno não podemos ter um avançado tão posicional. Precisamos que de alguém que seja ágil e que consiga jogar em espaços curtos.

  • Marcio Ricardo
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 5:23 am

    Como Benfiquista fico muito feliz se despacharem o Dost. Claramente um dos melhores jogadores do Sporting nos últimos anos. Se é assim tão mau, imaginem os outros. Querer colocar o problema em alguém que tinha uma média, sei lá, de 30 golos por época dá vontade de rir. Se o Sporting lutou pelo campeonato até ao final ou foi a finais de taças bem lhe pode agradecer, a ele e a Bruno Fernandes.

    Eu acho que o problema do Sporting se calhar são uns 10 jogadores que lá estão que não tem qualidade para um Sporting forte, digamos vá, do mesmo quilate de Benfica e Porto. Se tivessem se calhar o Bas Dost fazia o que tem feito em anos anteriores e estavam todos contentes com ele. Ele já mostrou qualidade mais do que suficiente portanto quando leio um post destes ou algo parecido eu me pergunto, será que o Sporting tem o Aguero, o Icardi ou qualquer outro no plantel e eu não sei ? Alguma coisa me está a escapar. Se calhar o Sporting tem que se preocupar em arrumar bons jogadores para acompanhar os poucos que lá estão acima da média e não o contrário.

  • RLuz
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 9:50 am

    Quando marcam são heróis, quando falham são “pinos”, esta é a vida de um ponta de lança.
    Muitos agora o criticam porque só marca de penalti ou só de encostar, mas ele está lá é para isso, aparecer no sitio certo à hora certa. Só que infelizmente ontem perdeu uma oportunidade de ouro para gelar o El Madrigal!
    Apesar das bolas não chegaram muitas vezes em condições para Bas, é verdade quando chegam ele tem sido um desastre. Agora pergunto a culpa será só dele?
    Bas Dost neste momento merecia um ou outro jogo a começar do banco para ver se “acorda”, mas que é o próximo homem? Luiz Phellype? Este parece que não dá muita confiança ao Kaizer, Montero se calhar faz muito mais falta do que se possa pensar.
    O Holandês na minha opinião é o segundo melhor jogador do Sporting, e um dos melhor “pontas” que passou pelo Sporting na última década, portanto para valeu e bem os 10M investidos!

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 10:13 am

    Isto do Bas Dost não deveria ser novidade para ninguém… o máximo que sempre consegiu fazer foi uma ou outra tabela boa quando está de costas para a baliza e já perto da grande área. Ontem o problema foi Keizer não o ter tirado logo a seguir à expulsão de Jefferson por Rafinha, colocando Diaby na frente, porque a jogar com menos um, precisávamos de velocidade. Assim, ficámos a jogar com menos 2.
    No entanto, continua a ter números excelentes e nunca na vida o Sporting consegue contratar outro avançado que marque tanto. Ele apenas está num mau momento de forma.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 11:17 am

    Está melhor de jogo para jogo o Wendel sem duvida nenhuma.

    A discussão do Bas Dost já é velha, é daqueles avançados que já se sabia que em Portugal faria muitos golos, mas depois tem muitas limitações noutros capítulos.

  • Gui Loureiro
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 12:11 pm

    Não podia discordar mais.
    Keizer recuperou o Bruno Fernades que não estava a jogar puto com o Peseiro e pegou no Wendel. Uma coisa de de borla ao Jesus. Potenciou o Slimani e potenciou o Bas Dost. O futebol que Keizer quer não é benéfico para Bas Dost é verdade. Mas não se pode passar de bestial a besta assim. Mas é o típico adepto português. Conseguiu um troféu numa final four com os 4 melhores clubes portugueses, que ninguém contava depois do que se passou em Agosto. O Villareal tem melhores individualidades, o que é normal, mas era uma eliminatória ao nosso alcance que não foi ultrapassada por uma má exibição em casa e por uma arbitragem muito mas muito duvidosa na segunda mão. Não fosse a expulsão completamente absurda, aliás, os dois amarelos são absurdos e estou em crer que passávamos.
    Por último, não, não se resume à meia final da taça. O Sporting tem condições para o 3° lugar, pelo menos! O campeonato ainda não acabou por muito que muitos adeptos quisessem. Há muito ponto para disputar. Isto só acaba em maio. Até pode ficar como está agora, sim, mas neste momento, ainda muito pode acontecer.

  • Post Author
    Visão de Mercado
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 5:08 pm

    ⚽️ Golos de Bas Dost na Europa:

    2016/17:
    Bola Corrida: 1 (Legia)
    Pénalti: 0

    2017/18:
    Bola Corrida: 4 (Astana, Olympiakos 2x, Steaua)
    Pénalti: 0

    2018/19:
    Bola Corrida: 0
    Pénalti: 1 (Qarabag)

    ⚽️ Golos de Bas Dost em Clássicos:

    2016/17:
    Bola Corrida: 1 (Benfica)
    Pénalti: 0

    2017/18:
    Bola Corrida: 0
    Pénalti: 0

    2018/19:
    Bola Corrida: 0
    Pénalti: 2 (Benfica e FC Porto)

    ⚽️ Total:

    Europa: 6 golos em 21 jogos (1 deles de penálti)
    Clássicos: 3 golos em 12 jogos (2 deles de penálti)

  • R1906
    Posted Fevereiro 22, 2019 at 5:57 pm

    O problema do Sporting não é o Dost, é a falta de alternativa. O Dost nestes jogos se facto deixa muito a desejar, mas depois em mais de 80% dos outros é um jogador muito bom para a realidade do Sporting e portuguesa. O Sporting precisa sim de ter uma avançado mais móvel nas suas fileiras que vá jogando regularmente assim como o Dost.

Deixa um comentário