Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Paixão pelo futebol ou paixão pelo clube?

Será a paixão pelo clube algo que se deve sobrepor à paixão pelo futebol? Recentemente, e em Portugal especialmente, temos assistido ao retorno de algumas “velhas estrelas” ao país, desta vez não como jogadores da casa mas como adversários (Hulk, Garay, Witsel, etc). Se por um lado seria natural a amarga receção a Hulk, depois do que este fez na Luz no jogo da Champions, um amante do futebol seria “obrigado” a aplaudir. A verdade é que tal não ocorreu, nem de perto! Os apupos ao Incrível, talvez também pela rivalidade existente, foram de tal ordem que até o próprio jogador respondeu ao público. Este é apenas um exemplo, relembrem os jogos do Barcelona sempre que fazia o tão conhecido “tiki-taka” no Santiago Bernabéu, entre outros imensos exemplos.

Será que é a paixão pelo futebol que move estes adeptos? Ou a paixão pelo clube que tem a equipa de futebol? Cada vez mais me parece que a segunda opção se torna mais plausível, mais credível, mais acertada. O orgulho no clube, a paixão pela equipa sobrepõe ao “bom futebol” adversário, à agressividade do defesa na recuperação da bola, à magia do adversário após o drible, ao gesto subtil do jogador que introduz a bola na “nossa” baliza. E será isto correto? Será este amor cego pelo clube acertado? Há, obviamente, exceções de algumas ligas, onde podemos avistar o público a vibrar com o bom futebol da equipa adversária, porém o mais natural é o contrário, os apupos ao jogador que acabou de driblar uns quantos dos nossos, os assobios à equipa que, por seu próprio modelo de jogo, mantem a posso de bola consequentemente, as ofensas ao defesa que, apesar do corte limpo, foi demasiado “agressivo” na abordagem à nossa estrela.
A paixão cega pelo clube em lugar da paixão pelo futebol poderá trazer, e traz já no presente, problemas ao mundo do Futebol. Vejam os casos de agressões mútuas de claques. Amor pelo Futebol? Afinal, o bilhete é pago para ver a equipa ou um espetáculo de Futebol? Não seria mais produtivo para o orgulho desse adepto viciado pelo clube assistir à sua equipa a defrontar onze mecos no treino? A paixão pelo futebol deve, ou deveria, sobrepor-se a paixão pelo clube. Procurem um bom espetáculo, apoiem o bom espetáculo! O futebol é bem mais que um clube, que um jogador!

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Adriano Fernandes

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 4, 2014 at 12:42 pm

    Hulk é um jogador incrível, um dos meus preferidos dos que por cá passaram… e ao contrário de muitos, para mim não é preciso um jogador sair de cá (Portugal), para eu considerar o melhor, ou um jogador de grande qualidade! Sei admitir que Enzo, Salvio e Gaitán são espectaculares, e que fazem coisas fantásticas com a bola. Sei dizer o mesmo em relação ao Jackson ou Brahimi!
    Mas isso não quer dizer que eu os vá aplaudir em Alvalade, ou que fique maravilhado quando fizerem um "golão" em Alvalade, isso não faz sentido. O amor irracional ao nosso clube, é isso mesmo, irracional, mas é uma das coisas mais espectaculares deste desporto (quando não se entra em excessos, como a violência, etc.)
    E sim, eu pago o bilhete para ver o Sporting e vibrar naquele ambiente magnífico… podem chamar-me doente, mas se sempre que eu fosse a Alvalade o Sporting ganhasse 10-0, e o adversário nem passasse do meio campo, para mim estava perfeito. Se isto é amor ao futebol? Secalhar não. Dou razão ao post.

    • RiefSilva
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:13 pm

      Concordo plenamente contigo Luis Rafael.

      Gosto de futebol, gosto de ver bom futebol, mas quando se trata dos clubes que apoio, no meu caso FC Penafiel e FC Porto, prefiro primeiramente a vitória destes mesmos clubes, se com isso vier bom futebol, melhor ainda.

      Quando se tratam de outras equipas, então aí sim, aplaude-se o bom espectáculo, o bom futebol, os grandes golos.

    • Kafka I
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:24 pm

      Luis

      Subscrevo inteiramente o teu comentário

    • Tiago Santos
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:43 pm

      É exatamente isso Luis. Alias o futebol tem uma enorme força também por causa dos adeptos fervorosos, se não ouvessem adeptos assim não teria tanta piada.

    • Pedro Peles
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:04 pm

      Concordo plenamente. Mas nunca descurando os bons jogadores. Aliás como custumo dizer, num Benfica vs Porto eu quero que o Benfica ganhe sempre 10-0 mas caso haja um golo do porto gostava que fosse de Jackson ou Quaresma(dois jogadores que admiro). O mesmo se passa num Real Vs Barça em que havendo golos do Barça gostava de fossem só do Neymar… a logica é sempre a mesma quando jogam equipas que eu gosto contra jogadores que eu aprecio ( tenham eles passado por rivais ou nao).

    • Daniel Alves
      Posted Outubro 4, 2014 at 4:41 pm

      Concordo planamente com o que disseste, Luís, excepto no clube porque sou do Benfica :).
      Mas para mim é isso mesmo, era 15 a 0 sem nos cansarmos. E sei admitir e ver que os meus rivais e adversários têm bons jogadores e que fazem grandes coisas, mas por jogarem ou terem jogado nos rivais nunca vou gostar deles. Gosto de futebol quando estão duas equipas que não me dizem nada a jogar. De resto, gosto é do meu Clube

  • Anónimo
    Posted Outubro 4, 2014 at 12:45 pm

    Pelo menos é possivel dizer que a "clubite" impede-nos de ver as coisas como elas realmente são (Futebolisticamente falando)

    Bernardo A

  • francisco
    Posted Outubro 4, 2014 at 12:49 pm

    Acho isso tudo muito bonito, mas honestamente quero é ver o meu Sporting a vencer, seja com bom ou mau espetáculo…

  • TiagoS
    Posted Outubro 4, 2014 at 12:51 pm

    É normal, tal como aconteceu com o Matic em Alvalade nesta semana que ainda acabou por fazer um golo.

    Tiago

  • I.C.E.
    Posted Outubro 4, 2014 at 12:51 pm

    Recentemente, os dois mais poderosos clubes do mundo, o Real e o Barça, deram dois bons exemplos aplaudindo Ronaldinho Gaúcho e Messi depois de rubricarem um grande jogo no Santiago Bernabéu.

    Aqui, já viu-se na Luz apupos a Raul Meireles, Bruno Alves ou Hulk. Enquanto que em Alvalade, Ricardo Quaresma é sempre assobiado. No caso do FC Porto, não me recordo de nenhum caso, mas concerteza que eles existem.

    Pessoalmente, acho que quando um jogador faz, independentemente da equipa, levantar o estádio com um golo ou conclui uma grande jogada ou finta um conjunto de adversários, é de aplaudir. Embora, geralmente, veja-se um coro de assobios ao jogador que já jogou por A, B, C no passado.

    P.s. Quero ver a reação dos adeptos do Arsenal ao retorno do Fabregas. Penso que será pacífico e aplaudido, a menos que faça algo tipo Nasri ou Adebayor

    • Anónimo
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:38 pm

      Eu em primeiro lugar apoio o meu clube. Depois apoio o bom futebol. Após um jogador marcar 1 golo contra o SCP aplaudo? Não faz sentido pois não?

      A magia, o ambiente do futebol não é só palmas. É rivalidade saudável também. É apoio à minha equipa e não ao adversário quando marca 1 golo, tenha sido ou não um bom golo.

      E não te foques só nos assobios. Se foi um jogador que foi para o rival é obvio que vai ser assobiado = rivalidade. Mas também existem os momentos de fair-play. O Helton, por ex, foi aplaudido em Alvalade quando se lesionou

      Alex

    • David Silva
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:52 pm

      Temos um caso que ainda está bem quente. Lampard marcou ao Chelsea e os adeptos do chelsea ovacionaram no.

    • I.C.E.
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:00 pm

      Alex, concordo com tudo que disse, exceto num ponto.

      Eu não tenho problema nenhum em reconhecer a qualidade dos jogadores dos rivais, e admito que quando, mesmo tendo um amor incondicional, sei reconhecer que realmente o adversário deve de ser aplaudido.

      Por exemplo, quando Cristiano Ronaldo e o Matic, já marcaram grandes golos ao FC Porto, e é certo que na hora senti raiva mas ao mesmo tempo, admito que realmente, aqueles golos são fantásticos.

      Ou ainda outro exemplo, quando o Neuer jogou pelo Schalke 04 e defendeu tudo que havia para defender, também é de aplaudir.

    • Pedro Peles
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:06 pm

      David, penso que só mesmo em Inglaterra é que irás ver uma coisa assim

  • yellow box
    Posted Outubro 4, 2014 at 1:01 pm

    Já foste em algum período da tua vida um adepto fanático?
    Se nunca o foste, não vais conseguir perceber.
    Pago bilhete para torcer pelos "meus" jogadores… se quiser ver e apreciar o futebol com tudo o que lhe é inerente (movimentações tácticas, etc, etc..), limito-me a ver o jogo no sofá. Agora num estádio, não consigo estar calado nem sentado. É mais forte que eu.

    Saudações Benfiquistas

  • Filipe
    Posted Outubro 4, 2014 at 1:20 pm

    Penso que há um amor pelo clube. E em muitos casos amor pelo futebol. Sou portista e vou pegar num exemplo: na minha opinião André Gomes no Benfica nunca fez nada por aí além. Mas um dia resolveu fazer uma jogada mágica e fez um golo brilhante ao Porto. O que foi? Uma jogada mágica. Se eu gostei? Óbvio que não.
    O mesmo se passa e ainda mais acentuado, quando um Hulk passa na Luz. Depois do que fez nos anos que cá andou, é normal que por muito brilhante que seja ninguém vá gostar. Tal como eu não gostarei um dia que o Gaitan vá embora e jogue brilhantemente contra o meu Porto.
    Just my 2 cents

  • Diogo
    Posted Outubro 4, 2014 at 1:30 pm

    Lamentável a atitude dos adeptos benfiquistas com um jogador que já nos brindou com grandes momentos na liga portuguesa. Mas isso ja é o normal..

    Saudações Leoninas

    • Forever
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:48 pm

      Por outro lado, na passada 3ªfeira não acontece nada semelhante em Alvalade, certo??

    • Tiago Santos
      Posted Outubro 4, 2014 at 1:52 pm

      Parto do principio que aplaudiu o Matic de pé aquando do seu golo na terça então. Não vamos branquear os factos, se um jogador é/foi a estrela de um rival obviamente que irá ser apupado e não é "o normal" porque é o Benfica. Sim o Benfica faz isso, o Porto faz isso e escandalosamente ou não, até o seu Sporting faz isso. Quando Ronaldo jogava no Man Utd e fez aquela obra de arte no jogo com o Porto, acha que o aplaudiram? Assobiaram-no e isso é o mais natural. A atitude dos dois jogadores é que difere, o gesto que o Hulk fez, isso sim é que é lamentavel. É certo que o "castigaram" o jogo inteiro, mas um jogador a sério mantém o nível e responde isso dentro de campo (como o estava a fazer) e não precisa de linguagem gestual

    • Bernardo Meneses
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:03 pm

      Subscrevo inteiramente o teu comentario tiago

    • Diogo
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:12 pm

      Lamento não partilhar as vossas opiniões. Sempre gostei muito do matic como jogador (para mim dos melhores médios defensivos que passaram na nossa liga) e, embora obviamente, não tenha aplaudido o golo do matic (até porque não foi um golo nada de especial diga-se), não deixo de gostar do jogador nem o apupo só porque nos marcou o golo da derrota.

    • Diogo
      Posted Outubro 4, 2014 at 2:28 pm

      Mas isto é a mentalidade que existe no futebol português. Eu vi o Lampard a marcar um golo que valeu 2 pontos perdidos ao seu "berço" e os adeptos Londrinos aplaudiram-no. Isso era impensável em Portugal por causa da mentalidade clubistica dos adeptos.
      Mas isso tudo é normal, tendo em conta que vivemos num país em que 70% dos adeptos são do mesmo clube. Não há tradição de futebol cá nem nunca vai haver infelizmente

    • Bruno Gomes
      Posted Outubro 4, 2014 at 6:21 pm

      Quando é do Benfica generalizas e dizes que "e lamentável a atitude dos adeptos benfiquistas" quando é do Sporting dizes que não o apupas, está certo só se generaliza quando e o que interessa.

    • Leonardo Santos
      Posted Outubro 5, 2014 at 2:20 am

      Primeiro ponto: como pode usar o exemplo do Lampard, que jogou praticamente a sua carreira inteira no clube londrino e só nao continuou porque o clube nao quis renovar! Alem disso, nem era suposto jogar contra a sua antiga equipa este ano, pois foi contratado por equipa americana.
      Segundo ponto: acho engraçado como particulariza um caso. Haveria eu de ficar contente por um jogador que me deu tantas tristezas, apoiá-lo ou aplaudi-lo?
      Terceiro ponto: calculo entao que quando o seu clube foi humilhado pelo Bayern, o senhor bateu palmas e ficou extremamente contente com o vendaval ofensivo alemao e com os imensos golos que o seu clube sofreu.
      Quarto ponto: se sou de clube X, e o meu clube está a jogar, porque haverei de aplaudir o clube Y que fez uma magnifica jogada, se o meu clube é o X?
      Há com cada um….

      LS

    • Diogo
      Posted Outubro 5, 2014 at 10:32 am

      1º ponto: o exemplo do Lampard é para demonstrar a dicotomia entre quem sabe ver futebol e quem não sabe. Não é por acaso que Inglaterra é o berço do futebol.
      2º Não, não é suposto apoiar mas se aprecia o jogador porque é que o há-de apupar durante o jogo?
      3º Esse exemplo do jogo com o Bayern é completamente despropositado porque estamos a falar de ex-jogadores do nosso campeonato.
      4º Voçê não faz porque tem mentalidade de futebol português, simples.

      Como já referi eu gosto de ver futebol e não é só porque o jogador X joga no Benfica ou no Porto que eu deixo de gostar de o ver a jogar.

  • Joel
    Posted Outubro 4, 2014 at 1:45 pm

    Essa é uma questão que é como a pescada, só que neste caso a questão antes de ser respondida já o foi! É óbvio que em PT é só fanatismo. Raras são as pessoas que conseguem fazer analises sérias e realistas dos jogos. Vemos adeptos do FCP, SLB ou SCP no fim de jogos desastrosos a dizer que as equipas fizeram jogos espetaculares. Num momento o Artur vai para o Barça e para a seleção do Brasil, no outro é o pior GR de sempre. O mesmo sobre o Mauricio, que já devia ser naturalizado portugues. Tal e qual com o Licá no FCP. Só para referir alguns exemplos.

    Nós temos fanatismo e extremismo em geral no futebol. No fim contam as vitórias e os titulos, tudo o que ocorre no meio é passado e esquecido facilmente. Problema é para quem perde.

    Quanto ao Hulk.. Para mim é um dos melhores jogadores do mundo, como o Di Maria, embora goste muito mais do 1º. Isto não é de clubes, é de apreciação de qualidade. Falcão TOP, James bom, mas altamente inflacionado e vários patamares abaixo dos outros 3 que já referi. Sou portista, mas não é por isso que digo que tudo o que está ou passou no FCP é ouro puro ou diamantes.

  • André Pinho
    Posted Outubro 4, 2014 at 2:03 pm

    Que tema sem sentido. Não se pode descolar o futebol da essência humana. Pergunta para o autor (que não conheço de lado algum, claro): se a empresa de um familiar seu contratar um funcionário de top, que vem de certeza trazer melhorias ao trabalho, e para isso despede o seu familiar, você vai aplaudir e admirar esse funcionário, ou a própria empresa? Claro que não.
    Provavelmente, ao analisar esta questão numa empresa qualquer, com duas pessoas completamente desconhecidas para si, conseguirá analisar a questão de forma mais racional, mas quando nos toca a nós, ou algo que amamos, torna-se praticamente impossível. Podemos reconhecer o brilhantismo de um adversário, mas não podemos ficar genuinamente felizes quando esse brilhantismo nos rebenta com sonhos ou esperanças.

    Acho que a discussão "amor ao clube vs amor ao futebol" não deve ser encarada por esse ponto de vista. É perfeitamente normal Hulk ser assobiado e apupado na Luz depois de ter dinamitado meia equipa encarnada meia dúzia de vezes. Não será normal, e aí assim podemos dizer que essa pessoa não gosta de futebol, se um um adepto benfiquista ou sportinguista não ficar impressionado com os barrotes do homem na Liga Russa, ou com os raides infernais nos outros jogos da Champions.

    Sou portista, doente mas não fanático, e tenho vibrado com as exibições de Rodrigo e André Gomes no Valência. Têm sido um belo cartão de visita do futebol português, e porque gosto de futebol, tenho acompanhado o Valência esta época. Se por acaso na próxima época vierem ao Dragão jogar nas competições europeias, serei provavelmente dos primeiros a assobiar mal o Rodrigo se lembre de sprintar. Não quer dizer que odeie o Rodrigo, que seja "anti" alguma coisa, ou que não goste de bom futebol. Simplesmente não quero que ele faça mal à minha equipa.

    PS: Para um adversário de peso ser aplaudido incontestavelmente na casa do adversário, é preciso uma conjugação de factores muito sensível. Aplausos sinceros, de admiração pura mesmo depois de um desfecho negativo para a equipa da casa, a nível Mundial só me lembro de duas demonstrações desse tipo: Ronaldinho e Del Piero no Bernabeu.

  • estrela
    Posted Outubro 4, 2014 at 2:11 pm

    Falta paixão pelo futebol em Portugal infelizmente. Eu felizmente tanto vou ver um jogo a alvalade como vou à luz como vou ao dragão ou a qualquer campo, independentemente de gostar mais deste ou daquele clube gosto de ver " bola " e isso faz falta ao adepto português, o que se passa acualmente cega o adepto !

  • Nuno R
    Posted Outubro 4, 2014 at 2:25 pm

    Portugal tem zero de cultura desportiva, o que se transforma em zero de paixão por qualquer tipo de modalidade.
    Praticantes, temos poucos, espectadores, idem.
    O normal adepto quer ver o seu clube vencer, seja no futebol ou ao berlinde. Muitas vezes nem se dá ao trabalho de entender as regras ou de tentar perceber o que se passa.
    Também é certo que muitos aproveitam os jogos, no estádio ou no sofá, para simplesmente mandar para fora a frustração de uma semana de trabalho e sacrifícios.

    • Anónimo
      Posted Outubro 5, 2014 at 1:16 pm

      Temos poucos praticantes e poucos espectadores, porque somos 10 milhões. As comparações são sempre feitas com países que têm 4, 6, ou 10 vezes mais a nossa população. Para ti cultura desportiva é ser indiferente, com a tua cultura desportiva, não havia clubes, nem competitividade no desporto.

  • João Jesus
    Posted Outubro 4, 2014 at 2:39 pm

    Não concordo, de todo, com esta visão.
    Qualquer pessoa que tem o seu clube de futebol, quer sempre que ganhe e não importa se vai o Messi, o Ronaldo ou seja quem for ao nosso estádio que nós não vamos deixar de apoiar a nossa equipa. O que este texto deu a entender é que se o Barça (p. ex.) viesse jogar contra o nosso clube nós deveríamos apoiá-los a eles no nosso estádio, apenas porque jogam muito bom futebol!! (Isto faz algum sentido?!?!?!?!)

  • Gauss
    Posted Outubro 4, 2014 at 3:40 pm

    Se o autor quiser ver um bom espetáculo que se sente em casa e assista wwe. É sempre um bom espetáculo.

    Futebol principalmente são clubes e o que eles dizem as pessoas. Quero ver um bom espetáculo entre duas equipas quaisquer agora o meu clube quero ver ganhar.
    Dizerem que é fraca mentalidade portuguesa é mais o argumento da moda. Se assobiar faz com que o adversário falhe um passe só temos de assobiar o jogo todo. Como adeptos é esse o nosso papel.
    Futebol é um jogo não é uma telenovela.

  • edilson
    Posted Outubro 4, 2014 at 4:11 pm

    Grande post.

  • joao
    Posted Outubro 4, 2014 at 5:03 pm

    Este tipo de discussão é uma perda de tempo já que a resposta é demasiado evidente… Basta ver os adeptos que só gostam de determinado desporto quando o clube o tem… o futebol é o mesmo com a diferença que alguns até gostam dele mas gostam mais do clube

  • PedroCastela
    Posted Outubro 4, 2014 at 7:32 pm

    Eu não consigo juntar cultura desportiva com paixão e amor pelo SLB. Logo, quando o SLB está em campo, só quero que vençam e pelo maior resultado possível, com o melhor tipo de futebol possível.

    Cultura desportiva tenho quando vejo um bom jogo de futebol em que, até posso ter a minha preferência, mas não mexe com sentimentos mais irracionais, algo que caracteriza o nosso ser latino.

    Da mesma forma, não aplaudiria ninguém que marcasse um golo ao SLB, seja ele quem for.
    Claro que também não me identifico com os adeptos que vão para o estádio chamar filho da p*** e mandar para o ca****o jogadores adversários só porque outrora jogaram nos rivais.
    Isso já é exagero. Fanatismo. Doença.

    Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Outubro 4, 2014 at 8:11 pm

    Quando joga o meu clube não à cá paixão pelo futebol, apenas paixão pelo meu clube.
    Durante os 90´ eu quero lá saber se o jogador X ou Y já jogou (e alguns jogaram e muito) no meu clube. Naquele rectângulo verde é adversário e como tal é assobiado como todos os outros que não sejam os nossos.
    Durante aqueles 90´quero que perca e se fizer auto golo ainda melhor…ai sim pode-se aplaudir 3:)
    Para mim não à cá dessas me***s de ter que se "poupar" um jogador que já defendeu a nossas cores. Joga no adversário é adversário e como tal naqueles 90´ tem que ser tratado como adversário (apenas abro excepção para expulsões, auto golos e lesões). Se for substituído também aplaudo porque ai já deixou o campo como adversário.

    Lopes

Deixa um comentário