Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pepe e Maicon: De líderes da defesa para o estatuto de suplentes

No princípio da época ninguém se ousava a afirmar que íamos chegar a Abril com Maicon e Pepe num papel completamente secundário nas suas equipas. Depois de uma excelente época 2011-12 – ambos foram fundamentais no sucesso das respectivas equipas assumindo mesmo uma liderança forte nas suas defesas – em virtude de longas paragens por problemas físicos – e do excelente rendimento dos seus concorrentes directos (Mangala e Varane) -, têm agora, apesar de ocasionalmente serem titulares (o português quando Mourinho poupa os jogadores para o campeonato, o brasileiro principalmente na Taça da Liga ou em situações de castigo), o estatuto de suplentes.
Vítor Pereira e José Mourinho têm, como se costuma dizer em linguagem futebolística, uma “boa dor de cabeça”. Foram forçados, face às ausências dos seus líderes do sector defensivo, a lançar um novo elemento nas suas respectivas formações e acabaram por ganhar reforços de peso. No caso de Pepe, não há dúvidas, que apesar do o rótulo de “assassino” desde o incidente com Casquero em 2009 e da pouca valorização em termos internacionais (em Espanha todos o consideram inferior a Varane e Ramos), que desde os tempos de Bernd Schuster, se assumiu como o patrão da defensiva merengue. Contudo, a lesão moderadamente grave do central luso-brasileiro (ficou afastado dos relvados cerca de 2 meses) obrigou Mou a mexer num sector que tinha sido criticado no início da presente temporada. O técnico do Real Madrid – quando tinha Albiol ou Ricardo Carvalho – optou pelo jovem Raphael Varane (que já tinha mostrado qualidade em 2011/2012) e a escolha não poderia ter dado melhor resultado. O central francês, tem feito exibições magníficas, inclusivamente diante de grandes adversários (Barcelona e Man. United) e o melhor elogio que se pode fazer é o facto de a equipa não ter sentido a ausência do internacional português. Varane é, sem sombra de dúvidas, o central da moda (será uma referência a nível mundial) e vai ser difícil retirá-lo da equipa inicial. A situação de Maicon é semelhante à do defesa merengue. Na época transacta, o brasileiro liderou a formação portista rumo ao título (marcou o golo decisivo no Estádio da Luz) e era considerado por Vítor Pereira, até pela sua personalidade e liderança uma das figuras da equipa, juntamente com Moutinho, Lucho e Hulk (muitos acreditavam que no final de 2012-13 ia possibilitar um encaixe significativo). E no início desta temporada, deu sequência à sua boa forma, até revelando uma desconhecida aptidão para marcar bolas paradas, mas, quando se lesionou na oitava jornada do campeonato, começou o “reinado” de Mangala. O francês – que em 2011/2012 tinha alinhado alguns jogos como lateral esquerdo – pegou de estaca ao lado de Otamendi e, nem com a regresso de Maicon, o treinador do FC Porto retirou o ex-Standard do onze. Situação que já não deve mudar até final da época e que prova que, principalmente ao mais alto nível se exige uma luta constante pela titularidade – os rótulos estão a perder espaço e a exigência é cada vez maior. Ganharam os clubes (é sempre bom ter mais opções de qualidade), o futebol mundial (Mangala e Varane podem ser referências), e a França (2 talentos a ganhar espaço), mas para Maicon e Pepe o momento não é de todo positivo. Resta saber como vão estes dois centrais reagir ao banco de suplentes (muitos acabam por perder alguma competitividade), sendo que era fulcral para a selecção portuguesa ter um Pepe ainda no Top no Mundial 2014. Situação ocasional (em 2013-14 voltam a assumir o papel que tiveram no passado)? Ou, caso Varane e Mangala continuem no Real e Porto, respectivamente (isto se Ramos ou Otamendi não saírem), o espaço de Pepe e Maicon vai continuar a ser reduzido?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ruben Silva

24 Comentários

  • Pedro
    Posted Abril 13, 2013 at 1:13 pm

    Em equipas grandes é assim: Ou estás sempre a Top ou arriscaste a perder o lugar no 11.

    Não deixa de ser curioso que agora ambos são suplentes de franceses.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 13, 2013 at 1:14 pm

    Ambos podiam perfeitamente ser titulares e até aumentar a qualidade das defesas das respectivas equipas.

    No Porto: Não sei como funcionaria uma dupla Mangala-Maicon, mas tenho curiosidade em ver… Otamendi está provavelmente a fazer a época mais regular, é o jogador mais utilizado (penso eu) e não tem cometido grandes erros, mas penso que Maicon é superior ao argentino. Quanto a Mangala, esse para mim já se trata do indiscutível da defesa neste momento (tal como Maicon o era antes da lesão e por isso eu falar numa dupla entre o brasileiro e francês).

    No Real: Pepe é um dos melhores do mundo, Sérgio Ramos igualmente um dos melhores do mundo, mas com mais desconcentrações que o português e por fim.. Varane, que vai ser o melhor do mundo na sua posição. Com 3 centrais destes é muito dificil escolher apenas 2… mas porque não jogar com os 3? Sergio Ramos durante muitos anos foi lateral direito e com bom rendimento, ainda para mais quando o titular é Arbeloa não vejo nenhum impedimento que Ramos volte a jogar como lateral e o jovem Varane faça dupla com Pepe!
    Para terminar, bem sei que Ramos rende mais como central, mas dadas as circunstâncias, parece-me a melhor solução!

    • Arel
      Posted Abril 13, 2013 at 1:34 pm

      Concordo contigo. Nunca percebi como é que o Arbeloa joga há tantos anos no Real, tendo passado passado também pelo Liverpool (clube inteligente em mandá-lo embora).
      Jogador sobrevalorizado e com qualidade suficiente para um Granada ou um Zaragoça…

    • Winnervic
      Posted Abril 13, 2013 at 1:50 pm

      O Arbeola parece-me excelente para o Real Madrid. Jogador trabalhador, sacrificado e calmo fora dos terrenos de jogo. Porém, estou de acordo que não é jogador para 30 jogos por época no Real, mas a defesa nunca foi um sector muito valorado no capítulo de contratações merengues, onde sempre valeu "a melhor defesa é um bom ataque"…mas o dia que o ataque não funciona…

    • Rabensandratana
      Posted Abril 13, 2013 at 3:34 pm

      LuísRafael SCP, discordo consigo quando diz que o Nicolás Otamendi tem feito uma época regular. Se reparar os golos que o FCOPORTO tem sofrido, grande parte advém dos erros crassos deste internacional argentino (ainda no último jogo frente ao SCBRAGA, vimos mais um caso flagrante), Otamendi cometeu um erro grosseiro em que felizmente o Hélton safou,a remate do João Pedro.

      A melhor dupla de centrais do FCPORTO é constituída por Maicon e Mangala.

      Em relação ao Pepe, não percebo muito bem como não é titular, poderia fazer uma grande dupla com o Varane. Eu não acho o Sérgio Ramos um defesa de topo, tem é muita garra e os adeptos gostam e como foi para Madrid muito cedo proveniente do Sevilla, querem fazer dele um Fernando Hierro.

  • leugimM
    Posted Abril 13, 2013 at 1:28 pm

    E dois dos defesas-centrais mais promissores do futebol atual, Varane e Mangala, são os principais "culpados" por toda esta situação. Em condições normais, e no meu entender, Pepe é titular indiscutível neste Real Madrid, fazendo deslocar o Sérgio Ramos para a direita, com o internacional português a formar dupla com Varane, porém, e algo que na minha opinião é incompreensível, José Mourinho admira a competência e simplicidade de Arbeloa, mas parece-me óbvio que uma equipa que luta pela Liga dos Campeões não pode/deve ter um defesa direito minimamente competente em detrimento de um lateral direito com qualidade inquestionável (também não creio que SR seja o ideal, mas é claramente superior ao compatriota naquela posição).
    No caso de Maicon, a situação foi algo diferente. Varane não agarrou a titularidade numa fase inicial (precisou, evidentemente, de uma fase de adaptação), ao contrário de Mangala que, logo nas suas primeiras aparições, nomeadamente no momento da lesão de Maicon, mostrou um potencial tremendo e uma qualidade acima da média. E foi a partir dessa ocasião que Vítor Pereira deu-lhe a titularidade ao lado de Otamendi, e bem, diga-se.

    Cumprimentos.

    • Vasco
      Posted Abril 13, 2013 at 4:47 pm

      caro leugimM, acontece que Sérigo Ramos não gosta de jogar a lateral, faz birra e como a imprensa espanhola faz dele o novo Hierro, ele tem que jogar a central.

  • Ricardo
    Posted Abril 13, 2013 at 2:12 pm

    Para mim o Maicon e Pepe até deviam ser a dupla de centrais da selecção portuguesa no Mundial 2014.

    Espero para o ano voltam à titularidade apesar de me parecer ser complicado.

    • esmailove
      Posted Abril 13, 2013 at 5:35 pm

      A naturalização de jogadores que quase não têm ligação a Portugal roça o ridículo. No caso de Pepe ainda se percebe, porque chegou mt cedo ao nosso país e sente a camisola como ninguém. Agora o Maicon seria ridículo, assim como foi o caso do Liedson.

    • JP
      Posted Abril 13, 2013 at 10:40 pm

      esmailove, caso Maicon como o de Liedson? NADA A VER.
      Por acaso sabes que Maicon chegou a Portugal com 20 anos? Para a próxima informa-te melhor.

      Outra coisa é ser contra a naturalização de Maicon, isso parece-me normal.

  • Fábio
    Posted Abril 13, 2013 at 2:20 pm

    Só eu é que acho preocupante esta situação? Nós temos 3 jogadores acima da média na selecção: Nani, Ronaldo e Pepe. E neste momento desses 3 apenas 1 é titular. Isto é muito grave. Não tou mesmo a ver como vamos chegar ao Mundial 2014 como uma selecção cheia de suplentes.

    Força no vosso trabalho VM. Vão ver que os clicks na pub e comentários vão aumentar…o vosso trabalho é excelente.

  • André Santos
    Posted Abril 13, 2013 at 3:10 pm

    Este leitor Ruben Silva é excelente, vários artigos de excelente qualidade!
    Parabéns!

  • Dote
    Posted Abril 13, 2013 at 3:22 pm

    S.ramos so pouco tempo começou a jogar a central, faz demasiados penaltys que os arbitros fecham os olhos.
    Varane ainda se viu contra o Galatasaray o pk de neste momento ser muito inferior a pepe, tem velocidade passada larga, mas ainda lhe falta muita coisa para ser um central de topo.

    Para mim pepe é sem duvida o melhor central actuar em espanha.

  • Rodrigo
    Posted Abril 13, 2013 at 5:21 pm

    Numa equipa de topo e facil perder-se a titularidade quando se tem uma lesao, pelo que Maicon e Pepe apenas perderam o estatuto de titulares por esse mesmo motivo.

    No FC Porto, Mangala assumiu um lugar de destaque no 11 azul e branco, marcando golos e estando neste momento na lista dos principais clubes europeus. Caso modere a sua agressividade e algumas desconcentraçoes que ainda comete ao longo das partidas, fruto da sua ainda juventude, tem tudo para ser um dos melhores do Mundo nessa posiçao no futuro.
    Ja o Maicon, penso que na proxima epoca pode voltar a lutar pela titularidade, ate porque me parece que e melhor central que o Otamendi, mas a experiencia do argentino e o facto de nunca ter sido suplente no FC Porto desde que chegou jogam a favor dele.

    No Real Madrid penso que a situçao e mais ou menos identica, uma vez que o Varane tambem conquistou o seu espaço, fazendo grandes partidas frente a adversarios complicados e marcando golos. O jovem frances sera, provavelmente, o melhor central no futuro, pelo que sera dificil tirarem-lhe o lugar do 11 merengue.
    Sergio Ramos e um indiscutivel, mesmo nao sendo um preferido do Mourinho, o que fara com que o Pepe espere ate chegar o seu momento de entrar no 11 e nunca mais sair, ja que o considero um dos 3 melhores centrais do Mundo quando esta no topo da sua forma.
    Na proxima epoca, prevejo que o Pepe volte a titularidade, mas caso isso nao aconteça podera abandonar o Bernabeu, assim como o Marcelo se continuar a ser suplente na proxima epoca.

  • esmailove
    Posted Abril 13, 2013 at 5:24 pm

    O Varane tem só 19 anos (!) e já é dos melhores centrais do mundo. Vai ser, sem duvidas, um defesa de classe mundial. Como está no texto, e bem, vamos precisar de um Pepe ainda no top para o Mundial 2014. Sinceramente em termos de centrais não vejo jovens valores portugueses para o futuro. Talvez só Tiago Ferreira e Ilori.

    • JP
      Posted Abril 13, 2013 at 5:55 pm

      Tobias Figueiredo parece-me o melhor de todos (portugueses).

      Depois há o Ferreira do Milan (não sei como está), o Tiago Ferreira, o Ilori, o Anibal Capela….enfim, acho que só o Tobias poderá um grande central. Iremos ter escassez neste sector. O mesmo já não acontece a médios e extremos, aí temos muitos com muita qualidade.

    • Filipe
      Posted Abril 13, 2013 at 6:58 pm

      Podiamos convocar o Dier para um jogo da seleçao portuguesa A, que assim ele ja nao iria poder jogar pela inglaterra(pode jogar pelas duas seleçoes enquanto nao jogar pela A), resta saber se ele iria aceitar.

    • JP
      Posted Abril 13, 2013 at 9:19 pm

      Filipe, o Dier já respondeu a isso, ele quer representar Inglaterra. Até pode mudar de ideias, mas parecia-me convicto quando o afirmou.

  • Fabrício
    Posted Abril 13, 2013 at 5:52 pm

    Varane – Sakho…. Na minha opinião, melhor dupla de zaga daqui a 5-7 anos. Sorte da França.

  • JP
    Posted Abril 13, 2013 at 6:18 pm

    Daqui a uns 4 anos, Varane é considerado por quase todos o melhor central do (primeiro 1/3) séc. XXI. Pois bem, eu (correndo sempre o risco do futuro me desmentir) digo jque Varane já o é. Se tivesse que escolher um para a minha equipa, não tinha dúvidas, era ele que escolheria.

    Ok, tem que melhorar na marcação, ainda é algo 'comido' quando tem que marcar um Drogba, mas isso melhora-se facilmente com experiência de jogo. Mas em tudo o resto é muito bom, e é claramente o mais completo, compensa aquela lacuna. Além de fisicamente ser muito forte, é extremamente rápido e tem uma técnica muito interessante, é claramente um dos centrais mais 'elegantes' a jogar.

    Mas o mais incrível, e é isso que me impressiona tanto no rapaz, é que ele praticamente não comete faltas (!!!). Esteve muitos jogos seguidos sem cometer qualquer falta, e era dos melhores em campo, tendo estado muito presente nas acções defensivas. Pode me ter escapado alguma, mas creio que só cometeu 2 faltas desde que foi titular há umas semanas. E recordemos que só tem 19/20 anos. E além de jogar quase sempre limpo (por exemplo, S. Ramos é o oposto, comete imensas faltas, muitas em zonas perigosas, sendo um perigo também para a própria equipa), tem uma maturidade/tranquilidade enorme a jogar jogos da mais alta exigência. Para mim é um central sobre-dotado.

    E como se não bastasse, parece ser um homem com a cabeça no sítio. Pelo que se sabe, tem um apoio familiar muito bom e 'conquistou' Mourinho quando nunca falou em dinheiro nas negociações do seu contrato com o Real Madrid, o que é algo raríssimo. Hoje em dia, a primeira coisa que praticamente todos os jogadores querem saber é do dinheiro que vão receber. Tem tudo para fazer uma carreira espectacular no Madrid.

    Por tudo isto, auguro este futuro brilhante ao Varane. Não vou falar em melhor central de sempre porque desconheço muito do que aconteceu no passado e até porque não faz sentido comparar tempos tão diferentes. Mas parece-me que será O central que marca as 3 primeiras décadas deste século.

    PS: oxalá não tenha lesões que lhe estraguem a carreira, porque isso pode acontecer a qualquer um.

  • João G.
    Posted Abril 13, 2013 at 7:21 pm

    Isto não tem nada que saber, se Varane está melhor Pepe vai para o banco e ponto. O Varane é um central muito certinho, com cabeça, um jogador que qualquer treinador gosta de ter na sua equipa. O Pepe por vezes posiciona mal e a equipa sofre com isso, é um pouco cabeça no ar, necessita de mais concentração de início ao fim, é esta a principal diferença entre o português e o francês. Agora em termos de desarme e sair a jogar sem dúvida que ambos são TOP. O que vale é que o Pepe é um jogador todo terreno, tanto joga a MDEF como a DD, o que o leva a ter mais minutos e não se arrisca a ficar muito tempo no banco de suplentes.

  • Anónimo
    Posted Abril 14, 2013 at 3:12 am

    Para mim a situação do Pepe foi algo que aconteceu pela sua lesão mas que foi aproveitado pelo Mourinho no enquadramento do seu próximo projecto a começar na próxima época.
    Neste sentido Pepe será suplente até ao final da época e posteriormente será transferido num enquadramento mais favorável para o próprio Pepe, para Mourinho, para o Rea l para para a futura equipa do Mourinho (Chelsea é o mais provavel).

    Zé Anti-Relvas Maduro

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Abril 14, 2013 at 1:57 pm

    Pepe e Maicon foram relegados para o banco, mas não esquecer que no lugar deles estão 2 valores emergentes, que alcançarão o topo muito brevemente.

    De qualquer forma, tanto um como outro (salvo as devidas diferenças) são grandes jogadores.

Deixa um comentário