Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Perceber a aposta de Varandas em Pontes. Aceitam-se palpites…

Na semana passada o Sporting decidiu despedir Marcel Keizer. Varandas tentou que o holandês fosse uma espécie de 2 em 1 – valorizasse a formação e melhorasse a qualidade de jogo dos leões, algo que tem escasseado em Alvalade nos últimos 14-15 anos, exceptuando uma ou outra época – mas esse cenário não se concretizou. Curiosamente o ex-Ajax acabou por ter mais sucesso que o esperado ao nível de títulos, acrescentando dois ao museu leonino. Agora o senhor que se segue é Leonel Pontes. Nestas duas semanas de paragem para as selecções havia tempo mais que suficiente para contratar um treinador, mas ou os leões não apreciam as opções que estão no mercado, preferindo esperar por um português que possa ficar livre a curto-médio prazo, como Abel, Jorge Jesus, Leonardo Jardim e Vítor Pereira, ou acreditam que o madeirense vai ter impacto. A outra hipótese é não saberem em quem apostar. Neste sentido aceitam-se apostas sobre a actual perspectiva do emblema leonino.

58 Comentários

  • Chico
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:00 pm

    Está a tentar sacar um Lage. Pode soar absurdo, mas é a verdade. Duvido que quisessem Abel ou Vítor Pereira. Jesus não voltaráao Sporting. Jardim por enquanto não sairá do Monaco e, depois de ter estado numa casa a arder, não quererá voltar a meter-se noutra.

  • Carlos S.
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:03 pm

    Eu acho que as três opções estão certas.
    Está a tentar perceber se sai dali um Bruno Lage porque não sabe quem contratar agora, dos treinadores que estão disponíveis, visto que as suas opções para o lugar (VP, JJ, Abel, etc) têm todos contrato, e bons contratos.

  • Farinheira
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:10 pm

    O que aconteceu com Bruno Lage é a excepção e não a regra. Para além disso Leonel Pontes pode ter muito conhecimento teórico (foi o melhor aluno do curso nível lV na Europa) mas na prática a sua carreira tem sido bem fraca.
    Varandas tem um sonho, Leonardo Jardim, que me parece completamente fora do contexto, se bem que fiquei surpreendido aquando da sua saída do Monaco não ter ido treinar ninguém. Será que não tem o mercado que pensamos e afinal, caso este ano lhe corra mal em França, possa ficar um alvo mais acessível?
    Por fim, creio que Varandas está um pouco desorientado. Diz que Leonel Pontes tem uma tarefa mas não um prazo, mas também não afirma de forma peremptória que acredita neste treinador. O que pensarão os jogadores desta turbulência?
    Tempos difíceis para Varandas e Sporting.

  • Cenzic
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:20 pm

    Francamente acho que falta ai a opção “esperar para ver” … bem quer dizer.. talvez isto se encaixe na “Tentativa de ser o seu Bruno Lage”

  • Antonio Clismo
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:26 pm

    Se um dia quiserem ter um Lage não podem andar a contratar técnicos para as equipas de formação que não tem valor como os que estão nos iniciados e juvenis. Porque razão mandaram o melhor treinador de formação em Portugal embora? (João Couto).

    Não se percebe. Se o Sporting quiser retirar dividendos da formação tem que investir muito mais em quadros técnicos que tragam valor e conhecimento e não pode andar a dar trabalho a qualquer um.

    Quanto ao Leonel Pontes nunca teve sucesso como treinador principal e isso basta para ter opinião sobre o assunto.

  • Dca
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:28 pm

    Leonel Pontes deve perceber bastante de futebol e de treino mas eu acho que para ser top tem de se ter um “toque” especial e Lage parece ter esse “toque”.
    Lage foi chegar, ver e vencer, Pontes tem tido uma carreira penosa.
    Eu acho que Pontes vai jogar em 4-4-2 (é o que está a resultar em Portugal) e tentar fazer pressão alta (está na moda e em Portugal, sendo-se superior, resulta ainda mais), mas quando tiver que dar o seu toque enquanto treinador (decisões ao intervalo, a meio do jogo, comunicação com os jogadores, análise ao adversário, estratégias) vai se espatifar. Posto isto, como nenhum treinador sabe como é que ele vai jogar no seu primeiro jogo, cheira-me que vai vencer com alguma facilidade (género Keiser), mas ao fim de 3/4 jogos as debilidades vão vir ao de cima.
    É o que me parece, obviamente, é a minha opinião. Mas não passa disso.

  • Manolas
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:39 pm

    Parece-me bastante claro que esta colocação de Leonel Pontes tem a ver com o facto do treinador português ser representado por Jorge Mendes. A questão de fundo é que pode ser diferente do que se vê à primeira vista. Será apenas para fazer tempo até o empresário ter o homem certo para colocar no Sporting? Será que é para ser mesmo Leonel a assumir? Será algo mais de fundo em que já há possíveis investidores a meter algumas condições? Não sei, mas Leonel Pontes não aterra no Sporting de novo só porque sim, nem este despedimento acontece só pelas razões ditas. Tem a ver com Bruno Fernandes, e tem a ver com esta aproximação do super empresário. A ver vamos no que dá. Para já as pespectivas não são boas.

    Abraço a todos!

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Setembro 9, 2019 at 2:03 pm

      Pode enviar o link com a ligação entre o Leonel Pontes e Jorge Mendes?

      • Suk Mike Hock
        Posted Setembro 9, 2019 at 3:07 pm

        O Leonel Pontes é agenciado pela HRG Sports!!

      • Manolas
        Posted Setembro 9, 2019 at 5:09 pm

        Sobretudo o último projeto, no Jumilla dá claramente para ver que Leonel Pontes está com ligação a Jorge Mendes. Equipa com muitos emprestados do Wolves e com jogadores colocados por Jorge Mendes. Não sei se a ligação é oficial ou não, mas sei que ela existe de há 2/1.5 anos atrás. Alias, antes de ser “metido” no projeto Sporting novamente, houve boatos sobre a possibilidade de Leonel Pontes entrar em um ou dois projetos ligados a Peter Lin/Jorge Mendes. Além disso já em projetos como Panetolikos há alguns anos atrás houve 3/4 colocações de jogadores lá.

        É o que é. Ligação pode não ser oficial, mas que existe neste momento é difícil de desmentir.

        Abraço a todos!

    • shikabala1906
      Posted Setembro 9, 2019 at 2:24 pm

      Concordo plenamente.
      Aliás, na época passada, em que o Leonel Pontes desceu ao leme do Jumilla do 3° para o 4° escalão espanhol, esta equipa tinha praticamente dez emprestados do Wolves!!!
      – sendo que são bem conhecidas as ligações entre gestifute e o clube inglês
      Percebe-se que FV queira reaproximar o Sporting de Jorge Mendes, mas este é um assunto demasiado importante.
      De qualquer das formas, por muito que Leonel Pontes seja capaz ao nível da metodologia de treino, etc… Tenho muitas dúvidas da sua capacidade de ser um bom Treinador Principal.
      Respondendo à questão do tópico, acho que é um misto de esperar por um “efeito Lage” com esperar por algum treinador que está empregado (Leonardo Jardim, provavelmente)

    • FinalBoss
      Posted Setembro 9, 2019 at 4:04 pm

      Boa teoria mas não. O Leonel não é agenciado pelo Mendes.

  • Kacal
    Posted Setembro 9, 2019 at 1:40 pm

    A 2ª hipótese nem quero colocar como verdadeira hipótese, significaria que Federico Varandas está desnorteado e sem ideia do que fizer e isso não é como um presidente deve estar, seria mau demais. Entre as outras duas sinceramente apostaria mais na 3ª com o Leonel Pontes a ser apenas uma opção de transição para outro treinador que eventualmente ficará disponível para ele avançar, acho que é a que mais sentido faz e aquela em que voto.

    A 1ª não é de descartar, mas penso que não será essa a verdadeira. Acredito que o Leonel Pontes tenha capacidade técnico-táctica e de treino, são muitos anos como adjunto a aprender e a treinar também equipas jovens. Em termos sénior não foi muito feliz, mas também não teve nenhum projecto com a qualidade do Sporting. Em termos de conhecimento do clube e da realidade portuguesa, aí acho que está mais do que preparado. No entanto, não vejo nele aquele carisma e aquele “factor X” para ser um grande treinador como Lage tem sido e irá ser. Acho que vai acabar por ser uma opção de recurso e transição mesmo, a não ser que as coisas corram surpreendentemente bem, mesmo bem. Mas o tempo dirá. Voto na 3ª hipótese!

    • Alexandre Rodrigues
      Posted Setembro 9, 2019 at 2:14 pm

      1ª não faz sentido, pois Bruno Lage regressou ao Benfica com o intuito de chegar a treinador principal da equipa A, apenas aconteceu mais cedo, mas por outro lado, nos Sub21 do SCP não existe um Ferro, um Florentino, nem um Félix. Bem como o plantel do SCP não possui metade da qualidade do plantel do SLB do ano passado.
      3ª dúvido que algum daqueles treinadores queira vir para um SCP sem capacidade de investimento.
      Por isso, resta a 2ª opção…

      • Kacal
        Posted Setembro 9, 2019 at 3:18 pm

        Nem eu disse que fazia sentido Alexandre, aliás, até disse que não acho que seja a verdadeira opção. Apostar na formação não significa que tenha que haver a mesma qualidade. Além disso podemos alterar a aposta na formação para aposta nos jovens, aí o caso já muda de figura. Max, Quaresma, Nuno Mendes, Joelson, Jovane Cabral, Plata, Camacho e Pedro Mendes são jovens com potencial que pouco têm sido aposta e podem ser. Pode não ser a mesma qualidade pura do Benfica, mas não deixam de ser jovens. Mas eu próprio disse que não considero o Leonel Pontes um “novo Lage”.

        Discordo, o Sporting é sempre um clube apetecível e dizer que Abel ou Vítor Pereira não querem vir para o Sporting é exagerado, a meu ver. O próprio Leonardo Jardim. O Abel está no PAOK, o Vítor Pereira não conseguiu melhor que o Sporting até ao momento após sair do Porto e duvido que tenha valorizado tanto assim. O Leonardo Jardim ainda vai acabar despedido do Mónaco e depois será que tem assim tanto mercado? O JJ sim, depois de tudo que aconteceu na passagem pelo Sporting e a forma como saiu e estando a fazer um ótimo trabalho no Flamengo, é mais difícil que regresse, os outros não descarto de forma alguma.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 9, 2019 at 2:52 pm

      Kacal,

      Eu votei na primeira opção, mas não na perspectiva de ‘novo Bruno Lage’. Ao votar tive em consideração o contexto e realidade do Sporting e acho que esta aposta de Leonel Pontes fica mais próxima da aposta que Soares Franco fez em Paulo Bento, quando PB saiu dos juniores para suceder a José Peseiro na equipa principal na época de 2005/2006, do que, talvez, da perspectiva de Bruno Lage.

      Agora, títulos e troféus à parte, o que é que Bruno Lage, Paulo Bento e Leonel Pontes têm em comum: já haviam trabalhado dentro da formação dos respectivos clubes e conheciam a formação e a realidade dos clubes como a palma das suas mãos (se bem que o Paulo Bento, com alguns jovens da formação lançados à pressão e algumas contratações de qualidade e algumas duvidosas (Paulo Renato, Páez, etc, etc), deu numa de ‘Brian Clough verde e branco’ e conseguiu colocar sempre, ou quase sempre o SCP em 2º lugar e na luta pelo título, ganhou duas Taças de Portugal, duas Supertaças, foi de forma consecutiva à fase de grupos da Liga dos Campeões e esteve em duas finais da Taça da Liga (infelizmente, ambas perdidas).

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Setembro 9, 2019 at 3:59 pm

        Eu votei na 3ª, mas percebo que tenhas votado na 1ª opção, claro. Faz sentido o que dizes sobre a situação do Paulo Bento e esta, sendo que ele até fez um bom trabalho no Sporting na altura. Embora considere que o Benfica está muito mais forte que na altura e portanto o 2º lugar já não é uma possibilidade tão forte.

        Sobre o resto, percebo o teu ponto de vista e tens razão no que dizes, mas lembro-me que o 2º lugar foi quase sempre do SCP porque o Benfica era mais fraco que actualmente. Hoje em dia será mais dificil replicar isso e além disso Paulo Bento tinha sido um jogador com alguma importância e relevância no Sporting, o Leonel Pontes não e isso faz diferença na parte de gerir os jogadores e peso sobre os adeptos. Vamos a ver, há diferenças mas vamos ver.

        Saudações DesPortistas

  • Sergio Bessa
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:12 pm

    Eu acho que já toda agente percebeu que Keizer forçou a saída devido ao descontentamento no que diz respeito às contratações e indefinição do plantel.

  • Wonderkid
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:14 pm

    Eu penso que seja a terceira opção e que o grande objectivo de Varandas seja Leonardo Jardim.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:15 pm

    O sonho do Varandas parece-me ser o Leonardo Jardim, mas não me parece possível nesta altura. O Varandas sempre teve aquela prioridade de apostar na formação e com o Pontes isso é quase um dado garantido e tem feito um bom trabalho no pouco tempo que teve nos sub-23. Ele quer arriscar a meu ver e tentar arranjar um novo Bruno Lage, não me parece que consiga mas também não conheço o Leonel Pontes a fundo.

  • brunosilva
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:16 pm

    Eu acho que tem tudo para correr mal. e pior, pode prejudicar a equipa sub-23.
    Faz confusão, estão a dar um tiro no escuro em ‘promover’ o Leonel Pontes quando este estava a fazer um bom trabalho nos sub23.
    Imaginamos que o ‘efeito’ LP não tenha efeito na equipa principal e os sub23 vão por ai abaixo? Irá acontecer com o Abel que sobe a interino X tempo e depois para não ser despromovido vai acabar por sair?
    O caso Lage acontece uma vez em mil, embora o Lage tenha muitíssima qualidade’ um senhor e um homem com ‘h’ maiúsculo.

  • E o que temos
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:29 pm

    Votei na primeira mas também aceito a ultima. Como disse um user, penso que ira entrar bem e ganhar varios jogos (a nossa liga é fraquissima e bastar ter um plantel decente que o sporting tem para poder logo fazer a diferença atraves da chicotada psicologica) mas a partir de novembro irao aparecer as derrotas e em dezembro irá estar instalada nova crise no sporting o que levará a um novo treinador em janeiro
    O tempo dirá mas é a minha opinião

  • Estigarribia
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:39 pm

    Votei na 1ª opção. Acho que Leonel Pontes, pelo conhecimento que tem da realidade do clube e da formação ‘leonina’, pode muito bem dar resultado e o Sporting até pode acabar o campeonato no segundo lugar, tal como tem de ser o objectivo mínimo para esta época e as próximas enquanto o clube se reergue. Eu, no lugar de Frederico Varandas, manteria Leonel Pontes como treinador da equipa principal e descartaria qualquer outro treinador, seja ele português ou estrangeiro, até porque um treinador estrangeiro não conhece a realidade do futebol português e as particularidades do nosso campeonato.

    Saudações Leoninas

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Setembro 9, 2019 at 2:45 pm

      E o que fazer se o Leonel Pontes, por falta de competência ou infortúnio, desatar a perder jogos?

      Ele não tem “cabedal” para se manter se os resultados imediatos não forem positivos. Não se exige o título, mas perder contra equipas com muito menor capacidade que o Sporting é fracasso injustificável.

  • mcthespecialone
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:39 pm

    O binómio qualidade de jogo-Formação permite ajudar a perceber quais seria a melhor opção entre Pontes, JJ, Jardim, VP e Abel.

    Leonel Pontes: Como treinador principal tem tido uma carreira recheada de insucessos. Não me parece ter as competências necessárias para pôr o Sporting a jogar um grande futebol. Tem a vantagem de conhecer os cantos à casa e de já ter trabalhado com os jovens dos sub23 conhecendo melhor do que ninguém quem pode estar pronto para dar o salto mais rapidamente.

    Jardim: As suas equipas não são particularmente conhecidas por jogarem um grande futebol exceto algumas raras exceções. Quando passou por Alvalade agarrou-se ao que havia e montou uma equipa competitiva mas que não deslumbrava. As suas equipas sempre foram mais fortes no momento da transição ofensiva do que em ataque continuado mas tem as competências qb para ganhar 70/80% dos jogos do campeonato com distinção. Não se importa de apostar em jovens tendo sido por exemplo o responsável pela ascensao de alguns como William e Mbappé mas também não me esqueço da forma como quase ignorou o Eric Dier.

    JJ: Provavelmente o melhor treinador desta lista. Um homem exímio no trabalho de campo mas com um ego enorme capaz de engolir um clube. Foi treinador que colocou o Sporting mais próximo do título na última década e terá sempre aí uma porta de entrada para um regresso desejado a seu País. Teve o mérito de apostar em Gelson Martins e Rúben Semedo que acabaram por ganhar a titularidade. No entanto, nunca dispensa um camião de estrangeiros com salários incomportáveis (algo que nunca fará sentido num clube com as dificuldades financeiras do Sporting).

    VP: Foi bicampeão sem apresentar grande futebol. A qualidade individual que tinha ao dispor resolvia todo e qualquer problema. Com James, Hulk, Jackson, Moutinho, Lucho, Fernando, Mangala, etc nunca teve razões de queixa. No entanto, é um treinador preveligia o controlo do jogo. No que toca à aposta nos jovens, não me lembro de grandes registos no Porto. Nessa altura, o clube não olhava muito para a formação focando-se mais no scouting para a contratação de elementos com potencial para multiplicar o investimento por 3 ou 4 no médio/longo prazo nomeadamente recrutando na América do Sul.

    Abel: Conseguiu colocar o Braga a praticar um excelente futebol mas apenas a espaços. Demonstra ser um treinador bastante atento aos detalhes e que mostrou ser um treinador flexível no que toca à abordagem aos jogos. Ora investindo em transições ora dando preferência a um jogo de posse. Fica na memória o facto de nunca se ter conseguido a Porto ou a Benfica durante a sua passagem. No que toca à formação, estranhei a não aposta em Pedro Neto, Xadas, Trincão, etc.

    Conclusão: Considero JJ o melhor dos 5 mas os seus desejos por elementos caros torná-lo uma opção incomportável. Abel nunca deu grandes oportunidades aos jovens da formação do Braga e por isso nunca será um elemento que encaixe bem no perfil. Pontes falhou sempre por onde passou e parece ter um perfil que só serve para treinador de formação. Vítor Pereira seria incógnita pois já nao iria encontrar no Sporting um plantel com a qualidade que chegou a ter no Porto. Jardim seria talvez a opção mais equilibrada dos 5.

    • Tomás Pereira
      Posted Setembro 9, 2019 at 3:04 pm

      Não concordo com a parte do V. Pereira. Lembro-me de ter sido criticado na altura mas, a meu ver, sem razão. O seu Porto ganhou dois títulos contra grandes equipas do benfica do JJ, mas penso que a forma como controlava o jogo (de forma exímia, diga-se) e de rejeitar a vertigem ofensiva que havia no benfica foi o que o fez ser tão criticado.
      Eu gostava bastante do porto de Vítor Pereira e acho que era a equipa que controlava melhor todos os momentos do jogo.

      Cumprimentos

      • mcthespecialone
        Posted Setembro 9, 2019 at 3:44 pm

        Eu referi esse tal controlo como grande marca do futebol do Porto enquanto ele lá esteve mas não era um futebol de encher o olho. Com o plantel atual do Sporting, nunca conseguiria impor esse mesmo controlo. Faltam elementos no plantel do Sporting com um perfil mais organizador e criativo como eram James, Lucho e Moutinho nessas equipas do VP.

  • DiogoC
    Posted Setembro 9, 2019 at 2:52 pm

    Não acredito na primeira hipótese.
    Um clube sem qualquer tipo de estabilidade interna não pode correr riscos com o treinador. Varandas já correu esse risco uma vez não o fará uma segunda.
    Acredito que esteja a tentar/esperar por um nome forte. No entretanto o Pontes já conhece os cantos à casa e serve para a fase de transição que deverá ser o mais curta possível.

  • Roy_KK
    Posted Setembro 9, 2019 at 3:03 pm

    A carreira de Leonel Pontes tem sido medíocre. Até pode ser tacticamente do melhor que há mas muito mais importante que isso é conseguir que os jogadores “morram” em campo pelo treinador.
    Ora bem, bastou ouvir 2 ou 3 jogos comentados pelo Leonel Pontes na Sport tv para perceber que não há pinga de carisma, de emoção. Uma verdadeira seca os seus comentários. Pode ser muito pouco para avaliar, mas da experiência que tive como jogador semi-profissional, a relação com os treinadores, a mensagem que passa e o carisma são o fundamental. Basta ver a sua carreira para perceber que não é um Bruno Lage.

    • Pormenor Tatico
      Posted Setembro 9, 2019 at 7:04 pm

      O Leonel Pontes tem muito mais perfil que o Lage na minha opinião, é muito melhor comunicador, tem mais capacidade de liderança, mais conhecimento técnico-tático e também aposta facilmente nos jovens.

      Nunca se deve analisar a carreira dum treinador pelo currículo, mas sim pelo perfil, porque um treinador é acima de tudo um gestor de recursos humanos.

      E mesmo ai dizer que o Leonel falhou é subjetivo, no Maritimo tinha um plantel miserável e deixou a equipa a meio da tabela, com futebol de qualidade, lá fora esteve sempre em clubes de 2ªlinha, com realidade culturais complexas, não sabemos as dificuldades que o Leonel teve nesses clubes.

      O Lage sim acho que foi mais efeito da chicotada psicológica e do facto de ter apostado nos jovens, porque trabalhou com eles na equipa B e a meio da época não existe melhor treinador que o do escalão inferior ao principal, se o clube tiver uma boa formação e foi esse sangue novo que fez o Benfica ganhar,

      Mas a médio-longo prazo não vejo Lage a ter sucesso no Benfica, basta ver que a equipa está a perder qualidade de jogo em comparação com a época passada.

      • Vegeta
        Posted Setembro 10, 2019 at 9:10 am

        Estamos a perder qualidade como se viu na Supertaça certo?

      • Rambo13
        Posted Setembro 10, 2019 at 10:51 am

        Isto é serio?

        Bem há pessoas que cometem um erro, nao o assumem mas interiorizam e calam-se.

        Tu andas-te um ano inteiro a dizer que o Keizer era o melhor treinador do mundo, MUITO SUPERIOR ao Lage, etc etc…

        Agora mudas o avatar para o Leonel Pontes, que conseguiu ser despedido de todos os sítios onde passou, e já tem mais perfil que o Lage e é melhor em tudo!

        Será que tu tens noção das barbaridades que dizes?

      • Pésquerdo
        Posted Setembro 10, 2019 at 12:07 pm

        Mas fazes a mínima ideia do que o Lage já tinha feito antes de assumir o comando da equipa principal do Benfica?! Vai ao google e compara com o Leonel…
        “O Lage não tem capacidade de comunicação” é para me atirar da ponte só pode.
        Por amor de Deus só podes ser troll tu, que vergonha ainda por cima vens passar por sportinguista.

  • Pésquerdo
    Posted Setembro 9, 2019 at 3:28 pm

    Eu acho que há muita indefinição por parte de Varandas neste caso.
    Até poderá ser a primeira hipótese… está a apostar forte no Pontes e tentar sacar um Lage. Mas parece-me muito difícil, já que quem estava um pouco por dentro do futebol e do que se passa no Benfica, sabe muito bem que o Bruno Lage não era um interino qualquer…
    Neste caso parece-me que o risco de correr mal é elevado.

    Relativamente à segunda hipótese, não seria tão dramático e diria que está totalmente perdido, mas penso que há uma grande dúvida no ar. Seria mais um “esperar para ver” do que o desnorte da direcção.
    Por um lado quer postar no Pontes para dar estabilidade suficiente ao treinador de modo a que ele, porventura, saque um Lage da cartola; por outro, estará desconfiado mas não tem nenhuma hipótese forte disponível.
    Não nos podemos esquecer que a margem de erro, nas escolhas desta direcção, diminuiu recentemente com o fracasso da aposta no projecto Keizer.

    Por fim, não vejo grandes chances que as coisas corram bem com o LP, o currículo é fraco, medonho até. Dá ideia de ser um treinador sem grande carisma e estar longe do que é preciso no futebol português.
    O Sporting colocou-se numa situação muito difícil. É quase impossível encontrar um treinador com qualidade que esteja disposto a assumir o risco de pegar numa equipa que não escolheu, não preparou e não conhece, acrescentando a pressão de apresentar resultados a curto prazo, sabendo que tem um plantel mal preparado fisicamente e desequilibrado nas opções.
    O Sporting é neste momento um crematório de treinadores, nenhuma das hipóteses apontadas seria estúpido o suficiente para vir assumir o risco altíssimo que o cargo oferece.

  • carlos alves
    Posted Setembro 9, 2019 at 3:29 pm

    FILIPE SCOLARI. O Sporting precisa de um treinador com curriculo, alguem de quem não possam duvidar do seu valor, ao contrario do KEIZER que era um desconhecido. Quanto à Formação e preciso primeiro criar condições para que os jovens tenham talento para chegar à 1.ª equipa. O SCOLARI tem ainda a vantagem de ser um treinador agregador de causas. Assim acredito que seria o treinador capaz de unir todos os Sportinguistas. Acredito ainda que não viria a ganhar um ordenado de outro mundo para alvalade.

    • disturbed17
      Posted Setembro 9, 2019 at 5:12 pm

      Qual é o currículo de Scolari a nível de clubes?

    • disturbed17
      Posted Setembro 9, 2019 at 5:21 pm

      Apostar num treinador só porque sim, não é hipótese, sinceramente dos nomes disponíveis, ou estão fora da realidade (Mourinho, Allegri, Wenger, Ranieri) ou serão mais um tiro no escuro como muitos que já passaram por cá (Karanka,Solari, etc..) a curto prazo não vinham fazer mais que Leonel Pontes.
      Como o vm diz, mais vale esperar por um português, Leonardo jardim se for novamente despedido não vejo equipas de topo a ter interesse nele. Vítor Pereira também seria excelente aposta, Jorge Jesus também acredito que fique apenas esta época no Brasil e poderá regressar.
      Quem sabe até esperar pelo que faz Sá Pinto, e tentar resgata-lo (Não tenho ideia de valores de cláusulas)

      • DYI
        Posted Setembro 9, 2019 at 9:36 pm

        Acho o Ranieri um péssimo treinador e acho que ganhou aquela Premier sem saber ler nem escrever. Não fosse o título que ganhou e atualmente estava ou reformado ou na série B.

      • O Comendador
        Posted Setembro 9, 2019 at 10:35 pm

        Por favor, deixem o Sá Pinto em Braga.

  • R10UELME
    Posted Setembro 9, 2019 at 4:01 pm

    Tendo em conta como todo o processo ocorreu, parece que Leonel Pontes será aposta para manter, mas provavelmente, uma aposta que o próprio Varandas não estaria preparado para assumir e ficando claro que foi Keizer a querer abandonar o barco e não o contrário.

    Todo este processo mostra que FV ainda tem um longo caminho por percorrer como presidente de um clube como o SCP. A saída de Keizer no dia após o fecho do mercado colocou sempre em causa o trabalho do futuro treinador por não poder fazer qualquer ajuste ao plantel o que foi um erro tremendo e o principal sinal que foi Keizer quem decidiu sair. Acredito que se a decisão de despedir Keizer partisse do SCP, no dia seguinte seria apresentado o treinador para o substituir (e não um interino) para poder aproveitar, pelo menos, a paragem das seleções para poder começar a ambientar-se à casa e a começar a trabalhar com os jogadores disponiveis.

    Assim sendo Leonel Pontes será a aposta e acredito que será mais um problema do que uma solução, a curto prazo, para FV, porque, a meu ver, não é um treinador competente o suficiente para o lugar que irá ocupar mas que provavelmente ganhará jogos suficientes para deixar de ser apenas treinador interino porque o calendário do SCP, a curto prazo, é bastante acessível e apesar de tudo, o SCP continua com um plantel muito superior a praticamente todas as equipas do campeonato.

  • David Gomes
    Posted Setembro 9, 2019 at 5:00 pm

    Parece – me que não sabe o que fazer, e mesmo que saiba está mal aconselhado e a tomar decisões erradas. Se acha que vai sacar um Lage sem atender a todo o contexto anda iludido. Se o Pontes está a prazo então é incoerente, pois ele já disse que sempre que um jogador importante ou treinador forem embora ele já cai ter opções em cima da mesa e isso é exatamente o contrário do que temos assistido. Se está à espera de ir buscar Jardim ou outro estamos tramados porque quando isso acontecer já estamos afastados de todas as lutas por títulos.

  • Sirius86
    Posted Setembro 9, 2019 at 6:09 pm

    Para mim FV não se comprometeu com Pontes publicamente porque este está em “período de experiência” se FV vir alguma evolução e os jogadores comprometidos com Pontes dá-lhe um voto de confiança, talvez até renove o contrato e fica com ele, se não contrata outro treinador sem ter o “peso” de ter que despedir Pontes. Certamente aproveitará estas semanas para apalpar o mercado em termos de treinadores que o ajudará à decisão.

  • Andre A
    Posted Setembro 9, 2019 at 6:32 pm

    Seria um facil “Bruno Lage 2.0” enquanto espera por um treinador com mais nome. Se funcionar fica, senão deu para encher chouriço mais uns jogos.
    O que me faz ir para o “não sabe o que fazer” é o timing disto tudo, é de cortar os pulsos. Despedir um treinador no dia a seguir ao mercado fechar?? Se não é para ficar, então que despeça com tempo para um novo treinador ver o que quer e não quer no plantel. Se era para ficar, entao dava mais tempo ao Keizer… Despedir num jogo em que houve 3 penalties (apesar do sporting ter jogado mal) foi um bocado estranho

    • Pormenor Tatico
      Posted Setembro 9, 2019 at 6:58 pm

      A Direcção já estava a ponderar a saída de Marcel Keizer antes do jogo com o Rio Ave, claro que o resultado negativo e a forma como a equipa não jogou precipitaram e bem a decisão.

      Sofrer 3 golos da mesma forma, sempre com o Rio Ave a jogar entre-linhas no nosso meio-campo mostra bem o quão amador era Keizer, Coates toda a gente sabe que não é um central veloz, mas não deixa de ser um bom central e dos melhores em Portugal e o modelo de Keizer expõe toda a equipa.

      A equipa do Sporting estava sempre mal posicionada na perda, através desse mau posicionamento a equipa recuperava poucas bolas e tem mais dificuldades em gerir os ritmos de jogo, o Sporting vivia numa anarquia total, sempre a jogar na aleatoriedade e nunca na organização.

      O Sporting pressionava pouco e mal, os setores estavam sempre distantes, a equipa era apática e amorfa, o que é um reflexo de Marcel Keizer, com uma transição defensiva terrível, nunca vi um treinador tão fraco.

      Estes últimos reforços já não passaram por Keizer, não existe um momento certo para mudar de treinador, mas este parecia-me o indicado, paragem de selecções, tempo para os jogadores assimilarem melhor as ideias do novo treinador, o Sporting com Keizer pareciam aqueles tipos que iam para a guerra já derrotados e esse espírito passava para nós Sportinguistas.

      • Andre A
        Posted Setembro 10, 2019 at 12:06 am

        Nao estás a concluir bem as afirmações iniciais que fazes.
        Se já era ponderado desde o Benfica, devia ter sido melhor planeado. Também não faz sentido usar o argumento de levar 3 golos da mesma forma num jogo como razão. É mais dificil re-ajustar problemas durante o jogo portanto nao é assim tao descabido ter as mesma falhas num jogo (benfica-porto é um bom exemplo).
        Apesar de concordar que o Keizer era fraco para o Sporting por ser muito anárquico, o timing é errado porque o proximo treinador nao vai ter outra hipotese que tentar fazer omeletes com os ovos que a direcao e o keizer lhe deixaram. Mais valia ter vindo há um mês para poder usar o mercado

  • Pormenor Tatico
    Posted Setembro 9, 2019 at 6:47 pm

    Parece ser a escolha certa no momento certo, nunca analiso um treinador pelo currículo, mas sim pelo perfil, um treinador é acima de tudo um gestor de recursos humanos, tem que ter capacidade de liderança, comunicação, conhecimento técnico-tático e facilidade em apostar nos jovens e Leonel Pontes parece preencher todos estes requisitos.

    Tem outra vantagem em relação a todos os outros treinadores, trabalha com os sub-23 há meses, conhece as suas virtudes e defeitos, o que é muito diferente de chamar estes jovens de vez em quando à principal e não tenham dúvidas que temos jogadores incríveis neste escalão, será muito mais fácil ao Leonel apostar em 5 ou 6 miúdos que qualquer outro treinador, ainda por cima, a meio da época e o Sporting precisa muito duma injecção de sangue novo no plantel, para além de tudo o resto que o Leonel poderá trazer.

    O Sporting não tem nada a perder com esta aposta, se não resultar irá encontrar um novo treinador, mas daria sempre 2,3 jogos ao Leonel, desde que não acontecesse uma hecatombe.

    O Plantel do Sporting é muito desvalorizado, com o que existe no plantel principal e sub-23, o Sporting tem plantel mais que suficiente para o título.

    Já imaginaram este 11?

    Renan, Rosier, Mathieu, Coates, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes, Miguel Luís, Bruno Fernandes, Acuna, Jesé e Bolasie, não vejo onde Benfica e Porto tenham melhor 11, pelo contrário.

    Ainda teríamos no banco jogadores como Max, Ristovski ou João Oliveira, Neto, Tomás Silva ou Matheus Nunes, Plata, Joelson, Vietto ou Pedro Mendes

    Há que dar tempo a Frederico Varandas, é o melhor Presidente que já tivemos, as alterações estruturais que está a fazer no Futebol Profissional, Scouting, Formação e outras modalidades é clara, apanhou uma herança terrível de Bruno de Carvalho, que só deixou tralha no clube, Varandas está a arrumar a casa, mas não é possível fazer numa época o que não foi feito em 30, o projeto desportivo e financeiro desta direcção é claro, não podemos por em causa tudo o que foi feito por um ou outro mau resultado.

    Marcel Keizer foi o pior treinador que já tivemos, mas ganhou 2 taças, era impossível despedir no final da época um treinador nestas condições, Varandas percebeu que Keizer foi um erro e corrigiu-o com antecedência, que querem mais que o homem faça, deixamos de contratar camiões de jogadores, contrata-se pouco e bem, com critério, fizemos vendas incríveis de jogadores de 2ªlinha num contexto adverso, está-se a investir na formação e os resultados irão aparecer a médio-prazo, não podemos ir na conversa da Comunicação Social, o Sporting está bem e recomenda-se.

    • Baia_99
      Posted Setembro 9, 2019 at 7:42 pm

      Mas o Keizer não era o melhor treinador do mundo? O Guardiola dos pobres?

      Este comentário, como é apanágio do user pormenor tático é disparate atrás de disparate…

      Esse 11 é perto de péssimo, e não fosse ter Bruno Fernandes, seria pior do que metade das equipas da liga…

      • Pormenor Tatico
        Posted Setembro 9, 2019 at 8:32 pm

        Admito que me iludi com Keizer nas primeiras semanas, quem não se iludiu?

        Mas sempre desconfiei do seu perfil e dos seus conhecimentos técnico-táticos, com Keizer o Sporting concedeu sempre muitas ocasiões de golo aos adversários, mesmo quando ganhou por 4 ou 5 contra equipas que jogaram o jogo pelo jogo e ai claro ganhamos vantagem porque temos melhores jogadores.

        Dou sempre o beneficio da dúvida a qualquer treinador, mas era nítido após vários meses que Keizer não tinha o perfil necessário para orientar o Sporting, Varandas e bem despediu-o com antecedência

        Esse 11 é péssimo, pior que metade das equipas da Liga?

        Este comentário é real?

        O Sporting mesmo com as reservas tinha melhor plantel que um Braga, quanto mais os outros.

        Este 11 para mim seria o melhor da Liga, vejamos, Renan para mim é o melhor GK em Portugal, Rosier não há dúvidas que é melhor que Corona e André Almeida, Nuno Mendes é uma autêntica locomotiva, ainda não é um Grimaldo ou Telles, mas tem potencial para ser tão bom ou melhor.

        Mathieu é o melhor central em Portugal, Coates é dos melhores também, Rodrigo Fernandes é um trinco na linha de Matic, se tiver uma oportunidade vai mostrar a sua qualidade, Miguel Luís é um médio muito completo, só precisa de uma oportunidade, é um jogador na linha de Moutinho, Porto tem Uribe que é muito inferior a Herrera e Benfica tem Samaris….

        Bruno Fernandes é o melhor jogador em Portugal, Bolasie vai supreender muita gente, é um Marega com muita habilidade, não existe nenhum jogador com estas caraterísticas em Portugal.

        Acuna não é um prodigio, mas é muito completo, forte defensivamente, tem qualidade técnica, capacidade de definição, não deve assim tanto a Rafa ou Corona.

        Jesé há alguns anos era titular no Real Madrid, se for bem aproveitado pode ser o melhor avançado em Portugal.

        Já nem falo do banco que teremos, mas no final fazemos as contas.

        • Vegeta
          Posted Setembro 10, 2019 at 9:03 am

          Então mas o Keizer não era melhor que o Bruno Lage?
          Quanto ao resto nem vou comentar, são tão bons que levaram 5, lutem pelo 3 lugar que já é bom.

        • Tiromar
          Posted Setembro 10, 2019 at 10:09 am

          Como disse o user Baia_99, acho que estás a exagerar bastante.
          Depois da taça de Portugal, continuaste a dizer que o Keizer era o melhor treinador de Portugal. Também tinhas dito que o Lage era bom mas bastante inferior ao Keizer. Ou seja, não é como fazes entender que tinhas desconfiança nele.
          E também te digo agora estás a exagerar. “o Sporting tem plantel mais que suficiente para o título.”. Não achas mesmo que estás a exagerar? Eu penso que o Sporting vai lutar pelo terceiro lugar com o Braga e não será propriamente fácil. O Sporting está ainda numa fase complicada e acho que temos ter noção que as coisas não vão ser fáceis para o lado de Alvalade.
          Imagino que se fosses benfiquista, o que é que dirias. Devias dizer que seríamos campeões lá para Fevereiro…

    • masterDC
      Posted Setembro 9, 2019 at 8:24 pm

      E pronto lá começou o exagero habitual. Há umas semanas ou meses o Keizer era um grande treinador e um dos melhores e agora depois de ser despedido já passou a ser o pior que treinou o Sporting. Incrível, muda-se o avatar e muda-se logo a opinião. Coerência? Não existe.

      Quando ao teu 11, custa-me muito ver este tipo de fé cega em acreditar que somos os melhores. Para além do facto de não termos melhor 11 que os rivais, é achares que o Miguel Luís faz parte do melhor 11 quando nem sequer deveria estar no plantel e ao mesmo tempo colocares um Jesé e Bolasie que neste momento são puras incógnitas e não são os mesmos jogadores de há 3 ou 4 anos.

      Não sei o que me surpreende mais, se o facto de o Keizer ter passado a ser o pior treinador que esteve no Sporting ou se esse grande 11 com Miguel Luís consegue ser melhor que os dos rivais e ter capacidade para lutar pelo título.

      • Pormenor Tatico
        Posted Setembro 9, 2019 at 8:57 pm

        Miguel Luís para mim é muito mais jogador que Wendel, nas poucas oportunidades que teve na principal, deu sempre boa resposta, não percebo o hate ao rapaz, tem caraterísticas similares ao Moutinho que era muito elogiado neste blog.

        Não consigo gostar do nosso meio-campo, Doumbia e Wendel são muito macios, tem pouca disponibilidade fisica, não ocupam bem os espaços, dão pouca dinâmica ofensiva à equipa, Miguel Luís parece-me um box to box de muita qualidade, é um todo o terreno, trabalha defensivamente para a equipa e tem critério no jogo com bola.

        Bolasie tem caraterísticas que mais nenhum ala tem em Portugal, tem a capacidade física do Marega, mas tem muito mais habilidade, não digo que seja um prodigio, mas este tipo de jogadores fazem mossa contra autocarros, tem que ser é bem aproveitados.

        Jesé ainda está fora de forma, mas se trabalhar bem, pode ser um ótimo 2ªavançado ou PL, tecnicamente é o melhor PL, tem mobilidade, sabe jogar em espaços reduzidos, joga bem de costas e pode melhorar muito na finalização.

        Seferovic não fazia mais que 4,5 golos e aqui explodiu, porque é que Jesé não pode fazer isso e nem vamos comparar os 2, a nossa Liga é pouco competitiva, como se o Sporting precisasse de grandes craques para ser campeão, a qualidade e atitude certa fazem muita diferença no rendimento duma equipa.

    • Napoleon
      Posted Setembro 9, 2019 at 8:45 pm

      Obrigado por este comentário. Segunda feira, uma pessoa está mais em baixo e cansada. Fizeste-me rir às gargalhadas. Grande abraço

    • JoaoMiguel96
      Posted Setembro 9, 2019 at 8:49 pm

      Incrível.

    • Der Kaiser
      Posted Setembro 9, 2019 at 10:44 pm

      Diga-me, por favor, que os seus comentários são sempre em tom de sátira.
      Caso contrário, conheço excelentes profissionais de saúde que o podem ajudar.

  • Slayer666
    Posted Setembro 9, 2019 at 8:50 pm

    Como anda o Mónaco (a não) jogar, o “estender a mão” do Mendes ao Sporting (com um empurrão do Ronas para tal suceder…), com a grande amizade (pública) do Varandas com o Leonardo, eu apostaria as fichas todas que – se – ou melhor, quando as coisas recomeçarem a correr mal (liga europa, ou mais um resultado volumoso contra Benfica ou Porto) — Leonardo Jardim acabará por vir para o Sporting do Varandas ;)
    Claro que se o Pontes consegue a sacar vitórias contra Benfica e Porto…as fichas todas passam para a sua manutenção.

Deixa um comentário