Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Peter Sagan, o fenómeno que supera Cavendish ao sprint e bate Contador e Froome nas montanhas

Peter Sagan é um ciclista único, a sua capacidade de explosão, seja em terreno plano ou nas mais inclinadas rampas, bem como o seu talento, inteligência e uma grande dose de loucura, permite-lhe discutir praticamente todas as clássicas/etapas contra qualquer adversário. Apesar de ter apenas 23 anos, é provavelmente o melhor ciclista da atualidade, seria redutor considerar o ciclismo apenas provas de 3 semanas, está ao nível dos melhores em várias especialidades, Cavendish nos sprints, Cancellara/Gilbert em clássicas e Rodriguez/Contador em explosivas chegadas em alto. Um autêntico fenómeno!
Sempre foi considerado uma promessa do ciclismo mundial, como atestam o prémio de mais talentoso ciclista eslovaco em 2007 e os títulos mundiais e europeus de Montain Bike em 2008, mas foi em 2010, com apenas 20 anos de idade, que se deu a conhecer aos adeptos do ciclismo de estrada. Assinou pela equipa italiana Liquigas no início desse ano (atualmente Cannondale), onde ainda se mantém e lidera. Podemos afirmar que foi a partir daí que o “show” começou, logo em Março duas vitórias no Paris-Nice, batendo diretamente em etapas acidentadas Joaquim Rodriguez e Alberto Contador e vitórias na Volta à Romandia e Volta à California, conseguindo também pódios em prólogos, algo impressionante para um jovem de 20 anos de idade. Em 2011 continua a sua evolução, conseguindo também discutir vitórias em etapas contra sprinters puros, como demonstram as suas vitórias na Vuelta e aumenta a sua consistência em provas de 1 semana, alcançando a vitória final na Volta à Polónia. Contudo 2012 foi o ano onde Sagan se afirmou como uma das maiores estrelas do ciclismo mundial, faz top-5 em 4 das mais históricas clássicas mundiais, Milan-San Remo, Gent Wevelgem, Volta à Flandres e Amstel Gold Race. Quem até este ponto não acreditava no potencial do jovem eslovaco, passou a acreditar. Depois desta exibição nas clássicas da Primavera, Sagan exibiu a sua supremacia na Volta à Califórnia e Volta à Suíça onde juntou 9 vitórias de etapa ao seu currículo como preparação da sua primeira visita ao mítico Tour de France. Mais uma vez as expectativas que caiam sobre si não saíram defraudadas, Sagan arrebatou 3 etapas e 3 segundos lugares, que lhe valeram a vitória da prestigiada camisola verde.
Este ano, é considerado favorito em grande parte das prestigiadas clássicas da Primavera e os seus adversários, sabem que Sagan em qualquer tipo de terreno (excetuando, para já, em longas chegadas em alto e longos contrarrelógios) é um alvo a considerar, além disso é um forte candidato a terminar o ano no 1º lugar no ranking mundial da UCI. Como aperitivo, já nos brindou com vitórias em 2 etapas no Tirreno-Adriático, duas vitórias especiais, já que numa delas derrotou em confronto direto, os melhores sprinters da atualidade como Cavendish,Greipel ou Goss e noutra, deixou para trás em grandes dificuldades, Contador, Froome e Evans.
Podemos afirmar que estamos perante alguém especial, é assustador, se pensarmos que o seu auge ainda vai chegar e a sua consistência em provas de 1 e 3 semanas irá aumentar, certamente durante este ano e nos próximos, Peter Sagan irá brindar os adeptos do ciclismo com muitas vitórias e exuberantes comemorações. Melhor ciclista da actualidade? Sagan vai revolucionar (positivamente) a modalidade? São necessárias novas figuras, e a irreverência do eslovaco cativa tudo e todos. Com Sagan a marcar autênticos “confrontos de boxe” nos duelos ao sprint com Cavendish (se juntarmos a estes 2 talentos, Greipel, Goss, Farrar, Kittel, entre outros, é justo afirmar que esta vertente nunca criou na história tanta expectativa nos aficionados desta modalidade…nem nos tempos de Cipollini e Zabel) e ainda a criar dificuldades a Hagen, Gilbert, Boonen e Cancellara nas clássicas; e Froome e Contador numa espécie de Messi-Ronaldo nas montanhas (Nibali, Purito, Valverde, Evans, a intrometerem-se), 2013 tem tudo para ser um dos melhores anos de sempre e um ponto de viragem no ciclismo?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Hugo Santos

26 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Março 11, 2013 at 11:54 pm

    Um estrondo este ciclista! Grande inicio de temporada e promete ser dos ciclistas com mais vitorias em 2013 e em grandes provas.

  • Visão de Mercado
    Posted Março 11, 2013 at 11:58 pm

    COMO SABEM NESTE E EM QUALQUER POST NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS (Carreguem na opção Comentar como, seleccionem Nome/URL, coloquem algum nome (pode ser falso ou até mesmo um nick, desde que ajude o diálogo e não algo disparatado como números ou "eu" e depois comentem).

    Obrigado

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 11, 2013 at 11:59 pm

    Eu que nem gosto muito de ciclismo fiquei deliciado com este menino no último Tour!
    Promete…

  • Tiago Meireles
    Posted Março 11, 2013 at 11:59 pm

    O Peter Sagan têm uma explosão seja em plano seja em montanha, seja contra o Cavendish, seja contra o Gilbert mas não pode-mos afirmar que é o melhor ciclista do mundo ainda é muito novo mas o potencial para ser está lá todo agora é só trabalhar e mostrar o valor que têm.

  • João Gonçalves
    Posted Março 11, 2013 at 11:59 pm

    É o ciclista em melhor forma talvez, todos os candidatos que ele bateu hoje não estão em forma, por exemplo A. Contador no sábado mostrou que ainda nao está em forma ao atacar e depois ao ficar sem pernas.
    Mas de qualquer das maneiras daqui a 2 a 3 anos ele vai ser a grande figura da modalidade, se conseguir manter este nivel sem se ter de especializar.

  • Alistair
    Posted Março 12, 2013 at 12:11 am

    Já desde o ano passado que é, provavelmente, o meu ciclista favorito, a par de Froome e do nosso grande Rui Costa. É um todo-terreno, um autêntico fenómeno. Tem tudo para ser o melhor do mundo e escrever uma página dourada na história da modalidade.

  • Tiago Alves
    Posted Março 12, 2013 at 12:32 am

    Peter Sagan é bom nestas subidas curtas e explosivas. Nunca conseguirá combater de igual para igual com outros nas altas montanhas.

    • Jaime M
      Posted Março 13, 2013 at 11:06 am

      Tem 23 anos, nunca se sabe o que pode vir a ser. Se treinar so para alta montanha, nunca se sabe o que este menino pode vir a dar. Tem uma margem de progressao enorme. Embora ache pouco provavel, pode-se tornar um ciclista de topo na alta montanha, ainda tem muitos anos pela frente. Por este rapaz nao ponho as maos no fogo!

  • Rseven
    Posted Março 12, 2013 at 12:45 am

    Imaginem que ainda (quase) podia ser sub-23… está a 3/4 de atingir o topo… Como foi dito aqui, tem dificuldade nas subidas longas (mais do que potência, é preciso caixa) mas pode trabalhar esse aspecto, se o conseguir… entrará de certo para o patamar dos grandes….
    PS: A etapa de hoje do Tirreno, das melhores que já vi…

  • Rseven
    Posted Março 12, 2013 at 12:46 am

    Imaginem que ainda (quase) podia ser sub-23… está a 3/4 de atingir o topo… Como foi dito aqui, tem dificuldade nas subidas longas (mais do que potência, é preciso caixa) mas pode trabalhar esse aspecto, se o conseguir… entrará de certo para o patamar dos grandes….
    PS: A etapa de hoje do Tirreno, das melhores que já vi…

  • calhambeque
    Posted Março 12, 2013 at 1:34 am

    alguem disponibiliza um resumo da etapa de hoje?

  • Pedritxo
    Posted Março 12, 2013 at 8:46 am

    É a minha aposta para ficar em primeiro no rankingm claramente

    O Post diz tudo. sendo se ele melhora a sua consistencia nas provas de 1 a 3 semanas, temos aqui um ciclista predestinado.

    E contagiante tambem a forma como ele comemora, como da as entrevistas,etc

  • Manuel Aranha
    Posted Março 12, 2013 at 8:57 am

    Sinceramente espero que não seja como o actual campeão do Mundo, Philippe Gilbert… Apesar de ser campeão do Mundo também prometia muito e pouco apareceu. Acredito que o "terminator" seja diferente. Não penso que com Cavendish em forma o consiga apanhar nos sprints, Cavendish é um monstro, o ciclista mais rápido e Sagan gosta mais de chegadas com subida por mais pequena que seja… Gostava que este ano existisse mais que um comboio para não haver injustiças na chegada ao sprint mas isso depende das equipas. Estou a ver Sagan a ganhar tempos em fugas nas corridas de 3 semanas mas não acredito que se aguente nas chegadas ao alto ao lado de contador ou froome.
    Acredito que vamos ter uma optima época de ciclismo e obrigado por fazerem post's sobre este desporto.

  • Sub-turma3
    Posted Março 12, 2013 at 10:25 am

    Infelizmente e devido à crise que este desporto atravessa, só vou acreditar no talento deste jovem quando ele for controlado devidamente. E aliás devia ser defendido um controlo a todo e qualquer ciclista que ganhe etapas. Ou então legalizem essas substâncias para todos!

    • Jaime M
      Posted Março 13, 2013 at 11:12 am

      O seu desconhecimento sobre a modalidade é desconcertante. Todos os vencedores da etapa, e mais alguns, mal chegam ao final, sao testados. Nao confine o seu conhecimento sobre o desporto aquilo que ve nas noticias. E nao generalize, la porque o Lance se dopava, nao quer dizer que os restantes se dopem

  • Cyclomania
    Posted Março 12, 2013 at 11:19 am

    É um super talento. Tem potencial para vencer os 5 monumentos (SanRemo, Flandres, Roubaix, Liège e Lombardia), algo que só 3 ciclistas conseguiram (Merckx, Van Looy e De Vlaeminck), mas neste momento "só" as 2 primeiras é que estão ao seu alcance. E apesar de ser o grande favorito para Domingo, não podemos esquecer que ele ainda não venceu nenhuma destas clássicas e por isso ainda lhe falta "estatuto". Só espero que ele não tente converter-se numa ciclista de grandes voltas porque iria correr o risco de perder tudo o que faz dele um ciclista especial…

  • CoCoNuTs
    Posted Março 12, 2013 at 11:49 am

    Concordo com tudo o que foi dito aqui, se bem que no cisclismo as coisas não funcionam só aos olhos do que a gente vê. è fácil dizer que o Sagan ontem aguentou-se naquelas rampas dificeis, ao pé de Nibali e Rodriguez (este sim, deve voltar a vencer novamente o ranking UCI, mas isso são outras conversa e talvez um dia destes até faça um texto sobre isto para enviar para o blogue), mas tambem temos de analisar as situações de corrida. Se vissemos o dia antes, o Sagan ficou completamente a pé, desitiu da etap e guardou forças para a etapa de ontem. o mesmo tinha feito há 3 etapas. è um cisclista que vem para discutir etapas e nunca provas de 3 ou mais dias. Na minha opinião o que faz dele um grande ciclista não é so a capacidade de correr em cima da bicicleta, é a leitura que ele faz da corrida. Sabe onde atacar, quem seguir, onde deve ou não forçar, e quando tem de desistir, e isso faz dele um dos melhores corredores da actualidade.

    Um pequeno assunto que queria referir, e que alguem falou em cima, é a situação do Gilbert…e dizer que o mesmo prometeu e pouco apareçeu. Só a titulo de reparo…é apenas o 2º ciclista no mundo a ganhar as 3 clássicas das Ardenas num ano, ganhou o Ranking World tour em 2011, ganhou duas vezes o Paris-Tours, o Giro da Lombardia, e tambem a Clássica de San Sebastian. Tem várias vitórias de etapas na 3 Grandes voltas,tem etapas no Dauphiné, ENECO Tour, Volta ao Mediterraneo, Tou Down Under, Volta a Maiorca,´Já foi campeão belga, Campeão do Mundo e nem seque vamos entrar pelos segundos e terceiros lugares de grandes provas (sim, porque um cisclista não é feito apenas de vitórias)..mas ao fim disto tudo, prometeu muito e pouco apareçeu?

    • Manuel Aranha
      Posted Março 12, 2013 at 7:37 pm

      CoCoNuTs, fui eu que falei que o Gilbert "desapareceu". Acho que tens razão, exprimi-me mal. Só queria dizer que nas corridas de 3 semanas como o Tour do ano passado o Gilbert foi uma nulidade. Eu que sou mesmo fã dele acreditava que ele ia conseguir no minimo 3 vitorias porque tinham uma pequena inclinaçao no fim e ele nem apareceu. Só disse aquilo porque nao quero que o mesmo aconteça com o Sagan.

    • carlos
      Posted Março 13, 2013 at 10:48 am

      Exatamente. Peter Sagan é um finalizador possante, talhado para ganhar algumas etapas, mas nunca (pelo menos por agora) para se aguentar ao lado dos melhores na montanha dia após dia e discutir provas de 3 semanas.

  • Pepito
    Posted Março 12, 2013 at 12:32 pm

    Acho o post muito pertinente e representa a atualidade do ciclismo, no entanto, fico surpreendido quando referem as altas montanhas e candidatos a provas de 3 semanas, não existir uma única referencia ao grande ANDY SCHELCK,ou seja, refere-se FROOME vs Contador quando nos últimos anos a grande atracão tem sido, Contador vs SCHLECK. Sou admirador deste ciclista luxemburguês e espero que este ano esteja em grande na edição centenária da Volta a França.

    Cumprimentos,

    Pedro Oliveira

    • carlos
      Posted Março 13, 2013 at 10:54 am

      Faço destas palavras as minhas.
      Sou admirador de Andy Sclheck que, na minha opinião, é o melhor ciclista na montanha e continua a não ter os media ao seu lado e, por isso, não é devidamente reconhecido. Quem não se lembra da vitória verdadeiramente fantástica há 2 anos no Tour, onde andou em fuga e subiu o Galibier sozinho (34.5 km e 2650m altitude)?!

      O seu ponto fraco é o contra-relógio, o que facilita a vida aos adversários como Contador, que deixam as despesas de atacar na alta montanha para ele e assim vão descansando.

    • JMiguel
      Posted Março 13, 2013 at 11:17 am

      Ja gostei muito mais do Andy.. Nao consigo gostar de um ciclista que so treina para o tour. Enquanto todos os restantes candidatos correm durante todo o ano, para ganhar. Nao como o Schleck, que à 1a inclinçao que aparece (em provas sem ser o tour) fica para tras (pequena hiperbole), e mais tarde abandona a prova. Porque Andy?!? xD

  • Bruno
    Posted Março 12, 2013 at 1:22 pm

    Para quem acompanha o Ciclismo não é novidade nenhuma o potencial deste ciclista. Apesar de ser ainda bastante jovem, tem melhorado de época para época, um fenómeno!

    Mas, se quiser ser algum dia um corredor de top, terá de melhorar ainda a sua alta montanha, o que tendo em conta a sua juventude, é perfeitamente possível.

    De acrescentar, que quando o vi pela primeira vez, à poucos anos atrás, idealizei-o como um "Sprinter" bastante promissor. Puro engano, é um ciclista bastante completo que se melhorar as montanhas mais longas, irá dar que fazer a Contador e Schleck.

  • Marco
    Posted Março 12, 2013 at 2:05 pm

    Sagan tem potencial, mas quando melhorar a sua postura na bicicleta ainda será melhor tanto em contra-relógios como em cobblestones ou pavè como chamam os belgas e aí vai ser lançada a questão:
    Tentará ele ganhar todos os monumentos numa época: milano-san remo, Flandres, Roubaix, Liege e Lombardia; ou simplesmente piorar como sprinter e conquistar grandes voltas?
    Sabe-se que é impossível ganhar grandes voltas com aquele "poder" físico, todavia penso que estamos na presença do novo canibal.

  • luis o.
    Posted Março 12, 2013 at 3:08 pm

    Não acho que o Sagan seja o melhor ciclista da actualidade, mas se tivesse de fazer uma equipa de ciclismo e me dessem a escolher qualquer ciclista para a minha equipa, ele era provavelmente a minha primeira escolha. Pela idade, pelo carisma, pela fantástica regularidade (o melhor indicador que a química não é um factor determinante), e por ser tão forte no sprint, no pavè, em muros curtos, em descida e em prólogos. Sempre com uma leitura de corrida muito boa, e a agressividade que os aficionados tanto prezam.

    PS: o resumo da etapa de ontem está aqui: https://video.gazzetta.it/vince-sagan-nibali-nuovo-leader/0b11e20e-8a75-11e2-bc5c-838ef8f87b52

    Grande Nibali a dar cabo dos Skybots, e muita atenção ao Hushovd que chegou com o Contador à frente do Froome!

  • Hugo Santos
    Posted Março 12, 2013 at 4:45 pm

    Pepito, infelizmente o Andy Schleck não consegue acabar uma prova por etapas faz praticamente 1 ano, desde que o seu irmão foi apanhado nas malhas do doping psicologicamente foi muito abaixo e não vai ser este ano que estará ao seu nível no Tour.

Deixa um comentário