Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pizzi diz o que faltou ao Benfica na Liga dos Campeões

É apenas uma questão de mentalidade? Parece ter faltado é qualidade de jogo.

Pizzi foi questionado no lançamento do jogo com o Zenit sobre o que tem faltado ao Benfica na Champions e flaou em mentalidade. “Estou aqui há muitos anos e já passei por momentos em que fomos eliminados logo na fase de grupos e já tive momentos em que tivemos a felicidade de chegar aos quartos de final. Acho que falta é um bocado a mentalidade. O povo português ainda é um bocado… Limita-se a fazer as coisas normais. Na Liga dos Campeões temos que nos soltar ainda mais porque do outro lado estão equipas muito fortes. Faltou-nos essa mentalidade mais competitiva e positiva. Infelizmente, este ano voltámos a não passar à próxima fase, um bocado por também por momentos com azar, como o jogo em Leipzig”, afirmou o capitão encarnado.

34 Comentários

  • Fake Plastic Fans
    Posted Dezembro 9, 2019 at 8:02 pm

    Concordo com o que diz, apesar de não se resumir somente a isso. Houve jogos em que a falta de atitude esteve bem visível (Lyon e São Petersburgo), a equipa entrou apática e pagou caro. Também é complicado quando se entra nesses jogos com tantos jovens, são ambientes pesados e a experiência ajuda muito.

  • MuchoG
    Posted Dezembro 9, 2019 at 8:21 pm

    Fiquei curioso e fiz umas contas há umas semanas sobre a performance de Pizzi quando o nível sobe, vi os seus golos e assistências contra o Porto+Sporting+Champions e comparei com os mesmos números em todos os outros jogos.
    Contra Porto/Sporting/UCL: por volta de 0,18 contribuições de golo por jogo
    No resto dos jogos: quase 0,5 contribuições por jogo.
    Os números e o teste do olho confirmam, quando o capitão e talvez o jogador com mais responsabilidade no nosso jogo (merecida ou não) é quase um não fator nos maiores jogos da época, isso é um problema, não é um único mas um grande problema. Para não falar do (não) esforço defensivo. Mas não faz mal porque para a semana marca dois ao Tondela e já um craque.

    • Brunacci
      Posted Dezembro 9, 2019 at 10:19 pm

      Analisar esses números a “seco” e concluir o que tu concluiste é que é de valor. Tiveste em conta o numero de golos marcados em jogos grandes vs outros jogos? Analisaste as derrotas e as vitórias à mistura? Eu concordo que o Pizzi contra defensores e atacantes mais fortes, se vê um pouco aos papéis até conseguir ganhar confiança para fazer o que faz contra os Tondelas e Aroucas desta vida. Mas, por favor, não utilizar a expressão “Os números (…) confirmam”. Tu não confirmaste nada, apenas usaste uns números aleatórios para tentar provar a tua opinião mas quando juntas números ao calhas, corres o risco da opinião perder a sua importância. Nada pessoal, atenção. Eu também sou da opinião que o que falta ao Pizzi para se tornar num excelente jogador é precisamente assumir também nos jogos grandes e dizer “presente”. E especialmente defender, a defender demonstra uma falta gritante de fundamentos básicos fáceis de ensinar.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Dezembro 9, 2019 at 11:13 pm

      Os golos que marcou na Liga dos Camepões, ao Sporting e ao Braga contam uma história diferente.

  • André Dias
    Posted Dezembro 9, 2019 at 8:34 pm

    Faltou mentalidade, intensidade, concentração e qualidade. O Benfica tem uma excelente equipa para uma realidade pouco competitiva como a liga portuguesa mas na Europa é preciso muito mais do que entrar em campo e esperar que os golos apareçam.

    E convém também apresentar o XI mais forte à disposição em vez de lançar miúdos sem experiência suficiente para jogar a um nível tão competitivo, favorecendo claramente o aspecto financeiro em detrimento do desportivo. LFV precisa de perceber que uma prestação positiva na CL dá tanto (ou mais) dinheiro como vender um jogador importante. Chegar aos quartos de final dá no mínimo 35M (15 fase de grupos + 9.5 oitavos + 10.5 quartos), sem contar com os prémios por vitória (2.7M cada) e empate (900k cada) na fase de grupos.

  • Nunop
    Posted Dezembro 9, 2019 at 8:56 pm

    Falta sobretudo o seguinte:
    – Ritmo competitivo, qualquer equipa na Liga dos Campeões de uma Big 5 leva sempre vantagem porque todos os fins de semana são expostos a dificuldades, mesmo contra equipas pequenas. Aqui só jogos entre Porto, Sporting, Benfica, Braga e Guimarães são realmente competitivos.
    – Não inventar no 11. Cervi sem jogar para o campeonato e antes da lesão do Rafa, titular nos primeiros 3 jogos da Champions, Tomás Tavares idem.
    – Perceber as limitações que o elenco tem. Jogar para o Fejsa que é 0 com bola, quando ele ta de costas a ser pressionado é certo q tinha q dar golo do Zenit.
    – Entrar bem no jogo. Contra Zenit e Lyon, ambos fora o Benfica sofre antes dos 10 minutos e com a mentalidade que tem arruína logo o jogo por inteiro.
    – Perceber mais cedo que Taarabt e Vinícius são 100% indiscutíveis neste Benfica porque são jogadores diferenciados, o primeiro porque tem uma qualidade absurda, farta-se de arriscar nas suas decisões e tem um acerto incrível para o que arrisca, joga entre-linhas, sempre para a frente com qualidade e o segundo porque tem uma estampa física muito difícil de contrariar e uma capacidade de finalização muito boa. Seferovic faz boas movimentações mas está sempre fora de jogo e mata todas as jogadas em que toca

  • HeberPrincipe
    Posted Dezembro 9, 2019 at 9:01 pm

    Resposta mais esfarrapada a do Pizzi

  • Kafka
    Posted Dezembro 9, 2019 at 9:02 pm

    Falta mentalidade mas também falta bastante qualidade, a começar pelo Pizzi que não tem nível para jogar na Champions, é um jogador bom contra os mediocres e mortos vivos e é medíocre contra os bons

  • B.Jardim
    Posted Dezembro 9, 2019 at 9:06 pm

    O povo português? Este gajo deve pensar que somos burros. Portugal ganhou o Europeu, temos jogadores e treinadores nas melhores equipas, o Porto tem estado sempre nos 8os nos últimos 20/15 anos, mas segundo o Pizzi a culpa é do povo Português.

  • Caxineiro
    Posted Dezembro 9, 2019 at 10:19 pm

    Penso que o que ele diz é verdade e deve ser aplicado também às lacunas de Bruno Lage. Falta por vezes atitude/experiência competitiva ao treinador, no sentido de apostar num 11 base forte e competitivo de maneira consistente ao longo da LC, fazer substituições que dão solidez e critério em momentos chave (ao invés de adiar até aos 85 min), introduzir os jovens na prova apenas quando já têm andamento qb na nossa liga, etc.
    No fundo Pizzi diz o que muitos comentaram aqui depois do jogo com o Leipzig : o Benfica manda em PT mas não tem competitividade para jogar com os colossos.
    (Isto claro a juntar a outros fatores como certos jogadores em sub-rendimento, política de contratações com outros interesses, etc)

  • Teixas
    Posted Dezembro 9, 2019 at 10:19 pm

    Se o Porto consegue, com plantel de menor qualidade, nos também deviamos conseguir. Ponto.

    Mentalidade, poder fisico, facilitismos…

  • Kafka
    Posted Dezembro 9, 2019 at 10:51 pm

    “o povo português limita-se a fazer as coisas normais”

    O Pizzi demonstra aqui toda a sua ignorância… Se há povo que ao longo da sua história se caracteriza precisamente por não seguir a lógica e não se limitar apenas a fazer o normal, é precisamente o povo lusitano (até no tempo dos Romanos) e depois já os portugueses desde que somos um País, daí os descobrimentos ou o facto de o Pizzi hoje poder dizer que é Português e não ter de dizer que é Espanhol muito se deve precisamente a não fazer “o que é normal” e podia continuar até aos dias de hoje…

    O povo português tem muitos defeitos (sermos latinos não ajuda em nada)… Mas, “fazer apenas o normal” não é de todo um deles

    Pizzi a demonstrar toda a sua ignorância, calado é um autêntico poeta, já quando abre a boca

    • Defensor_da_Patria
      Posted Dezembro 9, 2019 at 11:04 pm

      Nota-se na nota sociedade e nosso Estado neste momento. Nós somos tão bons a fazer acima do normal que o nosso país não avança. Não me lembro de alguém de lhe ter concedido o direito de insultar um jogador só porque fez um conferência de imprensa em que teve razão. O faltou ao Benfica foi mentalidade de querer mais e não ficar pelo normal. E só porque o povo português antigamente tinha determinadas características não significa que o povo atual também terá. Criticar por criticar não farta já ?

    • Xefe
      Posted Dezembro 9, 2019 at 11:21 pm

      Santa ignorância. Estás a falar em eras completamente distintas da actual. Actualmente Portugal é um dos piores países Europeus em tantas coisas, e nem sequer quer melhorar pois como o Pizzi diz e bem, limita-se ao mínimo e os portugueses contentam-se e contribuem para isso.

      Mais uma vez mostras que és ignorante, e vives à parte da realidade.

      • Kafka
        Posted Dezembro 10, 2019 at 11:35 am

        Errado, mais uma vez a demonstrares a tua ignorância, começo a achar que és mesmo o próprio Pizzi já que a tua falta de inteligência é exactamente igual à dele

        Como eu frisei, Portugal e os Portugueses têm vários defeitos, sermos latinos não ajuda nada, e esses defeitos contribuem bastante para Portugal ser um País pobre quando comparado com alguns países no Mundo, no entanto não é de todo por fazerem “o normal” um desses defeitos, pelo contrário… Fizéssemos nós o que é o “normal” e estaria Portugal bem melhor, a começar pela coisa mais normal em qualquer sociedade que é pagamento de impostos, tu não sabes estas coisas porque não te informas e para ti isto é tudo chinês, mas a economia paralela em Portugal ronda os 25 a 30% do PIB, portanto toda a gente gente fazer o que é normal que é pagar os respectivos impostos e a nossa economia e respectiva receita de impostos seria de mais de 30% ou que transformaria o País completamente pois passaríamos a ter superavit em vez de défice e essas centenas milhões eur que não são tributados dariam para os revitalização do País

        Bastava uma simples mudança para fazer algo que é normal (pagar impostos) e passaríamos a ter um país bem melhor

        Mas tu como é óbvio não percebes nada disto

        • Kafka
          Posted Dezembro 10, 2019 at 11:55 am

          **milhares milhões que não são tributados

        • Xefe
          Posted Dezembro 10, 2019 at 3:08 pm

          Mais uma vez errado.

          Mesmo que o total dos impostos fosse pago, existem muitos outros factores que nos colocam bem atrás de outros Países Europeus (e excluo factores que não podemos controlar como localização geométrica, população, área do País…). Aliás começa exactamente por exemplo na forma como o dinheiro dos impostos é utilizado.

          Depois não percebes que o “normal” a que o Pizzi refere-se não corresponde ao “normal” dos outros países. Algo que é normal nesses países, ainda é visto como extraordinário do ponto de vista de Portugal. Essa é exactamente a crítica que ele faz.

          Finalmente, acho engraçado falares da falta de inteligente do Pizzi quando é superior à tua (e então se te comparares comigo, coitadito de ti). Aliás é hilariante achares que para mim Economia é Chinês quando nem Matemática básica sabes…

          • Kafka
            Posted Dezembro 10, 2019 at 5:40 pm

            Esse último parágrafo é super engraçado, especialmente tendo em conta as inúmeras vezes que eu tenho de te corrigir devido aos teus erros de matemática…. Nem que vivas 10 vezes terás o meu conhecimento, mas valeu a pena a tentativa

    • Joaopcalves
      Posted Dezembro 10, 2019 at 9:57 am

      Outro dos exemplos que o Pizzi podia ter dado para mostrar a nossa pequenez, é que os portugueses se amarram a feitos com literalmente 500 ou mais anos, mas o Kafka fez o favor de nós colocar aqui esse exemplo.

    • Luis1983
      Posted Dezembro 10, 2019 at 11:57 am

      Bem,não sei o que pretendes dizer com o “até no tempo dos romanos” quando fomos conquistados com relativa facilidade e não oferecemos resistência como outros povos,por exemplo, Cartago,gauleses ou germânicos. Em relação aos descobrimentos,tivemos a sorte de os templários fundarem a ordem de Cristo em Portugal que foi o que impulsionou os descobrimentos. E se hoje não somos espanhóis deve se muito à revolta na Catalunha que houve +/- na mesma altura

      • Kafka
        Posted Dezembro 10, 2019 at 12:49 pm

        Estas mesmo a comparar a dimensão dos gauleses ou germânicos com os lusitanos que eram bastante menor número, vai lá informar-te melhor sobre a resistência que deram apesar de serem em número bastante inferior

        Os descobrimentos é uma boa cambalhota que dás, daqui a nada estas a dizer que não aconteceram…

        Quanto a não sermos espanhóis, óbvio que se deve à Catalunha porque a Espanha na altura teve de optar para onde se virar pois não conseguia ter 2 guerras ao mesmo tempo e felizmente para Portugal preferiu ficar com a Catalunha tendo descurado este lado, agora se fossemos como o Pizzi diz que é um povo que se limita a fazer o normal, nem sequer tinham tentado voltado a ser independentes, Espanha era mais forte tinha um exército maior, logo imperava a lógica de deixarmo-nos ficar como Espanhois, isto pela lógica do Pizzi de um povo que se resigna, foi precisamente por não se ter resignado que lutou, e depois a questão da Catalunha é a sorte que advém de terem arriscado

        Portanto o teu comentário não acrescentou nada, aliás só me deu foi razão a mim

        • Luis1983
          Posted Dezembro 10, 2019 at 1:16 pm

          Bem,também queres comparar a dimensão do exército romano para cada um dos casos? E é importante referir que os barbaros nunca foram conquistados.
          Não e uma cambalhota,apenas disse que benefeciamos com o fim dos templários que fundaram a ordem de Cristo em tomar. E vê quem fez parte dessa ordem,infante d Henrique.
          Mas deixo te a falar sozinho,visto que não acrescento nada e mesmo assim consigo te dar razão. E atenção que não disse que estavas errado,apenas fiz um reparo e quis mostrar que as coisas não são lineares. Mas o parvo sou eu em tentar debater um assunto com um ser omnisciente

          • Filipe Ribeiro
            Posted Dezembro 10, 2019 at 5:07 pm

            “Quando fomos conquistados com relativa facilidade”
            “É é importante referir que os bárbaros nunca foram conquistados.”
            Perdi me desculpa lá, mas então em que ficámos? Os bárbaros foram conquistados ou não? Deves saber que tudo que não era Romano era bárbaro.

            • Luis1983
              Posted Dezembro 10, 2019 at 8:23 pm

              Quando disse “fomos” estava me a referir ao povo lusitano e na 2 frase ao povo germânico. E sim tens razão,os romanos consideravam todos os outros como bárbaros

  • Berardo
    Posted Dezembro 10, 2019 at 9:18 am

    Faltou muitas outras coisas, mas não deixa de ter razão naquilo que aponta ao povo português na sua generalidade.
    Somos acomodados, resignados, individualistas, pouco lutamos pelas causas comuns e o facto de estarmos na cauda da Europa fez com que tenhamos uma mentalidade de “coitadinhos” transversal a todos os sectores, que não nos permite ir mais além. Somos uma sombra daquilo que fomos no passado!! Não deturpem aquilo que o homem disse, até porque ele mesmo se inclui no lote sendo português, mas em termos futebolísticos faltaram muito mais coisas a este Benfica para além disso:

    – Faltou preparação física. O Benfica tem de evoluir de vez neste ponto, não se pode preparar uma campanha na Champions com os índices físicos tão baixos quanto este equipa tem e isto vem das escolas. Continua-se a trabalhar muito mal no aspecto físico nas escolas de formação, veja-se os últimos jogadores saídos do Seixal e analise-se o perfil físico dos mesmos, até centrais como o Ferro por exemplo são jogadores frágeis no choque, a excepção terá sido o Rúben Dias que chegou bem preparado neste aspecto. Antigamente para se jogar nas escolas de formação de Benfica e Sporting ou tinhas um talento mesmo surreal ou então tinhas de ter 1,90m de altura (salvo o exagero), hoje em dia abandonou-se totalmente esta ideia e existe um foco desmedido no talento e só no talento.

    – Faltou um treinador mais experiente e menos resignado. Não quero dizer com isto que Lage tem de abandonar e vir outro, nada disso, mas foi demasiado notória a falta de “cale” neste tipo de competições, aliás como já tinha sido o ano passado na Europa League. Bem sei que só se ganha experiência jogando as competições, mas o Benfica não é o Braga ou o Vitória (com todo o respeito) e aqui exige-se uma aprendizagem rápida e menos complicada.
    Lage ligou muitas vezes o “complicometro” e muitas vezes tinha as soluções à sua frente e optou sempre pelo mais difícil, o que já tinha sucedido o ano passado frente ao Frankfurt.

    – Um pouco à parte de tudo isto… o ambiente na Luz em noites europeias tem sido do mais fraco que tenho visto por essa Europa fora, bem sei que as exibições da equipa não ajudam em nada, mas o que se tem visto em termos de apoio na Luz roça o mediocre, o número das assistências não é igual ao dos jogos do campeonato e acho que a direcção deveria fazer algo para inverter esta tendência.

  • brunosilva
    Posted Dezembro 10, 2019 at 10:13 am

    O que o Pizzi deveria ter dito é que ao slb e ao próprio pizzi falta mentalidade / qualidade para jogarem na europa, não me refiro aos tubarões europeus, porque para este benfica qualquer equipa é um tubarão.
    Pizzi se for para Itália é mais um jogador sem qualquer interferência nas jogadas, quando o nível sobe muito das vezes o pizzi puffff, desaparece dos jogos.

  • opiniaodeadepto
    Posted Dezembro 10, 2019 at 11:43 am

    Evidente que Pizzi não é um jogador de topo Europeu, mas é excelente para a realidade nacional e bem acima da média a nível europeu.
    Quanto à prestação do Benfica, acho que ficou bem à vista no jogo com o Leipzig que, com outra atitude e sem algumas invenções de Lage, poderia ter discutido o apuramento …

Deixa um comentário