Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Platini quer complicar a vida a Benfica, Sporting e FC Porto

Leões, dragões e águias tem recorrido a fundos para realizar encaixes financeiros imediatos (como aconteceu recentemente com o Benfica quando vendeu Rodrigo e André Gomes) ou garantir a contratação de jogadores, mas este tipo de engenharias pode ser impossível no futuro.

Michel Platini, atacou hoje a liderança da FIFA, nomeadamente o seu presidente, Sepp Blatter, por não fazer nada quanto aos futebolistas cujos direitos desportivos e económicos são detidos por empresas ou fundos. O presidente da UEFA, que ainda está a decidir sobre se se candidata ou não à presidência da FIFA, disse que os acordos que permitem a “terceiras entidades” deterem direitos desportivos sobre os futebolistas (à margem dos próprios e dos clubes de futebol que os empregam) são “um perigo” para o futebol. Assim, apelou à FIFA para que imponha uma proibição global a esta prática e elogiou a federação de futebol inglesa por ter sido a primeira a agir contra esta forma de negociar os passes dos jogadores, através da qual fundos e empresas detêm os direitos de muitos jogadores de topo no mundo. O antigo craque francês ameaçou ainda que: “Se a FIFA não agir, nós vamos lidar com este problema nas nossas próprias competições na Europa. […] O Comité Executivo da UEFA já adotou uma posição de princípio sobre esta matéria e vamos levá-la até ao fim”.

0 Comentários

  • Diogo Santos
    Posted Março 27, 2014 at 12:58 pm

    Concordo! Isto dos fundos já devia ter sido eliminado a muito tempo, só prejudicam o futebol!

  • Miguel
    Posted Março 27, 2014 at 12:59 pm

    Isso não interessa à malta do Qatar pá.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 27, 2014 at 1:02 pm

    O Platini e a UEFA a sugerirem duas boas medidas, no mesmo dia?

    Must be dreaming. Vou fazer um Euromilhões, que isto não acontece todos os dias.

    • Nuno
      Posted Março 27, 2014 at 5:48 pm

      não sei onde é que é uma boa ideia, só vai tramar as equipas menos poderossas, que não tem dinheiro para comprar o passe total, mas com um fundo já tem e ficam logo prevenidos caso o jogador seja um flop sempre recuperaram algum.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 28, 2014 at 4:28 pm

      Já dizia o outro: não há dinheiro, não há vícios.

  • José Isaías
    Posted Março 27, 2014 at 1:05 pm

    Sinceramente acho bem, sei que tem as suas vantagens, mas depois cria uma dependência, fora que depois para os clubes lucrarem mais, têm que estar a comprar outra vez as percentagens dos jogadores, por ex: acho que com o moutinho, o porto com isto de recomprar os passes dos jogadores, acabam por gastar mais.

    José Isaías

  • Anónimo
    Posted Março 27, 2014 at 1:07 pm

    Portanto, os jogadores não podem ser comprados por particulares por ser um perigo para o Futebol mas os particulares podem comprar um clube, injectar dinheiro, comprar jogadores e oferecer contratos milionários até que lhes dê na cabeça e abandonem o clube e deixem de injectar capital ficando o clube sem liquidez financeira para pagar os contratos milionários que fez. Aqui já não vê perigo, está certo…

    Daniel

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 27, 2014 at 1:18 pm

      Existe uma diferença entre eu querer comprar uma empresa, ou uma participação nessa empresa, e "comprar" uma jogador. Já existem os agentes, que são encarregues de encontrar as melhores soluções para os jogadores, agora temos os fundos de jogadores, que escolhem eles para onde o jogador vai.

    • Kafka I
      Posted Março 27, 2014 at 1:18 pm

      Mais uma vez, a Alemanha nisso está à frente dos restantes, pois na Bundesliga há uma lei que obriga a que os clubes sejam no minimo controlados em 51% pelo proprio clube, não podendo outras empresas ou particulares deter mais de 49% do clube, pelo que o CLube assim nunca poderá ser controlado por um particular…a única excepção a esta regra e prevista na lei, é o Bayer LEverkusen..

    • João Lains
      Posted Março 27, 2014 at 4:44 pm

      Nem mais Kafka, também já tinha conhecimento da chamada Lei 51, e essa foi também uma das medidas permitiu o crescimento do futebol alemão. Senão estou enganado, também creio que o presidente dos clubes tinha de ter 25 anos como associado.

  • Pedro
    Posted Março 27, 2014 at 1:10 pm

    Não acho que prejudique a vida a ninguém que lute pela verdade desportiva. Prejudica quem utiliza o desporto rei para lavagem de dinheiro e negócios afins. Anseio pelo dia em que os negócios sejam puros e beneficiem jogadores e clubes em vez de abutres. Parabéns á inglaterra por protegerem o jogo e serem uma vez mais visionários.

    • luis bcn
      Posted Março 27, 2014 at 1:18 pm

      Concordo…quem nao tem dinheiro nao tem vicios. O benfica estava à rasca e vendeu 2 jogadores a um fundo que ninguem queria comprar (pelo menos por aquele montante). Mas isto nao é fazer favor nenhum ao benfica, é como o nossos pais a pagar as nossas contas porque nao soubemos fazer as coisas correctamente mas neste caso o mais provavel é isto até ser um caso á lá roberto e nem os mais puros benfiquistas acreditam nestas vendas.

      O mesmo para o meu clube que vende partes de passe e depois volta a comprar com prejuizo para o clube. Isso tem nome, gestao danosa e dá prisao. É por estas que nao sou socio do Porto.

    • Romeu
      Posted Março 27, 2014 at 5:07 pm

      luis bcn

      Não há gestão danosa, o que há são problemas de liquidez que são resolvidos desta maneira.

      Gestão danosa era se não se pagasse os salários dos jogadores e estes rescindissem com justa causa.

      Não és sócio porque não tens dinheiro suficiente. Primeiro devias enriquecer e depois torna-te sócio.

  • Kill
    Posted Março 27, 2014 at 1:12 pm

    Eu acho bastante bem.
    A ver é se isto não vai criar novas "maroscas".

  • Bruno
    Posted Março 27, 2014 at 1:13 pm

    Duvido, seriamente, que isto alguma vez avance. Mas, como Sportinguista, gostava que o meu clube implementasse estas medidas, independentemente de vir a ser proibido ou não.

    SL!

  • Bruno R.
    Posted Março 27, 2014 at 1:16 pm

    Finalmente alguma coisa de jeito vinda desse senhor. A proibição desta prática vai pelo menos reduzir um pouco da ganancia que existe no mundo do futebol.

  • Nuno R
    Posted Março 27, 2014 at 1:18 pm

    Quando começar a escorrer para o bolso ele muda de opinião…

    Esse gajo não passa de um aziado, ele precisa é de rennies!! É um anti-fundos!!

  • Nuno R
    Posted Março 27, 2014 at 1:21 pm

    Acho que os fundos não são o "mal"… o problema é não saber quem tem interesses nesses Fundos.

    Uma hipótese hipotética mas não totalmente descabida:

    Eu, dono de um clube (Sp. da Covilhã), mais o meu amigão MosqueteiroSLB (líder do Benf. Castelo Branco) e o Kafka (que tem uma carteira de jogadores, como empresário de sucesso que é) podemos bem possuir um Fundo, e vendermos jogadores uns aos outros, através do Fundo, depenando os clubes, e enchendo os bolsos.

    • Kafka I
      Posted Março 27, 2014 at 1:54 pm

      Exactamente Nuno, subscrevo a tua ideia, o problema és o mal intencionados e interesses adjacentes e extra futebol…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 27, 2014 at 1:28 pm

    Ao Sporting não, pelo menos com este presidente. Já deu para ver que é totalmente contra estes negócios com agentes, fundos e empresários…

    E sou a favor que acabem com isto, embora saiba que para os clubes portugueses pode trazer dificuldades em trazer bons jovens como Markovic, Alex Sandro, etc.

    • Revisor
      Posted Março 27, 2014 at 1:41 pm

      Jefferson é todo do Sporting?
      Montero é todo do Sporting?
      Foram comprados porque que presidente?

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 27, 2014 at 1:55 pm

      O Montero é. Agora, se me falar do Rojo, esse sim foi através de um fundo. O Sporting adquiriu uma parte do passe do Jefferson à Traffic, e consequentemente os seus direitos desprotivos.

    • Hugo
      Posted Março 27, 2014 at 2:43 pm

      Apenas uma rectificação Rúben Cardoso, o direito desportivo (ou federativo) existe sempre e não pode ser detido por uma entidade que não seja o clube. O direito económico é um direito "conexo" que só existe se o direito federativo também existir. O Sporting negociou com o Estoril a transferência do direito desportivo e com a Traffic a transferência dos direitos económicos (pelo menos na parte detida pela Traffic)

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 27, 2014 at 4:29 pm

      Revisor,

      Amigo, o Jefferson não é todo do Sporting porque o Sporting apenas comprou uma percentagem do passe, é diferente do caso do Rojo onde o Sporting comprou 25% e o fundo é que pagou o resto (e consequentemente ficou com o resto do passe).
      O Sporting pode chegar a um clube e comprar apenas metade do passe de um jogador, sem ter de entrar em negociações com qualquer tipo de fundo ou empresário.

      E sim, o Montero é todo do Sporting.

    • Simão
      Posted Março 27, 2014 at 6:46 pm

      se fosse só o rojo estava o sporting bem, quem é que tem as percentagens dos passes do patricio,rojo,cedric,adrien,capel,carrillo etc
      eu até gostava de saber qual é o jogador que é 100% do sporting, neste momento.
      já recompraram os 40% do passe do william carvalho ?

      a cedencia à Holdimo desta quantidade de passes, foi com que direçao ?

      Bruma – 50 por cento
      Ilori – 20 por cento
      Cedric – 25 por cento
      João Mário – 15 por cento
      Marcelo Boeck – 15 por cento
      Jeffrén – 20 por cento
      André Martins – 25 por cento
      Diego Capel – 15 por cento
      Adrien Silva – 20 por cento
      Esgaio – 25 por cento
      Arias – 20 por cento
      Schaars – 15 por cento
      Elias – 20 por cento
      Betinho – 45 por cento

    • Revisor
      Posted Março 29, 2014 at 1:03 pm

      Informem-se melhor sobre o Montero e terão uma surpresa…
      O que interessa são os relatórios e contas, não a comunicação social.
      E qual é a diferença entre comprar só 50% de um jogador e os outros 50% pertenceram a um fundo já, ou comprar 50% e um fundo pagar os outros 50%?
      Mas tão a querer enganar-se a vocês próprios?

  • GG
    Posted Março 27, 2014 at 1:31 pm

    Era uma óptima medida. Era um passo importante para acabar com negociatas duvidosas e estranhas como as de Robertos, Andrés e companhia…

  • Anónimo
    Posted Março 27, 2014 at 1:38 pm

    E o futebol em termos competitivos fica reduzido a Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha que são os países com mais dinheiro. Impôr tectos salariais não fala, mas impedir os fundos já fala, enfim.
    Esta medida, a ser concretizada, faz com que Portugal venha a ser uma Roménia ou uma Bulgária, porque não haverá dinheiro para os orçamentos de hoje em dia, o que irá regredir o futebol em Portugal.
    Estes fundos têm é de ser regulamentados e controlados, assim só irão ajudar os grandes a engradecer e os pequenos a diminuir.
    Saudações
    Crow

    • Luciano Castro
      Posted Março 27, 2014 at 2:15 pm

      O orçamento não é tudo, olhe para o Sporting CP desta época por ex.

    • Anónimo
      Posted Março 27, 2014 at 2:57 pm

      O Orçamento não é tudo, mas muitas vezes há uma relação de causa-efeito neste tipo de situações.
      E eu falei nas competições europeias, não falei em campeonato nacional. Não colocando o mérito do Sporting em causa, uma coisa é jogar nas competições nacionais, outra coisa é jogar nas competições europeias. Porque o Sporting, mesmo com um orçamento pequeno, tem o 3º maior do país, logo aquilo que está a fazer, não é mais do que o Braga já fez e com menos até.
      Saudações
      Crow

    • MartinsR
      Posted Março 27, 2014 at 5:12 pm

      Os tectos salariais seriam facilmente contornados.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Março 27, 2014 at 1:42 pm

    Este lei para mim não é complicar a vida ao Sporting, Benfica ou Porto, simplesmente é descomplicar o que os presidentes complicam!! Os fundos é um enredo que poucos percebem, eu sinceramente custo a perceber e já perdi umas boas dezenas de horas numa analise aprofundada desta matéria e cheguei a uma conclusão… Fundos = Lavagens de Dinheiro.
    Acho legitimo alguns empresários querem ganhar o dele, até porque um empresário é o comercial de uma marca, faz-lhe publicidade, mostra-o aos clientes, etc.
    Não concordo com isto dos empresários deterem % de passes porque isto gera corrupção no seu estado puro.
    E alias digo mais os campeonatos onde existem fundos de jogadores são os campeonatos atualmente menos competitivos e que outrora eram os melhores campeonatos do mundo… Itália e Espanha (à cabeça).

  • Miguel Almeida
    Posted Março 27, 2014 at 1:55 pm

    O Sr. Platini tem que acertar em alguma coisa, não é ?? Cá está… Agora apoio a sua candidatura á FIFA, só mesmo para ver se perde e não lidera nem a UEFA, nem a FIFA e deixa futebol em paz de uma vez por todas.

  • H Soares
    Posted Março 27, 2014 at 2:20 pm

    Os fundos apesar de poderem ajudar os clubes trazer jogadores de qualidade, são um cancro.
    Veja-se o exemplo do Porto, sendo o meu clube é aquele que sigo com mais atenção. O caso de Mangala, Moutinho, Hulk, James e por aí adiante. Em que o clube vende % dos passes por preços demasiado baixos e passados ás vezes uns meses tornam a compra-los pelo dobro.
    No caso do Benfica, aquele que me chamou mais atenção foi quando 50% do passe do Ramires foi vendido a um fundo por 6 M, isto em Janeiro, e em Junho ou Julho o Ramires foi vendido ao Chelsea por 22M.

    • Paulo Mendes
      Posted Março 27, 2014 at 5:18 pm

      H Soares

      Os fundos não são nenhum cancro. O verdadeiro cancro é gastar mais do que se recebe e este é um problema que tem que ser resolvido internamente pelos clubes/sads.

      No caso Ramires, o fundo pagou €6M e mais tarde recebeu €11M obtendo um lucro de €5M.

  • Kacal l
    Posted Março 27, 2014 at 2:27 pm

    Concordo, assim os clubes vão ter que comprar o que podem e ter os passes dos jogadores e empresários andarem a “chupar” dinheiro e depois os clubes nunca terem 100% do passe de um jogador, assim vão ter que apostar mais na formação também e isso é positivo, a curto prazo pode ser complicado, mas a médio/longo prazo trará benefícios, mas será que o Platini quer mesmo isto, pensei que não, mas, pelos vistos, o Homem não é assim tão burro e até tem boas ideias (muito) de vez em quando.

  • Tartaruga
    Posted Março 27, 2014 at 2:28 pm

    É o que dá ter futebolistas a tomarem decisões quanto a temas económicos dos quais não percebem nada. Acredito que os fundos tragam mais positivos que negativos ao futebol e não o contrário pelas seguintes razões:

    1 – Os fundos podem ser um instrumento de partilha de risco para a compra de activos de um clube. Um jogador que comprado por 30 Milhões mas que no futuro poderá ser vendido ou por 15 ou 45 Milhões é um enorme risco para o clube.

    2 – É uma forma de clubes mais pequenos conseguirem assegurar bons jogadores mesmo que não tenham os meios para isso, fazendo assim o futebol um desporto bem mais competitivo.

    3 – Também relacionado com o 2º ponto, faz com que os clubes não se tenham que endividar tanto (aumentando as probabilidades de falência, que só penaliza o futebol) para conseguirem jogadores mais competitivos.

    4 – Só para perceberem melhor, isto é simplesmente um sistema que permite que se juntem mais investidores junto do clube para comprarem certos jogadores e partilharem os riscos e benefícios do passe do jogador. Isto existem no mundo empresarial, basta pensarem que o Pingo Doce é detido a 50% pela Jerómino Martins e 50% pela AHold, empresa Holandesa dona dos supermercados Albert Heijn.

    Quanto a problemas de corrupção/lavagem de dinheiro, existem em todo o lado: Futebol, Bancos, Fundos de Valores Mobiliários. É um problema completamente distinto que se resolve através de investigação criminal. É o mesmo que proibirem a Bolsas de Valores porque existem meia dúzia de actores que a utilizam para lavar dinheiro. Lá se ia uma forma de financiamento importante para qualquer empresa.

    Acho que quem perceba minimamente do que falo pode concordar comigo.

    • Hugo
      Posted Março 27, 2014 at 2:47 pm

      Claramente a proibição vai apenas obrigar a que os mesmos negócios sejam ainda mais difíceis de seguir , aumentando a opacidade e suspeitas. Ao invés se criarmos um sistema regulado e transparente grande parte dos problemas que são apontados deixam de o ser.
      O que o Sr Platini quer é fazer show off para a sua candidatura à FIFA e tirar o assunto Qatar 2022 dos jornais mais as suspeitas de ter participado na pouca vergonha.
      Com as fontes de financiamento institucionais fechadas para 90% dos clubes onde é que os mesmos vão buscar dinheiro para a sua actividade?

  • hugo
    Posted Março 27, 2014 at 2:53 pm

    acho muito bem. os fundos nao acrescentam nada de bom ao futebol, é só uma forma de pessoas exteriores fazerem dinheiro

  • jpnm
    Posted Março 27, 2014 at 2:59 pm

    Não posso deixar de concordar com muito do que dizes!
    Acabar com os fundos e manter os multimilionários a desiquilibrar o mundo de futebol não me parece que vá resultar!
    Vamos tornar o mundo do futebol dominado por cidadãos árabes e russos cheios de dinheiro, adquirido através de negócios nem sempre muito claros (e aqui o sr. Platini já não vê problemas)!

    Neste momento temos inúmeros exemplos (Inglaterra com City, United, Chelsea, Tottenham…França com PSG e Mónaco e mesmo Italia com Nápoles, Inter e Milan…) e a tendência é continuarem a aparecer clubes a serem comprados…Ou seja passamos a ter clubes cheios de dinheiro e sem identidade nenhuma com os sócios, cidade, cultura…

    É isto que queremos para o futebol? Porque serão estes no futuro que irão ganhar tudo se não protegermos os clubes! Se este for o caminho então mais vale pensar num campeonato europeu de clubes para os ricos e deixar apenas nos campeonatos nacionais os clubes que não são propriedade de individuos multimilionários!

  • EMIGRA
    Posted Março 27, 2014 at 3:12 pm

    Qual é o problema dos fundos? é uma forma de financiamento, em que os fundos assumem riscos tambem, e os clubes partilham o risco.

    Sim há vários casos visiveis de sucesso, como o Moutinho em que o fundo arrecadou dinheiro. Mas tb haverao n casos em que os fundos ficaram a arder! (e nao só o clube).

    A única coisa que nao me agrada nada nada nada nos fundos é que eles só lucram com uma transacao do jogador. Eg 1 clube compra um jogador, a coisa resulta bem e tanto clube como jogador querem que o jogador fique a carreira toda no clube (sim, eu sei, algo irreal). O fundo nunca o aceitaria, pois nao recuperaria o dinheiro – a nao ser que o clube compre de volta o passe, mas isso tb nao está no interesse do clube, para que comprar se já tem os direitos desportivos e nao tem interesse em vender?

    • Tartaruga
      Posted Março 27, 2014 at 3:55 pm

      Isso cabe ao fundo de ser um bocado inteligente e definir algumas regras, por exemplo, no caso do clube renovar com o jogador, o clube deve pagar X ao fundo. Também cabe ao clube de não ser burro e negociar esse tipo de clausulas.

  • Simao
    Posted Março 27, 2014 at 3:51 pm

    OK. Acabam-se os fundos, mas também se acaba com os Milionarios?
    Existe fundos em todo tipo de negocios por isso nao percebo o porque do Futebol, como negocio que é, nao poder usufruir deles.
    Sem os fundos, a diferenca entre big4 sera ainda maior…..
    Caso aconteca isto, iremos assistir a emprestimos de longo prazo: "Jogador Promessa X detido a 100% por uma equipa de distritais pertencente a um so proprietario emprestado aos grandes por 4/5 anos com prestacoes EUR N Milhoes…..e com indemenizacao de % sobre a venda…."…. ou outro tipo de negocio deste género!

  • André Pinho
    Posted Março 27, 2014 at 4:51 pm

    Na minha opinião, os fundos causam tanta aversão ao público em geral pelo seu carácter abstracto e "despersonificado". Isto é: não se sabe bem (nem mal, simplesmente não se sabe) quem detém os fundos, a que regras estão esses fundos sujeitos nem quais são os acordos realmente celebrados entre os fundos e os clubes com que negoceiam. Passando para o campo da analogia, imaginemos que todos os árbitros, observadores e nomeadores andavam no mundo de cara tapada e com um aparelho de distorção de voz: totalmente anónimos. Quando as coisas correm bem, não há problema nenhum. Quando correm mal (ou correm demasiado bem ao adversário) é frustrante não ter ninguém em concreto para culpar e insultar.

    Dito isto, quanto a mim a solução ideal não passa pela abolição dos fundos, pois estes de facto trazem para o futebol novas armas de competição, mas antes por "certificá-los": um pouco à imagem do que acontece com os empresários FIFA, teríamos os fundos FIFA. Desta forma a entidade reguladora do futebol poderia criar um conjunto pressupostos que os fundos (que na sua génese são meras empresas do sector financeiro) teriam de cumprir para se habilitarem a serem um fundo FIFA. Assim restringia-se as participações nos direitos desportivos e financeiros dos jogadores de futebol a fundos que ostentassem este título. Mantinham-se as vantagens que estes instrumentos trazem ao mercado das equipas médias, e ao mesmo tempo trazia-se transparência a estas entidades; isto, tendo em conta que a FIFA criaria critérios de admissão que fossem de encontro ao fair-play em vez dos interesses ocultos.

  • varela20
    Posted Março 27, 2014 at 4:54 pm

    Um dos problemas destes fundos é um algum tempo discutido pelo presidente Bruno de Carvalho. Um clube detem, por exemplo, 50% do passe de um jogador que lhe custou 3 milhões e o fundo a outra metade. Com isto quem fica a pagar ordenados por exemplo 1 milhão por epoca é o clube. Imaginemos entao que o tal jogador fica 2 anos no clube.. no total, o clube acaba por pagar 5 milhões, sem contar com premios, treinos, clinica, entre outras coisas. Ora, agora imaginemos que o jogador é vendido por 10 milhoes… é facil concluir que o clube nao ganhou nada ( pagou 3+2 e ganhou 5 ), enquanto o fundo ganhou ( pagou 3 e ganhou 2 ).
    Desta forma sou totalmente contra os fundos, no entanto nao sou caso os clubes sejam defendidos como por exemplo pagarem os ordenados de acordo com a percentagem que detem..
    cumprimentos pessoal!

    • Raul Dias
      Posted Março 27, 2014 at 5:37 pm

      varela20, desculpa lá mas acho que és mesmo estúpido.

      Nesse caso, o clube ganharia 2 milhões. Os salários são pagos pelo clube e obviamente o jogador não é empregado do fundo.

    • João Marques
      Posted Abril 2, 2014 at 12:28 pm

      Então os jogadores jogam pelo clube, ganham (ou perdem) trofeus pelo clube, vendem camisolas para o clube e ssó lá estão porque um determinado clube o quer e os fundos é que têm de pagar as despesas??? Isso seria como comprar um carro a meias e o dono que não o usa pagar o combustivel!

  • Diogo Palma
    Posted Março 27, 2014 at 5:36 pm

    Sou completamente a favor da proibição da venda de percentagens de jogadores a fundos.
    Isso só contribui para tornar o futebol cada vez mais num jogo de interesses financeiros obscuros em vez de ser um desporto onde o que mais interessa é o jogo jogado propriamente dito.

  • RicardoSporting
    Posted Março 27, 2014 at 6:25 pm

    Eu sou a favor dos fundos.
    Primeiro permite que clubes mais pequenos tenham possibilidade de ter melhores jogadores, por exemplo Markovic, o Benfica não tinha 10M para dar por um só jogador e podia dar o exemplo de muito mais jogadores(danilo,hulk,rojo,ramires,…).
    Um clube pode um mes necessitar pagar alguma coisa rapido e saber que só vai conseguir ter essa quantia muito mais tarde e vende uma % de um jogador ao fundo e garante ja o dinheiro. E depois quando ja tiver em boas condiçoes financeiras compra-o de volta(vai perder dinheiro, mas o fundo ajudou a nao ter nenhum problema mais dificil).

  • Fluke
    Posted Março 27, 2014 at 6:49 pm

    Pela primeira vez estou de acordo com o Platini. Finalmente começa a fazer algo de jeito

  • Vasco Valido
    Posted Março 28, 2014 at 9:36 am

    Então o Sr PLatini vem falar mal dos fundos quando em italia o que prevalece desde ha muito tempo é a co propriedade dos jogadores?
    Então o passe do jogador ser de um fundo com contrato com um clube e diferente de ser propriedade de 2 ou mais clubes e jogar pelo que tem mais % do passe?
    Teorias…
    E analisar a proveniências dos milhoes injetados nos varios clubes milionarios (City, Chelsea, Zenit, Anzhi, PSG…)?

Deixa um comentário