Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pogacar quebra e perde mais de 5 minutos para Vingegaard

Quem vai completar o pódio? Só uma queda pode tirar a amarela a Vingegaard, mas ainda há a curiosidade de perceber quem vai o acompanhar no top 3. Já Pogacar (veremos se foi devido à queda) tem aqui um revés que o vai a deixar a pensar como irá proceder no futuro – se continua a ser um ciclista de clássicas e grandes Voltas, como os adeptos querem, ou se irá poupar mais as energias.

Felix Gall venceu a 17.ª etapa do Tour. O ciclista, da AG2R Citroën Team, que tinha brilhado na Volta à Suíça, foi o mais forte da fuga do dia e chegou à frente de Simon Yates. O dia, no entanto, ficou marcado pela quebra de Tadej Pogacar que na última subida do dia, ao Col de la Loze, cedeu logo no início (ficou vazio, numa fase em que nem estava a ser atacado) e disse adeus à luta pela geral. O esloveno, que caiu no inicio da etapa (ficou a sangrar do joelho), perdeu 5 minutos e 45 segundos para Jonas Vingegaard, que disparou ainda terminou em 4.º. Na geral, Jonas Vingegaard lidera agora com menos 7’35” que Pogacar.

39 Comentários

  • Nuno Machado
    Posted Julho 19, 2023 at 3:39 pm

    Depois de 2 semanas extremamente equilibradas, na etapa de ontem e hoje parecemos estar a ter um trowback a um ciclista americano que ganhou 7 tours mas que afinal não os ganhou… A forma como ninguém o acompanha, a diferença que mete a todos os especialistas no CR e a diferença na CG é um verdadeiro deja vu… Só falta o equipamento ser da Nike.
    Quanto a pogacar partiu o motor…. Querer estar a disputar competições todo o ano da nisto onde não se prepara a 100% para o tour. Ainda para cima este ano com a queda ainda mais piorou a preparação para o tour, sendo que a queda no início da etapa não ajudou. Próximo ano é obrigatório a equipa e o ciclista terem um melhor planeamento.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 19, 2023 at 3:51 pm

      Outra vez arroz?

      • Quando Pogacar deixava todos para trás, era um fenómeno precoce da modalidade. Agora é doping texano!
      • Quando Pogacar ou Renco atacam a 50 km da meta são um fenómeno da modalidade. Agora é doping texano!
      • Quando Pogacar deu 5 min ao 2º em 2021 e 21:30 ao 20º era um fenómeno precoce da modalidade. Agora é doping texano!

      Mas vocês vêm ciclismo? Viram a estratégia hoje da Jumbo em colocar 2 homens na fuga e ajudar na última subida em alturas diferentes? Viram Vingegaard dar tudo e não ter pernas para Bilbao nos últimos metros? Viram o planeamento da época do Vingegaard e do Pogacar? Jesus Cristo!

      • Nuno Machado
        Posted Julho 19, 2023 at 4:59 pm

        Ainda hoje no na transmissão mostrava que nunca ninguém na história do Tour meteu 4.5s por km num CR, nem mesmo Indurain que varria toda a gente nessa especialidade, veio o Vindegard fazer isso ao Pogacar e ainda mais ao WVA.
        Pogacar em 2021 da 5 minutos ao 2o que vinha para ser gregario, não o principal adversário. Neste momento Vindegard tem 17 minutos não para o 20o mas sim para o 10o, David gaudu que na preparação do Vindegard que falas do Paris nice ficou a sua frente. Para o 20o lugar está com 1h e 8 minutos!! A faltar 1 etapa de alta montanha.
        Em vez de comparar com o Texas, vou comparar com um outro dinamarquês que estava na equipa / estrutura que a jumbo deu seguimento – a rabobank…. Coincidências.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 19, 2023 at 5:09 pm

          Tens toda a razão.

          2021:
          Pogacar 1º
          Uran 10º 18m34s
          Mollema 20º 1h02m18s

          2020:
          Pogacar 1º
          Caruso 10º 14m03s
          Van Aert 1h20m31s

          Em 2023 apareceu o Texas! E o Pogi que perdeu ontem 4,5s por KM, hoje perdeu 5m45s minutos em cerca de 15KM, acabando a etapa em 22º lugar atrás de Benoot, por exemplo. Como teve ele ontem forças para fazer aquele 2º tempo e colocar minutos a todos os outros? Foi Texas também?

          • Nuno Machado
            Posted Julho 19, 2023 at 5:25 pm

            O tempo vai acabar por provar a verdade
            Os outros 2 que mencionei também eram limpinhos limpinhos e no fim de contas…
            Ou a W52 que era uma super equipa (até é o meu clube) em que o sprinter fazia altas perseguições na montanha e um mero gregario ganhou a volta a Portugal… Tudo limpinho também. Demorou mais veio a cima a verdade.

            • charles eclair
              Posted Julho 19, 2023 at 6:14 pm

              O tempo nem precisa de provar nada, tu já sabes que é doping.

              O crono de ontem foi algo incrível é verdade, mas o desporto é feito destas coisas? Ou temos de nos contentar com a medianidade?

              Os teus sólidos argumentos já foram desmontados. Mas para reforçar:
              1 – O Gaudu desde o Paris-Nice que tem feito uma época miserável, mesmo antes do Tourno Dauphine fez 30º por exemplo (se calhar ele é que está dopado)
              2 – Estas diferenças na geral nem sequer são inéditas, o próprio Pogacar já meteu diferenças idênticas.

              Já disse noutro comentário que admiro imenso os dois ciclistas e só quero que ganhe o melhor, mas estas acusações sem provas matam a magia toda desta rivalidade.

              Vamos supor que o Pogacar depois de ter aberto a tempora a ganhar a clássica de Jaen, ganhar as etapas quase todas da Volta à Andaluzia, Paris-Nice igual, clássicas do norte (onde tem concorrência muito forte e não é o seu terreno) faz um pódio no E3 e ganha a Volta a Flandres, clássicas das Ardenas ganha Fleche e Amstel (não termina a Liege por queda) se, com todos estes objetivos intermédios, ainda ganha o Tour, era doping ou simplesmente era o mais forte?

              O Vingegaard, focou-se nas provas por etapas sempre com a preparação em mente para o Tour (tirando o Paris-Nice arrasou por onde passou), chega ao Tour e ganha de forma categórica e só pode ser doping.

              Se calhar estão os dois dopados e pronto assim estão em pé de igualdade.

              • filipe19
                Posted Julho 19, 2023 at 9:47 pm

                Sugiro ver o Icarus. Está na Netflix.

                • charles eclair
                  Posted Julho 19, 2023 at 11:28 pm

                  Sim, já vi. Não vejo qualquer paralelismo com o resultado do Tour este ano.
                  O doping infelizmente existe no desporto, não só no ciclismo que teve os casos mais mediáticos.
                  Se existem suspeitas têm de ser feitos controlos pelas autoridades competentes, não se podem é fazer suposições/acusações sem provas apenas com base em achismos, nem ter dois pesos e duas medidas. Porque pelo que tenho lido aqui e não só, parece que uns são fenómenos e outros são dopados.
                  Estou mais inclinado de que estamos perante dois fenómenos, ambos capazes de coisas incríveis.

        • Alforreca
          Posted Julho 19, 2023 at 5:26 pm

          Uii!!

          Padrões altos hein? David Gaudu esse grande fenómeno do ciclismo… Há diferenças claras entre voltas de uma semana e de três semanas, sendo que o que aconteceu hoje é um exemplo da dificuldade em vencer uma competição de 3 semanas. Pogacar esteve na luta durante duas semanas, hoje rebenta, é a vida e as grandes voltas.

          Quanto ao CR, o Pogacar e a sua equipa deram cerca de 20 segundos de “borla” devido à troca de bicicleta, mais Vingegaard arriscou muito mais que o esloveno em vários momentos o que vale alguns segundos. De qualquer das formas qualquer um deles mostrou estar vários furos acima dos restantes competidores.

          Quanto à estrutura Rabobank a UAE é a estrutura da Lampre que também teve o seu programazinho de doping (como quase todas as equipas na decada de 90 início dos anos 2000.

      • Miguel Caçote
        Posted Julho 19, 2023 at 5:46 pm

        Em 2021 o Pogacar deu 5 min ao Vingegaard basicamente numa etapa, que por acaso foi a etapa em que o Vingegaard teve uma queda que o deixou cheio de mazelas. No resto do Tour foi equilibrado entre ele, Vingegaard e Carapaz. No entanto, isto do doping é toda uma discussão que me passa ao lado. Quero é apreciar a modalidade. Sempre gostei de Armstrong e depois os meus favoritos foram o Contador e o Riccò no que toca a gerais de provas por etapas.

    • Lumago
      Posted Julho 19, 2023 at 4:21 pm

      Não digas isso que te vão cair em cima e perguntar pelas motas. Isto cheira a esturro por todo o lado mas possivelmente nunca saberemos.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 19, 2023 at 3:47 pm

    Então e hoje qual vai ser a desculpa do Pogacar?! Ah já sei que o Vingeggaard é um dopado.

    Novamente o mais forte, indiscutível vencedor deste Tour, nada a dizer. Foi o melhor quando foi preciso.

    • Alforreca
      Posted Julho 19, 2023 at 5:15 pm

      Que comentário. Nunca vi o Pogacar dizer que um adversário seu estava dopado. Dá os parabéns, é melhor e siga a caravana.

      A necessidade que as pessoas têm de construir narrativas antagónicas entre dois desportistas é ridícula.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Julho 19, 2023 at 5:56 pm

        Sim o Pogi é bem melhor do que alguns dos seus fans, que para mim acima de tudo não gostam de ciclismo.

        Recomendo-te vivamente a leitura dos posts dos últimos dias sobre Vingeggaard, para perceberes a natureza do comentário.

    • Miguel Caçote
      Posted Julho 19, 2023 at 5:36 pm

      Mudaste a perspectiva nos últimos dias. Mais no princípio do Tour parecias estar convencido de que seria diferente. A verdade é que o Pogacar ainda deu uma boa resposta a determinada altura, mas o dinamarquês superiorizou-se no contra-relógio e a preparação do esloveno com todas as clássicas e mais algumas não é de todo a adequada para quem quer ganhar o Tour.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Julho 19, 2023 at 6:01 pm

        Bom eu desde o princípio que adverti que não ia ser fácil, e Pogacar domina a segunda semana do Tour.

        Não é uma questão de mudar de prospetiva, mas de reconhecer uma realidade. E obviamente que Vingeggaard sai deste Tour como um ciclista muito maior. Ganhou arrisco-me a dizer sem espinhas, sem uma grande equipa. Ganhou nos seus termos.

        O que eu não compro definitivamente é o romance do Doping.

  • Kafka
    Posted Julho 19, 2023 at 3:51 pm

    Andar a brincar às clássicas não ajuda e tem de acabar… Mas que isto cheira muito a Texas, sem dúvida que cheira

    • Alforreca
      Posted Julho 19, 2023 at 5:19 pm

      Cheira a Texas porquê?

      Como bem dizes o Vingeggaard deverá estar a acabar a sua época. Pogacar ainda vai pelo menos fazer as classicas de Setembro / Outubro.

      Hoje é um dia de fraqueza extrema. O que vimos foi o normal deste Tour, excepto Pogacar ter rebentado, nem se pode dizer que tenha sido um ataque fulgurante da Jumbo, porque não foi. Até é curioso, porque dá-me a sensação que numa primeira instância levantam o pé pois acham que seria um qualquer tipo de avaria.

      Se acham que é tudo Texas deixem de ver ciclismo, porra. Ou então sejam tão exigentes nos controlos, por exemplo, no futebol, para depois termos conversas mais sérias sobre alta performance desportiva e “aditivos”.

      • Mantorras
        Posted Julho 19, 2023 at 10:32 pm

        A exigencia dos controlos no ciclismo e uma consequencia directa de ser absolutamente “cutting edge” relativamente ao doping. Nao e ao contrario.

        Eu entendo que as pessoas se fartem destas acusacoes “antes” de algum tipo de prova, mas tambem e preciso entender que quando a esmola e grande, o probre desconfia. Principalmente uma geracao que passou muito tempo a debater sobre o Lance, depois de varios outros herois do desporto serem apanhados, e acabou por “morrer na praia”.

        E normal que a desilusao ser grande. E normal desconfiar. Nao e fixe, mas nao e nenhum crime.

    • Sporting1906
      Posted Julho 19, 2023 at 6:17 pm

      Porque é que “andar a brincar às clássicas” tem de acabar? Pogacar já ganhou 3 monumentos, um deles duas vezes e já ganhou várias outras clássicas, porque é que não pode tentar ganhar mais clássicas e completar os 5 monumentos? Prefiro um ciclista que fica em 2º no tour e faz a época de clássicas do Pogacar do que um que ganha o tour e com certeza não sou o único!

      • Kafka
        Posted Julho 19, 2023 at 7:39 pm

        Porque o Tour é o “campeonato do Mundo” do ciclismo, nada chega sequer perto à importância do Tour, logo Pogacar se quer ser um dos maiores da história tem de deixar a fantochada das clássicas e focar-se no Tour

    • P. Pereira
      Posted Julho 19, 2023 at 11:42 pm

      Bem este comentário é no mínimo surreal e de quem vem não estava nada à espera. No mesmo comentário “matasse” o Pogacar porque não se limita apenas a tentar ganhar o Tour mas também gosta de clássicas especialmente dos monumentos e de outras corridas de 1 dia e ainda se manda a posta clássica do doping.

      A conversa de “ah melhor do mundo e o que fica na história é aquele que ganha o Tour blah blah blah…” e “ai o Merckx era outros tempos e Merckx só há 1” não faz sentido nenhum quando para mais se sabe que o próprio Merckx andava dopado mas prefere-se ignorar isso porque é o “canibal”. Os ciclistas que ficam na história são os que ganham as melhores competições do mundo, não apenas quem ganha o Tour. A questão do melhor do mundo ou melhor de sempre para mim vai ser sempre muito subjetivo seja qual for o desporto. Não percebo a obsessão com o Tour como se fosse a única competição de interesse no ciclismo (talvez para o estereótipo de adepto de futebol), fosse assim e não havia sprinters, classicómanos,…

      Disfrutem destes dois monstros e de todos os outros ciclistas que nem ao Tour vão e vejam as declarações tanto do Vingegaard como do Pogacar em relação ao “Texas”

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 19, 2023 at 4:13 pm

    Então e hoje- o quê?! Novamente o doping?!!

    Chegados aqui temos de dizer o óbvio. Sim Pogacar é excelente, um ciclista extraordinário, capaz de ganhar de toda a maneira e feitio. Mas Vingeggaard também o é, e por este andar a sua lenda no Tour não vai parar de crescer. E sim nestes últimos dois anos foi o mais forte dos dois.

    • Cambiasso
      Posted Julho 20, 2023 at 7:10 am

      Se o Pogacar não tem tido a lesão na Liége e a acabasse por ganhar e estivesse aqui no Tour a bater-se lado a lado, ou mesmo a levar a melhor sobre o Vingegaard a conversa de doping também andaria por aí ou era só o GOAT? É que por muitos comentários que tenho visto (especialmente em grupos nas redes sociais) é o que me dá a entender…
      Depois a quebra na etapa 17 pode muito bem resultar de uma não tão boa preparação devido à queda, chegou uma subida de grande extensão, num etapa com 73km em subida e é normal que tenha rebentado…

    • Alforreca
      Posted Julho 20, 2023 at 12:57 pm

      Por acaso discordo de uma coisa aí.

      Vingegaard não consegue ganhar de todas as formas e feitios. Aliás o que encanta a maioria dos espectadores em corredores como Pogacar, Remco ou MVP é a imprevisibilidade e o espírito ofensivo.

      O Vingegaard é um grande ciclista, com performances incríveis, mas não estou certo que alguma vez o vamos ver a ganhar uma corrida / etapa com um ataque surpresa a 30 ou 40 km da meta.

      É um grande voltista, mas a verdade é que ganhou na terça feira a primeira etapa no TdF – e apenas com mérito próprio – mas falta aquele factor “WOW”.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Julho 20, 2023 at 1:54 pm

        Se aquilo que ele fez na última semana, designadamente vencer aquele que é provavelmente o melhor CRI da história, não é WOW, então nada NUNCA o será…

      • Cambiasso
        Posted Julho 20, 2023 at 7:33 pm

        Seguiste a volta ao país basco? É que numa etapa o Vingegaard deu espetáculo ao deixar todos para trás numa chegada bem parecida com a de Marie Blanche, onde curiosamente ganhou mais de 1 minuto ao Pogacar

  • charles eclair
    Posted Julho 19, 2023 at 5:41 pm

    Pogacar hoje mostrou que tem dias em que é humano.
    Provavelmente é o melhor ciclista do mundo se considerarmos grande voltas, provas por etapas e clássicas para além de que é um regalo de ver correr e a forma carismática como encara o ciclismo sempre muito descontraído e não há como não ter admiração por ele. Espero que recupere deste desaire pesado e que volte depressa às suas vitórias entusiasmantes.

    Vingegaard provou que o seu planeamento foi excelente e apesar de não ser o favorito do público nem ter uma forma de correr tão excitante como o esloveno, mostrou na estrada quem é o mais forte em 3 semanas e na alta montanha. Pogacar rouba tempo aqui e ali mas onde importa não tem tido hipótese.
    Admiro-o bastante também porque não é o favorito do público e tenta ser sempre muito discreto mas quando importa é o mais forte e no fim acaba por mostrar que não é um robô e que tem emoções.

    Tenho pena de ter acabado com um desiquilíbrio tão grande estava a ser um dos melhores Tours dos úlitmos anos e gosto muito dos dois ciclistas. Espero que esta rivalidade titânica dure muito tempo e que consiga transpor-se noutras provas por etapas ou quem sabe em algumas clássicas (Lombardia por exemplo).

    Quanto às acusações/suspeitas de doping, hoje então não têm sentido nenhum, o Vingegaard uma subida assim tão demolidora (já se sabia que para lá de Pogacar era muito melhor que todos os outros), veja-se que a diferença para o Adam Yates foi a habitual. O Pogacar é que teve um dia péssimo e a Jumbo talvez pressentido isso manteve a corrida a um ritmo elevado desde o início e ainda colocou dois homens na fuga que foram uma bela ajuda no final.

    Nunca vi suspeitas de doping quando Pogacar banalizava a concorrência. Nessa altura simplesmente era o mais forte, agora que o Vingegaard mostrou ser mais forte já é doping e fazem-se comparações com o Armstrong, João Rodrigues etc…

    Não bastava o doping, no sábado o Vingegaard tevede ser “salvo” pelas motas, mas ironia das ironias, nesta etapa as motas que o salvaram também o bloquearam.

  • DNowitzki
    Posted Julho 19, 2023 at 11:10 pm

    O Pogi é humano, como quase toda a gente. Quem diria?

    Sobre o doping, a malta é muito crente quando dá jeito e ceguinha como a minha avó depois de partir para o outro mundo quando não dá.

    O “Lequipe” é que não foi de modas…

    • Kafka
      Posted Julho 20, 2023 at 7:00 am

      O que é que o Lequipe disse?

      Diga-se que o Lequipe nesse aspecto não tem (ou pelo menos não tinha) problemas em chamar os bois pelos nomes doa a quem doer, tanto que no tempo do Lance Armstrong o Lequipe na altura era quase o único a remar contra a maré e fartou-se de mostrar várias evidências que ele andava dopado dos pés à cabeça, apesar das várias pressões que tiveram para se calar, felizmente uns 10 anos depois veio-se a provar que o Lequipe sempre esteve certo

    • Cambiasso
      Posted Julho 20, 2023 at 7:03 am

      Ontem, 1h antes da partida da etapa, todos os corretores da UAE e da Jumbo fizeram um controlo surpresa.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Julho 20, 2023 at 7:40 am

      Chauvinisme…

      O L’Equipe é o pasquim mais asqueroso que há no que diz respeito ao ciclismo, e à forma como tem enlameado a modalidade. A tese deles? Todos os ciclistas depois de Bernard Hinault se dopam e são uns malandros. Mas só depois claro, porque antes disso ninguém tomava um pirulito, era tudo limpo, lindo e honesto. Não me lixem, isso é simplesmente falso.

      Fizeram isto com Indurain há uns tempos, ameaçando revelar as análises do tempo dele. Fizeram isto com Ullrich, com Armstrong, com Contador, com Froome, ah e sim, fizeram isto quando o Pogi venceu o contra relógio ao Roglic, que para eles também era supsito, eles não descansam enquanto não acabarem com o ciclismo, eles e as pessoas que não percebem patavina da modalidade, e arrotam umas postas de pescada sentadinhos à frente dos seus PC’s.

      Esta de um jornal lançar suspeições sem qualquer tipo de provas, na era em que todos são controlados diariamente, em que há passaporte biológico, roça o nojento. Como os franceses não têm ciclistas com qualidade suficiente toca a manchar todo e qualquer sucesso de qualquer ciclista.

      Por tudo isto não ligo a nada do que o L’Equipe escreva, porque sei qual é a agenda deles.

      • DCosta
        Posted Julho 21, 2023 at 7:02 am

        O Jornal L’Equipe pertence à Amaury Sport Organisation, empresa que organisa le Tour de France.

        Não me parece que L’Equipe tenha como objetivo “sujar” a maior prova de ciclismo do seu país e do mundo que é organizada por uma empresa à qual pertence.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Julho 21, 2023 at 8:13 am

          Se soubesses a quantidade de tiros no pé que o ciclismo dá não terias tantas certezas. Queres quantas primeiras páginas FALSAS sobre ciclismo do L’Equipe?

          Desafio-te a desmentir uma única linha do que escrevi. Só isso.

    • charles eclair
      Posted Julho 20, 2023 at 8:53 am

      Não se trata de ser crente ou não, o doping não é uma questão de crença. Trata-se de ter autoridades competentes que fazem controlos e trazem a verdade ao de cima.
      Se partirmos do princípio que um atleta está dopado sem qualquer fonte de prova apenas porque superou todas as expectativas imagináveis então aí nem vale a pena existirem controlos.

      Com isto não quero dizer que tenho a certeza absoluta que o Vingegaard ou qualquer outro ciclista esteja limpo e que daqui por uns tempos não venha de lá um controlo positivo. Mas eu não sou vidente. O que sei é que nos últimos 10 anos o ciclismo, no World Tour principalmente (em Portugal por exemplo não é bem assim), tem dado passos muito importantes para reduzir ao máximo o doping e não têm aparecido casos nas equipas de topo ou em ciclistas de topo. O último grande caso mediático foi o de Contador.

      Comentários deste género são muito fáceis de fazer, porque se daqui a uns anos se se confirmar que foi doping lá vêm os arautos dizer “eu tinha razão” mas por outro lado se não se comprovar nada, lá desaparecem no tempo.

      Sobre o L’Equipe, já foram mais as vezes que se enganaram quando acusaram alguém de doping do que as que acertaram.

      • Boneco21
        Posted Julho 20, 2023 at 2:23 pm

        O último grande caso mediático foi Quintana no ano passado

        • charles eclair
          Posted Julho 20, 2023 at 4:35 pm

          Informa-te melhor. O caso do Quintana do ano passado não foi considerado doping pelas UCI.
          O Tramadol é uma substância que pode ser utilizada mas não em competição devido aos riscos causados por alguns dos efeitos secundários, entre os quais tonturas e sonolência.
          Foi excluído da competição por quebrar as regras mas não foi banido do desporto.

Deixa um comentário