Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal com um pé no Europeu; Lusos não tiveram nota artística mas foram superiores; Bernardo inventou o 3-1 e fez o 4-2; William, Guedes (golaço) e Ronaldo também marcaram; Entrada de Félix voltou a mudar o rumo do jogo

Sérvia 2-4 Portugal (Milenkovic 68′ e Mitrovic 85′; William Carvalho 42′, Gonçalo Guedes 58′, Ronaldo 80′ e Bernardo Silva 86′)

A selecção nacional passou na Sérvia e sabe que ‘se vencer’ os jogos frente à Lituânia e Luxemburgo, na teoria as duas equipas mais fracas do grupo B, apura-se para o Europeu’2020. Portugal, que vinha de dois empates (foi a primeira vitória), não fez uma super-exibição mas teve quase sempre a iniciativa (os sérvios durante muito tempo limitaram-se a jogar no erro), e soube reagir bem aos golos do rival. Bernardo Silva esteve em destaque ao marcar, assistir e ainda a estar no lance do 2-0. Também Guedes (grande golo), Ronaldo e William fizeram o gosto ao pé, num jogo em que Félix foi suplente, mas ainda conseguiu ter impacto ao dar mais qualidade na posse, o que permitiu à Equipa das Quinas voltar a superiorizar-se numa fase em que tinha dado o jogo à turma da casa.

No que respeita ao encontro, Portugal teve mais bola, mas no primeiro tempo os lances mais perigosos pertenceram a Mitrovic e Kolarov. No entanto, quase em cima do intervalo, a turma das quinas chegou à vantagem num golo algo fortuito de William Carvalho, que aproveitou uma sobra num lance confuso com Dmitrovic para fazer o 1-0. A segunda parte começou com dois tiraços de Ronaldo que saíram muito perto do poste. A seleção nacional dominava nesta altura e chegou ao 0-2 num golaço de Gonçalo Guedes, que tirou um adversário do caminho e disparou de pé esquerdo ao ângulo. Mas nem tudo eram boas notícias, dado que pouco depois Nélson Semedo saiu lesionado e teve de dar o seu lugar a Cancelo. Logo de seguida, a Sérvia conseguiu reduzir num canto por intermédio de Milenkovic, que saltou completamente à vontade. No minuto seguinte, quase o empate numa “bomba” de Ljajic para boa defesa de Patrício. Fernando Santos reagiu, lançando João Félix (saiu Guedes) e aos 80′ Portugal viria a chegar ao 1-3: Bernardo isola Ronaldo e este a finalizar com classe. Mas a Sérvia não desistiu e Mitrovic, num disparo sem hipóteses para Patrício, voltou a abrir o resultado. Moutinho foi a última aposta, rendendo Bruno Fernandes, sendo que logo de seguida Bernardo, num remate colocado fez o 4-2 e desfez as dúvidas em relação ao vencedor.

Portugal – Após dois empates em casa, a Selecção estava obrigada a dar outra imagem e somou o primeiro triunfo nesta qualificação. Perante um bloco recuado, a turma de Fernando Santos foi tendo bola, mas, até ao 1-0, sentiu dificuldade em entrar na área contrária. O golo permitiu soltar a equipa, que na 2.ª parte construiu a vitória com mais três golos, beneficiando de uma Sérvia mais aberta, pese o facto de ter sofrido dois e de ter visto Rui Patrício negar outro a Ljajic. Individualmente, Gonçalo Guedes, talvez o nome menos consensual da frente, continua a apresentar um excelente rendimento e voltou a marcar um grande golo, William Carvalho marcou e deu sempre serenidade com bola, já Ronaldo começou a perdoar, mas também marcou o seu golo. Quem brilhou foi Bernardo Silva, que marcou, assistiu, e foi sempre o mais esclarecido com bola. Por outro lado, Bruno Fernandes esteve menos em foco do que é habitual no clube, mas foi importante na pressão e nos equilíbrios do miolo. Já Danilo teve uma noite pouco conseguida, evidenciando as suas limitações com bola e sofrendo com a qualidade de Tadic, enquanto Semedo e Cancelo sentiram algumas dificuldades no seu flanco. Já a dupla de centrais esteve segura, tal como Patrício. Destaque ainda para a boa entrada de João Félix.

Sérvia – Com a mudança de comando técnico era uma incógnita que Sérvia se iria apresentar em campo e a opção foi alinhar com um bloco mais baixo, esperando um contra-ataque. Kostic foi criando alguns desequilíbrios na esquerda, mas com o golo sofrido a Sérvia teve de se estender mais e com isso abriu espaços para o adversário aproveitar e marcar quatro golos, que até poderiam ter sido mais. Individualmente, Mitrovic marcou e deu muito trabalho, mas é Tadic o nome que mais faz a diferença com a sua facilidade em espaços curtos, técnica e visão. Também Kostic foi desequilibrando, mas na 2.ª parte perdeu gás, enquanto Ljajic entrou muito bem e quase marcava. Em contrapartida, Lazovic passou ao lado do jogo, Kolarov não fez a diferença no ataque e o duplo pivot sentiu muitas dificuldades em parar os ataques rápidos portugueses. Nota ainda para o sector mais recuado, que passou mal, com Dmitrovic a ficar mal na fotografia em vários lances, nomeadamente no 0-1, enquanto Maksimovic sentiu muitos problemas a lateral.

XI Sérvia: Dmitrovic; Milenkovic, Maksimovic, Nastasic e Kolarov; Milivojevic, Matic, Lazovic, Tadic e Kostic; Mitrovic.

XI Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo.

128 Comentários

  • Humberto Cruz
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:43 pm

    Nélson Semedo muito mal. Bernardo Silva é um jogador absurdo. Boa assistência, golo com uma colocação de remate muito inteligente, e gostava de ver as estatísticas dos jogadores que mais correram. O homem com bola tem a qualidade de muito poucos e depois não para de defender.
    William a 8 com a quantidade de jogadores que temos para essa posição para mim é incompreensível.
    Há coisa mais portuguesa que o discurso deste Tadeia que com 3 jogos, 2 empates e uma vitória, diz que já temos a qualificação praticamente garantida?…

    • PGDuarte
      Posted Setembro 7, 2019 at 9:52 pm

      O VM diz a mesma coisa.

      E dizem isto porque se ganharmos os 4 jogos com Luxemburgo e Lituânia fazemos 17 pontos e a sérvia se ganhar todos os jogos que faltam faz 16. Qual foi mesmo o mal dele dizer isso ?

    • Kafka
      Posted Setembro 7, 2019 at 9:54 pm

      E o que disse o Tadeia de errado? Basta vencer os 2 mortos vivos da Lituânia e Luxemburgo e Portugal fica matematicamente qualificado

      • Estigarribia
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:11 pm

        Kafka,

        Essa tua falta de respeito, para com Lituânia e Luxemburgo, e de não saberes ganhar irrita qualquer. É importante saber ganhar e saber perder.

        Saudações Leoninas

        • Kafka
          Posted Setembro 7, 2019 at 10:27 pm

          Mas é falta de respeito porquê? Lituânia e Luxemburgo são 2 mortos vivos no que concerne a futebol….noutras coisas são bons e bem melhores que Portugal, no Basket por exemplo é Portugal um morto vivo e a Lituânia é bem melhor que nós ou do ponto de vista económico somos nós uns mortos-vivos e o Luxemburgo é tremendamente superior a nós….já no futebol que é o assunto em questão, Lituânia e Luxemburgo só existem para encher chouriços, são mediocres

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Setembro 8, 2019 at 1:39 am

            Muito errado. Mortos vivos atualmente são mas as Estónias, Liechtensteins e São Marinos desta vida. Já nem a Andorra é goleada com frequência. E o Luxemburgo é a seleção que mais evoluiu nos últimos anos, já consegue ganhar jogos e não ser goleada. Mesmo a nível de clubes, já há clubes luxemburgueses a qualificar-se para fases de grupos e a dar na boca a históricos.

            • PedroS
              Posted Setembro 8, 2019 at 2:20 pm

              Se não ganharmos à Lituânia e Luxemburgo é uma vergonha. Aqui tenho que concorda com o Kafka. Não há mal nenhum em dizê-lo e não é falta de respeito. Simplesmente somos melhores.

              • PedroAlmeidaSLB
                Posted Setembro 8, 2019 at 10:32 pm

                Vergonha é roubar sem necessidade, Portugal gosta de se por a jeito quando joga com ex-seleções muito fracas.

        • Foi no ano 21
          Posted Setembro 8, 2019 at 2:08 am

          Ele falta ao respeito sim, mas disse uma verdade. Contudo faltar ao respeito não é faltar à verdade, isso é um facto! No caso do Sr. kafka, é só arrogância mesmo. Pena, porque à uns anos atrás gostava muito de ler os seus comentários! Hoje em dia é só deprimente…

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Setembro 8, 2019 at 1:41 am

      Simples. Portugal tem lugar garantido no play-off mesmo que acabe em último do grupo (foi isso que ganhou com a Liga das Nações, tal como outras 15 seleções), e como parece que só luta com a Ucrânia pelos 2 primeiros lugares, então sim, é bastante óbvio que pode ser 1º ou 2º no grupo. O jogo na Ucrânia definirá isso mesmo.

  • Amigos e bola
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:43 pm

    Muita fragilidade defensiva mas lá conseguimos mostrar que somos superiores.

    O Bruno Fernandes e o Danilo estiveram muito mal. Isto não é o tugão.

    Quanto à Sérvia, joga muito pouco.

  • MILKA
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:44 pm

    Gostava de ter algumas opiniões relativamente ao que vou sugerir:
    Seria descabido sentar o Danilo ou o William e jogar com o Bernardo na zona mais central do terreno, com Bruno Fernandes a funcionar como um box to box e a inclusão de Felix/Rafa (dependendo do momento do jogo e do adversário) no ataque?
    O Bernardo é um sacrificado. O que lhe é pedido dele não dá com o jogador que é. Passa despercebido o tempo todo e quando finalmente é necessário lá o FS pede para ele recuar e o jogo sobe de qualidade e fluidez.

    • Filipe Ferreira
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:02 pm

      Pensei exatamente no mesmo. Fazer o Bernardo jogar na posicao que faz no City e permitia encaixar os 4 craques.

    • Analista Especialista
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:06 pm

      Vamos com calma. Precisas sempre de um 6.

    • Gil Rodrigues
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:11 pm

      e porque não sentar o Danilo, o WC e o Bruno e jogar com jogadores realmente habituados a grandes palcos?

      Ruben Neves, André Gomes e Bernardo

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Setembro 8, 2019 at 1:36 am

        André Gomes dificilmente volta à seleção, da única vez que foi chamado no pós- Mundial 2018 acabou por sair logo da convocatória por lesão. Perdeu o comboio.

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:21 pm

      Sem duvida. Eu nao jogava nem com William, ne. com Andre Gomes a 8. Danilo chegava com Bruno e Bernardo, porque ambos vao defendendo, nao sao prima donas.

  • Kafka
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:45 pm

    Fernando Santos cada vez que abre a boca falta-lhe ao respeito e a comunicação social em Portugal em uníssono subscreve na íntegra as faltas de respeito do Fernando ao Bernardo, mas dentro de campo o Bernardo continua a demonstrar o porquê de ter sido o melhor jogador português da época passada e continua a ser o melhor jogador português esta época… Mais uma vez o País inteiro não vai reconhecer isto é vai continuar a faltar-lhe ao respeito, mas apesar de esta falta de vergonha mesmo tendo um País inteiro contra ele vai respondendo dentro de campo o porquê de ser o melhor

    • kurt cobain
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:05 pm

      Que heresia, Toda a gente sabe que o Ronaldo é o melhor do mundo e arredores!
      Agora a sério, sem desprimor pelo Ronaldo, só quem não tem olhos na cara é que pode negar que o Bernardo Silva é, há pelo menos ano e meio, o melhor jogador português da actualidade. Claro que em Portugal a realidade é outra em que se chega ao cúmulo de o colocar acima do Messi… (falando da ACTUALIDADE)

    • Mantorras
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:23 pm

      Este bajular por encomenda faz-me confusao. Nem sequer acho que o Ronaldo precise disso para nada.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:49 pm

    Sofremos 2 golos, o Patrício evitou o 2-2, mas curiosamente acho que foi uma das melhores exibições na Era Santos em qualificações. Estamos com uma dose de talento muito acentuada e isso fez-se notar quando a Sérvia nos deu espaço. O 1-0 foi determinante para o jogo abrir, a Sérvia sair da toca e nós termos o espaço que tanto gostamos para atacar rápido. William deve ter feito o melhor jogo a 8, enquanto Danilo foi um dos piores (muitas dificuldades técnicas e mesmo defensivamente teve problemas com o jogo de cintura de Tadic). Bernardo foi crescendo com o jogo, Bruno Fernandes algo apagado mas a cumprir na pressão e Gonçalo Guedes a ser o mais regular. É um nome criticado muitas vezes, mas parece-me fundamental nesta selecção pela sua velocidade, competitividade e esta capacidade de finalização. Também Félix entrou bem e é pena que o quinteto não possa jogar em simultâneo porque todos mereciam. Nota também para o Fonte, que voltou a cumprir na ausência do Pepe.

    Em relação à Sérvia, mudança de treinador, mas os mesmos vícios. Jogam a 10 à hora e sempre de forma algo desgarrada. Colocar 2 extremos puros para alimentar o Mitrovic seria a ideia, mas não funcionou, sobretudo pelo lado de Lazovic, que nem se viu. Kostic esteve melhor, mas na 2.ª parte eclipsou-se. Contudo, o maior problema parece-me mesmo o duplo pivot. Sempre muito lentos com e sem bola, estáticos e incapazes de parar os ataques rápidos do adversário. Matic está uma sombra do que já foi, repetindo os sinais do final da época passada, pelo que não admira que seja suplente do United nesta altura. Gostei do Tadic, embora tenha estado muito desacompanhado, enquanto o Ljajic também entrou bem. Bom golo do Mitrovic, que deu muito trabalho como sempre, mas foi quase sempre bem anulado pela defesa lusa.

  • ZOZOKAS
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:50 pm

    Embora o resultado tenha sido positivo há que realçar que o meio campo com duplo pivôt que supostamente deveria dar consistência defensiva a equipa volta a não funcionar. Acho que faria sentido jogar com William ou Danilo – Ruben Neves – Bruno Fernandes.
    Quanto ao ataque, além do golo Guedes não fez quase nada, daí achar que faria mais sentido apostar ou no Félix ou no Rafa. Eu apostaria no Rafa, até porque tem na velocidade a sua maior arma e pode ser um abre latas.
    Mas o que importa é a vitoria, espero não ter que tirar a calculadora da gaveta.

    • Cossery
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:31 pm

      Em 433 também preferia assim. Mas adorava ter um 9 na seleção para jogar com um ataque em 442 com Félix a SA e Ronaldo e Bernardo nas alas.
      Claro que fica a faltar o Bruno e sem 9 (por enquanto) essa é a melhor solução. Mas sempre com o Félix, é um predestinado, tem de jogar!

  • Kafka
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:52 pm

    Já agora “o melhor médio da Europa” é uma Europa que começa no Campo Grande e acaba em Entrecampos, é que sempre que sobe o nível lá vem o eclipse… Esta encontrada a versão 2.0 do Pizzi, basta subir um bocadinho que seja o nível e buhhh, olha desapareceu

    • Eagle
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:07 pm

      A época passada os eclipses foram vários, lembro-me de ter marcado na final da taça e marcou 2 golos em 2 eliminatórias contra o Benfica. Perdeste uma boa oportunidade para estares calado.

      • Kafka
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:19 pm

        Marcou 2 golos em eliminatórias contra o Benfica….sim sim, só te faltou acrescentar que foi contra um Benfica que nem guarda redes tinha na baliza, a não ser que aches que Svilar que nem sequer tem as noções básicas de posicionamento (ou seja, nem sequer sabe ler e escrever) é um gr, mas se achas então secalhar tu é que perdes uma boa oportunidade para estares calado

      • PGDuarte
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:27 pm

        E essas taças fazem 50% do currículo do Bruno, que nem em formação sabe o que é ser campeão… aos 25 anos.

        • Eagle
          Posted Setembro 7, 2019 at 10:54 pm

          Isso adiciona o quê ao meu comentário? Ele falou em eclipses e outras palhaçadas, eu respondi com factos a dizer que quando o nível aumentou ele correspondeu. Tão simples quanto isto, o resto fica com a taça que nós já a temos no Museu.

          • PGDuarte
            Posted Setembro 7, 2019 at 11:39 pm

            O nível não aumenta em taças. Quantas equipas não rodam as equipas nas taças? Aumenta em campeonatos. E ele aí no máximo lutou, mas nunca ganhou. Fica com ela no museu que nos já temos muitas no nosso.

    • JoaoMiguel96
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:09 pm

      O Kafka, foi uma pessoa a dizer isso, uma. Por coincidência até foi o presidente do clube do jogador, a vender o seu peixe.

      Deixa te dessas brincadeiras. Tens juízo para mais.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:10 pm

      Eu juro que não entendo este constante desvalorizar do Bruno. Obviamente que não é o melhor médio da Europa, nem sequer está perto do top 10. Mas é um excelente jogador que já fez exibições muito boas em jogos de grau de dificuldade elevada (o Benfica que o diga). Se tens dúvidas revê as exibições dele contra o Barcelona na Champions. Obviamente que não tem o mesmo impacto na selecção que tem no clube. São lhe pedidas outras coisas. O engraçado é que o jogo acaba Portugal ganha 4 2 e tu fazes um comentário única e exclusivamente sobre ele. Como se fosse o primeiro jogador do Mundo que rende muito menos na selecção que no clube. Não vou sequer comparar qualitativamente jogadores, mas o Bernardo até ao Mundial na selecção era uma sombra de si próprio. Mas depois de ver os teus comentários o que salta à vista de todos é a maneira como espalhas ódio. É sobre o Bruno, sobre o Santos, sobre o Ronaldo, enfim…

      • Kafka
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:24 pm

        Achas portanto admissivel a tremenda falta de respeito que o Fernando e toda a comunicação social em Portugal teve com o Bernardo….portanto quem esta aqui mal sou eu e não é o Fernando e toda a comunicação social em Portugal que subscreveram a 100% a afirmação “o BErnardo merece ser o 2º classificado da Bola de OUro porque ganhou TUDO em Inglaterra e foi o melhor jogador da Liga Nações e o Cristiano merece ser o 1º porque ganhou a Serie A”

        Portanto Portugal inteiro de forma vergonhosa subscreve esta falta de vergonha e total falta de respeito, mas eu é que estou mal, ok esta certo, tens razão

        • Filipe_Carvalho
          Posted Setembro 8, 2019 at 12:37 am

          Não subscrevo obviamente… Mas daí a dizer que o Fernando Santos e o país estão todos contra o Bernardo vai uma enorme diferença… Mas pronto, a seguir a destilar ódio, inventar guerras é o teu segundo hobbie favorito… Ainda gostava de ver um comentário teu a defender os teus predilectos sem atacar alguém…

          • Francisco Torgal
            Posted Setembro 8, 2019 at 2:18 pm

            Falta dizer que o Fernando Santos também está contra o Messi e que o Ronaldo fez alguma coisa para ganhar fama para Bola de Ouro. Muito conhecimento e discursos infeliz, não ligues.
            E apesar de falar indiretamente já o disse ao Kafka e concordo contigo. Se comentar sem atacar ninguém é sempre uma mais valia aqui no blog. Mas acho que a minha opinião e crítica construtiva não importa.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:50 pm

      Para o senhor Kafka aqui vai: Bruno Fernandes participa na jogada do 1º golo (marcado pelo William Carvalho) onde o cruzamento é dele; e no 2º golo (marcado pelo Gonçalo Guedes) a bola sai dos pés de Bruno Fernandes para o extremo do Valência bater o Dmitrovic.

      Saudações Leoninas

      • Dca
        Posted Setembro 7, 2019 at 11:13 pm

        Mesmo assim fez um jogo bastante fraco. Aos 70 minutos tinha 15 perdas de bola e ainda perdeu a bola que deu o 3-2. Não gostei.
        Mas atenção, eu gosto dele, acho um belíssimo jogador.

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 7, 2019 at 11:15 pm

        Estigarribia, o Bruno Fernandes não esteve nada bem hoje, o que não invalida a sua qualidade claro. Ele teve 16 perdas de bola, mais do que qualquer um em campo e praticamente não acrescentou ofensivamente.

        Para o Kafka, concordo com a parte do Bernardo, mas não concordo com a parte do Bruno, já mostrou em outros jogos a sua qualidade, inclusivamente contra o Barcelona ou contra o Benfica. Ele tem um papel diferente na seleção e ainda se tem que habituar a tê-lo, o próprio Bernardo também não rendeu na seleção no início.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Setembro 8, 2019 at 1:33 am

        Estatisticamente, nenhum conta como assistência. Para efeitos objetivos, isso é que conta. Ele parece sempre perdido em campo, acho que até ele próprio sente que está obrigado a jogar pelo estatuto que tem intramuros, por isso é que quase nada lhe sai bem.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:52 pm

    Um jogo fraquinho, com o Fernando Santos não vai passar disto. Estiveram todos aquém, o William então na primeira parte foi horrível, tantos espaços que ele abriu, mas na segunda parte melhorou. O Guedes também esteve mal, o Bernardo esteve escondido do jogo, mas quando apareceu foi decisivo e mostrou toda a sua qualidade, o Ronaldo esteve trapalhão e individualista, o Bruno Fernandes esteve discreto e o Félix entrou para mexer (não se percebe como é que não é titular). Os laterais estiveram terríveis defensivamente, a dupla de centrais esteve bem, o Patrício ficou mal na segunda parte.

    Tivemos sorte porque esta Sérvia não é nada de especial, quando quiseram jogar criaram sempre perigo.

    Agora segue-se a Lituânia é atacar com Patrício, Cancelo, Rúben Dias, Carriço, Guerreiro, Danilo, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Rafa, João Félix e Ronaldo.

    • Futebol da Discordia
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:04 pm

      Finalmente alguém que concorda comigo que o William não esteve bem, na primeira parte o homem passou tanto tempo parado sem abrir quaisquer espaços ou linhas de passe para a bola circular, não percebo a insistência em jogar com ele a 8 quando ele tem uma capacidade extremamente limitada para a posição.

      Como outro user diz com tantos 8 no banco porque raio é que ele continua ali? Será que ele é afilhado do Fernando Santos e ninguém sabe?

      • Tiago Silva
        Posted Setembro 7, 2019 at 11:10 pm

        Exato Futebol da Discórdia, o William deixa imenso espaço e farta-se de abrir buracos defensivamente e a malta por ele ter feito uns passes bonitos (atenção a nível de passe é um dos melhores), já o metem como nível de Deus, aliás andam a crucificar o Danilo. Também não teve um grande jogo, mas tem que haver algum mérito porque defensivamente estava praticamente a defender sozinho no meio-campo e fartou-se de gritar ao William para se posicionar correctamente.

  • zebenfas
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:53 pm

    Não consigo gostar do Fernando Santos, deu-nos o que mais minguem nos deu…mas nao consigo gostar dele como treinador,mas a verdade é que leva a agua ao seu moinho. O William esteve esforçado, marcou um golo, dos tres do meio campo foi o melhor, mas doi-me alma quando o vejo a aparecer junto na área quase como um “10”, calro que nao tem culpa ,ele tentou corresponder ao que lhe foi pedido. Não conseguir colocar o Felix no 11 inicial, nao faz sentido nenhum(ronaldo,bernardo e felix estao vários degraus acima do resto) . Por fim , alguém me responde se a sport tv aqui tb entrega o prémio do melhor em campo , assim sempre sabia se o Bruno tinha jogado ou não ;) …Mau jogo do Danilo e Semedo no meu entender

    • GuGu
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:02 pm

      Concordo com o teu comentário, excepto na falta de sentido em não encaixar Félix no 11, o jogo em prespetiva seria intenso, ainda mais, num dos campos mais difíceis do apuramento, por isso, acho que aí FS teve bem em procurar um onze com jogadores mais experientes.

  • Tomás Pereira
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:53 pm

    Mais um jogo muito aquém do potencial desta equipa. Primeira parte horrível da seleção, sem jogadores dentro do bloco adversário, muita circulação em U, e a conceder muito espaço entrelinhas. No entanto, um golo “à Fernando Santos” fez esquecer esta miséria. Segunda parte muito mais espaço para explorar e aí a qualidade ofensiva tremenda desta equipa fez a diferença.

  • Fantantonio
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:56 pm

    Bruno Fernandes furos abaixo do que sabe, jogar com dois trincos para condicionar a ação de Tadic e mesmo assim não conseguir fazê-lo é redundante e condiciona a fluidez do jogo, apesar de achar que William é excelente na saída de bola e o Danilo mostrou a espaços que o sabe fazer quando necessário, Bernardo Silva é o melhor jogador português da atualidade barra nenhum, mas na primeira parte agarrou-se um pouco demais à bola, meter Rafa a jogar seria justificável porque é um craque, mas vai ser difícil enquanto o Guedes mostrar serviço na seleção porque também é de um nível superior e acho que com o protagonismo dado a Bernardo, Ronaldo e agora João Félix está a ficar um pouco esquecido em termos de hype, temos laterais, extremos, médios e avançados móveis de qualidade com uma profundidade anormal para anos e anos, mas ainda assim, jogue quem jogar, parece sempre que não jogamos um caroço com o mister FS. Neste jogo a exibição nem foi das piores e a vitória foi merecida, mas parece que é possível fazer mais com esta matéria-prima.

  • jmcc
    Posted Setembro 7, 2019 at 9:59 pm

    Primeira parte com os mesmos problemas ofensivos de sempre. Só um ou dois jogadores à frente da linha da bola, sem jogo entrelinhas e passes verticais, pouca solicitação da profundidade hoje também.
    Ofensivamente melhorámos na segunda parte onde também encontrámos mais espaço.

    Uma nota um pouco à parte: o que se passa com Cancelo? Eu sei que é início de época mas temo que lhe suceda o mesmo que a Dalot. Após uma lesão, perda (irreversível?) enorme de capacidade de explosão e sendo jogadores que apoiavam todo o seu jogo nisso passam de bestiais a vulgares. Espero que não, mas começo a ficar preocupado porque já dura desde a segunda metade da época passada. E Portugal que tinha na lateral direita dois possíveis melhores do mundo na posição…

  • Estigarribia
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:01 pm

    Melhor o resultado do que a exibição. Mais uma exibição fraquinha da parte de Portugal, que só não deu em derrota (e o empate esteve sempre perto de acontecer) porque Gonçalo Guedes e Bernardo Silva inventaram três dos quatros golos do Campeão Europeu. Com os jogadores de qualidade que temos (Bruno Fernandes, João Félix, CR7, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, etc, etc) temos que jogar mais e melhor. Parecemos, muitas vezes, uma qualquer Selecção do Azerbaijão a jogar.

    Individualmente, pela positiva, gostei de ver Gonçalo Guedes (a nossa Ducati lá nos vai levando de vitória em vitória até ao Campeonato da Europa), William Carvalho (penso que fez um jogo razoavelmente bom, mas pode dar mais à equipa do que aquilo que deu hoje), João Félix (o miúdo entrou bem no jogo e isso notou-se, muito bem, no jogo ofensivo da equipa e espero que seja titular com a Lituânia), Bruno Fernandes (colectivamente acabou por ser um jogador mais importante para a equipa, visto que é muito diferente jogar na Selecção Nacional e jogar no Sporting, onde é a estrela da equipa ‘leonina’) e Raphaël Guerreiro (defensivamente cometeu alguns erros, mas a nível ofensivo teve algumas investidas interessantes pelo flanco esquerdo).

    Por outro lado, pela negativa, não gostei de ver Danilo Pereira (demasiados erros cometidos que poderiam ter custado muito caro à selecção. Este não é o Danilo que conhecemos e que sabemos que tem qualidade), Nélson Semedo (infelizmente saiu lesionado, mas enquanto esteve em campo foi ‘comido’ várias vezes pelo Kostic na primeira parte), João Moutinho (repito o que disse no post do Podence e do Ferro: o que é que o Moutinho anda a fazer na Selecção? Já está velho e só se arrasta em campo. Que dê o lugar aos mais novos) e José Fonte (também não fez uma grande exibição e podia, e devia, ter feito melhor nos golos sofridos).

    Em relação à Selecção da Sérvia, é uma selecção muito forte individualmente (Kostic, Mitrovic, Matic ou Ljajic, por exemplo, são jogadores que podem fazer a diferença em qualquer momento), mas colectivamente não me pareceu muito forte e que se desmorona com grande facilidade quando sofre mais golos. Já agora, o guarda-redes sérvio, Dmitrovic, é fraquinho para a equipa que a Sérvia tem. O que é feito do Predrag Rajkovic?

    Saudações Leoninas

    P.S.: Em relação aos comentários, vi o jogo na Sport TV e o Pedro Henriques parecia que estava a comentar o jogo sentado numa mesa de café. Enfim…

    • PGDuarte
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:16 pm

      Rajkovic está no Reims de França. Foi este ano para lá. Curiosidade minha: ele é mesmo o que o FM faz dele ? Nunca vi jogos dele, mas quando vi a transferência este verão lembrei-me logo dele no FM!

      • Estigarribia
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:21 pm

        PGDuarte,

        Eu lembro-me dele no Mundial de Sub-20, de 2015, na Nova Zelândia e teve na altura uma excelente prestação nos Sub-20 da Sérvia, que acabaram por vencer esse Mundial. Depois, confesso que lhe perdi o rasto. Obrigado pela informação.

        Saudações Leoninas

    • Fantantonio
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:16 pm

      O Rajkovic estava no banco

      • Estigarribia
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:51 pm

        Obrigado pela informação, Fantantonio. Confesso que não vi os suplentes das duas equipas e por isso é que perguntei.

        Saudações Leoninas

    • Sombras
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:28 pm

      O Bruno Fernandes perdeu a bola 16 vezes (estatísticas da goalpoint) e uma delas deu um golo da Sérvia. Não me lembro com toda a sinceridade de uma acção positiva sua no jogo. Dizer que foi dos melhores é quase ao nível de MVP num jogo em que o Sporting perde em casa.

      • Artur Trindade
        Posted Setembro 7, 2019 at 11:24 pm

        Fez assistências para 2 golos.
        Teve diversas triangulações e recuperações de bola.
        Mas continua a faltar consistência exibicional, sendo apesar de tudo um dos titulares.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Setembro 8, 2019 at 1:30 am

          O 1º só conta como assistência com muito boa vontade, porque em termos objetivos e estatísticos não é assistência. O William marcou num ressalto, sem assistência direta. E se a 2º era no golo do Guedes, também não conta como assistência, porque o Guedes deu um rumo individual à jogada.

        • j. chamberlin
          Posted Setembro 8, 2019 at 3:19 am

          Dizer que o Bruno Fernandes fez duas assistências neste é de uma desonestidade intelectual gritante.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Setembro 8, 2019 at 1:27 am

      O Rajkovic não convenceu quando foi titular, então passou para o banco. Prova que não há grande escolha é que continua a ser conovocado. É possível que seja titular a curto prazo, visto que o seleccionador mudou e hoje fez o 1º jogo, a Sérvia vai ficar de fora outra vez em apuramentos e vários jogadores vão entretanto renunciar à seleção. A Sérvia irá afundar-se da mesma forma que marca golos com facilidade a Portugal…

      • Estigarribia
        Posted Setembro 8, 2019 at 9:46 am

        PedroAlmeidaSLB,

        Ainda assim penso que o Rajkovic seria melhor opção para titular da Sérvia do que o Dmitrovic que não é ‘grande espingarda’ como guarda-redes. Confesso que só me lembro de ver o Rajkovic a jogar no Mundial de Sub-20 em 2015 e depois disso perdi-lhe o rasto da carreira.

        Saudações Leoninas

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Setembro 8, 2019 at 11:56 am

          Porque a carreira dele alimentou-se disso, justamente. Quiseram dar o passo seguinte muito depressa e estagnou. Senão pela lógica seria titular na sucessão ao Stojkovic.

          • Estigarribia
            Posted Setembro 8, 2019 at 12:43 pm

            Pode ser que relance a carreira no Reims e que lute pela titularidade da Selecção da Sérvia. Até ver, e sem contar com Rajkovic, penso que o Vladimir Stojkovic, aquele passou pelo Sporting e é tio do Vladimir Stojkovic, foi o melhor guarda-redes que a Selecção da Sérvia pode ter tido.

            Saudações Leoninas

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:02 pm

    Para quem tinha dúvidas sobre o melhor jogador português…

    Já agora ambiente frouxo no Maracanã sérvio, esperava-se mais. A FIFA com as suas taras anti-futebol acaba a matar a beleza dos jogos. Desde que se controle, nada há de mal no uso de torchas, sinalizadores. O futebol está a ficar uma seca. De caminho vão proibir as luzinhas nos concertos porque alguém ainda vai cair a segurá-las.
    Acho que se está a exagerar nesta questão, futebol é isto:

    (o primeiro maracanã):

    https://www.youtube.com/watch?v=ed21exKIyZo

    • Kafka
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:16 pm

      Nem mais Joga Bonito, querem transformar o futebol na pasmaceira de um concerto de ópera

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Setembro 8, 2019 at 1:24 am

      Os adeptos sérvios estão divorciados da seleção desde a humilhação histórica que foi levar 5 da Ucrânia. É natural que não ponham lá os pés ou saiam a 10 minutos do fim do jogo.

      • Joga_Bonito
        Posted Setembro 8, 2019 at 11:32 am

        Sim, mas não será sí isso. Até aqui se vê na nossa seleção um ambiente fraco e sem chama. É preciso recriar a paixão pelo futebol.

    • Francisco Torgal
      Posted Setembro 8, 2019 at 2:14 pm

      Só concordo com o uso de torchas em áreas reservadas. Há pessoas mais sensíveis e o fumo muitas vezes é incómodo. A mim não me faz diferença a não ser que seja mesmo ao meu lado, mas o conforto deve-se sobrepor à beleza. Dito isto claro que dá para regulamentar de forma a não matar por completo o ambiente. Falta achar o meio-termo.

  • Tatanka
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:04 pm

    Bernardo Silva continua um ET.
    Ronaldo marcou o golo e pouco mais, mas impressiona pela sua eficacia.
    Guedes também a um excelente nível.

    Felix muito fraco. A defesa também não esteve bem, em particular Patrício em ambos os golos.

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:16 pm

      O Patrício foi fuzilado em ambos os golos. O que é que ele podia ter feito?
      O primeiro golo foi culpa do Danilo que não salta à bola e no segundo foi o B. Fernandes que perdeu a bola onde não devia.

      • Mantorras
        Posted Setembro 7, 2019 at 10:40 pm

        Sair da baliza e agarrar tranquilamente uma bola na pequena area, ja que nem tinha ninguem perto a incomodar e dificultar a saida. Claro que o Danilo falhou, mas para mim aquela bola tem que ser sempre do GR, mas o Rui sempre teve esse problema. No segundo golo nao tem culpa nenhuma.

    • Primo1904
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:22 pm

      Hein!? Félix muito fraco!?!
      Foi o jogador que trouxe serenidade ao jogo de Portugal…
      Uma seleção que pode contar com 2 jogadores com a inteligência de Bernardo e Félix é um verdadeiro luxo!!

  • Analista Especialista
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:08 pm

    As minhas notas vão para Félix ter de jogar. William a 8 é sofrível. A seleção s defender foi uma paródia. Podes escolher os 10 jogadores que quiseres, se o 11 for o Bernardo tens 99% de probabilidades de vencer.

  • Alvaromoreira
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:09 pm

    Apesar de Portugal não ter feito um bom jogo, acho muito exagerados alguns apupos ao FS. Vencemos é certo, a jogar mal também é verdade mas por vezes a qualidade individual é que resolve alguns jogos. Noutros é o coletivo. A França que é a França não joga muito melhor que nos. E são campeões mundiais. Muitas vezes há individualidades para resolver, que é para isso que lá estão. Melhorar a qualidade do futebol era bom, mas que interessa jogar bem e não ganhar.
    PS: convém relembrar que foi o FS que nos deu o maior título da nossa história antes de andarem a fazer dele um Rui Vitória.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Setembro 8, 2019 at 1:22 am

      A França ganhou um Mundial e perdeu um Euro onde jogou melhor que todos. Só agora é que não anda a jogar muito, dando-se ao luxo de perder com a Turquia sem enquadrar um remate sequer. Já Portugal não joga à bola desde 2015.

      • Filipe_Carvalho
        Posted Setembro 8, 2019 at 9:41 pm

        Não jogamos nada desde 2015…e desde 2015 é que ganhámos os nossos dois títulos internacionais. Portugal não joga com grande nota artística mas joga maioritariamente bem. Estrategicamente é das melhores selecções do mundo… E não me venham com a lenga lenga dos empates no Euro. Sim em 7 jogos ganhámos 3 e empatamos 4. Sim só ganhámos um nos 90 minutos… Mas quem fez melhor que Portugal??? Ninguém…

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Setembro 8, 2019 at 10:36 pm

          Errado, em 7 jogos foram 6 empates e apenas 1 vitória, é assim que manda o figurino estatístico. A França jogou sempre melhor e não venceu por um poste nos descontos, facto. Portugal nunca será recordado como um grande vencedor, que publicite o futebol enquanto espectáculo.

          • Filipe_Carvalho
            Posted Setembro 9, 2019 at 10:21 am

            Errado. Estatísticamente ganhámos 3 e empatamos 4. As vitórias no prolongamento contam como vitórias também. A França jogou sempre melhor? Depende do ponto de vista. Tácticamente Portugal foi melhor que a França. Então a partir do momento em que se dá a troca e a entrada do Eder a França apenas por uma vez criou perigo. Essa última afirmação é no teu ponto de vista. Para mim o espetáculo do futebol não está na nota artística. Dou muito mais importância aos factores tácticos e organizacionais. Mas isso sou eu que cresci a ver futebol italiano…

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Setembro 9, 2019 at 11:17 am

              Errado. Em futebol de 11, vitória só é atribuída em 90 minutos, que é o tempo REGULAMENTAR. Prolongamento ou penalties (porque prolongamento não é obrigatório) são formas de desEMPATE, justamente porque já se registou um EMPATE. Espero que entenda isto, que é básico.

              De resto, futebol tem que ser avaliado a nível mundial, não é uma escola que serve de base para avaliar. O futebol de Portugal é aborrecido desde que FS chegou, por isso nunca vai ser reconhecido pelo que jogou, só pelos empates. Até a Grécia ganhou um Euro com mais vitórias, mesmo que pela margem mínima.

              • Filipe_Carvalho
                Posted Setembro 11, 2019 at 11:05 am

                Isso é falso. Basta consultar os históricos de resultados de equipas que ganham em prolongamento. As vitórias em prolongamentos estatísticamente contam como outra vitória qualquer. Consulte o histórico de resultados da selecção nacional e verá. Só para lhe exemplificar, no ranking da UEFA de clubes uma vitória no prolongamento da exatamente os mesmo pontos do que uma vitória no tempo regulamentar. E já agora o futebol a nível mundial é avaliado de diversas formas. Mas apenas uma é factual. Que são os resultados. E nessa nunca houve ninguém melhor que Fernando Santos. E isto nem sequer é discutível porque não se trata de opiniões, é um facto.

                • PedroAlmeidaSLB
                  Posted Setembro 11, 2019 at 12:35 pm

                  Se conta, é o único caso onde conta, e só porque faz um certo sentido. Mas em seleções é óbvio que não conta. Uma “vitória” num desempate não é uma vitória, o que conta é o resultado no fim do tempo regulamentar. E nem me repito mais porque isto é básico.

                  • Filipe_Carvalho
                    Posted Setembro 11, 2019 at 1:01 pm

                    É tão básico que uma vitória no prolongamento em termos estatísticos e para classificação de ranking UEFA conta o mesmo que um vitória no tempo regulamentar que apenas no teu critério é que não conta. Respeito que para ti valha menos, é legítimo teres essa opinião. No entanto para os especialistas vale exatamente o mesmo. Aliás de tão básico que isto é se consultares o desempenho português no Euro nos sites oficiais da UEFA aparece: 7J 3V 4E 9GM 5GS. E basicamente é isto…

                    • PedroAlmeidaSLB
                      Posted Setembro 11, 2019 at 1:11 pm

                      Para os “especialistas” da FIFA certamente que não vale o mesmo, mas como a UEFA consegue creditar um golo a 2 jogadores diferentes dentro do próprio site, não vejo porque me deva regular pela UEFA. E é o que temos…

  • Gil Rodrigues
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:10 pm

    Só o FS é que abdica do Ruben Neves para jogar com dois #6 que juntos não fazem um com valor internacional. até quando vamos desperdiçar o potencial desta geração com este macumbeiro sortudo? até quando?

  • Nickles
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:12 pm

    Ups parece que o MVP foi o Bernardo, o que até faz algum sentido já que o MVP deve ser sempre entregue ao melhor jogador do jogo.
    Já a Liga NOS é rainha no que toca a inovar e o prémio MVP é entregue por afinidade, e não para quem joga melhor.

    • Ricard0
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:42 pm

      Ainda não te cansaste de repetir o mesmo todos os posts amigo?
      Tu e o kafka cada comentário que fazem é sempre garantia de rir porque se repetem e repetem e repetem e repetem e repetem e repetem todos os posts. Viste o que fiz agora? És tu todos os posts
      Mas os teus dao sempre mais piada porque tentas acrescentar um pouco de humor mas que tem “zerooooo” ( reconheces esta citação? ) de piada
      O Bruno Fernandes foi sim o melhor jogador das duas últimas ligas mas isso é algo discutível, ao contrário do que tu fazes quando afirmas que não foi mesmo. Hoje teve mais abaixo ofensivamente do que no Sporting mas isso é totalmente normal e ja toda a gente sabe pq é diferente teres na frente Bernardo/Ronaldo/Guedes ou Raphinha/Luiz Phellype/Diaby. Nao é preciso cascar no mesmo todos os dias até porque os prémios ja foram entregues

      • Nickles
        Posted Setembro 7, 2019 at 11:31 pm

        Agora é humor.
        Sabes o que tem imensa piada? O Bruno Fernandes ser MVP em 3 dos 4 jogos do Sporting na Liga nesta época onde em nenhum deles foi o melhor jogador, algo que até é consensual por parte dos próprios sportinguistas. Basta ir ver os comentários nos posts dos jogos Sporting-Marítimo, Sporting-Braga e Sporting-Rio Ave.
        O que também é extremamente engraçado é que depois de páginas atrás de páginas na CS desde janeiro, ninguém deu mais que 45 ME a pronto pelo MVP crónico da Liga NOS/melhor médio da europa. Já outros saíram por 50 ou 120 ME.

        Isto sim tem piada.

        • Ricard0
          Posted Setembro 8, 2019 at 12:22 am

          Mas quem é que falou desta época? Eu falei das 2 últimas épocas. E eu faço parte dessa maioria de sportinguistas porque o BF ainda nao teve nenhum jogo este ano em que tenha sido o melhor em campo indiscutivelmente.
          E em relação a isso dos valores. Já pensaste que se calhar o facto de o Sporting nao andar a jogar a Champions e não ser tão reconhecido lá fora como os 2 rivais, não nos permite receber grandes propostas? Ou ha dúvidas que se jogasse no Benfica ou Porto que o BF por 60/65M ja estava feito?
          Pode nao ser o melhor exemplo mas o Palace pede 70 ou 80M pelo Zaha e ninguém lhe pega. Se calhar se o jogador fosse do Everton ou do Wolves (equipas agora com melhores prestações) e outros clubes se calhar ate ja tinham pago.
          Mas a piada disto tudo é desviares te do tema. O que quis dizer foi que não percebo qual foi a obsessão de alguns benfiquistas em espalharem ódio em tudo o que envolva o BF, principalmente depois da Taça de Portugal. Achava q o campeonato vos fizesse feliz e que o Sporting já nao incomodasse ninguém

        • BrunoV
          Posted Setembro 8, 2019 at 3:26 am

          Ao menos não te cegues com esse ódio de pequenice!
          O B. Fernandes mereceu ganhar duas vezes, contra o portimonense – 3 assistências – e contra o Braga – pelo o golo individual que fez.

          Logo apenas teve um prémio a mais! É preciso repetir esse ódio idiota por um prémio insignificante?

          • Nickles
            Posted Setembro 8, 2019 at 9:37 am

            Primeiro o MVP do jogo Portimonense-Sporting foi o Raphinha e não o Bruno Fernandes.
            Segundo, acabas de confirmar que nos outros 3 jogos onde o Bruno Fernandes foi escolhido para MVP, só em 1 é que foi realmente o melhor em campo. São as tuas palavras, não estou a inventar nada. Ah e nesse 1, que foi o jogo contra o Braga, é consensual entre os Sportinguistas que o melhor em campo até foi o Wendel e não o Bruno Fernandes. Basta ir ver os comentários no post do Sporting-Braga

            Portanto o teu comentário faz zerooo sentido, já que começas por atacar-me, mas no fim concordas comigo.

            • BrunoV
              Posted Setembro 8, 2019 at 3:28 pm

              Lê melhor o comentário e verás que não concordo contigo, pode ser um comentário falacioso dado que tinha uma ideia e peço desculpa por isso.

              O comentário tem duas bases:
              Defesa do B. Fernandes – errado.
              O teu ódio pequenino.

              Não é um ataque, é uma observação – não te faltei ao respeito apenas constatei um facto. Se fosse um ataque o VM filtrava – acho eu.

              Faz sentido dado que destaco a tua pequenice e não faz sentido dado que erro na outra metade.

        • TheWatcher
          Posted Setembro 8, 2019 at 11:36 am

          O rapaz deve-te dinheiro? Honestamente não percebo o ódio. Uma coisa é não gostar ou achar sobrevalorizado, outra é querer que ele fracasse em tudo o que faça, mas pronto.

      • SENSEI
        Posted Setembro 8, 2019 at 12:09 am

        Ricard0, o segundo então… e não consegue formar frases simples, é com cada entrelaçado de “argumentos, factos e conclusões” que até me baralho dada a repetição de muitos. Não é propriamente leitura matinal fácil.

    • JoaoMiguel96
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:44 pm

      Relaxa Nickles, a seleção ganhou e só sabes vir dizer isso? É que ultimamente só te vejo dizer mal do Bruno.

      Até parece que o rapaz te fez mal.

    • BioSpot
      Posted Setembro 7, 2019 at 11:40 pm

      Vira o disco e toca o mesmo… engraçado que também poderá servir para consumo interno (se me faço entender).
      Mas agora a sério, cansa, ainda para mais quando nem sabes analisar jogos e posicionamentos.

    • Mike-UK
      Posted Setembro 7, 2019 at 11:47 pm

      Calma, foi só uma taça de Portugal.
      Vocês até foram campeões e tudo…. que raio de importância resolveram dar à desgraçada da taça o ano passado…

  • Pulga
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:13 pm

    Todas as jogadas minimamente decentes passam pelo Bernardo! O Bernardo joga encostado à direita.

    Não concordo mas percebo que no City o Bernardo jogue na direita, agora na seleção, onde não há 1 jogador com 1/10 da sua criatividade e qualidade técnica pô-lo longe do jogo e limitar as suas opções (só tem 1 lado) não faz qualquer sentido.

    Eu sei que estamos numa geração de ouro, mas isso não dá direito a meter um predestinado como o Felix no banco. Mas vindo de quem demorou 3 anos a dar a titularidade ao Bernardo tudo se pode esperar.

    O Danilo pré-lesão era capaz de ombrear com o Neves, mas este Danilo está uns bons furos abaixo do jogador do Wolves.

    A minha opinião sobre o Fernandes mantém-se: um bom jogador, nada mais que isso. Hoje a diferença técnica e de decisão entre o Bernardo e o Bruno quando pisavam os mesmos terrenos chegava a ser confrangedora.

    Ao nivel de matéria prima somos top5 de seleções, compete a Fernando Santos levar estes conjunto de jogadores a outro nivel (não vai acontecer).

    A bola está na mão da federação, ou continuamos assim (temos ganho com FS) ou subimos o nivel (vitórias aos repelões não têm muito sucesso a longo termo) com outro treinador.

  • Daervar
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:19 pm

    O Danilo no primeiro da Sérvia…. ouch.

  • Kacal
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:26 pm

    A exibição nem foi má de todo, marcar 4 golos à Sérvia não é qualquer um sobretudo em casa deles, individualmente têm muita qualidade. Fomos competentes no ataque até e tivemos algumas trocas de bola e jogadas interessantes. Onde falhamos foi na pressão, até pressionamos bem na 1ª fase de pressão mas passando essa fase depois deixamos muito espaço para a Sérvia jogar. O 2º golo deles é demonstração disso mesmo, muita passividade. Nesse sentido gostei mais do Fonte que do Rúben Dias que esteve demasiado agressivo, por vezes desposicionou-se em demasia e não esteve ao seu nível.

    E já chega de jogar o Semedo, não? Que “via verde”, o Cancelo é craque a atacar mas para mim continuo a dizer, Ricardo Pereira para ontem, a cada época está melhor e a dar saltos. A defender para mim é o melhor. Mais inteligente, mais concentrado, mais consistente. Para mim seria o titular, pelo menos por enquanto.

    E outra crítica ao Fernando Santos, então mete o Félix quando está a ganhar 3-1? Metia era o Moutinho para fechar o meio-campo… demorou demasiado a mete-lo, podia ter corrido mal. E o Guedes esteve francamente mal na 1ª parte, escorregou 2 ou 3 vezes, falhou passes, poucas acções acertadas. Mas redimiu-se com o golo e um bom golo! Bernardo Silva a mostrar a sua classe, sempre o maior desequilibrador com bola nos pés, a inventar jogadas e abrir espaços para os colegas, mas abrindo-os com bola! E o Ronaldo esteve sozinho na frente, houve vezes que na área estava ninguém! Continua a ser uma falha do nosso jogo e Félix ajudaria nisso.

    Defensivamente e em termos de fechar espaços e pressionar, acho que estivemos mal tirando a 1ª fase de pressão, no ataque temos potencial para mais, mas não desgostei e tivemos bons momentos, fomos eficazes e é o que importa, 3 pontos no saco, agora é ver os erros cometidos e melhorar. Somos Portugal!! Venha o próximo.

    • Estigarribia
      Posted Setembro 7, 2019 at 10:59 pm

      Kacal,

      Em relação Nélson Semedo, concordo contigo. Na primeira parte foi ‘comido’ várias vezes pelo Kostic. Por acaso até pensava que jogasse o Cancelo de início, mas o Engenheiro trocou-nos as voltas ehehe

      Quanto à exibição penso que poderíamos ter jogado mais e melhor, mas foi melhor o resultado que a exibição. Curioso que a Selecção contra selecções onde tem de ser favorita tem sempre problemas, mas quando joga contra selecções mais poderosas faz quase sempre grandes exibições (França em 2016 e Holanda este ano são dois bons exemplos disso mesmo).

      Por fim, acho que neste jogo poderia-se ter jogado de início com Bruno Fernandes, CR7, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e João Félix de início, mas talvez fosse uma equipa demasiado ofensiva e quando a manta é curta tapa-se a cabeça e destapam-se os pés.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Setembro 8, 2019 at 12:39 am

        Pois Estigarribia, mesmo o Cancelo defensivamente não é uma melhoria significativa eheh. Sinceramente sempre achei e continuo a achar o Ricardo Pereira o mais equilibrado e consistente dos três e defensivamente acho o melhor mesmo. Por mim seria titular na selecção, cada vez mais em crescendo e evolução.

        Sim, poderíamos ter jogado melhor sobretudo a nível defensivo e na pressão sem bola após a 1ª fase de pressão, tal como disse. Ofensivamente temos mais potencial que isto, mas não acho que tenhamos jogado mal de todo e repito que marcar 4 golos em plena Sérvia, não é para todos, tivemos trocas de bola e jogadas interessantes, mas somos capazes de melhor, sem duvida. Mas concordo que o resultado foi melhor que a exibição.

        Sobre o XI, por mim teria iniciado o jogo com Félix e Ronaldo na frente, Bernardo e Bruno Fernandes nas alas a fazer uso do jogo interior e um duplo-pivot composto por Danilo e William, mas talvez defensivamente tivesse corrido ainda pior, correu bem. É seguir em frente, ver os erros cometidos e trabalhar para melhorar.

        Saudações DesPortistas

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Setembro 8, 2019 at 1:20 am

        O Cancelo desceu na hierarquia por não estar a jogar no City (até trocou de camisola com o Semedo, que era o 20 e agora é o 2). Depois, veio a ironia da lesão…

        • Kacal
          Posted Setembro 8, 2019 at 12:19 pm

          Verdade, mas acredito que ele vá evoluir bastante com Guardiola e vai começar a jogar mais agora com a lesão de Laporte.

    • ACT7
      Posted Setembro 8, 2019 at 12:10 am

      Não querendo desculpar o Semedo, se reparares o Cancelo e o Guerreiro também foram comidos, o que é natural.
      Bernardo e Guedes jogavam por dentro, a profundidade tinha de ser dada pelos laterais logo é normal serem comidos com bolas nas costas, cabe aos médios defensivos e centrais anularem estes espaços.

      • Kacal
        Posted Setembro 8, 2019 at 12:19 pm

        Concordo, mas não fosse esse papel dos centrais e dos médios defensivos e podia ter sido ainda pior. Acho o Ricardo Pereira mais equilibrado e capaz no momento defensivo. Por mim seria titular, mas concordo com o que dizes também. Não é só mudar um jogador, embora já ache que vá ajudar, mas também a dinâmica colectiva.

    • Valderrama
      Posted Setembro 8, 2019 at 10:37 am

      Sem dúvida, RP o mais completo. A merecer a atenção de clubes com outras ambições na PL

      • Kacal
        Posted Setembro 8, 2019 at 12:20 pm

        Totalmente de acordo, Valderrama. E ele já vai tendo mais reconhecimento, foi apontado a colossos este Verão e não saiu porque o Leicester deve pedir muito dinheiro, mas acredito que seja uma questão de tempo e assim que ele estiver num colosso a jogar e bem, aí já ficará num patamar de igualdade com Cancelo e Semedo podendo ser o titular.

  • Primo1904
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:28 pm

    Primeira parte sonolenta!
    Segunda parte bem melhor apesar dos erros defensivos…
    Gosto muito do Bruno Fernandes mas parece um peixe fora de água neste sistema da seleção.
    Como já referi, que luxo termos 2 jogadores com a inteligência de Félix e Bernardo…
    Bernardo é simplesmente incrível em tudo o que envolve o jogo, tanta humildade num jogador tão talentoso.
    O mais importante é que foi uma vitória importantíssima,o objectivo foi conseguido!

  • RomeuPaulo
    Posted Setembro 7, 2019 at 10:47 pm

    Começando pelo início, acho que o 11 escolhido para este jogo fazia todo o sentido, esperava uma Sérvia mais atrevida e era importante condicionar o Tadic.

    A estratégia não correu muito bem, uma vez que o Danilo fez um jogo horrível, já no 1° jogo com a Sérvia tinha estado mal (fez um bom golo e pouco mais).

    O Guerreiro também esteve bastante mal, à semelhança do Semedo muitas dificuldades a defender com a bola a entrar entre estes e os centrais (com o Cancelo notou-se uma correção na ocupação do espaço), movimentos ofensivos pouco compreensíveis (o mais flagrante foi quando ia estorvando um colega e se pedia que oferecesse cobertura ofensiva) e acabou com uma assistência num cruzamento falhado (a bola não era para o Bernardo).

    O Bruno Fernandes, apesar do erro no golo da Sérvia, foi mais discreto mas competente.

    Por fim gostei da prestação do William (embora às vezes seja preciso mais velocidade na basculação), do Guedes, do Ronaldo, do Bernardo e do Félix.

  • Chico
    Posted Setembro 8, 2019 at 12:34 am

    O Bruno Fernandes perdeu a bola 16 vezes. Nem provavelmente o Pizzi consegue esses números nos seus péssimos jogos de Champions e contra o Porto. O quarteto de ataque tem que ser Bernardo, Guedes, Ronaldo e Félix, que são de longe os melhores jogadores portugueses e até acho que são extremamente compatíveis e se completam bem. No centro do meio campo, odeio duplas de trincos. Sentia o mesmo com a dupla Samaris-Tino no Benfica. Matam um jogo de uma equipa. Danilo é o melhor 6 português. Pelo menos, o mais completo. Adoro o William com bola, mas não oferece o mesmo que o Danilo num meio-campo a 2. O Ruben Neves é ainda o pior dos três. Eu alinhava com Danilo e Moutinho, que é o nosso único 8 de nível neste momento. O outro poderia ser Gabriel, mas duvido aue o Fernando Santos tenha coragem de o convocar.

  • PauloDybala1O
    Posted Setembro 8, 2019 at 1:11 am

    Banho tático do Arquiteto xDDDD Gostei do meio campo Danilo e WC14, bom golo do Guedes e a entrada de João Félix e de João Cancelo mexeram com o jogo, aquele Nelson Semedo, tadinho a defender, já no Barça é a mesma coisa ! Enfim.

  • rmmop
    Posted Setembro 8, 2019 at 9:25 am

    E no fim conta o resultado! À lá FS.

    1 Parte…de dar sono…para o lado e para trás..ZERO de objectividade.
    2 Parte…com o golo 1 caído do céu…tudo se tornou mais fácil. Boa jogada no golo 2…é para mim a única coisa q fica de bom do jogo.

    A tarefa do Semedo a defender nunca iria ser fácil, até pq pelo lado dele era sempre 1 para 2…o interior da direita raramente ajuda. Mas é curiosa esta nova escolha para defesa direito…de nunca convocado (com o Ronaldo em Madrid)…aos 23 (com Ronaldo na Juventus) e depois a titularidade mais q justa. Se algum dos golos da Sérvia tivesse saído daí…UI…ninguém se calava.

    Danilo e William de início é para rir…mais cómico se torna com um deles a 10..mas prontos resultou.
    Bruno…acho q nem em campo teve…pois não vi ninguém a ralhar com o arbitro :)
    Guedes…parece-me a mim em baixo de forma….a escolha de Rafa teria de ser obrigatória.
    E mais uma vez…Bernardo…TOP…joga e faz jogar.

    FS é reconhecidamente medíocre…na escolha nos 11, nos 18 e até nos 23 jogadores. Tácticamente um ZERO.
    O q nos tem valido…é q de facto temos bons jogadores…pq de resto FS anda sempre aos papéis…
    ro

  • Analista Especialista
    Posted Setembro 8, 2019 at 10:19 am

    O comentário podia ser: tudo vai bem no tugão.
    Daniloe Bruno Fernandes são endeusados por cá, mas no primeiro golo o Danilo nem salta, no segundo o melhor jogador da liga mostrou como se faz jogar…a outra equipa, excelente perda de bola.

    • Vespas
      Posted Setembro 8, 2019 at 12:50 pm

      Sabes como é, o Danilo está habituado a um guarda-redes que sai dos postes. Aliás, uns minutos depois ouve outro canto, foi para a mesma zona a bola e o Rui Patricio foi.

      Independentemente do Danilo, foi um grande frango do Rui Patricio.

      • Analista Especialista
        Posted Setembro 8, 2019 at 6:14 pm

        Verdade, mas se o Anthony Lopes é superior e nunca confiaram nele por ser um outsider.

  • Baia_99
    Posted Setembro 8, 2019 at 12:00 pm

    Vitória importante e um bom jogo, especialmente em termos ofensivos.

    Sobre as exibições, Semedo foi uma via verde w não deu nada ao jogo ofensivamente.
    Danilo esteve mal e penso que esta a pedir banco na selecção, gostava de ver um meio campo Neves – Sanchez no próximo jogo!
    Bruno Fernandes simplesmente não encaixa bem e ainda esta para fazer um bom jogo pela selecção, devia sentar no próximo jogo!

    Na Lituânia apostava num 4-4-2 com:
    Patricio
    Cancelo – Fonte – Dias – Guerreiro
    Bernardo – Neves – Sanchez – Rafa
    Ronaldo – Felix

    Linhas subidas e pressão alta a meio campo, com Neves mais recuado a construir e Sanches a fazer a ligação com o ataque e a ocupar o espaço interior do lado esquerdo com Felix a recuar para ajudar a essa ligação.
    Bernardo a ocupar os espaços interiores do lado direito, abrindo a linha para Cancelo dar profundidade.
    Rafa na profundidade do lado oposto com Guerreiro mais contido, a alternar o apoio ao ataque com Sanches.
    Ronaldo móvel, tal como Félix, não dando posição de marcação a defesa da Lituânia que é forte nesse aspecto.

    Se for necessário mexer com o jogo, penso que Bruno Fernandes no lugar de Félix a segundo avançado pode aproveitar a sua meia distancia.
    Era isto que gostaria de ver!

    • Analista Especialista
      Posted Setembro 8, 2019 at 12:17 pm

      O Sanchez é naturalizado? Nasceu em alguma ex-colónia espanhola?

    • Steleao
      Posted Setembro 8, 2019 at 12:27 pm

      Esse meio campo parece uma autentica via verde. Danilo joga porque nem William nem Neves conseguem ser homens de recuperação. Contra adversários directos terá sempre que entrar em campo, salvo jogos com equipas menos temidas, ai deve sim estar um dos outros dois.

      • Baia_99
        Posted Setembro 8, 2019 at 3:07 pm

        Contra a Lituânia, com Dias e Fonte na retaguarda e com um Guerreiro mais contido, acho este meio campo capz de conter qualquer ofensiva interior.
        Alem de que tanto Bernardo e Felix farão também pressão ao meio campo defensivo da Lituânia.

        Gostaria de tester este meio campo, mais de posse e transporte pois no europeu teremos que desmontar alguns autocarros e não será com Danilo e William que o iremos conseguir.

        Além disto, Este meio campo defensivo tem vindo a piorar de jogo para jogo e convém que se recordem que não têm estatuto de indiscutíveis!

  • Quinhas
    Posted Setembro 8, 2019 at 2:58 pm

    Não há volta a dar,por mais que William Carvalho jogue,terá sempre uns “mas”…acho que é o síndrome Pedro Barbosa,o pessoal vê coisas que se calhar eu não identifico .Tal como Bernardo Silva ,por mais que jogue ,por mais que prove que é o melhor jogador português da actualidade,os louros irão sempre para outro!!!

Deixa um comentário