Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal: Convocados para o Mundial Sub-20; Bruma, Cancelo e Gonçalo Paciência na lista, Betinho e Ivan Cavaleiro ficaram de fora

Já é conhecida a convocatória da Selecção Nacional de Sub-20 para o Campeonato do Mundo, que se disputa na Turquia entre o dia 21 deste mês e 13 de Julho. A presença de Gonçalo Paciência (FC Porto) e a ausência de  Betinho (Sporting) e Ivan Cavaleiro (Benfica) são as principais novidades na lista de Edgar Borges. Recordamos que Portugal está inserido no grupo B e estreia-se na competição frente à Nigéria (Cuba e Coreia do Sul são os outros rivais dos lusos). Lista de 21 Convocados: Guarda-redes: Bruno Varela (Benfica), José Sá (Marítimo) e Rafael Veloso (Belenenses)Defesas: Edgar Ié (FC Barcelona), Kiko (Vitória FC de Setúbal), João Cancelo (Benfica), Mica (Sporting), Tiago Ilori (Sporting), Tiago Ferreira (FC Porto) e Tomás Dabó (Sporting de Braga); Médios: André Gomes (Benfica), Tó-Zé (FC Porto), João Mário (Sporting), Agostinho Cá (FC Barcelona), Alves (Belenenses) e Tiago Silva (Belenenses); Avançados: Aladje (FC Aprilia), Bruma (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto), Ricardo Pereira (Vitória SC de Guimarães) e Ricardo Esgaio (Sporting).

VM – No geral era mais ou menos isto, mas as ausências de Betinho e Ivan Cavaleiro são pouco compreensíveis (demonstram até falta de respeito pelos atletas). Cavaleiro fez 38 jogos na equipa B do Benfica (entre os possíveis seleccionáveis era um dos elementos com mais encontros no futebol profissional) e marcou 12 golos, mesmo em Toulon esteve melhor que alguns dos convocados (Dabó, Tiago Silva e André Gomes); Betinho por sua vez, apesar de admitimos que não somos fãs do seu futebol (já destacámos diversas vezes que dos 3 avançados do Sporting B é claramente o mais fraco), por aquilo que deu nos últimos anos à selecção (há vários anos titular e importante na qualificação de Portugal para o Mundial) merecia outra consideração. Na nossa opinião teria sido preferível abdicar de Dabó (tanto Iê como Esgaio podem jogar a lateral direito) e de Mica (acrescentou pouco em Toulon e há no plantel polivalência suficiente, por exemplo Ricardo Alves pode jogar a lateral esquerdo). Posto isto, destacar a presença de 5 jogadores ainda com idade de sub-19: Varela, Cancelo, Bruma, Iê e Paciência (se a presença dos 4 primeiros era óbvia, Paciência, que esta época nem na equipa B do Porto actuou, é uma surpresa enorme); e enaltecer a qualidade técnica da nossa selecção (Bruma, João Mário são de grande nível, mesmo na defesa elementos como Cancelo, Ilori e Iê destacam-se nesse capítulo), aliás individualmente é claramente superior à geração que há 2 anos foi à final o que na prática quer dizer pouco (não faz de Portugal mais favorito, aliás está longe de o ser), mas deixa boas perspectivas para o futuro (a fornada de 1991 beneficiou da capacidade física, algo que até falta a esta geração de 93/94, mas não surpreendeu que praticamente nenhum se tivesse conseguido afirmar até ao momento…temos a convicção que agora tudo será diferente). Por último, parece evidente que para termos sucesso é necessário que Edgar Borges tenha uma base, algo que não criou em Toulon (porque preferiu testar vários jogadores e também não tinha os elementos de 1994), sendo assim, e pela qualidade dos jogadores e o que demonstraram nos últimos tempos, iniciar o Mundial com José Sá, Cancelo, Iê, Ilori, Kiko, Cá, João Mário, Esgaio (médio interior), Ricardo, Bruma e Aladje, pode permitir à selecção ultrapassar os primeiros obstáculos. Expectativas para o Mundial sub-20? Até onde pode chegar Portugal? Qual devia ser o 11 base de Edgar Borges? Que elementos podem fazer a diferença na nossa selecção?

143 Comentários

  • Miguel
    Posted Junho 11, 2013 at 1:44 pm

    Ja esperava pela inclusão do Paciência, é mais jogador que Betinho.

    • K'tulho
      Posted Junho 11, 2013 at 2:13 pm

      Oxalá saia ao pai!

    • Emigra
      Posted Junho 11, 2013 at 4:40 pm

      nao dá para perceber a nao inclusao do Betinho…
      alguem viu o 1o jogo no torneio de Toulon, que ganhámos?! alguém viu os jogos do Sporting B?

    • João
      Posted Junho 12, 2013 at 8:24 am

      O betinho é fraco e nunca dará em nada, destacou-se no sporting B graças à grande equipa do Sporting, mas será uma questão de tempo até ser dispensado, jogador banal, com pouquissima margem de progressão.

  • João G.
    Posted Junho 11, 2013 at 1:49 pm

    É compreensível a exclusão de Betinho, não tem feito nada de especial, um jogador do qual se esperava mais.

    • Cosmic
      Posted Junho 11, 2013 at 2:12 pm

      betinho o que tem é boa imprensa.. e beneficiou em calçar numa altura delicada do Sporting mas na verdade ñ impresiona!

  • André Santos
    Posted Junho 11, 2013 at 1:51 pm

    Gosto destes sub-20, jovens já com alguma qualidade e com bastante potencial. Penso que o setor mais fraco é o guarda-redes, depois é no meio campo que reside a maior dúvida porque temos bastantes jogadores para apenas 3 posições.

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2013 at 1:52 pm

    A saída do betinho acho que podi ser evitada, mesmo que desportivamente estivesse mal é um grande romba na confiança de um jovem para o futuro e ele sempre fez parte da caminha desta geração.
    JOAO

    • André Santos
      Posted Junho 11, 2013 at 2:02 pm

      A verdade é que ele não fez nada para mostrar que merecia esta chamada. Independentemente de fazer parte ou não da caminhada, são chamados os que estão em melhor forma (nem sempre). Ele só tem de abrir a pestana e não ficar à sombra da bananeira!

    • NSC
      Posted Junho 11, 2013 at 2:58 pm

      32 jogos e 7 golos na II liga não é mau, digo eu…

    • João Lains
      Posted Junho 11, 2013 at 4:39 pm

      Tenho algumas reservas quanto ao futuro do Betinho, mas pelo seu percurso nas selecções (marcou 14 golos em 20 presenças nos sub-19 ) justificava a chamada e a sua época no Sporting não foi tão má quanto dizem. O Ivan Cavaleiro é outro, no futuro até pode não ser mais do que um Djaló, mas pelo que fez esta temporada merecia a chamada. Foi um dos melhores marcadores da liga de honra e isso já diz muito da sua qualidade.

      Depois há outros dois jogadores que eu não percebo como passam ao lado dos responsáveis da federação:

      Bruno Fernandes, médio centro de 18 anos de Novara da Serie B italiana. Teve uma grande época, foi associado à Juventus mas acabou por ser a Udinese a contratá-lo por 2,5 milhões de euros. 29J 7G 2A

      Raphael Guerreiro, lateral esquerdo luso francês, titularíssimo absoluto no Caen da Ligue 2. Já devia estar a ser chamado às selecções jovens.

  • Fábio
    Posted Junho 11, 2013 at 1:52 pm

    11 titular:
    Rafael Veloso
    Cancelo
    Ilori
    Ie
    Mica
    Alves
    Joao Mario
    Andre gomes/Toze
    Bruma
    Ricardo
    Aladje

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2013 at 1:59 pm

      Concordo.
      Acho que temos potencial para fazer um bom mundial. Penso que bruma, llori (andré gomes?) e ricardo são as referências por já terem alguma estaleca em equipas principais.

      Gabriel esteves

  • Ricardo Guerrinha
    Posted Junho 11, 2013 at 1:54 pm

    E fez questão de deixar o João Carlos e Carlos Mané de fora..

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 1:59 pm

      Se nem o Rafa e o Ivan foram convocados e fizeram grandes épocas na 2ª liga, como é que esses seriam convocados?

      O Mané que vá para os sub-19.

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Junho 11, 2013 at 2:04 pm

      O Ivan mostrou aquilo que (não) vale agora no torneio de Toulon… O Rafa não conheço, mas o Mané era um referencia no ataque e o João Carlos dava outra qualidade ao meio campo, que só o João Mário consegue dar…

    • André Sousa
      Posted Junho 11, 2013 at 2:12 pm

      O Mané faz mais falta aos sub-19 do que nesta selecção. E digo isto como sportinguista. E sim, o Ivan merecia ir ao Mundial.
      Quanto ao João Carlos, penso que esse teria lugar mas já nos sub-19 raramente era convocado por isso não estranho de todo.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 2:13 pm

      Ah, ou seja, esteve mal em 2 ou 3 jogos e ignora-se o trabalho de 1 ano inteiro e os cerca de 40 jogos e os mais de 10 golos que fez.

      Isto para mim era simples. Ivan no lugar de Dabó.
      Cancelo, Edgar Ié e Esgaio como opções para lateral-direito.
      Esgaio, Ivan, Bruma e Ricardo como opção para extremos.
      Equilíbrio.

      Com esta convocatória tem-se isto:
      Cancelo, Dabó, Esgaio e Ié para lateral-direito.
      Somente Esgaio, Bruma e Ricardo para extremos.

      Escusado será dizer que há 4 opções para defesa-direito, o que é um exagero, e Dabó é mesmo o mais fraco…

    • Ricardo Guerrinha
      Posted Junho 11, 2013 at 2:40 pm

      Não se pode ignorar o trabalho de um ano inteiro, e tenho que concordar com a inclusão do Ivan, mas então que está lá a fazer o Agostinho Cá? E o João Carlos que fez uma excelente epoca no Liverpool B, e treinava regularmente com a equipa A?
      A outra questão dos laterais estou inteiramente de acordo. Era preferivel deixar o Mica e o Dabo de fora (Esgaio, Ie, Cancelo, Kiko e Ricardo Alves também fazem aas posições) e permitar que Ivan e Betinho ficassem…

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 2:46 pm

      O Cá também não devia estar, como já disse noutro comentário. O João não vi nenhum jogo dele esta época… Para além disso ele é um 8/10 e aí estamos bem servidos, até ficou Rafa, das principais revelações da 2ª liga, de fora.

    • Reitchie
      Posted Junho 11, 2013 at 4:17 pm

      Caro Zapata só vi um jogo do João Carlos esta época, precisamente há pouco mais de uma semana nos sub-21.
      Conclusão, melhor em campo, marcou um golo, excelente qualidade de passe, mobilidade, visão de jogo, espalha perfume e já tem alguma classe para a sua idade.

      Foi só um jogo é certo, porém, foi claramente aquele que mais se destacou em campo, que mais desiquilibrou e que mais me surpreendeu. Note-se que a selecção adversária não era uma macedónia ou uma letónia, mas sim uma crácia do sime versaljko etc etc…

      Na mimnha opinião, tinha lugar na convocatória, quiça no 11 titular no decorrer do torneio.

      Chego a pensar até que ele é superior ao tó zé e muito superior ao tiago silva.

      cumprimentos.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 5:55 pm

      Como disse, não vi nenhum jogo, daí não falar da sua ausência…

  • hra
    Posted Junho 11, 2013 at 1:57 pm

    Não acho o betinho nada de especial e até concordo. Mas deixar carlos mané de fora é um crime

  • Zapata
    Posted Junho 11, 2013 at 1:58 pm

    É a convocatória mais ou menos esperada.
    A adaptação de Betinho ao futebol sénior não tem sido fácil, compreende-se a sua ausência. Ainda assim, acho-o superior ao Gonçalo.
    Toda a sorte do Mundo para os miúdos, neste Mundial.

    • André Sousa
      Posted Junho 11, 2013 at 2:10 pm

      Concordo que a adaptação do Betinho ao futebol sénior não tem sido nada fácil mas não compreendo a sua ausência visto que o jogador que vai em vez dele, o Paciência, em nada lhe é superior. Ainda tem idade júnior, não tem assim tantos minutos de futebol sénior e era uma peça muito importante na equipa dos sub-19 (o Bruma e o Cancelo, como já disputaram um Europeu de sub-19, penso que faz todo o sentido estarem na convocatória mas o Paciência não).
      O Betinho sempre fez parte desta equipa, já foi muito importante em ocasiões anteriores e, mesmo não estando a jogar bem, deveria ir ao Mundial.

      Por outro lado, também não percebo a ausência do Ivan Cavaleiro, outro jogador que também está há muito tempo com a equipa. Mais valia deixar de fora o Dabó, uma vez que o Esgaio pode ser lateral e assim ia mais um extremo.

      Mas de resto, é de facto a convocatória esperada.

  • Mendes
    Posted Junho 11, 2013 at 1:58 pm

    ainda bem que fazem estes post sobre as seleções jovens. gosto disso!

  • Renato Guedes
    Posted Junho 11, 2013 at 2:00 pm

    Sinceramente acho que se podia ter deixado o Tomas Dabo de fora e aproveitar para levar mais um extremo, já que o Esgaio pode jogar a lateral; assim só levamos três…
    Mas enfim, são estes que vão são nestes que temos que acreditar…

  • João G.
    Posted Junho 11, 2013 at 2:00 pm

    Parece me que pelo menos Edgar Ié, Ilori, João Mário e Bruma são titulares de caras. Diria que André Gomes também teria lugar assegurado, mas depois das fracas exibições nos últimos jogos da seleção, não sei não…

  • PatrickPereira
    Posted Junho 11, 2013 at 2:00 pm

    Bernardo Silva ? Cavaleiro ? Guzzo ? Rony Lopes ?

    • Celso Cassama
      Posted Junho 11, 2013 at 2:05 pm

      Excpetuando o Ivan que é sub 20 penso que os outros elementos irão ao euro sub 19 aonde serão mais úteis

  • Júlio
    Posted Junho 11, 2013 at 2:03 pm

    Mica, não se compreende. Preferia prescindir de um lateral e colocar mais um jogador de ataque como o Ivan Cavaleiro… De resto, penso que está bem. Betinho foi uma desilusão, neste momento não apresenta muita mentalidade competitiva. É um jogador com qualidade mas é muito "soft".

    Aplaudo as inclusões do Bruno Varela, do Bruma, do João Cancelo e do Gonçalo Paciência. São jogadores promissores com um excelente percurso nos sub-19. São mais valias nesta equipa. Varela e Paciência podem lutar por lugares a titular, sabendo que Bruma e Cancelo em principio também o serão.

    Onze tipo:

    Sá;

    Cancelo,
    Ilori,
    Tiago Ferreira/Edgar Ié,
    Kiko;

    Cá/Alves,
    João Mário,
    André Gomes/Tó-Zé;

    Esgaio/Ricardo,
    Bruma,
    Aladje/Paciência.

    • tiago mendes
      Posted Junho 11, 2013 at 9:22 pm

      Amigo Julio voce deve ser mais um treinador de bancada, que se a convocatoria fosse outra entraria na mesma na critica. Tem de me dizer onde treina ou joga pois todos sabemos que estes torneios e mundiais servem para melhorar e preparar estes jovens jogadores para no futuro serem seleccionados a seleccao A.
      Todos mereciam estar mas sabemos que nao é possivel.
      Falou ai de mica , caso nao tenha dado conta fui um dos jogadores mais utilizados na equipa B do sporting.
      Porque serà???
      Deixem dessas dores de cotovelo, e vamos apoiar estes joves talentos!!

  • Zapata
    Posted Junho 11, 2013 at 2:06 pm

    É pena é jogadores como Miguel Rodrigues, Lucas João e Ivan Cavaleiro, que fizeram belas épocas a nível sénior, tenham ficado de fora. Ao passo que jogadores que pouco ou nada jogaram/mostraram terem sido convocados…
    Tomas Dabó? A sério?
    Cancelo a defesa-direito, Ié e Esgaio como alternativas. Escusado levar um jogador que, para além de dar porrada, não sabe mais nada.

  • Sergio Filipe
    Posted Junho 11, 2013 at 2:06 pm

    Em condições normais, o onze, para mim, seria: Varela; Cancelo, Ilori, Ferreira e Ié; Cá, Mário e Esgaio; Ricardo, Paciência e Bruma.

  • Celso Cassama
    Posted Junho 11, 2013 at 2:09 pm

    A única troca que faria seria o Tiago Silva pelo João Carlos, mas em traços gerais acho que esta era a convocatória expectável apesar das ausências de Betinho e de Ivan que apesar de não estarem com o fulgor de outras fases (em especial Betinho)não seria surpreendente se figurassem na convocatória final

  • Roberto Silva
    Posted Junho 11, 2013 at 2:11 pm

    GR: Veloso
    DD: Cancelo
    DC: Tiago Ferreira
    DC: Ilori
    DE: Mica
    MD: João Mário
    MC: Agostinho Cá
    MO: Tozé
    Ex: Bruma
    Ex: Ricardo
    PL: Gonçalo Paciência

  • Joaquim da Fonte
    Posted Junho 11, 2013 at 2:12 pm

    Não concordo de maneira nenhuma com a tese de falta de respeito.

    Ás fases finais têm que ir os melhores, os que estão melhores ou que dão mais garantias de rendimento alto numa competição curta. Se betinho não está a render vai-se insistir no jogador para uma competição destas só para não faltar ao respeito ao jogador? Se o para o bruma entrar significa o ivan cavaleiro sair então a decisão está muito bem tomada e apoio-a totalmente.

    Portugal não vai à Turquia fazer turismo, vai lá com os melhores e para fazer o melhor. Só assim é que faz sentido.

    • Jamaican
      Posted Junho 11, 2013 at 2:36 pm

      A questão é que o Gonçalo Paciência não é superior em nada ao Betinho e o Bruma entrar não significa o Ivan sair, só levamos 3 extremos e poderiam ir 4 se, em vez do Ivan, fosse preterido um lateral (Dabó ou Mica). Daí a falta de respeito.

    • Joaquim da Fonte
      Posted Junho 11, 2013 at 3:01 pm

      Diz antes que o Betinho não é superior ao Gonçalo em nada. Para além do betinho revelar uma passividade incrível em campo não apresenta argumentos que levassem a apostar nele.

      Quando aos extremos, estamos mais do que bem servidos tendo em conta que, caso necessário, o tozé consegue jogar encostado à ala como fez em muitos jogos ao longo desta época pelo porto b.

    • Jamaican
      Posted Junho 11, 2013 at 3:09 pm

      Sim, o Gonçalo é tão bom que praticamente nem sequer jogou na equipa B do Porto. Deves estar a confundi-lo com o pai, esse sim era um bom ponta de lança.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 3:13 pm

      O Gonçalo nem sequer é o melhor avançado dos juniores do Porto.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Junho 11, 2013 at 3:43 pm

      Ainda o Gonçalo num torneio recente fartou-se de marcar golos e encaixa muito melhor na equipa do que o Betinho. Tem bom toque de bola e finaliza bem! Não é inferior ao Betinho ou André Silva (que é mais novo e bastante bom).

      Pena, pena foi a lesão do Frederic Maciel que tinha futebol para estar nessa lista..

    • Reitchie
      Posted Junho 11, 2013 at 4:25 pm

      Fábio Costa, julgo que o Fred é superior ao Gonçalo, aliás foi, na minha opinião, um dos melhores jogadores do porto no campeonato de júniores, não fazia ideia que estava lesinado. Mas sim, em boas condições podia enventualmente estar nos sub 20, pelo menos merecia mais que o gonçalo.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 5:54 pm

      Fred é extremo, Gonçalo é ponta-de-lança.

  • Júlio
    Posted Junho 11, 2013 at 2:15 pm

    O Mica nem um cruzamento consegue fazer….

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 2:39 pm

      Nem um cruzamento… nem nada.

    • Afonso Santos
      Posted Junho 11, 2013 at 3:39 pm

      Era de levar o Carole esse é muita bom, esperem lá esse não é português chamem o novo Coentrão esquece esse é pior que o Carole.
      Ou então mete-se lá o André Gomes ai esse joga a médio(?) não é?
      Critica tudo(Mika e o Gonçalo Paciência) e todos eu acho que só deviam ir jogadores do Benfica o problema é que não há portugueses e os que existem só são jogadores na imprensa no campo.

      SD

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 4:06 pm

      Se calhar você não conhece o Luís Rocha, por exemplo. Que até fez vários jogos a titular na 1ª liga.
      Quer pegar… mas não diz nada de jeito e tenta provocar. Como você há muitos.

    • tiago mendes
      Posted Junho 11, 2013 at 9:30 pm

      Vejam so o que dizem ai….
      Sabem quantos jogos fez esse miudo o mika?
      Equipa b sporting
      Next gen
      Apuramento da seleccao

      Deve ser mesmo mt mau jogador!!!
      Vejam as coisas de seleccao e nao de clube que representam!

  • Zapata
    Posted Junho 11, 2013 at 2:18 pm

    O Cá é outro. Por muita qualidade que possa ter (e eu já disse que o acho com muito potencial), não justifica a chamada.

    Jogou 20 minutos ao longo da época e no Toulon meteu dó.
    Ou seja, 1 ano sem nada de positivo…

  • Nuno
    Posted Junho 11, 2013 at 2:20 pm

    Engraçado… o Tiago Silva é o jogador mais talentoso de todos os do meio-campo mas para vocês parece que não presta… se tivesse no Benfica já prestava.

    • Daniel Areias
      Posted Junho 11, 2013 at 3:37 pm

      Mais talentoso? Há um senhor que se chama João Mário que é de longe 100 vezes melhor, para não falar da "super" prestação do T.Silva no T.Toulon…

    • Nuno
      Posted Junho 11, 2013 at 3:50 pm

      João Mário 100 vezes melhor que o Tiago Silva? o Tiago Silva foi frucral no campeão da 2º divisão, topas? não foi um jogador vulgar de uma equipa que terminou a meio da tabela. O torneio de Toulon vem numa fase em que há muito que ele e o belém estão em descompressão, como tal não estará na sua melhor fase a nível de ritmo de jogo.

    • Daniel Areias
      Posted Junho 11, 2013 at 4:10 pm

      Como é óbvio estava a hiperbolizar, mas de caras que é melhor, topas? Falas do TS e argumentas que foi um jogador fulcral do Campeão, e eu digo-te que o JM para além de ter sido um elemento fulcral no meio campo do SCP B, foi o PATRÃO do meio-campo de uma equipa cuja média de idades é de 20 anos (penso que a do belenenses é de 25) e que por acaso acho que até ficou em 4º lugar. Para não falar das qualidades técnicas e tácticas inerentes aos dois que neste ponto não tens mt por onde pegar pelo menos no que diz respeito ao plano ofensivo.
      SL

    • Nuno
      Posted Junho 11, 2013 at 5:11 pm

      Não posso pegar no plano ofensivo? Coitadinho do João Mário ao pé do TS em relação a técnica/construção/passe.

    • Jamaican
      Posted Junho 11, 2013 at 6:28 pm

      Claro Nuno, um vai ser sempre o titular indiscutível, o outro será a última opção para o meio campo mas sem dúvida que esta última opção é superior ao titular e, por sinal, capitão em relação a técnica, construção e, repare-se, passe.

    • Daniel Areias
      Posted Junho 11, 2013 at 8:55 pm

      O tempo põe toda a gente no seu lugar… É só esperar…

  • Isaac
    Posted Junho 11, 2013 at 2:22 pm

    Acho que esta equipa é melhor que a dos sub-21 e muito sinceramente acho que esta equipa é o futuro do futebol portugues, so cabe aos clubes fazerem um boa aposta.
    Visto que a ultima selecçao de sub-20 aka vice campea do mundo, poucos deles foram os que se safaram.

  • Fábio Teixeira
    Posted Junho 11, 2013 at 2:24 pm

    Nota-se que a seleção sub-20 é um pouco desiquilibrada, com inúmeras opções de qualidade para extremos, mas para a lateral esquerda, guarda-redes e mesmo avançado, com défice de qualidade em relação ao resto da equipa.

    GR: Rafael Veloso. Nenhum é extraordinário, mas a minha preferência recai sobre o guarda-redes do Belenenses.

    DD: João Cancelo. Só precisa de melhorar defensivamente.

    DC: Tiago Ilori e Tiago Ferreira. Creio que é a melhor dupla para a seleção.

    DE: Edgar Ié. Preferencialmente, colocava o Ié a defesa direito ou mesmo a central. Porém, dada a falta de qualidade nesta posição, penso que Ié podia ocupar o lugar, por ser, acima de tudo, um polivalente.

    MDC: Agostinho Cá. Estou confiante nele. Acho que as exibições menos conseguidas se deveram à falta de ritmo. Com entrosamento na equipa, as qualidades vêm ao de cima.

    MC: João Mário. Número 8 cheio de qualidade. Box-to-box executado quase na perfeição.

    MO: Tozé. Com André Gomes e João Mário, a equipa ficava com pouco "espírito aventureiro". Tozé tem mais fulgor ofensivo.

    ED: Ricardo Esgaio. Tendo em conta que Bruma está do outro lado, é preciso um médio ala/extremo com características diferentes. Esgaio não é o jogador de "jogabonito", mas não sabe jogar feio.

    EE: Bruma. Que jogue como sabe, que Portugal agradece. Um dos mais promissores "tugas".

    EE: Aladje. Basta fazer semelhante ao que fez no Torneio de Toulon.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 2:26 pm

      Pode-se saber o porquê do GR titular ser Veloso?

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 11, 2013 at 2:28 pm

      *PL: Aladje.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 11, 2013 at 2:41 pm

      Só mesmo porque é o que conheço melhor. Sei que pouco jogou esta época no Belenenses, mas também não vejo um grande guarda-redes nesta seleção. Talvez o José Sá mereça mais, mas também não me convence plenamente.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 2:44 pm

      O Veloso, para além de ter ficado 1 ano sem jogar, é o pior GR da convocatória. Bem atrás de José Sá e muito atrás do Varela.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 11, 2013 at 2:49 pm

      Isso de ter ficado 1 ano sem jogar, também o Cá ficou e mesmo assim, coloquei-o a titular. Quanto a ser o pior guarda-redes, acho que é relativo, porque como já disse, não vejo assim grande qualidade em nenhum. Gostava mais do Kadú, mas ele é angolano.

    • joao
      Posted Junho 11, 2013 at 4:36 pm

      Zapata, o Varela não é em nada superior ao José Sá, Varela já no euro sub-19 foi suplente de Rafael Veloso.
      Saudções benfiquistas

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 5:53 pm

      Se calhar foi por isso que o Varela era titular no ano em que o Sá era 3º GR e acabou dispensado…
      No Euro Sub-19 de 2012, o Veloso vinha de 1 ano a jogar. Este ano jogou 0 minutos.
      E Varela fez vários jogos, é o melhor GR da equipa B do Benfica, e claramente superior ao José.

  • Zapata
    Posted Junho 11, 2013 at 2:27 pm

    GR: Bruno Varela
    DD: João Cancelo
    DC: Edgar Ié e Tiago Ilori
    DE: Kiko
    Médios: Aqui há qualidade, depende do adversário e forma dos jogadores…
    E: Esgaio e Bruma
    PL: Aladje.

  • José
    Posted Junho 11, 2013 at 2:30 pm

    Os laterais são claramente o principal ponto fraco desta equipa, para mim fazia falta o Rafa lateral esquerdo do Porto, no meio campo creio também que algumas escolhas são um pouco dúbias o Agostinho Cá em condições normais seria opção incontestável, mas dado o momento de forma que atravessa provavelmente nem deveria ter sido convocado, médios como João Carlos e até o Rafa do Feirense poderiam ter uma chance.

    No ataque não há muito a dizer é certo que as ausências do Betinho e do Ivan podem causar um sentimento de injustiça para os jogadores em questão até porque eles têm já um percurso considerável nesta geração, mas sinceramente a ausência de ambos é natural até pelo desempenho que têm tido nesta fase final de época e até em Toulon. A troca de Betinho pelo Gonçalo é questionável apesar de eu achar que o Gonçalo é melhor pois se olharmos para as soluções no ataque vemos que nos falta um ponta de lança com mais mobilidade e rapidez tanto o Aladje como o Gonçalo são mais fixos. Espero acima de tudo que sejam corrigidos alguns erros defensivos e de ansiedade que a equipa demonstrou no torneio de Toulon porque penso que existe matéria prima para fazer um excelente campeonato do mundo.

  • Bruno
    Posted Junho 11, 2013 at 2:32 pm

    Enfim não percebo não ter levado o ivan cavaleiro 12 golos na liga e 1 no toulon… Leva o mica lateral só erros no toulon nem 1 cruzamento sabe fazer e como esgaio pode fazer lateral acho que se levasse cancelo dabo e kiko chegava . Levava ivan tirava o mica. Melhor onze será bruno varela ou jose sa ; cancelo illori tiago ferreira e kiko ; joao mario andre gomes e toze ; esgaio bruma e aladje. Ha 2 anos tínhamos selecçao com menos potencial e fomos vice campeões . Como não está o campeão brasil e também a argentina uma grande selecção vamos ter um bocado de pressão. Boa sorte selecção vou apoiar vos .

  • Vuk
    Posted Junho 11, 2013 at 2:35 pm

    Tanta gente que fala mal do Betinho… Esta época até pode nem ter sido das melhores épocas dele, mas devido as boas presenças até agora e ao seu passado nas selecções jovens acho que merecia mais a convocatória que alguns elementos que lá estão. Mas são estes os escolhidos não há nada a fazer, carrega Portugal e tras a taça para casa =)

  • Agostinho
    Posted Junho 11, 2013 at 2:36 pm

    Faltam elementos como o Rafa e o André Silva do FC Porto

    • FÁBIO COSTA
      Posted Junho 11, 2013 at 3:46 pm

      O André Silva apesar de ter qualidade só tem 18 anos.

      O Rafa é realmente muito bom e acho que se viesse seria titular.

  • gonzab
    Posted Junho 11, 2013 at 2:43 pm

    Bela equipa. Esta geração e a anterior há muita qualidade, tudo muito equilibrado e com muitas opções, sim senhor. Com gerações destas dá gosto.

    Apoiaria um post sobre o Mundial a destacar selecções e já agora com uma comparação entre a nossa e as que são, para o VM, as melhores, porque tenho curiosidade em saber em que nível está a nossa comparativamente com outras. Além da eterna Espanha, não sei que mais equipa poderá ser uma clara favorita ou seja claramente superior a Portugal.

    Gonçalo

    • Anónimo
      Posted Junho 11, 2013 at 3:08 pm

      A colombia apresenta uma grande selecção e as restantes equipas sul americanas a par do méxico são equipas a ter em conta, bem como frança e espanha
      Saudações
      Crow

  • Pedro Morais
    Posted Junho 11, 2013 at 2:44 pm

    É improvável que o Esgaio seja titular a interior, nem sequer foi testado nessa posição durante o Toulon. Por isso acho que no vosso onze punha o Tozé no lugar dele. Os melhores jogos da seleçao no Toulon foram com ele a titular.

  • Bruno
    Posted Junho 11, 2013 at 2:47 pm

    Dão a entender que esta selecção é bastante fraca mas a verdade é que comparada com a de anos anteriores até é uma das melhores equipas que o nosso país teve, bem melhor que a de 2011 que foi vice-campeã. E também acho que será a melhor comparada com as que surgirão nos próximos anos.

  • Gonçalo Tavares
    Posted Junho 11, 2013 at 2:52 pm

    Rafa e Cavaleiro deviam lá estar! Percebo a chamada de Paciência ao invés de Betinho, agora Mica… Por amor de Deus.
    Onze inicial:
    José Sá
    Cancelo
    Ilori

    Kiko
    João Mário
    Ricardo Alves
    Tozé
    Ricardo
    Bruma
    Aladje
    Agradecia que alguém me pudesse dizer algumas características do Dabó, sem dúvida o jogador que pior conheço dos convocados! Obrigado

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 2:56 pm

      Características do Dabó?
      Correr feito louco, forte fisicamente, fraco tacticamente, ser uma desgraça com a bola nos pés e dar porrada. É quase só isto.

  • NSC
    Posted Junho 11, 2013 at 2:56 pm

    Não se percebe a não chamada do Betinho (32 jogos, 7 golos na II liga) e do Cavaleiro (38 jogos, 12 golos na II Liga).
    Jogaram toda a época numa competição profissional intensa e difícil, de forma regular.

  • mike-uk
    Posted Junho 11, 2013 at 2:59 pm

    Equipa fantastica, espero que se mantenham concentrados para fazerem um bom mundial.
    Geracao superior ha' de 2011 e sinceramente nao tinhamos tanto interesse nos nossos putos desde a decada de 90. demonstra que as equipas b foram uma excelente medida e que os clubes estao tambem eles a beneficiar disso (excepto o Benfica mas acredito que no proximo ano as coisas sejam diferentes e que aproveitem mais jovens da formacao).

  • Pedro Gonçalves
    Posted Junho 11, 2013 at 3:04 pm

    Sinceramente acho que estamos perante a melhor geração de jogadores dos últimos anos, pois há qualidade e quantidade…O que continua a faltar, é uma liderança à altura!Mais uma vez a lista de convocados deixa muito a desejar, e as injustiças são mais que muitas! Alguém me explica como é possível o Ivan Cavaleiro ficar de fora? numa época em que faz 38 jogos na competitiva liga Vitalis, 12 golos e 7 assistências???? que mais queriam que ele fizesse??? Queriam que fizesse 30 golos na 1ª epoca como senior??? E não me venham com a desculpa dos jogos em Toulon, porque uma decisão destas não se pode basear num jogo ou dois!! Enfi, simplesmente injusto, e ridiculo…e muito desrespeitador para o atleta, e nem tenho dúvidas que deve ter abalado e muito aquele balneário….Já pra nem falar que ja marcou presença em europeus sub17 e sub 19…e contribuíu para chegarem aquele mundial, ao contrario de outros que foram chamados!!!
    E o que dizer de betinho??Dos avançados mais promissores nos escalões sub17 e sub19, que tanto fez para estarmos neste mundial(!!!!!!), depois de uma epoca menos feliz, e quando ele precisava mais de apoio, fazem-lhe isto??? por amor de deus…mais um potencial jogador que vai ao ar…quando estás lá em cima, toda a gente te quer ajudar, ainda que nem precises….quando vais um pouco abaixo, e quando precisavas de toda a ajuda possivel, ninguem te dá a mao…depois admiram-se de casos como paim e etc…e fica fácil culpar os jogadores e dizer que a unica culpa é deles porque não tiveram cabeça…enfim…ridícula esta convocatória….Ja pra nem falar da vergonha que é irmos la com um jogador que ja deve ter é 23 ou 24 anos,lol

  • Adriano
    Posted Junho 11, 2013 at 3:19 pm

    A não chamada do Betinho não me surpreende, no entanto a não chamada do Ivan deixa-me incrédulo.
    Não concordo com o 11 do VM, porque não acho que o Esgaio seja uma mais valia no meio ao ponto de ser superior quer ao André Gomes, quer ao Tozé.
    Cumps VM

  • JFOC
    Posted Junho 11, 2013 at 3:24 pm

    Bem esta convocatoria é o esperado, com algumas falhas admito na minha perspectiva, mica e tiago silva não merecem estar convocados fizeram um torneio de toulon miseravel e nao tem o talento de outros, nomes como miguel rodrigues e luis rocha ou tomas seriam melhores alternativas.

    Quanto à não chamada de Betinho e Cavaleiro nao me espanta, por diferentes razões Betinho demontrou em toulon uma falta de atitude tremenda, quase como se estivesse a ser obrigado a jogar e fez entradas quando entrou que merecia ter sido expulso como tal acho que foi uma lição bem dada. Cavaleiro é um jogador fraco e trapalhão seria o quarto extremo da selecção e o treinador optou por ter mais opções noutras áreas.

    Quanto ao 11 titular a meu ver seria:
    GR:Jose Sá
    DD:Cancelo
    DC:ilori
    DC:Lê
    DE:Kiko
    MC:Ca
    MC:João Mario
    MA:Toze
    ML:Bruma
    ML:Esgaio
    PL:Aladje

    • tiago mendes
      Posted Junho 11, 2013 at 9:52 pm

      Facil criticar…
      Todos sabemos que poderiamos levar todos….
      Mas temos aqui jogadores de qualidade…
      Quanto ao torneio de tulon serviu mesmo para uma adaptacao destes jovens, e cla4o que uns estiveram bem num jogo e mal no outro mas isso deve-se ao desgaste fisico que tiveram nas equipas que representam.
      Viu o torneio como referiu, sabe pork o seleccionador mudava a equipa de jogo para jogo?
      Suponho que tenha visto tanbem o jogo contra a Nigeria?
      Viu a exibicao desse jogador que referiu a cima que classificou de fraco (mica)?
      Deixem se de criticas e vamos apoiar os seleccionados para representar o nosso país!!
      Força portugal!
      Força jovens talentos, mostrem a estes criticos o que realmente sao!
      Aos nao convocados desejo forca e nao é por nao serem convocados que deixam de ser bons jogadores!

  • Reitchie
    Posted Junho 11, 2013 at 3:25 pm

    É ridículo deixar João Carlos e Ivan Cavaleiro de fora!

    O primeiro é superior a tiago silva e se calhar até superior ao tó zé.

    Já o segundo proporcionava a esta seleção algo que não tem, capacidade física, para além da sua técnica, velocidade e capacidade de fazer estragos a seleções fisicamente mais débeis como a Coreia e Cuba.

    Pos isto, é de ressalvar que a príncipal lacuna desta seleção é mesmo o treinador, fraquinho, fraquinho, fraquinho…

  • Tiago Labreca
    Posted Junho 11, 2013 at 3:37 pm

    Penso que pelo que vimos no Torneio de Toullon e pelo que se soube da qualificação para o Euro de sub-19 esta convocatoria não poderia estar mais acertada. Betinho, infelizmente para o meu SCP, é um jogador banalíssimo comparado com Aladjé (o prototipo de um avançado que marque golos e que seja forte na área). A inclusão de Cancelo, Gonçalo Paciência e Bruma são justificadíssimas perante o que fizeram na qualificação (recordemos que sofreram 13 golos em 3 jogos , com selecçoes de gabarito mundial). O que mais me surpreende será a não inclusão de Frederico Venâncio visto que temos os titulares Ilori e Tiago Ferreira e so Ié poderá fazer essa posição.
    Possivel 11 incial:
    Rafael Veloso ; Cancelo ; Ilori ; Tiago Ferreira ; Kiko ; André Gomes ; Joao Mário ; Tozé ; Bruma ; Aladje ; Ricardo Pereira

    • Reitchie
      Posted Junho 11, 2013 at 3:47 pm

      Mais me espanta o desprezo por parte do selecionador relativamente ao miguel rodrigues, que pode jogar a central.

      e ao joão carlos
      ao iván
      e ao lucas joão

  • Daniel Areias
    Posted Junho 11, 2013 at 3:41 pm

    Sou o único a achar que a prestação do Ivan cavaleiro foi 10 vezes melhor que a prestação do Ricardo no T.Toulon? Se a convocatória for por mérito e não por cunhas não percebo o porque de o Ricardo ir ao mundial e o I.Cavaleiro ficar, se alguém me conseguir explicar agradecia.

    • Reitchie
      Posted Junho 11, 2013 at 3:50 pm

      Se fosse só pelo tornei de toulon então nem o andré gomes ia não acha?

      Iván Cavaleiro de fora é uma barbaridade, mais barbaro é a inclusão do dabo que lhe ocupa a vaga no lote de convocados e não o ricardo.

    • Adriano
      Posted Junho 11, 2013 at 3:54 pm

      Com certeza não viu os jogos.

    • Daniel Areias
      Posted Junho 11, 2013 at 3:58 pm

      Eu não estava a dizer que não se convocasse o Ricardo, mas de caras que ele fez melhor época que o Ricardo em patamares diferentes é certo, e como é óbvio o André Gomes deixou mt a desejar assim como o T.Silva. De resto concordo!

  • Miguel
    Posted Junho 11, 2013 at 3:48 pm

    A convocatória nem parece má mas ter deixado de fora o Cavaleiro e o Betinho parece injusto e contra senso, mesmo não sendo jogadores extraordinários cumprem e já estavam entrosados e no caso do extremo acho que era lógico ter 4 opçoes para 2 lugares, só 3 é de quem vai inventar ou então não deve estar á espera de mais de 3 jogos!
    Por outro lado não percebo como o Mica e o Cá são convocados.
    Até podemos ter bons jogadores mas o treinador com esta já não me inspira grande confiança!

  • António Santos
    Posted Junho 11, 2013 at 4:03 pm

    De facto, não convocar o Ivan Cavaleiro e o Betinho parece me injusto. Mas também me parece injusto que num Mundial só se convoquem 20 jogadores. Claro que isto permite que todos os jogadores acabem por jogar, mas limita as opções do treinadores e impede que jovens tenham a oportunidade de disputar um Mundial. Por isso, apesar de achar injusto a não convocação dos jogadores que referi anteriormente, era uma situação que era muito provável de acontecer. O Ivan Cavaleiro penso que pela época que fez merecia, e penso que seja superior ao Ricardo. O Betinho é um jogador importante nesta equipa, mas penso que o Gonçalo Paciência e o Aladje oferecem se mais ao jogo, enquanto o Betinho depende muito mais da equipa para fazer golos. Onze Inicial:
    José Sá; Cancelo ; Tiago Ferreira; Ilori; Kiko ; Agostinho Cá ; João Mário ; André Gomes; Esgaio ; Bruma ; Aladje.

  • Tiago Meireles
    Posted Junho 11, 2013 at 4:11 pm

    Parabéns Gonçalo, tu mereces! Boa sorte a todos.

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2013 at 4:13 pm

    Como antecipei no post anterior dos sub 20 avanco quanto ao meu onze :

    Sa : pelo que mostrou no torneio..Seguro e rapido

    Cancelo : Parece me evidente.. Tem grande potencial

    Kiko : Nao sendo exuberante, foi muito superior ao Mica.penso que o Luis Rocha devia ter sido convocado

    Illori e Ie :quanto a illori, e evidente.Escolhia o Ie por que parece me superior a Tiago.

    Ca : sei que nao esta em baixo de forma. Mas nao deixa de ser uma opcao valida.

    Joao Mario : Um box to box com ums pes deliciosos

    Toze :Esta em melhor forma que Andre Gomes.

    Bruma :Jogador com muita margem de progressao e um talento enorme

    Esgaio :Nao e exuberante como Ricardo, mas e mais consistente.

    Aladje :Surpresa de Toulon.Possante e com bom remate

    Tiago Martins

  • Jonyboss
    Posted Junho 11, 2013 at 4:14 pm

    11 TITULAR:

    GR: Rafael Veloso
    DD: João Cancelo
    DC: Ilori e Tiago Ferreira
    DE: Kiko

    MDf: Agostinho Ca
    MC: João Mário
    MO: Tó-Zé

    ED: Ricardo
    EE: Bruma
    PL: Aladje

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2013 at 4:14 pm

    Também esta selecção se tornou de empresários e não dos melhores jogadores e sabemos todos o porquê.

    Sandé Kikeledes

  • thomas cruz
    Posted Junho 11, 2013 at 4:20 pm

    O Goncalo Paciencia vai por ser filho de quem é. Em Portugal é só tachos e sempre será!

  • diogo
    Posted Junho 11, 2013 at 4:32 pm

    As não chamadas de betinho e ivan são algo compreensíveis dado o baixo rendimento de betinho no torneio de toulon (não posso falar da época no Sporting B pois não acompanhei, no entanto, "trocar" este jogador por outro – Paciência – que jogou quase toda a época no campeonato de juniores não me parece muito acertado) e a inclusão de bruma (em detrimento de cavaleiro, eles que são jogadores com características semelhantes mas bruma, de facto, tem mais qualidade neste momento). Contudo há um jogador que, na minha óptica, era titular de caras nesta selecção, ao lado de Ilori: Miguel Rodrigues, central do Nacional, é superior a Tiago Ferreira e Iê (que não jogou esta época).
    No entanto, acho que temos razões para acreditar (e muito) nesta selecção. O "meu" onze seria

    José Sá; Esgaio,Ilori,Tiago Ferreira,Kiko; Alves,João Mário, André Gomes; Tó-zé,Bruma,Aladje

  • Sérgio
    Posted Junho 11, 2013 at 4:34 pm

    Betinho que chegou a fazer minutos na 1a equipa do Sporting não serve para os sub-20 ? como é possível isto ?

  • Tomas
    Posted Junho 11, 2013 at 4:37 pm

    Em k canal vai dar o mundial?

  • vsn7647
    Posted Junho 11, 2013 at 4:37 pm

    Vergonhoso convocar o gonçalo paciencia , um jogador que passou a fase regular do campeonato a sentar no banquinho por causa de um miudo de 1ºano o andre silva que por acaso foi o melhor marcador do campeonato … tobias mané luis rocha e guzzo mereciam ser convocados mas enfim é a federaçao de cunhas que temos , por isso é continuam a queimar geraçoes como esta vai ser queimada …

  • Anónimo
    Posted Junho 11, 2013 at 4:47 pm

    Alguem sabe quais as seleccoes mais fortes? E o canal em que da?

    Tiago Martins

    • vsn7647
      Posted Junho 11, 2013 at 5:19 pm

      Espanha tem uma grande equipa com excelentes jogadores de 93 como o jese rodriguez(27 golos este ano) , rafinha , paco alcacer , jonas ramalho e suso(14 jogos na premier league) e de 94 como o deulofeu (22 golos a jogar por os seniores), oliver torres (um craque que ja tem jogado pelo atletico de madrid) e denis suarez ( 7 golos esta epoca) e um pequeno grande jogador de 95 que é o alex grimaldo que ja é o dono do posto de defesa esquerdo no barça b.
      França tambem tem uma excelente seleçao com o Pogba (Craque da juve) , Kondogbia ( pretendido por real e barça) , Kurt zouma , Umtiti ( Titular no lyon) , Yaya sanogo (ja contratado pelo Arsenal) , Areola e depois outros bons jogadores como o jean cristophe bahebeck e lucas digne e cuidado com o alexy boseeti.
      Sendo que o brasil nao vai ao mundial , temos de ter cuidado com a Grécia (que foi á final no euro sub 19 o ano passado) , com Mexico que tem bons jogadores como o marco bueno o briseno e o jesus corona , e com Inglaterra com Dier , Chabolah , ross barkley e benik Afobe.
      Resumindo Portugal tem grandes condiçoes para ser um dos sérios candidatos , é pena é continuarmos com treinadores incompetentes e com cunhas nas nossas seleçoes , provavelmente jogaremos á defesa nos jogos mais dificeis e nao chegaremos tao longe quanto podiamos ( situaçao que se passou há um ano no euro sub19 com este treinadorzito).

    • Reitchie
      Posted Junho 11, 2013 at 5:27 pm

      Estou plenamente de acordo contigo, só acrescentaria o niang na lista de jogadores franceses que enumeraste, relativamente ao treinador? acho que nem o deviamos designar por tal.

    • vsn7647
      Posted Junho 11, 2013 at 5:42 pm

      Sim tens razao o niang se for chamado seria um perigo para nós mas felizmente para nós nao foi :)
      https://www.juventus-fr.com/mondial-u20-pogba-convoque-en-equipe-de-france/
      E provavelmente o carlos fierro tambem nao será …

    • Reitchie
      Posted Junho 11, 2013 at 7:00 pm

      Óptimas noticias então :)

    • Filipe Passos
      Posted Junho 11, 2013 at 8:16 pm

      Tanto França como Espanha tem grande equipa… E o Varane tb está lesionado se não a França ainda seria mais forte! Deixa-me juntar a esse leque o Florian Thauvin, médio ofensivo do Bastia, contratado pelo Lille em janeiro mas ficou emprestado o resto da época, que foi a revelação da Ligue 1!
      Quanto à Grécia estará mais fragilizada, já que, estão sem o capitão e melhor jogador, o Georgios Katidis, o miúdo que foi suspenso por fazer a saudação fascista quando festejava um golo…

      Sem Brasil e Argentina, a França e a Espanha são as principais favoritas, mas tenho esperança nos nossos, podem ser a surpresa do torneio!

      Cumprimentos.

  • Daniel Silvestre
    Posted Junho 11, 2013 at 5:28 pm

    Acho que o pessoal que anda por ai a dizer que o Gonçalo Paciência não merece ir a selecção só por ser filho de Domingues ou por cunha nunca viram um jogo de Gonçalo, fui.me informar a uma fonte próxima de Gonçalo e ele só não jogou mais porque esteve aleijado 8 meses por essa razão é que André silva era titular (não esteve sentado no banquinho)e logo depois de ter voltado de lesão voltou a ser titular indiscutível e a marcar golos. Merece completamente a chamada grande lutador e campeão FORÇA GONÇALO PACIÊNCIA

    Daniel Silvestre

    • vsn7647
      Posted Junho 11, 2013 at 5:47 pm

      mais uma razao para nao ser convocado , é um jogador muito pouco intenso e lento , de se salvar so mesmo a tecnica e ser bom finalizador (um pouco á imagem do postiga hoje) … Por esse argumento de marcar golos nos juniores ( e nem foram muitos acho que 7 mas nao tenho a certeza) , tambem convocava se o betinho que marcou muitos golos nas camadas jovens, ou até mesmo o cafu que o ano passado marcou muitos golos nos juniores … E nao fale do que nao sabe porque o gonçalo mal regressou da lesao foi logo jogar aos sub 20 2 jogos , quando andam miudos bem melhores que ele e com idade para jogar nesse escalao a lutar o ano inteiro para serem convocados …

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 5:50 pm

      Não esteve lesionado 8 meses coisa nenhuma.

    • Daniel Silvestre
      Posted Junho 11, 2013 at 6:27 pm

      ´como é qe nao esteve sabes mais do qe um amigo meu qe jogou com ele e qe sao como irmaos…

    • Daniel Silvestre
      Posted Junho 11, 2013 at 6:32 pm

      Cardozo também é pouco intenso e lento e não é por isso que deixa de ser dos melhores PL da liga portuguesa e que marca muitos golos no campeonato anos a fio… desde que voltou a jogar depois da lesão esteve bem e ao meu ver merece a chamada a selecção

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 6:37 pm

      Você diz que ele não jogou mais porque esteve esse período de fora e por isso é que o André Silva, júnior de 1º ano, era titular.
      Ora, presume-se que esteja a falar do presente/esta última época (visto que o André na anterior era juvenil e nem jogava na equipa do Gonçalo).
      Se o Gonçalo jogou nos meses de Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril e Maio, quais foram os 8 meses que não jogou por lesão?

      O Gonçalo teve sim uma lesão grave, mas nem sequer foi esta época.

    • Czarli
      Posted Junho 12, 2013 at 12:08 am

      O Gonçalo este sim senhor lesionado. Não sei quanto tempo, não vou discutir isso mas a sua época só começou praticamente em Janeiro deste ano.

    • Tiago Meireles
      Posted Junho 13, 2013 at 12:26 am

      A época do Gonçalo só começou a "sério" em Fevereiro disso garanto a toda a gente com 100% de certeza.

  • Daniel Silvestre
    Posted Junho 11, 2013 at 6:41 pm

    ok vou voltar a preguntar a essa fonte depois digo.te quando e quanto tempo este aleijado ;)

  • José Jesus
    Posted Junho 11, 2013 at 7:00 pm

    Zapata quantos jogos viu do Dabó?

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 7:37 pm

      No seu último ano de júnior, vi quase todos os jogos em casa, aliás ele nem é lateral de raiz. Coisa tão fraca.
      Este ano vi 3 jogos do Braga B mas ele só jogou em 2, penso.
      Para ter perdido a titularidade a meio da época, é porque não deve ter evoluído muito.

  • Mourinho Leonino
    Posted Junho 11, 2013 at 8:47 pm

    Primeiro ponto: Cavaleiro e Betinho são inferiores aos convocados.
    Segundo ponto: Dizem que deviam ser convocados porque são dos que mais jogos fizeram a nível profissional, logo deviam sair Tiago, Dabo ou André Gomes, quantos jogos fizeram estes 3 a nível profissional?!
    Terceiro ponto: Porque razão, numa convocatória de 21 jogadores, teriamos 3 pontas-de-lança e só um lateral?

    A meu ver a convocatória foi equilibrada e correcta, com dois jogadores por posição com a excepçao dos gr, centrais e extremos que foram convocados 3 jogadores.

    • Zapata
      Posted Junho 11, 2013 at 9:23 pm

      As coisas também se podem colocar de outra maneira….

      1º ponto: Gostava de saber quantos portugueses viram mais de 5 jogos do Aladje, para se dizer que é melhor que um jogador com provas dadas a nível de formação em Portugal. Só peço 5.
      2º ponto: Há 4 opções para defesa-direito. João Cancelo, Tomás Dabó, Edgar Ié e Ricardo Esgaio. Todos eles conhecem a posição. Aliás, até o Ricardo jogou nessa posição no V. Guimarães algumas vezes, quando iam atrás do resultado. Até o Ivan jogou aí nos juniores do Benfica. De salientar que o próprio Dabó há cerca de 1 ano era extremo. Arrisco a dizer que o Esgaio, na sua carreira, tem mais jogos a lateral que o Dabó.
      3º ponto: Eu não defendo ir com 3 pontas-de-lança, mas sim 2. E levava Betinho e Lucas João. Porque os conheço melhor, porque tiveram um registo considerável ao longo da época e a nível sénior e, principal razão, porque os acho superiores a Gonçalo e/ou Aladje.
      4º ponto: Eu tirava Dabó e convocava Ivan Cavaleiro. Perdia uma opção (e é a pior delas, tendo em conta os convocados) para o lado direito da defesa, mas ganhava um extremo desequilibrador e com capacidade de fazer golos. Extremo puro. Extremo puro nos convocados só Bruma e Ricardo. Esgaio é um jogador diferente, não tão irreverente mas mais de equilíbrio. Tal como Tiago Silva ou Tozé podem jogar na ala, mas não é a mesma coisa…

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 11, 2013 at 11:47 pm

      Nao em 2012/2013 foi goleada no ano 2011/2012

    • Mourinho Leonino
      Posted Junho 12, 2013 at 12:02 am

      Da mesma forma que Tiago Silva e Tozé podem jogar na ala, mas não é a mesma coisa.. Esgaio, Ie ou Ricardo podem jogar a lateral mas não é a mesma coisa.
      Ie até podia fazer algum sentido, mas só temos 3 centrais!
      Esgaio até pode ter mais jogos a lateral que Dabo, mas não a um nível competitivo elevado como Dabo.
      Esgaio até pode ser um jogador mais de equilibrio, mas é um jogador que rende golos, dos 17 que marcou na segunda liga, muitos foram de penalti, mas não todos, e em Toulon voltou a fazer o gosto ao pé. Cavaleiro fez uma boa época, mas é ainda muito brinca-na-areia, tem bons pormenores, é rápido, mas nem sempre dá grande sequência às jogadas, em Toulon mostrou estar uns furos abaixo dos restantes extremos seria sempre a 4ª opção com poucas hipoteses de jogar.
      Aladje não tem culpa de jogar em Itália, e não estou a ver charters de portugueses para o ver jogar, por outro lado a formação já acabou, sub-20 são séniores e é agora o tempo de vingar as provas dadas na formação de pouco valem. Mostrou qualidade em Toulon e golos, coisa que Betinho não fez, ao longo de todo o ano. Há imensos casos de jogadores que são bons na formação e não conseguem dar o salto. Betinho na minha opinião nao tem qualidade para jogar a um nível elevado. Paciencia esteve bem no apuramento dos sub-19 para o Europeu e isso terá pesado na escolha.

  • Miguel Lopes
    Posted Junho 11, 2013 at 11:46 pm

    Ao contrário da maioria eu só gostava de saber os critérios para admissão de treinadores na FPF.
    Ahhh mais uma dúvida? Qual foi o ponta de lanca português, que numa equipa profissional no seu 1°ano marcou mais que o Ivan ou o Betinho (Atente-se a média de idades de ambas as equipas). É por estas e por outras parecidas que nunca vamos ter bons pontas de lança. Coloquem no YouTube ja que gostam tanto SCP × LIVERPOOL NEXT GEN e vejam o que o Betinho fez aos ingleses da idade dele….

    • Miguel Lopes
      Posted Junho 12, 2013 at 4:02 am

      Epoca 2011/2012 Salvo erro, no ano das goleadas em Anfield e em Ro Maior, tal como ninca vi um lutador de pesos pesados a competir pelo título mundial com um peso pluma, temos que comparar os nossos P.Lanca com jogadores da sua idade e dar tempo ao tempo…..

  • Pedro
    Posted Junho 12, 2013 at 12:19 am

    Com isto mataram as carreiras de Betinho e Ivan Cavaleiro…em detrimento de jogadores que nunca serão nada. As presenças de Dabo, Agostinho Cá e Paciência em detrimento de jogadores como Betinho, Ivan e João Carlos é inaceitável e no caso de Paciência só mostra que certas "influências" ainda existem no seio da Federação.

  • Treinador de Bancada
    Posted Junho 12, 2013 at 9:12 am

    O Paciencia tem muito mais potencial que o Betinho. O Betinho é um jogador sem velocidade, sem força, a única característica que sobressaí é o seu oportunismo. O Paciência é um jogador em formação mas tem mais cabedal e mais habilidade que o Betinho. "Só" lhe falta melhor definição dos lances. Alguém viu o Betinho no Torneio de Toulon? Ninguém matou o jogador, o jogador é que não mostrou ser uma opção válida para o campeonato do mundo. Por outro lado julgo que o Ivan Cavaleiro foi injustiçado, tirava o Mica ou o Dabo da convocatória (dada a polivalência do Ié e do Esgaio) para por o Cavaleiro

  • Devon Tuga
    Posted Junho 12, 2013 at 1:32 pm

    Pessoal o Ivan cavaleiro não foi convocado porque vai ser o substituto do Bruma no europeu sub19.

    Abraço, Emílio Peixe.

  • Michael Martinez
    Posted Junho 12, 2013 at 5:07 pm

    Eu vejo alguns jogos de estes jovens e pouco mais . O Tomas Dabo sinceramente nao acho que possa dar algo mais á seleção acho que para o seu lugar deveriamos levar alguem de ataque. A não ser que o mister esteja a pensar que ele poderá dar algo como médio direto á nossa seleção. Eu como Portista acho que o Ivan era melhor mas prontos so nos resta torcer por fora !

  • Paulo Almeida
    Posted Junho 12, 2013 at 9:07 pm

    parabens gonçalo, filho de peixe sabe nadar

  • antonio pereira
    Posted Junho 13, 2013 at 12:08 pm

    O Sá Pinto tambem fez toda a classificação e o papá do goncalo que, esteve lesionado, é que foi o convocado, resultado – um murro no selecionador.

  • Joni
    Posted Junho 14, 2013 at 2:14 am

    Tiago Mendes (Mika) se fosses um jovem humilde não ligavas aquilo que aqui dizem de ti e não vinhas para aqui tentar defender-te…tens que passar ao lado destas coisas se queres chegar onde os grandes chegam!! Quanto à convocatória é inacreditável que jogadores como o Bruno Fernandes (Novara) e o Ivan Cavaleiro (Benfica "B") que fizeram épocas estrondosas não tenham sido convocados….quanto ao Betinho considero acertada a sua não inclusão pois para mim pouco conta o percurso nas seleções quando um jogador está em tão má forma como é o caso dele, se fosse ao mundial só íría ocupar o lugar a outros que mereciam ter ido e não foram..para mim o Gonçalo Paciência será bem mais útil e está num bom momento de forma.

Deixa um comentário