Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal em sério risco de perder uma equipa na Champions

14492339_1749962588602949_7189789529958012377_nA manter-se esta tendência, Portugal (a menos que suba ao 6.º ou 5.º lugar) vai perder uma equipa na Liga dos Campeões em 2018-19 e reduzir para 5 o número de participantes nas provas da UEFA. 

Os clubes portugueses ficaram sem grande margem de manobra na luta pelo 5.º e 6.º lugares do ranking de clubes da UEFA. As derrotas de FC Porto, Benfica e Sp. Braga (o Sporting foi a única equipa a pontuar), a juntar às vitórias categóricas de Krasnodar e Zenit (com boas hipóteses de chegar longe na Liga Europa) mantêm a Rússia na 6.ª posição, com 46,332 pts, contra os 44,665 de Portugal. Os clubes franceses também não tiveram grandes razões para sorrir e já têm os russos bem perto (diferença de 0,667). A participação portuguesa em 2016-17 tem sido um desastre, com apenas 2 vitórias em 16 jogos (8 empates e 6 derrotas), enquanto Rússia (9 vit, 6 emp e 3 der) e França (8 vit, 7 emp e 5 der) têm realizado participações sólidas. Portugal é apenas o 17º classificado nesta temporada (atrás, por exemplo, de Israel, Croácia, Chipre ou Escócia), ao contrário de Rússia (5º) e França (8º). A próxima dupla jornada poderá ter um papel decisivo no futuro desta luta a três, com FC Porto (fora e casa contra o Club. Brugge), Benfica (fora e casa contra o Din. Kiev) e Sp. Braga (fora e casa contra o Konyaspor) a defrontarem, até ao momento, os adversários mais acessíveis dos seus grupos.

43 Comentários

  • luis bcn
    Posted Setembro 30, 2016 at 5:57 pm

    Expectável…mais ano menos ano isso ia acontecer…e com a redução, facilmente voltamos a ter 3 equipas.

    É um ciclo, e temo-nos aguentado bem, mas vejo isto de forma normal. Se os 3 grandes cairem para a Liga Europa então, “ainda melhor”.

    • stanpanan
      Posted Setembro 30, 2016 at 7:44 pm

      Descer para 4 pode acontecer, para 3 acho quase impossível… teríamos de ter uma sucessão de 3/4 anos muito muito mais par isso acontecer

  • JoseRibeiro
    Posted Setembro 30, 2016 at 5:59 pm

    Porto tem a obrigação de passar à próxima fase da Champions, Benfica está com a vida complicada mas deve garantir no mínimo o 3º lugar assim como o Sporting, Infelizmente, parece que este ano o Braga não vai conseguir fazer algo de positivo na Liga Europa e os outros 3 têm de fazer campanhas estrondosas para manter 3 equipas na Champions.

    • Rui Sousa
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:23 pm

      Benfica tem obrigação (assim como o Porto tinha o ano passado) de pelo menos ganhar em casa ao Kiev e empatar lá (já para não dizer duas vitórias), bem como ganhar ou empatar com o Besiktas no terreno deles.
      O empate em casa com o Besiktas não foi bom, mas não parece eliminatório….

      Já do Porto nem falo, que na pior das hipóteses (e sem querer parecer arrogante) tinha OBRIGAÇÃO de fazer 15 ou 16 pontos (vencer os jogos todos menos o de Inglaterra)… O SCP desde início defendi que dificilmente faria melhor que terceiro, embora uma vitória em casa contra o BVB possa dar moral para lutar pelo 2º.

    • kanjy6
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:26 pm

      Ora explique lá esse raciocínio de que o Porto é o que está melhor para a passagem (a 3 pontos do 2° e a 5 do 1°) quando o Benfica (a 1 ponto do 2° e a mesma distância do 1°) e o Sporting (a 1 ponto tanto do 1° como do 2°) estão matematicamente mais próximos de se apurar!

      • JoseRibeiro
        Posted Setembro 30, 2016 at 6:57 pm

        O raciocínio é que o Porto está de longe no grupo mais fraco e tem os jogos mais fáceis. O Benfica tem ainda de ir à Ucrânia e Turquia (dois jogos bem difíceis) além que jogar em casa frente a Nápoles e Dínamo Kiev não é a tarefa mais fácil do mundo. Sobre o Sporting, é preciso quase um milagre para passar.

  • Marik
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:00 pm

    Neste aspecto, o ideal até era que os 3 grandes caíssem para a Liga Europa, pois todos tinham hipóteses de chegar bastante longe na competição e passavam inclusive a ser das equipas favoritas na competição.

    • Rui Sousa
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:20 pm

      Ideal para quem? Para as outras que não três grandes certamente.
      Dá muito mais prestígio e € continuar na Champions que ir para a liga europa. Não fiz as contas recentemente, mas quando fazia não dera difícil perceber que dava mais €€chegar aos oitavos da champs que à final da liga europa por exemplo.

      • Marik
        Posted Setembro 30, 2016 at 6:36 pm

        Ideal para Portugal. É disso que se está a falar, do ranking de Portugal. Se Benfica, Porto e Sporting fossem para a Liga Europa certamente que iriam fazer muitos pontos para o ranking, bastante mais do que se continuarem na Champions…

        • Carlos Silva
          Posted Setembro 30, 2016 at 10:42 pm

          Muitos pontos para o ranking? Talvez sim, talvez não.
          É que se forem (qualquer deles, sem clubismos) para a LE vão logo para eliminatórias e não para fase de grupos onde ytinham garantidos 6 jogos.
          Nos 16 avos onde entram, depende de sorteio, adversário etc, podem só fazer 2 jogos.

  • João S
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:01 pm

    Alguém me pode informar de quanto vale cada vitória e empate?

    • Rui Sousa
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:18 pm

      Vitória 2 pontos. Empate 1 ponto.

      • Diogo R
        Posted Setembro 30, 2016 at 9:51 pm

        Julgo que o João S se estaria a referir ao ranking de países e não de clubes. Efetivamente no ranking de clubes uma vitória vale 2 pontos e um empate 1 ponto. No entanto, no que diz respeito ao ranking por países é contabilizado o número total de pontos obtidos pelos clubes desse país (vitória – 2 pontos; empate – 1 ponto), sendo este dividido pelo número de equipas em prova no início das competições. Ou seja, nesta última jornada Portugal não obteve 2 pontos, obteve sim 0,33 (devido às 6 equipas portuguesas apuradas para as competições europeias).
        Para além disso, existem também pontos bónus, atribuídos aos clubes, por cada eliminatória ultrapassada.

  • João D
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:04 pm

    Tem sido uma época desastrosa para as nossas cores.

    Culpados? Todos os adeptos. Se as pessoas em Portugal apoiassem o clube das suas cidades, não estaríamos tão dependentes dos 3 grandes e já havia mais clubes onde podiamos ir buscar pontos.

    Foi desolador ver o estádio do Chaves cheio de benfiquistas! D
    Pessoas que preferem seguir o caminho mais fácil! Apoiar os nossos, estar lá nas derrotas…
    Só quem é é que sabe!

    • Pedro Silva
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:19 pm

      O Problema é Porto e Benfica não terem treinadores de jeito, e por isso é que são humilhados por Leicester, Besiktas, Copenhaga e Napoles desta vida.
      Mas quando caírem os 3 para a Liga Europa, Portugal recupera logo.

      • Logen
        Posted Setembro 30, 2016 at 6:30 pm

        Era o Cajuda o treinador do Benfica na época passada?
        Se todos os clubes inclusive o Benfica fizessem o que o treinador do Benfica fez o ano passado lutavamos pelo 4 lugar do Ranking!

      • stanpanan
        Posted Setembro 30, 2016 at 7:18 pm

        O Benfica foi humilhado pelo besiktas?? Por ter empatado um jogo e sem 3 ou 4 opções vitais de fora??? As coisas que se dizem por aqui.. a falta de noção não tem limites…
        Então se o treinador é fraco e é campeão imagino o que são os outros que não ganham…

      • Miguel Mendes
        Posted Setembro 30, 2016 at 9:20 pm

        O Skenderbeu, o lokomotiv de moscovo e o cska de moscovo riram-se.

      • Miguel Mendes
        Posted Setembro 30, 2016 at 9:20 pm

        Humilhado? E quem levou 3-0 do skenderbeu?

    • Sombras
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:22 pm

      O que é que uma coisa tem a ver com as outras? Há algum clube tirando os 4 grandes que tenha feito prestações dignificantes na Europa durante os últimos 10 anos?

      O Vitória, o Boavista, até o Rio Ave têm massas adeptas até bastante sólidas e é enxovalho atrás de enxovalho. Os clubes da terra representam 0 pontos neste ranking.

      • Logen
        Posted Setembro 30, 2016 at 6:36 pm

        O Joao tem razão em certa parte.
        Claro que se estivessem pelo menos 3 mil pessoas a apoiar os clubes locais existia maior competitividade económica

        Contudo duas das maiores massas adeptas caíram e afundaram-se na liga honra.
        Leixões e Varzim.
        No caso poveiro facilmente existe mais de 2500 pessoas a ver os jogos caseiros.
        A realidade é mais profunda e tem a ver com estrutura e gestão de recursos.
        O Varzim razoavelmente bem gerido seria sempre uma das 8 maiores equipas nacionais.
        De longe que não o é, porque pode-se trabalhar bem durante 60 anos, bastando 5 anos de má gestão para hipotecar um futuro de um clube!

    • Dave Snow
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:29 pm

      Concordo mas acho que as coisas não são assim tão simples em relação aos adeptos.

      O que não faz sentido é haver 2 clubes numa cidade pequena, dou o exemplo do Marítimo e o Nacional, apesar de gostar de ambos, acho que era preferível haver uma que lutasse por ir a Europa em vez de duas a lutar pelo meio da tabela.

    • radiofutebol
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:30 pm

      Mas repara que, se nem os 3 grandes com tantos apoios conseguem fazer melhor, achas que se houvesse competitividade e igualdade iríamos ter melhores resultados na Europa?

    • Estivela
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:32 pm

      Isto é mais que óbvio. Os directos culpados são os três que secam o panorama futebolístico em Portugal. Não só em poder mas adeptos, influência, dinheiro, etc.

  • Rui Costa
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:05 pm

    Vamos ver…
    Ninguém diz que o braga não vai ganhar a Bélgica , o Porto a Copenhaga, o Benfica na Ucrânia e Turquia e o Sporting também tem as suas chances e se ganhar na Polónia, pode decidir o grupo em casa.
    Ainda é um bocado cedo para agoirar!

    • JoseRibeiro
      Posted Setembro 30, 2016 at 6:23 pm

      O problema é que o Sporting tem 2 jogos com o Dortmund, onde no máximo pode fazer 3 pontos (na Alemanha só com um milagre não perdemos, e em casa é preciso fazer uma exibição perfeita). O Sporting praticamente disse adeus à passagem aos oitavos com o golo de livre do Ronaldo. Mas isto é futebol, e TUDO pode acontecer.

      Agora os outros 3 é que têm a “obrigação” e possibilidades de passar a fase de grupos.

  • Rodrigo A.
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:16 pm

    A longo prazo iremos apenas lutar com a Ucrânia. A péssima condução desportiva/financeira que nos últimos anos levaram no nosso campeonato a cada vez ser pior.

    França é um campeonato bem mais competitivo que o nosso, Rússia tem a seu favor o dinheiro que por lá circula.

    Nos tínhamos a vantagem de termos bons treinadores e com pouco fazer muito, mas cada vez mais para os clubes da liga nos (excluindo os 3 grandes) o pouco que tem já não chega para equilibrar com o restante e fazer boas campanhas. Basta dos 3 clubes , 1 ou 2 terem anos negativos e caímos abruptamente. O Braga vai dando sempre um ajuda, mas a este nível o ir apenas aos 1/18 muitas vezes não chega. Termos um Sporting que teve péssimos anos também não ajudou…

    Temos também que contar que em todos os campeonatos a nossa frente a tendência é que fiquem mais competitivos e o nosso pelas medidas tomadas tende a ficar mais desequilibrado. São escolhas.

    • Bradleypitt
      Posted Setembro 30, 2016 at 7:53 pm

      Russia tem contra si a limitação de estrangeiros. Não vai muito longe com essa medida.
      França é muito maior, com muito mais dinheiro, com muito mais interesses envolvidos. Mesmo assim não me parece que o nosso futebol seja mais pobre. Há é muitas variaveis.

  • Pedro Silva
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:17 pm

    Porto, Benfica e Sporting vão cair para Liga Europa e chegar longe (se quiserem), não há problema :D

  • radiofutebol
    Posted Setembro 30, 2016 at 6:37 pm

    Parece que não faz sentido… Porque Benfica/Sporting/Porto são melhores que qualquer equipa da Rússia! Na França só o PSG é superior. Foram 2 jornadas muito más.

    Próxima jornada prevejo um empate do Sporting contra o Dortmund e ESPERO vitórias de Benfica e Porto apesar de serem deslocações. Braga também pode fazer uma gracinha na Turquia!

    • Stanislas Wawrinka
      Posted Setembro 30, 2016 at 7:17 pm

      A questão não é serem melhores ou piores, mas sim o facto de terem 2 equipas na liga europa e duas na liga dos campeões, enquanto que Portugal tem 3 na champions e apenas uma na liga europa: em ambas as competições a vitória vale 2 pontos e o empate 1 para o ranking.

      Depois ainda há a questão do número de equipas. Portugal foi à europa com 6 equipas – das quais apenas 4 estão em prova – enquanto que a Russia foi com 5 – 4 em prova. Os pontos amealhados são a dividir pelo número total de equipas, ou seja, Portugal tem 4 equipas cujos pontos dividem por 6 e somam ao ranking portugues. Russia tem 4 equipas que dividem os pontos por 5.

      Ainda assim acredito que os 3 grandes vão parar à liga europa e consigam algumas vitórias por lá

  • stanpanan
    Posted Setembro 30, 2016 at 7:32 pm

    Não percebo a admiração… era uma questão de tempo… apenas 2/3 clubes portugueses fazem pontos para o ranking… vamos inevitavelmente baixar e levar menos equipas, mas depois a divisão é feita a 5 clubes e não a 6.. ou seja isto a manter estas condições será cíclico, iremos subir Durante uns anos e baixar outros… é só entender o sistema de pontos.

    Para manter o 5° teríamos de ter clubes pequenos a fazer melhores resultados europeus e não depender só dos grandes

  • Bradleypitt
    Posted Setembro 30, 2016 at 7:50 pm

    O ranking é giro mas é sempre influenciado pelo que é feito na Liga Europa. A ida só de 2 equipas tugas à champions parece-me mais acertado e faz-nos, em principio, subir em flecha a cotação do ranking no ano a seguir. Porque? Porque na liga Europa as equipas mais fortes ganham quase todos os jogos na fase de grupos e costumam chegar longe a prova. Ao pormos os nossos principais 3 clubes na Champions perdemos imensos pontos que ganhariamos na LE. Ve-se por exemplo o Zenit na liga europa.

    O principal problema são as equipas pequenas que não tem capacidade para ganhar pontos na LE. Porque? Porque as equipas que se qualificam vendem metade da sua equipa ou tinham vários emprestados que depois voltam à casa mae. Quando vão jogar a LE no ano a seguir só 4 ou 5 é que estavam lá, alguns nem isso. Face a essa situação torna-se impossivel conseguirem obter bons resultados. Sempre que um pequeno consegue ficar em 4º, 5º, 6º, aliena a maior parte dos seus ativos no final da época, ou pelo menos os jogadores que fazme a diferença. Depois não tem equipa para as competições europeias.

    Deixar de ter 6 equipas para ter 5 não me parece mau, uma vez que a maior parte das vezes nem sequer conseguem ser apurados para a fase de grupos as 2 equipas que vão ás pré da LE.

    Deixar de ter 3 na Champions também é não mau. Quer dizer, é mau para os bolsos dos clubes, mas em termos de resultados europeus é melhor para Portugal.

  • pequnin
    Posted Setembro 30, 2016 at 7:51 pm

    É justo que perca, se as equipas têm tido prestações miseráveis e o lugar a mais na Liga Europa não tem rendido pontos nenhuns

  • Miguel Soares
    Posted Setembro 30, 2016 at 9:22 pm

    Podia-me dizer em que lugar no ranking uefa o Sporting e o Braga estão a comparar com Benfica e Porto? Acho que está tudo dito.

  • M1950
    Posted Setembro 30, 2016 at 9:31 pm

    Mau muito mau. Portugal é campeão europeu, os clubes têm que bater se pelo estatuto, mas isto é reflexo de uma liga completamente desfasada da nossa realidade onde há muitos clubes para o pouco dinheiro na nossa liga.

    Enquanto não houver liga a 14 com orçamentos com garantias bancárias não vamos a lado nenhum que evita a desigualdade e empurra os clubes a apostar na formação porque não há a aldrabice de contratar estrangeiro e não pagar salário a horas e obrigar os jogadores a assinar um documento a dizer que receberam sob pena de serem encostados – este é o crime mais frequente no futebol português.

    Fomos campeões europeus com 5 jogadores da liga portuguesa no 11 titular. Isso tem de ser aproveitado de alguma forma pelos dirigentes. Penso que falta meter o tema futebol português à frente do umbigo de cada 1 dos grandes de modo a tornar a liga mais competitiva.

    • Feirense
      Posted Outubro 1, 2016 at 9:25 pm

      Portugal é campeão europeu, sejamos sinceros, com muita muita sorte à mistura e, para além do Patrício, nenhum dos seus principais jogadores alinha no campeonato português. Não vejo relação nenhuma entre o rendimento da seleção no europeu e as campanhas europeias dos clubes portugueses.

  • Hugo Lavaredas
    Posted Setembro 30, 2016 at 9:45 pm

    O apuramento para os 1/8 da Champions dá 4pts para o ranking (o equivalente a 2 Vitórias nos 1/16 da liga europa). No fundo, se os 3 grandes se apurarem para a fase a eliminar da champions fazem um total de 12 pts, os quais a dividir por 6equipas portuguesas resulta Em 2 pts para o ranking. Mais décima, menos décima, representa a diferença actual das 3 federações. Por isso, prefiro o apuramento dos 3 para is 1/8 da champions com o benfica a jogar com o Leicester, o sporting com o nápoles e o Porto com um adversário do grupo do Monaco, Leverkusen, Tottenham e CSKA (ou outras combinações similares). Isto sim, era o cenário ideal. Eu acredito que Benfica e Porto têm equipas para ganhar os próximos 4jogos, ou seja têm obrigação de se apurarem, independentemente de ser em 1o ou 2o. Relativamente ao Sporting, tem de ganhar ao Dortmund em casa, ao Real em casa (nessa altura, o Real terá 10 pts e pode rodar a equipa, pois terá o último jogo em casa com o Dortmund, e mesmo em caso de derrota em Alvalade partirá para a última jornada na frente do grupo, derivado do empate a 2 na Alemanha) e ao Légia fora na 6a jornada (a verificar-se este cenário hipotético, mas perfeitamente ao alcance dos Leões, até poderiam ficar em 1o se não houver vendedor em Madrid).
    Obviamente que o Porto e o Benfica não podem claudicar mais (atenção aos jogos fora, principalmente o Benfica pois está num grupo mais equilibrado e com melhores jogadores e porque a Turquia tem um ambiente infernal nos estádios) e o Sporting terá de fazer prestações imaculadas nos 2 jogos em casa.
    Com o apuramento dos 3, para além do dinheiro direto, a visibilidade que as equipas terão proporcionará encaixes com vendas de jogadores no início de 2017 ou no final da época, por isso a todos os níveis penso que o melhor é as equipas jogarem o que sabem e ficarem pela champions.

    Boa sorte para os 3 clubes

    Ps. Parabéns pelo trabalho desenvolvido

  • Pedro Salgado
    Posted Outubro 1, 2016 at 4:08 pm

    Não deixa de ser irónico vermos os clubes que mais se opõem a uma melhoria do futebol nacional, cristalizados numa grandeza de paróquia e numa “fundamentada” recusa por uma melhor distribuição de receitas no futebol nacional – indo contra aquilo que é regra nos melhores campeonatos – acabarem, no final, por serem os mais prejudicados pela performance daqueles que nunca deixarão de ser demasiado pequenos para competir, nomeadamente, na Liga Europa. A subtracção de uma equipa na Champions talvez mude a opinião de alguns clubes e adeptos, nomeadamente daqueles que sucessivamente se virem arredados do pote do dinheiro e com isso assistam ao definhamento do seu clube em relação aos rivais.
    O Futebol em Portugal vive exclusivamente de 3 clubes, tendo o Braga feito participações muito valorosas na Europa. O resto não existe. São clubes que vivem imensas dificuldades financeiras, demasiado dependentes dos “Grandes”, que vivem de mão estendida a pedinchar empréstimos, com receitas irrisórias, sem adeptos e sem patrocínios.
    Falta a Portugal uma visão global, uma mentalidade que abandone os interesses particulares, nomeadamente de 3 clubes, e olhe para a competição como um negócio, onde todos podem ganhar dinheiro, onde os grandes considerem os clubes pequenos como parceiros de um negócio que se pretende valorizar e não como alguém que se pretende manter na indigência e na dependência. Os grandes nunca deixarão de ser grandes, pois terão sempre mais adeptos, mais patrocínios, mais receitas, mais títulos. Agora, parece-me evidente, que era fundamental que os pequenos passassem de mendigos a pobres ou remediados…..Seria um grande passo na melhoria competitiva da nossa Liga.
    Como alguém já o disse, voltamos a subir no Ranking quando colocarmos menos equipas na Europa. Esta realidade devia envergonhar todos aqueles que têm a responsabilidade de gerirem o negócio do futebol.

Deixa um comentário