Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal entra com o pé direito no Europeu; Fábio Vieira resolveu; Gedson e Thierry foram os elos mais fracos

Exibição convincente da Equipa das Quinas, que foi bastante superior à Cróacia e até merecia uma vantagem mais tranquila. A entrada não foi a melhor, um pouco a medo, mas cedo Portugal se impôs, construindo diversas chances de golo (Pote e Vitinha viram Šemper negar-lhes o golo, enquanto Diogo Queirós acertou no poste e TT e Gedson também podiam ter marcado) e dominando o encontro, impedindo ainda os croatas de saírem em transição. No entanto, só após as substituições o golo chegou (que até foram estranhas, já que Trincão e Florentino estavam a ser dos melhores), com Dany da Mota e Fábio Vieira a serem decisivos na vitória portuguesa. TT, em estreia absoluta nos sub-21, deixou vários pormenores de qualidade, mas foi-se apagando, enquanto Trincão espalhou técnica e Florentino esteve um polvo no meio-campo. Dalot também conseguiu algumas investidas pelo lado esquerdo, já Vitinha e Pote deram qualidade com bola, apesar de o sportinguista ter estado perdulário. Pela negativa, as exibições de Gedson e Thierry, que não se apresentaram ao nível dos demais (o lateral não acertou um cruzamento e fartou-se de errar, enquanto o médio se apresentou muito preso nas suas ações e falhou demasiados passes) e alguma intranquilidade na parte final, quando a Croácia procurou mais intensamente o empate.

Portugal começou o Europeu sub-21 com uma vitória frente à Croácia, por 1-0. A selecção nacional criou mais lances de golo na 1.ª parte mas só chegou ao triunfo no 2.º tempo por intermédio de Fábio Vieira, que tinha entrado 5 minutos antes. Os comandados de Rui Jorge juntam-se assim à Suíça (bateu a Inglaterra, por 1-0) na liderança do grupo.

XI Portugal: Diogo Costa; Thierry Correia, Diogo Queirós, Diogo Leite, Diogo Dalot; Florentino, Vitinha, Gedson; Trincão, Pedro Gonçalves, Tiago Tomás.
XI Croácia: Šemper; Šverko, Erlić, Vušković, Bradarić; Franjić, Bistrović, Moro; Majer, Ivanušec, Kulenović.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

72 Comentários

  • Bmaster
    Posted Março 25, 2021 at 9:53 pm

    Portugal deve ser historicamente das seleções que pior decide e finaliza no último terço. Com tanto bom jogador é surreal, por isso ganhamos poucos títulos.

    • Joao Silvino
      Posted Março 25, 2021 at 10:01 pm

      É isto mesmo. Desde miúdo que é a memória que tenho das nossas selecções, não importa se são os A, B, sub-21 ou sub-10…

  • JJoker
    Posted Março 25, 2021 at 9:55 pm

    Thierry Correia.
    Que absoluta catástrofe… o desgraçado do Gonçalo Inacio até ali tinha lugar.

  • Nunop
    Posted Março 25, 2021 at 9:56 pm

    Gedson destaque pela negativa?
    Eu não devo perceber nada de bola, para mim senão o melhor, foi dos melhores. Recuperou imensas bolas, entregou sempre jogavel e fez um passe do outro mundo para o Leite que falhou escandalosamente o 2-0.

    O momento em q eu percebi q o Varandas era um grande treinador foi quando vendeu o Thierry Correia por 12M dps de um jogo em que apanhou 5-0.

    Centrais muito bem, fazem uma dupla muito boa. Diogo Costa seguro com as mãos mas com os pés é fraquinho.

    Pote desiludiu, Tiago Tomás muito combativo como sempre e devia ter ganho um pênalti (era claro).

    • Nunop
      Posted Março 25, 2021 at 9:59 pm

      Presidente*

    • Joao Silvino
      Posted Março 25, 2021 at 10:02 pm

      Hahah de facto, talvez o Varandas mande uns toques no FM :P explicaria muita coisa :P

    • Miguel SADSC
      Posted Março 25, 2021 at 10:03 pm

      Gedson fez uma primeira parte míseravel. Na segunda subiu o nível para menos mau.

    • Gilles Binya
      Posted Março 25, 2021 at 10:04 pm

      Também não entendi essa do Gedson, acho que jogou bem. Quem entrou mal foi o Bragança a perder muitas bolas

    • Wannabie
      Posted Março 25, 2021 at 10:04 pm

      Os centrais de Portugal foram impecáveis, só tenho a apontar aquele volley do Diogo Leite no ataque, mas não se pode pedir tudo. O Pote neste esquema não encaixa bem, porque o RJ gosta de ter os extremos abertos.

    • johnnyp96
      Posted Março 25, 2021 at 10:30 pm

      Acho piada que ficas quase ofendido por dizerem que o Gedson foi dos piores, mas a seguir dizes que o Pote desiludiu quando teve no grupo dos melhores.

      • Nunop
        Posted Março 25, 2021 at 11:08 pm

        Eu nao fiquei ofendido, legitimamente achei Gedson dos melhores, e Pote dos piores. É uma opinião

        • Sporting1906
          Posted Março 25, 2021 at 11:50 pm

          Ver este jogo e achar que Gedson foi dos melhores e Pote dos piores é de uma parcialidade gigante.

          • Nunop
            Posted Março 26, 2021 at 12:03 am

            O Gedson fartou-se de correr, recuperou imensas bolas (aos 93 para um contra ataque perigoso da Croacia por exemplo) e isola Diogo Leite para o 2-0 com um passe espetacular.

            Diz-me o que fez o Pote sem ser rematar contra gajos da Croacia? Teve pouco impacto no jogo, ele proprio ja disse que tem de ser dar mais ao jogo.

            Da mesma maneira que dizes que é uma parcialidade gigante a minha opinião, tb te digo que achares que o Pote jogou bem hoje, é uma parcialidade gigante

      • Sombras
        Posted Março 25, 2021 at 11:18 pm

        O Pote desiludiu. O “melhor jogador do campeonato” a este nível devia dominar, e não o fez. Aliás, notou-se bem que o Trincão por exemplo teve esse tipo de destaque. Não acho que tenha sido um mau jogo do Pote, mas esperava mais, até pelo que tem feito no campeonato.

        • Nunop
          Posted Março 25, 2021 at 11:30 pm

          Exatamente, não acrescentou nada de relevante ao jogo e a cada bola que tinha tentava rematar.

          O proprio Pote ja disse que tem de acrescentar mais ao jogo que não o “golo”.

          Mas pela foto de perfil o colega de cima deve ter ficado ofendido por se criticar um do Sporting, quando ate elogiei o Tiago Tomas.
          Fabio Vieira e Chico Conceição são do Porto e entraram ambos muito bem, ja o Bragança entrou muito mal…

        • Sporting1906
          Posted Março 25, 2021 at 11:53 pm

          Até concordo que Pote desiludiu um pouco mas o seu comentário ignora duas coisas importantes: primeiro, Pote é um craque e o melhor marcador do campeonato mas não é o “melhor jogador”; segundo, Trincão está num patamar superior a Pote e isso nem devia ser uma surpresa porque os suplentes do Barça são praticamente todos melhores jogadores do que os titulares do Sporting ou de qualquer equipa portuguesa.

          • Sombras
            Posted Março 26, 2021 at 9:21 am

            Sem dúvida. A questão é que o Pote para o nível que tem de competição e de destaque, nas selecções está longe de provar alguma coisa. É sobretudo um comentário para aqueles que dizem que é incompreensível ele não jogar nos AA quando temos Bruno Fernandes e Bernardo Silva (e João Félix, e Diogo Jota, e Pedro Neto, e Rafa, e o próprio Trincão…)

        • johnnyp96
          Posted Março 26, 2021 at 8:35 am

          Isso depende do critério, eu pessoalmente não acho o Pote o melhor do campeonato nem do Sporting sequer. Agora dizer que o Pote desilude e o Gedson foi dos melhores é completamente faccioso. O Pote no meu entender falhou na finalização, mas fora isso deu muito jogo com e sem bola. Se marcasse, não estávamos a ter esta conversa.

          Agora é obvio que vocês têm que cair em cima dele porque é do Sporting e alguns sportinguistas daqui acham que ele é o melhor do campeonato.

          • Nunop
            Posted Março 26, 2021 at 12:18 pm

            Gedson Fernandes ontem: 106 toques, 93% passes acertados (66), 1 grande oportunidade criada, 6 desarmes, 4 dribles

            Pote ontem: 52 toques, 81,1% passes certados (30), 0 grandes oportunidades criadas, 1 desarme, 1 drible.

            “Faccioso”…..tira as palas sportinguistas, o Pote deu muito jogo com e sem bola? Como te mostrei em cima, o Pote teve zero envolvido no jogo. Metade dos toques do Gedson, menos percentage de acerto de passe, menos 5 desarmes, menos 1 drible, a única coisa que fez melhor foi rematar ao corpo dos croatas.

            Estatísticas não são tudo, mas são factos…

            • johnnyp96
              Posted Março 26, 2021 at 3:03 pm

              Claro, as estatísticas que te convêm.. eu nem me vou dar ao trabalho, percebes zero amigo

              • Nunop
                Posted Março 26, 2021 at 3:47 pm

                Ficares ofendido porque disseram que um jogador da tua equipa não jogou nada, e usares argumentos como “percebes zero” quando te apresento factos, diz muito de facto.

                E estou tranquilo, a partir do momento em que dizes que o Pote fez muito com e sem bola, se há aqui alguém que percebe zero, não sou eu…

                • johnnyp96
                  Posted Março 26, 2021 at 5:20 pm

                  Não meu caro, como disse, não me dou ao trabalho. O meu argumento é mais do que válido a partir do momento que pegas em estatísticas que te convêm. Fosse o Gedson de outro clube qualquer, nem dizias isso.

                  Eu estou tranquilo também, tenho muito mais conhecimento que tu em qualquer dia da semana.

                  Abraço

        • Pao com Presunto
          Posted Março 27, 2021 at 4:50 pm

          O melhor jogador do campeonato tem sido o Palhinha, mas são opiniões. Os golos valem muito nos dias de hoje, mas quem vê os jogos do Sporting sabe que passa largos momentos afastado do jogo

    • Tiago Silva
      Posted Março 26, 2021 at 11:12 am

      Concordo, não percebo tantas críticas ao Gedson, conseguiu dar fluidez ao jogo e libertar um pouco o Pote para terrenos interiores, fez um jogo incansável, mesmo sem muita bola, foi o complemento tático do corredor esquerdo da nossa seleção. E depois com bola deu um ou dois toques de qualidade, nomeadamente aquele grande passe ao Diogo Leite.

      Quanto ao Pote não sei bem o que dizer, nem esteve mal, mas dá a ideia que pode dar mais e tem que assumir mais o jogo no corredor central e no último terço. Aquela posição em que jogou Pote implica ter alguém mais largo na esquerda, Dalot não deu tanto essa largura, Gedson ajudou, mas pedia-se Nuno Mendes ou Rúben Vinagre a dar essa tal profundidade. A nossa seleção tem muita qualidade e opções super recheadas com jogadores de características diferentes, talvez o maior senão é mesmo não termos um extremo esquerdo super vertical (seria Jota ou Leão), mas temos de tudo para vencer este torneio!

  • Farinheira
    Posted Março 25, 2021 at 9:58 pm

    Vitória importante. Falta claramente o Quina aqui. Ninguém define como ele no último passe e hoje faltou claramente isso.
    Não se percebe também Vinagre não ir.
    Dany da Mota entrou muito bem, assim como o Fábio. Os centrais estiveram seguros e no meio campo demasiados passes falhados.

  • RicardoFaria
    Posted Março 25, 2021 at 9:59 pm

    No geral a equipa esteve bastante bem e não permitiu grandes oportunidades a uma equipa da Croácia que tem qualidade.
    Thierry é fraquinho e Gedson, neste momento, não me parece ter qualidade para ser titular nesta equipa.
    Fábio Vieira entrou muito bem e mexeu com o jogo.
    Vitinha e Florentino estiveram bem no meio campo e Trincão deu várias dores de cabeça à defesa croata.
    Diogo Costa disse presente sempre que foi chamado a intervir.
    Agora é pensar no próximo jogo.

    Saudações DesPortistas!

  • Joao Silvino
    Posted Março 25, 2021 at 10:00 pm

    Nossa senhora meu amigo Thierry… Algo me diz que vai ser a última competição de selecções da carreira do miúdo…

  • Miguel SADSC
    Posted Março 25, 2021 at 10:01 pm

    Thierry Correia ter sido vendido pelo valor que foi é um dos maiores mistérios deste século. Gedson, como já disse várias vezes, não se destaca em absolutamente nada. Não lhe consigo apontar uma qualidade em que seja incrível. É decente no transporte e na chegada à area, tem um toque de bola razoável e o resto roça entre o mau e o average. Parece Wendel, mas ainda menos intenso e mais frágil fisicamente. E se Wendel já não é um jogador que acrescente muito… Gedson então é uma nulidade.
    Florentino, por outro lado, inexplicável o seu empréstimo. Resolvia tanto problema no Benfica, como Palhinha resolveu no Sporting.
    Tiago Tomás continua a mostrar uma evolução fantástica, já está num nível físico e técnico muito interessante para a sua idade. Parece um miúdo que trabalha e tendo em conta isso e o nível em que já está, acho que vai ser um jogador de um nível muito alto.
    Fábio Vieira não jogar regularmente em lado nenhum, é crime.
    Vitinha muito bem, também.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Março 25, 2021 at 10:59 pm

      Resolvia tanto problema no Benfica? O melhor jogador do Benfica joga na posição do Florentino.

      • Miguel SADSC
        Posted Março 25, 2021 at 11:55 pm

        Para mim não são incompatíveis. Aliás, nem seria muito diferente de William / Adrien no que às funções dizem respeito. Libertaria os 4 da frente pela capacidade de Florentino de ocupar espaço e recuperar bolas e, não tenho dúvidas nenhumas que é melhor solução que Pizzi, Gabriel ou Taarabt.

      • Mantorras
        Posted Março 26, 2021 at 3:31 am

        Nao sei se resultaria, mas a nao ser que joguem com 3 centrais, jogando por exemplo num 442 com os laterais muito ofensivos (Grimaldo e Diogo), Weigl e Tino podiam fazer o quadrado com os centrais que faziam, por exemplo, na primeia epoca de Lage, Samaria e Tino.

  • Wannabie
    Posted Março 25, 2021 at 10:02 pm

    Antes de mais vitória muito importante, principalmente depois da derrota, na minha opinião, surpreendente da Inglaterra frente á Suíça, apesar de não ter visto o jogo.

    Gostaria de deixar uma palavra àqueles que criticaram a convocatória do D.Mota, após a sua entrada o jogo foi muito mais perigoso, para além de ser ele a fazer o passe. Nunca deu uma bola por perdida e muito importante na manobra ofensiva, ganhou quase todas as bolas que disputou. Para mim, deveria ser o titular.

    Relativamente ás substituições acho que o Rui Jorge mexeu bem, talvez o devesse ter feito mais cedo. Apenas o Bragança entrou muito mal, passes disparatados, perdas de bola, desatenções….

    O Florentino ficou aquém e o Dalot na esquerda não rende tanto, sendo que foi raro ganhar um duelo ofensivo, no entanto em termos defensivos deu segurança. Já o Thierry, nem ofensivamente nem defensivamente, tremeu muito.
    O Trincão também cometeu alguns erros e decidia quase sempre mal. Eu vi o jogo na Uefa.TV e era bem ouvível as indicações do Rui Jorge, sendo que eram quase sempre para ele abrir na ala, e ele a querer ir por dentro..

    Em conclusão um bom jogo, a vantagem podia ser maior, mas tem que melhorar porque a meu ver esta era a seleção maís acessível do grupo.

  • Trofa United
    Posted Março 25, 2021 at 10:03 pm

    O Thierry Correia deve ter nudes mais importantes que as do Sr. Sócrates. Parabéns ao Sporting que conseguiu enfiar um sr. Barrete ao Valência. O meu desejo maior era ver o Florentino de Azul e Branco! Vejo ali um mini “Fernando” mas com melhor passe e visão de jogo. Uma vitoria justa mas sofrida. Acho que o Vitinha está a tornar-se gradualmente num caso sério. O Trincão está a mais nos sub-21, merece a selecção A.
    Boa a noite a todos os users do Blog, saudações DesPortistas

  • andreb
    Posted Março 25, 2021 at 10:04 pm

    O que não daria o Sporting e o Amorim para esta última geração do Porto. Vitinha, Fábio Vieira, Esteves, Francisco Conceição, Fábio Silva.

    Não tinha dúvidas que seriam não só muito melhor aproveitados, como não queimariam etapas tão cedo como no caso dos que rumaram à premier league. Enfim, fica apenas aqui um comentário para que consiga ficar mais calmo quando penso nisso.

    Infelizmente nem todos eles são filhos dele. Pudesse ser que assim ele tivesse mais cuidado e não os utilizasse como bode expiatório ;)

  • Flavio Trindade
    Posted Março 25, 2021 at 10:04 pm

    Boa vitória.

    Antes de mais surpreendido com a diferença de andamento entre Portugal e a Croácia.

    A seleção croata é bem melhor do que mostrou hoje, mas a realidade é que o resultado foi bem curto para o domínio de Portugal.

    Do 11 titular so Thierry esteve fraquinho (mas até acabou por melhorar no fim), e a restante equipa produziu mais do que o suficiente para ganhar o jogo com alguma tranquilidade.

    Trincão abriu o livro, Florentino dominou o meio campo (como ele sabe), TT estreou-se com a abnegação do costume, Pote teve vários pormenores, e a Seleção no global mostrou muita competência com bola e atitude (claramente o inverso dos grandes ontem…).

    Rui Jorge deu uma de Vieira e deve ter visto umas luzes, porque tira os 3 melhores jogadores para pôr outros 3,mas o que é certo é que Dany da Mota assistiu com classe Fábio Vieira para este com muita calma fazer o golo (entrou para fazer mossa).

    As restantes substituições foram tiros ao lado.

    Com o 1-0 Portugal perdeu o domínio do jogo e acima de tudo perdeu a bola.

    Dany da Mota e Gonçalo Ramos entraram só para segurar bolas e ganhar a profundidade, Chico Conceição atacou mal e defendeu pior e Daniel Bragança foi horrível deve ter falhado quase todas as ações que participou.

    Ainda assim resultado muito curto para o nosso domínio mas vai ser preciso ser mais clínico na finalização contra a Inglaterra.

  • Estigarribia
    Posted Março 25, 2021 at 10:06 pm

    Começando pelos destaques individuais, Florentino é um monstro no meio-campo, um autêntico polvo. Como é que o Benfica despachou um jogador com o potencial do Florentino? Quem me dera a mim tê-lo em Alvalade como backup do Palhinha ou como sucessor do médio-defensivo leonino. Espe o que não demore muito tempo a chegar á Selecção AA.

    Outro jogador que também gostei de ver, e de quem sou um grande fã, foi o Fábio Vieira. Está a ser mal aproveitado no Dragão, é um facto, mas acho que podia ter mais minutos na turma de Sérgio Conceição.

    Por outro lado, se Fábio Vieira e Florentino me encheram as medidas, Thierry Correia foi igual a si próprio: um pinoco que atrapalha todo o jogo da equipa lusa. E está o Gonçalo Inácio a fazer uma boa época em Alvalade para ir o Thierry ao Europeu de Sub-21… Vá-se lá perceber o Rui Jorge. 12 milhões de euros pelo Thierry Correia foi um jackpot da parte do Sporting.

    Quanto ao jogo em si, ganhámos 1-0, mas podíamos ter marcado mais golos. É um resultado que soube a pouco. Venha de lá agora a Suíça, que será mais um adversário complicado.

    Saudações Leoninas

    • coach407
      Posted Março 25, 2021 at 11:15 pm

      Eu só gostava de perceber o que é que o Thierry Correia tem a ver com o Gonçalo Inácio. Jogam na mesma posição?

      Mentira, já que estou a responder, não é só isso… Gostava de perceber como é que a seleção portuguesa sub-21 não iria convocar um titular absoluto do Valencia para uma posição em que, excluindo o próprio, o 2º jogador com mais estatuto é o Tomás Tavares do Farense ou o Tomás Esteves que não joga no Reading. Como é que não seria convocado?

      Jogadores com 0 jogos na carreira numa dupla de centrais (forma como a seleção joga) e que são titulares há, literalmente, meia dúzia de jogos é uma coisa muito diferente. O Thierry foi titular em 17 dos 27 jogos que esteve disponível sendo absoluto titular em 2021 (o ano todo, não é há meia dúzia de jogos), defrontando equipas como Atletico Madrid ou Real Madrid. A carreira do Inácio são 2 jogos na Taça da Liga, 1 jogo na Taça de Portugal contra o Sacavenense e 7 jogos a titular no tugão sendo um deles contra o FC Porto.

      O Thierry Correia na época passada foi vendido ainda em Agosto pelo Sporting e, mesmo assim, conseguiu fazer quase tantos jogos a titular pelo Sporting na época passada como o Gonçalo Inácio esta época. Agora pensa…

      • Sporting1906
        Posted Março 25, 2021 at 11:57 pm

        Concordo naturalmente com o 1º parágrafo: o Thierry Correia não tem nada a ver com o Gonçalo Inácio porque jogam em posições diferentes. Agora o resto do comentário a escrever tanto para tentar vender a ideia completamente falsa de que o Thierry é melhor jogador do que o Inácio não faz sentido nenhum. O Thierry pode ter feito muito mais jogos do que o Inácio mas qualquer um que os veja jogar vê qual deles tem tudo para dar um jogador de futebol a sério.

        • coach407
          Posted Março 26, 2021 at 8:07 am

          Errado. O resto foi a comparar o que fez o Thierry para merecer estar aqui e o que fez Inácio até ao momento e a diferença para os seus concorrentes com o Inácio cujo concorrente nesta convocatória era o Tiago Djaló que também tem mais jogos a titular no Lille que o Inácio. E sobretudo mais que o Inácio numa dupla de centrais que, como referi, o Inácio mostrou 0 qualidade nessa posição.

          Se fosse por jogar meia dúzia de jogos o Eduardo Quaresma também devia estar aqui ou na seleção principal até como muitos pedem o Inácio. Também fez isso. É preciso esperar e ver se realmente o Inácio se afirma porque isto de ser titular há uns dias não me diz nada.

      • Miguel Lopes
        Posted Março 26, 2021 at 1:01 am

        O Gonçalo Inácio jogou muitas vezes na formação a lateral esquerdo, e Portugal levou 4 laterais direitos. Como tal, não era assim tão desajustado ir o Gonçalo.

        • TCL
          Posted Março 26, 2021 at 10:51 am

          Tens laterais esquerdos que fariam muito mais sentido integrar nesta convocatória como o Vinagre, a quem o próprio Rui Jorge fez referência na altura da convocatória, do que o Inácio só “porque jogou algumas vezes a lateral esquerdo na formação”.
          A questão dos quatro laterais direitos é relevante, existem inclusive opções para a esquerda que já estiveram integradas no contexto de seleção Sub-21, como o Vinagre ou o Nuno Tavares, que fazem questionar a lógica por detrás dos 4 laterais de pé direito. Agora o Inácio parece-me uma não questão. O miúdo tem estado bem e certamente que começará a ser considerado para integrar este grupo após o Euro, até porque Leite e Queirós deixam de ser Sub-21. Agora levá-lo a este Euro, quando nunca integrou este grupo para desfazer uma dupla que tem anos de rendimento lado a lado… É preciso perceber que nas seleções há muito pouco tempo para treinar e criar rotinas. Como disse e bem um user acima, o Rui Jorge, apesar de imensamente criticado por aqui por algumas opções dúbias, procura incutir uma matriz a esta seleção que não se trabalha em dois dias. E como ele próprio referiu, este Euro difere dos anteriores pela falta de tempo de preparação. Estamos a falar de uma competição, procura-se rendimento para chegar ao título, não de uma série de jogos de apuramento onde há margem para integrar uma série de novos elementos.

        • coach407
          Posted Março 26, 2021 at 11:06 am

          Epá está bem, mas quantos jogos fez a lateral no nível do Valencia, La Liga, um dos 2 melhores campeonatos do Mundo…? O Gonçalo Inácio nem a central tem provas dadas para a seleção porque joga num esquema de e 3 centrais quanto mais a lateral…

          • Pao com Presunto
            Posted Março 27, 2021 at 4:40 pm

            Bem, concluo que o Rúben Dias teve sorte em sair do Benfica enquanto pôde…se calha ainda a lá estar, agora jogava num esquema de 3 centrais e não podia ir à selecção AA, pois jogam num esquema de 2 centrais, logo não teria “provas dadas”.

            • coach407
              Posted Março 27, 2021 at 8:38 pm

              Nem acredito que vou responder a este comentário, mas sim, o Rúben Dias já deu provas num nível competitivo alto a jogar numa dupla de centrais. Aliás, provou tanta qualidade que foi contratado pelo Manchester City precisamente por essas qualidades. Mesmo que tivesse ficado no Benfica e jogasse agora em 3 centrais isso não apagaria as suas provas dadas no passado num nível alto. O Gonçalo Inácio jogou onde numa dupla de centrais? Na Liga Revelação?

              É que se bastar jogar a central num esquema de 3 centrais então o Sequeira também pode ser opção para central na seleção nacional lol jogam na mesma posição.

              Achar que é comparável a jogar numa dupla de centrais é ridículo.

  • Pedro Santos
    Posted Março 25, 2021 at 10:28 pm

    Eu devo ter visto um jogo muito diferente… Porque vi o Daniel Bragança nos poucos minutos que esteve em campo a recuperar mais bolas que nos 60 e tal minutos que o Florentino esteve em campo (mesmo tendo entrado anormalmente mal em campo, a falhar passes que nem parece dele). Para além disso a incapacidade dele com bola foi gritante neste jogo (muito se deve à falta de confiança e a culpa é mais de quem o colocou dentro de campo do que do jogador), não sendo capaz de dar uma sequência decente a nenhuma jogada (precisa sempre de dois ou três toques para dominar a bola e quando joga de primeira é para trás ou mal).

    De resto, exibição normal de uma equipa que tem muito talento mas que tem demasiada gente com pouco ritmo de jogo e que com a falta de treino que existe para preparar esta competição é natural que as coisas não corram como seria de esperar. No entanto, fomos mais que justos vencedores.

    • Farinheira
      Posted Março 25, 2021 at 10:35 pm

      Não querendo ofender-te, mas fiquei no primeiro parágrafo. Se foi isso que viste, talvez devas visionar outros desportos.

    • coach407
      Posted Março 25, 2021 at 11:00 pm

      Acho que foste o único que não percebeu a diferença do controlo do jogo com Florentino e com Daniel Bragança. Com o Florentino nem respiravam. Mal a Croácia recuperava a bola ia parar logo ao bolso do Florentino. Parecia que tinha íman. Além disso, o Florentino tem um excelente primeiro toque e hoje viu-se isso mais uma vez dando sempre muita fluidez ao jogo e sendo rápido a decidir.

      Resumindo, foi o completo oposto do que acabaste de dizer.

      • Pedro Santos
        Posted Março 26, 2021 at 7:55 pm

        Vamos a factos?

        Florentino:
        – De 8 duelos pelo chão ganhou 3
        – De 4 duelos pelo chão ganhou 2
        – 2 intercepções
        – 3 tackle

        Gedson
        – De 17 duelos pelo chão ganhou 9
        – 1 intercepção
        – 6 tackles

        Vitinha
        – De 9 duelos pelo chão ganhou 6
        – De 3 duelos pelo ar ganhou 1
        – 1 intercepção
        – 1 tackle

        Daniel Bragança
        – De 5 duelos pelo chão ganhou 3
        – 2 intercepções
        – 1 tackle

        No jogo que eu vi, volto a reafirmar, não vi nenhum polvo como toda a gente apregoa. Não vi eu, nem vi a estatística.

        Mas uma vez afirmo, não estou a pôr em causa a qualidade do jogador. Sinceramente acho que não era capaz de fazer mais pelo momento de forma e de falta de confiança que atravessa. Acho que está a ser pouco protegido, e entendo as razões da sua convocação mas acho que não faz qualquer sentido. Mas a minha opinião é a minha opinião. Vale o que vale.

    • Leandro
      Posted Março 26, 2021 at 1:37 am

      É isso e a alta probabilidade de seres adepto do Sporting.

    • De Carvalho
      Posted Março 26, 2021 at 12:16 pm

      Meu caro o BRagança mal entrou conseguiu perder 4 bolas seguidas duas delas não fossem os nossos centrais e poderia dar asneira.

  • Aurinegro
    Posted Março 25, 2021 at 10:38 pm

    O Thierry está tão deslocado daquela defesa, que nem se se chamasse Diogo Correia iria parecer que pertence ali.

  • Santander
    Posted Março 25, 2021 at 10:49 pm

    Continuo sem perceber a opção pelo Diogo Leite em detrimento do Diogo Queirós… Vejo muito mais potencial no capitão desta seleção do que no seu colega de setor

  • coach407
    Posted Março 25, 2021 at 10:51 pm

    O Rui Jorge do ponto de vista tático é dos selecionadores que mais arrisca, inova e tem “cojones”. A maioria dos selecionadores acaba por optar por “distribuir coletes”, sendo conservador taticamente e aproveitando as dinâmicas básicas do futebol que sabem que todos os jogadores já dominam. No fundo, simplificam porque processos complexos podem ter um risco muito alto quando tens tão pouco tempo de treino.

    O Rui Jorge vai insistindo em ir contra a corrente. Sente-se sempre o seu cunho, traz realmente ideias sobre futebol para a seleção, não é apenas um gestor de egos. Claro que quem vai contra a corrente nem sempre é bom. Se todos vão para um lado e tu vais para o lado oposto se calhar és tu que estás contramão. E depois claro que sente muita necessidade de manter a base de trabalho dos poucos treinos que vai tendo porque se tiver sempre a mudar de coletes não impõe ideia nenhuma… distribui coletes.

    Aquele 4x4x2 losango com 4 médios centro e 2 avançados que acompanhavam os laterais da equipa adversária que deu 5-0 à Alemanha de Ter Stegen nas meias-finais do Europeu era completamente de loucos, um modelo de jogo que não existe no futebol, nunca vi nenhuma equipa a jogar assim.

    Apesar das críticas, a seleção nacional no período Rui Jorge é claramente das equipas com resultados mais consistentes. Seleções sub-21 fortíssimas como Espanha, França, Inglaterra ou Alemanha tiveram períodos péssimos que Portugal não teve na mesma dimensão. Falhou o último Euro, mas estas seleções falharam outros e até de forma consecutiva. Recordo que esta equipa com Rui Jorge teve 6 (SEIS!) anos sem qualquer derrota desde 2011 (geração onde o João Pereira era capitão – não é esse, é o central -, o André Martins era o craque daquilo tudo, juntamente com jogadores como David Simão ou Wilson Eduardo) até 2017 (geração do Bruno Fernandes).

    Isto para dizer que hoje simplesmente voltamos a ter Rui Jorge: escondeu completamente o Gedson do jogo com bola. Bola entrava no Trincão e automaticamente tinha o Gedson encostado à esquerda para a solução interior ser sempre Vitinha e Pote. E claro que quando fazes tudo para as soluções com bola da equipa serem sempre Florentino (excelente primeiro toque), Vitinha, Pote e Trincão… tens tiki taka. E foi o que se viu hoje. Portugal deu espetáculo no que diz respeito à posse de bola.

    Ainda assim, havia muita dificuldade em desequilibrar no último terço e isto devia-se muito aos laterais darem pouca profundidade (sentiu-se a falta de Rúben Vinagre) e os extremos jogarem sempre “para dentro”. Era necessário aumentar a largura da equipa e colocar um 4º homem a jogar na última linha defensiva da Croácia.

    Problema: para dares mais largura ao ataque, a solução mais óbvia era tirar o Trincão e colocar o Chico Conceição que é o jogador mais vertical de corredores que tens nesta equipa… A questão é: teoricamente fazia sentido, mas quem tiraria o Trincão que estava a fazer um jogaço, joga no Barcelona, é o craque da equipa, é de 99 e mete um puto de 2002 que ainda há dias andava a jogar no último classificado da 2ª Liga? Só mesmo Rui Jorge para ter estes cojones (loucura ou genialidade dependerá das opiniões, mas a coragem é inegável).

    Faltava o 2º passo que era aproveitar essa largura do extremo para colocar mais um homem a atacar aquele espaço por dentro. O Florentino, Gedson e Vitinha nunca faziam movimentos de rotura, o Vitinha era o mais adiantado e estava sempre a assumir o passe em vez de ser ele a receber. Era preciso ali outras dinâmicas. A solução mais pacífica seria tirar o Gedson, descer o Vitinha para 8 e colocar o Fábio Vieira a atacar ali a profundidade. O problema é que o Gedson estava a ser “só” a peça-chave do xadrez do Rui Jorge. Não só não podia sair de campo como nem sequer poderia ir para o lugar do Florentino porque isso obrigaria a mudar tudo! Portanto volta a ser Rui Jorge: saca fora o Florentino e vai mesmo o Vitinha de nº 10 para 6 porque o Gedson dali não sai.

    Por fim, mais uma decisão polémica a completar: tira Tiago Tomás e mete Dany da Mota (poderia colocar Gonçalo Ramos, p.e.).

    Resultado: Chico Conceição provoca a perda de bola da Croácia no pressing e Dany da Mota assiste Fábio Vieira que atacou um espaço que até ali pouco explorado foi. E está ganho o jogo. Sorte? Talvez, mas o meu ponto é simples: Rui Jorge não se resume a distribuir coletes. O homem gosta de inventar e assume com muita personalidade, seja para o bem ou para o mal.

    • Leandro
      Posted Março 26, 2021 at 1:35 am

      Excelente comentário e é bom ver um elogio a este treinador que é tantas vezes criticado por aqui.

    • Mighty10
      Posted Março 26, 2021 at 9:07 am

      Uau uau, excelente análise. Obrigado pelo comentário. É realmente refrescante ver estes pontos de vista, que à partida vão contra a opinião geral (neste caso, que Rui Jorge é um treinador normal, pouco reconhecido), totalmente sustentados

    • Sombras
      Posted Março 26, 2021 at 9:15 am

      A única coisa que não gosto no Rui Jorge é a sua atitude tipo Paulo Bento que ele é que sabe e pronto. Termos que andar com o Dalot a defesa esquerdo (está à nora com o pé trocado) e Thierry a titular (credo) porque ele embirrou com o Rúben Vinagre é só estúpido. De resto, eu acho que ele é o treinador mais competente da FPF, o que diz muito da mesma.

      • coach407
        Posted Março 26, 2021 at 11:47 am

        Sim, o homem está-se completamente a borrifar para as opiniões popularmente unânimes e até que roçam o escândalo caso não sejam tomadas. Para mim é evidente que o Rúben Vinagre faz imensa falta a esta equipa. Pelo menos trocar o TT pelo Vinagre e deixá-lo no banco. Em jogos que é preciso atacar dá muito mais naquele flanco que o Dalot.

        Preocupa-me a falta de largura desta equipa. Os laterais não dão profundidade e os extremos só querem jogo interior. É bonito, mas é complicado desbloquear assim…

        Vamos ver, mas não me admiraria se num jogo qualquer colocasse o João Mário a lateral direito por não ter largura, o que é ridículo tendo em conta que convocou 4 laterais direitos.

        Sem Jota e Rafael Leão a equipa também ficou muito curta do lado esquerdo. Não sei qual a situação do Marcos Paulo, mas tenho dificuldades em perceber porque não está nesta equipa. Estamos a falar de um jogador que já está contratado pelo Atletico Madrid, um jogador com 2 épocas completas a jogar num nível muito alto no Fluminense que é um patamar competitivo muito interessante.

        Não sei se é por estar no Brasil, covid e tal…

        Sei que se Vinagre e Marcos Paulo não estão nesta equipa por mera opção técnica é realmente esquisito.

    • johnnyp96
      Posted Março 26, 2021 at 10:19 am

      Excelente análise ao jogo e à aquilo que é Rui Jorge. Parabéns!

  • NinjaDaBola
    Posted Março 25, 2021 at 11:56 pm

    Acho que não vi ainda ninguém falar do redes, o Diogo Costa. Super seguro, a segurar muitas bolas, algumas defesas vistosas. Parece estar ali um guarda-redes de muito futuro.
    Florentino esteve bem a cortar bolas (como está sempre), mas esteve desastrado a entregar a bola (ele apesar de não ter grande génio criativo no ataque, até costuma entregar a bola sempre segura, mas hoje esteve mal nesse aspeto), por isso não posso considerar como dos melhores.

    Acho que o Vitinha acabou por ser dos melhores em campo. Foi dos que tentou mais para que o jogo fluísse.

    • coach407
      Posted Março 26, 2021 at 12:24 am

      Por acaso tenho algo a dizer sobre o Diogo Costa. Incrível como num jogo em que não teve trabalho nenhum ia conseguindo o feito de custar-nos a vitória. Aquela perda de bola surreal não tem pés nem cabeça, poderia facilmente ter sido golo.

      É o tipo de jogo onde é quase impossível falar do guarda-redes porque pouco ou nada interviu, mas ele conseguiu inventar na mesma.

      Ainda assim, não deixa de ser um guarda-redes bem seguro para a idade que tem. É das posições onde é mais complicado ter garantias nesta idade. Esperemos é que não tenha mais paragens cerebrais.

    • Miguel Lopes
      Posted Março 26, 2021 at 1:10 am

      Podes achar que o Diogo esteve seguro, mas neste jogo parecia que tinha os pés trocados. E quanto á segurança, na parte final do encontro podia ter deixado a bola correr algumas vezes e precipitadamente agarrava logo a bola e era pontapé para a frente que se faz tarde, sem fazer aquela ronha natural para passar o tempo e desconcentrar o adversário, e isso também é dar segurança, transmitir calma aos colegas.

      • NinjaDaBola
        Posted Março 26, 2021 at 10:39 am

        É um bom ponto de vista , essa da “ronha natural”.

        Apesar de não ser um estilo de jogo que aprecie particularmente, entendo que seja uma coisa bem útil para as equipas.

        Estava-me a referir ao talento para as tarefas mais óbvias de um guarda-redes.

        E também não vi a perda de bola, honestamente.

  • Joao_F
    Posted Março 26, 2021 at 12:01 am

    Bom resultado de Portugal, num jogo frente a uma boa equipa, muito organizada e com bons valores individuais, ainda que desconhecidos. Dominou todo o jogo, e ainda que algumas dificuldades em furar a defensiva adversária, conseguiu chegar ao golo numa bela assistência de Dany Mota para a finalização do Fábio Vieira.
    Quanto a destaques, tenho de realçar a dupla de centrais!! Espero que dentro de pouco tempo possam os dois fazer dupla no meu clube, sendo que para isso o Porto só tem de resgatar novamente Diogo Queiroz. De resto, Dalot a jogar claramente fora de posição… contudo e como não temos defesas esquerdos na convocatória, lá terá de jogar a competição toda naquela posição. Thierry vou um pouco contra a corrente, e não acho que tenha feito um jogo assim tão negativo. Claramente que tem dificuldades técnicas que se notam bastante nos passes falhados ou nas receções mal feitas, agora a nível defensivo não compromete, até porque é forte e rápido. Não é a última batata do pacote, mas não é assim tão mau como dizem.
    De resto Fábio Vieira a mostrar que tem de jogar de início pelo que dá ao jogo da equipa, terminado por salientar Dany Mota, que para além da assistência para golo mostrou um ou outro pormenor interessante, nomeadamente no jogo aéreo e na capacidade de segurar bola. E surpreendeu-me porque a ideia que tinha dele é que seria um “tractor” (com o devido respeito) “sem pés”. Mas vi antes no jogo de hoje uma boa capacidade técnica que me levam a pensar que terá evoluído bem nos últimos tempos.

    • coach407
      Posted Março 26, 2021 at 10:47 am

      Estou contigo no teu ponto sobre o Thierry. Poderia ter referido também no meu comentário.

      Não só não acho nada que tenha feito um mau jogo como, pelo contrário, acho que fez mesmo um bom jogo.

      Defensivamente teve lances impressionantes, está um bicho autêntico. A forma como “engoliu” os adversários diretos foi impressionante e crucial para anular diversos lances que poderiam ser perigosos.

      Ofensivamente, claro que fez uns cruzamentos maus e tem as suas debilidades, mas novamente é ele quem recupera a bola em cima da área da Croácia no golo do 1-0 portanto para mim o Thierry foi completamente decisivo neste jogo. Não só no facto de Portugal ter marcado 1 golo, mas também no facto de ter sofrido 0. Quando se é decisivo nas 2 balizas é complicado dizer que fez um mau jogo.

      Ainda assim, continuo a dizer o mesmo que dizia quando estava no Sporting: tem muito potencial para jogar como defesa central do lado direito num esquema de 3 centrais. Rápido, forte, agressivo, é um daqueles jogadores capazes de bater qualquer jogador no 1 vs 1 defensivo, tem boa leitura de jogo e para um defesa central tem uma excelente saída de jogo que é normal dado que evoluiu sempre como lateral, uma posição muito mais exigente do ponto de vista técnico. Um jogador curto tecnicamente para lateral é facilmente dos melhores centrais tecnicamente já que um lateral joga sempre sob pressão, jogam sempre a 2 toques ou de primeira e tem de decidir sempre rápido.

      Jogando como lateral é complicado chegar a níveis superiores ao que já está (que já é um patamar super alto).

      • Antonio Clismo
        Posted Março 26, 2021 at 4:52 pm

        Na minha opinião o principal problema desta selecção a curto prazo é a baliza quando começar a qualificação em Setembro.

        Não existem soluções de qualidade para a baliza a partir do ano 2000. Os clubes não têm apostado em GR destas faixas etárias…

        • coach407
          Posted Março 26, 2021 at 7:50 pm

          O problema da baliza não é um problema da geração de 2000. O normal é Portugal não ter guarda-redes e assumir um puto. O Diogo Costa é de 99, mas há muito que é o guarda-redes das gerações de 97 e 98 também que são vazias em termos de guarda-redes.

          Anteriormente ao Diogo Costa é preciso recuar à geração de 94 para encontrar uma seleção sub-21 com um guarda-redes em condições (Bruno Varela).

          Neste momento de transição a baliza estará em nomes como João Valido, Celton Biai e o Francisco Meixedo de 2001, mas parece-me uma questão de tempo até o Samuel Soares de 2002 dizer presente. A tendência natural da coisa.

          Em relação à aposta dos clubes, já te respondi a essa “não questão”. Os clubes da Liga NOS têm uma aposta em GR sub-21 positiva face aos outros campeonatos. Temos 1 GR com 21 anos ou menos titular na nossa 1a divisão (Luiz Junior de 2001). Inglaterra tem também 1 (Meslier do Leeds), a Holanda tem 1 (Maduka Okoye do Sparta), a Grécia tem o Tsftsis do Asteras e o Christos Mandas do Atromitos que não têm sido indiscutíveis, mas lutam claramente pelo lugar no 11. E depois há os campeonatos que têm 0 que são a maioria como Espanha, Itália, França, Alemanha, Brasil…

          No meio disto a Turquia acaba por se destacar tendo 2 guarda-redes indiscutíveis e de excelente nível: o Destanoglou do Besiktas e o Dogan Alemdar do Kayserispor, um GR de 2002 que já assumiu a baliza de uma equipa de um campeonato bem interessante.

          Dado o panorama geral e sendo Portugal um país com base de recrutamento pequena face à maioria destes países então não podemos dizer que não se aposte. Simplesmente aposta-se nos que têm qualidade e é natural que seja estrangeiro dado que os guarda-redes portugueses de qualidade são monopolizados pelas grandes equipas (já há poucos quanto mais poucos que sejam do Tondela…).

          Nos últimos anos já vimos vários sub-21 a assumir a baliza em Portugal. Simplesmente normalmente são estrangeiros e com ligações aos grandes como Ederson, Oblak ou Raúl Gudiño. Na época passada o Sporting também não teve medo de apostar no Max.

          De resto, em quem se poderia apostar? O Gil Vicente vai dar a baliza ao Brian Araújo? Vai o Ricardo Benjamim ser guarda-redes titular na 1a liga quando é o 3° GR do Feirense? Podes tentar dizer “pá se calhar o Celton Biai tinha qualidade para assumir a baliza do Tondela”. Talvez, se calhar, mas o Tondela tem capacidade para o contratar? Ou vai pôr um puto na baliza, fazer essa aposta, arriscar para ele evoluir… para no final da época ir embora? Para isso mais vale apostar no que conseguem contratar (Niasse) ou num guarda-redes que já tem provas dadas como Trigueira.

          Não é má vontade. A maioria das equipas em Portugal trocava o seu guarda-redes pelos jovens Oblak, Ederson, Luiz Junior, Max, Maduka Okoye, Meslier, Dogan Alemdar, Destanoglou… só gostava de saber quem são esses guarda-redes que Portugal poderia apostar. Mas desta vez responde-me a sério porque no último verão disseste que o Gil Vicente deveria apostar no Ricardo Benjamim que é o 3° GR do Feirense.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 26, 2021 at 4:50 pm

    Os adeptos têm que começar a tirar as lentes de contacto dos seus clubes quando analisam os jogos da selecção portuguesa.

    Para os sportinguistas os melhores em campo foram o Tiago Tomás e o Pote… Gedson e Florentino foram autênticas nódoas.

    Para os portistas Fábio Vieira foi o melhor em campo e a equipa esteve tremendamente sólida lá atrás com os Diogos + o Vitinha a dar seguimento ao jogo enquanto que o Conceição teve uma estreia de sonho.

    Já os Benfiquistas deliraram com a exibição do Gedson e Florentino, sendo que o Thierry Correia foi uma nódoa e o Gonçalo Ramos deveria ter sido titular no lugar do Tiago Tomás. Rui Jorge para os benfiquistas também é uma nulidade e deveria ser substituído por um treinador de topo como o Renato Paiva, Bruno Lage ou até o Toni poderia substituí-lo e fazer um trabalho melhor.

    Raros são aqueles que analisam o jogo pelo jogo, e as exibições dos jogadores de uma forma íntegra e sóbria.

Deixa um comentário