Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal foi presa fácil para o Brasil no reencontro com Scolari; Derrota que evidencia as fragilidades dos lusos (cada vez mais longe das principais selecções), num jogo em que Neymar (e a dinâmica dos brasileiros) esteve em evidência (uma equipa muito forte em termos físicos, técnicos e que tacticamente está cada vez melhor); Já a Selecção Nacional facilitou na defesa, voltou a ser passiva no meio campo (Moutinho foi uma nulidade) e sem Ronaldo pouco incomodou na frente (Nani fez muito mas raramente fez bem)

Brasil 3-1 Portugal (Thiago 24′, Neymar 35′ e Jô 50′; Meireles 18′)

Portugal (sem Ronaldo, mas com os habituais…Licá foi o único a estrear-se, mas só entrou a 5m do fim) demonstrou que está uns furos abaixo das principais equipas mundiais e acabou por ser um adversário acessível para o Brasil. A selecção nacional juntou à derrota, uma atitude inferior (jogou quase sempre atrás da linha da bola) e principalmente denotou uma falta de qualidade algo preocupante: defesa a cometer demasiados erros (os golos sofridos foram até algo infantis); o meio campo continua sem acrescentar nada (hoje foi passivo a defender, pouco agressivo e a criatividade, capacidade de fazer posse de bola e dominar o jogo mantém-se nula); e o ataque (Oliveira foi titular) com poucas soluções. 
Quanto ao jogo, Portugal (que desde o 1º minuto deu a iniciativa ao Brasil mas que até teve as primeiras oportunidades de golo) só apareceu nos primeiros 32 minutos. Meireles com uma bola no poste e um golo (aproveitou um erro de Maicon) destacou-se. Nani de cabeça já depois do empate de Thiago (uma situação de canto mal defendida por Portugal), também podia ter feito o 2-1 mas atirou ao lado. Curiosamente, pouco depois o extremo perdeu uma bola a meio campo e Neymar com uma excelente jogada individual (muita permissividade da defesa lusa) fez o 2-1 (arrancou no meio campo e passou com facilidade por todos os adversários). Lance que praticamente decidiu a partida. Portugal nunca mais conseguiu incomodar Júlio César, já o Brasil com a vantagem no marcador e suportado pela dinâmica do conjunto (meio campo físico e intenso, e uma frente de ataque com Bernard e Neymar muito técnica) foi acumulando oportunidades de golo. No 2º tempo, Jô logo a abrir (num lance duvidoso mas em que a defesa de Portugal também voltou a comprometer) fez o 3-1 e o resultado ficou feito. Portugal continuou sem incomodar a defesa do Brasil, já a canarinha ia dominando mas apesar de um outro bom envolvimento ofensivo também não voltou a criar uma verdadeira oportunidade de golo. Até final, as várias substituições também contribuíram para o baixar do ritmo do jogo (partida que na 1ª parte até teve vários momentos quentes, com Bruno Alves e João Pereira a demonstrarem que este duelo era mais que um mero amigável).
Destaques
Brasil – Um jogo à imagem do que foi o conjunto de Scolari na Taças das Confederações, muita dinâmica, capacidade física, e o talento de Neymar a fazer estragos na frente. Mesmo assim nota negativa para os 2 laterais (que curiosamente são os suplentes), Maicon ofereceu o 1-0 a Portugal e ainda está longe do que apresentou no passado, já Maxwell facilitou várias vezes no seu corredor (na 1ª parte o lado direito da selecção nacional criou vários momentos ofensivos).
Portugal – Se a nível colectivo está tudo dito (acreditamos que possa melhorar até ao Mundial, mas o futebol da turma de Bento tem sido medíocre), já a nível individual (à semelhança do que tinha acontecido frente à Irlanda do Norte) praticamente ninguém se destacou pela positiva (Meireles pelo golo e clarividência foi a única excepção). A nível negativo quase todos estiveram em destaque. Patrício voltou a ser irregular na baliza, João Pereira (que até deu alguma profundidade na 1ª parte) cometeu vários erros defensivos, Bruno Alves esteve manifestamente mal em quase todos os lances, Veloso foi muito passivo, Moutinho (mais uma vez) uma autêntica nulidade, Oliveira esforçou-se na frente mas nada conseguiu acrescentar, Vieirinha esteve sempre algo escondido, enquanto que Nani foi muito pouco feliz (deu-se ao jogo, tentou desequilibrar, correu, esforçou-se, mas praticamente nenhuma acção lhe saiu bem…tanto se tentou destacar, que esse exagero acabou por comprometer a sua exibição).

123 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Setembro 11, 2013 at 2:55 am

    Bom jogo de futebol, onde o Brasil se apresentou notoriamente mais forte. Com um elenco de luxo, Luiz Felipe Scolari só pode aspirar à vitória no Campeonato do Mundo de 2014. Quanto a Portugal, não tem as mesmas armas do Brasil e ainda por cima estava privado do seu melhor jogador.

    Melhor em Campo: Neymar
    Melhor de Portugal: Raul Meireles

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:48 am

      Mais do que estar privado do melhor jogador, estava privado do melhor medio:Moutinho(Onde e que ele anda),de Danny, de Manuel Fernandes e de um que aspirava ser o melhor do mundo-Nani

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:56 am

      O elenco do Brasil não é assim tão luxuoso como era em outros tempos. Mas Scolari está a conseguir formar ali uma bela equipa e a metê-los a CORRER (algo pouco normal nas selecções brasileiras)

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:21 am

      Concordo Luis, os brasileiros costuma ser muito "brinca na areia"…
      E Scolari tem mérito na forma como organizou a equipa.
      Se bem que no jogo de hoje, acho que houve muito demérito da selecçao das quinas

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:39 am

      Pode não ser um elenco tão luxuoso como eraz em outros tempos, mas continua a ser fantástico.Jogadores como Willian, Kaká, Fernando, Fernandinho (entre muitos outros), nem convocados foram, e seriam quase de certeza, titulares da seleção portuguesa…

      Afonso Luis

    • Fábio Teixeira
      Posted Setembro 11, 2013 at 12:44 pm

      Não deixa de ser um elenco de luxo. 7/8 elementos do 11 base do Brasil tinham lugar no 11 mais forte de Portugal. Só vejo Ronaldo e Patrício atualmente melhores, com Moutinho e Nani, em forma, a disputarem o lugar contra Paulinho e Hulk.

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 2:59 am

    Só uma pergunta: Esse é o Neymar que os portugueses diziam ser FLOP? rsrs
    Coitados!
    Prepare-se, pois o menino, é o futuro bola de ouro de 2014 e o Cristiano vai ter mais um para ficar com ciumes.
    Sobre o jogo: O Brasil mostrou ser muito superior em todos os quesitos, tanto tecnicos, taticos e fisicos. Portugal, é uma seleção super banal, depende demais do Cristiano e se ele não ta no jogo o time é do nivel de um Equador.

    Natan Fox

    • Mah Med
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:21 am

      mas o que neymar provou que sabe fazer passes a olhar po lado alias e insultuoso da sua parte dizer que este rapaz vai ganhar uma bola de ouro a bricar quando a lendas do futebol como drogba, robert pires,henry, nedved,xavi, inesta, del piero,totti, e podia ficar o resto da noite a enumerar !!!!
      voçe pensa que basta fazer umas fintas e es o melhor do mundo? Com a idade do neymar ate o quaresma tinha mostrado mais!
      ps: com isto nao quero dizer que neymar um nao possa a ser o melhor do mundo mas neste momento nem anda perto de falçao ou ibracadra quanto mais do cr7 ou lionel messi!

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:22 am

      portanto e que os golos do brasil foram todos devido a erros da defesa de um jogador que para mim nao merecia la estar… bruno alves. equador? tivemos quse os mesmos remates e a mesma posse de bola. se o nosso selecionador nao fosse este nabo. ja agora, nao te esqueças que da ultima que nos defrontamos a seria, nao amigaveis, ficou empatado.

      neymar bola de ouro em 2014? nem e o melhor do barça vai ser o melhor do mundo. ainda tem que comer muita papinha para chegar ao nivel do ronaldo, para nao falar da fita que faz… so da vontade voltar a agredi-lo. o brasil agora e muito forte mas antes do scolari… nem ve-los

      manel

    • FÁBIO COSTA
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:23 am

      Ganham 1 jogo a um Portugal sem as melhores armas e já cantam de galo!
      Sinceramente, só assim…

    • Pedro
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:23 am

      Só um Português que não percebe nada de futebol diz que o Neymar é um flop, mas só um zuca incapaz e cego diz que Neymar é o futuro bola de ouro 2014, muito pastel tem ele que comer para chegar aos calcanhares do Cristiano Ronaldo… Muito golo tem ele que fazer, muito jogo tem ele que decidir, não basta ser rei do Carnaval e bailar nos campos do Brasil, agora na Europa é a valer, e aí é que eu quero ver. Porque o CR7, tem provas dadas por todo o lado que passou, e isso já ninguém lhe tira… Por isso caríssimo Natan, baixa a bola que "teu" Neymar continua a anos luz, por enquanto, porque eu ao contrário de ti, não faço futurologia…

      Em relação ao Brasil ser muito superior, em jogos destes pode ser sempre, é irrelevante. Vamos ver se este "Equador" quando for a valer não vos lixa… Já houve outros que falavam com essa arrogância toda e acabaram a chorar…

      Brasil foi superior sim, hoje. Que não contava para nada, e o melhor jogador do mundo não jogou.

      Forte abraço e que eu esteja no Brasil em 2014 a celebrar uma boa campanha de Portugal e festejar a patética participação do Brasil no seu próprio país.

    • Pedro Simas
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:31 am

      que exagero, o seu comentário…

      Portugal também já era ''uma equipa super banal'' em 2012, mas sempre conseguiu chegar ás meias-finais do Euro 2012 (perdendo com a Espanha nos pénaltis) mesmo estando no grupo da morte.

      Nunca se depende ''demasiado'' do melhor jogador do mundo, até o Real Madrid depende muito dele e não vez ninguém chamar o clube de ''banal''.

      Claro que o Brasil está bastante mais forte que Portugal neste momento (ninguém diz o contrário) mas daí a chamar a nossa seleção de ''banal'' ainda vai um longo caminho…. em grandes torneios costumamos sobressair, ganhando a grandes selecções como a da Holanda, Inglaterra, etc…

      O Brasil está neste momento ao nível de Espanha e Alemanha, enquanto que Portugal está num patamar abaixo, junto da Holanda, Argentina, Colombia, Bélgica, França, etc…

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:52 am

      Sim,claro ,este era um jogo decisivo.Alias, o Brasil e muitíssimo superior a Portugal, como se tem visto nas ultimas competições internacionais.
      Já agora, Luxemburgo e superior a Irlanda do Norte, porque ganhou ontem.A Armenia também e melhor que a Dinamarca, o Uruguai superior à Colombia…

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:59 am

      Mas qual bola de ouro 2014, tá tudo doido ou quê…mas algume vez o Neymar tem alguma hipotese que seja contra o Messi e Cristiano Ronaldo, 2 jogadores que estão num patamar que o Neymar jamais chegará…vocês Brasileiros querem à força toda fazer do Neymar aquilo que ele não é…nem sequer é um dos 10 melhores jogadores do Mundo da actualidade, quanto mais ser melhor que Messi e Ronaldo, só mesmo para rir

    • pedritxo
      Posted Setembro 11, 2013 at 9:08 am

      qualquer jogador que venha do brasil para a europa pode virar flop, foi somente os que os portugueses disseram e neymar podia ser mais um deles.

      Mas primeiro deixe acabar a epoca, tenha calma, depois se fala.

      So lhe falta dizer de boca cheia que neymar e melhor que ronaldo

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:05 am

      Natan, enquanto o Neymar jogar na equipa do Messi nunca será o melhor do mundo. No Brasil ele é a estrela e ele é que pega na bola e comanda mas no Barça não tem esse papel.
      MF

    • Carlos Rodrigues
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:10 am

      Cê ta maluco?!
      Repare Rui Patricio um dos melhores guarda-redes jovens do mundo.
      J.pereira-valencia
      Pepe- real madrid
      Coentrao-real madrid
      Moutinho – monaco
      Nani-manchester!

      Ha um certo nivel! A selecao e' mto mediana, e faltam de forma gritante 2as linhas, mas dai a ser do nivel do equador!
      Ps- Nao e' desclpa pra nada! Mas o brasil tem o que 30 x a populacao portuguesa

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:01 am

      É o que dá, antes do Neymar chegar à Europa já queriam fazer dele um Flop, depois temos de levar com "bocas" destas.
      Neymar tem ainda muito a provar? Tem… claro! Vê-se que tem magia? CLARAMENTE! Então porque é que que se andava a apelidar o rapaz de Flop e "Novo Robinho" antes de chegar à Europa? Isto para mim é agir de má fé e com INVEJA, algo que nos fica muito mal!
      Deixem o rapaz jogar à bola, em vez de lhe andarem a chamar nomes e com "alcunhas" de Robinhos e etc., afinal queremos espectáculo e jogadores acima da média ou não?

      Agora o Natan também exagerou, Portugal do nível do Equador sem Ronaldo? Como referi mais em baixo, sem Ronaldo a selecção fica muito mais longe de ser de top, mas também não é assim tão fraca.

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:09 am

      E seguem os mesmos argumentos e as mesmas desculpas…
      Portugal do mesmo nivel ou melhor que o Brasil? Não lembro disso! Ah tá, em 66 ne? quando o Brasil afinal, já era bi-campeão mundial. :)
      Depois vem a desculpa de população, mas essa tem dois poréns que matam tudo:

      1- Uruguai tem 3 milhões de pessoas e é Bi-mundial,bi-olimpica e 15x campeão da Copa America (O maior vencedor), Holanda(16milhões), Dinamarca(6milhões), e uma tal de GRECIA(11milhões), já conquistaram EUROCOPA :)

      2- Portugal pode ter 10 milhões em PORTUGAL, mas tem uns 20 milhões espalhados pelo mundo e que podem(poderiam) ser aptos a jogar pela seleção.

      Bem, acho que as desculpas, não sevem para Portugal. Seria mais justo se Portugal, começasse a fazer um trabalho serio na base e os clubes comecem a ceder oportunidades aos seus jogadores. Caso contrario, o mundo do futebol NUNCA vai considerar a seleção portuguesa como nada e vcs vão continuar com argumentos tolos para os velhos fracassos. Só para concluir, um país que faz jogadores como Figo, RUi Costa e Cristiano, mostra ter potencial no futebol, porem, precisa ter espirito de vencer (algo que não teve contra a fraca Grecia) e investir em novos talentos.

      Natan Fox

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:11 am

      Natan Fox,

      Tu vives numa realidade paralela só pode, aliás tu e os brasileiros todos, que querem à força toda fazer do Neymar melhor que o Messi e Ronaldo, enfim, só msm vocês para acreditarem no Pai Natal, é que nem em sonhos o Neymar alguma vez chegara perto sequer dos 2 ET´s…

      Ah e já agora, o Neymar nem sequer um dos 10 melhores jogadores do Mundo da actualidade é..

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:26 am

      Pedro Simas tenho uma opinião idêntica a sua.
      Creio que a selecçao esteve longe do seu potencial, mas admito que o Brasil atualmente e superior-esta no nível de Espanha e Alemanha:pricipais candidatos a vitoria final no mundial.
      Creio que Portugal tem muito a trabalhar, mas estará num segundo "pote"juntamente com Argentina, Itália, França…

    • pedritxo
      Posted Setembro 11, 2013 at 12:08 pm

      Neymar para chegar a ronaldo tem que marcar muito golo, fazer 40 a 50 golos por epoca, e ser tao decisivo para uma equipa.

      Para voces, tambem pele e o melhor de sempre, portanto nao me admira que achem neymar o melhor do mundo.

      Gotze e Muller por exemplo ja fizeram mais que neymar, e para ja na europa sao melhores, mas neymar tem qualidade para ser top3 do mundo, disso ninguem duvida, mas tem que melhorar em algumas vertentes.

      O brasil junto com alemanha e espanha sao as favoritas para ganhar o mundial, disso ninguem duvide, scolari veio trazer segurança defensiva e consistencia a equipa que era o que faltava.

      Maxwell neste particular pode ter perdido lugar para filipe luis.
      Dante e uma excelente alternativa a DC
      Maicon tera que fazer boa epoca na Roma
      O que torna esta equipa brasileira forte sao as segundas linhas.

      Tou curioso tambem para saber quem scolari vai levar de pontas de lança para o mundial, primeiro se leva 2 ou 3, se levar 2 fred e jo parecem estar assegurados.
      Se for 3,Damiao e Pato surgem nessa linha, sendo que damiao e parecido com os outros 2 e pato e mais movel, ou scolari leva 3 pontas parecidos ou fica um destes de fora e leva pato.

    • LOS
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:18 pm

      O melhor do mundo jogou..mas foi no Paraguai.

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 2:23 pm

      Em nenhum momento eu disse que o Neymar é melhor que o Cristiano ou Messi, ou que já chegou ao nivel deles.
      O que eu disse que ele é o possivel bola de ouro de 2014, pois vai vencer a Copa sendo o craque da mesma.
      Agora, quem são vcs para dizer que Neymar não vai ser do mesmo nivel de Messi e Cristiano ou maior?
      Cristiano e Messi da idade de Neymar, não fazia a diferença em suas seleções como ele o faz. Alias, Neymar com 21 anos, já fez mais gols pelo Brasil que Messi e Cristiano justos na mesma idade.
      De resto, vamos esperar… Pois os dois que hoje são "et´s" com 21 anos eram somente grandes promessas e não faziam metade dos gols que marcam hoje.

      Mas é isso!

      Natan Fox

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 11, 2013 at 2:49 pm

      Natan Fox,

      Voltas a viver numa realidade paralela, o Messi com 21 anos fez uma época fabulosa no Super Barça do Guardiola, tendo ganho tudo o que havia para ganhar com o Barça, e ainda foi o melhor marcador da Champions e terminou como melhor marcador do Barcelona em todas as competições com 51 jogos e 38 golos…coitadinho do teu Neymar, é que nem nos melhores sonhos dele vai alguma vez na vida atingir o patamar do Messi…

      E quanto a essa de venceres o campeonato do Mundo em 2014, tem cuidado com vitórias antecipadas, vê lá se não levas com novo Maracananzo 64 anos depois, desta vez da Alemanha… já devias ter aprendido com essa derrota de 1950 do Uruguay

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:19 pm

      nao fazia mais diferença? vai la rever o euro 2004. com 21 anos ja o messi e o ronaldo andavam a encantar, e nessa altura havia jogadores fortissimos no activo, como sei la… zidane, ronaldinho (sei que ainda e activo, mas nao e a mesma coisa)… so estes dois chegam.

      o brasil ganha a taça das confederaçoes e de repente ja sao os maiores… ridiculo. num campeonato como a copa america, nao ir a taça das confederaçoes e quase crime, logo e mais facil apurar-se o que por sua vez da mais probabilidade de ganhar. portugal para chegar a isso tem que ganhar a equipas muito mais decentes.
      manel

    • gil
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:50 pm

      que equipas decentes ??? tirando portugal e a russia por acaso existe alguma seleçao mais forte no grupo de portugal que na qualificaçao da america do sul ? é que eu não vejo nenhuma só se considerarem azerbeijão, lichentein, irlanda e israel potencia ou seleçoes de jeito.

  • benficasempre
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:00 am

    Ronaldo precisa-se…
    Quando num jogo de 11, um deles não tá a jogar e outros dois jogam sozinhos fica difícil. Claro que me refiro ao Moutinho (já é o terceiro ou quarto jogador assim. Mas continua um indiscutível), ao Nélson Oliveira e Nani. O Nélson é o costume, conseguiu-se libertar 4 vezes da defesa, rematou 3 delas e nenhum dos remates foi à baliza. E o Nani ainda foi pior. Perde bolas, não passa, remata a distâncias impossíveis, remata quando está completamente desequilibrado. Enfim, que raio de jogador é este.

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:00 am

    Que falta que nos faz um criativa, na linha de Deco ou Rui Costa. Enfim, Nani nem para a seleção de Cabo Verde devia ser convocado, está em péssima forma.
    Moutinho alguém o viu?
    Nelson Oliveira, será que o Paulo Bento vai continuar com a brincadeira de o convocar? A única justificação para isso, é que Bento está a receber uns de fora!

    Boa noite, vou finalmente dormir depois de ver aquele degredo de jogo.

    João

    • João Lains
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:27 am

      Mais grave que o Nani ter perdido aquela bola, é o Neymar ser capaz de furar pela zona central daquela maneira. Ninguém foi capaz de o derrubar. Podem colocar todas as culpas no Nani no segundo golo mas a verdade é que estavam cinco jogadores portugueses atrás da linha da bola

  • NFM
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:02 am

    começamos bem mas depois fomos completamente anulados…

    o golo de neymae nunca pode acontecer em alta competiçao, so nas distritais um jogador pega na bola no meio campo e faz golo sem quase nenhuma oposiçao

    • meireles
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:22 am

      Também acontece quando se é um craque. Foi bem feito te-lo feito mesmo nas barbas dos sarrafeiros Alves e Pepe.

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 8:53 am

      E é que chamaram um golaço, mas nem uma finta ele fez.Foi quase sempre andar em frente

    • Miguel Couceiro
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:00 am

      ate o bolt marcava esse….. sempre em corrida. SL

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:04 am

      slb1994

      Andar em frente? Só um jogador com capacidade de explosão, VELOCIDADE de execução e INTELIGÊNCIA (MUITA), aliada, claro a passividade da defesa contrária (tal como no golo de Markovic contra o Sporting) faz um golo destes!

      Repare segundos antes de passar pelo Veloso e Pepe o toque que Neymar dá na bola para fugir da zona mais "preenchida"… aquilo chama-se inteligência e depois a qualidade fez o resto!

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:29 am

      LuisRafaelSCP

      Exagerei um pouco, mas e muito demérito da defesa portuguesa, mas principalmente para Nani.Sao lances diferentes(o de Markovic e de Neymar).
      Portugal estava descompesado com a perda de bola infantil de Nani.E verdade que Neymar com velocidade e um drible fantástico la foi marcar.Mas não e aceitável-tanto a perda de bola como o facto de não terem feito falta

    • Jorge Figueiredo
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:11 pm

      o golo do neymar nunca podia acontecer. nunca. um jogador que apenas corre para a frente sem fazer mais nada, tem de ser desarmado. ainda por cima quando estao 4 jogadores a cobri lo.

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:04 am

    Scolari deve ter dito ao Paulo Bento "e ai cara, ta uma bagunça essa porra dxi seleção cara, eu nao deixei isso assim não"… enfim, esta seleção assim não vai lá…

    tirar o Moutinho, e quando já se esta a perder e já e se procura o golo, como não mete o Josué a jogar? Já nem digo o Adrien que esse deveria ter sido titular desde o início…

    tambem não entendo como nao aproveitou um amigavel para estrear os jogadores, apenas estreando o Licá…

    Acho sinceramente que no final deste mundial, isto partindo do principio que nos apuramos, (pois se nos apurar-mos nao faz sentido mudar antes), deveriamos trocar de treinador, assim com ir introduzindo uma nova geração na seleção, acho que renovação precisa-se urgentemente…

    espero que se aproveite esta geração de sub-21, que me parece muito talentosa.

    Quanto ao Brasil, com um motivador como Scolari, talvez um dos melhores (a par de Mourinho) no Man management, com um talento como Neymar, o fator casa, e o equilibrio e quantida de soluções para o meio campo e ataque (isto para nao falar da defesa, que conta com 3 centrais de classe mundial e 3 laterais tambem, se bem que um um pouco mais fora de forma) são os grandes favoritos para o mundial, com talvez a espanha e alemanha a surgir em segundo plano.

    cumps, Duarte Oliveira

  • Mah Med
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:06 am

    elucidei me os particulares nao sao para se testarem novas opçoes ?porque que adrien,manuel fernandes,bruno gama,Danny,josue,lica,amido balde,w.carvalho,wilson eduardo etc… nao tem chances ? mau demais …
    ps: falei deste jogadores por causa do seu momento de forma ou pelo talento danny( paulo bento nao viu o golao dele contra o paços?)

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:12 am

    Coitadinha da selecção, muito por culpa do Paulo Bento e por não termos claro as mesmas estrelas que o Brasil. Aliás, nós estrelas só temos uma sinceramente (a melhor do mundo), mas é preferível ter um selecção cheia de estrelas, onde muitas se sentam no banco e umas nem são convocadas, do que ter a estrela maior, mas depois ser 200% dependente dela.
    Relativamente ao Paulo Bento, não dá minutos aos jogadores que estão em grande forma, falo no meio campo de Adrien e Wiliam de Carvalho e o Licá tambem podia ser perfeitamente titular. Nani não joga e é titular, J. Moutinho onde é que ele anda? Adrien dá 20 a zero ao moutinho actualmente em termos de ritmo e forma, mas o paulo tem um 11 desde há meses, e nunca o muda! Até a Sérvia, Croácia etc… tem melhor selecção que nós.

    João Jorge

  • Tony97
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:14 am

    Este jogo vem no seguimento do jogo da Irlanda do Norte só que a qualidade dos adversários explicam os resultados…A mim começa a irritar-me esta selecção com lugares assegurados…Moutinho foi uma nulidade hoje (e 6a tb), Nani muito mal hoje, Vieirinha pouco acrescentou… Não que a qualidade não estaja la mas parece me a mim que a forma do momento tem de ser ponderada na convocatória (já para não falar das equipas iniciais)…O resultado é que nos encontramos com elementos em forma no banco (adrien, lica e josué) que não entram (como é possivel ruben amorim passar a frente deles?) e com elementos claramente em baixo a jogar e muitas vezes 90 minutos…Tudo bem que os jogadores estão mais habituados entre eles e existe rotina de jogo, mas tem de ser introduzido sangue novo a selecção, criar novas rotinas e parece me a mim que não ha mais adequado para isso do que jogos amigaveis…Estes lugares assegurados e aquela hierarquia que nunca muda tem de acabar pq é responsavel por um decrescimo na qualidade de jogo na selecção…E último ponto negativo: aquela defesa à zona não resulta com nada e mais uma vez foi provado hoje…Pontos positivos: raul meireles (melhor portugues em campo) e gostei de Nelson Oliveira (portanto não sou fã)e que portanto jogava sempre de costas para a baliza o que é ingrato para o ponta de lança mas que esteve sempre disponivel e batalhador…Gostei…Gostei também da mudança tactica (aleluia) com os 2 pontas de lança, penso que deveria ser experimentado mais vezes pois acho que podia ser benefico (ronaldo a jogar como segundo avançado podia ser muito bom mas tem de ser experimentado) e para além criava alguma folia/surpresa tactica ao adversário…Ter uma tactica que nunca muda e em que os titulares torna a nossa selecção muito previsivel e fácil de "estudar"..Penso que deveria ser experimentado mais vezes e mais uma vez digo que os amigaveis deveriam servir para isso na minha opinião…

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:14 am

    exibição defensiva ridícula. no 1º golo, o corte que da o canto e a seguir a patrício "oferecer" a bola a bernard. nesse mesmo canto bruno alves calcula mal e miguel veloso salta encolhido. 2º golo, o bruno alves vendo que o neymar se dirige contra ele, decide seguir o jo ,se não me engano, deixando um buraco enorme. erro imperdoável se fosse numa competição séria, depois tenta o carrinho, mas ja era tarde de mais. no3º golo (parece-me fora de jogo) o bruno alves esquece-se de recuar mais um bocadinho para fechar a linha de passe…

    coloquei aqui a minha perspectiva dos golos brasileiros e da postura de bruno alves neles, e agora pergunto… como e que ele e o sub-capitao desta equipa? jogador banal, e um sarrafeiro (merecia o vermelho), sem carisma, nem espirito. sera que a nossa defesa nao seria melhor com pepe neto/r.carvalho. eu nem sou sportinguista, mas já estou como eles, em vez do bruno alves, nem que seja o ilori (sim, eu sei que já não pertence ao sporting).

    coentrao, apesar de já não evidenciar a atitude antiga, foi o único que se safou, apesar de no 2º golo ter sido "traído" por b.alves.

    meio campo português – joao moutinho não fez nada,miguel veloso, apesar de melhor , não fez muito, e meireles surpreendeu pela positiva.

    ataque- frente a uma equipa fortíssima defensiva e com excelentes defesas , algo característico de scolari, nani tentou mas foi muito individualista e perdeu varias bolas, numa das quais nasce o 2º golo. vieirinha tentou, mas nao e ronaldo, mas portou-se razoavelmente bem.

    nelson oliveira, para mim um dos destaques, soube trocar a bola, saiu bem da marcação, mas frente a david luiz e thiago silva era complicado mais, e ainda ameaçou. enquanto esteve em campo ao mesmo tempo com o postiga deu para ver a diferença, o postiga conseguiu falhar mais passes que o nelson.
    lica, gostava que tivesse entrado mais cedo, merecia, correu muito, mas ai a equipa já tinha acabado o seu jogo, só estavam a espera do apito.

    ruben amorim e antunes estiveram bem, dentro do possivel.
    gostava de ter visto adrien.

    sou patriota infelizmente não acredito muito neste treinador assim como em alguns jogadores que compõem esta equipa, e não tem a ver com a dependência ou não de ronaldo, pois acho que temos qualidade para não sofrer disso

    ps- como e que um jogador que quase causou uma possível eliminação de portugal do mundial (falo de postiga)sendo expulso de maneira infantil, sem sequer mostrar remorsos(o jogador da irlanda quando foi para a rua ate chorou), volta a jogar no jogo seguinte? no valencia pode marcar os golos que quiser… continua a não gostar dele.

    ps2- custava muito terem feito o que o amorim fez aos 86 min ao neymar na jogada do golo?

    ass- manel

    • Ruben
      Posted Setembro 11, 2013 at 10:47 am

      Quando fala do Nelson Oliveira como um dos destaques nem vale a pena assinar o comentario , que nulidade de jogador deve ser o pior avançado que ja jogou na nossa seleçao mas pronto é do clube que é e tem de ir …

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:22 pm

      epa, se preferes o postiga, que so marca os golos que marca frente aos luxemburgos, tabem. quando o p.bento nao o convocou, disseram que foi erro porque ele andava a jogar bem no rennes, agora que ele joga ja e um erro? nao ha melhores… postiga = 0

      manel

    • João Bernardo
      Posted Setembro 12, 2013 at 9:55 am

      Só marca contra luxemburgos? Só nesta fase de qualificação marcou contra Rússia, Israel, Azerbaijão e Luxemburgo também. É incrivel como continuam a falar mal do Postiga quando é claramente o nosso melhor avançado (Éder é bom mas tem de se afirmar na seleção ainda)

  • AMS
    Posted Setembro 11, 2013 at 3:46 am

    Vou tentar fazer uma crítica construtiva individual, embora em certos casos me apeteça apenas que a crítica seja destrutiva:

    Rui Patrício – No geral, esteve bem. Sem culpas em qualquer um dos golos, na minha opinião, apenas tem um lance em que falha, num remate do Neymar em que deixa a bola fugir para a frente para o Bernard.

    João Pereira – O homem bem tenta, nota-se que tem vontade e algum talento… Mas quando um lateral ataca melhor do que defende, e quem tem de defender é o Neymar… No 3º golo parece-me que lhe falta agressividade a defender, coisa raríssima. Não foi dos piores e ainda tirou dois bons cruzamentos, tendo um resultado numa bola no poste.

    Bruno Alves – Sendo eu uma pessoa que gosta de ver futebol, por muito que este homem seja Português, pode não haver melhor… Mas este homem é tão violento a jogar que eu não percebo como é que não é expulso jogo sim, jogo não. Aquela pisadela ao Bernard, a cotevelada ao Neymar, a entrada sobre o Hernanes… enfim… No que diz respeito ao resto, bem no jogo aéreo, exceto no canto… parece estar a dormir.

    Pepe – Se um se vê demais e por más razões, este pouco se viu… E quando não se vê um central e a equipa está a perder… não pode ser bom sinal. Não ponho em causa o seu valor, apenas não me pareceu um jogo bem conseguido.

    Fábio Coentrão – Pareceu querer deixar o mau jogo na Irlanda para trás. Bem a defender, foi dos que tentou partir para o ataque em velocidade (que parece ter sido a estratégia atacante do PB), com boas incursões. Contudo, notória a falta de entrosamento com o Vieirinha… A possível lesão deixa o Real Madrid órfão de defesa esquerdo.

    Miguel Veloso – Demasiado macio a defender, nota-se que não é nº6. Aliás, Portugal joga com 3 nºs 8, o que não se percebe muito bem. A atacar, já se sabe que não sai daquela rotação, tentou facilitar a circulação de bola e até conseguiu… o mal é que ela parava mais à frente.

    Raul Meireles – Grande primeira parte do Raul, principalmente no momento atacante. Marcou um golo pleno de oportunismo e ainda enviou uma bola ao poste. Na segunda parte, desceu de rendimento mais uma vez. Nota-se a impossibilidade de mais de 60 minutos do mesmo nível.

    João Moutinho – Todos sabemos que o Moutinho é dos melhores médios do mundo na sua posição. Contudo, também sabemos que ele vem de uma lesão e que não tem o ritmo necessário para ser titular, ainda por cima contra o meio campo do Brasil, com Paulinho, Ramires e Luiz Gustavo. Não se percebe como PB volta a pô-lo em campo depois da Irlanda. Não se viu e isso chega para perceber o que fez.

    Vieirinha – Esforçado mas pouco mais. Tentou ajudar a defender, tentou atacar… mas inconsequentemente.

    Nélson Oliveira – Muito desapoiado, tentou ganhar bolas lançadas pela defesa, segurou algumas mas pouco fez com elas. A verdade é que quando se joga como Portugal jogou, não se pode culpar o avançado. Ele não pode recuperar, criar e concretizar. Tentou algumas vezes o remate mas não lhe saíu bem. Entre ele e o Postiga só o prefiro a ele porque é mais novo e tem margem de progressão mas a verdade é que nenhum deles tem, atualmente, qualidade para serem titulares na seleção.

    Nani – Numa frase, parece que quer uma bola só para ele. Não passa a bola em situação alguma, tenta bonitos, perde bolas. Chegou a enervar o egoísmo. Mal, muito mal e, para mim, o pior da seleção. Podes correr 20km por jogo mas se não passas a bola, só tiras possibilidade aos colegas de te ajudarem e criarem perigo e oportunidades de golo.

  • Bruno A.
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:20 am

    claro que se podem apontar muitos defeitos a esta selecção, mas a verdade é que na hora da verdade não nos tem envergonhado nos últimos 10 anos (claro que tem vindo a perder qualidade desde essa altura). Temos feitos fases de apuramento relativamente fracas, mas depois nas fases finais costumamos fazer boa figura.

    Embora a tendência seja piorar com os próximos anos (enquanto as gerações de 93, 94, 95 não aparecem ao mais alto nível, aí acredito que voltaremos a estar ais fortes), penso que estaremos no Mundial e que chegaremos aos oitavos-final. Também não me parece haver condições para muitos mais (também depende dos adversários), mas não estamos assim tão mal, vamos lá controlar esse espírito ultra-crítico tipicamente português.

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 6:01 am

    Para mim portugal tem um problema serio. E esse problema e o Paulo Bento!
    Convoca jogadores por interesse e amizade. Nao esta a prestar um bom servico ao pais.
    Paulo Bento e ridiculo!
    Nao e, nem nunca foi capaz de meter aquela gente a jogar a bola! Mais do que a falta de ronaldo,para mim faltou um grande treinador no banco ( ja falta um grande treinador desde a saida do scolari)

    ass marcos

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:25 pm

      o ramires tinha sido expulso da seleçao pela federaçao, e o scolari nao teve medo e foi busca-lo, agora e um dos destaques da seleçao. custa muito ao paulo bento fazer o mesmo? isto e para portugal nao para valorizar jogadores. se jogarmos bem os jogadores vao valorizar…

      manel

  • meireles
    Posted Setembro 11, 2013 at 7:20 am

    Mais uma vez Neymar mostrou o talento que tem. 21 anos. Fantástico.

  • Dr. Bayard
    Posted Setembro 11, 2013 at 7:39 am

    Perdemos bem, certo! Há que analisar melhor o que se passa com os nossos artistas para não entrar em pânico.
    Há posições em que não temos qualidade:
    – Defesa Direito: João Pereira, apesar de tudo titular do Valência, não vejo substitutos que sejam mais-valia.
    – Meio-Campo: Moutinho regressou de uma lesão, quando tiver mais ritmo é indiscutível. Os outros 2 podem ser os que estão a jogar ou outros 2 que a diferença não vai ser muita.
    – Extremo: Com o Ronaldo pode jogar qualquer um, não há neste momento um craque para lá colocar.
    – Ponta de Lança: Postiga vai cumprindo mas não é de Top.

    Se formos ao Brasil, é preciso "recuperar" Coentrão e Nani (vão jogar pouco este ano) e ver se Neto está melhor que Bruno Alves.
    Esperar que saia algum "coelho da cartola", eu penso que vai aparecer pelo menos um… BRUMA!

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:31 am

      Nani em forma e o melhor extremo do United.E renovou há dias, pode ser que jogue mais.
      Creio que o regresso de Eder pode ser essencial para a selecçao. E Danny numa posição interior podia dar mair criatividade à equipa

    • Erik Santos
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:08 pm

      Concordo consigo slb1994 tanto o Eder como o Danny são jogadores que precisamos a 100% mas Danny não pode ser utilizado nas alas onde rende muito menos, Danny pode ser o Deco/Rui Costa que a seleção precisa e o Eder em forma senta sem problemas nenhuns o Postiga e o Oliveira.

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 2:37 pm

      Não creio que Danny possa ser o Deco /Rui Costa.
      Danny podia funcionar como 2º avançado, uma espécie de "nove e meio"como diz o nosso amigo JJ.

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:27 pm

      eu gostava de ver danny, se conseguir fazer o que faz no zenit, porque lembro-me quando era 1º escolha e nao ajudou muito. portugal neste momento precisa de um novo meio-campo, mas este treinador nao gosta do manel fernandes

      manel

  • André
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:00 am

    Uma selecção que é dependente de um só jogador não merecer jogar com as grandes selecções.
    Na selecção há lugares cativos, é bem justo este resultado.
    Não se dá hipóteses a jogadores que estejam em boa forma,como Licá e Adrien, assim é bom para o treinador e restante equipa técnica aprenderem.
    Não se faz uma renovação gradual dos jogadores, e depois temos banalidades a jogar nas laterais, um Bruno Alves a central um Veloso sem se aplicar e um Moutinho que ficou a ver o jogo de um lugar VIP.
    Ronaldo está a melhorar o desempenho na selecção ultimamente, mas se a selecção não se habitua a jogar sem ele não vai longe.
    E mais uma coisa, não teria sido um bom jogo para outro GR treinar rotinas de jogo??Se não nos particulares, então quando?

  • dkscp87
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:07 am

    O Paulo Bento é incrível, o Moutinho está uma nulidade e nem assim mete o Adrien parece que temos mais um caso "Hugo Viana" assim nem do playoff passamos!!

  • enfim
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:37 am

    Até quando vamos ser uma selecção de favores? onde alguns estão lá por causa do Mendes e pouco mais.
    Jogadores suplentes nos clubes são titulares ou primeiras opções para entrar. E um treinador pouco inteligente pois num amigável pode tentar algo novo e fazer algumas estreias e foi o que foi.

  • Anónimo
    Posted Setembro 11, 2013 at 8:39 am

    Não vi o jogo, mas a selecção brasileira neste momento tem muitos mais argumentos que a nossa, e é certa que o Brasil vai chegar longe no Mundial com grandes hipóteses de o ganhar. Pelas noticias que já vi só estranho é a equipa apresentada, sou defensor do Paulo Bento mas aqui podia ter rodado a equipa, dar minutos a jogadores menos utilizados e inserir na equipa novos jogadores para dar mecanismos de jogo a eles.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

  • Zé Miguel
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:00 am

    A minha impressão é que Paulo Bento já tem 19/20 jogadores escolhidos dos 23 que tem de levar ao mundial, mesmo a um ano da competição. Não o critico, há que criar entrosamento entre jogadores que vêm de campeonatos tão diferentes, mas é de esperar que jogos como este aconteçam, onde os índices de motivação são quase nulos. Um jogo de carácter amigável não pode ser alvo de conclusões precipitadas. Nem há um mês o Brasil perdeu na Suiça…

  • Marco Lameira
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:01 am

    A jogar assim, a selecção não vai longe. Quando Paulo Bento veio treinar a selecção vi um futebol diferente, mais atractivo e com esperanças para o futuro. Infelizmente já à algum tempo o nosso futebol tem sido uma nulidade, além do seleccionador não fazer testes com novos jogadores nos jogos amigáveis. As convocatórias não mudam quase nada e só mudam devido a lesões. Algo tem que mudar…… Mas rápido……

  • Nuno
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:17 am

    Em primeiro lugar, é indecente fazer um jogo do outro lado do Atlântico, quando as equipas estão em início de época. Mas o dinheiro fala mais alto, e a FPF tem de fazer pla vida. Depois, mau gosto em convocar jogadores para um particular e nem usá-los. Queixam-se de que não háa opções, e que os jogadores não estão entrosados e não podem entrar em jogos decisivos. Ora os particulares servempara isso, ou para usar as mesmas opções estafadas?
    Este jogo serviu pelo menos para as pessoas compreenderem de que a nossa selecção, que já não é de topo, sem o Ronaldo é pouco mais que mediana. A nossa sorteé que temos um jogador de eleição, um dos melhores do mundo, de longe, longe, e que mesmo sem a exuberância de Madrid ainda faz a diferença. O resto do elenco são jogadores ultrapassados como o Meireles, ou medianos como o João Pereira. O Postiga é indiscutível (e eu que nem gosto dele acho que nem tem havido melhor) na frente, e iso diz muito do nosso poderio. Agora é ver se a nossa CS continua a endeusar este grupo, e achar que ainda estamos ao nível de Espanhas ou Alemanhas. Ou entãovão virar-see para a Sérvia, que diz ter muito futuro…

  • Jota Pita
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:19 am

    Natan fox,

    A serio???… Neymar melhor do mundo???… E largar a maconha?

    Ainda estão tantos à frente dele…

    Lembro me de o ver no jornal a'bola a escrever nas caixas de comentários e sinceramente é lá o seu lugar porque como sempre nada acrescenta de util para o futebol e comentário construtivo… Aliás nem outra coisa se esperava, não se pode pedir mais…

    Quanto ao jogo:

    Brasil superior, que se encontra em grande forma resultado do trabalho feito na taça das confederações, onde me lembro dos 1ºs jogos de um nível abaixo de mediocre.
    Contudo, a equipa foi ganhando confiança e entrosamento ao longo da prova e Scolari conseguiu construir uma equipa muito coesa e solidária.

    Portugal, muito fraco, aliás, à semelhança do que vem fazendo nos ultimos tempos. Um seleccionador com escolhas incompreensiveis, que têm os resultados esperados.

    Embora não haja muito melhor é dificil acreditar que vamos fazer boa figura com uma equipa em que Rui Patricio joga na baliza, Joao Pereira joga a defesa direito, Nelson Oliveira tem tantos minutos e outros tão poucas oportunidades…

    Precisamos urgentemente de Manuel Fernandes, Miguel Lopes ou Bosingwa, Eder, Vaz Tê e um guarda redes mais equilibrado, que saiba jogar com os pés, que saiba sair a cruzamento e cantos e que tenha uma mentalidade e presença na baliza digna de um titular da selecção nacional!!!

    Cumprimentos

  • pedritxo
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:23 am

    Portugal so joga futebol normalmente nas grandes competiçoes, ate la anda-se a brincar.

    Patricio: tem-se que assumir mais na selecçao,ha jogos que parece banal, so defende o mais facil, so por poucas vezes o vemos a fazer uma defesa de outro mundo, como bom gr que e tem que fazer mais.
    Se desse para fazer mais de 6 substituiçoes, poderia ter estreado antonhy lopes

    J.Pereira- bem no apoio ao ataque e na defesa ficou condicionado com o amarelo cedo, e assim teve que descer niveis de agressividade, o que permitiu ao brasil criar perigo pelo seu corredor.
    Devia ter saido ao intervalo para entrar amorim

    Pepe: esteve bem,tentou comandar a defesa

    Bruno Alves- e um jogador que tem que ter mais cuidado com entradas, e um pouco agressivo demais, tem que ter mais calma

    Coentrao- Hoje ja esteve melhor

    Veloso: Um bom jogo de veloso, se formos a ver e o jogador mais capaz de criar jogo no meio campo

    Moutinho- completamente sem ritmo, uma nulidade, o pior e que fica em campo demasiado tempo

    Meireles- em termos atacantes esteve muito bem, so que na defesa penso que demorava a ocupar o seu lugar, e depois ficar sozinho com veloso no meio-campo foi uma ma decisao de bento

    Nani- tanto quis fazer que pouco fez

    Vieirinha- Pouco se deu por ele, e capaz demais

    N.Oliveira- nao fez um mau jogo, pelo menos desta vez deu luta aos centrais, soube reter a bola por algum tempo, trabalhou muito, tem e que melhorar os remates, continuam a sair mal

    Neto: Nao compremeteu

    Amorim: entrou bem e ate foi dos melhorzitos

    Antunes:tal como amorim entrou bem

    Postiga-entrou mal e desaparecido do jogo, ainda levou amarelo

    Lica- entrou com vontade mas com pouco tempo de jogo para mostrar algo

    Por um lado gostei da substituiçao de moutinho por postiga pra experimentar outro esquema tatico, por outro deixar meireles e veloso no meio-campo sozinho ,nao pode acontecer, deveria ter entrado adrien

    Se nao houvesse a regra das 6 subs, nao sei se havia ou nao, gostava de ter visto josue,adrien,a.lopes,ricardo costa a jogar.

  • Hugo São Bento Pereira
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:26 am

    Sabendo que não existem muitas pessoas que gostam do Paulo Bento, mas eu sempre gostei do estilo dele e das opcoes que tomava.

    Mas agora está a chegar a um limite a minha defesa. Não se consegue entender o porquê da chamada de novos jogadores se não for para os testar. Qual é a ideia de por o Licá a 5 minutos do fim?

    Eu entendo a ideia de ter um 11 sólido e que traga garantias, mas está à vista de todos que a dupla de centrais não oferece a seguranca necessária, assim como está à vista de todos que o Patricio não se sente tão comfortável na seleccao como no Sporting.

    Talvez esteja a faltar uma grande exibicao num jogo importante para ganhar tal confianca diria.

    A ver vamos como vai ser a recta final na qualificacao para o Mundial. Espero que nos consigamos apurar, porque também sabemos, pela história recente, que Portugal tem uma motivacao diferente quando jogas para um trofeu.

  • slb1994
    Posted Setembro 11, 2013 at 9:33 am

    Bom dia a todos.

    Em relação ao jogo, resultado justo e um pouco o espelho do que se passou no jogo-apesar de o Brasil não ter criado muito mais ocasiões, deu a ideia que tinha o jogo controlado.
    Primeira parte que se iniciou com um domínio (inconsequente)brasileiro, mas até foi Portugal a criar a primeira ocasião, por Raul Meireles.O Brasil reagiu bem e deu a volta, com muita infantilidade portuguesa à mistura.
    Na segunda parte, dava ideia que Portugal queria assumir o jogo, mas um golo cedo ,uma falta de capacidade de pressão que é preocupante por parte da nossa selecção e o facto de o Brasil ter “abrandado”, ditou o desfecho

    A nível individual:
    -Rui Patricio:Acaba por sofrer 3 golos sem fazer uma defesa digna desse nome. Rapido a sair dos postes
    -Joao Pereira: Jogo intermitente, com muitas dificuldades em parar Neymar.A nível atacante esteve bem-como tem sido nos últimos jogos, fazendo 2,3 cruzamentos bastante conseguidos
    -Fabio Coentrao-Não estando ainda ao nível habitual, melhorou bastante em relação ao ultimo jogo.A nível atacante, criou problemas aos canarinhos com a sua velocidade.A nível defensivo, falhou posicionalmente em algumas situações, mas no 1 para 1 defensivo esteve bastante razoável
    -Pepe-Fez uma primeira parte positiva, secando Jo. Não teve culpa nos golos
    -Bruno Alves- Que me desculpe o pai, mas o Bruno hoje esteve francamente mal, ate sendo na minha opinião o pior do sistema defensivo.Fica mal na fotografia no 2º e 3º golo.
    -Miguel Veloso-Uns furos abaixo do ultimo jogo, mas nem foi dos que se safou pior.Joga de cabeça levantada e tem uma qualidade de passe acima da media.Pedia se mais agressividade defensiva em alguns lances.
    -Joao Moutinho-Tal como no outro jogo, uma autentica nulidade(apesar de ter jornais a dizer que fez uma grande exibição-hoje deve acontecer o mesmo)Lento,sem ideias, sem intensidade…Ve se que esta em clarissima baixa de forma-Paulo Bento poe no a jogar, nem que tenha um osso partido.Em 2 jogos, vi os 2 piores da carreira de Moutinho
    -Raul Meireles- De longe o melhor em campo. Para alem do golo e do cabeceamento a trave, foi o medio que teve mais em jogo.Bem no desarme e na pressão e com boa qualidade de passe.
    -Nani-Esteve muito em jogo, mas foi na minha opinião um dos 3 piores.Talvez seja alguma embirrância, mas não me lembro de nada positivo dele-mesmo quando fazia uma finta ou um bom drible, estragava tudo a seguir.
    -Vieirinha-Um pouco apagado.Teve algumas jogadas interessantes, mas longe do que pode render.No entanto, não inventou um terço de Nani
    -Nelson Oliveira-Jogo positivo, mas ingrato:para alem de defrontar uma das duplas de centrais mais fortes do mundo, teve pouco apoio. Deu luta aos centrais,ganhou algumas faltas e teve movimentações interessantes.
    -Neto:Entrou na segunda parte, onde praticamente o Brasil foi 2 vezes a frente com algum perigo.Nao ficando isento de culpas no 2º golo, mostrou algum do seu potencial em alguns desarmes e na saída de bola.
    -Antunes:Entrou razoavelmente bem.Ofensivamente, ataca pela certa e defensivamente, pecou em apenas um lance, onde foi completamente ludibriados .
    -Ruben Amorim:Sucedem as criticas ao ritmo que sucedem as boas exibições.Deu qualidade de passe e consitencia a meio campo e mesmo a defesa direito cumpriu .
    -Postiga:Para alem de 3 passes errados, não me lembro de mais nada
    -LIca: Não deu para ver quase nada.Valeu pela estreia.

    Espero que Paulo Bento tire varias elações deste jogo(apesar de ele já ter provado que é pouco versátil).
    A nível de escolhas
    -Bruno Alves é um jogador que já deu muito a seleção, e experiente e bom nas bolas aéreas ofensivas, mas Neto já deu mostras que dá outra qualidade defensiva a selecçao.
    -O meio campo continua sem produzir, tendo jogadores idênticos.Um jogador com a capacidade física de Manuel Fernandes e outro com a criatividade de Danny eram benvindos.
    Espero que tenha percebido que jogadores em baixíssima forma não podem jogar-Moutinho foi 0.

    A nível coletivo:
    -Bolas paradas defensivas tem que melhorar muito.
    -Intensidade da equipa tem que ser muito superior

  • portista_amadorense
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:05 am

    Começou bem mas foi engano, defesa muito passiva, neymar e outros passavam com velocidade pelos defesas e médios, veloso nada fez no primeiro golo, no segundo nani perde a bola e ninguém é capaz de fazer falta a neymar, por amor de deus;

    indo por sectores, rui patricio teve algo nervoso, na defesa tirando pepe e coentrao o resto teve medíocre;

    no meio campo, veloso continuar a demonstrar inutilidade, é demasiado lento, William Carvalho ou até Fernando, que tem passapote português dariam mais qualidade a esta posição; o meireles teve bem, moutinho tá longe do que pode fazer, mas é notório que falta um médio mais criativo ao lado de moutinho, com caracteristicas de adrein ou andre martins;

    nos flancos, vierinha pouco se viu, nani teve bons pormenores mas foi pouco eficaz; nelson oliveira teve amorfo, nao acho que tenha qualidade para ser titular, mas de facto nao temos muitas opçoes.

  • Portista_serio
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:09 am

    Sinceramente esta defesa dá pena. Até o Pepe não joga nada, não admira que o Mourinho preferisse o Varanne. Coentrão numa forma péssima, João pereira nunca foi bom e não é agora que vai passar a ser, Bruno Alves já está ultrapassado, o meio campo é sempre a bater na mesma tecla, jogam 3 na mesma posição e com características idênticas , não se justifica tendo o josué e o adrien silva no banco, jogadores em forma que jogam nas suas equipas. Eu já não acreditava nesta selecção e cada vez vejo o Paulo Bento a mostrar o quão mediocre é como treinador.

  • Mike Portugal
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:17 am

    Eu continuo sem perceber este seleccionador. Tem aqui um jogo particular onde pode experimentar outros jogadores e opta pelos mesmos.

    Bruno Alves: ridículo. Já tinha sido responsavel nos golos que sofremos da Irlanda do Norte e voltou a mostrar o mesmo problema. Se este jogador for titular no mundial, vamos ser envergonhados.

    A dinâmica Moutinho, Veloso, Meireles não está a funcionar. Num jogo está bem um, mas os outros não e no jogo a seguir são outros que estão bem e os primeiros estão mal.
    O problema é que para jogar no 4-3-3 o Veloso não pode ser pastelão, como é, visto que não tem um William Carvalho nas costas a protegê-lo. E os extremos têm que participar mais no jogo interior da equipa e não estar sempre tão focados no 1×1 e em chegar à linha.

  • Tranquilo
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:26 am

    O Brasil ganhou bem, a seleção continua a não ter criatividade e dinámica no meio campo e assim fica difícil.

    É uma vergonha o sarrafeiro do Bruno Alves representar a seleção, ser capitão então é mau demais, enfim representa bem o nosso futebol…

  • Nuno Rocha
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:33 am

    Este foi um jogo normal e que não surpreendeu em nada. Alguém com bom senso acha à partida que a nossa seleção é sequer equiparável ao Brasil? Num dia bom até podemos ganhar, temos jogadores para isso, mas comparando um a um, posição por posição apenas não perdemos na lateral esquerda, nos extremos e na baliza (discutível, e dependendo dos gostos o Pepe é do mesmo nível que os 2 centrais brasileiros. No resto os nossos jogadores são muito mais banais.

    Posto isto, Portugal jogou mal sem dúvida. Podia e devia ter feito melhor.

    Patricio – É um bom guarda-redes e apesar de uma falha aqui ou ali, não foi por ele que perdemos.
    João Pereira – É um lateral banal. Tem garra, ataca e defende mais ou menos e hoje até foi dos melhores.
    Coentrão – Um pouco como o João Pereira, mas com muito mais qualidade. Sofreu defensivamente e ainda tentou atacar pelo seu corredor.
    B. Alves – Eu até gosto da raça e da vontade. Mas este jogador é um perigo para os colegas de profissão e isto é indesculpável. Sempre foi um bom central, mas nunca foi um Grande central. Com a idade está a piorar.
    Pepe – É um defesa de top, e sente mais a camisola do que metade da seleção toda junta. Não jogou mal, mas a defender às vezes é o único que sabe o que fazer (B. Alves, Veloso, Coentrão e Pereira não são propriamente fantásticos a defender).
    Veloso – Continuo a dizer o que sempre disse, Veloso é demasiado macio para ser trinco. Um trinco não pode ser aquilo, vejam o Paulinho e o Luis Gustavo que se fartaram de distribuir fruta.
    Moutinho – Terá lugar cativo até aos 40. Num jogo com médios a sério vê-se o real valor deste jogador. Por isso é que nunca foi para uma equipa de top, não tem qualidade para isso. Ele é certinho, é bom a quase tudo e não passa disso. É um médio sem explosão, sem grande capacidade de passe, sem remate de longe, chega pouco às zonas de finalização… É bom táticamente e nos equilíbrios da equipa, e de resto é banalíssimo. Comparando com outros grandes médios do futebol europeu.. enfim…
    Raul Meireles – Sempre achei que era o melhor médio da seleção nestes últimos anos. Este jogo não muda nada ao que achava. É raçudo, tem um forte pontapé, bom passe, defende bem, chega-se à frente. Apesar disto é mais irregular que Moutinho sem dúvida, mas é difícil não ser regular quando não se arrisca uma finta, um passe, ou um remate (falo de Moutinho claro). Os outros tentam e falham e por isso há jogos que correm pior.
    Nani – Tentou… Demais até! Quis fazer esquecer Ronaldo, mas quis tanto que acabou por sair ao contrário. Eu percebo que é difícil para um jogador daquela qualidade estar sempre na sombra (em forma é dos 20 melhores do mundo) mas ainda assim, era sempre ele contra o mundo e isso raramente leva a alguma coisa.
    Vieirinha – É bom, não duvido da vontade dele… Mas quando o metemos a competir com Neymar, Oscar, Hulk (que nem lá esteve) é um jogador super banal. Contra uma Irlanda podia ser até o melhor em campo, contra o Brasil… A coisa complica-se um bocadinho.
    N. Oliveira – Bom jogo. Não percebo as críticas. A bola não lhe chegava, as poucas que chegaram minimamente em condições ele segurou a bola, tabelou, ganhou espaços tentou o remate, lutou, e lutou apenas contra 2 dos 3 ou 4 melhores centrais do mundo neste momento. O ponta de lança de uma equipa vive do que os 10 elementos atrás dele consigam fazer (obviamente uns mais que outros), mas não acho que tenha estado mal.

    Nota para Antunes e Licá que fazem falta e finalmente estão na seleção. Adrien na forma que está era tão melhor que Moutinho mas enfim…

    Portanto, jogo normal, resultado normal (ainda para mais sem Ronaldo).
    Cumpts.

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:30 pm

      O Moutinho é o melhor médio português e um dos melhores a jogar na Europa. Se calhar veio foi de uma lesão e não está na melhor forma… Certamente ainda se deve lembrar do último Europeu e dos jogões que fez… E não me parece que tenhamos defrontado selecções fracas!

      R.Xavier.

  • Luís Fernandes
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:40 am

    Só para informar que da ultima vez que jogamos com o Brasil, o Ronaldo jogou e levamos 6!!

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:34 am

      A ultima vez que jogamos com o Brasil empatamos 0-0 no mundial.
      Por favor, não vamos por amigáveis.
      Ainda há não muito tempo ganhamos 4-0 a Espanha

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 11, 2013 at 10:55 am

    Com Ronaldo a nossa selecção ainda vai disfarçando as lacunas, a falta de mobilidade, criatividade, velocidade, etc. Agora sem Ronaldo, torna-se uma selecção muito previsível e longe de ser uma selecção de top.
    Temos bons jogadores (Coentrão, Moutinho, Nani), temos mais alguns muito bons a aparecer (William Carvalho, João Mário, B.Silva Cancelo, N.Oliveira, etc.), mas vamos ter de repensar no futuro, porque com esta política a nível de clubes a nossa selecção tende a perder qualidade, MUITA!
    O mais engraçado é que há pessoas que passam o ano inteiro a dizer que não lhes interessa a selecção e que não querem saber se as equipas deles jogam com portugueses ou não, e depois são os que vêm com maiores críticas à selecção, ganhem vergonha na cara!

    p.s.: Neymar continua a calar os "sabichões" que antes do rapaz jogar na Europa já sabiam que era Flop ou que ia ser o novo Robinho. É triste ser-se assim tão "mesquinho", disfrutem do FUTEBOL QUE O RAPAZ RESPIRA!

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:36 am

      Creio que muitas das lacunas são por culpa de Paulo Bento.
      Agora, concordo que Ronaldo eleva nos atualmente para um patamar diferente, mas hoje não foi so isso.
      Nani e Moutinho estiveram so de corpo presente.E pena, pois em forma, são claras mais valias

    • JN
      Posted Setembro 11, 2013 at 11:53 am

      O Neymar calou quem? Por marcar um golo num particular contra o Portugal em pior forma desde o Mundial do Japão? Engraçada essa. Isso prova muito…

      Moutinho na sua pior forma desde que é profissional.
      Ontem na selecção só jogaram, Coentrão, Pepe e Meireles. De resto teve tudo a ver o jogo. O Nelson Oliveira envergonha qualquer português, isto das cunhas por ser de um certo clube. Vale ouro. Que grande feito o Neymar marcar um golo. O Thiago Silva e o Jô também marcaram.

      O Robinho quando chegou ao Real era dos melhores do clube. Fez pelo menos uma época excelente que me lembro facilmente. Não deixou de ser o maior flop do mundo nos anos seguintes até hoje.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 11, 2013 at 12:19 pm

      O Neymar não calou devido ao jogo de ontem, tem vindo a calar, digamos assim.
      Mas já agora, gostava que me dissesse o porquê de Neymar ter de ser comparado a Robinho… em que se baseia? Imbirração? Inveja? É o quê?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 11, 2013 at 12:27 pm

      Só para referir, que Neymar leva 26 golos NA SELECÇÃO, aos 21 anos… não é para "Robinhos"

    • los
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:21 pm

      e 18 assistencias. Em 43 jogos.
      Só por má fé se pode dizer que neymar não é um craque da bola. Com 21 anitos.

    • Luís Duarte
      Posted Setembro 11, 2013 at 2:43 pm

      Até pode ser um craque, se bem que vamos esperar para ver como vai ser na Europa…agora mesmo sendo um craque, não é de certeza absoluta aquilo que os brasileiros querem à força toda que ele seja, que é porem-no ao nível do Messi e Ronaldo, quando nem sequer um dos 10 melhores jogadores do Mundo ele é

    • LuisRafaelSCP
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:21 pm

      Nem é o melhor do mundo (veremos se algum dia será…), nem é Flop (muito longe disso).

    • JN
      Posted Setembro 11, 2013 at 6:14 pm

      "Tem vindo a calar" – Ainda nem 1 milhão dos 60 que custou justificou desde que está na Europa, por isso ainda não entendi essa afirmação. Ele fazer fintas no Brasil não cala nenhuma das dúvidas que são faladas.

      O Neymar ainda não chegou squer ao nivel do Robinho de quando estava do Real, antes de se afirmar como flop, nem perto. E o que fez na selecção em jogos amigáveis contra equipas daquele continente em que 95% perdem com mais de metade da Europa, não muda nada.

      E se eras muito novo para te lembrar, ele é comparado ao Robinho porque o Robinho também era o melhor a jogar nos campos de ortigas do campeonato brasileiro, diziam que era o próximo melhor do mundo, era comparado ao Pelé a cada jogo que fazia no brasil, depois para jogar futebol a sério desapareceu. Algo que pode acontecer ao Neymar tal e qual. Quer os fans dele chorem com essa possibilidade, quer não. É uma realidade.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 11, 2013 at 11:10 am

    Só mesmo o Paulo Bento para meter o Moutinho a jogar…O Nani é tão mau que até mete dó,não passa a ninguém,quer levar a bola para casa,foi só perder bolas como a que deu golo do Brasil. Mesmo assim pensei que fosse ser pior. Bruno Alves mais uma vez era expulso,Neymar quando começa a correr é quase imparável mas foi para o clube certo,mal começou o jogo, começou logo a inventar agressões,o Bruno Alves só lhe deu o que ele andava a pedir.

  • mpcp
    Posted Setembro 11, 2013 at 11:15 am

    Embora não tenha visto o jogo, acho que com manuel fernandes, ricardo carvalho, eliseu, eder, a seleção ficaria mais forte! Porque não integrar jogadores como bruma, carvalho sporting e outros no sentido de ir integrando ja aos poucos o futuro da nossa seleção!
    Queria dar 1 palavra à seleção de sub 21 que se apresenta finalmente com jogadores para garantir a qualificação e para chegar a uma prova finalmente.

  • sotôr
    Posted Setembro 11, 2013 at 11:50 am

    Não vi o jogo, mas pelo que leio do que fizeram os jogadores, parece tirado a papel químico do jogo com a Irlanda do Norte, tirando o Ronaldo, que não jogou: As mesmas carências, os mesmos a comprometerem, o mesmo futebol de treta, sem ideias, a viver do Ronaldo.

    O Paulo Bento que acabe o mundial (se lá chegar) e ponham-no a andar. Não se vê nada! Nada! Convocatórias sem nexo, sem novidades, seja a sério ou a feijões, não se vê trabalhinho nenhum do homem.

    Com isto não quero tirar o mérito à selecção do Brasil, que em termos individuais está vários furos acima de nós, e em termos de equipa, se o Scolari estiver a fazer um trabalho como fez cá, colectivamente também estará vários furos acima de nós.

  • Rabensandratana
    Posted Setembro 11, 2013 at 11:52 am

    Vitória clara e justa do Brasil. Neymar hoje fez o que quis da nossa defesa e meio-campo defensivo que esteve particularmente mal.
    A melhor unidade foi o Raúl Meireles que marcou um golo e fez uma primeira parte de bom nível, na 2ª baixou um pouco os seus índices de pressão e ficou mais desgastado, o que é normal.
    Sinceramente já estava à espera que o Brasil conseguisse ganhar o jogo, já que possui um lote de jogadores superiores à selecção de todos nós.
    Penso mais uma vez que o Paulo Bento deveria ter dado uns minutos que seja ao Adrien e ao Josué, já que estamos a falar de um particular e ainda para mais contra uma das selecções que Portugal mais gosta de jogar.
    Também reparei que Moutinho tem apresentado uma péssima forma física, Nani hoje esteve uns bons furos abaixo do que tinha mostrado frente à Irlanda do Norte, Bruno Alves esteve muito agressivo e teve sorte de ter terminado o jogo sem ser expulso, Miguel Veloso deixou sempre muito espaço nas suas costas e cobriu muito mal o seu raio de acção, Vieirinha muito trabalhador, mas infelizmente pouco incisivo e raramente conseguiu tirar proveito dos seus bons cruzamentos, excepção feita a dois bons lances e o Nélson Oliveira igual a si próprio, penso que não acrescenta nada à selecção, o seu estilo de jogo não se coaduna com o praticado pela selecção. Gostei também da boa entrada de Rúben Amorim, muito predisposto a remar contra a maré, tem-me surpreendido, está numa boa forma para jogar a titular no SLB, no meu ponto de vista.

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:18 pm

      Fico feliz de não ser o único que acha que Ruben Amorim está em grande forma.
      Acrescentaria ainda que esta em bastante melhor forma que Enzo Perez, mas infelizmente JJ deve continuar a apostar no argentino

  • PesadeloAmarelo
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:00 pm

    Sofrer outro golo de bola parada depois do jogo contra a Irlanda do Norte demonstrou que Paulo Bento e a defesa portuguesa não aprendem com os erros, embora o canto seja extremamente bem batido e finalizado por Thiago Silva , já era tempo de começarem a treinar esse tipo de lances.

    Licá a numero 10 demonstra bem a falta de um jogador capaz de dar criatividade ao meio-campo atacante português, como era Deco.. Penso que Josué merecia a opurtunidade de ter jogado no lugar de Moutinho que claramente está em baixo de forma como já se tinha visto no jogo anterior.

    Mais uma vez ficou demonstrado que Paulo Bento é muito fraco para estar no banco da seleção nacional, não sabe mexer na equipa quando está mal, treinador apático e com convocatórias irrisórias.

  • pedritxo
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:17 pm

    Porto:Danilo,alex sandro,otamendi,mangala,fernando,defour,herrera,reyes,lica,josue,jackson martinez,varela,fucile,quintero

    Destes certos devem estar defour,mangala,jackson,Lica/Josue/Varela

    Benfica: Maxi,garay,silvio,gaitan,salvio,amorim,enzo perez

    Certos:Maxi,garay e talvez amorim

    Sporting:Patricio,Rojo,W.carvalho,Adrien,A.Martins,Montero,Vitor

    Certos:Patricio,Rojo e pelo menos um do meio-campo.

    Apeteceu-me fazer este exercicio e o porto e o clube que pode levar mais jogadores ao mundial e o benfica ate pode levar menos do que o sporting, apesar de um enorme investimento, claro que o numero aumentaria bastante se a servia se apurasse.

    • PesadeloAmarelo
      Posted Setembro 11, 2013 at 12:45 pm

      Do lado portista não me parece que Licá seja convocado para o mundial, deverá perder espaço na convocatória e no onze do Porto com o regresso de Varela.
      Quintero, por outro lado, deverá ser convocado para o Mundial (em condições normais) e Otamendi só não será por estupidez do selecionador argentino. Fucile também deverá fazer parte das contas uruguaias e Ghilas representará a Argélia.

      No Sporting, Slimani deverá acompanhar Ghilas

  • Ricardo F.
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:29 pm

    Esta 'hierarquia' ou coisa que lhe valha que o senhor Paulo Bento impõe na Selecção é qualquer coisa de absurdo, ridículo, o que de pior se conseguir chamar. Para o seleccionador actual as coisas funcionam da seguinte forma:
    Temos uma lista de pré-convocados, mas os 26 seleccionados são invariavelmente sempre os mesmos, salvo uma ou outra mudança. A partir daqui qualquer jogador que for chamado para substituir outro por lesão fica no lugar 26. Passo a explicar, Micael lesionou-se e foi chamado Adrien, logo Adrien só entra se Eduardo se lesionar na balizar (Eduardo! Depois de Patrício!). Ou então também se pode ver por cima. Micael é sempre a 4a opção do meio campo (independentemente de quem saia), logo se o jogador do Braga não está, a 5a opção passa a 4a (independentemente de quem saia) e assim se explica termos Ruben Amorim a 10 no encontro frente ao Brasil. PB: 'Momentos de forma? Aaaahhhnnn, nunca, aaahhhhnnn, nunca ouvi falar.'
    É de uma pessoa ficar a pensar: 'será que eu (e outros tantos como eu) sou assim tão iluminado? Será que as coisas não são assim tão simples?'
    Outra, jogamos amigáveis para quê? O objectivo de um amigável não seria promover novas escolhas? Testar novas soluções? Então POR QUE RAIO é que entram em campo os mesmos 11 de um jogo particular (salvo CR7 e Postiga)? Ainda para mais quando nesses 11, há um Moutinho que praticamente ainda não jogou esta época e foi um zero à esquerda frente à Irlanda? E como ele Nani (que tanto quis fazer esquecer o Cristiano que acabou a fazer esquecer o bom Nani)? Isto vai para além do meu alcance. Porque não se experimentou Licá mais tempo? Adrien? Josué? Todos eles estão em boa forma. Até André Martins se calhar dava mais que Moutinho. Enfim, assim não vamos a lado nenhum infelizmente.

    SL

  • Luis Santos
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:29 pm

    Jogo amigável que nos permite tirar algumas ilações quanto à equipa de Paulo Bento, pela negativa a passividade e os erros de posionamento da defesa portuguesa, e a dificuldade nas transições tanto defensivas tanto ofensivas. A seleção sofre de falta de identidade, ainda no apuramento para o Europeu e no Europeu era uma equipa de posse, que se conseguia debater com seleções como Espanha, Alemanha e Holanda (chegando a ter mais posse que os germanicos e que os holandeses) agora tornou-se numa equipa de transições rápidas e que recorre muitas vezes ao jogo direto (hoje até correu bem). Uma seleção como Portugal não pode mudar o "ADN" (como dizia o Vítor Pereira) quando joga com o Brasil, uma seleção claramente superior, mas com quem Portugal tem sempre hipóteses de vencer.

    Pela positiva, exibição de Fabio Coentrão e de Meireles e alguns bons apontamentos de Nélson Oliveira.

    PS: Calma com as criticas exageradas que o Brasil é talvez a melhor seleção do mundo.

    PPS: Seleção necessita de renovação, nova geração com qualidade pode resolver a médio prazo algumas das lacunas da equipa, falo de William Carvalho, Ivan, Ricardo, Andre Gomes, entre outros.

  • luis
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:29 pm

    Este Brasil ao contrario do que foi dito é uma equipa que precisa melhorar muito, principalmente nas transições defensivas. Quanto a Portugal não se pode pedir muito a uma equipa comandada pelo P.Bento. E também com A.Martins e Adrien no banco, é normal que Portugal não tenha alternativas credíveis ao meio campo. W.Carvalho ainda vai ter que melhorar muito nos processos ofensivos, além de não ser muito rápido.

  • Joao Goncalves
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:38 pm

    Muito mau jogo… mesmo muito mau!

    Depois de ver dois jogos dos Sub-21 eu pergunto-me… como é possível ter jogadores com a dinâmica de Rafa e William Carvalho nos Sub-21 em vez de estarem nos "A's"?

    E já sem falar do momento de forma do Adrien…

    E não sou sportinguista sequer… sou Portista…

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:21 pm

      O Rafa ainda não se afirmou no Braga

    • Joao Goncalves
      Posted Setembro 11, 2013 at 3:57 pm

      Sim e…?

      Não poderia ser testado em jogos a "brincar"?

      Afinal se não temos ninguém que saiba construir jogos na A a solução é sentar relaxar e descontrair? Ou será que a solução não é ir aos Sub-21, ver quem está a jogar decentemente e testar na A? Neste caso o Rafa fez o que fez nos dois jogos de Sub-21, por isso merece um olhar mais atento do PB e quicá do JF…

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:57 pm

      E sempre um risco convocar jogadores assim.Olha o caso de Andre Gomes

  • Zapata
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:42 pm

    Defesa foi uma anarquia táctica, meio-campo sem capacidade para igualar o do Brasil, e a bola não chegava em condições ao ataque.

  • Joel Silva
    Posted Setembro 11, 2013 at 12:43 pm

    O jogo nao foi tao desiquilibrado como diz o artigo, nem de perto. Em termos de ocasioes de golo foi equiparado ou perto disso. Tambem se podia falar do relvado que prendia a bola e os próprios jogadores, dando azos a jogadas como a de neymar no seu golo, mas tambem nao é preciso desculpas.
    Para mim o problema deste jogo foi o treinador. Embirra em nao por a jogar as 2ºs linhas, até as de qualidade que começam a aparecer.
    Alguem quer saber se um jogo amigavel é com o Brasil ou com o Azerbeijao? Até podiamos levar 10, o que interessa sao os jogos a sério e ai seriam jogos equilibrados, com os melhores 11 de cada seleçao.
    Nao vejo grande equipa ou potencial neste Brasil, embora tenham jogadores de grande valia que nem sequer convocados foram.
    Normal que o Brasil faça grande festa por ganhar, nos últimos 6 jogos contra Portugal só ganharam 2. Temos pena, mas nao muita. O País do futebol está cada vez mais pobre em termos de futebol e nem por ser o pais com mais praticantes no mundo lhes dá vantagem em relação aos outros.
    Tenham calma e esperem pelas competiçoes oficiais e ai veremos realmente o que cada seleçao vale! Estes jogos nem deviam ser feitos, no principio da época, só mesmo um maluco que é se andava a matar a correr e a meter o pé para correr o risco de se lesionar e estragar a sua época logo no inicio. Tambem se pode dizer que o campeonato brasileiro já está num nivel muito avançado da época em comparaçao com Portugal, o que significa que os seus indices fisicos estao bstante superiores..

    Mas deixem lá os rapazes levar a bicicleta, tambem tem que ter alguma coisa em que se agarrar..

    Pela altura do mundial teremos 67 jogadores que nao estiveram aqui neste jogo, alguns que estiveram mas nao jogaram, e que darão muito mais garantias e qualidade.

    Danny, Ronaldo, Varela, Adrien, Josué, Licá, Eder, Pizzi, R. Micael, Etc. Já agora, volta M. Fernandes, tás perdoado!!

    • los
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:22 pm

      campeonato brasileiro? Eles jogam todos na Europa…

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:23 pm

      Não posso concordar com a analise ao Brasil.E na minha opinião uma das favoritas a vitoria final do Mundial.
      Em relação aos amigáveis,concordo que o mais importante não e o resultado e não podemos tirar conclusões precipitadas

    • Gonçalo Vargas
      Posted Setembro 11, 2013 at 1:36 pm

      Verdade o que dizes sobre as 2ªs linhas. E também é verdade que não interessa resultados de amigáveis, mas dizer que este Brasil não tem potencial e não tem grande equipa? Meu deus. Têm melhores jogadores em quase todas as posições (inclusive no banco) meio campo é extremamente combativo e raçudo (algo que nós temos zero, especialmente com o Moutinho em baixo de forma), a defesa so peca um pouco pelos laterais, mas jogaram os suplentes, porque os centrais são 2 dos melhores do mundo (aliás, o T Silva para mim foi o melhor da época passada a jogar na europa). E a frente de ataque é ridícula a quantidade de opções que seriam titulares na nossa selecção (exceptuando na posição do Cristiano claro), Hulk, bernard, neymar, lucas.. E nem sequer foram convocados o Willian, o Fernandinho, que seriam titulares de caras em Portugal. Honestamente a nossa defesa tem muito mais qualidade do que aquilo que demonstra nestes particulares. O nosso problema como sempre é um ponta de lança de nível mundial e opções de qualidade no ataque.
      Por último Adrien? ADRIEN? Meu deus ao que chegámos. Quando o Adrien for titular é porque estamos muito mal servidos. Acho graça que o homem faz 3 jogos no Sporting e passa de dispensado (quase a ser despachado na época transacta) a quase Iniesta português. O M. Fernandes, sim já há muito que devia estar a titular na selecção ou no mínimo convocado, o Veloso é fraco, especialmente mentalmente.

  • Luís Borges
    Posted Setembro 11, 2013 at 1:11 pm

    Para mim o claro destaque positivo da seleção portuguesa foi o Nélson Oliveira. Passou o jogo completamente desapoiado, mas segurou bem as bolas que recebia de costas para a baliza e ainda foi conseguindo regularmente arranjar algum espaço para rematar (e é preciso recordar que do outro lado estavam dois dos melhores centrais do mundo). Se nenhum remate foi à baliza? Pudera… O Brasil conseguia meter muita gente à frente, e lá está, faltava apoio para poder decidir melhor. Mas vejo que o português está num claro bom momento de forma, mais confiante e, consequentemente, menos trapalhão e precipitado das suas ações. Se assim continuar, estou certo que tem lugar na convocatória.

    Quanto ao resto, falta de intensidade gritante da generalidade dos jogadores. O meio-campo foi muito passivo (à exceção de Meireles que hoje esteve bem, aliás, é notório que o médio é dos poucos elementos da seleção que tem alguma bagagem competitiva para estes momentos, nunca pode ser deixado de fora, pelo menos, das convocatórias). A defesa esteve PÉSSIMA. Taticamente falhou em quase todos capítulos.

    Nani (sem ritmo e ainda sem a qualidade de decisão que todos lhe reconhecem) e Vieirinha foram tentando, mas não deu.

    E o Patrício que não se fique pelo rótulo de melhor da Europa, precisa de mostrar um pouco mais em alguns jogos. Eu reconheço-lhe muita qualidade e competência, mas a forma como é endeusado é excessiva. Seja como for, é um guardião que me dá confiança para o Mundial (que todas as preocupações fossem destas…)

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 2:41 pm

      Excelente analise…
      As perseguições a Ruben Amorim(que vem constantemente a ser dos melhores quando entra), a Andre Gomes(que tem estado em bom plano na B e fez um jogao ontem), a Postiga(que tem estado bem no Valencia) e a Nelson Oliveira entre muitos outros já cansa…
      Ainda hoje fez uma exibição interessante, mas para muitos continua a ser o bode espiatorio

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:50 pm

      O André Gomes fez 1 bom jogo em 10 e já é o maior? Ou não viste o Torneio de Toulon e o Mundial sub-20? Foram vários jogos seguidos, quase sempre a titular, a jogar ainda pior que o Moutinho nestes dois jogos.

      Quanto ao Nelson Oliveira, é verdade que não teve muita bola e da que teve não ganhou assim tantas quanto isso… Além disso, escolhe sempre a pior opção. Teve lances em que ganhou bem ao defesa, criando assim o desequilibro e depois remata de qualquer lado. Tem potencial, está num bom momento de forma, mas tarda em afirmar-se (basta ver onde está o Oscar que foi o melhor jogador do mundial de sub-20, seguido do Nelson Oliveira acho). Neste momento não tem qualidade para jogar pela selecção, tanto o Postiga como o H.Almeida são muito mais jogadores que ele. E depois ainda há o Éder que vem da lesão e se recuperar bem tem qualidade para vir a lutar pelo lugar.

      R.Xavier

    • slb1994
      Posted Setembro 11, 2013 at 7:58 pm

      Alguem aqui disse que o Andre Gomes era melhor??
      Alem disso, ve se que não ves jogos da equipa B do Benfica

  • Luis Santos
    Posted Setembro 11, 2013 at 1:18 pm

    Por favor não venham com a história que o Neymar é um "Robinho 2", Neymar está sem duvida nos melhores 7 jogadores do mundo,e apesar de ter 21 anos já ganhou mais que muitos jogadores, é um desiquilibrador nato, com margem de progressão e já provou na Taça das Confederações que se consegue debater com defesas europeus, argumento que muitos gostam de usar para desvalorizar este génio da bola.

    • LOS
      Posted Setembro 11, 2013 at 5:16 pm

      Ainda é cedo para esses tops 7 ou tops 10. Ele tem 21 anos. Já mostrou muito. Na canarinha é fantástico. Leva a equipa atrás dele. Sem medo.
      Vamos ver o que o fará no barcelona. É o que a equipa espanhola precisava: um extremo/avançado com drible, rapidez, goleador e que defende quando é preciso.

  • Sérgio Gonçalves
    Posted Setembro 11, 2013 at 1:31 pm

    Portugal com armas desiguais deu o que tinha para dar, lutou mas não conseguiu demonstrar qualidade para fazer face a este Brasil que a certa altura se limitou a controlar o jogo.
    Neymar novamente em grande pela canarinha, Paulinho encheu o campo. Do lado português, Nani deu-se ao jogo, não teve medo de arriscar, mas há dias em que as coisas não correm bem. Patrício seguro, não entendo as críticas feitas pelo VM e leitores à exibição do guardião, à excepção de um lance em que a bola vem traiçoeira e bate no chão, segurou todos os cruzamentos, remates de longe… No entanto ele e os centrais mostraram pouca sintonia, há 2 bolas que são dele mas o Pepe e o Bruno Alves aliviam. Meireles, pelo golo, entrega e por ter sido talvez o mais esclarecido foi o melhor.

    Muito trabalho pela frente, há que ao longo da época estudar alternativas porque com este 11, sem Ronaldo, com Moutinho e Coentrão fora dela, sem uma referência no ataque (Postiga só manda vir ultimamente, Nélson não têm qualidade ainda para assumir a titularidade) o trabalho no Brasil ficará muito complicado.

  • Gonçalo Vargas
    Posted Setembro 11, 2013 at 1:47 pm

    Neymar entre os 7 melhores jogadores do mundo? LOL. Ganha juízo. Dos 7 mais mediáticos isso já te dou razão. O que é que ele ganhou tirando títulos no Brasil? Ele de facto esteve bem na Taça das Confederações e não acho que seja um Robinho 2, agora vamos a ter calma. Há INÚMEROS outros jogadores que estão à frente dele. Ele tem tudo para vingar, mas ainda tem que comer muita sopinha. E aquelas fitas a atirar-se para o chão.. Por isso é que o FCB o foi buscar.
    Em relação ao jogo em si, não é surpresa para ninguém o resultado, o Brasil tem muito melhor equipa, especialmente se não temos o CR7 que é coisa de 80% da equipa ou mais. Os zucas têm inúmeras opções de qualidade e suplentes que seriam de caras titulares na nossa selecção, além de terem melhores jogadores em todas as posições. Willian e Fernandinho nem convocados foram e seriam titulares descansadamente em Portugal. Meio campo muito passivo e defesa a cometer muitos erros. O golo do Neymar fez me lembrar o do Markovic contra o SCP (mérito do jogador mas um grande demérito da defesa também).

    • Luis Santos
      Posted Setembro 11, 2013 at 2:00 pm

      Realmente todos os clubes ganham a Libertadores e todos os jogadores têm a capacidade para destabilizar defesas como a espanhola ou a italiana e resolver jogos como o Neymar. O Brasileirão não é tão mau como o pintam, Lucas e Oscar,(jogadores de top do campeonato), afirmaram-se rapidamente em colossos europeus.

  • barinho
    Posted Setembro 11, 2013 at 2:00 pm

    Gostava ainda de perceber porque é que o PB insiste em jogar com três números 8 no meio campo.Não só há zero de criatividade como ainda por cima temos a número 6 um pastelão sem agressividade nenhuma.Contra equipas fortes ainda percebo jogar com Moutinho e Meireles mas aí precisamos dum número 6 muito mais agressivo.Contra equipas mais fracas é incompreensível não se jogar com um jogador mais criativo no meio campo.Mas independentemente do adversário a maneira de jogar é sempre a mesma.

    Depois há as coerências.Não se convoca Custódio porque não tem jogado mas convoca-se Coentrão.Põe-se o Nélson Oliveira a jogar (volta Éder rápido!) porque o Postiga não joga contra Israel,mas o Coentrão que também não vai jogar é na mesma titular em vez de se testar o Antunes.

    Espero que nos qualifiquemos para o Mundial e que o PB consiga dar a motivação que conseguiu dar no Euro 2012,mas depois disso merecemos um selecionador que olhe mais ao momento de forma dos jogadores e não tenha medo de arriscar e que aposte nos muitos jovens de talento que estão a surgir em Portugal.É que o Ronaldo é um ET mas não é eterno.

  • ManuelSilvaSCP
    Posted Setembro 11, 2013 at 2:32 pm

    Parece-me que a seleção nacional deveria voltar à busca por brasileiros para atuarem. As últimas seleções de garotos não tem nos dado bons niveis (Bruma é a esperança). Por que não trazer mais um Liedson, um Pepe, mas principalmente um Deco?

  • manolo tiger
    Posted Setembro 11, 2013 at 4:22 pm

    Paulo Bento q se deixe de parvoices. Penso q a questao do meio campo é essencial. Portugal podia inverter o triangulo do meio campo e jogar com danny a 10. E devia arranjar banco. William Carvalho devia ser o banco do veloso, Adrien podia ser alternativa a Moutinho e Meireles, Manuel Fernandes devia ser convocado, há miudos bons nos sub 21… O 4-3-3 depende muito da dinâmica dos médios. E portugal tem melhores alternativas q Ruben Amorim e essas devem entrar em campo. Noutras posições também. Portugal tem boas alternativas, é preciso apostar nelas. Até acho q essas alternativas apesar de nao serem top europeu juntas formariam uma boa equipa

  • Paulo Almeida
    Posted Setembro 11, 2013 at 7:31 pm

    Portugal mereceu perder, uma selecção que joga a este nível não pode cometer os erros defensivos que nos cometemos, Moutinho uma nulidade, Veloso esteve mal, Vieirinha muito escondido, Nani vem tentou mas saiu tudo mal e Oliveira também esforçado mas inconsequente. Paulo Bento também falhou, nem num amigável testa novos jogadores, quando Licá entrou já não podia fazer nada.

  • arthur gram
    Posted Setembro 12, 2013 at 8:30 pm

    Acho que os portuguêses estão a achar muitas desculpas para a derrota da seleção lusitana, aceitem que é melhor, aliás me recordo vagamente de uma goleada brasileira, 6a2 em 2008, contra o "grande" CR7 em seu ápice. Brasiiiiiiil !!

Deixa um comentário