Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal já só é superado por Espanha, Inglaterra e Alemanha no Ranking da UEFA; Benfica está no Top 5 do futebol europeu

Os clubes portugueses são superiores aos italianos e franceses? 

A passagem do Benfica à final da Liga Europa permitiu a Portugal começar a próxima época na quarta posição do ranking de países da UEFA (Espanha lidera, Inglaterra está em 2º e a Alemanha completa o pódio), à frente da Itália e França. Na prática, ficar em quarto ou quinto vai dar ao mesmo já que ambas as posições permitem colocar duas equipas com entrada direta na Champions e outra no play-off, além de três na Liga Europa. Mas mesmo assim não deixa de ser notável que um país como o nosso, sem os recursos financeiros dos emblemas espanhóis, russos, italianos ou ucranianos, esteja neste momento no quarto posto (melhor posição de Portugal desde a criação do ranking em 1979).

No que diz respeito ao ranking de clubes, o Benfica, 3ª equipa que mais pontuou este ano na Europa, ao eliminar a Juventus consolidou o seu estatuto de top 5 no futebol europeu (vai começar 2014-15 à frente do Man Utd), apenas superado por Real, Barça, Bayern e Chelsea, e inclusive bateu o recorde de pontos que tinha conseguido na época passada, soma agora 29,950 contra os 28,350 pontos conquistados em 2012-13.

0 Comentários

  • Fábio Teixeira
    Posted Maio 1, 2014 at 10:15 pm

    3º lugar no Ranking de Seleções, 4º lugar no Ranking por equipas e duas equipas portuguesas no Top 10. Só falta mesmo vencer alguma competição internacional pela Seleção…

    • CS7
      Posted Maio 1, 2014 at 10:23 pm

      Se FC Porto e SL Benfica jogassem regularmente com 5 ou 6 tugas de início e mantivessem estes lugares, aí sim, Portugal poderia estar mais perto de ganhar algo. Mas de salientar estes resultados alcançados.

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 10:41 pm

      Se o FCP e o SLB tivessem poder financeiro para segurar os seus jogadores teriam 2 das melhores equipas do mundo a par do Barça, Real e Bayern. Isso é que era engraçado.

      Ataque do FCP, por exemplo: Hulk, Falcao, Quaresma, James, Martinez e Varela. LOL !

    • Pedro Simas
      Posted Maio 1, 2014 at 10:59 pm

      Essa lógica não faz muito sentido, porque só se foi buscar Falcao após a venda de Lisandro, e só se foi buscar Jackson após a venda de Falcao.

      Só se compra quando se tem necessidade. Isto aplica-se a todas as posições e a todos os clubes. Não acredito que, por exemplo, o Garay hoje estaria no Benfica, se o David Luiz não fosse vendido.

      Seguindo essa lógica, o Tottenham podia hoje ser Bale, Modric, Eriksen, Paulinho, Dembélé, etc…

    • Afonso Batista
      Posted Maio 2, 2014 at 12:13 am

      E o Real Madrid segundo essa logica era lixo ahahaha

    • Hugo Berto
      Posted Maio 2, 2014 at 12:05 pm

      Se Benfica e Porto jogassem com 6 tugas de início não fariam estes resultados na Europa, o jogador português de top é muito caro, não dá pra segura-lo muitos anos.
      Ou acham que Moutinhos e Coentrões são fáceis de segurar ou aparecem todos os anos?
      Não basta apostar num jogador português a titular pra ele se tornar de top.
      Há que fazer prospecção em todos os mercados pra conseguir a melhor relação qualidade preço nos jogadores e conseguir estes resultados brilhantes como os nossos orçamentos.
      O treinador do Valência há 3 anos quando soube o orçamento do Benfica não queria acreditar como era possível os resultados que as equipas portuguesas faziam na Europa.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 1, 2014 at 10:16 pm

    este ano o benfica ja bateu o psg e a juventus. nao digo melhores, mas nao ficamos nada atras.
    ja tinha sido graças ao benfica que começaram a ir 3 a champions, e agora volta a ser novamente o benfica.
    e obvio (e basta ler o outro post) que ha demasiado antis sejam eles de que clubes forem, mas e devido ao benfica que estamos nesta posiçao, e devido ao benfica que o porto vai a champions e e devido ao benfica que o sporting tem o apuramento directo, o resto e conversa.

    • Gonçalo
      Posted Maio 1, 2014 at 10:28 pm

      O que vale é que a maior parte dos Benfiquistas tem memória curta! Nos últimos três anos deve-se e muito ao Benfica é verdade mas e quando o Benfica andou de rastos duas épocas seguidas em que numa delas terminou em 6º e nem foi às competições europeias? Durante anos, e por muito que me custe admiti-lo, quem levou as equipas portuguesas à Europa foi o Porto e o resto é conversa! P.S- Sou Sportinguista!

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2014 at 10:34 pm

      és muito engraçado quando falas dos "antis" e sais te com um comentário destes…
      se vão 3 às Champions é graças a todos, o Porto ainda em 10/11 fez mais de 30 pontos, mas claro, qualquer coisa é só graças ao Benfica… é só o Benfica que joga nas competições europeias, eu se fosse a vocês criava um campeonato só vosso, para jogarem sozinhos… entravam em competição de 4 em 4 anos, e achavam-se os maiores.
      Aprendam a ver o que se passa, e que o Benfica não é, nos últimos anos, o melhor clube de Portugal. Já foi, mas agora todos sabemos quem é… baste ver quem foi a única equipa portuguesa a ganhar títulos internacionais este ano, a ganhar mais competições internas, e a estar no top 3 de equipas com mais títulos do século XXI.

      Sem mais, Diogo

    • Paulo Lima
      Posted Maio 1, 2014 at 10:35 pm

      Tem toda a razão Gonçalo mas este ranking é de 5 anos o que deita o seu argumento por terra.

    • Imperador
      Posted Maio 1, 2014 at 10:36 pm

      E também foi devido ao Benfica que Dom Afonso Henriques conseguiu palmilhar por Guimarães fora e reconquistar o Oeste da península aos Mouros….
      É precisamente por causa desta basofia absolutamente demente que os Sportinguistas durante anos preferiram ver vitórias do Porto e vice-versa… É que não há o mínimo de pachorra para ouvir estas tretas.
      Foi por causa da vitória do Porto em 2011 que em 2012 vocês foram directamente à champions e nesse ano quem acabou por fazer melhor figura do que vocês na Europa foi o….. Sporting.
      Bebam um chá de noção que vos faz bem.

    • Miguel Delgado
      Posted Maio 1, 2014 at 10:37 pm

      pois mas não vi o porto a ir a alguma final europeia, e pelo o que sei indo a uma final europeia adquire-se mais pontos no ranking

    • jose virgem
      Posted Maio 1, 2014 at 10:38 pm

      sem duvidas, bem visto Gonçalo!

    • joaomartinho100
      Posted Maio 1, 2014 at 10:39 pm

      Há comentários que caiem no ridículo e um deles é o seu. Porque só vê o Benfica a frente, e na verdade os antis de quem fala é você próprio. Deve-se de ter esquecido do Braga que foi a final, eliminando o Benfica que a seu ver, é graças a ele que estamos bem, e depois de salientar que o Porto também tem feito carreira positiva na Europa nos últimos anos, assim como o SCP, que há dois anos esteve presente na meia final.. isto para não falar dos clubes mais pequenos que também pontuaram.

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 10:47 pm

      Caro Mosqueteiro SLB, não seja faccioso. O SLB aos 30 minutos em Paris estava a perder 3 0 e a ser completamente esmagado. Não levaram 5 ou 6 porque o PSG não quis. O SLB ganhou ao PSG quando estes jogavam com os suplentes, tendo já garantido o 1º lugar do grupo.

      Os rankings sao feitos com o contributo de todas as equipas. Dizer que o contributo é maior ou menor é normal e facil de quantificar, dizer que é devido apenas ao SLB para além de faccioso é ridiculo.

      De lembrar e não esquecer, que o FCP é a única equipa tuga que ganha um titulo ( 5 para ser mais preciso ) internacional há menos de 50 anos, salvo erro.

      3 nos últimos 10 anos.

      Ganhar é bom, ser humilde tambem, realista ainda melhor.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 1, 2014 at 11:18 pm

      a comentadores aqui que gostam de comentar e nao vem os factos, mas pronto.

      gonçalo- e? nao entra para o ranking.
      diogo- e obvio que o porto tambem contribui para este, eo facto de terem ganho a liga europa contribuiu bastante, mas foi com a vitoria do benfica que portugal subiu no ranking o ano passado, ate pode ir confirmar. era esse o meu ponto de vista. se o ano passado o benfica tivesse perdido o porto nao iria.
      imperador tu deves estar a alucinar certo? eu sei que es sportinguista e estas a tentar levantar os vossos feitos, mas nao me faças rir. sei que e raro veres o teu clube ai, mas por favor. nos ultimos 2 anos o benfica chegou as meias a jogar com os suplentes. o sporting foi as meias e perdeu com o bilbau, nao me venham com tretas. depois na final o bilbau levou uma tareia.
      o sporting foi a ultima equipa portuguesa ser eliminada o que e diferente. o benfica nesse ano foi aos quartos de final da champions league (sabes o que e?) e perdeu com o campeao europeu desse ano, tendo discutido o jogo ate ao fim e tambem nesse jogo jogou com um a menos durante grande parte do jogo.
      joaomartinho- a equipa que meteu portugal onde esta foi o benfica. sera que custa perceber? sempre houve antis a torcer contra o benfica, mas quem ganhou o jogo hoje, e equem ganhou na epoca passada foi o benfica. logo, foi devido ao benfica que passamos a frente.

      joel, sim perdemos em paris quando o benfica estava numa pessima forma. ca ganhamos, suplentes ou nao, continuava a ser uma equipa superior a qualquer outra portuguesa. nao levamos 5 ou 6 porque o psg nao quis. nao fomos goleados pelo porto porque o porto nao quise. nao fomos goleados pela juventus porque a juventus nao quis. nao fomos goleados pelo sporting porque tambem nao quiseram.
      falam dessa vontade, como se fosse assim. mas pronto, nunca devem ter jogado a bola. ja agora, se for ver esse jogo, um dos golos do psg e irregular.
      so a ultima liga europa do porto e que contou, o resto nao.

      3 nos ultimos 10 ? sim, e verdade, mas tambem… 1 neste ano. se queres falar do passado eu digo-te 33, se queres do presente eu digo-te quem e o campeao.

      basta ir ver a outros posts e ves primeiro torciam pelo totenham, depois pelo az, depois pela juve, agora pelo sevilha e tens ai o menino pedro mendes como exemplo. eu sei que custa.

      nao percebo o que disseste de tao errado, mas tambem deviam interpretar melhor.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 1, 2014 at 11:18 pm

      o que disse*, mas percebo se fui mal interpretado

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 1, 2014 at 11:24 pm

      ja agora, vao ao ranking e vejam em todos os anos considerados, qual a equipa portuguesa que deu mais pontos a portugal. so nao ve quem nao quer.

      imperador, digo-te o mesmo. ate nesse ano do sporting o benfica fez mais pontos.

      ja disse, e so saber interpretar. o anti nao sou eu, os dados estao la

    • André Mateus
      Posted Maio 1, 2014 at 11:25 pm

      Imperador, tem razão, mas em 2012 o Benfica fez muito melhor figura que o Sporting na Europa, não queira comparar as meias da Liga Europa aos quartos da Champions

    • pje
      Posted Maio 1, 2014 at 11:32 pm

      O benfica só pontuou nestes últimos 5 anos porque em anos anteriores a estes 5 o porto e também o sporting faziam boa figura e graças a isso começaram a ir à liga dos campeões e à lga europa mesmo ficando em terceiro ou 4º, senão nem tinham tido a oportunidade de pontuar ;)

    • afonso615
      Posted Maio 1, 2014 at 11:49 pm

      Imperador, se vir o ranking pode constatar que em termos de pontuação UEFA, nas últimas 5 épocas, o Sporting em nenhuma época foi superior ao Benfica.

    • Costa
      Posted Maio 2, 2014 at 6:22 am

      Miguel Delgado, não viu o porto ir a uma final europeia?! Que idade tem, 3 anos?

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 2, 2014 at 10:24 am

      Se for a 5 anos, também Porto e Sporting contribuiram, inclusivé o Braga. O Porto venceu a Liga Europa, e o Sporting tem uma meia-final, o Braga tem uma final. Parecendo que não, também ajuda, não foi só o Benfica que pontuou, apesar de nas últimas duas épocas ter contribuído mais.

    • Miguel
      Posted Maio 2, 2014 at 11:08 am

      A sério que estao a discutir isso? Sinceramente não ha minima logica todasas eequipas ajudam nenhuma faz nada sozinha o benfica pontuou mais este ano mas o porto tbmja pontou mais que Benfica e vcs n sabem ver isso? Sinceramente

    • Gus Ledes
      Posted Maio 2, 2014 at 12:12 pm

      Mas ninguém sabe ler?
      No ranking só contam os últimos 5 anos, e nesses 5 anos nunca o Sporting contribuiu mais que o Benfica pra pontuação de Portugal na Europa e o Porto só contribuiu mais no ano em que ganhou a liga Europa com o Villas Boas, em todos os outros anos foi sempre o Benfica quem pontuou mais.
      Custa assim tanto admitir algo que é matemático?
      Não é por ficarem tristes com isso que 1 + 1 deixa de ser = 2

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 2, 2014 at 12:46 pm

      Mas alguém fica triste com isso? a mim só me incomoda dizerem que o Sporting e o Porto vão à Champions exclusivamente por causa do Benfica, o que é mentira.

    • Gus Ledes
      Posted Maio 2, 2014 at 1:23 pm

      Os vossos comentários indicam muita tristeza e até alguma mágoa.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 2, 2014 at 1:30 pm

      A única tristeza e mágoa que tenho na alma, desportivamente, é ter tido nas últimas duas épocas o pior presidente da história do Sporting, que fez com que fosse possível chegarmos à pior classificação da história. De resto, nada triste nem magoado.

    • Gus Ledes
      Posted Maio 2, 2014 at 8:18 pm

      Nota-se

  • Lista G SJTalha
    Posted Maio 1, 2014 at 10:21 pm

    Com a próxima época a entrar, e a ultima época a cair, o Benfica não passa para 5º lugar, ultrapassando o Man Utd?

  • Anónimo
    Posted Maio 1, 2014 at 10:22 pm

    agora agradecam ao glorioso, se o porto vai a champions no proximo ano é por estas coisas. qualquer portugues por mais anti que seja tem de estar orgulhoso
    Marco L

    • CS7
      Posted Maio 1, 2014 at 10:30 pm

      Eu a pensar que era pelos trajetos de Porto, Braga, Sporting e Benfica , mas pelos vistos é só graças ao glorioso… Todas essas equipas ajudaram, deram o seu contributo, Sporting esteve numa meia-final, Braga numa final, o porto venceu a Liga Europa, o benfica uma meia-final e duas finais a contar com esta. Esta presença na final foi decisiva para o 4ºlugar, mas o 5ºlugar na prática dá o mesmo.

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 10:49 pm

      Anti? Porque agradecer? Vamos comparar as conquistas europeias do FCP e do SLB nos últimos 25 anos? Se quiseres podemos fazer a comparação a 50 anos, para teres alguma coisa para mostrar.

      Só ganhamos 3 competições europeias nos últimos 10 anos. 1 Champs, 1 Uefa e 1 Europa.

      Falas em antis e dirigiste logo aos adeptos do Porto? Tens piada.

      Sai uma dose de humildade e realismo para a mesa anónima por favor.

    • JOAO.p
      Posted Maio 1, 2014 at 11:06 pm

      Então o mérito é unicamente do Benfica? O Porto este ano chegou aos quartos da LE e o Vit. Guimarães conseguiu dois ou três resultados surpreendentes, mas pelos vistos só as vitórias do Benfica é que dão pontos.

      Benfica, Porto, Sporting e Braga, juntamente com os mais pequenos, têm amealhado pontos importantíssimos para o ranking, não apenas um ou dois, mas todos. É aí que está a nossa força, no conjunto de todas as forças. Se fosse só o Porto ou o Benfica, como com os franceses é só o PSG, não teríamos hipótese. Porém, todas as equipas juntas, com capacidade financeira muito inferior, conseguem superiorizar-se a apenas uma.

      Se estamos no lugar em que estamos, é graças ao esforço combinado de todas as equipas e dos excelentes resultados europeus que os nossos clubes têm alcançado ao longo dos últimos anos.

  • JOAO.p
    Posted Maio 1, 2014 at 10:22 pm

    O Benfica chegou por duas vezes seguidas à final da Liga Europa. O Porto voltou a chegar às meias e há três anos foi campeão. O Sporting também fez uma época muito positiva há dois anos. O Braga chegou à final há três. Quando passaram da fase de grupos da Champions, Porto e Benfica fizeram (geralmente) boa figura, exceptuando os azuis-e-brancos no ano passado. No ano em que o Chelsea ganhou a LC, eliminou por pouco e injustamente o Benfica nos quartos. O Porto tem muito mais títulos europeus nos últimos dez anos que o PSG.

    Sim, no todo, somos superiores. Benfica, Porto, Sporting e Braga não são melhores que o PSG, mas o seu trabalho europeu junto nos últimos anos supera o dos parisienses, Lyon, Marselha e mais dois ou três. O conjunto é mais forte. As equipas italianas… O Benfica demonstrou ser superior à melhor deles e o Porto à terceira melhor. A segunda nem lá estava.

    Por isso sim, os clubes portugueses são actualmente superiores aos franceses e italianos.

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 10:50 pm

      Concordo com a sua analise no geral. Podia era ter dito que as equipas tugas não tem o dinheiro que o PSG tem. Bastante importante :)

    • JOAO.p
      Posted Maio 1, 2014 at 10:55 pm

      Sim Joel, tem toda a razão, esse é um ponto crucial!

    • Bruno Meleiro
      Posted Maio 1, 2014 at 11:03 pm

      Não é à toa que Porto e Benfica ficam no 1º pote na próxima liga dos campeões, é graças aos pontos que conseguem amealhar com boas prestações europeias.

      Mas continuo a achar que a os nossos 2 clubes mais fortes estão a meio termo entre a LC e a L Europa, por essa razão dificilmente passam dos 1/8 e 1/4 de final da LC, sendo que o normal é serem relegados para a LE, e aí conseguem chegar longe.

      Por vezes vão fazendo equipas fortes que não devem nada a ditos "colossos", como é o caso deste Benfica que eliminou a Juventus, quase certa tri-campeã italiana (se bem os clubes italianos estão muito longe dos velhos tempos…).

  • David Gomes
    Posted Maio 1, 2014 at 10:25 pm

    A única equipa francesa ou italiana que é claramente superior a qualquer portuguesa é o PSG. Num futuro próximo o Mónaco poderá vir a sê-lo também devido aos milhões investidos. A Juventos ainda não está ao nível do Benfica, que é a melhor equipa portuguesa, Muito por culpa da desorganização no momento atacante neste tipo de jogos. Em ambos os jogos o que vi foram bolas bombeadas para a área e/ ou fé em Tévez. Fica a ideia de que a Juve com uma boa organização ofensiva poderia ter criado muito mais ocasiões de perigo e mesmo levado de vencida o Benfica.

    E, antecipando-me às críticas, não venham os benfiquistas crucificar-me já pela frase acima. Em face dos acontecimentos o Benfica foi um justo vencedor, aquilo é apenas a suposição de um cenário.

    • João Lains
      Posted Maio 1, 2014 at 11:08 pm

      Pessoalmente, não gosto da forma como a Juventus actualmente joga. Quem a acompanha regularmente como eu, e especialmente desde que o Conte chegou à equipa, sabe que esta equipa era bastante mais pressionante quando jogava em 4-3-3, o que apenas aconteceu durante a primeira temporada de Conte, e realmente dava muito mais prazer em vê-los jogar.

      Esta táctica já foi novamente testada, esta temporada, na visita ao Santiago Bernabéu, por isso, acredito que na próxima temporada a Juventus voltará a jogar em 4-3-3, mas precisa de alguns jogadores para que o possa fazer.

      Jogadores como Alexis Sánchez, Iturbe, Shaqiri, Mandzukic, Kolarov, Coentrão ou até mesmo Berardi e Immobile, que estão ligados contratualmente ao clube, interessam. Seria também curioso ver uma série de acontecimentos como estes: Ramires envolvido no negócio de Vidal para o Chelsea, ou até mesmo Verratti e Lucas, numa troca por Pogba, algo que até permitira a Marchisio reconquistar o seu espaço.

    • David Gomes
      Posted Maio 1, 2014 at 11:45 pm

      João isso já é algo que eu não posso discutir pois os únicos jogos que vi da juventos esta época foram os dois com o benfica. E foi a partir deles que tirei as minhas ilações, pois o assunto do post é sobre a valia das equipas e jogaram equipas de valias individuais não muito diferentes. Posto isto e porque 2 jogos grandes me parecem ser uma amostra minimamente aceitável disse o que disse. Ao teu comentário é que já não posso dar uma resposta

    • João Lains
      Posted Maio 2, 2014 at 8:00 am

      Foi apenas a minha veia bianconera a falar mais alto. Apesar do desfecho desta meia-final, ainda considero globalmente a Juventus superior ao Benfica, mas nós (Benfica) estamos de facto num excelente momento de forma, que nos permite jogar olhos nos olhos com a esmagadora maioria das equipas.

    • David Gomes
      Posted Maio 2, 2014 at 1:39 pm

      Sim, foi exactamente essa a essência do meu comentário. A Juventus, global e teoricamente, está meio degrau acima do Benfica. Mas não conseguiu provar isso

  • Paulo Pereira
    Posted Maio 1, 2014 at 10:27 pm

    O problema é que só arrecadamos pontos na Liga Europa…

    O FC Porto, se passar o play-off, será cabeça de série, certo?

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 10:37 pm

      Em principio sim, pelo que sei. Depende sempre das equipas que se apurarem pra Champions, mas tudo indica que é possivel. SLB e FCP no pote 1, se se concretizar a passagem do FCP no Playoff.

    • Kafka I
      Posted Maio 1, 2014 at 10:48 pm

      Sim Paulo, o Porto será sempre cabeça de série, pois está em 10º lugar no ranking, mas das 9 equipas que estão à frente, a maioria até já tem entrada directa na champions, logo no playoff o Porto será sempre na pior das hipótese a 2 ª ou 3ª melhor equipa do ranking

    • afonso615
      Posted Maio 1, 2014 at 11:46 pm

      Penso que o Paulo estaria a perguntar se o Porto estaria no 1º pote se passasse do play-off. A resposta é sim, Valência e Man. United já não têm hipóteses de se qualificarem para a UCL.

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2014 at 12:03 am

      Exactamente afonso615 ,tens toda a razão, li mal quando dei a resposta…e sim o Porto será cabeça de serie na mesma, pela justificação dada pelo afonso615, pois na pior das hipoteses o Porto será sempre o 8º classificado presente no sorteio…

      Pode-se dizer que o golo do Sevilha nos descontos, assegurou de vez que o Porto será cabeça de serie, pois como agora o vencedor da Taça Uefa garante um lugar na Champions no ano seguinte, caso o Valência tivesse passado e vencesse a competição, poderia ficar à frente do Porto no sorteio do ano que vem, relegando o Porto para o 9º classificado…

      Por fim, deixo uma questão, não sei se alguém sabe responder, mas caso o Sevilha vença a Taça Uefa, irão na mesma 5 equipas Espanholas à Champions na próxima época? ou ou Bilbao que vai ficar em 4º em Espanha perde essa vaga, devido a só poderem ir apenas 4 equipas no máximo por País?

    • CS7
      Posted Maio 2, 2014 at 12:27 am

      Kafka I, em 2011/2012 o Tottenham ficou em 4ºlugar no campeonato Inglês que daria acesso ao play-off da Champions, mas como o Chelsea nessa época venceu a Champions e apesar do 6ºlugar no campeonato Inglês, marcou presença na fase de grupos da Champions, relegando o Tottenham para a Liga Europa. É duro para uma equipa como o Tottenham ser afastado assim da Champions, mas são as regras. Assim, e admitindo que o vencedor da Liga Europa tem lugar na Liga dos Campeões na proxima época, o Athletic Bilbau iria disputar a LE.

    • Winervic
      Posted Maio 2, 2014 at 12:43 am

      Kafka, essa pergunta sobre a hipotética entrada do Sevilha à LC e a "despromoção" do Bilbao à TU é bastante interessante, mas se assim fosse, seria terrivelmente injusto para o 4 classificado de La Liga.

    • Bertolino
      Posted Maio 2, 2014 at 12:18 pm

      Mas vencer a liga Europa dá acesso à champions?

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2014 at 10:23 pm

      Erro meu, estava equivocado, estive a ver melhor e a regra do vencedor da Taça Uefa ter entrada directa na Champions, só entra em vigor a partir da próxima epoca, pelo que este ano, o Sevilha mesmo que vença a Taça Uefa, não irá à Champions…

  • Julio
    Posted Maio 1, 2014 at 10:27 pm

    A equipa que domina a seu belo prazer o futebol italiano foi inferior numa eliminatória à melhor equipa portuguesa. Esta eliminatória só veio provar a crise do futebol italiano, a anos-luz daquela Serie A dos anos 90 que era a melhor liga do mundo. Estão numa decadência acentuada desde há alguns anos para cá.

    Respondendo à pergunta: não há dúvidas que em geral a liga italiana é muito superior à portuguesa. E a francesa também é melhor que a nossa. Mas se nos restringirmos apenas às melhores equipas, nós (actualmente) competimos perfeitamente com as equipas italianas e somos claramente superiores às francesas. Daí não surpreender assim tanto estarmos tão bem classificados no ranking. Contudo, com tamanha diferença de recursos, é fantástico este 4º lugar.

    • Joel
      Posted Maio 1, 2014 at 10:37 pm

      Concordo com a sua frase em que refere o declinio da liga italiana, agora dizer que a liga italiana É MUITO superior à nossa já não acho. Pode ser superior, mas a ser não é muito substancial. As equipas médiasbaixas de Italia sao fraquissimas, mais fracas que as nossas provavelmente e as suas melhores são do mesmo nivel ou inferiores ás nossas. Porto ( Fraquissimo ) eliminou o Napoles, SLB eliminou a Juve.
      Em relação à França é a mesma coisa, mas ainda mais fraco que em Italia. Tirando a parte do PSG, que é bastante forte e possui fundos ilimitados.

    • Kafka I
      Posted Maio 1, 2014 at 11:02 pm

      Júlio, em certa parte concordo contigo, ou seja, no computo geral o campeonato Italiano e Francês tem melhores equipas que Portugal, mas se nos restringirmos apenas às melhores equipas, nós fazemos frente à França e Itália perfeitamente..

      Joel, as equipas portuguesas (tirando Benfica, Porto e Sporting) também são fraquissimas, e basta veres os resultados que todas as outras (o Braga é o unico que se safa) fazem ano após ano e a título de exemplo este ano:

      -Guimarães ficou em 3º no grupo a 4 pontos do último classificado do campeonato Espanhol e a 7 pontos do 5º classificado do Campeonato Francês

      -Paços Ferreira, ficou em 3º no grupo com apenas 3 pontos, a 9 pontos do 2º classificado da Ucrânia e a 13 pontos do quarto classificado de Itália

      -Estoril (que actualmente é a 4ª melhor equipa de Portugal), ficou em último lugar no grupo a 3 pontos do 12º classificado da Alemanha, a 6 pontos do 4º classificado da Républica Checa, e a 9 pontos do 5º classificado do Campeonato Espanhol.

      Para não falar que o Braga foi eliminado pelo 6º classificado do campeonato Romeno

      Portanto, isto não são resultados lá muito abonatórios para a nossa 2ª linha de equipas…claramente a diferença é feita por Benfica, Porto e Sporting (e o Braga num passado recente), mas a seguir a estas 4 equipas há um vazio enorme e todas as restantes são muito fracas também..

    • Julio
      Posted Maio 1, 2014 at 11:20 pm

      ok, tendo em conta a decadência do Calcio se calhar o "muito" pode ser algo exagerado, mas também convenhamos com a nossa liga não está propriamente em grande evolução. Quando falo da liga falo do nível médio, pois se formos a ver apenas pelas melhores equipas conseguimos perfeitamente competir com os italianos, como já tinha dito.

      Temos que analisar o pouco que conseguem as 2 equipas mais fracas das 6 que metemos na UEFA. Aí se vê que o nosso nível médio é claramente inferior ao italiano e um pouco inferior ao francês.

    • Bertolino
      Posted Maio 2, 2014 at 12:22 pm

      Mas Kafka estás a falar do 17º, do 10º e do 7º classificados da liga portuguesa…

  • Francisco Silva
    Posted Maio 1, 2014 at 10:33 pm

    Respondendo à pergunta, com a ascensão meteórica do Estoril na liga portuguesa e com um Braga ao nível dos anos anteriores, a liga portuguesa, com muito menos recursos, merece sim estar no ranking em que se encontra. A liga italiana tem vindo a descer de nível como se verificou este ano nas competições europeias. O porto não estando no seu nível habitual eliminou o Nápoles e o Benfica eliminou de forma notória a Juventus hoje. Quanto a liga francesa, para alem do PSG que é ja um colosso europeu, não apresenta nenhuma equipa que, na minha opinião, consiga fazer frente a um dos 3 grandes portugueses, muito embora o Mónaco esteja a trabalhar para isso. Quanto a liga russa e ucraniana, tem dinheiro mas falta competitividade, de modo que inseri las na questão não tem muito sentido. Face a isto, e esperando um Sporting ao nível deste ano na Champions (lutara pela passagem da fase de grupos e com os recursos que apresenta será um feito notável) e um Porto ainda melhor, penso que os clubes portugueses tem todas as condições e fazer uma excelente liga dos campeões. Quanto aos clubes na liga Europa, o Estoril é aquele em quem podemos depositar mais esperanças, embora não tenha grande experiência na mesma. Acredito que o Nacional também consiga fazer uma boa campanha. O Rio Ave será uma completa incógnita, mas pode surpreender (seria bom ver um destes 3 clubes a ir longe na liga Europa, mudando por completo a visão dos clubes portugueses na Europa). Face a isto, acho justo o lugar onde Portugal se apresenta de momento acreditando que pode fazer ainda melhor nos próximos anos.

  • Tiago Martins
    Posted Maio 1, 2014 at 10:35 pm

    Com a diferença abissal de recursos financeiros em relação a Itália, França, Ucrânia ou Rússia é simplesmente notável este 4º lugar!

  • Pedro Simas
    Posted Maio 1, 2014 at 10:39 pm

    Esta ranking da UEFA leva em consideração as ultimas 5 épocas:

    Espanha 17.928 18.214 20.857 17.714 22.571 = 97.284
    Inglaterra 17.928 18.357 15.250 16.428 16.786 = 84.748
    Alemanha 18.083 15.666 15.250 17.928 14.714 = 81.641
    Itália 15.428 11.571 11.357 14.416 14.166 = 66.938
    Portugal 10.000 18.800 11.833 11.750 9.750 = 62.133
    França 15.000 10.750 10.500 11.750 8.500 = 56.500
    Russia 6.166 10.916 9.750 9.750 10.416 = 46.698
    Holanda 9.416 11.166 13.600 4.214 5.916 = 44.312
    Ucrania 5.800 10.083 7.750 9.500 7.833 = 40.996
    Bélgica 8.700 4.600 10.100 6.500 6.400 = 36.300

    A partir do momento em que aquele 18.000 de Portugal deixar de contar (ou seja a partir 2015/2016) vamos descer outra vez para trás da Italia e provavelmente também da França (vão poder contar com o Monaco a partir de agora)… a não ser que repetimos uma final Portuguesa.

    • Fabio M.
      Posted Maio 1, 2014 at 10:55 pm

      ui, vão contar com o Mónaco…..e o Sporting não conta? De França, a não ser que o Porto comece a perder competitividade, não temos muito que temer, quanto mais dizer que provavelmente vamos ser superados por eles…

      E não temos que repetir finais. Basta que as 3 equipas cheguem regularmente a quartos de final e mantemos uma boa média de pontos.

    • Pedro Simas
      Posted Maio 1, 2014 at 11:13 pm

      Olha para os números… a partir do momento em que deixamos de contar com os 18.800, voltamos ao nível da França, fazendo médias de 10.000-11.000 por ano.

      Eu digo que provavelmente vamos ser ultrapassados pela França, simplesmente porque vejo o PSG a ganhar a Champions League pelo menos uma vez nos próximos 5 anos, enquanto que o Monaco também não vai estar muito longe do Porto e do Benfica.

      Na minha opinião —– PSG + Monaco = Porto + Benfica

      A diferença depois está, como dizes e bem, nas outras equipas. Portugal tem Braga e Sporting e talvez Estoril, enquanto que a França tem Lille, St. Étienne, Lyon, Marseille, etc… equipas que estão relativamente fracas, mas que devido ao novo interesse na Ligue 1, devem subir de rendimento nos próximos 5 anos… a liga francesa está em crescendo.

    • zé manuel
      Posted Maio 1, 2014 at 11:14 pm

      Sinceramente, e espero estar enganado, o Sporting ainda não tem estaleca para fazer algo na Europa

    • RicardoSporting
      Posted Maio 1, 2014 at 11:39 pm

      zé manuel, nao tem estaleca para ir longe nas champions, mas pode perfeitamente ficar em 3 nos grupos e ir longe na liga europa, nao acho o Sporting inferior ao Valencia ou o Basileia(que teve perto das meias).

  • Miguel Amador
    Posted Maio 1, 2014 at 10:57 pm

    Sem dúvida o Benfica tem estado em grande nível, mas não se pode ignorar que o Porto não contribui geralmente tanto para o ranking porque passa a fase de grupos, e não é relegado para a UEFA. Aliás, muito raramente jogou a Taça UEFA/Liga Europa, e nas únicas vezes que o fez por não ter sido apurado para a LC ganhou-a. Benfica e Porto (não o desta época) são equipas de Liga dos Campeões, e capazes de andar a lugar pelos quartos todos os anos, por isso na Liga Europa jogam para ganhar. É ridículo a oportunidade que o Porto perdeu este ano, por culpa própria.

    Resumindo, estamos onde estamos pelo nível que as equipas apresentam em conjunto, e não só pelo Benfica, que tem aproveitado para explorar a Liga Europa. Se o nível das restantes equipas não aumentar no próximo ano, bem este ranking facilmente vai ao ar agora que o PSG e o Mónaco tem a capacidade financeira que têm.

    • Bertolino
      Posted Maio 2, 2014 at 12:32 pm

      Completamente falso, nos últimos 5 anos (que é o que conta) o Porto participou 3x na liga europa.
      Ganhou co Villas boas, no ano seguinte perdeu logo com o City na 1ª eliminatória depois de ser despromovido da champions e este ano perdeu co sevilla nos quartos.
      Ou seja em mais de metade dos anos participou na liga Europa.
      E nos 2 anos em que passou a fase de grupos da champions foi goleado pelo arsenal logo nos oitavos ou eliminado pelo colosso Malaga também nos oitavos, equipas de nível muito superior ao que encontraria pra chegar as decisões na liga europa não haja duvida…

  • Rabensandratana
    Posted Maio 1, 2014 at 11:02 pm

    Muitos parabéns ao contributo das diversas equipas portuguesas, ultimamente é o SLB que tem dado mais pontos que as restantes, mas todos os pontos são essenciais, assim agradeço as contribuições do meu VSC, Estoril Praia e o Paços de Ferreira, o SCBRAGA também ajudou.

  • Daniel Pereira
    Posted Maio 1, 2014 at 11:03 pm

    Eu muito gosto de ler os entendidos de futebol a dizerem que se o Porto vai à 3ª pré-eliminatóra da Champions é por causa desta caminhada europeia do Benfica.
    Então cá vai uma lição sobre este assunto e aproveitem pois eu não duro sempre, a quantidade de equipas que entram nas 2 competições europeias são, definidas ao longo da caminhada europeia de 2 anos antes, ou seja, daqui a 2 anos teremos 3 equipas na champions. Se esta época tivemos 3 equipas na champions + 3 na liga europa foi devido à campanha europeia feita pelos clubes portugueses na época de 2011/2012.
    Conclusão, boa campanha europeia em 2013/2014 = 3 equipas na Champions + 3 na liga Europa em 2015/2016.
    Não precisam de agradecer, gosto de ajudar quem nada percebe do que fala.

    • stanpanan
      Posted Maio 2, 2014 at 10:51 am

      Não e totalmente assim Daniel, tens razão quando dizes que os resultados obtidos no final do ano tem repercussão 2 anos a seguir, mas essa conta é feita a 5 anos, não ao ano em causa, ou seja, usando o teu exemplo, o facto de termos 3 clubes na champions deve se não so ao que foi feito em 20112012 mas ao que fizeram essa epoca mais os 4 anos anteriores! Da mesma forma que o resultado deste ano, tens de somar os 4 anos anteriores.

  • clough
    Posted Maio 1, 2014 at 11:06 pm

    Esta classificação é óptima, passar um campeonato como o Italiano no ranking é um facto histórico, impensável há poucos anos atrás. Contudo, em comparação, podemos dizer que o Benfica e o Porto são, nos últimos anos, superiores às equipas de Itália e de França. Exceptuando o novo PSG – uma grande equipa – qualquer outra equipa desses dois campeonatos está ao alcance do Benfica e do Porto. Aliás, no caso de França isso é claro, até o Vitória de Guimarães põe o Lyon em sentido. Qualquer Bordéus (eliminatória facílima do Benfica na época anterior) ou Marselha (0 pontos na LC!) estão hoje muito abaixo de Benfica e Porto. Quanto a Itália, esta temporada é paradigmática.O problema é o resto. As equipas "médias" (isto é, as de Liga Europa) de Itália ou França são superiores às homónimas portuguesas. E esse é um dos grandes problemas, o futebol português depende dos pontos de 3 equipas. As restantes 3, basicamente, perdem pontos. O que com o sistema de divisão de pontos pelo total de equipas, só nos desfavorece e enaltece ainda mais a importância dos grandes.

  • Enak
    Posted Maio 1, 2014 at 11:14 pm

    Este tipo de coisas são o que eleva a qualidade do nosso país e são uma bofetada de luva branca àqueles que se dizem muito patriotas e no entanto mal podem criticam tudo o que podem em relação ao nosso país!

    Parabéns a nós todos mais uma vez e é esperar para o ano que todas as equipas tugas façam boa figura na Europa, mais especialmente Porto, Benfica e Sporting!

  • van Basten
    Posted Maio 1, 2014 at 11:33 pm

    Temos consistentemente colocado equipas portuguesas em finais europeias ou nas últimas rondas das provas neste novo século, e mesmo considerando que a maior parte dessas presenças aconteceu na Taça UEFA / Liga Europa, é sem dúvida nenhuma um feito notável tendo em conta a diferença de orçamentos entre as equipas portuguesas e as estrangeiras, isso só diz bem da nossa capacidade de superação e de gestão dos recursos disponíveis.

    2000 – Champions League Quarter-Final (Porto)
    2001 – UEFA Cup Quarter-Final (Porto)
    2003 – UEFA Cup Winners (Porto)
    2004 – Champions League Winners (Porto)
    2005 – UEFA Cup Final (Sporting)
    2006 – Champions League Quarter-Final (Benfica)
    2009 – Champions League Quarter-Final (Porto)
    2010 – Europa League Quarter-Final (Benfica)
    2011 – Europa Cup Winners (Porto)
    2011 – Europa League Semi-final (Benfica)
    2012 – Champions League Quarter-Final (Benfica)
    2013 – Europa League Final (Benfica)
    2014 – Europa League Final – pelo menos (Benfica)

    • clough
      Posted Maio 1, 2014 at 11:50 pm

      E ainda falta aí o Sporting na meia final de 2012, o Braga na final de 2011 e o Boavista na meia-final de 2003.

    • van Basten
      Posted Maio 2, 2014 at 12:03 am

      Exactamente clough, pensava que as tinha colocado aí (menos a do Boavista, da qual me confesso ter esquecido completamente), mas por alguma razão não apareceram. Obrigado pelo reparo!

    • van Basten
      Posted Maio 2, 2014 at 12:06 am

      Ou seja, resumindo, nestes últimos 14 anos colocámos equipas nas meias ou nas finais das provas europeias por 10 vezes. Realmente impressionante.

    • clough
      Posted Maio 2, 2014 at 12:28 am

      Ah, e o próprio Porto nesta mesma temporada, também chegou aos quartos de final. Tal como o Sporting em 2008.

    • Bombas
      Posted Maio 2, 2014 at 6:07 pm

      E a taça intertoto do Braga.

  • Flávio Afonso
    Posted Maio 1, 2014 at 11:36 pm

    Vamos colocar os pes bem assentes no chão. Digo isto pelas seguintes razoes. Ponto número 1: Os orçamentos(o benfica e porto clubes com maiores orçamentos estao ao nivel de equipas medias dos campeonatos de topo, pode se dizer os orçamentos nao ganham jogos, mas ajuda ter capacidade para aguentar os melhores jogadores e para ter capacidade de ir buscar os melhores) e a qualidade de jogadores envolvidos na liga portuguesa é de longe infererior à Francesa, Italiana, Russa e Ucraniana, se não repare-se nos jogadores que saem de equipas como Braga, Estoril, Maritimo, etc que vão para equipas de 2º. plano da ucrânia ou entao vao para o médio oriente. Ponto 2: as assistencias dos estadios nacionais sao das mais baixas na europa no que à primeira divisão diz respeito. Ponto 3: grande parte dos jogadores em portugal sao detidos por fundos, dentro de pouco tempo isso irá terminar e os clubes ficarao sem capacidade de comprar jogadores de valia (ex: Markovic, Alex Sandro, Danilo….entre muitos mais. Ponto 4: somos um país pequeno e com pouca expressão no futebol, embora me falem que temos o melhor jogador do mundo, um dos melhores treinadores, temos um exelente ranking de selecção e de clubes, mas vamos ser honestos, não passa de uma fase que dificilmente se irá repetir.
    Mas com isto só quero chamar a atenção para a realidade e não embadeirar-mos em arco o futebol portugues, atribuir-lhe um lugar dentro do futebol europeu e mundial que no bom da verdade não lhe corresponde.
    Tenho orgulho em ser portugues, mas tambem sei ser lucido…nem quando se ganha tudo esta bem nem quando se perde tudo esta mal…..
    Fica a minha opinião. Obrigado

    • Hugo Berto
      Posted Maio 2, 2014 at 1:08 pm

      Os fundos não vão acabar, quem quer isso são os campeonatos ricos pra que não possamos competir com eles, mas não vão conseguir.
      É incrível o que temos feito com orçamentos muito inferiores ate aos clubes médios de Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Itália.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 2, 2014 at 7:44 am

    Não percebo como é que para o ranking ganhar jogos na Champions ou na Liga Europa conta a mesma coisa, para mim a Liga Europa é como se fosse a segunda divisão da Champions e por isso não deveria contar da mesma maneira.

    • stanpanan
      Posted Maio 2, 2014 at 10:53 am

      A Uefa colocou essas medidas para tentar que, países menos fortes tem alguma possibilidade de lutar com os grandes.. É quase uma medida Socialista :)
      Senão os grandes clubes serão cada vez maior e só 3 ou 4 países iriam fazer muitos pontos

    • clough
      Posted Maio 2, 2014 at 2:46 pm

      Tudo a seu tempo. Se a UEFA vir os seus meninos muito ameaçados na LdC trata de alterar isso. É que, parecendo que não, essa medida só iria beneficiar os do costume. Com os pontos da LdC a valer mais, em menos de nada nem o campeão português entrava lá directo. De resto, a última alteração nesses cálculos foi feita para impedir as equipas da Europa de Leste (Ucrânia e Rússia, sobretudo) de começarem a ter lugares de destaque na LdC, cabeças-de-série nomeadamente.

  • mv
    Posted Maio 2, 2014 at 9:10 am

    Mesmo tendo ultrapassado a Italia, é preciso dizer que este ano não foi muito brilhante. 2 equipas cabeça de série na champions a ir para a Liga Europa é mau e neste ano fizemos menos pontos no total do que a Rússia por exemplo… Portugal tem sido enorme na Europa mas neste ano especifico estamos a deixar-nos levar um pouco por esta final europeia após despromoção da competição que interessa

  • mati fernandez
    Posted Maio 2, 2014 at 9:11 am

    Com o devido respeito, o senhor mosqueteiroslb é o pior inimigo do seu próprio clube. o facciocismo é tal que chega a ser divertido, mas de todo perturbador. eu sou sportinguista, mas gosto que as equipas portuguesas ganhem lá fora.(claro primeiro quero que ganhe o sporting, depois os otros estao ao mesmo nivel sentimentalmente falando). acabem com isso dos antis, são ALGUNS atenção alguns porque eu tenho exelentes amigos do benfica com quem falo de futebol, a rivalidade é algo saudavel quando as pessoas são mentalmente equilibradas.festejem os vossos titulos com mérito, mas nao obriguem, não imponham o vosso clube a toda a população. cada um deve escolher o clube de que gosta e nao andar metido em guerras parvas

  • Filopez
    Posted Maio 2, 2014 at 3:43 pm

    Portugal infelizmente é um pais de extremos…temos o 4ª lugar mas apenas porque temos as equipa a pontuar e muito…na Liga Europa. Os 3 grandes tem uma dimensao semelhante ao Valencia, Atletico de Madrid e Sevilla. Nao somos mais do que isso. Podemos ter melhores jogadores uns anos, outros tem eles mas se o Porto ou o benfica ou o Sporting jogassem na liga espanhola eram candidatos à Europa (num ano normal pois o Atletico tem sido a excepçao agora).

    Ainda assim isto nao é mau, apesar de a qualidade da liga ser má (muitos clubes sao de "aldeias" e nao tem capacidade para crescer e outros clubes de cidades importantes nao tem adeptos nenhuns como o beira-mar ou a academica) mas ainda assim os nossos clubes de top sao melhores que os Holandeses, os Belgas e por aí fora. De facto se tivéssemos o poder economico com certeza dominaríamos a europa. Assim, e na 2ª divisao europeia os 3 grandes sao candidatos à vitoria junto com clubes de segunda linha de espanha e Inglaterra.

    Se o Benfica tivesse passado aos oitavos provavelmente ja tinha arrumado. A liga europa é uma competiçao perfeita para os nossos clubes, basta lembrar 4 equipas na final em 10 anos…

Deixa um comentário