Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal perde na estreia do Euro sub-19; Criatividade de Bernardo Silva foi insuficiente para contrariar a favorita Espanha

Espanha 1-0 Portugal (Ramírez 19′)

Portugal iniciou o Europeu de sub-19 com uma derrota frente à favorita Espanha (no outro jogo do grupo a Holanda bateu a Lituânia por 3-2), resultado que se justifica (os espanhóis tiveram mais oportunidades de golo e são superiores), mas que deixou um sabor algo amargo. Apesar da superioridade da Espanha (com Bruma as forças equilibravam), a selecção nacional falhou 3 excelentes oportunidades de golo (todas por Guedes), sofreu o golo de uma maneira algo infantil e denotou os problemas habituais: num jogo algo pobre de ambas as partes, no nosso melhor momento houve muitos passes errados e uma falta de qualidade na decisão tremenda. A nível individual destaque para Rudinilson (estranha a ausência de Fábio Cardoso), com culpas directas no golo da Espanha ainda cometeu vários erros ao nível do passe graves; Cancelo e Rafa (os laterais tiveram várias iniciativas de bom nível, mas pecaram sempre no último toque); Edgar Iê (boa exibição a médio defensivo, claramente a posição onde as suas capacidades técnicas e físicas fazem mais sentido); Bernardo Silva (de longe o melhor elemento da selecção, aquele que emprestou mais técnica, critério e criatividade ao nosso jogo, infelizmente não foi bem acompanhado; excelente a assistência para Guedes na 1ª parte, que o avançado incrivelmente desperdiçou); Rony (pouco influente); Mané (mais em jogo que Hélder Costa mas demasiado individualista) e Alexandre Guedes (muita disponibilidade física, sempre em jogo, mas os 3 golos que falhou acabaram por penalizar a selecção). 

37 Comentários

  • Zapata
    Posted Julho 20, 2013 at 8:10 pm

    Como disse após a saída da convocatória, cuidado com o Bernardo. É outra loiça.

    Inacreditável como Fábio Cardoso não é titular no centro da defesa e Mané também, no lugar do cepo Guedes.

    Ronny muito mal…

  • paalexg
    Posted Julho 20, 2013 at 8:11 pm

    Gostava de saber porque é que Rudi, Ié e Guedes jogam a titulares…
    O Fábio Cardoso é titular da equipa B do Benfica e o Rudi joga nos juniores e mesmo assim o Fábio é suplente de um sujeito que nem uma bola sabe passar…

  • ILLUMINATOR
    Posted Julho 20, 2013 at 8:14 pm

    Mané devia ter sido titular a PL; bernardo silva joga muito e faria bem em sair do benfica tem talento só precisa que apostem nele! Jogo fraco!

  • Gonçalo Pereira
    Posted Julho 20, 2013 at 8:16 pm

    Em relação ao jogo saliento apenas a miséria de exibição do rudinilson, as falhas escandalosas do alexandre guedes e pela positiva realço apenas (pelo que me saltou mais à vista) cancelo (que jogada aquela), edgar ié (surpreendeu-me pela posição no meio campo e pela boa exibição que não estava à espera depois de no mundial sub-20 ter sido muito fraquinho) e bernardo silva (este jogador é muito consistente, vai sem dúvida ser muito importante na seleção, este rapaz é bomba)

    • Anónimo
      Posted Julho 20, 2013 at 8:59 pm

      realemente aquela jogada e outra coisa. merecia o golo. o cancelo e o bernardo silva temtudo apra vingar no benfica, e irem fazer companhia ao andre gomes

      ass-manel

  • Rabensandratana
    Posted Julho 20, 2013 at 8:37 pm

    Que central mau, este Rudinilson, só cometeu erros de principiante.

    Rony Lopes e o Hélder Costa não fizeram rigorosamente nada.

    O Guedes esteve tão mau, de ponta-de-lança não tem nada, cá para mim deve ser mais central!!! A forma como desperdiçou pelo menos dois golos fáceis.

    Boas exibições do Tobias, Ié, Cancelo, Bernardo Silva (o melhor de Portugal), Rafa e Tomás.

    Portugal mais uma vez dispôs das melhores oportunidades e saí mais uma vez derrotado frente aos espanhóis, cá para mim deve ser um trauma passado pela equipa principal, às demais selecções jovens portuguesas.

  • P. C. Campos
    Posted Julho 20, 2013 at 8:38 pm

    Espero sinceramente que não seja a imagem da nossa formação. Espero que os selecionadores olhem também para as equipas "pequenas" (os grandes estão cheios de estrangeiros).
    Rudinilson é uma parede (no mau sentido da palavra).
    O meu maior lamento vai para Cancelo, espero que vá a tempo de ser "salvo", tem técnica e força, no entanto, decide mal, arrisca em zonas perigosas, individualista, faltoso…
    Será que JJ pode "reciclar" esta promessa e torná-la um jogador de futebol?…

  • Mega Badjeras
    Posted Julho 20, 2013 at 8:41 pm

    Faziam falta aqui jogadores como o guzzo,ponde, chaby, iuri medeiros ou andré silva(visto que o paciência está lesionado e joga o cepo do alexandre guedes).

    Não se entende como não joga o fábio Cardoso em vez do Rudinilson e o rafa(defesa esquerdo) ataca muito mal, quando tinhamos o rebocho no banco que era bem melhor.

    Nota ainda para a fraca exibição do marcos lopes e para a falta de soluções ofensivas para termos virado o jogo. Mas como de costume os treinadores das seleções jovens de Portugal não sabem fazer convocatórias para as fases finais.

    Ainda por cima não foram a este europeu muitos espanhóis de 94 que se tivessem jogado aqui ainda teria sido pior o resultado.

  • Sideshow Bob
    Posted Julho 20, 2013 at 9:31 pm

    Este Bernardo é tão craque! Impressionante!

  • Tinaia
    Posted Julho 20, 2013 at 10:01 pm

    Faltam belinha, graça, ramos, andre silva(golos), gonçalo, tudo jogadores do FCP e que faziam muito falta.

    P.S: Bruma ja esta ao nivel de uma seleçao sub21 quiça AA

  • GBC
    Posted Julho 20, 2013 at 10:18 pm

    Meira
    Cancelo-Tobias-Fábio Cardoso-Rafa
    T. Podstawski-Chaby-Bernardo Silva
    Mané-Guedes-Iuri

    Quão difícil era isto? Têm medo de ter demasiados jogadores do Sporting na equipa? O Chaby e o Iuri não estarem nesta lista é absurdo…

    Meter o João Freitas e o Mané no banco também é ridículo.

    Já que são perfeitamente incapazes de fazer qualquer coisa a nível de treino, podiam pelo menos saber escolher bem os jogadores. Não levar os 2 melhores jogadores portugueses desta geração (Chaby e Iuri) é simplesmente criminoso. Para quando uma reformulação completa nos quadros técnicos das Selecções Jovens?

    É que a geração até pode não ter grande potencial, e até podia estar a jogar com uma candidata, mas uma equipa que não consegue fazer 3 passes seguidos… poupem-me a isto.

    • Anónimo
      Posted Julho 20, 2013 at 11:05 pm

      Apesar de gostar bastante do Chaby e do Iuri ( mais do Chaby) dizer que são os dois melhores desta geração é algo exagerado, apesar de toda a gente ter a sua opinião claro. Por exemplo, na minha opinião o Bernardo tem o talento do Chaby e do Iuri numa perna, e é a direita. Incrível como um jogador tão franzino tem tanta garra dentro de si. É aquele jogador que apesar de ter um talento fenomenal tem uma atitude que diferencia-o dos demais.

      Rodrigo Martins

    • Gonçalo Pereira
      Posted Julho 20, 2013 at 11:29 pm

      Rodrigo Martins, mais nada

    • GBC
      Posted Julho 21, 2013 at 1:56 am

      Gosto do Bernardo Silva, acho que até tem parecenças com o Chaby (aparece bem entrelinhas, tem um excelente primeiro toque, inteligência e criatividade, para além da qualidade de passe), mas tem que aprimorar o seu sentido colectivo, ainda. A esse nível, o Chaby é hoje melhor jogador.

      Já o Iuri ser melhor que o Bernardo, já concordo que é bastante discutível. Porém, ao Iuri, por jogar numa posição diferente, ainda se podem desculpar alguns erros na leitura de jogo… o tipo quer na condução (parece o Messi, serpenteia e desvia-se de toda a gente com a bola colada ao pé esquerdo) quer no passe é excelente (e está mais abenegado sem bola).

    • Anónimo
      Posted Julho 21, 2013 at 11:48 am

      Caro GBC, tá mais que visto qual é a sua cor.. Dizer que o Chaby e o Iuri são os melhores é discutível quando existe Bernardo Silva e Bruma (das mesmas posições) mas o mais absurdo mesmo é dizer a suposta equipa titular e incluir o Meira na baliza… O Varela é só o melhor desta geração, seguido de José Costa e Rui Silva.
      MF

  • GBC
    Posted Julho 20, 2013 at 10:21 pm

    PS: De facto o Guedes falhou na finalização. Dentro do bloco, porém, mostrou "laivos de Betinho". Sempre a mostrar-se aos médios e a dar opção de passe (pelo chão e pelo ar, recebeu muitas bolas), e ainda tentou entregar sempre a bola jogável, mas chegámos ao cúmulo de ele proteger a bola, ir a correr "esconde-la" na linha, virar-se para trás e mesmo assim ter 3 espanhóis à volta dele, e 0 companheiros…

    Assim, até o Rooney era engolido.

    • Gonçalo Pereira
      Posted Julho 20, 2013 at 11:32 pm

      Desculpa lá, mas falha dois golos descarados (para não dizer três). Como é possível com a baliza escancarada nem à baliza remata. Porra… eu penso que não há desculpa. É um problema de portugal nos últimos anos, não se formam pontas de lança de jeito e este é mais outra porcaria (mas tb provavelmente não havia melhor)

    • GBC
      Posted Julho 21, 2013 at 1:58 am

      Repara, não me contradisseste. Eu disse que ele esteve bastante mal na finalização. Agora, nem um avançado serve só para isso (a não ser que seja o Jardel ou o Falcao) – e fora da área até não esteve mal, dadas as condicionantes -, nem me parece também que seja mau na área.

      Teve um mau dia no remate, mas eu não lhe fazia já o funeral (até porque mostrou ali pormenores que, não achando brilhantes, evidenciam qq coisa de interessante).

    • Gonçalo Pereira
      Posted Julho 21, 2013 at 8:37 pm

      Não é por mal, mas não vejo grande qualidade nele. A única coisa de positivo no jogo de ontem foi como o VM diz a disponibilidade física (como a bola para a frente e ele ganha-a na disputa aérea, pouco mais). Agora o principal de um ponta de lança de área (que foi o perfil que me pareceu dele, pois pela estatura e a forma de jogar pareceu-me mais fixo) é marcar golos, apareceu no sítio certo, mas nunca pode falhar 3 bolas de golo… mas vamos ver como se safam na terça

  • Manuel Quintas
    Posted Julho 20, 2013 at 11:16 pm

    Rudinilson tem qualidade para uma terceira divisão. Não mais do que isso.

    • Zapata
      Posted Julho 20, 2013 at 11:32 pm

      Quantos jogos já viu dele?

    • Gonçalo Pereira
      Posted Julho 20, 2013 at 11:44 pm

      Zapata, eu vi vários jogos dele nos juniores do benfica. Ele não joga tão mal como jogou hj, mas tb não tem muita qualidade/potencial para se tornar um grande central, será um gajo para jogar em equipas pequenas da primeira liga ou na segunda liga, pouco mais

    • Anónimo
      Posted Julho 21, 2013 at 12:19 am

      Exibição com algumas deficiências .
      A selecção tem dois bons laterais , o Cancelo ataca bem , mas arrisca demasiado em zonas perigosas .
      O Rafa ataca muito bem , teve dois cruzamentos perigosos e o Guedes não soube aproveita-los .
      O Rudinilson é fraquinho , até na segunda divisão de juniores há muito melhores jogadores ( Vitor Martins do Gil Vicente que já actuou no F.C.P e S.C.Braga ),mesmo o Eira do Braga mete-o num bolso .
      O Bernardo é um fenómeno , visão de jogo , qualidade de passe , alta rotação é um jogador enorme .
      Tomás cumpriu bem defensivamente o Ié esteve muito agressivo e defendeu bem , o Rony esteve mal , tentou o 1 para 1 e falhou quase sempre .
      O Mané entrou bem e não se compreende o Fábio não ter jogado .
      Apesar de tudo isto , tivemos as melhores oportunidades , não soube-mos foi aproveita-las !

    • enfim ...
      Posted Julho 21, 2013 at 12:51 pm

      Rudinilson nem apesar de já ter mais do que 20 anos e mais experiencia que o resto sabe usar isso pelo contrario.
      Tipico central que vai as seleções jovens derivado a força e pouco mais e depois desaparece por completo e anda por divisões secundarias.
      Quanto ao resto falta um avançado centro, foi pena a lesão do Gonçalo Alves, André Silva talvez tivesse lugar aqui é um avançado que sempre traria algo diferente ao ataque.
      Cancelo ataca muito bem … agora se continuar a defender assim tem problemas a acabar os jogos, ontem teve muita sorte ao não vir para a rua.
      Bernardo Silva lutou muito e mostrou talento.
      Esperar que no proximo jogo o Ié desça para central e entre um novo medio no meio campo.

    • Manuel Quintas
      Posted Julho 22, 2013 at 11:07 pm

      Vi todos os jogos dos juniores do Benfica da última época transmitidos na Benfica TV. A opção Rudinilson em detrimento de Fábio Cardoso não é compreensível a menos que haja algum impedimento que desconheço.

  • Anónimo
    Posted Julho 21, 2013 at 12:35 am

    Mauro disse…

    Quem foi Peixe no futebol portugues para ser treinador desta equipa?Cunhas?Pois…
    Bruma tinha de estar convocado,tinhamos muito mais possibilidades de trazer o caneco!
    Bernardo é um genio,anseio pela sua inclusao na equipa A!E aquela jogada de Cancelo foi formidavel,tem tudo para ser um lateral de topo!

  • Anónimo
    Posted Julho 21, 2013 at 9:23 am

    Não sei quem é que inventou que o Cancelo era jogador de futebol. Não percebe nada do jogo, individualista, caceteiro e ontem mais uma vez escapou a uma expulsão tão justa como a do defesa espanhol que aconteceria depois.

    Mais uma vez as nossas misérias, a equipa não tem nenhuma forma de abordar o jogo, não há 3 ou 4 passes seguidos, tudo atabalhoado, parece que não treinam nem se conhecem. Muito individualismo. Estes jogadores não prestam, não são humildes, não querem aprender, alguns com menos de 20 anos parecem já ter tantos contratos como um jogador de 27 anos.

    Bancada Sul.

  • Rui Amaral
    Posted Julho 21, 2013 at 1:23 pm

    se o bernardo quer vir a ser conhecido tem de vir para o Sporting …. senao acaba como todos os outros ….

  • Rodrigo
    Posted Julho 21, 2013 at 1:30 pm

    Uma equipa com alguns jogadores talentosos, mas que tal como a selecçao sub-20 denota problemas defensivos e de decisao. Bernardo Silva e claramente o melhor jogador da equipa, tem uma tecnica e uma visao de jogo extraordinaria e tem tudo para ser craque no futuro. Guedes, apesar do esforço, desperdiçou as nossas melhores oportunidades, Edgar Ie jogou bem (concordo que e melhor a medio defensivo do que a central) e Mane teve alguns momentos interessantes. Por outro lado, Rudinilson teve erros de principiante e deve ser substituido pelo Fabio Cardoso no proximo jogo, o Bruno Varela nao me convence na baliza e, por fim, esperava mais do Rony Lopes.

    Gostava ainda de questionar o porque do Chaby e do Iuri Medeiros nao estarem nesta selecçao (ja basta a ausencia do Bruma), mas ha coisas nas selecçoes que me ultrapassam.

  • Anónimo
    Posted Julho 21, 2013 at 9:41 pm

    Vejo aqui muitos "entendidos" de futebol. Esses que julgam os jogadores só pelo que fizeram frente à Espanha. Desconfio até que só tenham visto esse jogo e põem-se a criticar. Rudinilson apesar de ter estado mal, fez uma excelente época nos juniores mas os "entendidos" chamam-lhe de cepo. É normal não os jogadores nestas idades não renderem tanto nas seleções como nos clubes. É outra responsabilidade, outra pressão. Isso sim, é algo que deviam melhorar e muito porque daqui para a frente o "toque de bola" e o "jeito para o futebol" já não vai ser suficiente, é preciso ter cabeça, saber lidar com a pressão, entre outros porque isso sim é que faz um verdadeiro jogador de futebol.

    JF

Deixa um comentário