Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal tem o 4º plantel mais velho do Mundial 2014; Argentina lidera a lista

Bélgica apresenta o elenco mais jovem.
Idade não é obrigatoriamente sinónimo de experiência. Mas se levarmos em conta esse factor, Portugal não tem desculpas para vacilar nos momentos críticos. A selecção nacional, que só tem 3 elementos com menos de 26 anos na convocatória (William, Rafa e André Almeida), é o 4º país com o plantel mais velho entre aqueles que vão estar no Brasil com uma média de idades superior a 28 anos (a Argentina lidera a lista, mas se contarmos apenas com o 11 inicial a média dos albicelestes desce bastante). E com alguma naturalidade este será o último Mundial de alguns elementos da nossa selecção. Ricardo Costa tem 33 anos (Bruno Alves também os faz em Novembro), Beto, Postiga e Eduardo completam este ano 32, Pepe e Meireles tem 31, e João Pereira e Hugo Almeida já estão nos 30. A dúvida é perceber como irá ser feita a renovação.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Junho 3, 2014 at 6:57 pm

    Experiência é sempre útil. Temos um plantel com qualidade e isso é que importa.

    Fernandes

  • Ricciardo
    Posted Junho 3, 2014 at 7:00 pm

    Não é preocupante, alias ter uma média de 28 anos, mostra que temos uma selecção que está no seu auge a nível daquilo que é as aspirações dos jogadores, já tem maturidade e experiência para chegar mais longe

    A Espanha, Brasil, Argentina também tem as mesmas médias…

    Sem surpresa a Bélgica é a mais jovem, deverá ser uma daquelas selecções que dá espetaculo mas na hora da verdade irá claudicar…

    Quando a preocupações que possam surgir a nível futuro, Eu como Sportinguista não estou preocupado com o futuro da selecção, a selecção só deixará de ter bons jogadores se alguém decidir continuar a com a política de querer promover activos de certos empresários e beneficiar certos clubes

    a Média poderia ser mais baixa, sem alterar a espinha dorsal da actual selecção, mas continua-se a defender monopólios e isso atrasa qualquer renovação…

    • João Lains
      Posted Junho 3, 2014 at 7:23 pm

      Se tivermos em conta o onze provável da Bélgica, a média de idades até desce (24,8). No entanto, sete jogadores deste que à partida estarão no onze inicial, jogam no melhor campeonato do mundo (Premier League e todos com pelo menos duas temporadas), dois foram campeões em Espanha, restando apenas o De Bruyne e o Witsel. Não acho que seja por aí, que a sua prestação possa falhar.

  • Filipe M
    Posted Junho 3, 2014 at 7:01 pm

    Parece-me uma média de idades perfeita. Por norma, um jogador não atinge a plenitude das suas capacidades antes dos 28 anos. Entre os 28 e os 31 é o período onde se atinge o auge.

    • Paulo Pereira
      Posted Junho 3, 2014 at 7:44 pm

      Concordo. Até porque o ser humano só amadurece completamente por volta dessa idade (28-32) anos.

    • Peixoto
      Posted Junho 3, 2014 at 8:11 pm

      eu acho que isso era o que se passava há 10-15 anos atrás. actualmente os jogadores têm que alcançar o auge mais cedo e a maioria fá-lo por volta dos 25-26-27. hoje, cada vez mais, interessam os melhores resultados, o mais rápido possível, no futebol e na sociedade. cada vez mais o jogador é um bem e não uma pessoa, que a partir do momento que deixa de ser rentável passa a ser completamente descartável.

    • joão nogueira
      Posted Junho 3, 2014 at 8:19 pm

      Isso é completamente errado Filipe M. A posição do jogador é uma variável importantíssima. Por exemplo o Ronaldo deixará de ser um extremo exuberante a curto prazo devido à perda de explosão nas suas diagonais. Ao passo que em posições mais defensivas, onde a experiência é uma mais-valia enorme, poderá surgir esse tal auge visível numa reduzida propensão para errar, nos timings de desarme, no modo como gere o seu próprio desgaste.

    • Filipe M
      Posted Junho 3, 2014 at 8:21 pm

      O ser humano… no geral? Epá isso agora não saíamos mais daqui :)

    • Filipe M
      Posted Junho 3, 2014 at 10:34 pm

      Acho fantástico dizerem que é completamente errado e depois darem o exemplo do Ronaldo. Enfim. A maioria dos jogadores atinge o auge aos 25? Outro enfim.

  • Mike-UK
    Posted Junho 3, 2014 at 7:07 pm

    Nada preocupante e de certa forma esta media de idades tem sido constante na nossa selecção, só em 94/98 tinhamos medias mais baixas com a dita geração de ouro.
    a experiencia ajuda e muito, temos vários jogadores campeões europeus no seu currículo e temos o melhor jogador do mundo e o melhor português de sempre, estou convencido que vamos fazer um muito bom mundial, melhor que o de 2010 e ao nível de 2006. Vamos fazer uma gracinha, temos de acreditar caramba!

  • Vasco Neves
    Posted Junho 3, 2014 at 7:13 pm

    Como será feita?? Acho que não é não é muito difícil de adivinhar, até porque a geração sub 21 está a ficar no ponto! Além do William Carvalho, temos o Bruma, o Rafa, o Tozé, o Gonçalo Paciência, o Bernardo Silva e Hélder Costa. Penso que todos estes vão fazer uma selecção digna de Portugal, e talvez até possa ser melhor geração do que a actual, retirando apenas alguns jogadores!

    • Kafka
      Posted Junho 3, 2014 at 7:31 pm

      Está a ficar no ponto? tirando o William, qual é mesmo aquele joga em clubes de top como titular indiscutível?

    • Miguel Guerreiro
      Posted Junho 3, 2014 at 7:48 pm

      Caro Vasco Neves, concordo consigo. No entanto há uma questão pertinente quantos desses é que jogam numa equipa principal? No entanto concordo consigo o futuro de Portugal passa e muito por esses jovens, mas lá está precisam de ganhar mais "calo". Abraço

    • Vasco Neves
      Posted Junho 3, 2014 at 8:15 pm

      Kafka, o Bruma! Antes de se lesionar, vinha a jogar com bastante frequência na equipa principal do Galatasaray.
      Isso tudo será a forma natural das coisas, caso os clubes portugueses apostem nas suas formações. Fala-se que no Porto, o novo treinador conta com Gonçalo e com o Tozé. No Benfica, o Jesus tem começado a apostar na formação, lentamente mas tem, exemplos de André Almeida e André Gomes, já deu alguns minutos também ao Bernardo Silva, ao João Cancelo, e ao Hélder Costa. O Sporting tem sido o clube que ainda assim tem apostado mais na formação. Mas estou bastante confiante em relação a essa geração de jovens.

    • Luis Sousa
      Posted Junho 4, 2014 at 2:11 pm

      KAFKA se o William Carvalho é o unico titular indiscutivel é porque o sporting não tem dinheiro para contratar ninguem melhor que ele, no entanto o Vasco neves fala e muito bem, os sub-21 vão ser um seleção A de nivel mundial basta olhar para os resultados das seleçoes jovens de portugal para ver que vamos estar entre os melhores do mundo, varela (benfica) cedric soares (sporintg) alexandre alfaite (benfica) luis martins (gil vicente) bernardo silva(benfica) william Carcalho (sporting) sergio oliveira (paços de ferreira) ivan cavaleiro (benfica) bruma (gaziantepspor) rafa (porto) daqui a alguns anos vão ser um 11 de luxo e sem falar nos jogadores da seleçao A que ainda vão continuar a jogar e dos outros que podem ter lugar cativo na seleçao daqui a alguns anos…

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2014 at 12:22 am

      Se de cada geração, aproveitarmos 2/3 jogadores para a selecção já é muito bom!
      Por acaso não acho esta selecção de sub-21 nada do outro mundo. É indiscutivelmente melhor que as anteriores, sem qualquer dúvida, e tem feito boas prestações, mas não me parece tanto como a pintam. Mas acredito que as próximas sejam ainda melhores, pois esta é a primeira fornada da aposta na formação e nas equipas B.

      Prodigios como por exemplo Rui Costa ou Figo (já não digo Ronaldo), não me parece que hajam, para já!

      Bruno M.

  • martiniboss
    Posted Junho 3, 2014 at 7:14 pm

    Seleção do futuro de Portugal

    Antonhy Lopes
    André Almeida
    Luis neto
    Paulo Sousa
    Cédric Soares
    William
    Adrien
    Rafa
    Cristiano Ronaldo
    Ivan cavaleiro.(alternativa fraca)
    E este outro estremo peço que comentem

    • Daniel
      Posted Junho 3, 2014 at 7:26 pm

      Mane!

    • Daniel
      Posted Junho 3, 2014 at 7:26 pm

      E bruma!

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 3, 2014 at 7:27 pm

      Para bem de Portugal, espero que não. Se todos tiverem cabeça:
      Anthony/Bruno Varela
      Cancelo
      Tobias
      Paulo Oliveira
      Raphael Guerreiro
      William
      João Mário
      Bernardo Silva/Bruno Fernandes
      Bruma
      André Silva
      Iuri Medeiros

    • Filipe
      Posted Junho 3, 2014 at 7:37 pm

      Mané, Bruma, Horta, Helder costa, Iuri…

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 3, 2014 at 7:38 pm

      Não faças isso por favor.

    • Ricciardo
      Posted Junho 3, 2014 at 7:55 pm

      Sabe o que me fez recordar o seu comentário?

      em meados de 1998 quando Portugal começou a pensar candidatar-se ao Euro2004, a imprensa
      tentou fazer uma projecção de como seria a selecção 6 anos mais tarde o que fizeram então?
      agarraram nos jovens da altura como maior projecção, ou que poderiam ser mais tarde valores e fizeram isso…

      atiraram-se nomes como Hugo leal, Delfim, Simão Sabrosa, Bruno Bastos, só para lhe dar exemplos, chegava mesmo a ser incrível como algumas pessoas piamente acreditavam que esses jogadores seriam os melhores jogadores Portugueses, Veio o Euro 2004, e se alguém recuasse 6 anos, em 1998 poucos sabiam quem era o Cristiano Ronaldo, poucos sabiam quem era o Ricardo Carvalho, até o próprio Costinha, Deco? o Deco estava a ser acabado de ser posto andar do Benfica

      enfim, isto tudo para quê? ninguém pode prever o futuro, os jogadores mais talentosos surgem e afirmam-se rapidamente, outros caem em desgraça e passam de supostos talentos de futuro a jogadores de clubes da segunda divisão, como vi muitas vezes acontecer com jogadores que chegaram a internacional sub-21 e desapareceram…

      Ninguém sabe o futuro, é uma perda de tempo estar a tentar advinhar.

    • vsn7647
      Posted Junho 3, 2014 at 8:05 pm

      Já agora quem é o Paulo Sousa ?

    • MP222
      Posted Junho 3, 2014 at 8:08 pm

      Bom 11 luke !!

    • Kafka I
      Posted Junho 3, 2014 at 8:19 pm

      De acordo Ricciardo

    • David Martins
      Posted Junho 3, 2014 at 8:21 pm

      Não vou comentar só o outro extremo. Luis neto, André Almeida, Cédric, Adrien e Cavaleiro não são seguramente o futuro da selecção senão estamos bem arranjados. Para mim o extremo que ai falta será o Bruma, na direita eventualmente o Cancelo já deve ser dono do lugar no próximo mundial. A posição de avançado provavelmente ainda vai estar ao cargo do Éder ou possívelmente do Nelson Oliveira. Na lateral esquerda não estou a ver ninguém mas seguramente não será o Alemida. Quanto ao meio campo, acredito que o João Mário ou o André Gomes até ao próximo mundial sejam capazes de tomar conta da posição

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 3, 2014 at 9:08 pm

      ricciardo, mas ai a diferença eram 6 anos. 6 anos e muito.
      coitado do ronaldo nessa altura nem tinha atingido a puberdade, logo nunca estaria nas hipoteses.

      neste momento sao 4 anos, o que acaba por ser muito. sera mais visivel na convocatoria para o euro como ira ser a renovaçao. e ai, espero que ja tenhamos mais jovens porque 2 anos de seleçao nao sao assim tantos jogos, e e preciso começar a dar tempo aos jovens dos sub-21

    • Adriano Gonçalves
      Posted Junho 4, 2014 at 11:33 am

      Eu não perçebo como é que as pessoas podem dizer que o anthony lopes é o futuro da selecção se ele é so 2 anos mais novo que o patrício. O futuro guarda-redes da seleccção secalhar ainda está para se tornar profissional. Enfim, veremos no futuro.

      Adriano Gonçalves

  • Diogo Ribeiro
    Posted Junho 3, 2014 at 7:19 pm

    Em relação ao mundial penso que até pode servir de vantagem ter um conjunto mais experiente (em provas a eliminar tem um papel importante), no entanto, acho preocupante que Portugal não esteja a lançar novos valores de forma mais progressiva até para os mais jovens se ambientarem melhor a uma nova realidade e acho que é neste capitulo que o actual seleccionador peca.

  • Diogo Palma
    Posted Junho 3, 2014 at 7:32 pm

    A média de idades das seleções está entre os 25 e os 28 anos, estão todas equilibradas.
    Portugal, tal como as outras seleções, vai se renovando automaticamente, temos bons valores jovens e por isso a descendência continuará.
    Não temos nenhum jogador com mais de 35 anos por isso esta seleção ainda vai ao Euro 2016, para o Mundial de 2018 irão aparecer outros jovens e os atuais jovens estaram no seu pico de forma.
    O mais complicado vai ser substituir o Ronaldo que ainda vai jogar mais uns anos e espero apareça outro para o substituir.

  • Magno Neiva
    Posted Junho 3, 2014 at 7:46 pm

    Portugal tem futuro. Acho que será no próximo Euro onde teremos a transição mais agressiva. Talvez neste Mundial fosse boa ideia incluir um ou outro jovem a mais ( 3ro redes, 4ro central, terceiro avançado – em vez do Postiga) mas tal acontecerá já com a campanha do Euro.
    De salientar ainda que a Bélgica ainda tem por lá van Buyten e o Proto para serem pais que não jogam de alguns miúdos, senão seria ainda menor a média. Claramente é a selecção cujo grupo poderá fazer unido 2 Euros e 2 Mundiais e isso será fantástico, mas para agora acho que ainda não vão muito longe.

  • Mitique
    Posted Junho 3, 2014 at 7:55 pm

    Alguns destes jogadores portugueses que não foram convocados para o mundial poderão fazer parte da renovação da selecção:
    Anthony Lopes
    José Sá
    Cedric
    Raphael Guerreiro
    Cancelo
    Esgaio
    Paulo Oliveira
    Miguel Rodrigues
    Ruben Vezo
    Tiago Ilori
    Tobias Figueiredo
    Adrien Silva
    Danilo
    André Gomes
    Tozé
    Bernardo Silva
    Bruma
    Ronny Lopes
    Pizzi
    André Silva
    Gonçalo Paciência
    Mané
    Cavaleiro
    Horta
    Bruno Fernandes
    Helder Costa
    Nelson Oliveira

  • André Vieira
    Posted Junho 3, 2014 at 7:57 pm

    Seleção para o Euro 2016
    Gr: Rui Patrício, Lopes, José Sá
    DD: Sílvio, Miguel Lopes
    DC: Ilory, Paulo Oliveira, Neto e Pepe
    DE: Fábio Coentrão, Guerreiro
    MDC: William Carvalho e Miguel Veloso
    MC: Moutinho, Adrien, Bruno Fernandes e João Mário
    ED: Nani e Bruma
    EE: Ronaldo e Rafa
    PL: Éder e Paciência

  • Miguel Guerreiro
    Posted Junho 3, 2014 at 8:05 pm

    Boas vou fazer um pequeno exercicio. Tendo como idade limite dos seleccionaveis 30 anos.
    Se considerarmos apenas jogadores que já efetuaram 20 jogos por equipas profissionais e que apresentam alguma qualidade (na minha ótica) para vestir a camisola de Portugal, eis os jogadores disponíveis.
    Gr – Rui Patricio, Anthony Lopes.
    DD – Cédric, André Almeida, Silvio
    DE – Fábio Coentrão, Antunes
    DC – Ilori, Neto, Paulo Oliveira,Miguel Rodrigues
    MDF – William Carvalho, Veloso, Danilo Pereira
    MC – Ruben Amorim, João Moutinho, Adrien, André Martins, André Gomes
    MOF – Bruno Fernandes, João Mário, Rafa
    Extremos – Cristiano Ronaldo, Nani, Bruma,Vieirinha, Ivan Cavaleiro (porque ja é internacional A)
    PL – Éder

    Poderei estar a esquecer-me de alguem (se estiver podem acrescentar).

    Assim, retiro algumas conclusões:
    -Gr, poderá começar a nascer aqui um déficit.
    -Não iremos ter um lateral direito ao nível de outros tempos (Bosingwa, Miguel, Paulo Ferreira).
    -O meio-campo tem mais potencial que o atual.
    -Extremos é a posição que menos alterações sofre.
    -O Pl é o mesmo problema de sempre, no entanto existem miúdos que poderão dar o salto e ser uma opção no espaço de 2 anos, Gonçalo Paciência e André Silva.

  • Bruno
    Posted Junho 3, 2014 at 8:20 pm

    Falta de experiência, estofo, etc, é coisa que não pode vir à baila.
    Está na altura deste grupo fazer a melhor campanha de sempre, eu acredito.

    SL!

  • Tiago Alves
    Posted Junho 3, 2014 at 8:26 pm

    Acho que trocava o Neto talvez pelo Vezo(é díficil prever daqui a 2 anos como estará) ou até Rolando(com 31 anos ainda). Mas concordo com o resto.
    Em relação ao PL, espero que Paciência se afirme, e N.Oliveira mostre tudo o que a imprensa fez dele até agora.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 3, 2014 at 8:33 pm

    Culpa do PB, por exemplo neste Mundial, sem afectar o rendimento podíamos ter uma selecção mais jovem, tirar Eduardo e levar o Anthony Lopes, tirar o Ricardo Costa e levar o Ilori, Paulo Oliveira ou Vezo como 4º central, e até o Mané em vez do Vieirinha!

    MAs pronto,na minha opinião temos várias fornadas com grandes valores para fazer uma renovação e ficar ainda mais fortes do que somos actualmente (é uma pena que o pico de carreira de Ronaldo coincida com a selecção mais fraca dos últimos anos), basta os clubes aproveitarem a sua formação e o seleccionador ter 2 palmos de testa.

  • Peixoto
    Posted Junho 3, 2014 at 8:35 pm

    Eu acho isto bastante preocupante. A equipa titular apresenta uma média de, segundo aquela tabela, superior a 28,5 anos, o que quer dizer que no euro 2016, o jogador desta equipa teria, em média, 30,5 anos.
    Tendo em conta que a maioria dos jogadores suplentes também já apresentariam uma idade algo"madura" (a média baixa, principalmente, devido a Rafa, William e A.Almeida), quando estes jogadores se retirarem, a sua saída vai quase ser em bloco, logo a minha questão é: como podem as pessoas estar a falar de auge e de tranquilidade, quando a próxima selecção será quase toda composta por elementos com muito poucas internacionalizações e que quase nenhuma oportunidades tiveram na Selecção até este momento?
    A meu ver, o PB está a pôr a "carne toda toda no assador", sem pensar a médio/longo prazo, de maneira a tentar fazer uma boa campanha e tentar que lhe renovam o contrato. Na minha opinião esse "senhor" está a hipotecar o futuro da nossa equipa, e de que maneira!

  • João Dias
    Posted Junho 3, 2014 at 8:38 pm

    Sinceramente, esta questão da renovação não me preocupa nada. Há 2 anos,talvez. Hoje, não.

    Se olharem bem, temos muito talento nos sub-21, havendo talvez um pequeno défice de LD, mas mesmo aí teremos Cedric e Diogo Figueiras que já são opções regulares em clubes com prestígio e exigência.

    Creio que em 2015, teremos tão ou melhor equipa que a atual. Com jovens como Bruma, Rony Lopes, William Carvalho, Raphael Guerreiro, Tiago Ilori ( vai ser um DE de top, acreditem! ), Ricardo Horta, Oliveira, Carlos Mané, André Gomes, Bernardo Silva, João Mário, Ricardo Pereira ( jogador underrated ) Ivan Cavaleiro, e Ruben Vezo é por demais evidente que teremos uma seleção de luxo

    Podia enumerar muitos mais, mas estes são os que destaco. Quase todos eles, acabarão por jogar a um nível alto, por isso há que pensar em retirar jogadores como Bruno Alves, Ricardo Costa, Eduardo e Raul Meireles e convocar já para a fase de qualificação do Euro 2016 os jovens que estarão em melhores condições para serem convocados.

    • Kafka I
      Posted Junho 3, 2014 at 8:41 pm

      É uma selecção de luxo??? todos esses nomes ou jogam na 2ª divisão ou nem titulares são, isso é que é uma Selecção de luxo? vocês vão ter todos uma desilusão tão grande com esta geração

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 3, 2014 at 8:52 pm

      Kafka, é perfeitamente normal. A globalização tornou o futebol desta maneira. A maioria desses jogadores vai ser tipo um Ricardo Horta (sai dos Juniores do Benfica para o Vitória e impõe-se na equipa A) e vão ter os grandes atrás de um jogador que porventura já formaram

    • João Dias
      Posted Junho 3, 2014 at 8:59 pm

      O Rahael Guerreiro é um indiscutível no 8° de França e por lá fala-se que poderá transferir-se para o PSG, dadas as boas exibições.

      O Ilori é titular numa equipa do melhor campeonato do mundo e tem qualidade para se afirmar no Liverpool

      O André Gomes foi titular numa final de uma competição europeia.

      O William Carvalho é o que é.

      O Rafa, idem. se não for para um grande, será uma injustiça. CRAQUE!

      O Bruno Fernandes que não referi e que será um médio de top.

      Náo há razões para estares otimista?

    • Nuno R
      Posted Junho 3, 2014 at 9:08 pm

      Imagino há uns anos este texto… mas com Roderick, Carriço, Sergio Oliveira, Organista, David Simao,…

    • João Dias
      Posted Junho 3, 2014 at 9:45 pm

      Nenhum desses têm a qualidade nem jogava a um nível tão elevado como os que supracitei.

  • Joel
    Posted Junho 3, 2014 at 8:54 pm

    Excelente. Os jogadores atingem o auge da sua carreira, talvez com excepção dos GR e centrais, aos 2829 anos. Pena não estar lá o M. Fernandes, Quaresma, Danny e Tiago. Envelheciamos um pouco mais o plantel mas acredito que teriamos equipa para disputar o titulo, assim parece-me que temos hipoteses na mesma, como outsiders, mas temos 1314 jogadores de muito boa qualidade. O melhor central do mundo e o melhor jogador do mundo. Até tem piada algumas comparações que fazem com algumas seleções sobrevalorizadas e sem provas dadas.

  • Rodrigo
    Posted Junho 3, 2014 at 8:59 pm

    A experiencia neste tipo de competiçoes e sempre importante, sendo que a media entre o pais mais experiente (Argetina) e o pais mais inexperiente digamos assim(Belgica) nao e muito diferente (28-25). No entanto, muitos dos jogadores belgas jogam em grandes campeonatos e isso tambem e um factor de experiencia, pelo que estes dados valem o que valem.

    Em relaçao a renovaçao, creio que ha uma serie de jovens portugueses de qualidade que poderao entrar ja na campanha para o Euro 2016, pelo que estou optimista em relaçao ao futuro da selecçao nacional.

  • Nuno R
    Posted Junho 3, 2014 at 9:06 pm

    Qual renovação? Este pessoal ainda faz o próximo Euro…

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 3, 2014 at 9:21 pm

    Pois, e lá chegamos à questão da renovação.

    Para mim é ponto assente que as próximas gerações de futebolistas forjados em Portugal (a começar nos S21 e a acabar nos S17) são na globalidade muito superiores à Selecção que temos actualmente.
    Não há nenhum Cristiano Ronaldo, mas qualitativamente aproveitando os vários elementos dessas gerações ficariamos com uma Selecção muito mais forte.

    Contudo o que não me parece é que as chamadas à Selecção A possam continuar a ser feitas como até aqui, usando como base os 3 grandes (mais o Braga) e os jogadores a jogar em grandes clubes no estrangeiro.

    Isto porque nenhum dos 3 grandes deve apostar em quantidade nos talentos que gera, e como tal a base da renovação terá que ser imposta.

    Se não se fizer isso vamos perder muita qualidade e os resultados serão o reflexo disso mesmo.

    Contudo se isso for feito, ficaremos com uma base de recrutamento com cerca de 50 jogadores de qualidade (que é bem mais do que temos agora).

    Os nomes já foram citados no todo ou em parte pelos restantes users.

    Mas lá está, o importante não é saber quem, mas como será feita a renovação.

  • João Lains
    Posted Junho 3, 2014 at 9:40 pm

    É sempre arriscado fazer estas previsões, mas por altura do Euro 2016 o cenário será este no que toca às idades:

    35 anos: Ricardo Costa

    34 anos: Beto, Bruno Alves

    33 anos: Eduardo, Pepe, Raul Meireles, Postiga

    32 anos: João Pereira, Hugo Almeida, Quaresma, Danny

    31 anos: Rúben Amorim, Ronaldo, Varela, Sereno,

    30 anos: Rolando, Miguel Veloso, Vieirinha, Paulo Machado, Manuel Fernandes

    29 anos: Antunes, Moutinho, Nani, Rúben Micael, Miguel Lopes

    28 anos: Rui Patrício, Fábio Coentrão, Neto, Éder, Sílvio

    27 anos: Adrien, Licá

    26 anos: André Martins, Pizzi

    25 anos: Anthony Lopes, André Almeida, Josué

    24 anos: William Carvalho, Cédric, Nélson Oliveira, Paulo Oliveira

    23 anos: João Mário, Rafa, José Sá, Tiago Ilori, Miguel Rodrigues, Tozé, Esgaio

    22 anos: André Gomes, Ivan Cavaleiro, Rúben Vezo, Raphaël Guerreiro, Ricardo, Mané, Cancelo,Tobias Figueiredo

    21 anos: Bernardo Silva, Bruma, Gonçalo Paciência, Podstawski, Iuri Medeiros, Ricardo Horta, Bruno Varela

    20 anos: Marcos Lopes

    A menos que haja para aí algum jogador com o mesmo potencial que, por exemplo, o Bruma, duvido que seja necessário ir mais longe do que isto. Existem aqui muitos jovens longe de sequer poderem ser considerados e provavelmente só o serão depois do Euro 2016. No entanto, a ser, acreditam que possam ser estes. Por outro lado existem elementos mais velhos que terão a sua última oportunidade numa fase final no Mundial 2014 e outros igualmente experientes que poderão fazer ainda parte do futuro da selecção na próxima temporada, mas a partir de 2015/16, imediatamente antes do Euro, deixam de ser.

    • Rodrigo
      Posted Junho 3, 2014 at 10:36 pm

      Estranho ver o Ronaldo com 31, o Nani com 29, o Veloso com 30, etc :D

      Em relaçao aos nomes que lanças, concordo contigo e creio que poderemos estar optimistas em relaçao ao futuro porque ha muito talento.

      Por outro lado, ainda nao sei quais os jogadores que apos o Mundial deixarao de contar. Parece-me que o R.Costa, o Eduardo e o Meireles devem sair. O Beto e o Bruno Alves ainda poderao continuar algum tempo. O Pepe mesmo com 33 ainda podera estar em boa forma, enquanto que o Postiga deve continuar por ser bastante apreciado pelo Paulo Bento.

Deixa um comentário