Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal vai disputar o Mundial com uma média de quase 29 anos

Idade dos jogadores portugueses no Mundial 2014

Quando é que será feita a renovação na selecção nacional? A partir de Brasil 2014 ou só depois do Euro 2016. Quem irá sair do elenco depois do Mundial, que jogadores podem aparecer?

Falar em renovação das selecções nacionais é algo subjectivo, isto porque nem todas as nações possuem a matéria prima necessária para manter a qualidade na convocatória (ao contrário de Brasil, Espanha, Alemanha e Argentina em que a substituição acaba por ser quase obrigatória devido à afirmação de novos elementos) e por outro lado cada vez mais os jogadores apresentam um alto rendimento até mais tarde (Pirlo é um exemplo disso). Mesmo assim, não deixa de ser preocupante perceber que o onze de Portugal que decidiu o playoff frente à Suécia vai discutir o Mundial 2014 com uma média de quase 29 anos (mesmo as opções no banco apresentam uma média de quase 27). Dados que, por si só, abrem a discussão em torno de uma possível renovação da selecção nacional. Parece evidente que parte do actual elenco dificilmente vai estar num próximo Mundial e alguns podem ser excluídos já na caminhada para o Euro 2016, resta saber quais e em que condições (Paulo Bento por norma tem bloqueado a entrada de novos elementos, vamos ver é se depois, caso renove o seu contrato, não terá de o fazer em massa, ou seja ser obrigado a de repente lançar 5/6 novos jogadores no 11 inicial logo de uma vez).


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): B. Bastos

63 Comentários

  • FLU FLY FLU
    Posted Novembro 28, 2013 at 11:55 pm

    Há muito que estava à espera dum post sobre este tema aqui no VM. Acho que a renovação da seleção devia começar a ser preparada já após o Mundial, e os elementos a sair deveriam ser Hugo Almeida, Postiga, Varela, Raul Meireles, Beto, Eduardo e Ricardo Costa.
    Para os guarda redes podemos convocar tanto o Anthony Lopes como o José Sá, que são ambos novos e com margem de progresso.
    Para o lugar do Raul Meireles convocava-se o Adrien.
    Para PL é que é mais dificil, mas tendo o Éder a titular, podia-se ter o Aladje se continuar a evoluir e o Betinho se se chegar a afirmar.
    Para o lugar do Varela há alguns miudos a afirmar-se incluindo Ivan, que para mim seria uma boa opção para o lugar e que seria sinonimo de mais um irreverente lá frente.

    SL

    • FLU FLY FLU
      Posted Novembro 28, 2013 at 11:58 pm

      Para o lugar do Ricardo Costa temos o Paulo Oliveira, Ilori ou o Vezo

    • Joao Lopes
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:01 am

      não me parece muito, e se pensares bem, agora não faz sentido. a grande arma da nossa seleção é a maturidade, e é nisso que tenho fé para que façamos uma boa prestação.
      agora a seguir sim , a seguir deviam sair mais de metade para dar lugar aos miudos que tanto têm brilhado pelas seleções jovens .

      SD

    • Anónimo
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:27 am

      João Lopes acho q o comentário do FLU refere q a renovação devia ser feita só após o mundial.
      Sl
      Manelb

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 29, 2013 at 7:14 am

      entao o aladje e o betinho ja ultrapassaram o nelson oliveira?

  • MBM
    Posted Novembro 28, 2013 at 11:57 pm

    Muito bom post!
    Por mim corria-se com todos os jogadores acima de 30 anos. Nós temos uma fornada de jogadores nos sub-21 e assim seria a melhor forma de fazer a sua integração no futebol senior.´
    Ruben Vezo poderia ter uma oportunidade com a saida de Ricardo Costa

    • mpcp
      Posted Novembro 29, 2013 at 11:40 am

      e daqui a 2 anos corria-se com o CR7 também! Os defesas centrais e os guarda-redes com essa idade normalmente estão no pico da carreira.

  • Mah Med
    Posted Novembro 28, 2013 at 11:58 pm

    bernardo silva , chaby, sancidino, bruma , semedo, toze , iuri, esgaio, mane, luis rafael. rony lopes,bruno varela,tobias,william, podwastki rafa, betinho, guedes?, pedro delgado? vezo, cedric,ponde; futuro risonho pa portugal

  • Joao Lopes
    Posted Novembro 28, 2013 at 11:58 pm

    Para bem da nossa seleção espero que o pós-Mundial, onde nos espera o apuramento para o Euro'16, haja uma renovação brusca, e passo a expressão, da mesma. Talvez nela se inclua até uma mudança no selecionador, que é vista por muitos como fundamental e eu não escondo que sou um dele, mas mais importante que isso é a apicação da lei da vida à equipa de todos nós, os mais velhos dando lugar aos mais novos, é certo que é preferivel quando os mais novo chegam e ainda lá estão os mais maduros para os ajudarem e ensinarem, mas desta vez não será facil que isso aconteça, claro que Ronaldo, Moutinho, Coentrão e mais dois ou três ainda têm muito para noss dar, mas talvez fosse preciso um pouco mais de "mistica" ,se me permitem a expressão.
    Contudo, por vezes, e em jogos com adversários francamente mais fracos, a rebeldia e a vontade de convencer possam levar os recém-chegados a esmerarem-se e a surpreenderem tudo e todos, não podemos negar que haveram tropessões, mas a isso os portugueses já se habituaram, agora deixem os miúdos jogarem contra essas Macedónias, Arménias ou Estónias que se falhares nem lance , talvez no seguinte fintem meia duzia , façam golos do meio campo, ou melhor tornem a nossa seleção uma verdadeira equipa construída desde tenras idades como essa mítica "geração de ouro".

    • Anónimo
      Posted Novembro 29, 2013 at 6:56 pm

      Concordo em pleno com o teu comentário João Lopes. Desde já, quando dizes "pós-mundial": a nossa seleção ainda é suficientemente boa para realizar uma campanha interessante neste Mundial; o problema chegará a seguir, 1 ou 2 anos depois – não deverão surgir jogadores com qualidade suficiente para sustentar o título "Portugal" numa elite das seleções europeias. Aqueles que agora se vão formando, aparecendo nas equipas Bs, etc.; excluindo o Bruma, Ilori, Bernardo Silva, não serão jogadores de topo europeu, tenho a certeza. Basta compará-los a outros nomes como Oliver Torres, Jesé, Mitrovic, Deulofeu, ou mesmo o Praet – têm a sorte de poder jogar desde cedo ao mais alto nível (duvido mesmo que o B.Silva tenha a sorte de jogar na L.C. antes dos 21, infelizmente).
      Isto para dizer que, inevitavelmente, a nossa seleção atravessará uma era negra,em breve. Não diria que a próxima fornada de jogadores estivesse à altura da seleção de outros tempos, mas talvez sim a seguinte (jogadores que têm agora 14-15 anos). Dependerá, decerto, da disponibilidade financeira do nosso campeonato e de iniciativas dos grandes, sobretudo.
      Ás vezes, parece que é o nome "Portugal" que as outras seleções temem pois, à parte de Ronaldo, no papel, estamos atrás da Bélgica…
      PS: Quanto à "mudança de treinador", sou inteiramente a favor.
      João

  • Gonçalves
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:06 am

    Bom tema.

    Se mudarmos o Almeida pelo Postiga e pensarmos que uns meses depois do Mundial jogadores como o Moutinho, Nani e Bruno Alves fazem anos…estas médias ainda sobem mais.

    É preciso renovar meter malta nova mas com o Paulo Bento isso é impossível…penso que chegou o momento de se apostar num seleccionador estrangeiro tipo o Van Gaal…vejam o que ele fez na Holanda.

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

  • Kacal
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:08 am

    Eu acho que a renovação tem que ser feita aos poucos e até já devia ter começado, já foram "acrescentados" alguns jovens ao grupo como André Almeida, William Carvalho e Bruma, mas, podiam estar mais jovens já a entrosar-se no grupo e a ter oportunidades, acho que a renovação vai começar a ser feita depois do Mundial 2014, mas, que só depois do Euro 2016 é que se notará mais essa mudança, será mais assinalável.

    Depois do Mundial 2014, concentrando só no 11 base, os que, em principio, se vão manter são o Patrício, Pepe, Coentrão, Moutinho, Nani e CR7, o resto: Bruno Alves, João Pereira, Veloso (haverá melhores opções), Meireles e Hugo Almeida já não terão condições para titulares, haverá melhores opções, estas são as que eu penso que podem assumir a titularidade e substituir os jogadores que falei:

    (DC) Luís Neto e Paulo Oliveira
    (DD) André Almeida, Cédric, Diogo Figueiras e Miguel Lopes (DD)
    (MDF) Fernando e William Carvalho
    (MC/MO) Adrien, Josué, André Martins e Rafa
    (Ext) Bruma
    (PL) Éder e Nelson Oliveira

    Nos 23 acho que pode haver mais umas alterações, Anthony Lopes e José Sá podem ser opções para a 3ª vaga (Beto mantém a 2ª, os GR´s quanto mais velhos melhor), acho que poucos mais podem entrar para os 23 que serão convocados regularmente, mas, temos muito talento no futuro e eu acredito que vamos ter uma Selecção forte.

    • Anónimo
      Posted Novembro 29, 2013 at 9:06 am

      Tiras o Joao Pereira para por o Miguel Lopes? Ate parece que o Miguel tem 20 aninhos!

    • mpcp
      Posted Novembro 29, 2013 at 11:42 am

      Paulo Oliveira é interessante mas tem de dar o salto ainda para 1 clube superior, e comer muita sopa ainda!
      Diogo figueiras ja merecia a sua oportunidade, muito interessante!
      Fernando não é portugues!
      Josué é um jogador banal e insurrecto!
      Rafa seria uma optima aposta de resto tudo de acordo!

    • Kacal
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:42 pm

      Anónimo & mpcp, eu não disse quem seria o titular, eu pus aquelas opções e 1 DELES substituiria os jogadores que eu falei, Bruno Alves, João Pereira, Veloso, Meireles e Hugo Almeida/Postiga no 11, já agora o Miguel Lopes depois do Mundial terá 27 ANOS e terá 29 ANOS no Euro 2016, acho que pode bem ser o titular, mas, tudo dependerá de como o João Pereira estiver até lá (forma física).

  • Treinador de Bancada
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:11 am

    Muito atenção ao André Silva do Porto para ponta de lança. Tem técnica, corpo, sabe jogar de cabeça, se continuar a evoluir pode dar um grande ponta de lança!

    • André Ferreira
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:36 am

      André Silva é o verdadeiro ponta-de-lança que tem faltado a Portugal. Um jogador muito bom tecnicamente, que finta muito bem, com uma enorme facilidade de remate, inclusivamente, muito forte e de cabeça é igualmente bom, de salientar a musculatura que já apresenta, o que hoje em dia num avançado é crucial na disputa dos lances. Contudo de salientar a tenra idade, 18 anos, mas penso que já devia ser aposta dos sub-21, e até, devia ser chamado mais regularmente aos treinos com a equipa principal do futebol clube do porto. Visto que tem apresentando bom futebol. Marcou um golo 'delicioso' no último jogo da equipa b do porto, quando no dia anterior tinha jogado os 90' na lc sub-19.

    • João Lains
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:53 am

      Esse é o tipo de descrições que estamos constantemente a ouvir, mas no final nada de novo.

    • vsn7647
      Posted Novembro 29, 2013 at 7:20 am

      já disse isso este ano na altura do euro sub 19 e sou sportinguista , André Silva tem tudo para ser o ponta de lança que tanto precisamos !

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:15 am

    Jogadores com 25 anos ou menos anos (ou seja, que podem fazer parte da "renovação") que eu acho que já tem/vão ter potencial para chegar à selecção:

    GR: José Sá, Bruno Varela, Anthony Lopes, Kadu

    DD: Cedric, André Almeida, Dabo, Cancelo

    DC: Luis Neto, Ilori, Tobias, Vezo, Paulo Oliveira, Ruben Semedo

    DE: Coentrão, Ruben Ferreira, Mica, Rafa, Raphael Guerreiro

    Mdef: William, Luiz Gustavo, Tomás Podstawski

    MC: J.Mário, André Gomes, Adrien, João Mário, B.Fernandes, Tiago Silva,

    MO: Bernardo Silva, Josué, Rony Lopes, Rafa Silva, Tozé, Chaby

    Extremos: Bruma, Pizzi, Bebé, Iuri Medeiros, Carlos Mané

    PL: Nelson Oliveira, Amido Baldé, Betinho,

    P.S.: Vem aí uma boa geração, só é pena não haver um "Ronaldo", porque senão seríamos provavelmente mais forte do que somos actualmente.

    P.S 1: Poderemos sentir algumas dificuldades se jogadores como Tobias, Ilori e principalmente Bruma, não atingirem o patamar que podem atingir

    P.S. 2:Admito que me possa ter esquecido de vários elementos, e por isso mesmo, peço a ajuda de quem se lembrar de mais para acrescentar à lista (jogadores que já sejam profissionais e não juvenis ou juniores).

    • Pedro R,
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:44 am

      O Kadu é angolano e já foi chamado à selecção angolana não sei é se cheou a jogar

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:49 am

      Penso que não é internacional A por Angola…

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 29, 2013 at 9:53 am

      so ha um probelema. 90 % destes nao é titular nos seus clubes. Alguma vez o serao ???!!!!

    • mpcp
      Posted Novembro 29, 2013 at 10:33 am

      só 1/5 desses poderão 1 dia ser convocaveis! Tenho fé que CR7 nos ajude até os seus 35 anos, que mesmo com essa idade jogará muito mais do que qualquer 1 que poderá aparecer! Acho que a portugal para este mundial faltava mais 1 central de qualidade como ricardo carvalho, 1 jogador do meio campo como manuel fernandes juntando o william (acho que temos 1 meio campo fraquissimo à exceção de moutinho), precisamos de 2 bons extremos… confio em varela apenas neste momento, danny não conta e nani muito irregular, mas não é com wilson eduardos e josues que vamos ser mais fortes! E um bom ponta de lança… gosto muito de eder e nelson oliveira, mas paulo bento chama o inacreditavel almeida! Dispensava da nossa seleção sem pensar duas vezes o h.almeida, postiga, meireles e veloso, e convocaria eder, n.oliveira, m.fernandes e w.eduardo, de resto estou de acordo com as opções! Jogaria com Patricio, J.Pereira, Pepe, C.Alves, Coentrao, Moutinho, Mfernandes, W.Carvalho, CR7, Varela e Eder!

    • Kafka
      Posted Novembro 29, 2013 at 11:18 am

      mpcp, se o Ronaldo aos 35 anos continuar a ser melhor do que os que lá estão, não é nada bom sinal para Portugal, porque o Ronaldo com 35 anos não vai ser metade do que é hoje e se mesmo assim continuar a ser o melhor jogador da selecção, vamos ter um problema grave, infelizmente..

    • mpcp
      Posted Novembro 29, 2013 at 11:39 am

      Sr Kafka, o ronaldo com a entrega que tem nos treinos e na sua preparação estará em bom nivel com essa idade, alias dito por ele! poucas lesões, boa preparação fisica e dedicação são caracteristicas chave para prolongar a sua longevidade no futebol! Figo jogou até os 33/34? e nem tinha metade da preparação do ronaldo! a ver vamos, mas se com 28 anos e 67 golos so em 2013 continua à 5 anos nos 3 melhores do mundo se aos 35 tiver entre os 50 melhores do mundo sera na mesma o melhor da seleção! Poderemos juntar os ultimos 15/20 avançados da seleção que todos eles juntos não tem o registo do ronaldo de uma média de 60 golos por época de há 5/6anos! E não vejo nada na nossa seleção que possa surgir! Um jogador ou outro interessante mas a muitas léguas de um jogador com impacto mundial! Alias neste momento conhecidos a nivel mundial temos o pepe, o nani, o coentrão e só!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:12 pm

      Temos o Rony Lopes que já se estreou na equipa principal do City, e temos Bruma, que provavelmente estragou a carreira a ir para a Turquia senão…

      Depois temos um conjunto de jovens jogadores de grande potencial, que se forem aproveitados, garantem uma boa base para o futuro. Vamos ver é a aposta neles por parte dos clubes..

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:48 pm

      Algo me diz que o Ronaldo com 35 anos continuará a ser o melhor Português e no top10 mundial.

  • Graça
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:17 am

    O que me parece é que se estivessemos a falar de outra selacção estaríamos a temê-la pela experiência e maturidade com que se iria apresentar na prova (mundial). Como se trata da nossa… andamos na (habitual) "caça às bruxas"… Será mau ter uma média de idades entre os 27 e os 29? Eu considero que não! Viva a nossa selecção! Viva Portugal!

    • João Lains
      Posted Novembro 29, 2013 at 3:55 am

      Ainda bem que há quem pense assim! A nossa prioridade é o campeonato do mundo e não a renovação da nossa seleção. Qual é o problema de encararmos uma grande competição com um grupo de jogadores maduros e na plenitude das suas capacidades?

    • Anónimo
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:52 pm

      Ora nem mais, João! Mas isso é muito rebuscado… Não pode ser assim tão simples… Então e o vício de criticar intrínseco a este povo?
      Filipe M

    • Law
      Posted Novembro 29, 2013 at 7:41 pm

      a média tmb nao me incomada muito o qe me incomoda é a qualidade de alguns jogadores e como sao titulares xD

  • HUGO FOLEN
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:20 am

    Eu espero que a renovação seja feita logo a seguir ao Mundial, aproveitar os amigáveis para testar outros jogadores mais imaturos.
    Do 11 base de Paulo Bento, na minha opinião, quem deveria ficar era Patrício, Coentrão, Ronaldo, Moutinho e Nani, acho que são os jogadores mais capazes da nossa selecção e depois para assumir o resto das vagas era "promover" o Josué, André Almeida, Luís Neto, William Carvalho, Nélson Oliveira, Cédric Soares, Bruma, Steven Vitória, Ivan Cavaleiro, Miguel Rosa, Diogo Viana, Candeias etc.
    Em relação a chamar os sub-21, coisa que eu acho que não vai acontecer devido à teimosia do Paulo, temos imensos jogadores capazes de assumir a responsabilidade da selecção principal, tais como:
    José Sá, Anthony Lopes, Illori, Ronny Lopes, Esgaio, João Mário, Bernardo Silva, Raphael Guerreiro e muitos outros.

    • MM
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:45 pm

      muito mal estará o nosso futebol quando metade desses jogadores que você refere sejam jogadores de seleção…era uma catástrofe futebolística

    • HUGO FOLEN
      Posted Novembro 29, 2013 at 11:15 pm

      Os únicos que mencionei que sejam assim mais normais são o candeias, diogo viana e o miguel rosa de resto são todos jogadores da selecção A no futuro.

  • Graça
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:22 am

    Parece-me que se estivéssemos a falar de outra selecção, talvez a temêssemos pela sua experiência e maturidade… como é da nossa que falamos… andamos na (habitual) "caça às bruxas"… Enfim… Se me perguntarem se uma média de idades, em jogadores chave, entre os 27 e os 29 é má para jogar uma prova como o mundial, eu responderei que NÃO! Viva a nossa selecção! Viva Portugal!

    • Anónimo
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:49 pm

      100% de acordo. Acho que é mesmo isso. Faz parte da nossa maneira de ser. Vamos para o Mundial com uma média de idades perfeita em termos de experiência e maturidade futebolística. Se fôssemos lá com miúdos de 24 anos, choveriam críticas a dizer que era inadmissível, que faltava experiência, etc e tal. Como vamos com uma média de quase 29, a questão fulcral é a renovação para o outro Mundial! É cansativo.
      Filipe M

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:23 am

    Estamos aqui a falar em renovções e fala-se de FERNANDO ??? Fernando pode ser bom para a selecçao mas é só mesmo neste mundial porque se William está nesta forma agora, como estará daqui a dois anos.. Lateral direito e número 10 é o que esta selecçao precisa para o futuro, marcos lopes e cédric (melhorando a parte defensiva) são a minha preferência , porque ponta de lança pode jogar qualquer um, se temos um RONALDO que faz golos, qualquer um serve para fazer número. Luís Neto é o que está mais maduro para puder substituir o Bruno Alves, o Pepe ainda vai lá andar até regressar ao Brasil, digo eu..

    Henrique Costa D

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 29, 2013 at 9:51 am

      Melhor que ter o william em boa forma é ter o william e o fernando. Quem estiver melhor joga.

    • mpcp
      Posted Novembro 29, 2013 at 11:54 am

      fernando so se fala porque P.Bento finalmente abriu o livro e disse que M.Fernandes não queria mais representar a seleção! A meu ver o maior talento perdido de sempre e queimado na seleção! Como se pode convocar meireles, josue, micael, veloso para o meio campo quando não jogam 1/10 de manuel fernandes! Para fases finais nunca foi chamado! É obrigado a ver actuações pessimas do meio campo com jogadores que se arrastam e nada acrescentam como meireles e veloso, fez a opção dele renunciou à seleção!

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:24 am

    Boa questão.
    Eu penso que elementos como José Sá, Paulo Oliveira, william Carvalho, adrien, bruma, cavaleiro e n. Oliveira tem de fazer parte do futuro da nossa seleção.
    Cumps
    Fretuga

  • Pedro Vieira
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:35 am

    Penso que para o euro-2016 apenas Bruno Alves e Meireles sairão. Os restantes 20 e pouco ainda estarão em condições de ser selecionaveis e jogar. Para o mundial 2018 já é diferente e penso que apenas um terço se irá manter.
    De salientar que apenas existe um jogador com menos de 20 anos e muito poucos na casa dos 20 e pouco.
    No entanto nos próximos 4 anos isso irá mudar e renovação acontecerá naturalmente (mais acentuada entre 2016 e 2018). Penso que CR7 ainda irá ser titular (maioria dos jogos) em 2018 na selecção.

  • Abel Alves
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:53 am

    A verdade é que ninguém faz a menor ideia de quais jogadores mais jovens se irão afirmar ao nível de uma selecção A. Contudo, parece existir alguma matéria prima. Aguardemos calmamente a sua evolução.

    A curto prazo, jogadores com entrada provável: Bruma, Adrien e Wiliam. Depois há jogadores que talvez lá cheguem de forma sustentada: André Almeida, Cedric e Josué.

    Depois há muita gente com potencial, uns claramente com mais potencial que outros, mas só o tempo mostrará quem se destaca verdadeiramente.

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:58 am

    Boa questão! Creio que o facto de termos uma seleção com mais idade não implica falta de qualidade .Aliás ao contrário da “professia” creio que estamos bem dotados de talentos e continuaremos a ser uma seleção de respeito.

    Ass:Santos

  • Miguel Almeida
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:12 am

    Na minha opinião, André Almeida, Mica, Bebé, Pizzi, Iuri Medeiros e Betinho (jogadores referidos em alguns comentários) nunca terão lugar numa selecção portuguesa, isto pelo menos numa fase final de uma competição, e caso tenham só mostra duas coisas, ou o nosso baixo nível futebolístico, ou o baixo nível do nosso seleccionador … Ao contrário de jogadores como, Vezo, Rafa, William, André Gomes, Bernardo Silva, Rafa Silva que serão a próxima geração… Não falo de Luís Neto, Cédric, Coentrão, Adrien, Bruma, e Nélson Oliveira, Éder (jovens jogadores ainda) porque na minha opinião teriam os 6 ligar nos 23 convocados para este mundial… Convocar jogadores da "categoria" de Ricardo Costa Rúben Amorim, Rúben Micael, André Almeida, Hugo Almeida, Silvestre Varela (admitindo que quanto a este não haja muito a fazer, pois somos carenciados nessa posição, ainda para mais com a lesão de Vieirinha)… Jogadores como André Martins, Josué primam pela iregularidade, por isso, ou estabilizam e se afirmam após o mundial como uma possível dupla, ou pelo menos como dois convocados certos, ou correm o risco de serem um "Hugo Viana" ou um "Manuel Fernandes", muita qualidade, mas poucas aparições com a camisola das quinas (poucas, em relação ao que poderiam ter dado)

    Abraços

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 29, 2013 at 9:47 am

      Andre almeida nao é pior que cedric. Ate defende melhor. Quando ao resto concordo. Nenhum é suficiente bom para uma seleçao. Dos miudos vamos ver quem se consegue afirmar. Betinho e iuri medeiros sao dois gaiatos, tal como os outros referidos por ti. Mica bebe e pizzi concordo. Nao sao o futuro. Andre martins e josue, nao podem nunca passar de um banco raramente utilizado para seleçao ser forte

    • Miguel Almeida
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:17 pm

      Opiniões diferentes… Acho, acho mesmo que o André Almeida é dos piores defesas direitos, se não o pior, que já representou a selecção… Quanto a André Martins e Josué, acho que pelo menos um dele pode vir a ser importante na selecção quando João Moutinho abandonar, pois nessa altura já vão ser jogadores mais rodados, mais experientes, mais regulares, por isso poderão dar um forte contributo.

  • Amaral
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:17 am

    Selecção Pós-Mundial deveria ser algo assim:

    Rui Patricio / Beto / Anthony Lopes

    João Pereira / Miguel Lopes / André Almeida / Cédric
    Pepe / Ilori
    Luís Neto / Ruben Vezo
    Fábio Coentrão / Antunes

    Miguel Veloso / William Carvalho
    João Moutinho / Adrien / Josué
    Manuel Fernandes / Rony Lopes / João Mario

    C.Ronaldo / Bruma
    Nani / Ivan Cavaleiro / Ricardo Esgaio
    Nélson Oliveira / Éder

    Claro que depois depende da utilização de cada jogador nos clubes! Jogadores como Joao Mario, Esgaio, Ivan Cavaleiro dificilmente serão chamados se continuarem a jogar na 2ª liga.
    De referir várias opçoes para o lado da direito da Defesa, Miguel Lopes poderá funcionar como alternativa tambem para o lado esquerdo ganhando sempre mais 1 opção.
    João Moutinho terá de vez que jogar como 2º médio e dar lugar para um jogador mais criativo na frente. Rony Lopes se fosse emprestado a uma equipa de meio da tabela em Inglaterra em que jogasse com regularidade seria excelente. Manuel Fernandes com Paulo Bento ja se sabe que nao será possivel.

    No inicio da qualificação apenas 2/3 mudanças no 11 titular serão necessarias. Depois e até ao Europeu talvez mais 1/2 será suficiente.

    • Tiago Alves
      Posted Novembro 29, 2013 at 9:50 am

      Ilori e vezo tem de jogar, porque senao jogarem,

      Falta incluir o fernado que vai ser chamado.

      Josue nao joga mais de 60 minutos no porto e fernades é maluco.
      Ronny lopes e joao mario, esgaio e cavaleiro estao como os centrais. Fica dificil se nao jogarem.

  • FT
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:59 am

    Queriam o que? Seleção princiapal a ir ao mundial com média entre 20/24.
    Por acaso alguma das principais seleções que marcarão presença tem uma média baixa?
    Para muitos só devia ir CR e o resto tudo das equipas B`s dos 3 grandes, porque esses é que são bons
    Depois cada jogo era 5 ou 6 na boca e a culpa era da canalha.
    Se existe seleçoes ate sub 21 e para preparar os jogadores até essa idade para dar o salto, nao jogadores com 18/19 ir para a principal, a menos que seja um novo CR (nem daqui a 100 anos haverá outro semelhante)
    SL

  • Emigra
    Posted Novembro 29, 2013 at 7:30 am

    A renovacao estao no banco claro, como devia ser.
    Primeiro os novos jogadores tem que se enturmar e trabalhar para ganhar o lugar – jogar na seleccao nao pode ser facil, nao pode ser chegar e jogar. E ve-se bons jogadores a chegar, william carvalho, andre almeida, bruma, josue.
    Paulo Bento esta a fazer um bom trabalho.

  • troza
    Posted Novembro 29, 2013 at 9:25 am

    Aí está um post sem assunto nenhum por agora. Primeiro vem o mundial e depois logo se fala na renovação.

    E depois… se o Paulo Bento fizer como fez o Scolari, elementos novos só depois do mundial e eu acho muito bem. É difícil criar química nas selecções quando não há a estabilidade de convocatória e isso acaba por valer muito mais nas selecções que tácticas e isso tudo (novamente, vejam que o Scolari é um excelente seleccionador mas nem por isso é um grande treinador).

    Por fim, eu vejo pelo menos 4 jogadores abaixo dos 25 anos na convocatória, sendo que quase todos eles têm potencial para serem ainda melhores, enquanto apenas 1 ou 2 de toda a convocatória já estarão a mais para o próximo euro. Isto diz-me que algo deve estar a ser bem feito, até porque nas outras selecções a média de idades não deve ser muito diferente. Se é nestas idades que se atinge o pico da carreira de muitos jogadores, é normal que a média de idades de uma selecção boa como a nossa esteja nestes valores.

  • Tiago Alves
    Posted Novembro 29, 2013 at 9:43 am

    os guarda redes aguentam mt tempo. Patricio, beto, e o lopes servem perfeitamente ate ao mundial.

    na direita pereira e miguel lopes vao ao euro com provavelmente ou cedric ou andre almeida a ficarem com o lugar para o mundial se mais ninguem aparecer entretanto.

    centrais vao ser um problema dentro de pouco tempo. O bruno deve so aguentar ate ao euro, dps ha o neto que perdeu o lugar no zenit, o rolando que nao é titular no inter, o ilori que deu um tiro na carreira ao ir para liverpool. Ha uns miudos como o vezo e o do guimaraes mas ainda tem muito a provar. Costa e Sereno nao sao soluçoes.

    Na esquerda coentrao e antunes ate ao mundial a nao ser que um miudo aparece. Nao está mal servido.

    Fernando e william carvalho a trincos, ate ao mundial esta bom.

    Moutinho, Adrien na minha opiniao serao os titulares dentro de pouco tempo juntos. Dps ha veloso que tem de começar a ser titular em kiev, com bento manuel fernandes esta fora. meireles nao faz muito mais que 2014. Dps ha micael, sem qualidade, amorim inconsiste, josue, a jogar por volta de 60 minutos por jogo na ala. Entretanto existem uma grande numero de possiveis 10 para 2018, na minha opiniao Bernardo Silva sera o melhor.

    Nas alas, ronaldo, nani, Bruma. Vejo o Danny a renunciar a seguir ao mundial e o varela nao tem qualidade suficiente. Vamos ver se aparece mais algum nome, como Ivan Cavaleiro, ricardo ou rafa (apesar deste preferir o centro).

    A ponta de lança, postiga e almeida ainda vao ao euro. Eder e oliveira sao as alternativas mais jovens. A ver se o Oliveira da o pulo definitivo. Tive pena da lesao do vaz te este ano. Nao sei se teremos algum grande ponta de lança em 2018. Mas provavelmente o ronaldo jogará ai nessa altura.

    Principal problema para 2018. Defesas centrais, pepe talvez ainda de, mas tem de explodir o ilori ou o vezo em clube de topo.

  • Pedritxo
    Posted Novembro 29, 2013 at 10:10 am

    devia-se convocar alguns jogadores para um particular na selecçao para forçar a sua entrada na equipa A como:

    Andre Gomes
    Esgaio
    Joao Mario
    Toze
    cancelo
    entre outros

    Pos-Mundial podemos ter muitas mais boas opçoes de convocatoria:

    GR:Patricio,Eduardo,A.Lopes,Beto,J.Sa
    DD:Figueiras,M.Lopes,J.pereira,cedric,abdre almeida,cancelo?,silvio,dabo
    DC:Luis Neto,Pepe,Vezo,Paulo Oliveira,Fonte?,Miguel Rodrigues,Llori,Miguel Vitor?,Bruno Alves
    DE:Coentrao,Antunes,Rafa Guerreiro,L.Martins,Ruben Ferreira
    MDEF:W.Carvalho,Luis Gustavo,Gonçalo Santos,Veloso
    MC:Moutinho,adrien,andre martins,josue,andre gomes?,Toze?.J.mario?.P.Machado,Manuel Fernandes?,r.amorim
    MO:Rafa,Rony?,Bernardo Silva?,Tiago Silva,Bruno Fernandes
    EXT:Nani,ronaldo,vieirinha,Candeias,D.Viana?,Bruma,Pizzi,Ivan?,Esgaio?,Bebe,Carlos Mane,Lluri Medeiros?
    AV:Nelson Oliveira,A.Balde,Eder,Betinho?

    Fora que depois ainda podia falar de mais jogadores como T.Podwstaki,Rafa,Sancinildo,Chaby,Tobias,R.Semedo,andre silva,alexandre guedes,fabio cardoso,frederico venancio,etc…

    Nao tenho nada contra jogadores mais velhos mas
    raul meireles so aguenta 60 a 70 minutos e temos jogadores com qualidade para substituir,
    Micael e fraquinho,
    hugo almeida toda a gente acha que e um meco com duas pernas, nao e tao mau assim ,mas pdoe ir embora para dar lugar ao eder e nelson oliveira, podia ser convocado so em necessidade
    Postiga tambem eventualmente podera ser util
    Varela temos melhores opçoes, so em caso de necessidade, poderia ser convocado

    A questao tambem aqui e que temos jogadores de qualidade para fazer a renovaçao.

    Sera desta vez que teremos um medio que saiba assumir o jogo e fazer bons passes

    11 Pos Mundial eventualmente:
    Patricio/Lopes/Sa
    Figueiras Pepe P.Oliveira Coentrao
    W.carvalho Moutinho
    Bruma Rafa Ronaldo
    N.Oliveira

    Eder,Nani poderiam perfeitamente substituir o elemento do 11 no seu lugar, como qq def.direito convocado tirar o lugar a figueiras.

    Para o ano se eu visse um ataque do benfica tipo ivan-pizzi-bernado silva-nelson oliveira ficaria todo contente, e nao seria preciso ser muitas vezes mas de vez em quando, mas se fosse muitas vezes e a ganharmos, seria perfeito

  • R9moreira
    Posted Novembro 29, 2013 at 10:45 am

    Bernardo Silva, Rony, André Silva, Tozé, João Mario, Cancelo, Rafa, Ivan Cavaleiro, Ivo Rodrigues, Bruma etc…
    Sinceramente já estive mais preocupado com o nosso futuro…
    Que as nossas equipas e o nosso seleccionador tenham TOMATES para apostar no nosso futuro…

  • Domingos Araujo
    Posted Novembro 29, 2013 at 11:36 am

    Muito bom post mais uma vez, sim concordo que é necessário haver renovação na selecção nacional. Mas teremos de ver diversos factores um deles é os jogos que estes jovens apontados tem pelos clubes, grande parte deles joga nas equipas b ou na segunda liga, é necessário que estes jovens joguem pelas equipas da primeira divisão para ganharem a experiência necessária para estarem ao nivel para poderem serem convocados!!
    Mas também já a jogadores que são titulares em equipas A ou da primeira liga, os casos de William Carvalho, Ruben Vezo, Bruma, Fernando (apesar de não ser muito jovem ainda tem muito para dar e acrescentar a selecção), Amildo Balde, André Almeida, Diogo Viana, Luis Martins, Rafa, Nelson Oliveira, Cedric, Ilori (apesar de não ter feito jogos pelo Liverpool), Paulo Oliveira, Ruben Ferreira, Luiz Gustavo
    Depois temos um lote de jogadores que jogam pelas equipas B ou da segunda divisão com capacidades de chegar a selecção dentro 2 anos que são Betinho, Ruben Semedo, Tobias, Toze, Cancelo, Ivan Cavaleiro, bernardo silva, Esgaio, João Mário, Carlos Mané, Tiago Silva
    O que não falta em Portugal é jovens talentos agora é necessário também que os clubes apostem neles para que estes possam chegar a selecção.

  • mpcp
    Posted Novembro 29, 2013 at 11:49 am

    Os atletas convocaveis darão tudo neste mundial! A renovação tem de ser feita gradualmente, por isso ja foram chamados alguns jogadores como a.almeida, josue, a.lopes,antunes, bruma entre outros. Se poderiam ser chamados muito mais… claro que deviam!
    Após o mundial terão de ser dispensados alguns, e outros valores aparecerão! Cr7 existe 1 e no espaço de 100 anos não teremos outro!
    O que incomoda é a teimosia do selecionador em convocar almeida, meireles,sereno, micael entre muitos… uma vergonha! Lugares esses que poderiam ser ocupados por jogadores promissores como n.oliveira, rafa, w.carvalho entre outros!

  • Bishara
    Posted Novembro 29, 2013 at 12:34 pm

    Eu adoro ler os comentários no VM. Mas se há ponto em que eu discordo completamente da maioria dos utilizadores é quando se trata de jogadores jovens portugueses.

    Não percebo nem nunca percebi o porquê de se sobrevalorizar tanto o produto da cantera portuguesa. Qualquer rapaz que faça uma época aceitável nos juniores dos grandes e tenha algumas presenças nas selecções jovens é logo rotulado de craque e com lugar na selecção A portuguesa no futuro, quando pouco ou nada mostrou. E há inúmeros exemplos, mesmo apontados aqui nos comentários a este post, como Iuri Medeiros, Chaby, Sancidino (esta foi uma pérola, um internacional pela Guiné-Bissau), Podstawski, Bernardo Silva, Tozé, Guedes, Tobias Figueiredo, a lista é interminável. Tudo miúdos que só agora chegaram aos 18 e 19 anos, grande parte deles nem estreados nas equipas principais dos seus clubes!

    Isto também revela a falta de curiosidade e observação dos jogos e jogadores que não sejam dos 3 grandes. Os clubes que não Porto, Benfica e Sporting tem vindo a mostrar uma maior tendência em acelerar a evolução dos jogadores jovens para se mostrarem soluções válidas no plantel principal. E aí, penso que os clubes menores conseguem valorizar os seus jogadores ao nível da formação dos grandes. Casos de Ruben Vezo, Paulo Oliveira, Miguel Rodrigues, Filipe Ferreira, Luís Martins, Rúben Ferreira, Aníbal Capela (curiosamente todos defesas) são importantes para perceber essa aposta, que acredito seja cada vez maior nos próximos anos.

    Mais que tudo, penso que tem de haver paciêancia e bom senso, pensemos que, com esta idade, de um ano para o outro os jogadores podem perder-se completamente. Confiem no trabalho da federação em garantir essa renovação de jogadores da selecção. A jogo real e a evolução dos jogadores não são números do FM.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 3, 2013 at 7:19 pm

      concordo plenamente, fico escandalizado como são sistematicamente apontados "futuros" isto e aquilo, principalmente jogadores portugueses, não só pelo VM mas como pelo público em geral e são reclamadas oportunidades para os jovens. A meu ver as oportunidades são ganhas quando nos treinos se prova que se é o melhor para o lugar. E se não tem oportunidades é porque não é bom o suficiente, pelo menos neste tempo, para o lugar.

      Sou adepto do VSC e claro que gosto de ver o meu clube a apostar em jogadores da formação, mas admito que poderia ter corrido muito mal. Na minha opinião não se deveria ter como se têm vários jovens parados a nível de competição e os clubes mais humildes da nossa primeira liga deviam estar mais atentos aos jovens valores, porque é uma estupidez e infantilidade tremenda confiar um lugar de um grande de Portugal a um miúdo de 18, 19 ou até 20 anos que não tem 1 ou 2 anos de experiência de 1ª Liga em cima.

      Aposta na formação: sim. Maior valorização dos jovens portugueses: sim. Deslumbramentos com 2 ou 3 pormenores mostrados em jogos de júniores ou ligas secundárias: não.

      Como diz JJ: não vamos queimar etapes.

  • Rabensandratana
    Posted Novembro 29, 2013 at 1:38 pm

    O ponto essencial é que para mim não interessa minimamente a ideia dos intervenientes, o que realmente importa salientar é que o seleccionador mais uma vez não fez o trabalho que lhe estava destinado (encontrar soluções nos sub-21), por isso penso que o Paulo Bento estará a mais no cargo que ocupa.
    Estou farto de incompetentes, para incompetentes já nos basta ver o péssimo trabalho dos nossos governantes.
    Acham que o P.B. alguma vez na vida tem argumentos para fazer a devida "transição"????

  • Fábio Matos
    Posted Novembro 29, 2013 at 2:40 pm

    Também sou da opinião que a nossa selecção devia ser renovada depois do mundial.
    Então aqui vai a minha equipa para começar o caminho do euro.

    GR: Patricio, Anthony Lopes e Beto
    DD: Cédric e JP
    DE: Coentrão e Antunes
    DC: Pepe, Ilori, Luis Neto e Ruben Semedo (caso venha a ser titular na equip principal do SCP, senão o Vezo)
    MD: William e Fernando
    MC: Moutinho, Adrien, André Martins e Josue
    AD: Nani e Bruma
    AE: Cr7 e Rafa
    PL: Eder e Nelson Oliveira

    SL

  • mildio
    Posted Novembro 29, 2013 at 3:04 pm

    a renovação é algo que deve acontecer normalmente e nao forçada no final de qualquer grande competicao.. esta mesma renovacao é algo que se vai fazendo gradualmente sem destabilizar o nucleo forte do grupo de trabalho mas indo testando varios jogadores. ou seja numa convocatoria de 23 jogadores 3 serem apostas novas quase a cada convocatoria seria algo naturalissimo e sem prejuizo para o grupo de trabalho.. com isto testava-se ate que ponto jogador x ou y poderia acrescentar e se de facto tem valor ou é so fogo de vista.. seria tambem optimo para segurar certos jogadores que correm o risco de jogarem por outras seleções.. casos ja falados aqui no blog como ilori, e para tentar chamar jogadores com dupla nacionalidade como o marquinhos do psg entre outros. isto aconteceria naturalmente se tivessemos um selecionador em condicoes e uma federação com um minimo de responsabilidade nacional. esta federação nao quer saber de melhorar a seleção.. apenas cede aos caprichos de interesses externos.. porque é muito bonito estarmos a falar de que nao ha grande talento em futuros jogadores da seleção, mas todos se esquecem que nao ha aposta em jogadores jovens e portugueses.. vai tudo comprar fora.. enquanto a federação nao aplicar regras que defendam o jogador portugues a nossa seleção nunca vai passar de ser media. por isso estar aqui a especular se joao mario esgaio andre silva bernardo silva etc se serao bons jogadores para a seleção vai depender muito da sua evolução.. e eles so vao evoluir se forem apostas regulares nos clubes onde jogam e crescerem naturalmente. como nao vejo isso acontecer a nossa seleção sera sempre um jogo de interesses em que se convoca nao por se merecer mas porque agrada mais a x ou a y. nao se convoca jogadores por estarem em boa forma mas sim porque me dou melhor com este e com aquele. nao vejo um bom futuro para a seleção. tambem nao me preocupo com isso.

  • Anónimo
    Posted Novembro 29, 2013 at 3:48 pm

    Uma vez que nao temos grandes hipoteses de fazer algo de formidavel neste mundial, dependendo do grupo em que calharmos talvez nem passemos da primeira fase, acho que podiamos arriscar e comecar a revolucao no seio da seleccao ja este verao.

    Assim, e tirando aqueles que sao neste momento o top dos jogadores portugueses, ou seja: Rui Patricio, Pepe, Coentrao, Moutinho e Cristiano Rolando, eu apostaria em jovens que esperamos sejam o futuro da seleccao nos proximos 10 anos como por exemplo: Jose Sa, Paulo Oliveira, Vezo, Iuri Medeiros, Esgaio, Toze, Bruma, Bernardo Silva, Cavaleiro, Nelson Oliveira, William Carvalho, Rafa, Bruma, Ilori, Ronny Lopes e Cancelo entre outros.

    Isto quereria dizer que todos os jogadores acima dos 23 anos que neste momento estao na lista da seleccao seriam postos de lado em nome de termos desde ja o grupo que seria a base na proxima decada. Com isto davamos experiencia do mais alto nivel competitivo aos novos jogadores e criavamos as condicoes para estes atletas se imporem ao mais alto nivel, distorcendo pelo caminho a logica de contratacao de estrangeiros por atacado que corroi a qualidade do futebol em Portugal.

    Como este cenario nunca seria possivel dados os interesses "maiores" que regulam o futuro da nossa seleccao, acho que esta na hora de chamarmos os melhores jogadores que temos a nossa disposicao apresentarem-se e assim ficavamos com:
    Patricio, Eduardo, Anthony Lopes;
    Joao Patricio, Silvio, Coentrao;
    Pepe, Jose Fonte, Ricardo Costa, Neto;
    Miguel Veloso, Fernando;
    Manuel Fernandes, Adrien, Moutinho;
    Nani, Cristiano Ronaldo, Varela, Danny;
    Helder Postiga, Hugo Almeida, Eder, Lima;

    Pedro

Deixa um comentário