Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Prefiro jogar na 4.ª divisão do que ser suplente no Barcelona»

Parece estar mais realista e isso é meio caminho andado para potenciar a sua enorme técnica e capacidade física.

Jean-Clair Todibo, que passou sem sucesso pelo Benfica, admitiu numa entrevista ao L’Équipe que lhe faltou “humildade, seriedade e profissionalismo” para poder afirmar-se no Barcelona. «Quando assinei pelo Barça sabia que teria muita concorrência e seria difícil jogar de forma consistente. Mas faltou-me humildade, seriedade e profissionalismo. Não sei quem pensava que era. É mau ir para o Barcelona e não ser utilizado, prefiro jogar no Sedan, da quarta divisão, do que estar no Barcelona e ser suplente e não jogar, além de que recebes muito menos críticas. No futebol, não podes dar ouvidos às opiniões de fora, caso contrário cais numa enorme depressão. Fui campeão em 2019 mas foi uma farsa, não ajudei a equipa. Só joguei quando tínhamos conquistado o título», disse o actual central do Nice.

19 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Março 28, 2021 at 10:54 pm

    Quando apareceu no Toulouse prometia imenso. Talvez a ida para o Barcelona não tenha sido a melhor decisão, mas é sempre complicado dizer não a um colosso como o Barça. É a velha história do comboio que só passa uma vez á porta.

    Saudações Leoninas

    • Oldasity
      Posted Março 29, 2021 at 9:33 am

      Acho que o problema está mais na cabeça e na atitude do jogador.
      Quando foi para o Barça, foi no mercado de inverno pois o Toulouse já tinha informado que se o Todibo não renovasse que não iria jogar mais essa época.

      Até teve oportunidades mas nunca realmente aproveitou. Depois parece-me que faltou sempre atitude e vontade para singrar por onde passou. No Schalke parecia estar a fazer um favor a alguém e no Benfica pronto, é o que se sabe.

      • Estigarribia
        Posted Março 29, 2021 at 10:50 am

        Oldasity,

        Se ele se tivesse mantido focado em singrar no Barça poderia ter sido uma boa opção a médio/longo prazo. Ele e o Lenglet foram os jogadores que mais me desiludiram no Barça, até pelo que esperava deles.

        Agora, em termos de futuro, tenho grande esperança no Ronald Araújo e no Oscar Mingueza. Bem potenciados podem ser importantes no futuro do Barcelona.

        Saudações Leoninas

        • Oldasity
          Posted Março 29, 2021 at 12:10 pm

          Lenglet, teve uma boa primeira época como 2ª opção. Muito boa até. Lembro-me de falar com o SenyorPuyol sobre acharmos que ele era o melhor reforço do Barça nessa época.
          Mas depois foi sempre a descer. Demasiados erros individuais e parece-me ter falta de qualidade como titular absoluto. Ate porque psicologicamente parece estar completamente estoirado.

          O Mingueza tem-me impressionado bastante, mas penso que nunca irá passar de um jogador de plantel (podendo jogar a central e lateral). Tem excelentes qualidades físicas, mas tecnicamente e taticamente, nomeadamente ao nível de posicionamento, é um pouco fraco, no entanto tem apenas 18 anos e ainda pode evoluir muito.

          Em relação a Araújo, para mim é o melhor central do Barça neste momento. Excelente no jogo aéreo, é rápido e forte, tem uma saída de bola limpa, não inventa muito (se tiver que despachar a bola, não tem problema em fazê-lo) e raramente faz abordagens que desposicionam a equipa. Espero que as lesões o deixem pois poderá marcar uma década na sua posição.

          • RedEyeZ19
            Posted Março 29, 2021 at 2:42 pm

            Mingueza tem 21 anos

          • josecarvalho
            Posted Março 29, 2021 at 2:46 pm

            Concordo que o ronald seja neste momento o melhor, no entanto o lenglet e o mingueza sao claramente apenas jogadores de plantel, não podem ser titulares num barca se quiser ganhar a liga e a champions. Saliento apenas que Mingueza daqui a menos de 2 meses faz 22 anos, não tendo 18 como foi passado.

          • SenyorPuyol
            Posted Março 29, 2021 at 4:14 pm

            Confirmo. :)

            E subscrevo o comentário por inteiro!

            A idade de Mingueza terá sido lapso, mas não invalida a possibilidade de evolução – sei que também não foi isso que foi sugerido pelos outros users, mas achei relevante deixar isto expresso.

          • Oldasity
            Posted Março 29, 2021 at 5:44 pm

            Obrigado a todos, estava completamente desinformado. TInha muita certeza que Mingueza tinha 18 anos. Mea culpa.

          • O Rúben
            Posted Março 29, 2021 at 5:48 pm

            Não concordo que o Mingueza seja fraco tecnicamente. Se o fosse nao seria adaptado a lateral direito ou o central com liberdade para avançar. Além disso cruza com muita precisão e intensidade.

            A questão do posicionamento é algo que se aprende e penso que ele arrisca muito porque confia na sua velocidade em demasia.

            Não o coloco ao nível do Ronald. O Eric até poderá ser o titular, mas acho o Mingueza muito interessante. É muito agressivo no corte e o sistema de 3 centrais é ótimo para ele.

            • SenyorPuyol
              Posted Março 29, 2021 at 7:09 pm

              Penso que o Oldasity se referia à técnica em contexto defensivo. Pelo menos foi assim que interpretei.

  • Richrad
    Posted Março 28, 2021 at 11:03 pm

    Ter esta forma de pensamento nem 2 meses ter saído do SL Benfica, em que provou ter todas as caraterísticas de vedeta artística…
    Ou é uma jogada de bluff ou fez-lhe bem o regresso a casa.

    Tem caraterísticas técnicas e físicas para ser muito melhor daquilo que até ao momento demonstra. Tirando o tema SL Benfica da mesa, a sua temporada na Alemanha foi terrível e mesmo que a ambição não passe por vingar no Barcelona, o que é certo é que para palcos de seleção… será tão ou mais dificil lá chegar.

    É jovem, tem potencial e para além de atinar precisa de jogar, pois apesar da tenra idade soma apenas 40/50 jogos como sénior? Pouquíssimo para quem se quer afirmar e lutar por um lugar na elite do futebol mundial.

    • Primo1904
      Posted Março 29, 2021 at 1:14 pm

      O que ele fez no Benfica para merecer tal comentário?

      • Dca
        Posted Março 29, 2021 at 2:53 pm

        Exacto. Não tenho qualquer memória de tiques de vedetismo. É só por ser o Todibo, fosse o Weigl a ter o mesmo comportamento e diziamos que era um senhor.

  • Kacal
    Posted Março 29, 2021 at 12:30 am

    Bem a primeira parte está feita, reconhecer os erros e pensar em redimi-los. Agora é fazer na prática trabalhando e sendo focado. Fazendo isso realmente tem um potencial soberbo porque tecnicamente e fisicamente é craque para a posição que ocupa. Mas precisa de um treinador que perca tempo com ele e aposte forte ensinando-o certas coisas e dando-lhe continuidade, mas o contexto da equipa ajudará ou seja com bom futebol e onde o seu perfil encaixe e o ambiente de grupo seja bom e vivam boa fase.

    Focando num aspecto mais específico, precisa de arriscar menos a sair a jogar porque andar nas alas e no meio-campo deixando a posição não é algo positivo. É positivo ter capacidade técnica e sair a jogar, é uma mais-valia, mas acho que tem que ser um pouco mais contido e não desequilibrar a equipa tantas vezes, aprendendo a essência da posição e maturando tem tudo para ser um central de topo, a meu ver.

    Gostava de o ver num Ajax ou assim, clubes que não são de 1ª linha, mas poderá jogar com regularidade e ter um contexto que o favoreça. Por vezes os centrais quanto mais maduros melhor portanto diria que sim, tem tudo para em 2-3-4 anos ser um grande central, mas a mentalidade (parece estar a mudar) e as escolhas na carreira daqui em diante serão decisivas.

  • coach407
    Posted Março 29, 2021 at 10:16 am

    Fico sempre com reservas deste tipo de comentários. Normalmente não é acompanhada realmente de uma mudança de atitude. Faz lembrar aquele que disse que o Mourinho estragou-lhe a carreira, mas que se ele tivesse a maturidade de hoje em dia tudo poderia ser diferente. O jogador tem 26 anos e acabou de descer ainda mais o nível para a 3ª divisão. Pela garganta dele tem uma maturidade e um profissionalismo que faria com que ele estivesse perto do Real Madrid, mas o facto é que, com toda essa maturidade e profissionalismo e com todos os ingredientes que lhe faltavam para ser um fenómeno mundial… dá um salto para a 3ª divisão.

    É bonito mostrar vontade em mudar, mas a auto-disciplina também é um talento e é tão difícil de trabalhar como qualquer outro aspeto do jogo. Não chega vontade.

    • Mantorras
      Posted Março 29, 2021 at 2:42 pm

      Concordo em absoluto.

      A mentalidade e atitude sao as coisas mais dificeis de mudar no ser humano, e uma coisa e descobrir a posterior que erramos ha 5 anos atras, e que se fosse hoje seria diferente… outra e aceitar que estamos errados no momento, ver isso… e reagir mudando no tempo certo… isso e muito raro por ser tao dificil.

  • Dca
    Posted Março 29, 2021 at 2:55 pm

    Na Alemanha foi um desastre, mas no Schalke, era dificil não o ser.
    No Benfica, o negócio prejudicou-o, pois o Benfica não iria nunca dar 20M por ele. Este negócio do Nice por exemplo, abre-lhe muito mais portas e estou convicto que vai crescer.

  • Macaco
    Posted Março 29, 2021 at 5:47 pm

    Carissimo Todibo.
    É por bazofia a mais e comentários destes que saltas de clube para clube.
    Potencial tens muito mas mais bazofia e mania que és pro tens tu, so se for na playstation.
    Recomendo que sejas mais humilde de forma a quem sabe numa destas decadas voltares para o Barça.

  • Abbas
    Posted Maio 4, 2021 at 12:23 pm

    Ainda aqui há uns dias alguém disse que o Benfica não tinha jogadores para 3 centrais até chegar ao Veríssimo e eu até me esqueci do Todibo. Vamos imaginar agora que tinha sido o central do lado direito numa defesa 3 a primeira metade da época…

Deixa um comentário