Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Qual foi o melhor guarda-redes na 1ª volta da Liga Zon-Sagres?

Terminada a 1ª volta da Liga, chegou a altura de se efectuar um balanço. Se em termos colectivos, parece claro que Benfica e Porto vão discutir entre si o título, já no plano individual não há um protagonista claro, não só no geral como nas respectivas posições. Vários jogadores se tem destacado, e nesse sentido lançamos a pergunta aos nossos leitores (não está em causa a qualidade mas sim o rendimento individual/colectivo dos mesmos nas primeiras 9 jornadas da Liga, por outro lado, elementos como Luisão, Schaars, Aimar, Quim, Rolando, etc, por pouco ou nada terem jogado, não contam para este debate…é injusto mencionar jogadores que não foram titulares em pelo menos 70% dos jogos): Qual foi o melhor guarda-redes da Liga Zon-Sagres até ao momento (justifique a sua resposta)?

73 Comentários

  • Diogo
    Posted Janeiro 19, 2013 at 11:48 pm

    Ainda há dúvidas?? SÃO RUI PATRÍCIO!

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Janeiro 19, 2013 at 11:49 pm

    Se os factores a ter em conta são apenas o desempenho individual/colectivo, eu penso que Rui Patrício será talvez o escolhido nesta votação.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 19, 2013 at 11:49 pm

    Obviamente: Rui Patricio.
    Luís Dias.

  • Ricardo_SCP
    Posted Janeiro 19, 2013 at 11:58 pm

    Obviamente Rui Patricio.

  • Tiago
    Posted Janeiro 19, 2013 at 11:58 pm

    Penso que o Rui Patrício é, no momento, o melhor Gr português, o melhor Gr da Liga e um dos melhores do Mundo.

    • Sérgio Teixeira
      Posted Janeiro 20, 2013 at 12:19 am

      Finalmente que oiço alguem dizer isso… Acabam sempre por ser reconhecidos mas só depois de sairem. De facto é dificil encontrar GR melhor…

  • GuilhermeL
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:03 am

    Sem duvida Rui Patricio pois para alem de ser relativamente jovem (em relaçao a guarda redes como Helton ou Artur) tem apresentado mais qualidade tecnica ao longo da época e de uma forma consistente. Qualidade esta que ja valeu ao Sporting varios pontos

  • André Lobo Recarei
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:06 am

    Helton é o melhor guarda redes a atuar em Portugal, e o meu voto vai para ele.

  • A.L
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:09 am

    Rui Patrício

  • RAF
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:10 am

    Patrício.

  • afonso615
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:11 am

    Rui Patrício, anda a dar pontos ao Sporting desde o início da temporada.

  • afonso615
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:11 am

    Rui Patrício, anda a dar pontos ao Sporting desde o início da temporada.

  • JeromeT
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:12 am

    Rui Patrício, pois claro. Fez uma 1ª volta muito superior a todos os outros. É um jogador de outro campeonato.

    É o melhor guarda-redes português (de longe), o melhor guarda-redes a actuar em Portugal e, sem qualquer dúvida, um guarda-redes de topo mundial. E a juntar a isto tudo tem apenas 24 anos.

  • Mauro S.
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:14 am

    Sou Sportinguista, mas para mim o Patricio só irá provar que é um grande GR quando jogar numa equipa grande que lute por títulos, infelizmente este Sporting raramente domina os adversários e portanto Rui Patricio está constantemente a ser chamado à acção… numa equipa grande os GR fazem 1, 2, 3 intervenções por jogo e estão muito tempo parados, o que dificulta muito a sua tarefa! Acho que o Rui tem potencial para ser um grande GR, mas não é no Sporting que vai provar alguma coisa!

    • Sérgio Teixeira
      Posted Janeiro 20, 2013 at 12:21 am

      Respeito mas discordo totalmente ;P

    • António Gomes
      Posted Janeiro 20, 2013 at 12:23 am

      O que aconteceu na sexta?…
      Um jogo inteiro sem entrar em jogo e nos ultimos 5 minutos duas intervenções de vulto… DUAS!!!….

    • António Gomes
      Posted Janeiro 20, 2013 at 12:24 am

      O que aconteceu na sexta?…
      Um jogo inteiro sem entrar em jogo e nos ultimos 5 minutos duas intervenções de vulto… DUAS!!!….

  • Miguel
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:15 am

    A questão do melhor guarda-redes é algo enganadora. Vejamos o exemplo da Liga Espanhola: Roberto foi considerado o melhor por ter feito de fato bastantes defesas e boas intervenções, porque atuava numa equipa onde era 'obrigado' a fazê-lo, tendo em conta que tinha uma das defesas mais permeáveis do campeonato. O melhor guarda redes até podia ser outro, mas foi Roberto quem teve hipótese de mostrar a sua qualidade. Estou certo que entendem este ponto de vista.
    Tentando ter em conta todas essas variáveis é difícil escolher um melhor nesta Liga, e apesar de Portista, a minha escolha recai em Rui Patrício. Não acredito que seja melhor guarda-redes que Helton, mas exibiu-se melhor porque a isso foi obrigado.
    Neste aspecto, tenho ainda algo acrescentar, depois do jogo do Academica-Benfica: Peiser, quem o viu e quem o vê. Foi um dos melhores durantes boas épocas nesta Liga, mas parece ter-lhe feito muito mal a relegação para o banco.

    • Goncalo
      Posted Janeiro 20, 2013 at 4:55 am

      concordo.

      o meu TOP 5
      helton – fcp
      rui patricio – scp
      artur – slb
      cassio – fcpf
      adriano – gvfc

    • nando
      Posted Janeiro 20, 2013 at 7:39 pm

      Amigo Miguel;

      Em 1º lugar quero sublinhar o seu desportivismo.

      Em 2º lugar o meu amigo não acredita que o Rui seja superior ao Helton.

      Pois permita-me discordar. O Rui Patrício nesta altura não é somente o melhor guarda redes atuar em Portugal como um dos melhores deste planeta. E não é o melhor deste planeta porque lhe falta ainda um bocadinho para ter a experiência do Helton. E é aqui na experiência que o Helton leva vantagem sobre o jovem guarda redes da seleção nacional.

  • RiefSilva
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:17 am

    A escolha tem de ser, a meu ver entre Hélton e Rui Patrício. Escolho Hélton pelo melhor desempenho colectivo, e por ser menos batido que o Patrício.

  • Ricardo Martins
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:19 am

    O meu voto vai para o Cássio do Paços de Ferreira porque, apesar de ter mais golos sofridos que o Artur e o Hélton, foi parte fundamental em muitos jogos, contribuindo para a grande época que o Paços tem feito e (que me lembre) não teve nenhum deslize, coisa que tanto o Hélton, como o Artur ou o Rui Patrício já tiveram.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:29 am

    Rui Patrício sem dúvida… tem sido constante, sempre com excelentes intervenções, e pela péssima época que o sporting tem realizado, tem sido sempre o salvador e o que se consegue distinguir!

  • Zapata
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:37 am

    Rui Patrício.
    Já agora, para fazer um top 3, 2º lugar para Oblak, 3º para Cássio.

  • Rabensandratana
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:38 am

    Hélton

  • Jonyboss
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:51 am

    Seguindo a ideia do zapata o meu topo é este:
    1º Rui Patricio – não ha muito mais a dizer….fulcral no sporting e um dos melhores do mundo !
    2º Cássio – tal como o paços também cassio tem feito um excelete temporada. creio que e a melhor dele desde que chegou a Portugal
    3º Helton – é a segurança em pessoa……como ja e habitual uma temporada segura e tranquila

  • Miguel Angelo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:59 am

    Creio que neste momento os melhores 2 guarda-redes são Helton e o São Patrício. Mas apesar de os 2 resolverem bem quase sempre que são chamados escolho Patrício por ter tido mais hipóteses de provar o seu valor com intervenções que impediram que o Sporting estivesse agora de baixo da linha de água. Não considero nem Beto nem Artur ao nível dos 2 primeiros porque às vezes esquecem-se que estão em campo, por exemplo este ultimo já vai com 2 erros gravíssimos em 2013, um no Clássico com o Porto em que assistiu para o golo de Jackson e o outro creio que no primeiro jogo do Benfica em 2013 em que tentou agarrar com demasiada convicção uma bola que pensou que seria fácil, largou-a e claro, o adversário que não lembro quem foi aproveitou a oportunidade .

    Cumprimentos

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:03 am

    Em termos de golos sofridos é sempre o mesmo: Helton.
    Em termos de "dar" pontos e "brilhar" foi o Patrício sem dúvida.

  • Ricardo MPB
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:04 am

    Só os ingénuos não dirão que é o Rui Patrício.
    O melhor guarda redes a actuar em Portugal é o Patrício, e pelas exibições que ele tem feito é, claramente, o melhor guarda redes da primeira volta do campeonato.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:10 am

    Rui Patricio
    ___
    gunner

  • Drav
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:13 am

    Rui Patricio
    Se não fosse ele o sporting estava bastante pior do que já está… Ele está feito um guarda redes de calibre mundial.

  • fernando
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:14 am

    Claramente Rui São Patricio por ter evitados imensos golos e se o scp não está hoje mais abaixo muito se deve ao guarda redes leonino

  • António Willesdan
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:36 am

    Como adepto do Benfica acho que é mais que óbvio que o guarda-redes que mais se destacou na 1ª metade do campeonato foi o Rui Patrício.

    Claro que em termos de golos sofridos foi o Helton.

    Este ano o Artur Moraes apesar de não estar tão forte como a época anterior tem estado muito seguro!

    Creio que a liga Portuguesa tem nos seus palcos guarda-redes de elevada categoria podendo destacar para alem dos 3 grandes jogadores como o Cassio, Oblak e Beto

  • B
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:40 am

    Patrício, evidentemente.

  • jvelosocosta
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:51 am

    Contando só com a competição da Liga Zon-Sagres, pelo desempenho individual, pelas defesas de grande nível e ,principalmente, pelos pontos que já "salvou" à sua equipa, o meu voto vai para Douglas do Vitória de Guimarães!

    Grande guarda-redes e muito positivo o projeto desta equipa!

  • Bruno
    Posted Janeiro 20, 2013 at 2:11 am

    Rui Patrício.

    SL!

  • Dave
    Posted Janeiro 20, 2013 at 2:15 am

    Vá-lá Benfiquistas e Portistas, votem lá no Rui Patrício. Homem (finalmente) já se fez em um guarda-redes de top que tiraria o lugar a Helton e Artur num apice. E também por ser o unico jogador do Sporting que irá apareçer nessa equipa já que tudo o resto é uma desgraça autentica.

  • Goncalo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 4:49 am

    A meu ver o melhor GR do campeonato é o Helton.
    Primeiro pela razão óbvia, é o GR da equipa com menos golos sofridos na prova.
    Segundo porque é um GR mais completo. Joga melhor com os pés do que o Rui Patrício e penso que de momento é ainda mais forte que o Patrício entre os postes.
    Terceiro, o Helton é chamado a intervir menos vezes e talvez por isso se pense, erradamente a meu ver, que faz menos defesas «espectaculares» ou que garantam pontos (como se viu na Luz por ex.).
    Claro que o Rui Patrício tem sido o melhor jogador do Sporting e um dos maiores responsáveis pela actual classificação do Sporting. Sem o «santo» Patrício talvez o Sporting estivesse agora a ter aulas de natação…

    Cumprimentos a todos, excelente blog/website.

  • jdscp
    Posted Janeiro 20, 2013 at 4:52 am

    Rui Patrício sem dúvida

  • Eduardo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 9:37 am

    Rui Patrício! Vai carregando uma pobre equipa às costas.

  • rfdg
    Posted Janeiro 20, 2013 at 10:01 am

    Rui Patrício sem qualquer dúvida!

  • druyda
    Posted Janeiro 20, 2013 at 11:07 am

    Douglas – VSC

  • Os Tecnicistas
    Posted Janeiro 20, 2013 at 11:26 am

    Rui Patrício enough said

  • Pedritxo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 11:33 am

    temos excelentes guarda-redes no futebol portugues e por vezes eles evitam que os jogos tenham menos golos.

    Rui Patricio defendeu muito no sporting, mas douglas,cassio e oblak tambem o fizeram e seria dificil escolher um deles.

    A votar la votava em Patricio.

    Ate os suplentes das nossas ligas, nao todos claro, sao bons

    • D_scp
      Posted Janeiro 20, 2013 at 12:02 pm

      Ja tinha expressado essa ideia num tópico do ano passado. É incrível a qualidade dos GRs na Liga Portuguesa.

      Quando vejo golos da liga espanhola, muitas vezes do Ronaldo e do Messi, até dá pena olhar para aqueles GRs.

  • Gepeto
    Posted Janeiro 20, 2013 at 11:38 am

    Nem vejo qual é a discussao, Ruí Patricio, estivesse ele no porto ou no Benfica e eles tinham metade dos golos sofridos

  • Paulo Ravasqueira
    Posted Janeiro 20, 2013 at 11:45 am

    Rui Patrício. Sem ele o Sporting estava numa posição de descida. Sem discussão. É o guarda redes que dá mais pontos….

  • Carlos Eduardo
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:01 pm

    Penso que é a posição de destaque do campeonato Português. Não deve haver outro campeonato com tantos guarda-redes bons.
    A minha escolha é o Patrício! Penso que, dos clubes que jogam sob-pressão (Benfica, Sporting, Porto) o Patrício foi o redes mais exposto. E curiosamente, ele aproveita sempre essa maior exposição pela positiva, ou seja, para brilhar. É um jogador de outro patamar e não me admirava que o Barcelona o viesse buscar para render o Valdés.
    Patrício tem valido pontos e pontos ao Sporting. Não há outro como ele.

  • MART
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:03 pm

    Jan Oblak

  • Ricardo_SCP
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:07 pm

    Obviamente… Rui Patricio.

  • Unknown
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:08 pm

    1º Rui Patrício
    2º Adriano Facchini
    3º Douglas Jesus

  • Unknown
    Posted Janeiro 20, 2013 at 12:08 pm

    1º Rui Patrício
    2º Adriano Facchini
    3º Douglas Jesus

  • Jc Pearl
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:08 pm

    Nem percebo qual é a dúvida, mas em todo o caso… RUI PATRÍCIO!

  • Kico Lopes
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:27 pm

    Nesta Jornada Patrício sem dúvida!

  • Ricardo Peixoto
    Posted Janeiro 20, 2013 at 1:27 pm

    Como é que se pode votar no Patrício? Eu li votar pelo rendimento colectivo e individual. O Patrício salvou o Sporting de estar ainda pior, é verdade! O Patrício é sem duvida um dos melhores gk em Portugal, é top!
    Mas o colectivo falha.

    Isto já parece a votação da bola d'ouro.. Vai se escolher consoante o que der mais jeito, nuns o colectivo noutros a forma individual, desde que ganhe quem queremos vale tudo!!

    Penso que se o Sporting ainda estivesse nos lugar que dão acesso as competições europeias tínhamos de dar mesmo o desconto porque Patrício é mesmo fenomenal, mas até a ultima jornada estava a 1 ponto da linha de agua. Logo falha o colectivo. É a minha maneira de ver sinceramente.

    • RAF
      Posted Janeiro 20, 2013 at 10:29 pm

      A pergunta é… qual o melhor GR da 1ª volta. Pode parecer uma pergunta complicada, mas até não é. As opções são várias, Patrício é sem dúvida uma delas… o coletivo?! Mas alguém perguntou pelo coletivo?

    • Ricardo Peixoto
      Posted Janeiro 21, 2013 at 1:41 am

      RAF,
      Peço que leia mas desta vez com atenção ao post, porque eu li, para se analisar o rendimento individual e colectivo. E se não reparou no meu comentário eu disse que o "São" Patrício podia ser perfeitamente o "tal" GR. Para mim só não o é, devido a fraca defesa que tem a sua frente. E como o colectivo conta. Não apresenta todos os critérios.

      Por isso, não me culpe a mim e sim ao post! Porque o Patrício até pode parecer mas não é uma equipa inteira!!

    • Ricardo Peixoto
      Posted Janeiro 21, 2013 at 1:42 am

      RAF,
      Peço que leia mas desta vez com atenção ao post, porque eu li, para se analisar o rendimento individual e colectivo. E se não reparou no meu comentário eu disse que o "São" Patrício podia ser perfeitamente o "tal" GR. Para mim só não o é, devido a fraca defesa que tem a sua frente. E como o colectivo conta. Não apresenta todos os critérios.

      Por isso, não me culpe a mim e sim ao post! Porque o Patrício até pode parecer mas não é uma equipa inteira!!

    • PMTG
      Posted Janeiro 21, 2013 at 12:00 pm

      Ricardo Peixoto, diga-me COMO é que um guarda-redes tem rendimento colectivo… Só se for a controlar o meio campo e fazer assistencias para golo… Acho que se fala de defesas e jogo com os pés porque de resto nao há muito mais a dizer.
      PS: Quando vejo individualmente/colectivamente costumo interpretar como uma ou outra ou as duas.

    • Ricardo Peixoto
      Posted Janeiro 21, 2013 at 2:17 pm

      Nesse caso que fala o Rui Patrício não é propriamente famoso, a jogar a bola colmos pés ou até criar uma jogada como o Helton por exemplo (peço desculpa por falar num outro GR, que pode ser um candidato a este "título").
      Penso que o prémio é justo mas não tão justo como fazem passar. Acho que o Patrício é excelente mas tem pontos menos positivos como todos os outros. O que se diz é que ele é melhor porque tem uma defesa pior mas se calhar se tivesse uma voz de comando melhor podia dar mais e melhores conselhos aos defesas. (Como é obvio é não é milagreiro e mais do que faz se calhar com o passe da idade e experiência).
      Penso que um GR tem tanto de colectivo como de individual. Não é por ser um jogador mais isolado que o faz ser um jogador individual em 90min.
      Mas é só a minha opinião, como respeito todas as outras. Penso que aqui é mais difícil de escolher.

      O Patrício é sem duvida um dos que mercê este prémio, como Helton Artur, Oblak entre outros..

  • Marco
    Posted Janeiro 20, 2013 at 2:48 pm

    Para mim o melhor tem sido de longe o Patrício. É verdade que a defesa que tem à frente o obriga a mais trabalho que outros como o Helton ou Artur mas o que tem feito tem sido notável.

  • Olivera
    Posted Janeiro 20, 2013 at 3:14 pm

    Cássio, do Paços de Ferreira.
    "Dono" da terceira defesa menos batida da prova sem apresentar a sua frente uma defesa tão boa com as outras. Além disso, já teve jogos onde as suas defesas valeram mesmo pontos.

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 20, 2013 at 3:23 pm

    Helton. A segurança que transmite é, na minha opinião, componente determinante para a solidez da defesa menos batida do campeonato. Sendo solução de recurso para receber a bola, Helton devolve-a com uma percentagem de acerto incrível (independentemente do pé que utiliza) e a isso junta ainda a facilidade com que lança a bola com ambos os braços originando situações de contra-ataque (ambos os factores dão-lhe clara vantagem sobre os outros).
    Sempre que é chamado a intervir tem estado à altura e julgo que a sua qualidade não é devidamente reconhecida a nível interno e internacional.

  • Miguel Valente
    Posted Janeiro 20, 2013 at 4:07 pm

    Helton. O FC Porto é a equipa com menos golos sofridos no campeonato e muito se deve a este grande guarda-redes!

  • Kaz Patafta
    Posted Janeiro 20, 2013 at 5:00 pm

    Helton. Artur tinha vindo a fazer um bom campeonato mas aqueles 2 frangos contra Estoril e Porto mudam tudo. Helton é mais seguro e por isso o meu voto

  • Filipe
    Posted Janeiro 20, 2013 at 5:47 pm

    Rui Patrício.
    Não é o menos batido, mas é claramente o guarda-redes que mais brilha e o mais seguro (e ser seguro, não é fazer duck face como o Helton).

  • Sérgio Filipe
    Posted Janeiro 20, 2013 at 10:32 pm

    Para mim o melhor guarda-redes da primeira metade é o Cássio do Paços de Ferreira

  • Pedro
    Posted Janeiro 20, 2013 at 10:40 pm

    Falamos de defesas menos batidas? correto então. Vamos dar o exemplo da liga espanhola, o barça tem menos golos sofridos do que o real, então na vossa perspectiva o valdes é melhor que o casilhas?! Melhor ainda, um nível de um guarda redes vesse quando são chamados a entrevir, certo?! Rui patrício é o mais novo dos 3, tem uma maior margem de progressão, titular da seleção portuguesa.
    Contra factos não há argumentos, deixemos clubismos a parte e sejamos sinceros.

    Concluindo, o meu voto vai para o rui, claramente o melhor guarda-redes atuar em portugal e um dos melhores da Europa.

  • Pedro Joao Baptista Massodua
    Posted Janeiro 21, 2013 at 5:07 am

    helton

  • Anónimo
    Posted Janeiro 21, 2013 at 5:45 pm

    O guarda redes mais decisivo tem sido o Rui Patrício, embora considere que é um excelente guarda redes ainda tem que evoluir, nomeadamente o jogo com os pés e dentro dos postes, por vezes denota algumas inseguranças.
    De salientar também a importância e qualidade do Helton que é um dos pilares da defesa do fcporto e apenas peca com algumas desconcentrações que de longe a longe o acompanham.
    O Artur não tem estado ao nível de outras épocas, embora tenha qualidade, tal como o Beto que é um bom guarda redes, mas tem sofrido muitos golos e com culpa em alguns deles.
    Destaco pela positiva Douglas, Ricardo e Oblak têm sido guarda redes com excelentes exibições.

    António

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 22, 2013 at 8:20 pm

    Rui Patrício, porque vai salvando o Sporting de estar em lugares de despromoção com defesas impossíveis e exibições que mereciam uma equipa com outra qualidade. Oblak tem uma defesa competente à sua frente e vai fazendo um belo campeonato também, merecendo o segundo lugar, e Hélton completa o pódio.
    SL

Deixa um comentário