Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Quaresma? É um dos que sinto mais orgulho»; Rockets ficam sem um titular para os playoff; Sub-19 de Portugal goleiam

No início da época parecia tudo mau para o “Mustang”, sem Mundial, mais concorrência e um treinador que não apostava nele. Hoje joga com alguma regularidade e voltou à seleção, onde tem sido crucial, com o melhor rendimento por Portugal na sua carreira e adoptando bem o papel de “arma secreta”. Mérito de Lopetegui (ou do jogador)? 
O treinador do FC Porto elogiou Ricardo Quaresma, numa entrevista ao Porto Canal, demonstrando orgulho pela evolução do extremo. «O Ricardo Quaresma é um dos jogadores de quem sinto mais orgulho esta época pela evolução que teve”, referiu o técnico dos dragões, considerando ainda que Quaresma está melhor do que no início da época: “É um jogador mais completo e melhor, e isso é mérito dele,” disse Lopetegui.

Edgar Borges alinhou com: oão Costa; Rúben Dias (Ivanilo Fernandes, 59′), João Lima, Sérgio Ribeiro (cap.), Renato Sanches (Alexandre Silva, 71′), Rúben Macedo (Dálcio Gomes, 59′), José Gomes, Fernando Fonseca (Gil Dias, 71′), Jota, Rui Moreira (Gilson Costa, 84′) e André Horta (Pedro Rodrigues, 84′) – A seleção portuguesa de sub-19 goleou Montenegro por 4-1, em Mafra, em desafio de preparação para a ronda de elite de apuramento para o Europeu da categoria. Sérgio Ribeiro (14′ g.p e 21′ g.p.) marcou os golos que davam vantagem à formação orientada por Edgar Borges ao intervalo. Na 2.ª parte, Jota (52′) dilatou a vantagem portuguesa no marcador, reduzida poucos minutos depois (59′) por intermédio de Rudovic. Tendo Gil Dias (82′) feito o 4-1 final para Portugal.


Não é dos jogadores com mais fãs na NBA, principalmente desde que lesionou Westbrook, mas é um defensor implacável –  Baixa de peso para os Houston Rockets. Patrick Beverley vai ter de ser operado ao pulso e falha assim o resto da época. Com a lesão do PG, que até ganhou o Skills Challenge no All-Star apesar de não ser conhecido pelos seus recursos técnicos nem no momento ofensivo (apenas 3,4 assistências de média esta temporada), o rookie Nick Johnson e os veteranos Jason Terry e Pablo Prigioni devem ter mais minutos, mas a bola vai continuar a estar na posse de James Harden. Ele que, apesar das lesões que tem assolado a equipa (Howard também falhou grande parte do ano), tem carregado os Rockets até à discussão no Oeste, afirmando assim a sua candidatura ao título de MVP.

0 Comentários

  • straightout7
    Posted Março 30, 2015 at 7:48 pm

    Vamos lá ver se esta selecção de sub19 se vai conseguir apurar para a fase final do europeu. Não será fácil, porque temos a espanha no nosso grupo( sorteio madrastro, já que nós somos 1º cabeça de série)…

    Não é com sérgios ribeiros que vamos lá…

  • Invictus
    Posted Março 30, 2015 at 7:54 pm

    Sergio Ribeiro é o jogador dos juniores do FCP julgo eu, destaque ainda para titularidade de Ruben Macedo tambem junior dos dragoes e Rui moreira.

    Quaresma perdeu em velocidade(e muita) mas ganhou maturidade(coisa que nunca esperei dele).

    • Luís bcn
      Posted Março 30, 2015 at 8:52 pm

      Ruben macedo é craque da cabeças aos pés. Esperemos que faça a transição para os seniores sem problemas porque o potencial é enorme.

    • Invictus
      Posted Março 30, 2015 at 9:36 pm

      Luís bcn

      Sim tem imenso potencial,uma espécie de Shaqiri com Simão Sabrosa este Ruben Macedo, ja vai jogando na equipa b o que é bom para o seu crescimento, para o ano vai ser titular indiscutível na B numa ala.Jovem 19 anos este ano…

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 30, 2015 at 8:09 pm

    Não percebo muito bem o conteúdo das declarações de Lopetegui, até porque se no início da temporada tudo estava mal para Quaresma era porque o treinador o colocava constantemente de parte e não lhe dava confiança nenhuma. Quando começou a jogar, pela técnica individual que tem e por ser um jogador que sente o símbolo e dá tudo, obviamente que começou a melhorar o rendimento, que culminou com a presença na selecção onde tem sido uma arma secreta para os últimos 15/20 minutos, a entrar fresco e a desequilibrar.
    O Lopetegui pode ter mérito com Casemiro, Marcano, Tello, Danilo… com Quaresma, não concordo, ele é que o estava a queimar!

    • Bernardo Macedo
      Posted Março 30, 2015 at 8:13 pm

      Em que parte é que o Lopetegui diz que o mérito é dele? Aliás, ele frisa que o mérito é do próprio Quaresma.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 30, 2015 at 8:38 pm

      Não reparei na parte que ele frisa isso. Interpretei mal porque li a parte do post em que está escrito que "sente orgulho na evolução dele ao longo da época".

    • Renato Gil
      Posted Março 30, 2015 at 10:09 pm

      Compara o quaresma da epoca passada (e das outras todas) e o desta.. está muito menos individualista, já não o vês a estagnar o jogo todo da equipa como fazia antes, finalmente passa a bola e cria jogadas com pés e cabeça, não se agarra simplesmente a ela a tentar fintar tudo como fazia antes. Se isto não tem dedo do Lopetegui, não sei o que tem.. (não tirando o mérito ao quaresma, claro).

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 31, 2015 at 5:17 am

      Renato Gil,

      Isso é mais fruto da idade, e falo em experiência, mas também da gestão física que Quaresma sabe que tem de fazer… não pode estar em constantes piques, já nem tem a mesma velocidade que tinha. Teve e vai ter de continuar a adaptar-se com o passar do tempo. Não acho que seja de Lopetegui.

    • Renato Teixeira
      Posted Março 31, 2015 at 12:38 pm

      LuisRafael, não é de um ano para o outro que ele ganha experiência e tino naquela cabeça.

      Aqui acredito mesmo que seja mérito do treinador até porque viu-se que o Quaresma perdeu oportunidades no início quando fazia jogos daqueles que já nos habituou em que perdia bolas a tentar fazer fintas idiotas e tentava sempre resolver tudo sozinho. Foi nesse periodo que passou para o banco e que se criou aquele alarido todo! O Quaresma não estava a ser o que o treinador precisava que ele fosse, que era um jogador criativo mas sobretudo com a cabeça no sítio e usar a sua experiência para levar os seus colegas para a frente… O Quaresma o ano passado foi o que sempre nos habituou, muito circo mas pouco acerto! Este ano está menos espectacular mas está muito mais jogador de equipa e defende como um louco! (e aqui a parte louco, já não é aquela parte em que ele agredia jogadores…) Isto para mim tem, claramente, dedo do treinador

  • Diogo Palma
    Posted Março 30, 2015 at 8:23 pm

    O Quaresma foi e continua a ser (agora um pouco menos porque a idade já começa a pesar ainda para mais quando se fala de um extremo) um daqueles dos futebolistas que dá gozo ver jogar e cuja impressibilidade e magia são fascinantes.

    Quando apareceu no Sporting mostrava ter um enorme potencial e para mim podia ter chegado muito longe na carreira mas a falta de sorte e de "cabeça" ditaram que (embora tenha tido uma boa carreira) tenha ficado à quem do espectável.
    Custou-me muito vê-lo depois num rival mas continuei a adorá-lo e a ficar maravilhado com os seus malabarismos. Devo confessar que antes de ter voltado ao Porto no ano passado ainda pensei que pudesse
    regressar ao Sporting …

    Para mim o Quaresma era titular no Porto e na Seleção, tem vindo a recuperar os índices físicos e parece motivado para voltar aos bons velhos tempos.

  • Edgar
    Posted Março 30, 2015 at 8:23 pm

    O Harden tem de ser o MVP, ninguém jogou tanto este ano como ele. O Curry também fez uma boa época mas numa equipa muito melhor.

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 30, 2015 at 8:58 pm

      Por que é que a equipa é muito melhor? Também deves ser daqueles que no início do ano colocava os GSW em 1.º nas previsões. Golden State é o melhor ataque e melhor defesa com muito mérito, têm um modelo de jogo muito bom, em especial as transições defensivas que estão muito bem concretizadas.

    • Magalhães
      Posted Março 30, 2015 at 9:58 pm

      Se o Curry for eleito o MVP (pra mim, é aquele que mais merece), será o MVP com menos MPG (minutes per game) de sempre, se não tou em erro. O que ele faz é verdadeiramente de ser louvável. Tem erros e aspectos a melhorar, mas para mim, o mais consistente esta época.

  • Anónimo
    Posted Março 30, 2015 at 8:25 pm

    Este comentário do Lopetegui é mto mau…há xico espertice, mas nem tanto…o Quaresma tem mais com jogador do que ele provavelmente vai ter como treinador…

    Luís

  • João Dias
    Posted Março 30, 2015 at 8:31 pm

    Estou expectante para ver como Portugal se vai safar na Ronda de Elite.

    Elementos como Gonçalo Guedes, Dálcio, Gil Dias, André Horta, Renato Sanches e Joel Pereira serão preponderantes para vencer uma Espanha ferida de orgulho e uma Turquia talentosíssima.

    Mas o que mais me preocupa é o treinador. O Edgar Borges é fraquíssimo…

    • Invictus
      Posted Março 30, 2015 at 9:33 pm

      Dalcio é suplente de Ruben Macedo, Sergio Ribeiro o capitão…acho que faltam ai estes 2 no minimo.

    • Vital Moreira
      Posted Março 31, 2015 at 11:38 am

      Sim também nunca percebi como é que o Edgar Borges se vai conseguindo manter nos quadros na FPF pois em mais de 10 anos ao serviço das selecções jovens nunca apresentou resultados nem levou nenhuma equipa ao sucesso.

  • João S
    Posted Março 30, 2015 at 8:32 pm

    O Quaresma parece-me ter um pouco de excesso de peso, é só impressão minha? Ou terá ganho massa muscular?

    • Ninja
      Posted Março 30, 2015 at 9:28 pm

      É massa. Basta ver uma foto dele sem camisola.

      Nunca esteve em melhor forma física na carreira, o percentual de gordura deve estar nos limites do aconselhável. Falo claro nas variáveis que ele pode controlar, pois a perda de velocidade e explosão já é inevitável.

    • João S
      Posted Março 30, 2015 at 10:06 pm

      Ok, nice. É possível o ganho de massa muscular ter contribuido para a perda de velocidade?

  • Diogo Palma
    Posted Março 30, 2015 at 9:47 pm

    João S,

    Compara o Quaresma agora com o Quaresma quando regressou das arábias para o Dragão … ai sim tinha excesso de peso agora não, aliás já não o vi tão magro à muitos anos.

  • Renato Gil
    Posted Março 30, 2015 at 10:05 pm

    Foi preciso esperar pelos 31 anos e por um treinador espanhol para ver o Quaresma perder um pouco do individualismo que o impediam de ser um jogador de top, tivesse apanhado o Lopetegui 10 anos mais cedo e quem sabe a carreira de RQ7 tivesse sido diferente..

  • Pedro, o Polvo
    Posted Março 30, 2015 at 10:13 pm

    Não concordo com Lopetegui .. Quaresma era o meu jogador de eleição desde tenra idade, conheço a carreira dele como poucos, era aquele em quem "não conseguia" ver defeitos (e ele tinha MUITOS!). Actualmente é uma mera sombra do que foi, perdeu quase toda a capacidade física e mentalmente está modestamente mais maduro. Mas só modestamente porque o futebol dele continua a depender se a 1a ou 2a finta do jogo sai bem..se sair mal, já vai começar a disparatar.

    Já só consegue jogar no último terço do campo, mas aí continua a ser perigoso. Concordo com o treinador no sentido em que o pôs no seu lugar (aqui "evoluiu", no entanto, acho que foi mais porque percebeu que já não tem capacidade para jogar sempre, do que, por mão do treinador..antigamente sempre pensou que era o melhor do mundo..), mas não concordo com a gestão que faz do atleta. Passo a explicar:

    1 – Quaresma é um jogador que entra mal em 80% dos jogos, porque na cabeça dele nem tem lógica ter começado no banco, porque não liga a indicações tácticas e porque precisa de dar um, dois ou três toques de classe para que consiga "abrir o livro".
    Conclusão: É preferível, contra equipas que joguem em bloco baixo, jogar com ele de início e tira-lo quando as pilhas se esgotaram (hoje em dia, ao intervalo ou aos 60mins). Não coloca-lo aos 60/70mins. Isso é para jogadores que dão tudo (ex: Actualmente, Remy no Chelsea).

    2 – Com esta idade e esta capacidade física deve-se desistir da ideia de que o Quaresma vá alguma vez defender um raio maior que 5/10m.
    Conclusão: Ele deve jogar os jogos contra equipas fracas e jogos em casa. Quando realmente tiver de sair do banco, pode ser usado para ficar ao lado de Jackson com o FCP a jogar em "442/4411". Não que ele vá fazer de avançado, porque obviamente que partirá sempre de uma ala, mas tem técnica para esperar pela subida da equipa ou para romper sozinho caso esteja no último terço. Além disso, nesta disposição táctica, quase se pode abdicar do seu esforço defensivo, porque o meio campo com 4 médios está + compacto.

    3 – Quaresma é um atleta altamente dependente do seu estado emocional e adverso a qualquer indicação táctica. Portanto o melhor é usa-lo consoante o que lhe vai na cabeça, tendo o pulso duro mas justo, para lhe explicar quando ele não pode jogar e tem de aquecer o banco ou bancada.
    Conclusão: A segunda parte está praticamente feita, na primeira, acho que Lopetegui ainda peca.. Quando este rapaz vem de uma série de bons jogos devemos aproveita-lo! Tanto porque ele é realmente bom de bola e sozinho desequilibra equipas, como também porque estes momentos de boa forma, actualmente escasseiam.

    Finalizando, o Quaresma é um ser muito peculiar. No seu auge, era imbatível quando motivado, lembro-me de o ver despedaçar o Chelsea de Mourinho, por exemplo (que primava por organização defensiva). Lembro me de o ver ser o Rei das assistências e um dos melhores jogadores do nosso campeonato por 2 ou 3 épocas. Dava a ideia de estar num campeonato fraco demais para ele, mas na realidade não..era o típico jogador que só funcionava sendo um peixe grande num aquário pequeno..pois quando transferiam o mesmo peixe para um aquário maior, apesar de continuar a ser o mesmo peixe, parecia que encolhia, e muito.. Enfim, foi capaz do melhor e do pior, mas essencialmente sempre fez tudo para ELE e não para equipa – aqui pecou e nenhum treinador (dos 1000 e bons que teve) lhe conseguiu transmitir este ideal.

    Hoje, ainda é ligeiramente perigoso, tem é de se saber lidar bem com ele, e isso não é nada fácil .. É o "pior" dos extremos do FCP, no entanto, é o único que quando estamos no estádio ou no sofá, nos faz levantar e arregalar os olhos para ver no que aquilo vai dar.

    • Anónimo
      Posted Março 30, 2015 at 10:47 pm

      Pedro

      Concordo com quase tudo, no entanto, também com quase nada…

      Está-se aqui a falar do Quaresma como um jogador falhado, aliás a declaração do Lopetegui insinua isso mesmo…o orgulho no mendigo que precisa de esmolas e que ele como "grande treinador" lhe deu…no entanto, o Quaresma tem uma grande carreira e vai ainda melhorá-la…

      toda esta retórica da motivação e dos minutos que joga, para mim, não é aceitável para um jogador da craveira dele…não estamos a falar do Vieirinha ou do Eliseu, ele não está a exceder as espectativas, qto mto está a frustrá-las…

      Abraço
      Luís

    • Pedro, o Polvo
      Posted Março 31, 2015 at 4:48 am

      Também se pode ver por esse prisma, sim, bem visto!

      Cumprimentos

  • Rodrigo
    Posted Março 30, 2015 at 10:21 pm

    Lesao importante nos Rockets. A defesa nao e propriamente uma das maiores armas desta equipa, mas o Beverley e, de facto, um defensor implacavel. Como base e um jogador algo incaracteristico, ja que nem e um jogador com grande capacidade para passar/distribuir ou lançar, estando muito longe dos melhores bases da liga, mas a verdade e que defensivamente acaba por segurar um pouco a equipa. Tem uma impulsao invulgar para a sua altura e certamente que fara falta aos Rockets nos play-off. Veremos como se comportarao Terry e Prigioni, jogadores com outros recursos tecnicos e outra capacidade para lançar (algo tipico nesta equipa), mas que defensivamente nao sao tao fortes.
    No entanto, parece certo que o que esta equipa pode fazer dependera e muito da inspiraçao do Harden, da forma como conseguir marcar sucessivamente muitos pontos por partida. A maior arma dos Rockets acaba por ser a facilidade no lançamento de 3 pontos, visto que um par de dias de menor inspiraçao pode resultar numa eliminaçao, uma vez que colectivamente a equipa nao e tao forte quanto diz a tabela classificativa.

    Quanto ao Lopetegui, e evidente que o Quaresma se adaptou melhor ao que ele pretendia para a equipa, mas nao denoto essa evoluçao assim tao grande. A verdade que o "Mustang" ja nao apresenta a velocidade de outros tempos e como tal a sua forma de estar em campo teve de ser forçosamente alterada. No drible curto, no cruzamento ou no remate sempre foi forte e essas qualidades continua a revela-las semana apos semana. Na Madeira, por exemplo, foi o melhor dos azuis e brancos, mas sempre pela via individual porque o jogo colectivo na 2ª parte nao estava a resultar. Ainda assim, aquele inicio de epoca conturbado, por via do problema da braçadeira de capitao, parecia que iria ser o começo de uma relaçao dificil entre Lopetegui e o "Harry Potter". Acabou por ser apenas uma indicaçao, pois o Quaresma tem sido importante ao longo de varios momentos durante esta temporada.

Deixa um comentário