Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Que candidato ao título tem o melhor plantel?

Saíram alguns jogadores cotados da nossa Liga, como Telles, Acuña, Danilo, Wendel, Trincão, Rúben Dias ou Carlos Vínicius, mas no geral os candidatos ao título até parecem mais apetrechados que há um ano. Agora, a dúvida é perceber qual é que se apresenta mais forte?

FC Porto:

Benfica:

SC Braga:

Sporting:

76 Comentários

  • Judge_Dredd
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:27 am

    O Benfica tem o melhor ataque, o FCP a melhor defesa e no meio campo equivalem se as 2 equipas.
    Não considero o SCP nem o Braga candidatos ao titulo

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:39 am

    Eu este ano não descartaria o Sporting, sem as competições europeias e com um plantel mais profundo e equilibrado do que na época passada podem ter verdadeiramente uma palavra a dizer.
    Caso contrário a contratação do Amorim será um fiasco atendendo ao investimento.

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 15, 2020 at 1:20 pm

      O investimento no Rúben Amorim propõe uma aposta a longo prazo. A ideia baseia-se na criação de uma identidade de jogo, contratação criteriosa de jogadores que encaixem nesse sistema e valorização de miúdos que pagarão esses reforços e permitirão recuperar a academia e a situação financeira estável. Mas isto não se faz num par de anos. Não se pode exigir um campeonato nos próximos 3 anos, apesar de terem capacidade para tal.

  • Luis Pereira
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:43 am

    Que ganhe o mais competente em todas as vertentes dentro de campo e só dentro de campo.
    Olhando para as 4 equipas e para os 4 treinadores que treinam as mesmas, gostava que houvesse uma batalha de todos com pequenas diferenças no decorrer do campeonato.
    Espero que o Ruben Amorim faça um trabalhão e que consequentemente os adeptos apoiem mais o presidente leonino.
    Que as outras 3 ao elevarem cá dentro o seu nível sejam capazes de lá fora voltar a mostrar cartas na europa.
    Porto: ida aos oitavos ou 3º e fazer quartos/meias seria o exigível.
    Benfica: quartos de final é obrigatório
    Braga: oitavos de final é possível e satisfatório

    Deixar só uma pequena pergunta, caso o jesus queira pôr a carne toda no assador em todas as provas podemos ter um final de época penoso para os lados da luz?

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:49 am

    Parece ser o Benfica apesar de tudo, tem uma maior profundidade, apesar de ter muitas lacunas. O Porto parece ter um plantel mais equilibrado, mas o do Benfica é melhor, mesmo sendo por pouco a meu ver.

    O Sporting e o Braga estão atrás, mas o Sporting parece ter distanciado um pouco do Braga em termos de qualidade do plantel.

    Se fosse a fazer um plantel combinado (em 4-4-2):

    GR: Odysseas, Marchesin, Matheus

    DF: Porro, Manafá, Mbemba, Pepe, Verthogen, Sarr, Grimaldo, Nuno Mendes

    MD: Weigl, Grujic, Sergio Oliveira, João Mário, Rafa, Corona, Cebolinha, Felipe Anderson

    AT: Otávio, Waldschmidt, Paulinho, Darwin

  • Baia_99
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:52 am

    Onze combinado, com todas as equipas da Liga, em 4-4-2:

    Marchesin
    Sacko – Pepe – Vertonghen – Grimaldo
    Corona – Pedro Gonçalves – Octavio – Everton
    Marega – Paulinho

    Se contarmos so com candidatos trocava Sacko por Manafa e Assunção por Palhinha.

    Se formos a inclui potencial, jogadores como Edwards, Darwin, Nuno Mendes, Waldschemidt, Weigl, Luiz Diaz, Carmo, Tobido, Angel Gomes, Porro e Horta podem entrar neste onze no fim da época.

    Mas falando de Plantel, penso que Porto e Benfica partem em pé de igualdade.
    Ambos perderam 2 titulares (Telles e Danilo no Porto, Dias e Vinicius no Benfica), ambos contrataram 1 jogador de Topo (Felipe Anderson e Everton) e adicionaram ainda boas alternativas.
    O Benfica tem mais mexidas no onze com uma nova dupla de centrais e dois novos avançados, mas isso tambem significa que os que o ano passado eram titulares agora sao suplentes, dando maior profundidade ao Plantel.
    O Benfica continua com a lacuna a defesa direito e o Porto criou uma a defesa esquerdo, como disse partem ambos na frente.

    O Sporting penso ter apetrechado bem a sua equipa (Pote e J.Mario sao grandes contrataçoes) mas continuam atras, o Braga manteve a base mas os reforços não entusiasmaram.

    Em geral o Campeonato tem melhores valores e bons talentos no campo e nos bancos, logo espero mais equilibrio.

    O meu Prognostico é para um campeonato equilibrado (campeão com menos de 75pts e com diferença entre os 4 primeiros de 10 Pts) e claro, espero que o Porto se ja campeão!

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 15, 2020 at 12:09 pm

      Porro?? Mil vezes o Nuno Mendes que até é lateral esquerdo.

    • Fabio Mendes
      Posted Outubro 15, 2020 at 2:03 pm

      Em termos de potencial, julgo que o Benfica poderá atingir um nível mais elevado que o Porto tendo em conta os jogadores que ambos possuem.

      Mas, neste momento, é o Porto que parte à frente. É verdade que perdeu Telles e Danilo mas manteve 80% do seu 11 e já tem ideias assimiladas pelo treinador há 3 anos consecutivos.

      E, se analisarmos bem, o FCP até parte ligeiramente à frente pelas razões que enunciei em cima e porque não sabemos se o SLB irá atingir esse tal potencial mais cedo ou mais tarde ou, simplesmente, nunca. :-)

      • Baia_99
        Posted Outubro 15, 2020 at 4:19 pm

        O Benfica até teve menos mexidas na equipa que o Porto, ao nivel do onze em ambos os coubes sairam 2 titulares.
        O Pizzi, Ferro, Weigl/Taraabt estao no banco por opção.

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:53 am

    A meu ver o Porto tem melhor plantel, primeiro porque tem qualidade e quantidade em todas as posições, depois porque o Benfica tem lacunas nas laterais e na posição 8. Se tirarmos os titulares, como é que ficam os 11?
    Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Todibo, Jardel, Nuno Tavares, Weigl, Chiquinho,Pedrinho, Cervi, Pizzi, Seferovic

    Porto: Diogo Costa, Nanú, Marcano, Diogo Leite, Sarr, Uribe, Grujic, Fábio Vieira, Luís Diaz, Nakajima, Evanilson

    Ou seja, o Porto está bem servido em todo o lado menos nas laterais, o Benfica tem a falha na posição 8 e os extremos do Porto são superiores apesar do Benfica ter Everton. No ataque o Benfica é melhor, mas na defesa e no miolo o Porto está melhor. Ou seja, tudo vai depender das evoluções de Todibo, Diogo Gonçalves, Nuno Tavares, Weigl e Gonçalo Ramos no Benfica e nas reais mais valias dos emprestados do Porto + Evanilson e Nakajima. O que parece certo é que o campeonato vai ser muito disputado, mas se Taarabt se lesiona o Porto terá vantagem.

    • RMCL
      Posted Outubro 15, 2020 at 12:18 pm

      Evanilson, Nanu! De facto são bons, numa equipa de construção de tras para a frente Nanu poucos jogos vai fazer, o forte dele é a velocidade e jogo de transição!

      • Oldasity
        Posted Outubro 15, 2020 at 3:16 pm

        Futebol de velocidade e jogo de transição, coisa que o Porto não faz, não é?
        Penso que Nanu, não sendo um craque, fará muitos minutos. Acredito que Manafá poderá jogar na esquerda algumas vezes e Nanu pela direita. O que não me admiraria que acontecesse em algumas situações era ter Nanu e Manafá a fazer a ala direita em simultâneo.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 15, 2020 at 3:13 pm

      Gonçalo,

      Não posso, desta vez, concordar com o teu comentário.

      O Benfica tem lacunas nas laterias. E o Porto não? É que começar a época com Nanu, Carraça, Manafá e Zaidu parece-me ainda pior do que André, Gilberto, Grimaldo e Tavares.

      Mesmo a dupla de centrais do Benfica tem quase 200 internacionalizações juntos entre Bélgica e Argentina, com mais de 500 jogos nas principais ligas europeias.

      Para o duplo pivot, o Benfica começa com Weigl, Samaris, Gabriel, Taarabt e o Porto começa com Loum, Grujic, SO e Uribe. Também aqui não me parece ser uma vantagem o nosso meio campo comparado ao do Benfica.

      Nas alas, temos Corona, Otávio, Diaz e Filipe Anderson. O Benfica tem Pizzi, Pedrinho, Rafa e Everton. Há alguma clara diferença? Não creio apesar de termos o MVP da época passada. Principalmente se Everton demonstrar todo o potencial que lhe viram, tanto que era titular pelo Brasil na última Copa América.

      Obviamente tudo depende da evolução dos jogadores. Ninguém sabe o que dará Taremi, Toni Martinez, Evanilson, Zaidu ou Nanu. Muito menos que fará SC com os emprestados, visto que estamos a valorizar activos sem ter opção de compra (o último a correr bem e tinha opção foi Casemiro, a partir daí Jorge, Bazoer não contam boas histórias daqui). Como no Benfica, depende do que dará Everton, Waldschmidt ou Darwin.

      Saudações desPortistas.

  • diogo_scb
    Posted Outubro 15, 2020 at 11:53 am

    O Braga não é candidato ao título e inclusive tenho dúvidas se vamos sequer entrar numa luta real pelo terceiro lugar, mas agradeço ao VM a inclusão do Braga nestas rubricas. É de valorizar, visto que grande parte da comunicação social prefere ignorar tudo o que seja abaixo dos três grandes, mesmo quando o Braga ficou em terceiro na época passada. Quanto à questão colocada, o Braga é para mim, o quarto melhor plantel, no entanto, aspirações a mais do que isto dependerão completamente da regularidade que o setor defensivo mostrar, sem dúvida o nosso calcanhar de aquiles. Ofensivamente, não tenho grandes dúvidas que vamos andar na média de 2 golos marcados por jogo. O Sporting tem um plantel melhor do que o ano passado, mais equilibrado, conta com um bom treinador e não terá que se preocupar com as competições europeias. As lacunas a central pela direita, alternativa a lateral direito e ponta de lança são evidentes e no geral a equipa não apresenta a consistência defensiva do Porto nem o talento ofensivo do Benfica portanto não me parece que possam aspirar a mais que o terceiro lugar. Relativamente ao Porto e Benfica, creio que os dois plantéis são de nivel semelhante, no entanto numa Liga em que 90% dos seus jogos são no meio campo adversário, parece-me que o Benfica tem mais soluções para desbloquear os jogos (diferença tangencial para o Porto), assim como um ótimo treinador.

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 15, 2020 at 12:08 pm

      Não sei quem é que tem ignorado o Braga. Não são candidatos (tal como nos) logo é normal que não se fale em vocês. E depois têm muito menos adeptos logo as vossas notícias são muito menos recorrentes ou com menos impacto. Apenas isso.

      Já ninguém fala do SCP em termos de luta pelo título, é normal, é lidar.

  • Giuseppe F
    Posted Outubro 15, 2020 at 12:02 pm

    Só há 2 candidatos e o melhor e o do Benfica já há largos anos.

  • MuchoG
    Posted Outubro 15, 2020 at 12:06 pm

    O pico que o plantel do Benfica pode atingir é mais alto que o do Porto, se JJ conseguir meter um ataque com Rafa, Everton, Luca e Darwin a carburar o título é quase garantido, é demasiado talento ofensivo para um campeonato como o português, juntando a isso uma dupla de centrais com muita experiencia e qualidade.
    Claro que depois temos o problema do meio campo e lateral direito, também há a chance de Gedson regressar em Janeiro e ter algum impacto, bem como que a adaptação de Diogo Gonçalves corra bem e finalmente alguém tire o lugar ao Almeida. Por outro lado há um mundo nada disso acontece, a primeira época de Darwin não corre muito bem em termos produtivos levando a termos de levar com um cepo na frente o que estraga logo muita coisa.

    O Porto perdeu o Telles que tinha um impacto enorme em termos de bolas paradas e cruzamentos mas mantém o resto da base, 3 novos avançados para Conceição potenciar, Felipe Anderson, Grujic e Sarr são bons reforços. Mais importante, mantém aquele que deve ser o melhor jogador da liga atualmente (veremos o que Everton faz), Corona. Basicamente está melhor em todos os setores tirando na lateral esquerda.
    Na pior das hipóteses, nenhum dos novos avançados tem impacto, a perda de Telles faz mais mossa do que se esperava e Corona dá um passo atrás comparando com o ano passado (o que não me parece vá acontecer.
    Acho que em termos de talento nem há assim tanta diferença entre Benfica e Porto, mas com JJ e o talento ofensivo há potencial para ser demais para a liga portuguesa o que faria a diferença, já vamos com 3 pontos de diferença com clássico este fim de semana. Apesar disso não será surpresa nenhuma se qualquer um acabar o vencedor.

    Este deve ser o melhor plantel do Sporting desde os anos de JJ, sabem aquelas piadas do gajo que só treina a parte de cima do corpo e nunca as pernas? O Sporting é isso mas nunca treinou o peito, pena nunca ter vindo um upgrade a Sporar nem que fosse Slimani mas tirando isso não há razão de queixa.
    Substituiu-se Mathieu o melhor que se pode, veio o (claro) upgrade a Ristovski num grande negócio, Nuno Mendes vai ser o melhor lateral esquerdo da liga este ano, Palhinha e João Mário é uma grande dupla no meio campo onde ainda pode jogar Pote, Nuno Santos, Tabata e Antunes oferecem profundidade, ainda há Vietto e Jovane que acabou a época passa em grande e Plata (pode ser uma revelação este ano), Tiago Tomás e Quaresma para potenciar. Não tem o talento estabelecido do plantel do Benfica e Porto mas é claramente o 3º melhor em Portugal e Rúben Amorim tem aqui muito talento com que trabalhar. Não digo lutar pelo título mas o 3º lugar é obrigatório, tem de arranhar os dois da frente na classificação e jogar de igual para igual nos confrontos diretos.

    O Braga estou um bocado menos informado, a saída de Trincão vai ter impacto visto que foi um dos 3 melhores jogadores da liga em 2020, veio star power em Gaitan mas já está lesionado, veremos como está fisicamente porque se estiver bem pode oferecer muito ao Braga. De resto mantém-se mais ou menos a base, Castro e Al Musrati oferecem rotação no meio campo, ainda há Paulinho e Ricardo Horta e veremos se Galeno finalmente dá o salto para ser um jogador mais consistente porque o talento está lá.

    • Chrisfroome
      Posted Outubro 15, 2020 at 3:02 pm

      E o jj e um fator assim tao determinante para desequilibrar a favor do benfica? O conceicao venceu o quando ele treinava o sporting. O jj e bom treinador, mas nao nos podemos esquecer que em 9 épocas em Portugal em clubes grandes, foi campeao 3 vezes…

  • JDCoast
    Posted Outubro 15, 2020 at 12:13 pm

    Vlachodimos
    Porro
    Pepe
    Vertoghen
    Grimaldo
    Gabriel
    João Mário
    Cebolinha
    Corona
    Waldschmit
    Paulinho

  • Luis Pereira
    Posted Outubro 15, 2020 at 12:18 pm

    Benfica é quem tem um melhor plantel de imediato, Porto poderá elevar muito o seu nível com a capacidade de ter 17/18 jogadores de um nível muito bom o que vai permitir a sérgio lutar por todas as competições como ele tanto gosta. Acabando por se igualar ao rival, acredito que o Benfica possa ter problemas de soluções no futuro/fim de época.
    Sporting tem um treinador e tem um plantel equilibrado e com pau para toda a colher, faltando apenas um central de outro nível que pode fazer muita diferença, espero que esteja na luta pelo titulo até ao fim e se o braga também estivesse seria um sonho, tem também muitas soluções e um treinador em quem eu acredito. Será muito difícil mas era o meu desejo.
    Que o melhor ganhe por ter sido o melhor em campo, que haja um elevar da qualidade no nosso campeonato porque a qualidade está lá.
    Que a equipa que for campeã acabe com menos de 80 pontos é o meu desejo!!

  • Diogo Filipe
    Posted Outubro 15, 2020 at 12:40 pm

    Não percebo os comentários que dizem que o Sporting não é candidato ao título… é para não meter pressão? É claro que não é favorito, sim parte atrás de Benfica e Porto, mas obviamente que tem que ser considerado candidato (como sempre). E atenção que este ano está com um plantel bastante completo apesar de não ter tanta qualidade quanto os rivais.
    No Sábado teremos melhor ideia do real valor do Sporting, mas sinceramente tenho muitas dúvidas que sejam derrotados em casa pelo Porto e se ganharem ficam mesmo 3 pontos à frente (com 1 jogo a menos).

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 15, 2020 at 1:26 pm

      Concordo e ainda há o bónus de o Sporting não estar nas competições europeias, o que ajuda imenso.

    • FVRicardo
      Posted Outubro 15, 2020 at 2:03 pm

      Relativamente ao teu segundo parágrafo: Acho que o SCP este ano pode se sair bem nos jogos grandes porque são aqueles que favorecem a ideia do RA (aproveitar transições, bolas paradas, etc), ainda para mais se perder no sábado não será surpresa nenhuma. Eu acho é que o SCP vai empatar muitos jogos contra “pequenos” pois ainda não tem assim tantas armas para desbloquear jogos no ataque. Posto isto na minha opinião até o jogo seguinte com o Santa Clara será um maior teste ao que o Sporting pode conseguir ou não esta época.

  • FVRicardo
    Posted Outubro 15, 2020 at 12:51 pm

    Quem votou no Sporting??? Nem mesmo o maior Sportinguista que veja as coisas com os óculos mais verdes de sempre deve pensar assim à data de hoje…
    Claro que o plantel está melhor que o da época passada, mas por exemplo em termos de centrais apenas 1 (Coates) entrava num plantel candidato ao título (Quaresma poderia entrar com 4ª opção ou coisa do género), no ataque (conto João Mário como médio) não há nenhum jogador que seja uma confirmação a este nível, quer no meio campo quer nas alas tem dois grandes jogadores, mas as alternativas não são regulares.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 15, 2020 at 1:52 pm

    Benfica tem, de longe, o melhor plantel para esta época de 2020-2021. Cebolinha, Vertonghen, Otamendi, Waldschmidt e Darwin serão os pilares da equipa de Jorge Jesus, que conta ainda com alguns jogadores mais importantes, como, por exemplo, Seferovic (não é um super craque mas é um jogador esforçado e que dá tudo em campo pela equipa), Pizzi, Gabriel ou Rafa Silva.

    Quanto ao FC Porto, o conjunto de Sérgio Conceição manteve grande parte do XI base da equipa que venceu o Campeonato na época, excepção feita às saídas de Danilo Pereira e Alex Telles. Contratou alguns jogadores interessantes, como Taremi, Toni Martínez ou Evanilson, e vamos o que os emprestados (Grujic, Sarr e Felipe Anderson) vão acrescentar à equipa azul e branca.

    Por outro lado, o Sporting não é candidato assumido ao título, até porque a luta mais importante é o 3º lugar, mas tem um plantel mais equilibrado e com qualidade, ao contrário da época transacta. Pote, João Mário, Nuno Santos, Feddal, Adán ou Porro acrescentam qualidade na equipa de Rúben Amorim. E há um dado muito importante: a eliminação aos pés do LASK Linz, um mal que teve de ser necessário, permitirá ao Sporting focar-se nas provas nacionais pelo que pode haver espaço para uma surpresa se o nossos rivais decidirem menosprezarem-nos.

    Por fim, quando ao SC Braga, a equipa minhota não entusiasma muito e Carlos Carvalhal não me parece ser treinador para uma equipa com a ambição dos bracarenses. João Henriques, se não estivesse agora no rival do Minho, teria sido melhor opção que CC.

    Saudações Leoninas

    • Ziggy Stardust
      Posted Outubro 15, 2020 at 3:29 pm

      Curiosidade, o que te leva a dizer que João Henriques é melhor que o Carlos Carvalhal?

      • Estigarribia
        Posted Outubro 15, 2020 at 6:26 pm

        Ziggy Stardust,

        E respondo-te sem qualquer problema. O Carlos Carvalhal até é bom treinador, mas acha-se um bocado como a última bolacha do pacote e a sua passagem pela Premier League deu-lhe demasiado hype. E na sua passagem por um dos grandes em Portugal (no Sporting em 2009-2010) teve uma passagem fraquinho, mesmo tendo entrado a meio da época.

        Quanto a João Henriques, acho que vai ter um grande futuro como treinador e as duas épocas no Santa Clara mostraram que estamos perante um treinador ambicioso e com qualidade. Em Guimarães espero novo trabalho de qualidade da parte JH.

        Saudações Leoninas

  • AbreLatas
    Posted Outubro 15, 2020 at 2:03 pm

    Sou só eu que acho que os plantéis este ano estão muito extensos? Principalmente Porto e Benfica

    Todos têm um terceiro guarda redes que seria titular numa equipa de 1ª liga.
    As defesa está bem se consideramos que Carraça não conta e Jardel é uma incógnita fisicamente.
    A partir do meio campo prevejo que alguns jogadores não vão ter muitos minutos, nem nas taças.

  • Peter S
    Posted Outubro 15, 2020 at 2:25 pm

    O melhor plantel é o do Benfica.

    Agora, ter o melhor plantel não significa ter a melhor equipa e o campeonato será ganho pela melhor equipa…

  • bong0
    Posted Outubro 15, 2020 at 2:34 pm

    Incrível como mesmo o Benfica gastando tanto dinheiro em contratações, ainda hesitei no meu voto…

  • Kacal
    Posted Outubro 15, 2020 at 2:58 pm

    Votei no Benfica, mas não acho que o plantel seja tão superior ao nosso (Porto), sinceramente. Acho que é superior mas não num ponto que tenham obrigação de vencer com 10 pontos de avanço, acho que será luta até ao fim mas o Benfica tem um plantel acima um pouco.

    No entanto isto é tudo muito subjectivo porque uma coisa é qualidade, outra é rendimento. De nada vale a Grimaldo ser tecnicamente dotado e o melhor em potencial nos laterais se depois defensivamente é uma “avenida” e outros têm melhor rendimento e consistência no seu jogo. Assim como de nada vale ter muito potencial (Darwin Nuñez) se outros marcarem mais golos e forem mais decisivos no fim das contas. Só jogam 11 de cada lado e nesse sentido vejo os XIs muito equilibrados.

    Um XI com: Marchesín; Nanu/Manafá, Pepe, Mbemba e Manafá/Zaidu/Sarr; Grujic, Oliveira, Corona e Felipe Anderson/Luis Díaz; Marega e Taremi.

    E um com: Vlachodimos; André Almeida, Otamendi/Todibo, Vertonghen e Grimaldo; Gabriel, Taarabt, Rafa e Everton; Waldschmidt e Darwin Nuñez.

    São assim tão diferentes em termos de qualidade? Na teoria o Benfica até vence numa ou outra posição, mas na prática pelo estilo de jogo de SC e união de grupo, a tal raça e o perfil de certos jogadores o rendimento pode equilibrar a balança como aconteceu na época passada. Por isso vejo o Benfica como um plantel superior, mas não por muito e penso que na prática irá ser equilibrado e luta até ao fim. Ambas têm obrigação de ser campeões, ponto.

    Se tivesse que escolher um XI com jogadores dos 4 clubes em 4-4-2 de minha preferência, seria: Vlachodimos; Pedro Porro, Pepe, Vertonghen e Grimaldo; Grujic (defensivamente e fisicamente dá muitas garantias libertando os jogadores mais ofensivos), Taarabt, Corona e Everton Cebolinha; Waldschmidt e Paulinho (aqui tenho dúvidas com Taremi e Darwin Nuñez).

    • Estigarribia
      Posted Outubro 15, 2020 at 5:20 pm

      Kacal,

      Nem mais. A nível de plantel, o Benfica tem um plantel mais superior ao do FC Porto, mas se compararmos com o FC Porto é ela por ela. E mesmo o Sporting, sem entrar em comparações com Benfica e FC Porto, já tem um XI e um plantel bem melhor que o da época passada (Frederico Varandas aprendeu com os erros da época passada e ainda bem, já que é com os erros que se aprende).

      Já agora o XI base do Sporting dá qualquer coisa como isto: Adán, Feddal, Seba Coates, Edu Quaresma, Porro, Nuno Mendes, Palhinha, João Mário, Pote, Nuno Santos, Jovane Cabral (ou Luciano Vietto). E, admitamos, para consumo interno este XI do Sporting, mais os restante plantel, é mais que suficiente esta época. E não tendo competições europeias é mais fácil para o Rúben gerir a equipa e, quem sabe, se não há uma surpresa. Até porque a bola é redonda e são 11 de cada lado.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Outubro 15, 2020 at 9:21 pm

        Concordo com o teu XI do Sporting, Estigarribia. Penso que falta aí um central do lado direito e um avançado que sejam mais experientes e acrescentem outro nível, mas de resto o XI está a ficar bastante bom e tem muita margem de progressão. O Sporting tem tudo para conseguir o 3º lugar e dar luta nos jogos grandes, acredito.

        De resto subscrevo!

        Saudações DesPortistas

        • Estigarribia
          Posted Outubro 15, 2020 at 10:54 pm

          Sim, um central para o lado direito e um ponta-de-lança teria sido o ideal para o Sporting. Aliás, acho que Lyanco e Paulinho poderiam ter sido reforços excelentes para a equipa de Rúben Amorim.

          Como Sportinguista sei que o 3º lugar tem de ser o objectivo, mas se der para ir ainda mais longe no campeonato, mesmo que seja difícil, não direi que não.

          Saudações Leoninas

          • Kacal
            Posted Outubro 16, 2020 at 3:25 pm

            Sem dúvida, Estigarribia. Se o Sporting tivesse conseguido Lyanco e Paulinho até diria que podiam lutar pelo titulo, sinceramente. Assim penso que o 3º lugar e ser competitivo nos jogos grandes será mais realista, mas podem surpreender até não ficaria chocado. E é natural que não digas não, queremos sempre o melhor para o nosso clube eheh

            Saudações DesPortistas

    • Miguel Lopes
      Posted Outubro 15, 2020 at 5:21 pm

      Kacal, eu penso que o Porto vai ter de ir ao mercado para comprar pelo menos um lateral esquerdo. Zaidu, é daqueles que precisa de espaço para correr (bom para a CL) e o Nanu na direita também, mas estamos em Portugal e as equipas grandes jogam não jogam em contra-ataque. No entanto, na direita o Manafá safa bem a coisa.

      • Kacal
        Posted Outubro 15, 2020 at 9:17 pm

        Isso é óbvio e todos temos essa ideia, mas olha que com SC até podemos vê-los a ter um bom rendimento. É esperar para ver!

  • coach407
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:00 pm

    Troquemos apenas de treinador.

    Coloquemos o 11 Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Zaidu, Sérgio Oliveira, Uribe, Otávio, Corona, Luis Díaz, Marega nas mãos do Jorge Jesus ou, com os reforços recentes, talvez entre o Felipe Anderson para o lugar do Díaz e talvez entre também o Taremi para o lugar do Uribe…

    Pronto o Benfica tinha esta equipa. Que é que o Jorge Jesus diria? Que só serve para lutar pela manutenção…

    No FC Porto serve para lutar pelo título. É a diferença.

  • Pedro Almeida
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:09 pm

    Pode ser que me engane mas em Janeiro o Porto vai comprar laterais novos.
    De resto tirando Marega têm avançados sem provas dadas ao nível do clube o que pode se tornar problemático contudo têm uma boa base e acrescentaram Felipe Anderson que pode fazer a diferença.

    Quanto ao Benfica tem de longe o melhor plantel tirando a posição 8 que precisava de um reforço pois Taarabt não vai aguentar uma época inteira a titular contudo, existe soluções no plantel e cabe ao JJ potenciar os jogadores.
    No ataque não nos podemos queixar, meio campo falta um 8, na defesa um lateral direito superior a André Almeida( mas chega perfeitamente se compararmos que joga nos outros 3 clubes) mas há Diogo Gonçalves para adaptar. Centrais estamos muito bem servidos apesar de ser triste não termos mantido o Ruben Dias e a lateral esquerda há muita qualidade Grimaldo tem de elevar o seu jogo esta época porque o Nuno Tavares tem tudo para lhe roubar o lugar. Pode não ter a técnica do espanhol mas compensa em atributos físicos e o JJ se tiver paciência faz dele um lateral de topo.
    Guarda redes mantemos o melhor da última liga o que chega perfeitamente.

  • Oldasity
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:13 pm

    Só jogadores ofensivos não ganham campeonatos.
    Acho que o Benfica é quem tem mais qualidade individual com Cebolinha, Vertoghen, Waldschmit, Nuñes (muitas dúvidas ainda), Weigl, Rafa, Taarabt, Pedrinho.

    Mas acho que o Porto é quem tem melhor plantel e mais opções para as várias posições. Parece-me ter um plantel mais dinâmico no geral. Além disso tem várias opções de qualidade para defesa central e meio campo, ao contrário do Benfica que estão muito instáveis nesses setores.

  • BENFICA36
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:14 pm

    Melhor 11 do campeonato:

    Vlachodimos
    Corona Pepe Vertonghen Grimaldo
    Gabriel João Mário
    Rafa Waldsmith Everton
    Marega
    4 2 3 1
    Segundo melhor:

    Marchesin
    Otamendi Coates Todibo
    Porro S.Oliveira Taarabt Nuno Mendes
    Pizzi Darwin F.Anderson

    3 4 3

    Penso que o Benfica têm melhor plantel, mais potencial , melhor defesa, meio campo e ataque mas perde para o Porto em quantidade.

    Vlachodimos > Marchesin

    Svilar<>> qualquer lateral direito do Benfica e só Diogo Goncalves pode um dia dar luta
    Almeida > Nanu
    Gilberto>> Carraça

    2 1 para o Benfica

    Vertonghen > Pepe

    Otamendi ou Todibo>> Mbemba ou Malang Sarr

    Jardel ( neste momento) = Marcano ( por estar lesionado)

    Ferro>> Diogo Leite

    5 1 em defesas centrais para o Benfica e ainda irá chegar Lucas Veríssimo em Janeiro e há Morato para potenciar .

    Grimaldo >> qualquer lateral esquerdo do Porto
    Nuno Tavares >> Zaidu

    2 0 em defesas esquerdos.

    Gabriel >> Sérgio Oliveira
    Weigl >> Grujic
    Taarabt>> Uribe
    Samaris >> Loum
    Chiquinho <> Filipe Anderson
    Rafa >> Luís Diaz
    Cervi ,Pedrinho, DiogoGoncalves e Pizzi a poder jogar nas alas e no Porto, Corona ( a par de Everton o melhor jogador do campeonato e extremo) ,Otávio ( considero-o inferior a Pizzi) ,Fábio Vieira ( inferior a Diogo Goncalves) ,Baro e João Mário

    Penso que o Benfica mais uma vez com Everton, Rafa,Pedrinho, Pizzi,Diogo Goncalves e Cervi é superior a Corona,Filipe Anderson,Luis Diaz,Otávio, Baro,Fabio Vieira e João Mário.

    Darwin ,Gonçalo Ramos, Seferovic,Waldsmith, Pizzi contra Marega, Taremi, Evanilson, Toni Martínez.

    Seferovic <> Evanilson
    Waldsmith >> Toni Martínez
    Pizzi ou Gonçalo Ramos << Taremi

    Penso que o Benfica ganha no 11 combinado :

    Vlachodimos
    Corona Pepe Vertonghen Grimaldo
    Gabriel Taarabt
    Rafa Waldsmith Everton
    Marega

    Tudo vai depender do que Grujic, F. Anderson , Sérgio Oliveira, Otávio, Taremi e Luis Diaz evoluem mas de momento é este o meu 11 .

    • Pedro Almeida
      Posted Outubro 15, 2020 at 7:53 pm

      Gabriel é o melhor 6 do campeonato? Em que te baseias?

      • BENFICA36
        Posted Outubro 15, 2020 at 8:55 pm

        O melhor 6 do campeonato para mim é entre Weigl, Gabriel,Palhinha ou Gustavo Assunção.

        Escolhi Gabriel para melhor 6 porque é o mais agressivo e o que têm mais capacidade no passe longo ou curto , não têm a técnica e visão de jogo de Weigl nem a capacidade de choque e pulmão de Palhinha mas é o que melhor alia todas essas componenres juntando ainda maturidade e agressividade. Gustavo Assunção funciona melhor em um 4 3 3 .

        Gabriel pode vir a ser o Matic do Benfica nas mãos de Jorge Jesus. Se ele fez o Arão subir muito o nível e transformou inúmeros jogadores, Gabriel pode ser aqui mais um caso .

        • Pedro Almeida
          Posted Outubro 16, 2020 at 1:58 am

          A técnica de passe dele é sobrevalorizada, falha bastante a nível técnico mas não é mau.
          Contudo aquilo que referes de ele ser um protótipo de Matic eu concordo e já o ano passado quando andava a jogar a 8 tinha em mente que ele com JJ era mil vezes mais jogador mas a jogar a 6.
          Vamos ver se JJ aposta e o potencia na posição se ficar metade do que o Matic foi já não era mau.
          Porém aos dias de hoje também não é o melhor trinco do Campeonato, na minha opinião.

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 15, 2020 at 8:19 pm

      Que confusão de comentário. Achei engraçado não colocares Otávio em nenhum dos dois melhores 11 quando era titular em qualquer equipa em Portugal. Sérgio Oliveira está >>>>> que qualquer 6 do Benfica, e Mbemba e Pepe equivalem-se a Otamendi e Verrhonghen (principalmente por causa do entrosamento). Também achei graça colocares Felipe Anderson igual a Chiquinho, quando em condições normais tens de o considerar só um nível abaixo de Everton e Corona. Luis Diaz tem muita qualidade e está ao nível do Rafa atual. Para além disso, Manafá é melhor que AA e Gilberto, seria o lateral direito titular.

      • BENFICA36
        Posted Outubro 15, 2020 at 9:00 pm

        O meu comentário não apareceu como cria, Otávio seria o único a entrar no meio campo do Benfica, não consigo gostar do Sérgio Oliveira, acho Mbemba mau , acho a dupla Otamendi-Vertonghen melhor .

        Comparei Everton a Corona e Filipe Anderson, Rafa a Luis Diaz , Diogo Goncalves a Fabio Vieira.

        O meu comentário não apareceu como queria, onde aparece Svilar é Corona e mais uma série de erros que não escrevi.

        Mas a melhor equipa para mim é:

        Vlachodimos
        Corona
        Pepe
        Vertonghen
        Grimaldo
        Gabriel
        João Mário

        Rafa
        Filipe Anderson
        Everton Cebolinha

        Marega

        4 2 3 1

  • Jorpedito
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:19 pm

    Sinceramente pode ser o meu portismo a falar , mas comparando o plantel do Porto com o do Benfica, não percebo como dizem grande maioria que o do Benfica é mais forte. Defensivamente o Porto piorou ,e o Benfica melhorou bastante. Face a forma de jogar do Porto, com muita raça sempre , acredito que a defesa do Porto é ligeiramente superior a do Benfica. Em termos de meio-campo diria que esta equilibrado , e apesar do Benfica ter muito potencial, neste momento parece-me muito mais forte o do Porto, não perdeu as principais peças do ataque e contratou jogadores ja com experiencia na liga que são um claro upgrade aos que ca estavam (pelo menos na forma de jogar do SC), bem como vendeu os atacantes que estavam numa fase decadente. Acho que o FC Porto parte com favoritismo , sendo que o Benfica se atingir o seu pico , prevejo que atinga um numero de golos estrondosos na liga, ja defensivamente parece-me que vão sofrer um bocado nos primeiros tempos (assim como o Porto)

  • troza
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:40 pm

    Ver o Weigl ali em grande… um gajo fica indeciso (até porque no Porto faltam os elementos mais decisivos de todos na imagem) mas se o Weigl for o titular, claramente o plantel do Porto é melhor… porque só esse jogador foi o que se viu até agora.

    A não ser que evolua… há sempre essa esperança mas não sei não…

    • Victor LindeGod
      Posted Outubro 16, 2020 at 12:54 pm

      *weigl ri-se*
      *nação benfiquista ri-se*
      O weigl tem mais jogos em fases mata mata da Champions que o meio campo do Benfica e do Porto juntos

  • MMR
    Posted Outubro 15, 2020 at 3:44 pm

    Rafa, Pepe, etc não poderão jogar esta jornada certo? Estiveram em contacto com um infectado, logo têm os 14 dias de quarentena?

  • Miguel Lopes
    Posted Outubro 15, 2020 at 4:58 pm

    Eu considero que o Porto tem o melhor plantel, mas …
    Alex Teles vai fazer muita falta. Não acho Zaidu jogador para jogar numa equipa grande em Portugal, mas que poderá ser muito bom na Liga dos campeões. Manafá na esquerda, perde alguma das potencialidades por não ser esquerdino.
    O Grujic não substitui o Danilo, mas sempre pode jogar com a dupla Uribe, Sérgio Oliveira.
    E estou curioso, como é que a frente avançada do Porto vai funcionar, muitos falavam mal do Soares, mas ele era muito trabalhador e fazia uma boa parelha com o Marega e tinha conhecimento do que o SC queria para a equipa. Até Evanilson, que do que eu vi no Fluminense pode vir a ser TOP, Taremi e o Toni conseguirem ser os avançados que o SC quer, não vai ser fácil. Relembro que muitos diziam que o Zé Luís era uma grande aquisição e não conseguiu impor-se, o Waris teve de guia de marcha quase de seguida, o Fábio Silva era quando era necessário fazer tudo ao molhe e fé em Deus. Ser avançado com SC não é fácil e o Marega não faz tudo. As restantes posições, como a equipa se manteve e ainda se reforçou (podem ser ou não úteis) não há problema.

  • Bob
    Posted Outubro 15, 2020 at 5:48 pm

    Achar que o Sporting é candidato ao titulo todos os anos é só mesmo a necessidade de alimentar todo um sistema que gira á volta dos 3 grandes.

    Engraçado é que toda esta pressão só funciona contra o Sporting, mas ver adeptos a exigir o titulo ou achar que tem hipóteses parece-me a principal causa do problema.

    Até o Braga devido ao trabalho consistente que tem sido feito nos últimos anos me parece mais candidato ao titulo que o Sporting. Mas nem o Braga é candidato ao titulo obviamente, muito menos o Sporting.

  • For Dummies
    Posted Outubro 15, 2020 at 6:21 pm

    Bonito era os clubes começarem a apostar em rodar completamente (ou quase) as equipas para a Taça da Liga. Dar oportunidades aos menos utilizados, promover alguma integração dos jogadores mais jovens (equipas B e eventualmente sub-19s) em competições mais “adultas”. Isto em vez de os colocarem 10 minutos a cada 5 jogos, que em nada contribui para a sua evolução, e acabamos por ver ene jogadores com potencial estagnado.
    No caso do FC Porto, exemplos como Leite, Baró, Vieira, T. Esteves, D. Costa (e na época anterior Vitinha).

    • GabCel
      Posted Outubro 16, 2020 at 8:29 am

      Depois jogam com 11 que não têm rotinas e queimam-se todos… o melhor é integrar 2 ou 3 de cada vez… Tem que haver uma base sólida para os novos poderem mostrar o melhor que sabem.

  • Mantorras
    Posted Outubro 15, 2020 at 7:35 pm

    Baliza: Benfica (gostava muito de Marchesin ate ele ter tempo de provar que estava errado)

    Defesa: diria Porto, mas ha alguma incerteza ainda, neste momento. No entanto, a defesa do Benfica permite uma jogada de perigo cada vez que o adversario passa do meio campo… e isso e um prognostico triste.

    Meio campo: Porto (eventualmente Sporting), o Benfica nao tem um 8 que posso “casar” com os 8 defensivos nem ofensivos, nao ha nenhuma dupla que seja completa para qualquer jogo. E triste, mas e verdade.

    Ataque: Incognita, Benfica parecia ter melhores e mais opcoes, mas Darwin tera que provar mais (e depois so ha Sef), e nas alas e esperar que Rafa renda ou Pedrinho cresca tatica e fisicamente… O Porto com Anderson parece ter arrumado a coisa, mas falta saber o que rendera e o que valerao Taremi e Toni no contexto de equipa grande.

    Gostava de ver JJ experimentar jogar assim, eventualmente mais a frente, durante o ano (Goncalo, Rafa, Samaris e Grimaldo podem facilmente entrar neste 11):
    Vlacho
    Diogo Todibo Vertonghen Nuno
    Taraabt Weigl Gabriel Cebola
    Wald Darwin

  • Vegeta
    Posted Outubro 15, 2020 at 7:40 pm

    Para mim é o Porto.
    O Benfica não tem laterais direitos, não tem 8, nos centrais e na posicao 6 existem muitas duvidas.
    Acho que o Porto tem um plantel muito mais equilibrado do que o Benfica.

    • Victor LindeGod
      Posted Outubro 16, 2020 at 9:15 am

      E o porto tem laterais direitos? O carraça realmente é grande jogador. E o porto agora tambem tem alta 6, o danilo saiu e quem é que o porto tem? O benfica nao tem centrais? VERTONGHEN , OTAMENDI , TODIBO , jardel e ferro. Chega? um veio do tottenham, outro do city e outro do barça.

  • Nazgul
    Posted Outubro 15, 2020 at 8:38 pm

    Melhor 11 – Porto
    Melhor plantel – Benfica

    Jogadores a seguir: corona, cebola, Felipe Anderson, Waldschmidt e talvez darwin!

    A desilusão vai claramente para weigl e Jorge Jesus!

    A dupla de 33 anos centrais do Benfica acho vai dar muito que falar pela negativa, vão fazer 2 jogos bons um mau etc

    O Braga tb ê capaz de consolidar o 3 lugar se o Carvalhal não inventar tem melhor 11 que o sporting!

    • GabCel
      Posted Outubro 16, 2020 at 8:27 am

      Irão faz 2 jogos bons e 1 mau, quando não estiverem encostados à Box. Duvido muito que esta dupla faça metade dos jogos.

    • Victor LindeGod
      Posted Outubro 16, 2020 at 9:12 am

      O Porto tem melhor onze que o Benfica desde quando?
      Vlacho > Marche; Grimaldo>>>>Manafa; Vertonghen e Otamendi>Pepe e Mbemba (dois jogadores que na epoca passada jogavam no big six em inglaterra, mbemba foi flop no newcastle); Almeida>Nanu ( sem provas dadas num grande); Weigl>>Uribe/Grujic (mas de longe); CEBOLINHA>>>felipe anderson( um tem 24 anos e 16 internacionalizaçoes pelo brasil, outro com 27 anos tem 2 internacionalizaçoes e nem no west ham calçava); RafaOtavio(os golos que marcou a epoca passada falam por si); Waldschimdt>Taremi (um é internacional pela ALEMANHA, o outro veio do rio ave); DARWIN=marega.

      • maregasemtijolos
        Posted Outubro 16, 2020 at 11:14 am

        Parei de ler quando usas a passagem do Mbemba pelo Newcastle como forma de comparação com o Otamendi E Vertonghen, mas como até tinhas posto um sorriso na minha cara dei a mão à palmatória, chego ao fim e quase chorei de rir com o comentário ahahahah

        • Victor LindeGod
          Posted Outubro 16, 2020 at 12:07 pm

          Não é comparavel, é?
          Entao tas me a dizer que nao e possivel comparar clubes da mesma LIGA. Vertonghen capitao do tottenham ( BIG SIX) , otamendi city (BIG SIX) , nas suas 5 epocas no city fez respetivamente 49, 43, 46, 33 e 39 jogos. MBEMBA newcastle (lol) fez 11 e 13 jogos nas suas 2 ultimas epocas no newcastle e quando chegou ao porto foi para a equipa B.
          Resumindo e concluindo, nao se podem comparar jogadores que jogaram no mesmo CAMPEONATO e no mesmo intervalo de tempo.

          • Nazgul
            Posted Outubro 16, 2020 at 12:46 pm

            Bem como o user Marega disse vou tentar não rir do teu comentário Victor …

            Ody = marche
            Almeida Sarr
            Centrais = todos velhos cansados vão todos errar
            Weigl uribe
            Cebola > Diaz
            Rafa < Anderson
            Pizzi = Otávio
            Darwin < Marega

            Agora vamos ao que interessa é que o Porto tem garra e vontade È os meninos do Benfica são uns mimados, o Porto combate, luta, da fruta os nossos meninos fazem festinhas não metem o pé!

            Como ê que tu vens com essas conversa dos centrais de topo se o Vertonghen fez um auto golo no PAOK porque veio atrasado e ainda se atrapalhou È o Otamendi viu se o que fez contra farense!

            Tanto o Porto como o Benfica tem equipas “fracas” e sim não são muito diferentes uma da outra, mas como disse o Porto luta e nos não!

            • Nazgul
              Posted Outubro 16, 2020 at 1:41 pm

              Houve aqui um erro no 11:

              Ody = marche
              Almeida sarr
              Centrais = todos velhos cansados vão todos errar
              Weigl uribe
              Cebola > Diaz
              Rafa < Anderson
              Pizzi = Otávio
              Darwin < Marega

          • Giuseppe F
            Posted Outubro 16, 2020 at 1:46 pm

            Para efeitos de medir qualidade atual dos jogadores, não, não podes. Porque assim comparamos jogadores de 30 anos com jogadores mais jovens pelo que fizeram há 1/2 épocas atrás. Faz total sentido, aliás foi por isso que o Atlético deu 120 milhões pelo Félix. Teriam sido melhor aplicados no Seferovic.

            • Victor LindeGod
              Posted Outubro 16, 2020 at 2:24 pm

              O otamendi tirando os dois erros fez um jogo impecável contra o Farense. O vertonghen uau marcou um auto golo, mas pelos vistos continua a ser chamado à seleção BELGA(não a do Congo) . Porque será.

              • Nazgul
                Posted Outubro 16, 2020 at 4:25 pm

                “O Otamendi tirando os 2 erros fez um jogo impecável”

                Como é que um central que ofereceu 2 golos a uma equipa muito inferior fez um jogo impecável? Só se for para o lado do farense …

                Para ti basta ser internacional que é bom jogador? Então o guardiola fez o pior negócio do mundo deu 50M + um internacional argentino de 33 “cheio de experiência”

                Desculpa, mas tens de ganhar algum juízo nas coisas que dizes é melhor leres primeiro 2 vezes!

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Outubro 15, 2020 at 9:26 pm

    Há vários anos que o Benfica tem o melhor plantel e mais profundo. Isso não impediu que perdêssemos dois campeonatos, e também não foi por causa das arbitragens.

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 16, 2020 at 1:42 pm

      Concordo. Mas isso também é a parte boa disto. Se não o Benfica já tinha 8 ou 9 campeonatos seguidos.

  • agfonseca
    Posted Outubro 17, 2020 at 12:27 am

    GK: marche acima de vlachodimos, até podem dizer que estão ao mesmo nível, mas dizer que o marche é inferior é mentira
    DD: Manafá superior a AA, reforços não sabemos no que vão dar, na dúvida., são maus para os dois lados
    DC: dizer que o Ota e Vertonghen vão superar a dupla Pepe e Mbemba é um pouco arriscado, dada a solidez dos centrais do porto e as exibições vs Farense e PAOK
    DE: grimaldo melhor que as soluções do Porto se puder jogar

    Só na defesa é facilmente desmontado o argumento de que o Benfica tem melhor plantel. Na minha opiniao o porto assegura já 3/4 posições onde é mais forte que o rival

  • Slayer666
    Posted Outubro 17, 2020 at 10:59 am

    De longe, o do Benfica…mas ter o melhor plantel não garante automaticamente títulos (apesar de se temos melhor, em teoria temos que fazer melhor).
    E não concordo que será o Pedrinho o titular na direita como está no grafismo ;)

Deixa um comentário