Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Queria voltar ao Barcelona e estava entusiasmado mas, por outro lado, depois do que vivi quando deixei o clube, não queria repetir a mesma situação… Li que tinham de vender jogadores ou baixar salários para eu regressar e a verdade é que não queria passar por isso… Miami? Se fosse por dinheiro, ia para a Arábia ou outro lado. Pareceu-me que era muitíssimo dinheiro. Tive propostas europeias, mas a única que queria era o Barça e, se não desse, queria sair da Europa, sair dos holofotes e pensar mais na minha família»

Praticamente confirma que se ‘retirou’ em Dezembro, mas tudo seria diferente se o Braça não continuasse uma trapalhada a nível financeiro.

Lionel Messi diz que “nunca houve uma proposta formal” do Barcelona para regressar, e que optou por não ficar à espera, para não se repetir o cenário de há 2 anos, em que o clube depois não conseguiu viabilidade financeira para o manter. “Obviamente que tinha muita vontade de voltar [ao Barcelona], mas, por outro lado, depois de ter vivido o que vivi e a saída que tive, não queria voltar a estar na mesma situação de esperar para ver o que ia acontecer e deixar o meu futuro nas mãos de outros”, atirou. “Queria tomar a minha própria decisão, a pensar em mim, na minha família. Ouvi que se dizia que La Liga tinha aceite tudo e que estava tudo bem para voltar, mas ainda faltavam muitas outras coisas que tinham de ocorrer”, prosseguiu. “Ouvi que tinham de vender jogadores ou reduzir ordenados, e eu não queria passar por isso nem de beneficiar de algo que tivesse a ver com isso. Fui acusado de muitas coisas que não foram verdade, na passagem pelo Barcelona, e estava cansado”, completou. Já se tinha falado com o presidente do Barça, confessou: “Conversei muito pouco com o presidente Laporta, uma ou duas vezes. Mas falo muito com Xavi. Conversámos sobre a possibilidade de voltar. Ficámos muito empolgados, porque quando saía alguma coisa, discutíamos sobre isso. A vertente financeira nunca foi um problema ou um obstáculo para mim. Nunca chegámos a falar sobre o contrato. Nunca houve uma proposta formal, escrita, assinada, porque ainda não havia nada e não sabíamos se seria possível ou não. Havia a intenção, mas não podíamos adiantar nada, nem falávamos formalmente sobre dinheiro. Se fosse uma questão de dinheiro, iria para a Arábia Saudita ou para outro lugar. Parecia-me muito dinheiro e a verdade é que a minha decisão não foi pelo dinheiro“, explicou. Quanto à opção de ingressar no Inter Miami, revelou: “Tive propostas europeias, mas a única que queria era o Barcelona e, se não desse, queria sair da Europa, sair dos holofotes e pensar mais na minha família. Depois de, finalmente, ter conquistado o Mundial, que era o que me faltava para encerrar a carreira, por esse lado, também queria buscar outra coisa e um pouco de tranquilidade”.

22 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Junho 7, 2023 at 7:21 pm

    É duro despedir do melhor jogador de sempre mas é a vida. Que se divirta e pronto não há muito mais a dizer. Dia tristíssimo para quem gosta de futebol.

    PS: É inacreditável como já há comentários num blog como este do tipo “grandes reforços e quem sabe daqui a poucos anos seja mesmo uma liga top” referindo.se à liga amadora das arábias. Tão amadora que o dono dos primeiros classificados é o mesmo. Mas pronto sabemos porque alguns tolos tem lata de elogiar o que vem daqueles sítios.

    • Kafka
      Posted Junho 7, 2023 at 7:50 pm

      Isso da Arábia ser uma Liga deve topo é absoluta falta de noção, porque não chega ter dinheiro sem fim, como os EUA, Rússia ou China já tiveram

      Há uma coisa q a maioria q diz isso ainda não percebeu, é que tu para teres uma liga de topo também precisas de ter um futebol de formação de topo, e porquê? Porque não é sustentável (nem sequer para a Arábia Saudita) ires contratar 500 jogadores de qualidade (18 equipas com plantel de 25 jogadores), ora a diferença da Europa e das suas principais ligas (Itália, Alemanha, França, Espanha e Inglaterra ou mesmo até Portugal ou Holanda num nível inferior a 5 primeiras) é a sua base de formação que alimenta as equipas mais fracas mas que consegue manter níveis de qualidade bons de forma a que as equipas pequenas também sejam minimamente fortes, fazendo elevar o nível global da Liga

      E assim sendo, uma equipa como o Sevilha, o West Ham, ou a Fiorentina sem dinheiro para estrelas de topo, fruto da formação de base que existe em Espanha, Itália ou Inglaterra conseguem manter níveis altos de competitividade, e mesmo os clubes de topo como o Real Madrid ou City se alimentam dessa extensa base de formação, pois não têm 25 estrelas de 100 milhões eur no seu plantel

      Ora na Arábia Saudita isto é impossível, pq o Al qualquer coisa compra o Aveiro ou o Kante, mas depois a base de formação do futebol Saudita é nível de lixo e como tal todos os colegas do Aveiro ou do Kante são maus que dói e o Al qualquer a única forma de suprimir isso, seria vir comprar mais 20 jogadores por 100 milhões cada, ora isso deixa de ser sustentável em 20 equipas de um campeonato… Já o Sevilha não precisa de gastar 100 milhões em cada jogador, pq vai pescar a toda à base de formação do futebol espanhol, e vai se fôr preciso a um Elche qualquer buscar lá um jogador q precise por apenas 3 ou 4 milhões eur e isto é válido para todos os clubes em Espanha, Itália, Inglaterra ou Alemanha

      Já na Arábia Saudita, o Al qualquer coisa não tem essa base de formação dentro da Arábia Saudita e um país passar a lançar de forma sustentada jogadores de nível médio/médio alto nem em 20 ou 30 anos se consegue, basta ver q os Estados Unidos andam há décadas para conseguir lançarem jogadores de topo de forma consistente e não conseguem…

  • DNowitzki
    Posted Junho 7, 2023 at 7:52 pm

    O Kafka teve e tem toda a razão a propósito do que escreveu sobre Messi após a vitória no Mundial.

  • Anacleto
    Posted Junho 7, 2023 at 8:40 pm

    Enquanto na Arábia um clube paga 100 milhões de euros anuais por um trinco cuja condição física é duvidosa, o melhor jogador de sempre da modalidade é impedido (até punha em aspas mas é mesmo a realidade) de voltar ao clube do coração porque uma liga abre uma série de condicionantes a um dos clubes com mais receitas de marketing e publicidade no mundo.

    Sei lá, por mais que esteja correto e não se puder dar o que não se tem (embora não seja bem o caso), é frustrante para mim ver coisas destas. Foi o melhor jogador da maior competição do mundo há 6 meses com 35 anos… e agora tenho de ligar a tv para o ver jogar no último classificado da conferência este de uma liga de um país onde o futebol talvez nem o 5º desporto seja.

    Que bonito tinha sido se tivesse feito tudo o que fez sem nunca ter saído de casa. Que disfrute, certamente será mais idolatrado do que em Paris. E bem merece.

    • Stromp1906
      Posted Junho 8, 2023 at 9:40 am

      Premissa completamente errada. As condicionantes que fala pecam por tardias, em muitos clubes de futebol, com 3 casos bem visíveis em Portugal. De que serve facturar milhões de euros, se depois estão anos a fio a gastar o triplo?
      Alguém tem que por travão a isto, os clubes são livres de pagarem o que querem, desde que não gastem mais do que o ganham. Simples! A Arábia é um mau exemplo? Sim, mas o próprio Messi beneficiou disso durante 2 anos, ou o dinheiro que recebia do PSG era da venda de porta chaves?

      • Anacleto
        Posted Junho 8, 2023 at 12:02 pm

        Em momento algum disse que não devia haver condicionantes . Aquilo que disse foi que é frustrante ver o melhor de sempre ir para uma liga periférica fora da Europa (e para uma das piores equipas da liga) porque o clube do coração nem uma proposta consegue fazer, havendo dinheiro infinito noutro lado sem qualquer racionalidade. Só isso, frustrante.

        A comparação com os 3 grandes é bem metida mas está muito fora de mão, uma vez que estamos a falar de um dos clubes que mais receita gera no mundo e que esta época, por exemplo, com as saídas dos capitães só aí deve ter poupado 60 milhões brutos anuais. Teve negócios ruinosos (Dembele, Coutinho, mas de flops está o mundo cheio) e houve a tal espécie de all-in na época passada, mas as limitações nunca foram do fair-play financeiro (como no caso do Porto) mas sim da liga, o que para mim é algo bizarro. Portanto, “andar anos a fio a gastar o triplo” é mandar para o ar.

        • filipe19
          Posted Junho 8, 2023 at 6:34 pm

          não é bizarro não. estes negócios ruinosos são feitos a custa de créditos e mais créditos e depois quando o clube já não consegue pagar a divida e a banca já não receber o seu dinheirinho tem o estado de intervenir e no último caso salvar com dinheiro dos contribuintes o banco como no passado muitas vezes já aconteceu.
          o barcelona talvez ainda não se apercebeu disso, mas foi a melhor coisa que lhes podia ter acontecido dele ir para os EUA. se o barcelona quiser abraçar um projeto novo tem que ser deixando o passado para trás e olhando para o futuro

  • Tikitakafan
    Posted Junho 7, 2023 at 9:04 pm

    Messi e Barça não se entendem!

    O Messi diz que gostava muito de voltar mas que não queria ser responsável por baixar salários e vendas de outros jogadores.

    Entre linhas manda umas bicadas ao Barça e diz que teve proposta de outra equipa europeia mas q na Europa só queria Barça neste momento.

    Que também neste momento vai ser bom desfrutar dum sítio com menos pressão.

    Ora o Barça pega nestas últimas palavras e diz q compreende decisão de não querer tanta pressão depois de tantos anos ao alto nível.

    Que vergonha de desfecho

  • Anderson
    Posted Junho 7, 2023 at 9:07 pm

    Apesar de Messi ser quem é, em Miami vai ter uma vida mais calma para ele e a família em termos de holofotes da imprensa. Ok, vai ser a super estrela do desperto, mas lá quem reina não é o Soccer, mas sim basket, baseball, etc. Esses sim, são as estrelas da cidade. Lá vai ser mais um.
    Ao menos é essa a perspectiva que tenho.

  • Gunnerz
    Posted Junho 7, 2023 at 9:09 pm

    Um discurso interessante, sem choradeiras, sem insultar equipas, colegas e adversários. Fico triste de sair da Europa, mas menos triste de ser para a MLS. Não sei quando começará a jogar mas seria porreiro ainda levar o clube aos playoffs. De resto, e admitindo que foi sincero e falou com a verdade, algo que não posso afirmar, mas gostei de o ver admitir que basicamente só queria o mundial e depois descanso. Não há vergonha nisso, a verdade é que conseguiu isso e ser o jogador mais titulado, algo que ele afirmou que queria há 2 anos atrás. Quem sabe não consegue um título em Miami e mais algo pela seleção.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 7, 2023 at 9:36 pm

    Nisto dou-lhe a razão total.

    Foi humilhado de forma horrível há dois anos, não estava para passar pelo mesmo, não tinha qualquer razão para acreditar em Laporta, e no Barça. Um clube que maltratou o melhor jogador da sua história, brincando aos contratos.

    Agora chegou com uma estratégia simples. Ou me apresentas um contrato claro, ou não vou. Não lhe deram, foi à sua vida, simples.

    • Anacleto
      Posted Junho 7, 2023 at 9:51 pm

      Maltratou como mesmo? O Barça do Laporta fez de tudo para o conseguir inscrever, mas as exigências da liga chegaram a tal que, no momento da decisão, nem DE BORLA ele podia ficar. Aliás, e foi tão maltratado para agora estar a querer voltar? Brincando aos contratos?

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Junho 8, 2023 at 6:45 am

        Bom dia, maltratou enganando-o. Laporta estava farto de saber o estado das finanças do clube quando tomou posse, e deixou o contrato de Messi pendurado até ao último dia do mercado, uma situação quase ridícula. Isto depois de uma campanha onde, enganando os sócios, abraçou um manequim de Messi, dando a entender que iria ser tudo fácil. O que visto hoje não é apenas patético e deixa o Barça num sítio muito ruim.

        Laporta y su “oferta irrechazable” a Messi – YouTube

        • Anacleto
          Posted Junho 8, 2023 at 11:50 am

          Não concordo com o uso do termo “enganando-o”. A mim pelo menos pareceu-me que o Laporta das duas uma: ou estava confiante que arranja uma artimanha financeira para libertar fundos até ao fecho do mercado ou contava que Tebas fosse um pouco mais “benevolente” por Messi ser Messi. E nenhuma das duas se verificou.

          • MiguelCosta
            Posted Junho 8, 2023 at 12:29 pm

            Certo mas é por isso mesmo que até faz um certo sentido em usar a palavra “enganar”.
            É que o que se dizia na altura é que estava mais que fechada a renovação do Messi. Se afinal era preciso uma artimanha ou contar com a boa vontade de outros para levantar regras, então as coisas não eram assim tão faceis como tinham sido comunicadas ao Messi e faladas durante meses e meses, inclusive durante a campanha para presidencia.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Junho 8, 2023 at 12:50 pm

            Peço desculpa de voltar ao passado mas quando, a uma semana das eleições, o financeiro da Comissão de Gestão disse que a dívida ascendia a 1400 milhões de euros, que raio de milagre das rosas poderia ser esse??? Fazer desaparecê-la por magia??

            Sim, Laporta enganou-o, vigarizou-o, tratou-o de forma horrível, ele nem sequer deveria ter aberto a porta que abriu ao Barça.

  • Borsalino
    Posted Junho 8, 2023 at 9:28 am

    Messi foi sensato, e fez um favor ao Barcelona que já iam meter-se noutra trapalhada que poderiam não conseguir resolver, e ter o jogador numa ansiedade para saber se poderia ser inscrito ou não. Fez muito bem, não tem mais nada a provar. Que aproveite o tempo perdido com a família.

  • MiguelCosta
    Posted Junho 8, 2023 at 10:04 am

    É pena porque acho que se houvesse um pouco mais de paciencia/vontade por parte do Messi e mais vontade e agilidade do Barça em realmente levar isto para a frente, a coisa acabava por se fazer.
    Percebo que não queira que aconteça o mesmo que em 2021 mas a verdade é que ainda nem se disputou a final da CL, por exemplo, o mercado só abre daqui a +-3 semanas e as propostas dos EUA/Arábia dificilmente iam embora, sendo o Messi quem é.

    Pelo que tive a ler, na Catalunha não estão muito felizes com a atitude do Messi, visto que, obviamente, o que fica para a história é que podia ter voltado para o Barcelona, caso aguentasse uns tempos. Que foi algo que jogadores como o Lewa, Kounde, etc fizeram o ano passado. O Messi não foi capaz de fazê-lo e para eles fica essa mancha.
    O Laporta nisto também não é flor que se cheire, a própria entrevista do Messi quase que dá a entender isso, e por isso talvez seja melhor assim mesmo.

    Pela entrevista completa do Messi, também deu a entender que isto é claramente para a última etapa da carreira. Diria que disputa a Copa América, depois faz a seguinte na MLS completa e deve ficar por aí. Acho dificil (e espero que não aconteça mesmo) participar no Mundial 2026, jogando na MLS/com ritmo de MLS. A coisa não ia correr bem.

    • Oldasity
      Posted Junho 8, 2023 at 10:42 am

      Concordo com algumas coisas.
      Ainda falta muito para o campeonato na MLS começar e a verdade é que Messi tem contrato com o PSG até 1 de julho, portanto podia ter tido mais calma. Com 3 semanas o Barça realmente podia ter conseguido as condições necessárias para trazer Messi de volta.
      Mas compreendo perfeitamente o seu lado e ele próprio justificou que não queria que andassem a reduzir salários e/ou vender jogadores só para o trazer de volta (apesar de na minha opinião ser só desculpas por parte de Laporta e Tebas).

      • MiguelCosta
        Posted Junho 8, 2023 at 7:04 pm

        A minha opinião, pelo que vou lendo, é que depois da conquista do Mundial e estes últimos meses no PSG, o Messi perdeu a vontade de futebol de alto nível.
        Se o Barcelona estivesse já pronto e preparado, então fazia-se 1 aninho ou assim. Como ainda era preciso esperar e não haviam garantias nenhumas e imensas coisas por resolver, acho que simplesmente antecipou o plano de sair da Europa.

        É que na Argentina sempre se disse que o objetivo seria fazer esta próxima época na Europa para chegar bem à Copa América 2024 (isto dito já depois do Mundial).
        Acho que este ultimo mes/mes e meio em Paris antecipou o plano e a vontade de ir para Barcelona não era assim tanta como os espanhois andaram a dar entender nestas 2 ultimas semanas.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 9, 2023 at 7:04 pm

    Sempre me cheirou a esturro a forma como ele saiu do Barça.
    Num dia dizia-se que tal era necessário porque senão os culés faliam. Dias depois, o clube anuncia baixas de salário de vários pesos pesados, colocando-se a questão porque não o fizeram dias antes quanto tal poderia ter ajudado a manter Messi, que também se prontificou a baixar o seu salário.

    Passou despercebido a alguns, mas um amigo pessoal do Messi publicou na net que o argentino culpou Piqué pela saída dele do clube e recordou também que foi a pulguita quem pediu a Pep que fosse buscar Piqué para o Barça quando ele estava desacreditado no Zaragoça.Não fosse isso e a carreira de Piqué teria sido bem distinta para pior. Não sei de quem é a verdade, mas a ideia que dá é que Messi foi empurrado para fora do clube.

    Ainda que eu critique os contratos mastodônticos que o Barça pagava, de todos eles o único que o justificava era Messi. Pode-se discutir se alguém deve ganhar 100 milhões por ano (eu sou contra por várias razões) mas que Messi rendia a um nível elevado ninguém pode negar. Era ele e mais 10, numa equipa a afundar-se.

    Laporta tinha duas opções em cima da mesa: 1) mandava embora vários dos salários megalómonos que já não rendiam, como Piqué, Busquets, etc, cortava parte do salário de Messi, apostava mais na cantera e em mercados mais baratos e tentava tornar o Barça competitivo na mesma. 2) mandava embora todos os pesos pesados, Messi incluído e comprava alguns jogadores baratos de qualidade, apostava na cantera e passava alguns anos sem ganhar títulos mas equilibrando as finanças e relançando o Barça lentamente.

    Laporta optou em parte por uma terceira solução, por mandar embora o único peso pesado que rendia, manteve por mais algum tempo salários absurdos que já não rendiam e optou por jogadores caros. A mensagem que passou foi clara. A sermos honestos pode ser que Laporta tenha percebido que Messi acabaria por decair e que com o salário que tinha o seu fim poderia ser difícil de gerir. Nenhum presidente queria ser recordado por mandar embora o melhor de sempre do clube e por isso creio que Laporta aproveitou a desculpa do mau momento financeiro para se desfazer dele, antecipando o seu final de carreira no clube. O problema foi não se ter assumido claramente o porquê da opção de não manter Messi

Deixa um comentário