Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ranking da UEFA: Já se notam as ausências de Braga e Sporting

As expectativas de Portugal no Ranking de clubes da UEFA, para a temporada 2013-14, eram as melhores, pois o nosso país partia praticamente em igualdade com a Itália na luta pelo 4º lugar (e a França estava bem longe). Contudo, a ausência do Sporting (daquele Sporting que lutava por chegar longe na LE e não em cair na fase de grupos como no ano passado) e a eliminação precoce do Sp. Braga (uma equipa que continuava a crescer na Europa), a que se junta o fraco nível exibicional de FC Porto e Benfica (têm todas as condições de passar aos oitavos-de-final da LC, mas isso não chegará para manter a média do ranking nacional) e as fracas prestações de Paços de Ferreira e Estoril (dificilmente ficarão nos dois primeiros lugares dos seus grupos, mas também não lhes era exigido mais), fez com que a luta de Portugal passe por defender o 5º lugar (fácil) e tentar aproximar-se o mais possível da temporada mais fraca dos últimos 4 anos (difícil). O 5º lugar parece, à partida, assegurado, pois a França tem que recuperar 4.633 pontos a Portugal, e conta apenas com uma super-equipa (PSG). O Ol. Marselha parece condenado ao último lugar do grupo da LC, o Bordéus também somou 2 derrotas num grupo acessível da LE e o Ol. Lyon apresenta uma irregularidade gritante em 2013-14. O segundo objectivo é que se apresenta mais complicado. Nas últimas quatro temporadas, Portugal chegou aos 10.000 (2009-10), 18.800 (2010-11), 11.833 (2011-12) e 11.750 (2012-13) pontos, algo complicado de repetir esta temporada (3.416 até ao momento). Caso FC Porto e Benfica cheguem aos oitavos-de-final da LC, esse objectivo fica mais perto (em princípio, isso significava mais 3.666 pontos, ou seja, um total de 7.082), mas ainda faltava mais uns “grãozinhos”. Sem um Sporting e um Sp. Braga fortes que dêem cobertura a dragões e águias, resta a Vitória, Estoril e Paços de Ferreira que somem o mais possível na LE (se juntos somassem 4 vitórias e 2 empates nos restantes 12 jogos seria muito bom e Portugal totalizaria 8.748 pontos). E porque é importante chegar ao valor mais fraco dos últimos 4 anos? Para esta temporada, como foi referido, Portugal não precisa de defender o seu 5º lugar, pois a França está longe (e o 4º lugar italiano não mudaria nada no apuramento dos clubes portugueses). Contudo, para o ano seguinte, os 10.000 vão desaparecer e dar lugar aos pontos da temporada 2014-15 (caso corra como este início de temporada, seria bastante negativo) e é aí que estes 3.416 pontos de Portugal até ao momento, terão que subir e muito até final da temporada, para evitar uma quebra no ranking, algo que poderá ser aproveitado no futuro, por França ou até Rússia. Nota ainda para os 18.800 pontos de Portugal em 2009-10, que desaparecerão daqui a 2 temporadas. Aí será o ano D para Portugal.

25 Comentários

  • Miguel Silva
    Posted Outubro 9, 2013 at 10:17 am

    Muito relevante, actual e necessário este post!

    As excelentes campanhas europeias que alcançámos nos últimos anos parece que estão a deixar de ter continuidade. Penso que Benfica e Porto passarão à fase seguinte da Champions, mas precisávamos de algo mais do que se ficassem logo pelos Oitavos-de-Final, porque vamos sofrer um grande rombo quando deixarem de contar os 18.800 pontos de 2010-11. E penso que a chave da salvação desta época para Portugal estará aí, a capacidade ou não de Benfica e/ou Porto somarem vitórias e alcançarem os Quartos-de-Final da Champions.

    Porque penso que a Liga Europa dificilmente nos trará alegrias. O Sporting nem lá conseguiu estar, enquanto o SC Braga foi uma completa decepção. É irrealista esperar muito de Estoril, Vitória ou Paços de Ferreira…

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 9, 2013 at 10:33 am

      Deixar de ter continuidade porquê? O Benfica não foi finalista da Liga Europa na ultima edição? O Sporting não chegou ás meias finais da penúltima? O Porto o ano passado foi aos oitavos da champions e o Benfica há 2 anos chegou aos quartos de final.
      Irrealista esperar muito do Guimarães? Para já tem uma vitoria por 4-0 e um empate em França com o Lyon,é 1º classificado do grupo.

    • Miguel Silva
      Posted Outubro 9, 2013 at 11:13 am

      Ricardo,

      Quando digo que "parece que estão a deixar de ter continuidade" estou obviamente a referir que duvido que este ano consigamos alcançar as excelentes prestações europeias dos últimos anos, entre as quais contabilizo também as que referiste acima, como é lógico! (com excepção do Porto no Oitavos da Champions, isso para mim não é sucesso nenhum, é quase o mínimo que se exige).

      Relativamente ao Vitória, se acreditas que eles podem alcançar, por exemplo, os Quartos-de-Final da Liga Europa, tudo bem. Eu gostava, mas não acredito!

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 9, 2013 at 11:51 am

      Percebi mal então. Ainda assim penso que ainda é cedo para dizer o que o Benfica e o Porto vão fazer na Champions. O Vitória se continuar assim tem enormes possibilidades de passar de grupo,depois é uma questão de sorte ou azar nos oitavosl,parece-me que há muito mais equipas medianas do que tubarões para o Guimarães,não era nenhum milagre chegarem aos quartos.

  • Afonso
    Posted Outubro 9, 2013 at 10:35 am

    Não me parece, de todo, que o 5º lugar esteje em risco, não tanto pela prestação das equipas portuguesas, mas pela falta de equipas francesas, à escepção do PSG, que possam amealhar pontos. Por outro lado, acho que ambo Benfica e Porto vão melhorar significativamente as suas prestações até Dezembro, e não me parece improvável que uma delas chegue aos quartos de final. Caso não melhorem, uma delas cairá para a Liga Europa, e aí haverá uma maior facilidade em pontuar. A França, por outro lado, está às costas do PSG, e no proximo ano será o primeira ano europeu do super-Mónaco, que poderá levar a algum deslize. Além disso, no próximo ano teremos um Sporting renovado nas competições europeias, e um Braga em crescimento como sempre (da última vez que foi arredado das competições europeias em Agosto não se notou quebra no ano seguinte, chegando à final da L. Europa). E existe ainda a considerar a excelente prestações do V.Guimarães esta temporada, e a possibilidade do Estoril surpreender (pouco provável, mas ainda possível).

  • JCCJCC
    Posted Outubro 9, 2013 at 10:43 am

    – O Lugar de Portugal é o 5º/6º, e vai continuar a ser mesmo quando se perderem os 18 pontos de 2010-11
    – Na luta pelo 5º lugar portugal até está melhor que a França esta época.
    – Na luta pelo 4º lugar, a Itália está melhor, mas ser 4º ou 5º é exactamente a mesma coisa.
    – Todos os países têm umas equipas que marcam mais pontos que outras, daí o ranking ser uma média. Todos eles juntam os grandes que fazem boas campanhas na liga dos campeões, com os pequenos que nem sequer chegam à fase de grupos da liga europa, basta ver que só espanha e inglaterra ainda têm todos as equipas em jogo.
    – A situação de Portugal no ranking não é minimamente preocupante, a diferença entre ser 5º e 6º é quase nada, o 7º, a Russia está muito longe.

    Sou adepto do Braga, mas o desporto é assim, qualquer uma das 5 equipas portuguesas que ainda está em prova fez por merecer lá estar mais que o Braga, o comentário: "sente-se a falta do Braga e do Sporting" é ridículo. Até porque "o sporting que vai longe na liga europa" salvo aquela época de 2011-12 não existe:
    12-13 fase de grupos
    11-12 1/2 final
    10-11 1/16 final
    09-10 1/8 final
    08-09 1/8 final liga dos campeões com humilhação com o bayern

    Sporting e Braga fazem por norma mais pontos que Estoril e Paços? Sim.
    Sporting e Braga fazem mais pontos ao ponto da sua falta ser decisiva? Não.

    • barinho
      Posted Outubro 9, 2013 at 11:00 am

      Como adepto do Braga também,renho que discordar completamente do teu comentário.A falta de Braga e Sporting é muito decisiva porque são equipas que conseguem sempre muitos pontos.Em qualquer uma dessas épocas que referiste do Sporting eles conseguiram mais pontos que provavelmente Guimarães,Paços e Estoril vão conseguir juntos este ano.E o Braga nesses mesmos anos fez tantos ou mais pontos.Tudo somado nestes últimos 5 anos o ranking de Portugal deve-se prai 30 ou 40% a Braga e Sporting.

      Quanto ao Braga não me parece que uma época má nas UEFA como esta seja prejudicial para o clube.A experiência nas competiçºoes europeias continua lá.A única parte má é que desceremos no ranking de clubes.Para o ano num playoff de Champions já não teremos hipóteses de ser cabeças de série e numa fase de grupos iremos estar prai no 3º pote.No caso de irmos para a LE,num playoff seremos sempre cabeças de série e na fase de grupos provavelmente continuaremos também a ser.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 9, 2013 at 11:17 am

      Contando só com Benfica,Porto,Sporting e Braga,nos últimos 5 anos 61% dos pontos de Portugal foram feitos pelo Benfica e Porto.

    • JCCJCC
      Posted Outubro 9, 2013 at 11:26 am

      Dizer que se deve em 30% a este ou aquele é meia verdade.
      Porque é assumir que outras equipas no seu lugar fariam 0 pontos, o que nem sequer é possível.

      O Braga fez na época passada 7 pontos, esta época fez 1. o sporting na época passada fez 5.5.
      Na época passada o Marítimo fez 8, a académica 4. Este ano, ainda com pelo menos 4 jogos cada para fazer, Guimarães (3), Estoril (3.5), Paços (1) já somam em conjunto 7.5, e o mais provavel é que fiquem em conjunto perto dos 20.

      No futebol valem os que estão, esta campanha de querer pôr o Sporting (e o Braga) por arrasto como salvadores da pátria é errada.

      O ranking de Portugal este ano vai ser pior que nos anteriroes, mas vai ainda assim ser mais que suficiente para cimentar a posição nos 6 primeiros, que é o único que se pode exigir às nossas equipas.

      O Sporting e o Braga? Que façam pela vida.

      Dizer que as nossas segundas linhas valem menos que as outras é a outra mentira que vai sendo dita muitas vezes ao ponto de parecer verdade. Em todos os países há primeiras linhas que marcam muitos pontos, e segundas linhas que muitas vezes não entram sequer na fase de grupos da liga europa, veja-se o caso do Estugarda, Nice e Udinese.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 9, 2013 at 12:11 pm

      Barinho,

      Ou seja, tirando a época passada, nos últimos anos o Sporting passou sempre a fase de grupos… acha que esses pontos não são relevantes?

    • barinho
      Posted Outubro 9, 2013 at 1:13 pm

      LuisRafaelSCP,

      não fui eu que disse isso.Eu contrariei essa visão.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 9, 2013 at 1:31 pm

      Tem razão, era para o JCCJCC, cumps

  • Nuno
    Posted Outubro 9, 2013 at 10:45 am

    O ranking vale-se dos 4 clubes mais fortes: porto, benfica, sporting e braga. A partir daí a mediocridade é a norma. Basta que um (ou mais) dos citados seja eliminado precocemente para que a pontuação desça. Ao contrário dos países acima de nós, não temos 2ªs linhas para compensar. Daqui a algum tempo iremos descer, até ficarmos com 4 equipas. A dividir por menos, os pontos conquistados valerão mais, recuperando a 5ª posição (até porque França e Russia também não possuem grande "profundidade")… até que a percamos outra vez. É um ciclo… apenas as Ligas mais fortes globalmente asseguram a sua posição.

  • Kacal
    Posted Outubro 9, 2013 at 11:21 am

    Portugal precisa do Sporting e do Braga fortes e de volta á Europa em força, tenho quase a certeza que o Sporting fica em 3º (no mínimo) e que depois vai conseguir passar o play-off e ir á fase de grupos, Porto e Benfica passam, quase sempre, aos oitavos, o que preocupa é o resto, Estoril e Guimarães são clubes que podem surpreender se forem á Europa, o Braga está a jogar mal e a ter maus resultados e nem se vai conseguir ir directo á Liga Europa, era bom que sim e que estivessem bem, só com os 4 principais clubes a jogarem bem e a fazerem o que tem que fazer na Europa e os outros clubes a surpreender podemos manter a posição, espero que os clubes melhorem a produtividade.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 9, 2013 at 11:45 am

    Os ódios e rivalidades excessivas nem deixam as pessoas raciocinarem. Aqueles que torceram afincadamente para o Sporting ficar fora das competições europeias, e aqueles que torcem afincadamente para Porto e Benfica perderem todos os jogos europeus (não vou dizer que lá fora sou adepto destes dois clubes e que sofro pela vitória dos mesmos, mas sei a importância que tem quando eles ganham) e se possível ficarem em 4º lugar do grupo com 0 pontos, será que agora estão satisfeitos? Ou só ficam satisfeitos quando Portugal cair no rankig e tivermos uma equipa na champions, e mais uma ou duas na Liga Europa? Isso é que é lindo para o nosso futebol… enfim

    Espero que as equipas presentes em prova MINIMIZEM os "estragos" esta época, é o máximo que dá para fazer…

    p.s.: Não defendo, nem nunca seria capaz de dizer que o Estoril ou Paços deviam ter dado o seu lugar ao Sporting, se estão lá é porque fizeram por merecer mais do que o Sporting… mas já sabia que isto ia custar-nos pontos no ranking (a época passada europeia do Sporting foi uma excepção, normalmente as equipas grandes em Portugal + Braga conseguem sempre a qualificação na fase de grupos da Liga Europa).

  • mv
    Posted Outubro 9, 2013 at 11:46 am

    Penso que a luta de Portugal será sempre pelo 5º lugar embora possa haver um ano em que até possamos chegar ao 4º. Mas olhando bem para os números, penso que só estamos lá perto devido aqueles 18 pontos, que sejamos sinceros, são de uma época que raramente será repetida. Abaixo disso também não nos teremos de preocupar para já. Talvez daqui a uns anos russos e ucranianos também nos possam dar trabalho (principalmente os segundos)

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 9, 2013 at 12:07 pm

    Os 4 clubes nacionais com mais expressão têm feito boas campanhas, este ano o caso aponta a que os pontos para o ranking sejam muito menores, mas não podemos desculpar-mo-nos com as ausências do SCBRAGA e do SCP. O SCBRAGA perdeu contra um acessível Pandurii, em condições normais teria ganho, ainda para mais com o resultado de 0-1 conquistado na Roménia, o SCP não merecia ter sido apurado para as 1ªs fases da lIga Europa já que apresentou um futebol muito fraco e então os resultados foram muito decepcionantes. O Estoril foi a equipa que apresentou um futebol atacante e não jogou frente aos grandes olhos nos olhos, o VSC ganhou bem e de forma justa a taça de Portugal, logo uma equipa que ganha ao SLB num troféu de extrema importância ganhou o lugar por mérito e o surpreendente Paços fez uma carreira excepcional que culminou num brilhante 3º lugar e o prémio totalmente merecido ao participar na última fase de qualificação para a LC.
    Posto isto, quero dizer que as classificações dos rankings são como ciclos, hoje podemos estar pior daqui a 2/3 anos poderemos estar com muitos mais pontos amealhados.
    Como disse e bem o João Sousa (ténis), os clubes mais pequenos ao jogarem com os mais fortes podem surpreender, eu acredito piamente na qualificação do VSC para a próxima fase e depois ver-se-à quem calhará em sorte.
    SLB e FCP têm todas as condições para passarem aos oitavos na Cl e se eventualmente não conseguirem qualificarem-se, poderão fazer uns pontos extra na LE, onde serão garantidamente das equipas mais fortes e sérias candidatas à conquista da Taça.

  • Joel Silva
    Posted Outubro 9, 2013 at 12:13 pm

    Boa tarde;

    Nao concordo que a prestação do SLB e do FCP esteja a ser fraca, pois só fizeram 2 jogos, sendo que ganharam 1 e perderam outro. Normal na Champions, estando ainda numa fase bastante embrionária.
    Óbvio que o SCP e o Braga fazem muita falta, nestes grupos da LE ficariam facilmente em 1º ou 2º lugar, amealhando pontos preciosos para o Ranking.
    Esqueceram-se claramente da hipótese de o SLB e o FCP puderem ir para a LE, uma vez que os dois clubes devem ter claramente o 3º lugar do grupo da CL garantido, logo, a LE há grandes hipoteses de qualquer uma delas, mesmo a jogar menos bem, chegarem á final ou pelo menos longe.
    A LE este ano está fraca comparativamente a outros anos e as 2 equipas tugas iriam-se destacar de sobremaneira, competindo com o Villas Boas .. No fim faz-se a contagem dos pontos, a procissão ainda vai no adro..

  • Lopes
    Posted Outubro 9, 2013 at 12:41 pm

    Se as coisas nos correrem minimamente bem este ano, no próximo podemos subir para o 4º lugar deste ranking.

  • Pedro
    Posted Outubro 9, 2013 at 12:48 pm

    a perdermos o 5º lugar só se for para a França que tem PSG, O.Marsella e para o ano com certeza terá o Monaco. Até com alguma naturalidade conquistarão o 5º lugar. Já o resto dos países vão ter muitas dificuldades para passar Portugal, Rússia e Holanda são os que têm melhores equipas mas não são equipas que façam brilharetes na europa. Às russas falta alguma estabilidade e coesão das equipas, às holandesas falta muita qualidade defensiva, apesar de todo o talento que desponta no ataque. Um páis que pode subir algumas posições será a Ucrânia que tem um Shakthar sempre bastante forte e um D.Kiev que investiu bastante e bem e pode ter sucesso a nível europeu num futuro próximo. Além destes só a Turquia para ter algumas esperaças

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 9, 2013 at 12:51 pm

    Sou só eu que sinto orgulho por Portugal estar em quinto lugar muito perto do quarto? É que olhem para as outras seleções? Quase tudo potências europeias. Nós somos poucos, mas bons.

  • Pedro Marques
    Posted Outubro 12, 2013 at 4:38 pm

    Acredito que o Vitória tem tudo para passar às eliminatórias. E se tiver sorte no sorteio (como o Braga teve quando foi à final da LE) tudo pode acontecer.
    Quanto ao FCP vai ter de se aplicar para passar o grupo, e o SLB acho que passará em segundo.

Deixa um comentário