Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Redes Sociais derrubam a muralha do FC Porto

No passado era impossível ler desabafos públicos dos jogadores do FC Porto muito menos assistir ao desfile de descontentamento e crítica. 

A vida está difícil para Paulo Fonseca. O ex-Paços parece ser o exemplo vivo do Princípio de Peter aplicado ao futebol; ainda por cima está rodeado de um grupo de atletas pouco homogéneo (há ali muita gente que não teria lugar no plantel dos dragões há 3/4 anos) e com cada vez menos referências (a saída de Lucho foi uma machadada na liderança dentro e fora de campo). Se as exibições já faziam puxar do lenço branco, os recentes resultados só pioraram o cenário para um homem que parece carregar o Mundo nos seus ombros. No entanto, a culpa não lhe pode ser exclusivamente atribuída. O Porto sempre se “orgulhou” de ter uma máquina montada e oleada de tal maneira, que o treinador era a peça menos importante. Ora essa estrutura está em clara perda na temporada corrente. Já aqui foram abordados uma série de casos esquisitos, tais como Fucile, Izmailov, a renovação de Fernando, e que fogem à esfera de influência do treinador. Mas há uma outra situação, no passado uma raridade, e que este ano é recorrente: a insatisfação pública dos jogadores. O FCP sempre foi um clube opaco, aplicando com firmeza a chamada blindagem de balneário. Não havia fugas de informação, as declarações públicas dos jogadores eram controladas, e todo o grupo alinhava pelo mesmo discurso. O que temos visto ultimamente é um cenário totalmente oposto; os jogadores mostram insatisfação em não jogarem, pedem para sair, um caos pouco visto num clube onde costuma imperar a Lei e Ordem. Defour é repetente, eles foram Jackson, Mangala e Fernando a pedir bilhete de ida, agora é Kelvin a revelar os seus íntimos sentimentos, devidamente coadjuvado pelo ainda portista Iturbe, seguido quase de imediato por Fabiano. É verdade que o fenómeno das redes sociais veio mudar o paradigma da informação, mas se qualidade podemos apontar à Direcção do FC Porto é a sua capacidade de se adaptar aos novos tempos. Certamente que é difícil controlar meios de informação instantâneos, como Twitter ou Facebook (ainda por cima, é complicado, ou impossível, eliminar algo da internet), ainda mais porque não são somente os jogadores a fonte das notícias, mas também familiares, amigos, empresários, mas a esta altura do campeonato, parece claro que esta falta de controlo é mais consequência de um pulso fraco do que propriamente resultante do livre acesso às novas tecnologias. Estes pequenos “motins” têm passado em claro, o que por si só é preocupante, pois nos antigamentes, os amotinados levavam, na melhor das hipóteses, um real puxão de orelhas, mas já são em quantidade suficiente para dever preocupar os adeptos. Estes devem ter algumas questões por responder: primeiro, será este um facto passageiro ou um sinal de declínio da gestão portista; em segundo, até que ponto esta pública insatisfação também pesa no fraco rendimento de alguns jogadores. Concluindo, estamos perante um fenómeno raro, e que merece ser devidamente analisado.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • FÁBIO COSTA
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:06 am

    É uma questão de os adeptos mostrarem a indignação a cada um desses jogadores com assobios e cânticos contra eles que eles param logo. No entanto, acontece o oposto. Exemplo do Quintero, já pediu para sair, é o médio ofensivo que menos se esforça no treino, e vai colecionando aplausos dos adeptos.

    Mas há que ver que nesses tempos onde os jogadores comportavam-se o Porto tinha uma direção decente e os SuperDragões não eram pagos para se calarem ou pelo menos não armarem barraca…

  • Bruno
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:06 am

    Então tem razão de protestar, só falta o ghilas, acho que deve ser dificil um ver o helton a errar muito e não lhe darem mais oportunidades, quando ele salvou o porto em alvalade (por muitos menos o Baia saiu da equipa). E o outro vê o lica ter oportunidades, vê o ricardo tê-las também e ele não as tem passa de suplente para a bancada sem razão nenhuma, assim não existe paciência que aguente.

  • Gonçalves
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:08 am

    O Porto está muito diferente…esta situação não é normal. O quê que o Antero anda a fazer?

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

    • Jorge
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:51 am

      o antero está velho…aquela ideia ilusória dos adeptos portistas de que o sucessor do pintinho iria ser o antero é isso mesmo, ilusória

      estão os 2 ultrapassados…o Bruno de Carvalho é que tinha razão..a direcção do porto está ultrapassada

    • FÁBIO COSTA
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:21 am

      O velho é só 3 anos mais velho que o Bruno…

  • Pedro Alves
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:20 am

    São umas atrás das outras, está tudo a abandonar o barco.. Começando com o caso do Iturbe, diz-se que este nunca teve grandes oportunidades devido a divergências entre empresário e clube. Partindo disto, é óbvio que o rendimento do jogador cai a pique e é triste ver o ponto a que o clube chegou. Só quem não quer é que não vê que o FCP é gerido, prioritariamente, de forma a encher bolsos aos "boys" e só depois de forma a ganhar títulos. As contratações de promessas, fruto de grande trabalho de prospecção foram substituídas por contratações com balúrdios pagos em comissões. E começo a ver muito boa gente a insurgir-se contra Pdc e Antero, quem diria.

    • mpcp
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:58 am

      e o iturbe ja nunca mais o vêm devido à clausula de compra do verona. Alias sera exercida a opção e vendido ao milan ou juventus que tem interesse no jogador!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:20 am

    O Porto começa a parecer o Sporting pré-BdC o que é preocupante para os portistas. É óbvio que ainda não estão tão mal, mas os sinais começam a aparecer e se começarem a alastrar-se…

    Quanto ao Kelvin e Iturbe, juntamente com Ghilas e Quintero, são 4 jogadores com contrato com o Porto e que podiam neste momento colocar o Porto noutro patamar… mas com este treinador é complicado (acho que ele vai chamar o Licá para lhe explicar o que eu quero dizer com esta frase).

  • NFM
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:27 am

    Texto muito oportuno e com o qual concordo plenamente…

    O FCP no passado não permitia situaçoes destas (mesmo que houvesse descontentes) e esta epoca principalmente tem sido sempre a dar tiros nos pés…

    Fico com a sensaçao que tudo que podias correr mal está a correr e PF não é o unico culpado…

    Quero acreditar que é só uma época e nao que a direcçao tenha perdido qualidade, o Antero nestas questões tem de ter responsabilidades e muitas,,,

    Nas 2 ultimas épocas o plantel perdeu (e muita) qualidade, as contrataçoes têm sido fracas ou demoram a corresponder, metade dos jogadores manisfestam se insatisfeitos, a questão do treinador…

    Este não é o meu Porto, PC terá de dar um murro na mesa (se ainda for capaz) ou entao arranjar um staff mais competente… Esta situaçao já esta no limiar do ridiculo

  • Ismael Silva
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:30 am

    No Porto a diferença é que se culpa o treinador, jogadores, Antero etc… mas nunca o presidente, sim porque este nunca erra (ironia), é mais do que óbvio que o Pinto da Costa tem responsabilidades nisto tudo, mas o "pápa" é intocável pelos adeptos… até um dia.

  • José Moreira
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:34 am

    A estrutura do FCP não está em perda apenas este ano. O acontecimento Vilas Boas foi apenas o primeiro sintoma da perda da estruura. De facto, se analisarmos bem, a estrutura portista está em perda há 3 anos, sendo que a conquista dos últimos dois titulos foi suficiente para maquilhar essa falência, ou seja, a incompetencia do FCP só não foi colocada a nu mais cedo, por incompetencia do Benfica que não soube ganhar campeonatos que tinha na mão.

    Basta analisar os últimos 3 planteis, todos os episódios de "indisciplina" e falatório exterior dos últimos 3 anos, as aquisições de Janeiro dos últimos 3 anos, a própria sucessão de Vilas Boas e veremos que o mal não está apenas em Paulo Fonseca nem é sequer desta época.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:48 am

    é sempre fácil cascar no treinador.

    estranho é que nas vitórias o discurso do adeptos seja "com esta estrutura qualquer um ganha" e nas derrotas "a culpa é do treinador".

    afinal que critérios definem a qualidade de um treinador? vejo gente a dizer que o x é bom e o y é fraco. eu assumo a minha ignorancia: nao percebo de futebol a esse ponto nem vejo o trabalho que fazem semanalmente. o unico ponto pelo qual me posso guiar é pelo discurso (e isso vale o que vale) e pelo modo como mexe na equipa em campo.

    um treinador, na minha modesta opiniao, hoje em dia define-se como bom ou mal, acima de tudo pela perspicacia nos projectos que integra. o treinador que se metia em todas e queria era trabalhar já lá vai o tempo. até os mais conceituados.. digam-me um que nos ultimos anos tenha assumido um projecto de risco sem saber com que contar???

    se a estrutura e o valor individual dos jogadores nao é acima da média ele nunca fará um trabalho acima da média. uma equipa não muda em meia época e hoje em dia sao tantos os factores externos que interferem que se torna complicado encontrar causas e até avaliar efeitos.

    surpreendidos com as sad´s? só mesmo em Portugal, onde desde que se ganhe tá tudo bem, que alguem pode julgar agora as mesmas. sad´s, fundos, empresarios e dirigentes comissionistas.

    tá lá tudo para o mesmo. mamar forte e feio. se pelo caminho se ganhar, a todo e qualquer custo, melhor ainda.

    • Kaz Patafta
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 4:01 am

      Você claramente não leu o post. Este post foca-se no facto de a culpa não ser apenas do treinador mas também da tão aclamada estrutura e você vem para aqui com o comentário destes. Não que não concorde com o que o Sr. diz mas é totalmente descabido dizer isto neste post.

      Cumprimentos

    • Carlos Gonçalves
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:44 pm

      eu apenas "expandi" o assunto um pouco mais, para aquilo que considero estar na génse de todo o problema.

  • Carlos Gonçalves
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:50 am

    e percebam uma coisa também.. nem sempre que se perde existe incompetencia. tambem existe mérito do outro lado por norma. nao sejam arrogantes.

  • Manuel
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:01 am

    Porque será que as pessoas não falam abertamente e dizem que a culpa é toda do sistema implantado há anos no clube, que não é maneira de se gerir uma empresa em democracia e num país civilizado?

    Quem gere empresas desta maneira são as máfias próprias de ditaduras que utilizam a "omertá" para fazer valer as suas vontades. Quando esta "omertá" começa a abrir brechas todo o castelo de cartas vem abaixo. Digam as coisas como elas são, carago!

    O responsável só pode ser um: Pinto da Costa. É ele que comanda por intermédias pessoas os Super Dragões que são o seu braço armado e que lhes dá ordens directa e indirectamente. Tudo o que eles fazem vem de cima. Deixem de ser hipócritas e de uma vez por todas expliquem os factos!

    Para além disso há ordenados em atraso e isso influencia os jogadores de uma forma muito negativa, especialmente os estrangeiros que nem são de cá.
    Porque acham que o Angelino se foi embora? Porque não quer passar pela mesma vergonha que passou o ano passado quando houve ordenados em atraso!

    Os portugueses que vivem no Porto com famílias têm mais problemas se abrirem muito a boca e tentar defender os seus direitos. Não sejam hipócritas e DIGAM A VERDADE que é conhecida de todos! Sempre meias palavras, sempre meias palavras.

    De que têm medo?

    • Ângelo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:05 am

      Como sabe tanta coisa?

    • Tiago Meireles
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:15 am

      É incrível o quanto sabe sobre o Porto, tanto clube como Porto a cidade…
      Eu acho que falo por todos os Portuenses quando digo, Manuel elucide-nos por favor, o que acontece se eu abrir muito a boca e tentar defender os meus direitos na cidade do Porto?
      E como sabe que há ordenados em atraso???

      E para acabar vou usar palavras suas,
      Sempre meias palavras, sempre meias palavras, fale Manuel de que tem medo?

    • Diogo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:33 am

      Faço-lhe uma vénia ao Tiago Meireles

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:03 am

      Manuel, eu sou benfiquista e moro na cidade do Porto há 13 anos e não concordo com as generalizações que se costumam fazer. As pessoas do Porto e os adeptos do FCP não são na sua esmagadora violentos e mafiosos como muitas vezes se insinua. Haverá com certeza pessoas assim (principalmente nas claques) mas isso não é representativo das pessoas da cidade nem do comum adepto do clube.

      Francisco

    • Rúben Ferreira
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 8:47 am

      ele há com cada um. pareces o otávio machado, continua assim que um dia vai ter o teu lugar na cmtv

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:41 am

      Como diz o presidente do Manuel, " eles que investiguem, que eles hadem encontrar!"
      MPires

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:58 am

      Caro Tiago, sem querer defender a retórica do Manuel (longe de mim), creio que ele se estava a referir aos jogadores portugueses do FCP que moram no Porto com as famílias, não aos portuenses comuns.
      Chico

    • Manuel
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:13 am

      Sr. Tiago, vou-lhe deixar algumas notícias que sairam na CS portuguesa:

      "Paulo Assunção: "Disseram que me davam um tiro no joelho se não renovasse com o FC Porto"
      O médio brasileiro revelou que não quis renovar com o FC Porto porque não se sentia seguro. Em declarações à RTP, Paulo Assunção que rescindiu contrato unilateralmente com o FC Porto, "Vieram ter comigo após um treino numa segunda-feira e disseram-me que se não renovasse até essa quarta-feira levaria um tiro num joelho.” Adiantou que o referido grupo o teria perseguido de carro e que não houve outras consequências pois foi "direito à polícia".
      ———————-
      17 agosto 2009
      Adriano, avançado do FC Porto, foi agredido, na madruga de domingo, após uma saída a um espaço de diversão nocturna em Vila do Conde.
      O jogador e a mulher que o acompanhava terão sido atacados por três homens corpulentos. E, segundo alguma imprensa desportiva, Adriano terá ficado bastante ferido, com um transmautismo craniano, que o levou ao Hospital de São João (Porto). Ainda assim, ao JN, o brasileiro desvalorizou a situação: "Não se passou nada de especial. Fui ao hospital apenas para ver o que tinha no braço". O jogador prefere mesmo encerrar o tema agressão: "Não conhecia os agressores e não apresentei queixa".
      Ao longo do último ano, terá rejeitado todas as tentativas dos dragões para lhe arranjarem um novo clube.
      ———————————————–
      "O técnico do FC Porto, Co Adriaanse, foi alvo de uma verdadeira emboscada na noite de domingo. Após o empate em Vila da Conde, Adriaanse já tinha sido alvo de contestação dos adeptos em Gaia.
      Quando Adriaanse se preparava para abandonar as instalações, o seu carro foi bloqueado por um grupo de adeptos encapuçados, que lançaram ‘veryligths’ para baixo da viatura (Opel Signum). O carro foi também apedrejado e pontapeado e os vidros acabaram por ser partidos. O mal só não foi maior porque Co Adriaanse acelerou e fugiu do grupo de agressores."
      ——————————-
      ”Fui agredido por criminosos. Fui agredido por oito pessoas, na presença dos responsáveis Fernando Gomes e Fernando Assunção”, acusou Matt Fish.
      Este poste de 31 anos e de 2,10 metros não vai deixar cair esta questão, Matt Fish adiantou: ”A dignidade e integridade não se avaliam em dólares. Depois do que aconteceu e de um certo órgão da Imprensa escrita (O Jogo) ter publicado que eu tinha acusado vestígios de heroína nos testes efectuados pelo FC Porto, nunca mais consegui encontrar equipa. Nem em Portugal nem no estrangeiro. As notícias correram céleres na ’Net’ e nenhum responsável de um clube quer contratar um basquetebolista que tem a fama de consumir uma droga dura como a heroína. A minha imagem foi muito prejudicada.”
      Matt Fish esclareceu: ”Fernando Gomes e Fernando Assunção também são criminosos. Foram eles que deram as ordens para que fosse repetidamente agredido”, disse Matt Fish.
      ————————–

      Ainda há 3 dias coloquei aqui um texto sobre de como decorreu o prolongamento do contrato do Fernando e que coincide com estas noticias. O "modus operandi" é igual.

      Pensam que as pessoas são estúpidas? Andamos todos a dormir? Isto é feito com conhecimento da SAD do Porto pois os SD não actuam sem directivas superiores e isto tem de ser dito com todas as letras.

      Os jogadores sabem o que se passa, falam entre eles, lêem as notícias que saem na CS e os blogues que denunciam isto e não estão para aturar gente com mentes criminosas.
      Acham que um clube que tem esta maneira de actuar para com os seus atletas iria passar incólume ao longo da história sem que isto lhe caísse em cima mais tarde ou mais cedo?

    • mpcp
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:07 pm

      tudo dito!

    • Tiago Meireles
      Posted Fevereiro 27, 2014 at 1:22 am

      Caro Manuel, se tudo o que viesse na CS fosse verdade isto estava bonito estava…

      Em todos os clubes existem problemas, você diz que sabe de tudo o que se passa no Porto mas depois atira noticias de jornais… Tá bem tá

    • Manuel
      Posted Fevereiro 27, 2014 at 1:33 pm

      Tiago, você devia ter vergonha de fazer uma afirmação dessas perante as evidências dos crimes cometidos! Está a ser cúmplice de crimes como muitos dos seus "compagnons de route". Sabe o que é "dissonância cognitiva"?
      Depois queixam-se!

  • Reco
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:36 am

    Então venderam dois pilares da equipa e da dinâmica do jogo do FCPê, por uns quantos Milhões e para esses buracos foram buscar Josué e Licá? Querem milagres?
    O mesmo se passa com o Man United, vejam lá se alguém quer ir para lá? Se ainda fosse o Sir Ferguson, estavam batidos lá, agora com o Moyes, só ratos a fugir…

    A estrutura está desgastada tal com parte do plantel, é preciso sangue novo e investir mais que patacos com este ano, não se pode substituir um James por Licá nem Moutinho por Josué… por favor.
    Pintinho não investe para manter um nível aceitável dá nisto, depois a culpa é toda do treinador…

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:59 am

    O meu clube já foi melhor gerido, isso é um facto inequívoco, mas infelizmente para os adversários mesmo mal gerido continua a amealhar títulos.
    Os maiores responsáveis por esta situação são a SAD juntamente com o Pinto da Costa.
    O FCPORTO caiu no facilitismo e quer provar que consegue ganhar campeonatos com jogadores como o Licá, Josué, etc, mas infelizmente de 3 em 3 ou 4 em 4 o FCPORTO perde um campeonato, isto é indesmentível.
    Eu só estou preocupado com os milhares de euros que são desperdiçados nos dirigentes etc.
    O Paulo Fonseca também tem muitas culpas no cartório já que insistiu vezes sem conta em jogadores e especialmente numa táctica que em nada favorece os jogadores portistas, já sei que muitos vão falar em dinâmicas de jogo, mas para mim um 4-3-3 que desde há muito tempo tem sido o ADN da nossa equipa foi substituído por um sistema que actual treinador utilizava no modesto Paços de Ferreira.
    Posto isto, o Paulo Fonseca não deu oportunidades reais ao Fabiano, Kelvin, Ghilas, Quintero, Iturbe etc e os jogadores agora estão a fazer a folha ao treinador, eles pretendem sangue novo, onde possam ter oportunidades e acima de tudo querem um treinador que não olhe aos nomes dos ditos mas sim a quem dá mais e se esforça naturalmente mais.
    Se continuarmos com este treinador a época está totalmente perdida, se mudarmos talvez ainda possamos fazer uma gracinha nas 3 taças onde ainda felizmente estamos.
    As redes sociais vieram e muito prejudicar os clubes nomeadamente o FCPORTO, que tinha um protocolo bastante rígido, espero que a SAD aperfeiçoe e melhore este aspecto.

    Manuel, não era o LFV que fornecia uns kilos de droga à claque do NN através do seu esquema de comercialização de pneus??? Mais propriamente uma "braquinha"???

    • Manuel
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:41 am

      Não Raben, não era o LFV que fornecia droga nem nunca forneceu, isso foi mais uma noticia falsa posta a circular pelos suspeitos do costume para distrair os papalvos do que realmente aconteceu, que era o Pinto da Costa e "entourage" que tinha um esquema de tráfico de droga que a PJ chamou de "Aveiro Connection" e que se safou como se tem safado sempre porque tem tudo comprado na zona do Porto. Isto foi público e veio nos jornais e está nos arquivos. Quer que lhe coloque aqui os textos?

      Digo-lhe mais uma vez que este post trata do Porto e não tente desviar as atenções para o Benfica, ainda por cima com mentiras como se estas lhes resolvessem os problemas que grassam no seu clube.
      O Benfica está bem e recomenda-se.

    • Carlos Teixeira
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:46 am

      Estás errado, o Porto continua a ser bem gerido, os resultados desportivos é que neste momento não são os melhores.

      O mesmo para o Manchester United, Liverpool, Milan, etc.

    • Jose
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:13 pm

      Eu vivo na zona de Alverca e sei bem dos pneus recheados, o LFV fornecia e o helder distribuía, por isso não fale do que sabe.

    • Simão
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 1:33 pm

      Incrivel diz que uma coisa que esta mais que sabida e provada e mentira, mas acusa logo com toda a sua certeza que Pinto da Costa sim anda no trafico.
      Deixo-lhe aqui a noticia sobre isso.

      O presidente do Sport Lisboa e Benfica tem no seu currículo uma passagem pelo Tribunal da Boa-Hora em Lisboa, onde foi julgado e condenado por roubo. Na altura e sem o protagonismo de hoje no mundo do futebol, o actual presidente movia-se no mundo obscuro do crime, tendo sido iniciada na PJ uma investigação relativamente ao tráfico de estupefacientes.

      Se relativamente ao tráfico de droga não surgiram as evidências necessárias para o acusar e julgar já quanto ao crime de roubo foi efectivamente julgado e condenado pelo Tribunal da Boa-Hora em Julho de 1993 com uma pena de 20 meses de prisão.

      No acordão divulgado pelo 3.º Juízo Criminal de Lisboa, o Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira refere com algum humor e ironia à mistura:

      «esta história é digna da sétima arte»

      E destaca no mesmo acordão:

      «o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira foi o único que não se declarou arrependido pelo crime cometido»

      No mesmo período surgiu inexplicavelmente um homem morto nas instalações da empresa de Luís Filipe Vieira. Crime para o qual não se encontrou explicação, nem se conseguiu descobrir o responsável pelo sucedido. Um mistério..

      E esta tem quer desmentir e dizer que isto nunca se passou

      Vieira era amigo de Pinto da Costa nos tempos em que liderava o Alverca. Frequentava a casa do presidente do FC Porto, tinha lugar cativo no estadio, e as cotas do clube em dia. Sara, filha de Vieira, e Joana, filha de Pinto da Costa, eram amigas e companheiras de férias. A esposa de Luís Filipe é também amiga da ex-esposa de Pinto da Costa, Filomena. Com a chegada de Luís Filipe Vieira ao Benfica as relações azedaram.

    • João
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:36 pm

      Manuel

      Acha mesmo que quem fecha os ouvidos para as escutas, vai abrir os olhos para essas palavras?

      O adepto do Porto na sua grande maioria não tem vergonha e a vitória a qualquer custo é interessa. Toda a gente sabe o que se passou no futebol português no entanto quem prevaricou continua com os seus cargos de gerencia.

      SD,
      Xait

    • Manuel
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:38 pm

      Obrigam-me a ir ao báu das recordações buscar os factos que sairam na CS (que provavelmente pensavam que estavam esquecidos) e não mentiras que continuam a espalhar, como a que fizeram ao Matt Fish referida acima.
      O Vieira nunca traficou droga. A condenação que ele tem tem a ver com um processo em que ele fez justiça pelas próprias mãos quando foi buscar um camião que um vigarista tinha roubado a ele e ao sócio. Não tem nada a ver com droga.
      Essa história falsa apareceu para distrair os papalvos do que está aqui em baixo.

      "O ‘Aveiro Conection’ – processo conhecido como ‘Águas Turvas’ – foi uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária, no final dos anos 80 inicio dos anos 90, que envolvia P. Costa, R Teles, L. D'Onofrio e Autoridades Civis.
      As investigações remontam aos anos 80, período em que o F. Porto começa a surgir na senda Nacional como uma dos clube mais forte do futebol Português, e em contra partida assistia-se à subversão de posições, de um Sporting completamente arredado de conquistas.

      Na senda de ascensão ao poder por parte de P. Costa era necessário montar uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, face a sobrepor as constantes movimentações de saídas de dinheiro, com que naquele tempo se começava a montar o sistema ou os tentáculos do polvo.

      O plano era ardiloso e com os contactos certos, seria então posta a funcionar uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, é então que entra em cena D'Onofrio, conhecido jogador de futebol e que se tornara então empresário de jogadores, D'Onofrio era conhecido no meio pelas suas actividades paralelas e de lavagens de dinheiro que recebia através do negócio da droga, aliás o motivo que o levou a fugir da Bélgica nos remotos anos 80 foram exactamente os negócios com droga e que obrigaram as entidades policiais daquele país a emitir um mandato de captura por tráfico de droga, tabaco e álcool.

      O inicio de actividades começou de um modo lento de forma a que as suspeitas levantadas fossem mínimas, pois não é da noite para o dia que se conseguem corromper as autoridades, e aos poucos e poucos as actividades paralelas de tráfico foram crescendo e a lista de nomes com autoridades corruptas foi aumentando aos poucos, à medida que as lista de nomes aumentava era necessário reforçar a máquina de fazer dinheiro e desta forma dava-se progressivamente o aumento do tráfico de drogas, e assim o dinheiro que entrava aumentava.

      Da lista de nomes associada às autoridades civis currumpidas contavam nomes de elementos das forças da GNR, Serviços Alfandegários e SEF, a forma como a droga, tabaco e álcool, chegavam às nossas fronteiras a isso obrigava, já que os carregamentos entravam no nosso país através do mar, ar e terra, fossem em contentores marítimos, carregamentos em camiões ou através de correio humano, era necessário garantir que desta forma tudo passa-se despercebido, no aeroporto Sá Carneiro os correios humanos de droga passavam despercebidos aos olhos das autoridades, pois sabiam de antemão em que dia chegavam e os nomes dos correios humanos, o Porto de Aveiro era a porta marítima para a entrada de droga no país.

      No teatro de operações surgem duas empresas em nome de P. Costa que de empresas sérias pouco tinham e apenas serviam para camuflar todo o teatro de operações e desta forma proceder-se à lavagem de dinheiro resultante do tráfico de drogas, álcool e tabaco.

      Primeiro a Pincosoli, empresa de produtos quimicos sediada em Vila nova de Gaia, que acabaria por falir e posteriormente a IGE empresa de importação e exportação de electrodomésticos, à época em total falência, adquirida por Pinto da Costa a troco de mais de 45 mil contos, (225 mil Euros), uma empresa afundada em dividas que à época valia menos de 15 mil contos (75 mil euros).
      Com esta primeira movimentação imobiliária e empresarial lavou-se parte do dinheiro e o exercício e actividade da empresa levariam à lavagem do restante dinheiro. Recorde-se que à data o F. Porto era um dos principais clientes da Pincosoli, o que levava a uma forma perfeita de lavagem de dinheiro.
      (continua)

    • Manuel
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 2:40 pm

      Aveiro Connection, (continuação)

      Naturalmente com o passar do tempo evoluiu o tráfico, assim como as forças de segurança também evoluíram e a PJ entra no terreno pela mão de Teófilo Santiago, que anos mais tarde viria a comandar a equipa de investigação do Apito Dourado.
      As suspeitas recaíram essencialmente sobre o Porto de Aveiro, onde eram desembarcados os contentores supostamente destinados à IGE com sede em Aveiro, num local recôndito da cidade e com instalações em total precaridade e em risco de desmoronamento.

      Foi desta forma que a PJ começou a investigar as actividades suspeitas, desde contentores que nunca apareceram nas contas do Porto de Aveiro ou dos serviços Alfandegários e posteriormente apareciam nas contas a IGE.
      Um dos momentos críticos da operação levada a cabo pela PJ deu-se aquando de uma viagem da equipa do FC Porto a Aveiro, em disputa estava um jogo entre Beira-Mar e FC Porto, do resultado desse jogo não reza a história, mas na viagem de regresso até ao Porto e já nas portagens dos Carvalhos dá-se uma autêntica caça ao autocarro, e numa operação conjunta da brigada da GNR e PJ é feita uma operação Stop ao autocarro com a comitiva do FC Porto, e o desenlace final da operação contactou-se o que de facto a PJ já sabia, nos sacos de desporto e outros materiais ia um carregamento de droga, que posteriormente iria ser colocado em circulação, mas os culpados do costume jamais viriam a pagar pelos seus actos e meses mais tarde seria preso Mariano jogador do F. Porto, que a troco de quantia incerta se daria como culpado.

      A verdade é que depois desta operação todo o esquema montado foi imediatamente desmantelado, as ligações de D'Onofrio às máfias eram por demais evidentes, num dos episódios foi mesma necessária a presença de R. Teles no Porto de Aveiro em que a troco de uma mala cheia de notas consegue desbloquear um carregamento de cocaína que entrou directamente na mala do seu Mercedes sem que as autoridades alfandegárias o parassem.

      Dos verdadeiros responsáveis nas gavetas das PJ, por necessidade dos governantes deste país e face ao sucesso desportivo do F. Porto, Teófilo Santiago foi afastado do processo e da investigação e aqueles que sentaram nos bancos dos réus nada mais foram do que autênticas marionetas pagas a peso de ouro para assumir as culpas dos cabecilhas do grupo.

      Não se pense que a rede de narcotráfico foi totalmente desmantelada, pois em 1986 nascem os Super Dragões, considerada a guarda pretoriana de P. Costa, já naquele tempo eram parte activa em toda a rede de tráfico, e com o fim da investigação da PJ e com a necessidade de P. Costa, R. do Teles e Onofrio se afastarem das suas posições face à sua actividade como dirigentes da máquina Portista, os SD viriam e são hoje quem lidera toda a máquina de fazer dinheiro montada nos anos 80."

      Acham mesmo que isto é tudo efabulação? Repito, isto tudo saiu na CS portuguesa mas ninguém se interessou. Os encarregados das investigações foram expulsos da PJ por fazerem bem o seu trabalho e dois deles foram desterrados para o estrangeiro, um para França o outro para África. Que vergonha! Nem nas ditaduras mais desavergonhadas isto se passa
      Mas eu não me esqueço e isto não irá cair no esquecimento, podem ter a certeza!

  • Rúben Ferreira
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 8:45 am

    O treinador ser a peça menos importante é uma grande mentira. Sempre que um treinador não esteve ao nível esperado, o rendimento da equipa foi também abaixo do exigido e o treinador acabou por ser despedido. Ser treinador do FC Porto não é fácil, é difícil porque é um clube muito exigente. Basta ver o que se passa agora, com a primeira derrota os adeptos começaram logo a criticar o treinador, basta a equipa não jogar bem que os adeptos caem em cima do treinador, que o diga Vítor Pereira ou outros magos como Otávio ou Ivic.

  • Jose Nuno Alves
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 9:12 am

    Já o disse e volto a repetir, o Porto está em queda livre.

    Quando o disse há 2 ou 3 meses, os portistas responderam-me em coro que já foi dito isso inúmeras vezes nos ultimos 10 anos e estão fartos de ganhar e são tri-campeões nacionais.

    A questão é que das outras vezes que alguém (não eu) falou no possivel declinio do Porto a situação não era a mesma… tinham bons jogadores, a estrutura funcionava.

    Neste momento, pelo que tenho visto, lido e ouvido de alguns adeptos Portistas
    – O PdC está a ficar velho, mole e sem as mesmas capacidades que o tornaram conhecido
    – Existe uma luta a 3 pelo poder entre Antero, PdC Junior e Antonio Oliveira
    – Têm a pior equipa das ultimas décadas a fazer lembrar o Benfica Artur Jorge, Nelo e Tavares
    – Mesmo os bons jogadores que ainda têm (como Mangala) estão a jogar mal e a desvalorizar
    – Têm cada vez menos jogadores vendáveis (tipo Sporting do ano passado)
    – Têm um treinador sem mistica, que não tem feito nada de género e nem sequer tem entrado em guerras de palavras com o SLB que tantos frutos deram no passado

    Este ano não é certo se vão lutar pelo segundo lugar com o Sporting (não quero dizer que o Sporting não tem qualidade para discutir o titulo, mas é assim que os Portistas vêm o resto da época) ou se ainda vão piorar, e vão acabar por discutir o 3º lugar com o Estoril.

    O Futuro sem jogadores valorizados para serem vendidos por milhões, com lutas de poder e a necessitarem um grande reforço de equipa e de um novo timoneiro, preve-se negro.

    • mpcp
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:09 pm

      para bem do ranking convem o porto ficar em 3º, embora os ultimos 3 anos so ter existido uma equipa portuguesa a dar pontos a portugal!

  • Dr. Bayard
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:36 am

    O perfil/profissionalismo dos jogadores em questão é exposto em praça pública. Aproveitar que o clube/treinador estão na mó de baixo para aparecer.
    Comigo na SAD estes dois estavam riscados! Enfim, culpa tem quem os representa e não lhes dá educação.

  • Eduardo Valverde Silva
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 10:56 am

    Eu acho que o FCP neste momento está a ser vítima do seu próprio modelo de "buy low – sell high". Durante anos, a forte prospecção do mercado sul-americano (principalmente) tornou o clube conhecido e desejado pelos jogadores, como porta de entrada na Europa e projecção para um "tubarão" ou pelo menos para um salário brutal noutra liga.
    Neste momento, os jogadores chegam ao FCP com a expectativa de, ao fim de uma ou duas épocas, sairem. Não pensam no imediato mas apenas nas portas que o clube lhes abre. Creio que isto torna muito difícil gerir as expectativas dos jogadores, convencê-los a aguardar por oportunidades e rodar noutros clubes ou na equipa B. Nas redes sociais, os jogadores têm palco privilegiado para desabafarem a frustração, pois, do seu ponto de vista, encaram o clube como algo que está entre eles e Inglaterra, Espanha ou Itália.
    Acho que este modelo está esgotado (no FCP) e o clube precisa de se reinventar, o que não é dramático, uma vez que o foi fazendo ao longo destes anos (o modelo de contratações actuais ganhou mais força "apenas" há 10 anos, com a vitória na Champions).
    Acho que neste momento o FCP precisa de mudar de treinador, para começar a preparar não só a próxima época como as seguintes. Acho que o Jesualdo Ferreira (assumindo que AVB não quer regressar) é a melhor solução de curto prazo para pacificar o balneário e colaborar com o clube, no futuro, para alterar a gestão do futebol (passando para a posição de Antero).

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 11:22 am

    Deixo aqui uma questão/provocação:

    Sendo público que António Oliveira é um opositor de PdC e do próprio irmão, e tendo tempo de antena semanal na SIC, será que a estação de Carnaxide vai apostar neste cavalo em futuras eleições do FCP, pós Pinto da Costa, a exemplo do que fizera com Vale e Azevedo?

    • Diogo T.
      Posted Fevereiro 26, 2014 at 3:26 pm

      Convém esclarecer o António Oliveira nunca foi opositor do Pinto da Costa. Aliás sempre disse enquanto o seu Presidente, como ele faz questão de dizer sempre que fala do Pinto da Costa, la tiver, nunca ninguém deve sequer pôr-lo em questão.
      Agora após Pinto da Costa acredito que seja um potencial interessado nem que seja por ser o maior accionista privado da SAD.

  • Bai
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 12:00 pm

    Facebook / Twitter ««« Não existiam há 10anos, nem o fácil acesso à internet…

  • Peixoto
    Posted Fevereiro 26, 2014 at 5:14 pm

    O PdC está a deixar esmorecer a sua presença na estrutura do clube ao tentar "passar o testemunho" a outras, isto pode ser uma consequência directa disso.

    Acho que é altura de se tomarem duas decisões: ou PdC volta à importância que tinha antes na estrutura e estagna a renovação da mesma, ou, passa o testemunho de vez e se afasta definitivamente do clube, no próximo ano, permitindo que os sucessores já pudessem exercer autoridade própria.

    Cumps

Deixa um comentário