Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Renato Sanches no melhor XI da época na Ligue 1

Um dos principais prejudicados por esta paragem e adiamento do Europeu. 

O L’Équipe, com base nas notas que foi atribuindo ao longo das jornadas, nomeou o melhor XI da Ligue 1 até ao momento, com destaque para a presença de Renato Sanches. O internacional português, do Lille, tem a companhia de Rajkovic (Reims), Simakan (Strasbourg), Abdelhamid (Reims), Gabriel (Lille), Kamara (Reims), Verratti (PSG), Di María (PSG), Neymar (PSG), Mbappé (PSG) e Ben Yedder (Mónaco).

46 Comentários

  • Nazgul
    Posted Abril 13, 2020 at 12:34 pm

    Sempre achei que devíamos ter ido buscar o Renato em vez do weigl assim como o gaitan em vez do dyego sousa para jogar a 10!
    As capacidades físicas do Renato juntamente com o Gabriel ou tarabat acho que teria sido excelente!

    • António Tonga
      Posted Abril 13, 2020 at 8:02 pm

      Concordo, mas o Weigl quando veio, já o Renato estava no Lille dentro do Verão…
      Julgo que uma política de resgatar jogadores identificados com o clube, e com qualidade para serem mais-valia, daria muito mais dimensão à nossa equipa, que ela bem precisa, infelizmente os iluminados descartam categoricamente essa opção, para quê ter Gaitán, quando andamos a jogar na Champions com o mágico Caio Lucas.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 13, 2020 at 8:08 pm

      O Renato era incomportável financeiramente. Nunca viria para o Benfica ganhar menos do que o que vinha ganhando no Bayern e sendo assim nao faz sentido pensar em recomprá-lo sendo na altura um jogador num momento da carreira onde estava para se perceber se sequer daria jogador de top. Vir ganhar balúrdios para não ser top não faria sentido. Um empréstimo sim, poderia fazer mais sentido, com o Bayern a pagar os salários.

  • Joao Silvino
    Posted Abril 13, 2020 at 12:58 pm

    Há algum francês nesta lista?

    • Goncalo Silva
      Posted Abril 13, 2020 at 1:32 pm

      Pelo menos Ben Yedder e Mbappé são.

      • Joao Silvino
        Posted Abril 13, 2020 at 2:23 pm

        O Mbappé não tem uma gota de sangue francês e o Yedder é tunisino. É extramemente preocupante ver estas listas sem um único francês étnico. É uma questão de tempo até acontecer a mesma coisa em Portugal.

        Numa altura em que há quotas raciais em discussão para quase tudo, para quando no futebol?

        • Chico
          Posted Abril 13, 2020 at 2:30 pm

          Ainda bem que não existem quotas para burrice, porque se existissem o João Silvino tinha lugar onde quisesse.

          • DNowitzki
            Posted Abril 13, 2020 at 2:42 pm

            Kkkk

            Já me fizeste rir!

          • isac
            Posted Abril 13, 2020 at 3:44 pm

            Epa, alguém dê uma taça ao Chico pfv.

            João Silvino, afinal conhece tão bem a árvore genealógica dos jogadores e não sabe se há franceses na equipa?

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Abril 13, 2020 at 4:22 pm

            O João Silvino estava a ser provocatório, mas a provocação é por vezes boa para um debate.

            Sinceramente, acho que ele tocou na ferida. Se já se pedem cotas para determinadas minorias (em sectores nos quais eles não tenham muita (?) representação), porque motivo também não se podem pedir cotas para “brancos”?

            Acho que era aqui que o João estava a querer chegar. Mas todos nós sabemos que isso nunca acontecerá, porque vivemos tempos de uma hipocrisia profunda. Exemplo disso têm sido os mais recentes episódios da saga MeToo. Biden, por ser democrata, já não é culpado à partida só porque uma mulher o acusou.
            Era expectável.

            • Kafka
              Posted Abril 13, 2020 at 7:52 pm

              O movimento MeToo ou qualquer movimento feminista é da maior hipocrisia que existe, porque as feministas não querem igualdade, querem superioridade, basta ver que NÃO HÁ nenhum movimento feminista a defender igualdade de número de Homens e Mulheres a trabalharem nas obras, a trabalharem na industria do aço ou de soldados a irem para a guerra, ou seja, esses movimentos feministas apenas querem igualdade de género em bons empregos, isto é hipócrita e demonstra que não querem igualdade querem sim superioridade

              Se fossem movimentos sérios, da mesma forma que defendem igualdade entre Homens e Mulheres para um emprego sentado a uma secretária também defendiam quotas iguais de Homens e Mulheres para irem morrer para as guerras ou para estarem a acartar baldes de massa

              Mas adiante, a hipocrisia de seja qual for o movimento não invalida que o comentário do Silvino não tenha ponta por onde se pegue, porque seja em que profissão fôr devem ser escolhidos os MELHORES disponiveis (e o Mbappe é um cidadão Francês nascido e criado em França) independentemente da cor da pele que tenha

              Da mesma forma que numa guerra como é óbvio não se levam mulheres e levam-se sim os soldados Homens, porque obviamente estão mais preparados do ponto de vista atlético e biológico para estarem num campo de batalha e isto nada tem de machismo, é pura ciência

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Abril 13, 2020 at 8:44 pm

                Discordo quando dizes que o comentário dele não tem ponta de sentido. Ai tem tem! Nem que seja para mostrar o quão ridículo é pedir cotas em função da cor/etnia para o quer que seja.

                • Rev7
                  Posted Abril 14, 2020 at 2:38 pm

                  Comentário não tem quando fala em coisas como não são franceses nem têm sangue francês. Isso é que não tem ponta por onde se lhe pegue, historinha da carochinha sem sentido nenhum. Tu ficaste na parte das cotas.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Abril 13, 2020 at 8:19 pm

              Subscrevo.

        • Flavio Trindade
          Posted Abril 13, 2020 at 2:39 pm

          O Mbappe nasceu em França assim como o Ben Yedder, aliás ambos nasceram nos arredores de Paris.

          A não ser que Paris agora seja na Tunísia, este é só um dos comentários mais ridículos que me lembro de ler no VM

        • Dedé
          Posted Abril 13, 2020 at 2:53 pm

          Mas estou a ler bem??!!
          Estamos em 2020 e ainda há gente com coragem para ter comentários deste género?? Só posso estar a delirar com o isolamento social….

          “quotas racias para quase tudo”? Mas que “quase tudo” é que o sr. leitor (que desde já apresenta um certo grau de ignorância e estupidez) se refere? Deve viver numa realidade paralela aos demais, só pode!

          Eu sou de outra raça originalmente não europeia, trabalho numa instituição muito conservadora, mas que em momento algum me retirou quaisquer direitos, que outros também têm, devido a “quotas raciais”.

          Sinceramente não sei qual é o seu objetivo com este conjunto de palavras, que pretendia que resultasse num comentário, mas das duas uma:

          – Ou está a tentar dar a clássica bicada ao atual campeão do mundo por ter uma seleção repleta de descendentes de ex-colónias francesas (mas aqui não se esqueça que o mesmo acontece com o atual campeão europeu e, no geral, com muitas seleções europeias);

          – Ou simplesmente está à procura de atenção neste blog, devido à sua fragilizada condição emocial, degradada pelo covid19, através do incentivo à discriminação e à desigualdade de oportunidades por étnia (assuntos muito perigosos).

          Mas, no entanto, se por acaso acredita mesmo naquilo que escreveu, tenho pena que o vírus não leve as pessoas certas

          • DM
            Posted Abril 13, 2020 at 11:26 pm

            A verdade é que as quotas são pedidas por várias pessoas em diversas áreas. E sim, as quotas são estúpidas, a meritocracia tem de reinar

        • MV
          Posted Abril 13, 2020 at 3:04 pm

          Comentário deplorável

        • Lourenco Vaz
          Posted Abril 13, 2020 at 4:18 pm

          Sim, onde anda o verdadeiro francês na selecção? raios partam a emigração! Queremos franceses como dantes, cabelo curto, moreno, bigode e tez branca, queremos Zidane, Thuram, Vieira e Henry de volta!

        • Aurinegro
          Posted Abril 13, 2020 at 4:53 pm

          Comentário deplorável.

          O que é um “francês étnico”? Ridiculo!

        • Fernando
          Posted Abril 13, 2020 at 6:03 pm

          No fundo, porque não é “branco”? Impressionante… :(

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Abril 13, 2020 at 6:10 pm

          Percebi exactamente onde querias chegar e dou-te os parabéns pela ironia. A propósito, há tempos perguntei a algumas feministas se TAMBÉM estavam a favor de cotas para homens em sectores nos quais já se começa a estar bem longe da paridade (exemplo: magistratura).

          Como não nasci ontem, não fiquei admirado quando disseram que não. Elas bem tentaram arranjar argumentação lógica para sustentar a sua incoerência mas… não conseguiram. A certa altura bem tentaram a típica lógica do “como tens a ousadia de não apoiar as mulheres, Bla bla…”

          Em suma… Esquece: muitas das pessoas que fazem parte desses movimentos quer simplesmente poder. Não quer uma sociedade “justa” nem “igualitária”. Quer simplesmente “poder”.

        • Jay-Jay Okocha
          Posted Abril 13, 2020 at 8:06 pm

          És patético, mas tens sorte, provalvelmente não sabes disso.

        • Rev7
          Posted Abril 14, 2020 at 2:35 pm

          Esta na altura de perceberes a história dos países. E perceberás que não existe coisas como “francês étnico” ou “gota de sangue francês”, o sangue é vermelho e igual para todos. Ser francês é ter uma nacionalidade, unidos numa sub-cultura do mundo ocidental. E no momento em que os países da Europa Ocidental decidiram viajar pelo mundo e colonizar o que lhes apeteceu, só têm hoje de aceitar que as pessoas dessas terras acabem por fazer parte da sua população hoje. Não se pode ter tudo. E se acontecer em Portugal? Que eu saiba sem Éder, não havia Europeu.

    • Af2711
      Posted Abril 13, 2020 at 7:35 pm

      Só não entendo o por quê deste comentário e o que isso interessa para a lista.

  • Lourenco Vaz
    Posted Abril 13, 2020 at 1:17 pm

    Era uma questão de tempo, pode não ser bom o suficiente para o Bayern mas é melhor do que demonstrou nos últimos anos. O futebol francês favorece as suas características, especialmente o 4x4x2 do Lille, seja a médio centro ou a médio direito, onde até gostei mais de o ver (era interessante FS experimenta-lo na seleção nessa posição), as suas lacunas no passe não se tornam tão evidentes e tem mais espaço para arriscar com a sua potência.

    Nos restantes elementos destaco Rajkovic, um dos guarda redes com mais potencial dos últimos anos, parecia perdido em Israel, mas com o seu sucesso na primeira época numa liga de topo, promete atingir o patamar que prometeu aos 17 anos.

    Por último, Gabriel Magalhães promete ser um caso sério, gostava de o ver em Itália para o ano.

    • Mantorras
      Posted Abril 14, 2020 at 2:17 am

      Ele no europeu chegou a jogar aí, pelo menos alguns minutos, saindo J. Mário creio. O Renato na selecção pode fazer várioa lugares, já que tem características muito diferentes da maioria dos nossos médios.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 13, 2020 at 1:55 pm

    Para mim o melhor XI foi Larsounner, Sarr, Djiku, Abdelhamid, Kamara, Cyprien, Renato, Di Maria, Payet, Neymar e Ben Yedder

  • Kacal
    Posted Abril 13, 2020 at 2:32 pm

    É a confirmação do regresso do melhor Renato! E é um prémio bem merecido, fez uma ótima época após um inicio mais apagado, que tenha voltado em definitivo a este nível. O próximo clube que escolher, ainda assim devia ficar mais 1 ano no Lille pelo menos e dar continuidade, terá que ser muito bem pensado e escolhido. De resto, foi um dos grandes prejudicados desta paragem por causa do vírus, perdeu ímpeto, esperemos que volte bem.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 13, 2020 at 3:59 pm

    Olha Verratti e Sanches, uma excelente dupla de médios centro! Pelo menos na teoria tinham tudo para render, pois são extremamente complementares!

    Quanto ao Renato em concreto, que nestes dias ficámos a saber que aparentemente ainda incomoda muita boa gente em Portugal, merece claramente o destaque! Fico contente pelo miúdo, soube corrigir os erros a tempo, teve perseverança e ainda está bem a tempo de construir uma carreira fantástica. É pena não ter tido continuidade neste último terço da temporada, onde estava a ser claramente dos melhores médios portugueses, senão o melhor, com lugar garantido (pelo menos merecido) na convocatória das Quinas para o Euro.

    Espero que continue assim, vai miúdo!

    • T. Pinto13
      Posted Abril 13, 2020 at 6:48 pm

      Que aumentou de forma é verdade mas daí a estar a ser o melhor médio português…

      • Knox_oTal
        Posted Abril 13, 2020 at 7:59 pm

        Nalguns períodos da época terá sido eventualmente, mas obviamente é subjectivo e aberto a debate, até porque Moutinho, Neves e Bruno Fernandes (sobretudo desde que chegou a Inglaterra) estão a ter épocas de bom rendimento.

    • SCP1906
      Posted Abril 13, 2020 at 7:38 pm

      “Senão o melhor” significa que existe sequer a possibilidade de Renato Sanches ter estado a um nível superior a Bruno Fernandes?

      • Knox_oTal
        Posted Abril 13, 2020 at 8:01 pm

        Na primeira metade da época em que o Bruno estava no Sporting, sim é possível que tenha havido momentos em que o Renato tenha apresentado um melhor rendimento… Capiche?

        • BrunoV
          Posted Abril 13, 2020 at 8:23 pm

          Nessa primeira metade é que não esteve mesmo.

          Nessa primeira metade ele estava a ser considerado como um flop por uma revista qualquer francesa

          • Knox_oTal
            Posted Abril 13, 2020 at 8:41 pm

            Em Novembro, Dezembro e Janeiro já esteve a bom nível, sendo que já entrava nos candidatos a melhor do mês da Liga e do clube. Só wishful thinking não chega, factos dão jeito!!!

            • BrunoV
              Posted Abril 13, 2020 at 10:15 pm

              Novembro não conta, por causa de uma semana ou duas, agora o mÊs de Dezembro e Janeiro nisso tens razão, mas nessa mesma altura o BF nessa altura estava a ser considerado o melhor jogador do mês (a par do pizzi) em Dezembro e Janeiro…

              Factos contra argumentos… ficas a desejar um pouco…

              Por outro lado na primeira metade, para mim, o melhor até tem sido o Rubén Neves.

              • Knox_oTal
                Posted Abril 14, 2020 at 1:41 am

                Ok, duas semanas de Novembro não contam?!? Os jogos desse período foram apagados da memória colectiva é isso?

                Quanto ao resto, comparar a concorrência que o Bruno Fernandes tinha em Portugal com a que o Renato tem na Ligue 1 é que é um grande argumento! Só que não… o Bruno a jogar 60/70% do que sabe é sempre elegível para melhor do mês em Portugal actualmente, não há grande novidade aí.

                E mais, não me viste defender que o Bruno estava a jogar mal, simplesmente me parece evidente que esta sua última meia época ficou aquém do que já tinha feito no clube até então. Até porque estava visivelmente algo instável emocionalmente a dada altura. Agora não está em questão a valia e qualidade do Bruno, sou admirador do seu futebol, antes, durante e depois da sua estadia em Alvalade. Depois, fácil, desde que ao United tem se exibido a nível excelente, e já não se pode falar de melhor médio, mas de melhor jogador português! O problema é que foram apenas dois meses.

                Quanto ao Neves, como de certeza já viste, refiro-me a ele e Moutinho numa resposta em cima. Até porque não disse taxativamente que o Renato estava a ser o melhor, é algo que está aberto para debate pois os 4 tiveram, alternadamente, momentos muito bons esta época. E sim, acho que o Renato no final do ano passado apresentava melhor rendimento que o Bruno, pude ver alguns jogos do Lille e foi o que me pareceu.

                Espero que esteja mais claro, ainda que perceba certas precipitações…

                Bem haja

      • Chico
        Posted Abril 14, 2020 at 2:50 am

        São médios tão diferentes que é difícil comparar, mas não me parece descabido. O Renato era o jogador com mais dribles na Ligue 1 e estava a carregar o Lille às costas nos últimos tempos.

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 13, 2020 at 4:21 pm

    Só é prejudicado se não der continuidade. E se não der continuidade é porque foi apenas mais um pico de boa forma e não um reflexo da sua verdadeira qualidade.

  • Af2711
    Posted Abril 13, 2020 at 7:29 pm

    É sempre muito fácil falar em cima do “se”, mas vendo o que o PSG necessitava em anos anteriores e o que Renato ofereceu nestes anos, creio que em 2016 (altura em que foi vendido para o Bayern) ele poderia ter dado um jeitaço àquele meio campo. A Ligue 1 seria sempre um campeonato onde ele teria muitos minutos haja visto que jogadores jovens têm suas oportunidades durante época com alguma frequência.

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Abril 13, 2020 at 8:01 pm

    Renato Sanches saiu da sua zona de conforto onde era protejido e amado como poucos jogadores foram para ir para o clube mais exigente e implacavel que haja, sem falar na concorrencia que lá teve. O grande problema do Renato foi esse. Muitos nunca teriam recuperado, mas o rapaz está entre boas mãos, teve a sorte de estar o Luis Campos como diretor desportivo no Lille, e soube agarrar a oportunidade. Sendo que o Lille é um clube que vive de “trading”, ou seja valoriza ativos para os vender, só espero que o Renato não cometa o erro de sair tão cedo para um tubarão. Está visto que para já não tem estófo psicologico para vingar numa equipa com fortes personalidades no balneario. Gostava de o ver no Lyon dentro de 2 anos, seria uma perfeita transição antes de tentar a sorte num Tubarão.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 14, 2020 at 3:22 am

    A França é um país artificial que se baseia no culto da língua francesa (numa primeira fase imposto, numa segunda adoptado) e não em origem étnica ou racial. Os alsacianos são alemães, os bretões são primos dos do País de Gales, toda a metade sul são catalães colonizados e ainda por la há bascos e holandeses. Nesse sentido, o Mbappé é tão francês como o Sarkozy e ambos tanto como o Voltaire.
    Posto isso, também é verdade que é difícil encontrar alguém na selecção francesa cujos avós fossem franceses. Não se trata de ser um problema, mas também não vejo porque é que não se pode referir isso.

Deixa um comentário