Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Revolução precisa-se

Desde 2011 que o Bayern Munique não caía nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Se juntarmos a isso as dificuldades que os Bávaros têm sentido na Bundesliga, percebemos que algo vai mal num clube que estava habituado a dominar e a competir na Europa até final da temporada. A tendência fácil seria culpar Niko Kovac, mas parece evidente que o croata, apesar de estar a realizar um trabalho pobre na Baviera, não é o único culpado do estado de coisas actual no Bayern. Tendo em conta o recente afastamento de Boateng, Hummels e Müller da Mannschaft por parte de Joachim Löw, bem como a veterania e o número elevado de anos de casa de vários elementos do plantel, é facilmente perceptível que é necessária uma renovação, ou mesmo revolução, no elenco.

Começando pela baliza, Neuer já viveu tempos melhores, mas assumindo que continua a ser o n.º 1, é claro que não tem uma alternativa. Uma lesão do guardião titular deixa o Bayern descalço nesta posição, na medida em que Ulreich não dá garantias como demonstrou na Liga dos Campeões da época passada. Por outro lado, há muito tempo que a defensiva bávara sente dificuldades no controlo da profundidade. Com o avançar da idade, Boateng e Hummels vão acumulando lesões e as suas limitações ao nível da locomoção são cada vez mais notórias, parecendo até, de certa forma, acomodados à situação, tal é a sua desconcentração e displicência em vários momentos do jogo. O primeiro tem perdido inclusivamente espaço para Süle, um central da mesma linhagem e que tem igualmente dificuldade perante avançados que procurem sucessivas bolas nas costas da defesa. Nesse sentido, não surpreende que o Bayern já tenha fechado Pavard, um elemento que pode actuar a central e a lateral direito, e que esteja muito interessado na aquisição de Lucas Hernández, que poderá ser o reforço mais caro da história do clube. Quanto às laterais, Kimmich não tem alternativa (Rafinha já não tem andamento, mas a sua saída já está definida, sendo que Pavard deverá colmatar este problema) e Alaba está a anos luz do que já mostrou. Bernat saiu no último defeso, pelo que a compra de um lateral esquerdo é necessária.

Avançando no terreno, Javi Martínez parece estar de volta à sua melhor forma, mas tem 30 anos e um historial clínico complicado. Também Thiago sofre do mesmo mal, além do seu rendimento também ter quebrado, ao passo que James Rodríguez não teve o impacto que se esperava. Há ainda Renato Sanches, que continua a ser uma aposta inconsistente, Tolisso, que sofreu uma lesão grave esta época, e Goretzka, que chegou do Schalke 04 a custo zero e parece ser o único nome intocável no miolo para os próximos anos. Assim, é muito provável que cheguem dois médios no próximo Verão.

Por fim, o ataque, que será a questão mais problemática. Não faz sentido um clube da dimensão do Bayern depender apenas de Lewandowski na dianteira. É preciso uma alternativa ao polaco, até porque Müller parece já ter passado o período áureo da sua carreira e tem actuado mais nas costas do ponta de lança. Por outro lado, Robben e Ribéry estão de saída, e as alternativas Gnabry e Coman não apresentam a consistência dos dois veteranos. A aquisição de dois extremos é, por isso, fundamental se o clube quiser voltar a discutir a Champions.

Na verdade, o Bayern é conhecido por ter uma gestão criteriosa e não entrar em grandes aventuras num mercado absolutamente inflacionado, mas, para atingir o sucesso, o clube alemão terá de se adaptar ao novo perfil do futebol internacional e abrir os cordões à bolsa, de modo a dotar o plantel de maior qualidade, juventude e profundidade. É certo que Kovac poderá abandonar a Baviera no final da época, mas mudar de treinador não será suficiente.

Rodrigo Ferreira

29 Comentários

  • Visão de Mercado
    Posted Março 26, 2019 at 12:12 pm

    Link para quem pretende enviar textos – https://blogvisaodemercado.pt/2019/02/visao-do-leitor-5/

  • nomenome
    Posted Março 26, 2019 at 12:16 pm

    ja o ano passado andaram assim, foram buscar o Jupp já velhote e arrancaram para séries de vitorias incriveis. É claro que precisam de algum rejuvenescimento, e tiveram bastantes apostas falhadas, com Renato à cabeça, mas com outro treinador a coisa ainda andava.

  • bruno88
    Posted Março 26, 2019 at 12:28 pm

    Sem dúvida.
    Onde vai o Bayern que eu há uns anos tanto seguia e admirava, altura de Effenberg, Klinsmann.. Tantos outros de tamanha qualidade, incompreensivelmente, dado o poderio financeiro que o clube da baviera têm (até em momentos de grande crise no Dortmund, foi o Bayern que emprestou o dinheiro para eles se reestruturarem), não consegue há muitos anos “combater” na Champions, isto não é problema de treinador, mas sim de gestão (presidência), o que torna tudo isto um pouco embaraçador.
    Este plantel atual e até os dos últimos 4 anos, sempre considerei um plantel desequilibrado em vários setores, como do 8 ao 80, falta ali mão naquele clube capaz de o voltar a “erguer” a novas ambições/voos.
    Olhando para este atual, facilmente identificamos que precisam de no mínimo, no mercado de verão comprar 6/7 jogadores para o 11, mas não acredito que o vão fazer, isto porque a política que temos visto ultimamente é de investimentos controlados, sem loucuras, o que é pêna, porque tenho saudades de os ver a jogar finais de Champions.
    Abraço

  • JoaoMiguel96
    Posted Março 26, 2019 at 12:49 pm

    Parece-me que a qualidade continua lá. O problema é mesmo a falta de estímulos superiores no campeonato é que, por consequência, leva a uma descida de nível no futebol do Bayern, tanto individual como colectivamente.

    Ninguém pode andar a limpar campeonatos atrás de campeonato sem se esforçar minimamente. Claro que depois perdem andamento para a Champions, é como o PSG. Tivessem outras equipas mais qualidade e estabilidade e o desafio seria muito maior para os bávaros. Era importante ver um Dortmund a voltar a incomodar o Bayern (como esta época tem feito). Era bom que o Leverkusen finalmente contratasse um treinador decente e tivesse um plantel com mais opções (especialmente de banco). E depois também há que tentar ver se o Leipzig, o Gladbach e o Hoffenheim conseguem subir ainda mais o nível. Só assim o Bayern poderá voltar a ser dos principais pretendentes da Champions.
    Parece um contrasenso, mas há que subir a competitivo pelo título para que o Bayern aumente os seus níveis. O mesmo serve para o PSG.

    Quanto ao plantel, claro que há mexidas a fazer, sem dúvida. Tal como o Rodrigo disse, GR, dois laterais, 2 extremos e um avançado seriam o indicado. Alguém como Baumman, Grimaldo, Lázaro, Thauvin (ou Pépé), Draxler e Ben Yedder.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 26, 2019 at 12:50 pm

    Existe um rumor de que o Bayern vai tentar o Gedson Fernandes por 25M incluindo o Renato Sanches por um ano de empréstimo.

    Mas parece não ter muito fundamento.

    Uma coisa é certa, o próximo Verão vai ser absurdo em termos de transferências. Praticamente todos os grandes clubes estão a precisar de retoques, sendo que Real Madrid, Barcelona, Man United, PSG, Bayern, os grandes de Milão, Mónaco, etc vão investir fortemente. Ainda para mais com o Chelsea impedido de contratar, vai certamente investir forte para evitar que as suas estrelas saiam.

    o Ajax já se sabe que vai ficar todo depenado, mas certamente vai ser uma caça aos ”next big things”.

    • Bruno Cunha
      Posted Março 26, 2019 at 1:23 pm

      Essa primeira troca fazia 0 sentido. O gedson é muito inferior a Renato…

      • Fabio Mendes
        Posted Março 26, 2019 at 3:21 pm

        Muito inferior?

        Discordo.

        O Renato está a um patamar acima mas também é mais velho que o Gedson 2 anos.

        É deixar o Gedson evoluir, seja a medio interior direito, seja mais no centro.

    • AngeloGJ
      Posted Março 26, 2019 at 3:11 pm

      Acho que o Fair Play vai cortar as pernas a muitos clubes, nem todos sao o PSG que recebem dinheiro dos arabes, a nao ser que esses mesmos clubes vendam os seus excendentarios (alguns ate nem excendentarios verdadeiramente teem) prevejo que vai ser um verao de muitos rumores mas de pouca accao pratica, mas tens razao quase todos os clubes precisam de retoques

  • Francisco Ramos
    Posted Março 26, 2019 at 12:53 pm

    Penso que será necessária uma renovação, misturada com um bocadinho de revolução. É preciso uma alternativa a Neuer, mas eu apostava num veterano, ao estilo de Reina, e preparar a sucessão com uma jovem promessa emprestada por 2 anos. Na defesa, Kimmich e Pavard (que pode jogar a central), Sule, deixava Hummels, e contratava Tah ou Guinter, Alaba e Jonas Hector. Javi Martinez, Tolisso, Thiago, Gorezta e contratava Eggestein. James, Coman, Gnabry e contratava Brandt. Deixava Muller e Lewa e Jovic. E penso que a tática de futuro seria o 4-2-3-1.
    Referi apenas contratações alemãs porque tem sido esta a política do clube nos últimos tempos, enfraquecer os rivais.

  • André Dias
    Posted Março 26, 2019 at 1:11 pm

    Acho que esta época do Bayern se deve a vários factores.
    – O treinador. Embora Kovac tenha qualidade, treinar um clube depois de Guardiola e Ancelotti não é tarefa fácil. Não sei como é a relação dele com os jogadores mas duvido que tenha a mesma autoridade que os seus antecessores tinham. Isto porque é um plantel com um palmarés recheado, incluindo vários jogadores com um Mundial na bagagem, orientado por um treinador relativamente jovem com apenas 2 títulos no currículo.

    – A idade das peças chave da última década. São 9 jogadores com 30 anos ou mais e todos eles foram fundamentais para o domínio que o Bayern estabeleceu internamente. A renovação está a ser feita, como se pode constatar pelas contratações de Tolisso, Süle, Goretzka, Renato, Coman, Gnabry ou Alphonso Davies, mas não basta contratar jovens, é preciso dar-lhes tempo para confirmarem o seu potencial e (talvez) atingirem o patamar de Robben ou Ribery.

    – A profundidade do plantel. O 11 titular é de classe mundial mas quando as lesões surgem há posições que não têm um substituto à altura. Diga-se também que não é fácil convencer, por exemplo, um PL de qualidade a ir para o Bayern sabendo que vai ser suplente de Lewandowski. É o mesmo problema que o Barça tem, quem quer ser suplente de Suaréz?

    Renovação sim, revolução parece-me exagerado. O Bayern sempre fez as coisas bem feitas. Ter algumas épocas abaixo do esperado acaba por ser natural quando se está tanto tempo a ganhar, é o típico intervalo entre ciclos vitoriosos. Não acho que seja necessário entrar em loucuras já que é um clube que gosta de contratar internamente e na Bundesliga tem-se resistido à inflação do mercado e às loucuras praticadas noutras ligas.

    Excelente texto, Rodrigo.

    • Francisco Ramos
      Posted Março 26, 2019 at 1:29 pm

      Penso que o termo revolução seria nos pesos pesados que sairiam e não na sua quantidade. De resto, concordo plenamente. Uma ideia para Neuer e Lewa é contratar um veterano e uma jovem promessa. O veterano dá descando ao titular (estilo Gomez ou Reina) e o jovem é emprestado 2 anos onde pode atingir todo o seu potencial.

      • André Dias
        Posted Março 26, 2019 at 5:59 pm

        A contratação de um veterano teoricamente seria uma solução mas na prática nem sempre funciona. Lembro-me de Olic que chegou a “custo zero” em 2009 para ser suplente e acabou por ser bastante útil mas por outro lado temos o exemplo mais recente de Wagner que não correu bem. Em relação a contratar jovens para emprestar até se tornarem mais valias estou de acordo mas acho que uma venda com clausula de recompra seria mais benéfica para os clubes que recebem esses jovens.

  • Kacal
    Posted Março 26, 2019 at 1:30 pm

    É preciso mais renovação que revolução, o Bayern tem uma boa base e só precisa de mandar uns embora e trazer outros, renovar um pouco o elenco e acrescentar juventude à veterania. Seja como for, como já disseram tendo estímulos competitivos baixos, basta ver que esta época mesmo sendo das piores dos últimos anos, bastou melhorarem mais um pouco e já estão em 1º lugar, não há concorrência. É preciso melhorar essa situação.

    Sobre o plantel, penso que o base seria a seguinte:

    Neuer
    Hummels / Sule
    Kimmich
    Alaba
    Javi Martinez
    Tolisso / Goretzka / Thiago Alcântara
    James
    Coman / Gnabry
    Lewandowski / Muller

    O resto sairia por fim de contrato, venda e empréstimo. No caso do empréstimo seria o Alphonso Davies e outros jovens.

    Em termos de reforços: Na defesa contratava Tah, Pavard e Hector (ou Schulz). No meio-campo aproveitar a situação do Rabiot e também contratar Havertz caso queiram 2 médios (Eggestein como outra opção). Nas alas Brandt e Bailey, por exemplo. No ataque, Jovic.

    • Francisco Ramos
      Posted Março 26, 2019 at 2:45 pm

      Tah, Hector, Eggestein, Brandt e Jovic foram as minhas escolhas. E a saídas foram exactamente as mesmas. Com tantas discussões saudáveis andamos a ver o mesmo futebol! Haha

      • Kacal
        Posted Março 26, 2019 at 4:32 pm

        É verdade Francisco, eheh. Ainda bem que assim é! Acrescentaria só Trapp como alternativa ao Neuer e opções como Thauvin e Werner como outras soluções.

        • Francisco Ramos
          Posted Março 26, 2019 at 5:10 pm

          Penso que a substituição de Neuer devia ser feita de outra forma. (E também a de Lewa). Seria comprar um sub-21, emprestar durante 2 anos, para ser titular absoluto num clube e voltar para pegar de estaca. Um pouco como o Chelsea fez na altura com Courtois. Ou usar os moldes do Real, vender com poder de recompra (Carvajal, Vallejo, Llorent, Morata, etc.).

          • Kacal
            Posted Março 26, 2019 at 5:57 pm

            Talvez, mas tanto Neuer como Lewandowski ainda têm uns anos pela frente e esses jovens não podem andar de empréstimo em empréstimo, é preferível contratar um jogador que fique 1-2 anos na “sombra” e depois assuma a titularidade, a meu ver. Ou então contratar o jogador e deixa-lo no clube em que está mais 1 ano emprestado. Ah e o Bayern penso que já assegurou o Jann-Fiete Arp do Hamburgo.

  • Kostadinov
    Posted Março 26, 2019 at 1:32 pm

    Mais do que previsível esta queda do Bayern a nível internacional este ano,. Nem o Kovac mostrou ainda que é o homem ideal para liderar a equipa, nem o plantel foi bem remodelado para esta época. Chocante teria sido se tivessem chegado às fases finais da Champions.

  • Santander
    Posted Março 26, 2019 at 1:44 pm

    Cheira me a um mercado histórico para Porto Benfica e Ajax.. Neste momento fala se em revolução no Bayern, Real e PSG sendo que o próprio atlético ira sofrer profundas alterações no setor defensivo.. Não ignorando todas as outras equipas com dinheiro que irão reforçar se com toda a certeza (todas as inglesas, os de Milão, Roma, Marselha, Valência, Dortmund, etc…)

    • AngeloGJ
      Posted Março 26, 2019 at 3:42 pm

      Com isso estas a dizer que esses clubes(os tubaroes) vao reforcar-se nos grandes?

      Se for isso, acho que os grandes nunca tiveram tao pouco para oferecer como agora, no FCP apenas o Telles, Danilo (dependendo da equipa) e Militao teem capacidades para jogar num tubarao, todos os outros apenas em equipas endinheiras como (Marselha, Valencia, Inter e por ai fora), no Benfica apesar do potencial de varios elementos nenhum jogador esta preparado para ser ja uma opcao viavel para um tubarao(seriam sempre apostas de futuro), portanto capas de jornais acredito que vao haver muitas (o jornalismo portugues é assim, gosta de inventar e imaginar) agora saidas concretas pelo menos para clubes de TOP (tubaroes) penso que vao haver poucas, no FCP so vejo o Alex Telles (Atletico de Madrid), no Benfica talvez o Grimaldo (talvez) e Ruben Dias (duvido muito, ainda esta verde), depois para clubes medios tipo Roma, Marselha, Valencia ai sim acredito que possa haver um grande exodo (e ate faz juz a qualidade dos jogadores, ja que sao medianos), mas uma vez mais como a qualidade por ca esta fraquita(como nunca antes visto) duvido que os grandes tirem grandes dividendos do comercio que se vai fazer na Europa no verao das transferencias, penso que vao ter que se contentar em vender 2 ou 3 jogadores por 20M + 1 super venda, mas recorde (mercado historico)? Nao acho

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 26, 2019 at 2:05 pm

    Vai mesmo ter de abrir os cordões à bolsa o Bayern.

    O problema é que deixaram muitas questões para resolver só num mercado, por isso e tendo em conta a política deles, acho que vão deixar o trabalho a meio pois não haverá milhões para tudo.

  • PauloDybala1O
    Posted Março 26, 2019 at 2:49 pm

    GK: Neuer, Ospina
    DD: Kimmich, Pavard
    DC: Hummels, Boateng, Sule e Lukas Mai (sendo Pavard e Javi M. opções para esta posição)
    DE: Alaba, Alex Telles
    MDC: Javi M., Julian Weigl
    MC: Alcântara, Tolisso, Goreztka, Rabiot e Khedira
    MD: , Gnabry, Alphonso Davies, Suso
    ME: Coman, Flo Thauvin
    MCO/SA: Muller, James Rodriguez, Thorgan Hazard
    PL: (Aposto numa saida de Lewandowski) Icardi e Timo Werner.

    Um plantel com opções e com qualidade para limpar a Bundes, fácil e dar luta na UCL.

  • AngeloGJ
    Posted Março 26, 2019 at 3:06 pm

    Tambem ja tinha notado que este Bayern precisa de sangue novo, e vou mesmo mais longe ao afirmar que nao os vejo a dominar o futebol alemao com tanta facilidade como fizeram nos ultimos anos e a nivel europeu tambem devem cair, penso que sobram 2 opcoes para os bavaros, ou apostam no futuro (jogadores com potencial mas ja prontos para o alto nivel) ou largam os cordoes a bolsa e vao buscar ja jogadores feitos, MAS, neste momento ha muito menos qualidade a nivel internacional do que alguns tempos atras (quase todos os grandes jogadores ja estao em clubes top 3 dos BIG 4), o mercado atual exige disponibilidade para gastar MILHOES (que eles teem sim mas que nunca foram de gastar tanto) para se ter uma equipa dominadora e os adversarios directos dos alemaes conseguiram criar modelos de gestao que em termos praticos sao eficazes, parece-me que o Bayern dormiu a sombra da bananeira e que podera viver uma travessia no deserto pelos proximos 2 a 4 anos.

    E brincando um pouco aos planteis eu neste Bayern fazia assim:

    GR: Neuer, KEVIN TRAPP e Ulreich
    LD: Kimmich e Pavard
    LE: Alaba e DJIBRIL SIDIBÉ/RAPHAEL GUEREIRO
    DC: Hummels, Boateng, Sule e TAKEHIRO TOMIYASU
    Medios: Javi Martinez, RABIOT, Thiago, Goretzka e Tolisso
    Extremos: Coman, Gnabry, THAUVIN e JULIAN BRANDT
    Avancados: Lewandowski, Muller e TIMO WERNER

    • Tiago Silva
      Posted Março 26, 2019 at 8:30 pm

      Gostei do teu plantel o meu seria algo parecido. Talvez apenas mais um médio para dar maior profundidade. Podes só falar um pouco do Tomiyasu, não o conheço, não sei se é bom.

      • AngeloGJ
        Posted Março 27, 2019 at 11:15 am

        Um medio que poderia ser importante no Bayern é o Oscar (que jogou no Chelsea e esta na China), seria relativamente “barato” e poderia ter o mesmo impacto que o Witsel esta a ter no Dortmund.

        Em relacao ao Tomiyasu, é um central japones, joga na Belgica, eu gosto de chama-lo de o Militao japones, é muito parecido com o Militao, rapido, bom tecnicamente, sabe cortar a bola sem ter que fazer faltas desnecessarias, tem alguma qualidade na saida de bola (a semelhanca do Militao), é forte fisicamente e acima de tudo é um jogador MUITO maduro para a idade (penso que tem 20 anos), eu se mandasse como portista iria busca-lo para o FCP para render o Militao, custaria +/- o mesmo que o brasileiro custou e teria o mesmo impacto, porque é que acho que seria uma boa opcao para o Bayern? por causa da sua competencia, maturidade para a idade e do potencial, é aquele jogador que apesar de ter 20 anos pode jogar a titular numa eleminatoria contra o Liverpool sem comprometer…

  • Joao X
    Posted Março 26, 2019 at 3:31 pm

    Vão ter que abrir os cordões à bolsa. Algumas sugestões:
    Pavard e Tah
    Havertz
    Neres e Tadic

Deixa um comentário