Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ricardinho à frente de Xavi, Iniesta, Durant, Nowitzki, Curry ou Modric

Justo? O Futsal tem bastante peso em Espanha o que poderá ter pesado nesta posição (provavelmente um jornal francês, inglês ou norte-americano não estaria tão atento aos feitos do português, que já foi eleito 6 vezes o melhor do Mundo). 

Ricardinho foi eleito o 36.º melhor desportista masculino do século XXI pelo jornal ‘Marca’. O futsalista, internacional português, ficou à frente de figuras como Iniesta (37.º), Ian Thorpe (38.º), Fernando Alonso (46.º), Dirk Nowitzki (47.º), Alejandro Valverde (48.º), Conor McGregor (49.º), Xavi (52.º), Kevin Durant (55.º), Peyton Manning (60.º), Iker Casillas (67.º), Steph Curry (68.º), Mikkel Hansen (85.º) ou Luka Modric (91.º). O jornal espanhol ainda não anunciou o Top 30.

24 Comentários

  • Kafka
    Posted Junho 8, 2020 at 1:06 pm

    Discordo por completo, até porque é preciso frisar que o futsal tem muito menos competitividade que o futebol ou o Basket pois tem muito mais menos praticantes e só está desenvolvido realmente em poucos países…. Mesmo em Portugal que é um dos Países mais desenvolvidos a nível de futsal, só há realmente 2 equipas profissionais e o resto é sem-profissional

    Ora sendo assim, é “mais fácil” ser-se o melhor do Mundo no futsal que por exemplo ser-se o 20° melhor do Mundo no Basket ou ser-se o 50° melhor do Mundo no futebol, porque a quantidade de concorrentes é infinitamente supeiorr no Basket ou no Futsal

    Assim sendo não faz sentido algum Ricardinho estar à frente de Nowitzki, Durant, Xavi, Iniesta ou Modric…

    • Khal Drogo
      Posted Junho 8, 2020 at 11:10 pm

      Tem sentido o que dizes. Concordo.

    • Xyeh
      Posted Junho 9, 2020 at 9:06 am

      Percebo e concordo com o que dizes mas por outro lado também é super complicado conseguires a motivação para ser o melhor num desporto com menos visibilidade, apoios e salários. Uma coisa é treinar todos os dias a pensar que vais ficar bem para a vida, outra coisa é treinares e nem receberes um salário mínimo como aconteceu no começo da carreira do Ricardinho, de certeza que pensou em desistir várias vezes até chegar ao topo. Acho que é sempre complicado fazer estes rankings usando desportos com visibilidades diferentes, o Ronnie O’Sullivan devia estar no top porque também é o melhor de longe no seu desporto.

    • Joao Q.
      Posted Junho 9, 2020 at 9:32 am

      Isso é verdade, mas lá porque a competitividade é menor, não faz dele um pior desportista, que é o âmbito da lista.

      O Ricardinho tem um talento ridículo, é o expoente máximo do futsal mundial.

      Não concordo que deva ser desvalorizado só porque o desporto dele não tem tanta expressão, o valor intrínseco está lá.

    • Gunnerz
      Posted Junho 9, 2020 at 9:32 am

      Totalmente de acordo. Gosto muito de Futsal, fui praticante e actualmente quando digo q vou jogar futebol na realidade é Futsal pq é claro num pavilhão e 5×5. Mas meter um atleta de Futsal numa lista com estes nomes, destes desportos onde há muito mais participantes e que exigem muito mais esforço é ridículo. Na realidade ngm quer realmente saber de Futsal, talvez a França mude 1 pouco agora com Ricardinho mas de resto é os países q sabemos.

      • M'difh
        Posted Junho 9, 2020 at 12:38 pm

        Poucos desportos exigem mais esforço físico que o Futsal. O que tu jogas com os teus amigos é Futsal no campo e nas regras mas na forma jogada poucos o sabem mesmo fazer. Fui praticante federado e universitário mas quando jogo com os meus amigos, 90% só sabe jogar bola para a frente e não têm pulmão para jogar 5 minutos seguidos. Concordo quando dizem que a qualidade geral no Futsal ainda está a alguns patamares de outros desportos, mas existem poucas modalidades tão exigentes tecnicamente, tacticamente e fisicamente como o Futsal. Ou és bom nas 3 ou então não serves para o Futsal. Para mim Ricardinho não era tão mágico como Falcão mas como jogador em si era muito mais completo, porque sabe fazer tudo e bem. Existem 4 jogadores que se podem aclamar como os melhores de sempre: Eremenko, Manoel Tobias, Falcão e Ricardinho.

        E pela primeira vez o trono do Futsal vai ficar vazio, porque actualmente não existe ninguém com o carisma dos anteriores para assumir. Fazia falta outro super craque neste desporto para o catapultar para outros vôos.

  • MuchoG
    Posted Junho 8, 2020 at 1:23 pm

    Olhando mais na diagonal e tendo atenção apenas aos jogadores da NBA, é uma lista muita fraca.

    Luka Doncic a 100º quando vai apenas a meio da sua segunda época na NBA é ridículo e descredibiliza logo a lista. Obviamente está nesta lista porque jogou no Real Madrid.

    Tony Parker, Ginobili e Gasol foram excelentes jogadores mas já só faltam 30 e só temos eles mais Curry, Durant, Dirk e Shaq, assumindo que LeBron, Kobe e Tim Duncan estão no top 30 temos N jogadores superiores aos 3 primeiros que mencionei antes que não vão estar nesta lista. Só assim rápido penso em Garnett, Wade, Nash, Kidd e Chris Paul. Ah e tanto Curry como Durant deviam estar à frente de Dirk.

    Na minha cabeça um top 10 tem de ter LeBron James, Ronaldo, Messi, Phelps, Bolt, Tom Brady e Mayweather (não nesta ordem), veremos se a Marca não mete o Sérgio Ramos.

    De qualquer das maneiras parabéns ao Ricardinho pelo reconhecimento e por estar tão alto numa lista destas.

    • Deco10
      Posted Junho 8, 2020 at 7:50 pm

      Curry à frente de Dirk ainda aceito, mudou o jogo e foi a grande figura de uma das dinastias mais fortes da NBA, agora Durant? Durant não fez nada de especial na sua carreira. É um excelente jogador, e dos melhores scorers da Liga, se não mesmo o melhor, mas os anéis que tem são anéis praticamente oferecidos.

      Dirk marcou a NBA, fez a campanha mais espetacular deste século e ainda nos deixa a sua impressão digital do fadeway. Aquela campanha do Dirk e dos Mavs vale muito mais que qualquer anel do Durant até ao momento.

      • Filipe22
        Posted Junho 8, 2020 at 10:58 pm

        E o Spencer Dinwiddie ainda teve a lata de desrespeitar o Dirk, ao dizer que a 80%, o Durant é Dirk Nowitzki.

    • Pipo
      Posted Junho 9, 2020 at 9:02 am

      Desses 7 que disseste que tinham que estar no top 10, junto mais 4 ( sim eu sei, não cabem todos no top 10 eheh ) :
      -Federer
      -Nadal
      -Tiger Woods
      -Djokovic

  • El Pipito
    Posted Junho 8, 2020 at 1:28 pm

    Daquilo que vi do futsal, é de longe o melhor jogador de todos.

  • Miguel SADSC
    Posted Junho 8, 2020 at 1:55 pm

    Curry em 68 é de rir porque mudou completamente o jogo e fez parte de uma das melhores equipas da história da NBA. Achar 68 desportistas e colocar Dirk e Casillas a frente é de rir.

    • Tiago Silva
      Posted Junho 8, 2020 at 3:05 pm

      Concordo, o Curry é tão desvalorizado. Mudou o jogo e liderou uma das melhores equipas e mais dominadoras de sempre. O Dirk é uma lenda, mas o Curry é muito maior.

  • Richrad
    Posted Junho 8, 2020 at 6:33 pm

    Ficar à frente de Alonso, Valverde… na minha opinião, modalidades com o dobro da história do futsal e impacto, para mais as figuras máximas das repetitivas em Espanha.
    São rankings… é claro de louvar tal impacto do mágico Ricardinho mas como amante do desporto, considero existirem algumas descendências nos lugares atribuídos.
    Para não falar da modalidade máxima do desporto… o futebol em que o mesmo fica “só” à frente do trio mediático de todas as conquistas do século espanhol: Xavi, Casillas e Iniesta.
    Vou ficar curioso de saber em que lugar ficará a titulo de exemplo, Paul Gasol, Sérgio Ramos, Alberto Contador e Carlos Sainz.

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 8, 2020 at 8:50 pm

    Concordo que se deva à influência do futsal em Espanha, mas se queremos dar mais destaque ás modalidades temos de destacar todos os seus símbolos. Segundo o que percebi esta eleição restringe-se ao século XXI, mas seria muito giro fazer-se uma eleição do desporto no geral. Aí, o justo seria fazer uma primeira selecção dos 5 melhores de sempre de cada desporto e depois eleger o melhor desportista de sempre, no que seria sempre uma eleição polémica, porque os factores para dizer quem foi o maior desportista de sempre gerariam sempre divisões.
    Agora o Ricardinho é um dos melhores futsalistas de sempre, proporcionalmente para o futsal é mais que Xavi para o futebol, que tendo sido dos melhores de sempre na sua posição, não é do mesmo nível que Maradona, Messi por exemplo, ao passo é que Ricardinho é um dos top 3 futsalistas de sempre, sendo Falcão o melhor. Sendo assim, acho que deviam fazer eleições por cada desporto e depois eleger os melhores numa fase final.
    Haveira sempre nestas eleições polémicas. Jordan foi melhor que Phelps? Maradona foi melhor que Senna?E claro, modalidades com menos expressão vão perder em factores como carisma e promoção do desporto. Pode-se sempre dizer que Ricardinho, que é uma espécie de Maradona do futsal, não tem o mesmo impacto que atletas como Phelps, Lebron James, mas em última instância o que define um desportista? O que ele é em relação ao seu desporto, a sua mestria no seu desporto, ou o seu impacto mediático? Há uma natação antes de Phelps e depois dele (isto na minha opinião), porque ele popularizou imenso a natação. Isso faz dele maior que Senna, que além de um craque tinha um carisma incrível, nomeadamente com as massas? E Federer perderia para Jordan porque o ténis já era super popular antes dele surgir (fruto do carisma dos jogadores dos anoa 80), logo o Jordan supera Federer porque popularizou o basket fora dos EUA, ao passo que Federer continuou uma tendência que vinha já de décadas antes?
    Penso que as modalidades mais pequenas perderão quase sempre, mas seja como for é uma eleição que talvez devesse ser feita. Contudo, se se tentasse eleger os desportistas mais carismáticos de sempre, aí acho que teríamos disputas memoráveis e muito difíceis de escolher.
    A eleição entre os melhores desportistas do ponto de vista técnico teria que ter em conta vários factores técnicos e tácticos e comparar desportos é em si muito difícil, ainda por cima compararíamos desportistas de eras distintas.
    E depois claro, factores como “ajudar a popularizar um desporto” ou “carisma” só poderiam se aplicar a quem beneficiou da imprensa dar destaque a x desporto para poder ter esse impacto. Jordan, Senna, Maradona ou Muhammad Ali têm imenso carisma e ajudaram a popularizar um desporto, mas se a imprensa não destacasse esses desportos, teriam o mesmo impacto?
    Seria um debate fascinante…

    • Kafka
      Posted Junho 9, 2020 at 9:01 am

      Discordo que Ricardinho é mais que Xavi… Descuras a meu ver um ponto essencial que é a competitividade, pois o número de praticantes de futebol é infinitamente superior e a evolução da modalidade em si também, o futebol tem 100 anos o futsal tem pouco mais de 20 anos

      Para mim é muito mais difícil ser-se o 100° melhor jogador de futebol do Mundo do que ser o melhor jogador de futsal do Mundo

      Que competidores tem o futsal? Tem Espanha, Brasil, 2 equipas profissionais em Portugal e depois uns investimentos ad-hoc na Rússia, Cazaquistão etc…. Já o futebol é quase o Planeta inteiro para competir… Nem há comparação possível….

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 9, 2020 at 10:21 am

        Mas e factores como a mestria individual? O Ricardinho, do ponto de vista técnico é fabuloso, independentemente do valor dos outros. Se isolares o talento individual dele, ele foi um génio no auge, está para o futsal como jogadores como Maradona estiveram para o futebol. Isso não tem que ver com a competitividade, mas com o valor intrínseco do atleta. Por exemplo, hoje o futebol está mas nivelado a nível de equipas mas tem-se a noção que havia mais talento individual nos anos 90. Mesmo que o futsal triplique o numero de praticantes, aquilo que o ricardinho consegue fazer é incrível, ele não foi o melhor porque os outros foram medíocres, ele é um mago, independentemente dos outros em si serem bons ou maus. Se o Maradona fosse teletransportado para os anos 20 deixava de ter mérito só porque aí o futebol estava mais embrionário, mesmo que ele fosse muito à frente do seu tempo?
        A questão chave do Ricardinho é que ele é um génio e seria sempre top em qualquer era. De facto, o caso do Xavi é outro, é aquilo tipo que seria sempre dos melhores da sua geração, mas tendo calhado numa era com grandes médios isso pode colocá-lo abaixo no ranking, não porque ele é fraco mas porque há muitos como ele. Na era de Xavi houve Iniesta, Gerard, Lampard, Pirlo, Modric só para dar alguns nomes. E ainda apanhou nos inícios da carreira o final de Redondo ou Seedorf. Estão aqui alguns dos melhores de sempre. Nesse sentido o Xavi fica sempre mais abaixo no ranking, porque existiu numa era fortíssima, onde haviam muitos craques na posição dele. Agora, casos como os do Ricardinho, tal como Maradona, são aqueles que estão fadados para serem os Bolas de Ouro da sua era, esses são sempre estratosféricos, independentemente da era onde surjam. São por isso casos à parte. Assim pode-se dizer que para jogadores da categoria do Xavi é mais difícil ser-se top mundial num desporto super desenvolvido como o futebol, aí concordo, já casos como os do Ricardinho é distinto, talento como o dele é raro e mesmo daqui a 50 anos não haverão muitos com a magia dele no futsal.

  • AndreChaves9
    Posted Junho 8, 2020 at 9:39 pm

    Muito atrás o Valverdr

  • DNowitzki
    Posted Junho 8, 2020 at 11:38 pm

    É pá, como é que estou lá tão atrás? Guiei os Mavs ao seu primeiro e único título da NBA (em rigor, deveriam ser dois, mas a roubalheira frente aos Heat foi o que foi)!

    Concedo que o Durant deveria estar à minha frente, mas discordo no caso do Curry. O Steph mudou a NBA? E eu, com o meu lançamento à retaguarda, apoiado num pé? Aperfeiçoei (sim, porque Malone tinha algo parecido) um lançamento indefensável e liderei um dos mais memoráveis percurso até ao anel.

    PS. Obviamente, sou mais do que parcial, mas tentei ser justo e opinar de acordo com a minha consciência.

    PS1. Percebo a ideia e tal, ainda por cima em termos de pandemia, mas estas «coisas» não têm muito sentido. Se nem dentro da mesma modalidade é fácil comparar atletas (por causa dos locais onde se expressam, das épocas diferentes em que praticaram), quanto mais entre desportos tão diferentes!

    • Gunnerz
      Posted Junho 9, 2020 at 9:26 am

      Até aceito que metas Dirk à frente do curry, mas considero que este último num espaço de 3 ou 4 anos sim mudou a NBA, obtendo vários records e usando um estilo de jogo diferente das restantes equipas. Agora podes considerar que não foi apenas graças ao curry mas sem ele de certeza que não acontecia.

    • Filipe22
      Posted Junho 9, 2020 at 11:56 am

      Varreste os Lakers que vinham de ganhar o título por dois anos consecutivos e eliminaste os Thunder que tinham KD como o melhor marcador da época.
      Primeiro Europeu num jogo All Star, primeiro Europeu a ganhar MVP e único a ganhar o MVP das finais.

      És grande eheh

    • JR41
      Posted Junho 10, 2020 at 3:33 pm

      Acho que não devia estar nem um nem outro, mas se o durant estivesse o curry também tinha que estar… e infelizmente quando acabarem carreiras vão estar os 2 :(

  • Zamorano
    Posted Junho 9, 2020 at 12:07 am

    É um exercício curioso mas tremendamente subjectivo. Será interessante conhecer o top 10 da Marca.
    Para mim o melhor atleta masculino deste quarto de século seria entre Phelps e Federer. Com Messi, Usain Bolt e James por perto.

  • Marcos
    Posted Junho 9, 2020 at 12:53 pm

    McGregor está aí só por nome e mais nada… GSP ou DJ por exemplo foram superiores, no que toca a MMA

Deixa um comentário