Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo bate mais um recorde; City vence em Munique e interrompe sequência do Bayern; Shakhtar Donetsk relegado para a Liga Europa (CSKA nem o 3º lugar conseguiu); Proença adia o Galatasaray-Juventus

A classe de Modric
City a provar que é a 4ª melhor equipa da Europa (como o VM insiste em defender)? Fim de ciclo para o Shakhtar (nos últimos anos deu a ideia que podia chegar pelo menos às meias-finais da LC, mas este ano, apesar dos reforços milionários, desceu um degrau)? Leverkusen a demonstrar a força da Bundesliga? Que mais recordes Ronaldo pode bater?

Grupo A –  Man. United-Shakhtar, 1-0 (Jones 67′); Real Sociedad-Bayer Leverkusen, 0-1 (Toprak 49′) – O campeão inglês confirmou o 1º lugar e com vitória frente ao Shakhtar empurrou os ucranianos para a LE (saiu Fernandinho, mas com Bernard, Fernando, e um 11 que já joga junto há algum tempo, não se esperava este 2013-14 por parte do emblema de Donetsk, que agora até é um dos favoritos na 2ª prova da UEFA). Quem aproveitou foi o Leverkusen, que com o 1-0 diante da Real Sociedad (uma das desilusões da prova, o grupo era complicado, mas apenas 1 ponto é manifestamente pouco), subiu ao 2º lugar.
Grupo B – Copenhaga-Real Madrid, 0-2 (Modric 25′ e Ronaldo 48′):  CR7, que regressou à equipa após ausência por lesão, apontou aquele que foi o golo 800 do Real Madrid na principal competição europeia de clubes: os merengues chegaram aos 20 golos nos seis jogos da fase de grupos, igualando o feito de Manchester United (1998-99) e Barcelona (2011-12). O internacional português (que até falhou um penalti) com o seu tento, estabeleceu também mais um recorde, é o 1º jogador a marcar 9 golos na fase de grupos da LC (e só participou em cinco jogos; falhou um jogo em casa frente ao Gala); No outro jogo do grupo, aquele que vai decidir quem fica em 2º, Pedro Proença, o árbitro do encontro, interrompeu o encontro aos 34’ devido ao nevão que caiu sobre Istambul. A partida será retomada amanhã às 12h.
Grupo D – Bayern Munique-Man. City, 2-3 (Müller 5′ e Götze 12′; David Silva 28′, Kolarov 58′ g.p. e Milner 62′); Viktoria Plzen-CSKA Moscovo, 2-1 (Kolar 76′ e Wagner 90′; Musa 65′) – As duas surpresas da noite. O Plzen com um golo no minuto 90 subiu ao 3º lugar e eliminou o CSKA das competições europeias (ficaram iguais em pontos, mas os checos como perderam 3-2 em Moscovo passaram). No outro encontro, o City demonstrou que é uma equipa a contar para esta LC (seria excelente um embate entre os Citizens e o Barça nos oitavos-de-final) e foi a Munique vencer por 3-2 depois de estar a perder por 2-0. O Bayern com esta derrota interrompeu uma sequência histórica de 10 vitórias consecutivas na Champions, já o vice-campeão inglês provou que tem um dos 4 melhores plantéis do Mundo (derrotar o campeão europeu, na sua casa, sem Aguero, Yaya e Kompany, é significativo).

51 Comentários

  • Anónimo
    Posted Dezembro 10, 2013 at 10:46 pm

    Que jogo paupérrimo de dante e boateng, mesmo sendo bons centrais acho que o bayern deveria reforçar a defesa com dois defesas centrais, (nas laterias está muito bem servido). Parece-me que esses dois defesas centrais estão abaixo do resto da equipa

    Pedro

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 1:04 am

      Pedro, o Dante e o Boateng são centrais com muita qualidade, para além da qualidade, o Dante tem experiência e o Boateng ainda é jovem (25 anos), ainda tem margem de progressão e já agora se na época passada que o Bayern foi arrasador, em todos os sentidos, e ganhou tudo que havia para ganhar, eles foram a dupla titular, os centrais com mais minutos, será que desaprenderam??? não me parece, já agora, o Bayern, na época passada, em 13 Jogos disputados na Champions (incluindo a final) o Bayern sofreu apenas 11 golos (menos de 1 golo por jogo) e no campeonato sofreram APENAS 18 golos em 34 Jornadas, não me parece que sejam apenas bons centrais e que mereçam esse desprezo.

    • slb1994
      Posted Dezembro 11, 2013 at 12:19 pm

      Kacal,
      Acabo por concordar com o Pedro: ninguém disse que os centrais do Bayern são maus, mas se tivermos como termo de comparação a qualidade dos outros sectores dos bávaros , é claramente um dos pontos fracos (ou menos fortes) deste "monstro" do futebol mundial.
      Quando uma equipa está bem no seu todo, as maiores fragilidades acabam por ser camufladas e é isso um pouco o que se passa. Principalmente Dante, volta e meia comete displicências defensivas que, não fosse o "rolo compressor" da equipa, teriam causado dissabores ao Bayern

    • Anónimo
      Posted Dezembro 11, 2013 at 2:23 pm

      Kacal, Eu sei que são bons centrais e eu posso ter exagerado mas o que eu queria dizer era exactamente o que disee o slb1994. Esta equipa e fortíssima em todos os aspectos mas acho que com dois centrais de top ficaria mais forte e mesmo sendo dante e boateng muito bons centrais não me parecem centrais de top. Se compararmos centrais de outras equipas vemos que ainda há alguns centrais mais fortes e em quase nenhuma outra posição isso acontece (para alem dos ET's Ronaldo e Messi mas ninguém está ao nível desses!) Dante às vezes comete erros infantis, perdidas de bola inacrditáveis e displicências que não podem ocorrer a este nível. Agora de repente há dois casos flagrantes que me lembro foram o penalti na final da liga dos campeões do ano passado, não se pode fazer aquilo num jogo desta dimensão. Outro foi a perdida de bola ontem que só por uma intervenção fantástica de Neuer não deu em golo. Parece-me que nenhum desses centrais é muito forte com a bola nos pés, especialmente Dante. É fraco com os pés e não acho que seja um central à imagem de Guardiola. Normalmente a maior fragilidade vê-se nos jogos mais complicados ou quando a equipa não está tão bem. Nessas alturas acho que se vê que a dupla de centrais não está ao nível do resto da equipa!

      Pedro

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 2:56 pm

      Pedro e slb1994, eu concordo, acho que o Bayern deve contratar um central de top, mas, os outros podem muito bem ser titulares ao lado desse tal central, acho que têm qualidade para isso.

  • kafka
    Posted Dezembro 10, 2013 at 10:47 pm

    Que jornada da Champions mais estranhas…com o Plzen a 15 minutos do fim eliminado das competições europeias e com 2 golos a passar para a Taça Uefa…jogo do Olympiakos com 3 penaltys (bem marcados diga-se) e 3 expulsos (bem expulsos) …um jogo adiado devido à neve (Gala-Juve)…e o super Bayern depois de estar a ganhar 2-0, permite incrivelmente a reviravolta e termina o jogo em apuros com uma defesa magistral do Neuer que evitou o 4-2 e consequente passagem do City para primeiro do grupo

  • Paulo
    Posted Dezembro 10, 2013 at 10:47 pm

    City o desmancha prazer eheheh CSKA uma vergonha

  • Paulo
    Posted Dezembro 10, 2013 at 10:49 pm

    VM, o Shakhtar chega para seguir confortavelmente em 1º no seu campeonato mas é verdade que podia fazer muito mais na LC

  • Gonçalves
    Posted Dezembro 10, 2013 at 10:54 pm

    Quem diria que a equipa fetiche do VM ia vergar o Bayern de Guardiola.

    Já agora alguém sabe como é que tá o nosso ranking? A Rússia tá perto de nós? pelo menos ficaram sem o CSKA

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

    • kafka
      Posted Dezembro 10, 2013 at 10:58 pm

      Gonçalves, convém referir que o Bayern de hoje apesar de jogar com os titulares jogou a meio gás, não levou o jogo a sério nem com máxima intensidade…passou-se um pouco o mesmo que aconteceu no ano passado quando depois de esmagarem o Arsenal por 3-1 fora, na 2ª mão relaxaram e até perderam por 2-0…

    • Julio
      Posted Dezembro 10, 2013 at 11:13 pm

      Caro Gonçalves, se a tua preocupação é a Rússia, podes dormir bem descansado. Por mais dinheiro que tenham, e por muito que insistam que as prestações portuguesas são péssimas, estamos muito à frente da Rússia.

    • kafka
      Posted Dezembro 10, 2013 at 11:29 pm

      Subscrevo na integra Julio…

  • porquinhodaindia
    Posted Dezembro 10, 2013 at 11:04 pm

    Já a equipa fetiche de 99% dos jornaleiros portugueses é o super-hiper-mega poderosíssimo Bayern Munique equipa absolutamente imbatível, orientada pelo maior génio de sempre do futebol Mundial, o homem que concebeu o futebol, o homem que o domina como nenhum outro.

    • kafka
      Posted Dezembro 10, 2013 at 11:32 pm

      E não é a melhor equipa do Mundo da actualidade, por acaso? não esmagou tudo e todos o ano passado?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 10, 2013 at 11:44 pm

      mas a diferença é que o bayern deste ano está cada vez mais diferente da epoca passada
      Ass: Tomás

    • Fábio Teixeira
      Posted Dezembro 10, 2013 at 11:56 pm

      E então Tomás? Continua a ser a melhor equipa do planeta e duvido que alguém lhe consiga fazer frente na Liga dos Campeões (só Real e Barça em grandes dias).

    • Pedro Melo
      Posted Dezembro 11, 2013 at 12:11 am

      Fábio, então é porque não acompanha o Bayern deste ano, uma verdadeira sombra do Bayern do ano passado.
      Aposto consigo que o Bayern este ano não vence a CL, e duvido mesmo que cheguem à final.

    • Fábio Teixeira
      Posted Dezembro 11, 2013 at 6:30 am

      Uma sombra do Bayern do ano passado porque Guardiola monumento futebol à sua imagem na equipa. E sim, tenho acompanhado os jogos e este Bayern continua a ser a equipa mais forte da atualidade.

    • Kafka
      Posted Dezembro 11, 2013 at 9:34 am

      Fábio, subscrevo o que disseste, em condições normais serão bi-campeões europeus este ano, a não ser que Real ou Barça tenham um dia de sonho

  • Enak
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:10 am

    Bem, e ainda haviam iluminados que diziam que este Bayer Leverkusen é fraco demais para a Liga dos Campeões. Se conhecessem minimamente o plantel estavam calados ao invés de dizerem asneiras ;)

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 1:35 am

      Se tu conhecesses assim tão bem o plantel do Bayer Leverkusen também não dizias esses disparates, a defesa é banal (sejam titulares ou suplentes), nos outros sectores há realmente qualidade, mas, no meio-campo se tirarmos o Lars Bender, Rolfes, Emre Can, Castro e o Sidney Sam o resto é de uma banalidade enorme, na frente de ataque há três avançados com muita qualidade, o Derdiyok tem qualidade, mas, tem um problema, não marca golos e para um avançado isso é preocupante, ou seja, se vires o plantel a fundo, a defesa é banal, o meio-campo é forte, o ataque tem qualidade, mas, se houver lesões e cansaço, etc, aquilo pode correr mal.

    • luis bcn
      Posted Dezembro 11, 2013 at 12:45 pm

      O leverkusen esta a fazer uma excelente epoca na Alemanha (2º a 4 pontos do bayern) e acabou de ganhar no terreno do Dortmund (e nao foi nenhuma casualidade)…só um distraido pode dizer que sao fracos, neste momento sao a 2 melhor equipa alemã.

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 2:59 pm

      luis bcn, eu não disse que são fracos, mas, se reparares, eu apenas respondi ao user Enak, que disse com arrogância, chamando iluminados a alguns users que disseram que o plantel do Leverkusen era fraco, ele disse conhecer bem o plantel do Bayer, eu apenas me limitei a responder-lhe, mas, como é óbvio, uma equipa é muito mais que um plantel, que individualidades, o colectivo é o mais importante, o sistema e a dinâmica de jogo, a qualidade do futebol, etc, concordo contigo que o Leverkusen está numa boa fase.

    • Enak
      Posted Dezembro 11, 2013 at 3:39 pm

      Kacal, não concordo que a defesa seja banal, há equipas com defesa bem mais banal na Liga dos Campeões e nem por isso se dão mal. Toprak e Wollscheid por exemplo, são dois centrais que aprecio e mesmo Spahic apesar da sua idade até tem feito bons jogos. Basta olhar para os registos defensivos do Leverkusen, que até são positiva (1 golo sofrido por jogo em média), para perceber que a equipa defende bem. Isso da qualidade dos defesas ser banal é cómico no mínimo.

      Pode não ser uma equipa de grande qualidade individual, mas colectivamente é forte

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 4:56 pm

      Enak, exacto, mas, tu falaste em plantel, em qualidade individual, no teu primeiro comentário, nesse aspecto, alguns users têm razão que o plantel tem lacunas em alguns sectores e que não é dos mais fortes, mas, colectivamente são uma excelente equipa que pratica bom futebol, concordo contigo nesse aspecto, mas, relembro-te que só uma equipa sofreu mais golos que o Leverkusen, que foi o Galatasaray (14 golos sofridos, 6 foram num jogo contra o Real Madrid) e o Man City que tem os mesmos sofridos (10 golos sofridos, 5 deles foram contra o Bayern), como vês o Leverkusen é das piores defesas da Champions, que é a competição em que estamos a falar.

    • Enak
      Posted Dezembro 11, 2013 at 5:20 pm

      Peço desculpa se falei com arrogância aquando do primeiro post, não era a minha intenção.

      Em termos de Champions é de facto das piores defesas, mas não é justo reduzir toda a época no registo defensivo da equipa à Champions (apenas contra o United foram 9 golos sofridos :O). Na Bundesliga é uma equipa bem mais coesa sem dúvida, se bem que a qualidade não é nada por aí além, mas penso que de facto colectivamente é fortíssima. É uma equipa que aprecio nesses aspectos

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 5:36 pm

      Na boa, todos temos os nossos momentos de arrogância. :-)

      Exacto, mas, eu não falei no Man Utd porque eles tem estado em baixo, no campeonato estão miseráveis e sofrer 9 golos deles em dois jogos, é algo caricato, mas, não deixam de ser um clube de topo.
      Concordo contigo, ás vezes, basta ter uma conversa e reparamos que temos a mesma opinião sobre determinado tema, o Leverkusen não é das melhores equipas na Champions (em termos individuais), mas, colectivamente é forte, de acordo.

    • Enak
      Posted Dezembro 12, 2013 at 1:52 am

      De facto fomos dar à mesma opinião, mas notei no teu primeiro comentário alguma desvalorização do Leverkusen e por isso falei. Aliás, para mim este é o melhor Leverkusen dos últimos anos sem dúvida, mesmo melhor em relação à era Heynckes, já para não falar da (péssima) era Dutt. Exactamente por isso é que é para mim um choque ver uma derrota e ainda por cima caseira, onde o Bayer é fortíssimo, e logo por 5-0 contra uma das piores equipas em termos de forma.

      Eu, que até sou um atento espectador da Bundesliga, ainda que me seja dificil acompanhar totalmente o campeonato pelo facto de termos cinco jogos ao mesmo tempo aos Sábados, devo dizer que fiquei surpreendido ao ver aparecer no Leverkusen em grande estilo o Heung-Min, que era do Hamburgo. Tenho ficado deliciado com esse jogador e a continuar assim, não vai demorar muito a dar o salto (até gosto mais do estilo dele do que do Schurrle).

  • Bruno Pedras
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:11 am

    e que tal bater os recordes do messi? Podia começar por aí.
    91 golos em ano civil. 83 numa época. 20 jogos seguidos na liga a marcar. 4 bolas de ouro. 50 golos numa Liga. 3 botas de ouro. E por aí fora. Não vos quero maçar.

    • Pedro Melo
      Posted Dezembro 11, 2013 at 12:16 am

      Já começa? O Sr não pode ouvir falar em Ronaldo que vem logo com o Messi? Aprendam a respeitar os dois jogadores, por amor de Deus.
      Há algum problema em afirmar que Ronaldo esta época foi o melhor?
      E agora só os recordes de Messi podem ser batidos? Os outros já não contam para nada?
      É incrível o fanatismo.

    • João Lains
      Posted Dezembro 11, 2013 at 12:46 am

      Eu só gostava de perceber como é que este tipo de gente vai torcer pela nossa selecção no próximo mundial? É que para alguém que carrega tanto ao ódio ao Ronaldo não pode desejar o sucesso de Portugal, porque nós dependemos e muito do que ele poderá fazer no Brasil.

    • Kacal
      Posted Dezembro 11, 2013 at 1:28 am

      Mesmo João, que vale é que Portugal tem excelentes apoiantes da Selecção e essa minoria dos antis, pode ficar no seu cantinho a torcer pela Argentina, eu já nem ligo a estes disparates.

    • fabio jesus
      Posted Dezembro 11, 2013 at 6:18 pm

      Admite lá… tu queres é a Irina.

  • Pedro Melo
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:14 am

    O City ainda tem muito que provar para ser considerada a quarta equipa europeia. Até ao momento só conseguiram passar em 2º lugar na fase de grupos da CL.
    Uma equipa que nem sequer está perto do primeiro lugar no seu campeonato não pode ser considerada a quarta melhor equipa europeia.
    Se eles têm uma das melhores equipas no papel, sem dúvida, mas é óbvio que isso não chega, pois a irmos por aí o Benfica neste momento já estaria bem longe dos restantes rivais neste momento no campeonato.

    • César
      Posted Dezembro 11, 2013 at 1:44 am

      Espera lá, se o city não pode ser considerada a 4 melhor do mundo, por não estar em primeiro do seu campeonato, entao suponho que entre as 3 primeiras, o real não é umas delas?

    • Pedro Melo
      Posted Dezembro 11, 2013 at 10:05 am

      Até pode, porque tem o Barcelona no seu campeonato. E no ano passado ficou em segundo, atrás do próprio Barcelona. E porque esteve nas meias da champions no ano passado.
      E o City?

  • Mystical
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:15 am

    Se o City é o actual 4º quarto melhor clube do mundo ver-se domingo quando jogar com o Arsenal, apesar do City ter um melhor ataque da Premier Ligue o Arsenal tem a melhor defesa e é mais consistente no campeonato, na champions ja ganhou ao Napoli, Borrussia e no ano passado também ganhou 2-0 ao Bayer que veio a ganhar o triplete.

  • Kacal
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:44 am

    Excelente jogo em Munique, o Bayern fez dois golos no inicio e estava a dominar completamente o jogo, pensei que o Bayern tivesse o jogo ganho ou que até goleasse, mas, o Man City reagiu muito bem e conseguiu uma reviravolta fenomenal, poucas equipas conseguem ganhar em Munique depois de estar a perder 2-0, mas, o Man City mostrou toda a sua qualidade e conseguiu a vitória, não sei se o Man City é a 4ª equipa melhor equipa da Europa, mas, é capaz de andar lá perto, mas, não nos podemos esquecer que o City fora de casa, na BPL, tem sido miserável, em 6 Jogos fora de portas, o City apenas venceu 2, as 4 derrotas que têm no campeonato foram fora de casa, é algo preocupante, os Jogos fora são o "calcanhar de Aquiles" do Man City, mas, pelo menos, esta época passaram a fase de grupos da Champions e estão a jogar Bom futebol.

  • Kacal
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:54 am

    Vitória importante do Leverkusen, com exibição de qualidade q.b., com a derrota do Shakhtar conseguiram uma importante qualificação para os oitavos-de-final, o Man Utd lá conseguiu vencer o Shakhtar e garantir a liderança do grupo, o CSKA foi uma desilusão, perder com o Plzen é muito mau, mesmo sendo fora e nem á Liga Europa vão, é vergonhoso e o Real Madrid venceu tranquilamente com naturalidade, sem "puxar" muito, CR7 fez uma boa exibição, fez um golo e podia ter feito mais dois, falhou penalti (de forma algo caricata, devia ter chutado com mais atitude) e mandou uma bola ao poste, um golaço de classe do Modric, foi uma boa vitória, uma excelente fase de grupos do Real, venceu 5 Jogos e empatou apenas 1 (em Turim, contra a Juve), marcaram 20 golos e sofreram 5 (menos de 1 golo por jogo), até agora tem sido uma fantástica "campanha" na liga dos campeões, por parte dos Merengues.

  • Tiago
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:55 am

    Correcao : O jogo entre o Galatasaray e a Juve sera as 13h.

  • porquinhodaindia
    Posted Dezembro 11, 2013 at 10:36 am

    O nível de Ronaldo é de tal forma elevado que bater records (e desta dimensão) já se torna banal. Craque, craque, craque!

    P.S – convém recordar que Ronaldo falha uma jornada!

    P.S. 2 – são 217 jogos e 228 golos pelo Real Madrid. Fim.

  • MM
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:28 pm

    e não esquecer que aos 15 minutos o city estava a perder 2-0 com dois golos irregulares…

  • slb1994
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:31 pm

    Grupo A: O Man,United acaba em beleza uma fase de grupos que contrasta com o campeonato que têm vindo a efectuar.Não obstante as debilidades evidentes da equipa(muito dependente do que a dupla Van Persie/Rooney possa fazer) finaliza o grupo sem derrotas e em 1º lugar. Esperava que fosse o Shakhtar Donetsk a ficar em segundo, mas a verdade é que apesar do investimento forte (como por exemplo no suplente…Bernard) e com um ataque bastante interessante, a equipa ucraniana desiludiu . O Bayer Leverkusen chega com mérito aos oitavos de final, dando seguimento à boa época na Bundesliga, mas não me parece que a "aventura" dos alemães vá muito além da próxima fase. O Real Sociedad acabou por não ter argumentos para discutir sequer a Liga Europa, somando apenas 1 ponto

  • slb1994
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:35 pm

    Grupo B: Um dos jogos mais aliciantes desta ultima jornada ainda se jogará hoje. Creio que a experiência da Juventus irá imperar e fazer com que se qualifiquem para a próxima fase, apesar do ambiente na Turquia e da qualidade de vários elementos do Galatasaray, como é o caso da dupla Drogba/Yilmaz.
    A lógica imperou em Copenhaga e o Real terminou a fase de grupos com uma vitória clara. Destaque para Ronaldo, que bate mais um recorde e volta aos relvados em grande

  • slb1994
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:41 pm

    Grupo D: 2 surpresas. O City, depois de ter sido vergado de forma contundente em casa frente a este mesmo Bayern, e depois de estar a perder por 2 golos, dá a volta ao resultado e quase que alcançava o 1º lugar no grupo.
    Na República Checa, o Plzen ganhou e alcançou o acesso à Liga Europa, sendo que é uma autentica vergonha um elenco com jogadores como Akinfeev, Honda , Dzagoev, Elm , Doumbia ou Musa nem sequer ficar em 3º.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 11, 2013 at 12:54 pm

    Máquina de bater recordes o grande Ronaldo! Jogou apenas 5 dos 6 jogos e ainda falhou um penalty neste jogo… fantástico!

    Finalmente o City vai jogar os oitavos de final da Champions, vergonhosamente nas últimas duas épocas o Mancini não o conseguiu!

    Shaktar passa automaticamente a ser um dos grandes favoritos a vencer a Liga Europa.

    • porquinhodaindia
      Posted Dezembro 11, 2013 at 6:03 pm

      A grande diferença do City este ano é que tem de facto um treinador e não uma espécie de treinador. Em futebol deste nível faz toda a diferença!

Deixa um comentário