Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ronaldo nomeado melhor jogador português da história; Paulo Sousa e Deco fora do melhor 11; A melhor selecção foi a do Mundial’66; Mourinho eleito o melhor treinador; Ricardinho venceu no Futsal; Madjer no futebol de praia; Rita Martins e Carla Couto venceram no feminino; Proença é o melhor árbitro

Os vencedores dos prémios individuais eram mais ao menos óbvios. A dúvida era perceber quem é que ia integrar o melhor 11, principalmente o contemporâneo e o do século. Neste capítulo, nomes como Deco (2.º lugar na Bola de Ouro) e Paulo Sousa (bicampeão europeu e talvez o médio com mais classe do futebol português) foram esquecidos (mesmo João Vieira Pinto merecia mais reconhecimento). De resto, uma nota para as presenças de Blatter, Platini e Collina na gala, o que só prestigia o nosso futebol, e para Figo (excelente declaração), que pode ter muitos defeitos, mas quando aparece em público bate de goleada os restantes, curiosamente em contraponto com Jorge Mendes, que voltou a ter um discurso algo alucinado.

A primeira edição dos prémios anuais Quinas de Ouro, atribuídos pela FPF, premiou as figuras que mais se destacaram nas diferentes variantes no futebol português. O Comité de Prémios da FPF, composto pelos membros da Direção e pelos elementos da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário, foi responsável pela escolha dos nomeados, bem como dos vencedores de grande parte dos prémios. Mas a voz dos adeptos do futebol também foi ouvida. Através do site oficial alusivo aos galardões Quinas de Ouro, os fãs puderam participar na escolha do melhor 11 histórico, do melhor 11 contemporâneo, do melhor 11 do século e dos melhores jogadores e jogadoras de futebol, futsal e futebol de praia. Os melhores do futebol português nos últimos 100 anos:
Melhor jogador do século em Portugal: Cristiano Ronaldo
Melhor 11 de sempre: Vítor Baía; Fernando Couto, Germano, Humberto Coelho e R. Carvalho; Coluna, Figo e Rui Costa; Ronaldo, Eusébio e Futre.
Onze contemporâneo: Vítor Baía; João Pinto, Fernando Couto, R. Carvalho e Humberto Coelho; Chalana, Figo e Rui Costa; Ronaldo, Futre e Pauleta
Onze histórico (1922-68): Costa Pereira; Germano, Hilário, Vicente e Virgílio; Coluna, Simões e Travassos; Eusébio, Matateu e Peyroteo
Melhor seleção do centenário: Mundial’66
Melhor treinador do século: José Mourinho
Melhor árbitro do século: Pedro Proença
Melhor jogador de futebol de praia: Madjer
Melhor jogadora de futsal do século: Rita Martins
Melhor jogador de futsal do século: Ricardinho
Melhor jogadora do século: Carla Couto
Quinas de Honra na categoria de jogador: Luís Figo
Quinas de Honra na categoria treinador: Carlos Queiroz
Quinas de Honra na categoria dirigente: Gilberto Madaíl
Quinas de Honra na categoria médico: Camacho Vieira 
Quinas de Platina: Eusébio
Prémio do Presidente: Associações de Futebol do Porto, Lisboa e Portalegre.
Quinas de Honra na categoria clube: Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Melhores programas: “Bola Branca”, da Rádio Renascença, e “Tarde Desportiva”, da Antena 1.
Melhores reportagens: cobertura do Euro-2004 pela RTP e “Hino ao Futebol”, da autoria do jornalista Sport TV Jaime Cravo

0 Comentários

  • Avbbs
    Posted Janeiro 14, 2015 at 10:56 pm

    Vê-se bem que é que votou mais nisto… Deco fora do melhor 11 de Portugal…..

    • Sebastião América
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:24 pm

      Nenhum dos 5 violinos na melhor equipa de sempre, Damas que é de longe o melhor GR português da história, Deco que é superior ao Rui Costa (dói ouvir isto, mas é verdade).
      Mas também numa eleição que tem o Andre Gomes, o Miguel Garcia, o Antunes, etc. nomeados não se pode esperar outra coisa…

    • Amaral
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:33 pm

      E porque que Deco deveria ser considerado melhor que Figo, Rui Costa ou Chalana?
      Ou até porque deveria ser considerado melhor que Paulo Sousa que também não esta no melhor 11?

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:45 pm

      Este Sebastião América deve ser o único leitor do blog que viu Damas ou os 5 violinos jogar. Ou então tem uma capacidade de viajar no tempo que todos desconhecemos.

      Zé Carlos

    • Ginola
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:48 pm

      Bento teve uma carreira bem melhor que a do Damas, principalmente na Seleção.

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:16 am

      O Deco só tem um pódio e outra nomeação para Bola d'Ouro, mais duas Champions. Só. Aliás, pela selecção só tem uma final de um Europeu e umas meias do Mundial (não jogou contra a Alemanha mas garantiu o apuramento contra a Holanda). Só mesmo isso. Já nem vou pelo jogador, pelo seu impacto no melhor Porto e melhor Barcelona dessa década, só mesmo pelos números.

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:20 am

      No melhor Barcelona da década o Deco estava no Chelsea.

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:34 am

      É discutível, olhe chegou para ganhar uma Champions. Quantas tem o Rui Costa? Não é ver do banco, se é que viu alguma. É lá dentro.

    • André Vieira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:44 am

      Colocar de fora um jogador que em 2007 foi nomeado para o melhor 11 de sempre do Barcelona ao lado de nomes como Maradona, Ronaldinho, stoichkov, Romário, Guardiola entre outros, que esteve perto de vencer a Bola de Ouro em 2004, e que foi o único médio português a se considerado o melhor da europa( 2 vezes), devia de dar cadeia.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:58 am

      O Rui Costa não era titular quando ganhou a Champions??Tu sabes o que dizes??Com tanta informação na net vens dizer disparates.

      Filipe Ribeiro

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:02 am

      Rui Costa foi titular na LC 2002/2003 ganha pelo Milan e um dos melhores da equipa.

      Ficou na equipa da prova 2 vezes: 96 e 2000. Jogou durante 10 anos no melhor campeonato do mundo (e em termos de concentração de talento da história) e era considerado um dos melhores jogadores.

      Sem Rui Costa n havia final do Euro, não havia euro 96 e em 2000 foi o segundo melhor na melhor seleção que vi jogar de longe.

      Deco n esteve nada de especial em nenhuma das grandes competições. Esteve bem (ele n sabia jogar mal) mas nunca ao nível de Porto e Barcelona.

      São 2 craques e é discutível. Estúpido é dizer que é claro que Deco é mt melhor. Não devais ver futebol nos anos 90 seguramente.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:06 am

      Isso dos melhores de spr conta para quê?Fazias agora já não estava alguem no perfeito juizo acha que o Deco foi melhor que o Luis Suarez,Iniesta,Xavi,Neskeens e Schuster na historia do Barcelona??
      Filipe Ribeiro

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:22 am

      Sim. Até podia ser na altura.

      Iniesta e Xavi já passaram o Deco há muito tempo no melhor 11 de sempre Culé.

    • Tiago Beça
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:28 am

      O Rui Costa nao ficava nada a dever ao Deco. Ambos foram fantásticos. Prefiro o Rui Costa porque fez mais pela selecçao.

    • Ace-XXI
      Posted Janeiro 15, 2015 at 11:20 am

      Em relação aos prêmios nao concordo com 2 pontos, na minha opinião deco claramente superior a Rui Costa é a melhor seleção de sempre foi a de 2004.

      Belíssimo 11 histórico muitos desses jogadores tiveram azar em nao haver competições europeias nessa altura ( peyroteu ainda hoje é o jogador da história do futebol mundial com melhor media de golos por jogo)

  • Nuno R
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:02 pm

    Quem votou? Foi somente a populaça na net, ou também houve jornalistas e dirigentes?

  • carla junior
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:04 pm

    Deco? Pepe? Costinha? Maniche? Os dois primeiros claramente não estão presentes por serem naturlizados, porque Pepe é melhor que F.Couto e Deco tem lugar facilmente neste equipa.
    Costinha e Maniche são mais discutiveis, principalmente o segundo, mas mereciam mais destaque pelos grande euro'04 e mundial'06.

    • João Lains
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:18 pm

      Viste o Chalanix jogar?

    • rmcl
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:28 pm

      Costinha Maniche? Só acompanhate a seleção do Euro2004 pa frente nao?

      Falares nisso até é um crime com tanta qualidade que teve esta seleção pena o Lica nao ter ganho nada…

    • Ginola
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:31 pm

      Costinha mereceu por 2004 e 2006? N viste os jogos…

      Em 2004 foi o pior do 11 com o Ricardo e em 2006 ainda esteve pior.

      Deco e Rui Costa têm qualidade semelhante mas Rui Costa deu muito mais ao futebol Português.

    • Amaral
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:37 pm

      Num 11 de 50 anos de futebol, falar em 2 competições de 1 mês, é algo ridículo.
      E quando se fala em representar Portugal, não se fala apenas em selecção.

    • Stalley VM
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:51 pm

      É só comparar a carreira de cada um Ginola, o que um ganhou, por clubes onde passou e o que fizeram por Portugal enquanto estiveram no ativo.

      Para mim Deco foi superior a Rui Costa.

      SL!

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:18 am

      O Rui Costa n ganhou muito porque esteve os melhores anos na Fiorentina.

      Os clubes agora definem a qualidade de um jogador? O João Pinto não era máquina mesmo sem sair de Portugal?

      O Deco foi dispensado do Chelsea e do Barcelona… Se queres ir por critérios parvos.

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:20 am

      O Rui Costa deu muito mais ao futebol português, sem dúvida. O Deco só deu uma final de um Europeu, umas meias de um Mundial, uma Liga Europa e uma Champions e duas shortlists para Bola d'Ouro. Isso para o Rui Costa é pequeno almoço.

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:27 am

      Tanto não definem que o Deco tem uma Champions e uma Liga Europa pelo Porto, uma final do Europeu e uma meia final do Mundial por Portugal, ponto final.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:38 am

      O que eu me ri com Costinha e Maniche…

    • André Vieira
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:46 am

      Assim como o Ronaldinho foi dispensado do Barcelona no mesmo período em que Deco saiu ginola, se queres ir por critérios parvos.

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:06 am

      Eu limitei-me a dar um exemplo parvo, como deram os outros.

      Deco era uma máquina. Rui Costa também. São gostos.

      Avaliar jogadores pelos títulos é que é parvo… Assim o Arebola é dos melhores de sempre.

    • Bruno
      Posted Janeiro 15, 2015 at 2:35 am

      Espera lá João… Não sabia que o Deco tinha jogado a meia final do euro 2004, os 4ºs do Mundial 2006, a Liga Europa e a Champions sozinho! Isso de dar é relativo! No Euro 2004 quem é que marcou o golo do empate contra a Inglaterra, no prolongamento? Rui Costa! Quem marcou o Penalty decisivo? Ricardo! Se queres ser ridiculo a esse ponto, tenho argumentos que chegam e sobra para o Ricardo ser o melhor GR de sempre, e até para o Bruno Amaro merecer uma distinção por ter ido uma vez à seleção!

      Deco é Deco, e Rui Costa é Rui Costa! Simples… Foram 2 jogadores formidáveis, e que foram mais valias para a seleção!

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:08 pm

      Bruno, sabes onde acabou a jogar Deco nesse jogo contra a selecção inglesa? Defesa Direito(!!!) Rui costa tinha entrado entretanto, ou seja, estava mais fresco…

      Tiago Alves

  • Rennie
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:04 pm

    Dar prémios a Queiroz, Madail, Liga de Futebol…ridiculo. Mais uns belos prémios para massajar egos.

    Lá a dar prémios é o Tugão muito forte.

    • Ginola
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:33 pm

      Madaíl é de longe o presidente com mais sucesso…

      Queiroz foi fundamental no crescimento da geração de ouro: Figo, Rui Costa, Couto e Sousa devem-lhe muito (estavam mais tempo com ele na seleção que nos clubes). Foi também ele que começou com os cursos de treinadores de onde saiu Mourinho…

      Convêm saber o que se passou antes de comentar.

    • João Dias
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:37 pm

      Gilberto Madaíl essencial ?? quando surgiu a geração de ouro era ele ainda Presidente do Beira-Mar.

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:35 am

      Eu disse isso?

      Que mania de distorcer tudo o que se diz…

  • Kacal I
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:04 pm

    Não tenho nada em especial a acrescentar e acho que os prémios foram todos bem entregues e o Ronaldo é realmente o melhor jogador português da história, pela qualidade existirá sempre a duvida entre CR7 e Eusébio mas pelo palmarés já está bem à frente mas devemos ter orgulho de tantos jogadores de grande nível que tivemos e continuamos a ter.

    • Kacal I
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:18 pm

      Aliás não me quis alongar no meu comentário mas realmente há ali alguns prémios entregues de forma duvidosa, mas enfim.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:35 pm

      Kacal sendo tu portista como podes não acrescentar que a não presença de Deco é um verdadeiro ultraje e que tira toda a credibilidade deste onze…

      Jozef

    • Kacal I
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:40 pm

      Jozef,

      Já esclareci no comentário acima das 23:18.

      Não me quis alongar e disse o que disse por impulso mas realmente há algumas parvoíces nos prémios e essa é uma delas, concordo.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:44 pm

      Deco tirava o lugar a quem?Até gostava de saber.

      Filipe Ribeiro

    • antonio silva
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:00 am

      Rui Costa, e ja nao seria a primeira vez

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:21 am

      Rui Costa, como tirou sempre.

    • Gus Ledes
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:44 am

      Deco é mais novo que Rui Costa, se formos por aí o Ricardo é melhor que o Baía porque lhe tirou o lugar?

  • Mateus
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:07 pm

    Portalegre For The Win. Para quem não sabe foi uma das associações fundadoras daí este prémio ;).

    Mateus

  • Kacal I
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:11 pm

    OFF-TOPIC:

    Quero só falar das opções para votar aqui no lado direito do blog para os melhores jogadores por posição da 1ª volta do campeonato, acho que o Yohan Tavares merece estar no melhor central (lado direito) e não fez menos que elementos como Marcelo, M.Oliveira ou Aderlan.
    E o Kléber também podia estar nos PL, claro que ficaria atrás de Jackson e Slimani mas não fez menos que Deyverson, Maazou ou Bruno Moreira, os golos não é tudo e ele marcou mas também foi regular nos 15 jogos da 1ª volta (um ou outro menos conseguido mas esteve muito bem na maioria) e contribuiu em termos defensivos e colectivos, sendo que Deyverson e Bruno Moreira baixaram de rendimento no último mês, fica a minha opinião e vale o que vale.

  • William
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:13 pm

    não houve coragem para nomear um clube, logo nomeia-se a liga(?!) que só existe desde 94 e que tem sido um poço de virtudes…

    Hilariante. sinto vergonha alheia destes individuos

  • Yeah!
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:16 pm

    Rui Costa no onze, para mim, não tem lógica. Deco, Paulo Sousa, ou até mesmo Futre para médio, como fizeram com o Figo.

    Faltou ainda o bi-bota.
    Mas pronto, vale o que vale.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:07 am

      E Rui Costa não tem lógica (para ti) porquê? pode-se saber??

      Ou melhor, antes de saber o porquê, viste toda a carreira do Rui Costa na década de 90?

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:22 am

      Kafka sendo tu culé, é preciso responder ou chegas lá sozinho. Faz de conta que a carreira dele no Porto não aconteceu, até pode ser. Só Barcelona e Selecção oblitera tudo o que o Rui Costa fez na carreira inteira.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:48 am

      João

      O Deco tem um palmarés bem superior ao Rui Costa, isso é indiscutível…agora a nível de jogo jogado, felizmente vi a carreira dos 2 completa, e para mim têm um nível igual, são jogadores do mesmo patamar…e na minha óptica os jogadores devem ser julgados pela qualidade que têm e não por o palmarés que têm, porque por aí o Fenómeno por exemplo nunca venceu uma Champions e não é por isso que deixou de ser um jogador que todos nós sabemos…

      Portanto, pelo palmarés Deco vence obviamente e evidentemente…mas pelo jogo jogado para mim é 50-50…num campeonato de 38 jornadas, escolhia 19 vezes um e nas outras 19 o outro…

      Claro que é só a minha opinião, respeito inteiramente a tua, agora acho exagerado quando se tenta passar a ideia que o Deco jogava muito mas muito mais que o Rui…é perfeitamente normal que haja quem ache que o Deco era melhor, não acho tão normal que achem que a diferença era assim tão grande, porque não era…o Rui Costa da Fiorentina era um dos 10 melhores 10 do Mundo e por mais de uma vez ficou à frente de um Sr chamado Zidane…ou Totti ou Del Piero…na melhor Liga do Mundo na altura…

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:11 am

      Não vale a pena Kafka…

      Eles nc viram o Rui Costa a top nos anos 90, se não n diziam barbaridades dessas.

      Só viram quando ele começou a ser suplente do Kaká e do Deco…

      Nós dizemos que são 2 craques, para o João o Rui Costa era fraco e o Deco o melhor de sempre…

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:27 am

      Lá está Kafka mas se estão 50/50 em termos de qualidade tem que ser o palmarés a desempatar e aí o Deco ganha claramente.

    • Tiago Beça
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:44 am

      Se nao me engano acho que o Rui Costa marcou o penalti que deu a Portugal a vitória numa das competições jovens de 89 ou 91 (nao sei qual).

      O Deco aí ainda devia andar a jogar futebol na praia do outro lado do atlântico. Portugal foi a segunda escolha dele.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 9:29 am

      Kacal

      É a tua opinião, respeito…para mim não desempata porque palmarés nada tem a ver com qualidade do jogador..o Paulo Ferreira já venceu 2 CHampions e não é por isso que é melhor que o Fenómeno e o Maradona que juntos venceram ZERO Champions…

      Ginola

      Concordo inteiramente, é uma discussão sem sentido, até porque a maioria dos users não viu o Rui Costa jogar na década de 90..

      Tiago Beça

      Foi em 1991, no Mundial sub 20, na maior enchente de sempre do Estádio da Luz, com mais de 120 mil pessoas presentes

    • Kacal I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 6:12 pm

      Kafka,

      Ok, tudo bem, aceito e respeito a tua opinião

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2015 at 9:28 am

      Kafka,
      Mas tamos a comparar o Rui Costa com o Deco, não o Paulo Ferreira com o Maradona ou o Fenómeno… Se são os 2 muito parecidos, o que desempata como é óbvio é o palmares! Mas atenção, eu gosto mais do Rui Costa
      Luis Costa

  • João Dias
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:19 pm

    Mantenho a ideia que Figo devia ter ganho o Prémio de jogador do século.

    De resto, concordo. O 11 contemporâneo foi bem escolhido e o 11 " clássico " parece-me ajustado.

    A FPF está de parabéns pelo evento que organizou.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:19 pm

    Prémios de honra ao Carlos Queiroz? Esqueceram-se do Pedroto?!

    Miguel

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:20 pm

    O facto do Deco não estar ai tira a credibilidade a esse onze.
    DS

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:22 pm

    Para mim, só mudava a categoria das Quinas de Prata para treinador e punha o Scolari e o meu onze contemporâneo seria:
    Vítor Baía, João Pinto, Pepe, Ricardo Carvalho, Humberto Coelho, Chalana, Deco (ou Rui Costa) e Figo, Ronaldo, Pauleta (ou João Vieira Pinto) e Futre.

    Francisco Barros

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:22 pm

    No geral acho que foram bem entregues. Não concordo com a menção a Carlos Queiroz.

    Deco foi esquecido mas ao colocar-se Figo nos candidatos a médio já se esperava (era entre Deco e Rui Costa).

    Já agora, acho que a Kátia Aveiro representaria melhor o Ronaldo. Aquele discurso do Jorge Mendes…

    Pedro Ramos

  • Stalley VM
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:24 pm

    Ronaldo é claramente o melhor jogador da história, por aquilo que já conquistou invididualmente e Coletivamente, mesmo em termos de Selecção melhor marcador e mais jogo menos jogo apanha Luis Figo no mais Internacional e será certamente o mais Internacional de sempre pela Selecção.

    Quanto ao resto não há muito a dizer, concordo, há categorias que já se sabia quem era o "vencedor", como treinador-Mourinho, Futsal-Ricardinho e por ai vai.

    SL!

  • Ginola
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:28 pm

    O Jorge Mendes andou na coca cola antes do discurso? O Ronaldo ter sido o melhor de sempre é normal e justo, eu só posso falar entre ele e o Figo porque n vi o Eusébio. Mas será que as pessoas que votaram viram?

    Para comparar 2 jogadores tão diferentes só deviam votar que viu os 2. Coisa que não aconteceu.

    A federação foi politicamente correta e deu o Platina ao Eusébio e o melhor de sempre ao Ronaldo. Tb não está mal.

    Quanto ao Mendes, ele tem que vender o peixe dele mas ele dizer que o Ronaldo é o melhor jogador de sempre é um pouco parvo para mim (Messi e Maradona bem acima dos que eu vi). Dizer que é o melhor desportista é um pouco estúpido sinceramente. Jordan, só para dar um exemplo está bem acima em importância num desporto.

    Quanto ao Paulo Sousa é compreensível. Acabou muito cedo e só fez uma fase final. Rui Costa, Chalana e Figo estão acima pelo que fizeram na seleção. JVP é que devia estar no lugar do Pauleta no 11 contemporâneo. Era bastante mais jogador.

    Mas são decisões complicadas. Se estivesse o Paulo tb estava bem.

    No histórico colocava o Simões no lugar do Matateu. Mas lá está só pelo que li. Costa Pereira segundo me disseram n era grande coisa e Azevedo ou Carlos Gomes do SCP eram melhores.

    Figo e Mourinho muito bem no discurso. Jorge Mendes e Ronaldo deviam tirar umas notas… E destacar o Figo falar em Português n é hábito…

    Por último dizer que se tivessem que dar um prémio á melhor mulher de um futebolista ia para a Helen, continua a top.

  • Mike-UK
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:30 pm

    Parece-me importante o premio. Haver a noção de que Ronaldo pelo que fez e pelo que ganhou merece este lugar de destaque e esta espécie de prova dos nove em que é consagrado como o melhor de sempre, que é.
    Eusébio terá sido enorme e nada disto lhe retira um pingo de prestígio, mas durante anos foi a referência remontando a um passado a preto e branco, a um certo negrume de época que já não se coadunava com a era em que vivemos, 60 anos depois.
    É importante dar-se este passo em frente, virar a página de certo modo, repito, com todo o respeito pela figura incontornável que foi Eusébio.

  • tomascapucho
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:33 pm

    Só um aparte, sou só eu que acho aquele jornalista ridículo? (para não chamar outras coisas).
    Acha se o maior sabichao do futebol, é mal educado, eentre muitas outras coisas…
    Ps: o discurso do Jorge Mendes é qualquer coisa de….horrível.
    Peyroteo devia estar no melhor onze de sempre de caras! Deco, Paulo Sousa também. Achei a escolha do Ricardo Carvalho discutível…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:40 pm

      Que jornalista era? E já agora, pontos principais dos discursos do Mendes e do Figo, se não for pedir demais!

      António

    • Ginola
      Posted Janeiro 14, 2015 at 11:44 pm

      O Carlos Daniel é, e de muito longe, o Jornalista que mais percebe de futebol em Portugal… Mesmo sendo só um part time para ele.

      Sabichão ele é, mal educado nunca vi nada que me fizesse pensar isso.

    • tomascapucho
      Posted Janeiro 15, 2015 at 7:40 am

      A despachar discursos, gozar com a colega só para se interiorizar etc. Com certeza não vês/ouves programas desportivos para dizeres isso. Ele até pode ser uma boa Wikipedia, mas n passa disso.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:39 pm

    Tive saudades ao olhar para tanta figura do futebol portugues. Felizmente temos uma grande Historia.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:43 pm

    Estes prémios para mim é indiferente, mas de certo modo até concordo com as escolhas, só acho que o Paulo Sousa merecia mais atenção…

    Peter Griffin

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:48 pm

    O "médio-ofensivo" Rui Costa é um dos jogadores portugueses mais sobrevalorizados de sempre. Passou muitos anos a suplente de Kaká no Milan, clube no qual marcou 4 golos em 124 jogos de campeonato italiano, números muito, muito, muito fracos em comparação com Deco (nunca foi suplente de ninguém, mas sentou Rui Costa no Euro'04!), Travassos (um futebolista absolutamente extraordinário entre os "Cinco Violinos", um super-atleta super-regular, com um pontapé fulminante), Paulo Sousa (bicampeão europeu, nunca suplente no seu auge), Mário Coluna (um Monstro Sagrado com uma enorme potência física e de remate), António Oliveira (um génio que decidiu muito mais jogos e marcou muito mais golos em grandes clubes), ou Hernâni (outro génio, marcou 127 golos em 251 jogos pelo FC Porto), já para não falar de um senhor chamado Artur José Pereira (fundador do Belém e craque no Benfica e Sporting), mas isso já era recuar demasiado para este futebol de "memória curtinha"…
    JMF

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:11 am

      Tu tens noção do disparate ou apenas dizes por dizer? Viste a carreira do Rui Costa na década de 90 ou nem sequer tens idade para isso? enfim adoro esta "new generation" que pensam que sabem tudo e que só desde que vêm as coisas é que as coisas são boas, adoro….enfim, parvo sou eu de estar a comentar o teu comentário…

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:12 am

      Enfim, não ver a qualidade de Rui Costa só pode ser miopia… Rui Costa em Itália ficou algumas vezes á frente de Zidane, Del Piero e Totti como melhor 10.

      Se fores a Florença ou a Milão vais perceber o que é que representa o Rui Costa. Um jogador brutal que sempre que vai a esses estádios tinha que dar a volta Olímpica para ser aplaudido. Foi assim com o Milan em Florença e com Benfica em Milão.

      Deco foi corrido do Barcelona e do Chelsea… Nunca foi suplente? Vai perguntar ao Balack?

      Não marcou golos? O Zidane marcava muitos?

      Duvido muito que tenhas visto o Travssos, Hernani e Artur José Pereira (este é msm imposível a não ser que tenhas 100 anos) para fazer essas comparações.

    • Stanley
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:17 am

      Lembras-te do jogo com a Inglaterra em 2004? Não? Então vai lá voltar a vê-lo. ;)

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:25 am

      O Deco foi tão corrido do Barcelona como o Rui Costa do Milan e Fiore. Aliás, da Fiore, foi genuinamente corrido. A única diferença é que um tem duas Champions. A titular.

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:29 am

      Foi corrido da Fiore… ahaha

      Percebes muito disto realmente. Até te explicava o que se passou mas podes procurar tu.

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:31 am

      O Rui Costa corrido da Fiorentina????? ok pronto agora é que ja li mesmo aqui tudo por hoje…chega de Internet, amanhã há mais…

    • João
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:38 am

      Tão corrido como o Deco do Barcelona. Se é para aparvalhar o português a ver se cola, brincamos todos.

      Não cola. Continua a ter sido corrido do Porto com uma Champions, do Barcelona com outra, da Selecção com uma final do Europeu e umas meias do Mundial e do futebol com duas shortlists para Bola d'Ouro. Não devíamos, mas temos pena.

    • Ginola
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:52 am

      Deco foi dispensado pelo Guardiola. Ele e Ronaldinho.

      Informa-te sff. Rui Costa saiu porque a Fiore ia falir e precisava de €.

      Eu não vou pelos títulos. O João Pinto foi durante anos o melhor jogador em Portugal, mais de 10. Ganhou 2 campeonatos.

      Deco era craque tb. Entre ele e Rui Costa a qualidade era similar. Eu gosto mais do Rui… ok?

      Para além disso Portugal foi a segunda escolha do Deco.

    • Tiago Beça
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:40 am

      O Rui Costa foi suplente do Pirlo durante algum tempo sim. Mas o Rui Costa era nº10, para jogar mais recuado era normal que o Pirlo jogasse a titular visto que aquela era a posição dele.
      Para mim o Pirlo no seu auge é superior ao melhor Deco (apesar de jogarem em sítios diferentes).

      Recordo que o Rui Costa foi considerado mais que uma vez, o melhor "maestro" do campeonato Italiano, quando andavam lá senhores como Zidane, Del Piero, Totti….

      Aquando da contratação de Zidane para o Real Madrid, o Rui Costa também foi equacionado no lugar deste. Mas lá se decidiram pelo Frances e abriram os cordões à bolsa.

      O Rui Costa e o Batistuta partiam a loiça toda e foram das "duplas" que mais gostei de ver jogar.

    • Alexis
      Posted Janeiro 15, 2015 at 8:09 am

      O Rui despachado de Florença? Sobrevalorizado? Esta gente é de uma desonestidade incrível. Um atentado intelectual!! Senão vejamos:
      O Rui chega a florença para substituir… Roberto Baggio. Impõe-se de tal maneira que ano após ano era considerado um dos melhores (e por várias vezes o melhor) 10 da liga Italiana – concorria contra Zidane, Del Piero, Nedved, entre outros (no inicio dos anos 90 era a melhor liga do Mundo ou top3 no final da década de 90). Todos os anos a Fiorentina resistia a vender o "príncipe de Florença". Venderam Batistuta, Toldo, Edmundo… Quando não conseguiram resistir mais, venderam-no por… cerca de 40M €.. com 30 anos (e na altura 40M eram bem mais que 40M hoje em dia)! A isto eu chamo despachar.. (seguramente top5 das transferências de jogadores acima dos 30 anos)
      Vai para o Milan. Assinam, entre outros, Nesta, Rivaldo… Rivaldo é relegado para o banco porque a 10 jogava o Rui.
      Já com 32/33 anos (!!), perde o lugar (mesmo sendo bastante utilizado) para um jovem que em 3/4 anos carregou o Milan (especialmente quando Scheva assinou pelo Chelsea): Kaká.
      Decide não renovar para poder acabar na Luz embora lhe fosse proposto continuar.
      Para quem vé futebol ha 10, o Rui não marcava muitos golos (mas tinha muita apetência por golos bonitos e importantes) mas fazia muitas assistências, criava o jogo todo nas equipas por onde passou.

      Falam sem saber, vão consultar as estatísticas e pensam que viram tudo e sabem tudo… Ou entao falam apenas para "obrigar" as pessoas a comentar e eu caí que nem um patinho..

    • Kafka I
      Posted Janeiro 15, 2015 at 10:29 am

      Alexis

      Subscrevo a 100%…o problema aqui é que a maioria dos users daqui do blogue não viu o Rui Costa jogar na década de 90, então falam sem saber e quando se fala sem saber dá nisto…a maioria nem deve saber o que era e o que representava a Serie A na década de 90…

    • Alexis
      Posted Janeiro 15, 2015 at 11:01 am

      Mesmo Kafka… que saudades tenho eu da Serie A. Do Milan de Arrigo Sacchi. De todos os craques que desfilaram pelo melhor campeonato do Mundo da decada de 90.
      E ver o Rui Costa era um regalo. O Homem não sabia de que côr era a relva. De cabeça levantada, com a sua visão e qualidade de passe, tornava qualwuer avançado "meco" num ponta de lança temível.
      Recolheu o rspeito e admiração de todos. Desde colegas de profissão, treinadores, árbitros, publico em geral. Está na galeria dos 100 melhores futebolistas de SEMPRE da Serie A..

      Mas pronto fiquei a saber que foi despachado de Florença…

  • Nuno R
    Posted Janeiro 14, 2015 at 11:50 pm

    Estes prémios, tal como a Eurovisão de Segunda, são um modo de entreter a malta com o lado cor de rosa e glamoroso do futebol.

    Mas é engraçado como a malta se exalta com a ausência do "X" ou com a presença do "Y", como se fosse possível fazer um 11 totalmente consensual.

    A única ausência que notei foi a de um senhor que foi 2 vezes campeão europeu, mas lá está, não cabem todos, por isso só há que aceitar.

    Mesmo nos restantes prémios, podemos falar em nomes como Aurelio Pereira, Otto Gloria ou Candido de Oliveira, João Silva, e muitos outros.

  • Sombras
    Posted Janeiro 15, 2015 at 12:17 am

    Não vi a gala, não liguei aos vencedores embora tenha votado mas queria só deixar aqui um sentimento que me corre nas veias.

    Paremos um minuto para reflectir, e constatemos a grandeza que é este pequeno país esquecido na fronteira com o Atlântico no desporto rei, que todos aqui amamos. Olhem para esses onzes e vencedores individuais em todas as categorias e vejam a quantidade e qualidade dos mencionados. Quase todos esses jogadores no seu pleno seriam titulares em grande parte das equipas do mundo nos dias de hoje.

    Somos 10 milhões, pouco mais, pouco menos, sempre o fomos, e produzimos jogadores (e Homens) com a classe de Paulo Sousa, Figo ou Rui Costa, com o talento de Ronaldo, Eusébio e Futre, com a personalidade e carácter de Mário Coluna ou Humberto Coelho, e até lendas no futsal e futebol de praia como Ricardinho e Madjer que marcaram gerações! Treinadores que dominaram o jogo como Pedroto e Mourinho, até um agente que monopoliza o futebol. Um país que ganhou através dos seus clubes 4 finais da mais importante competição de clubes, que ficou a um cabeceamento de ganhar o Euro, o seu Euro…
    O Português tem por hábito admirar o que é dos outros e rejeitar o que é seu, mas a verdade é que no futebol, este cantinho isolado tem muito que se orgulhar.

    PS: Obrigado à organização por ter reconhecido a reportagem "hino ao futebol" que foi das melhores meias-horas que passei em frente a um televisor e que me mostrou o quão "potente" é o alcance desta fantástica modalidade.

    • João Dias
      Posted Janeiro 15, 2015 at 12:25 am

      Grande comentário!
      Subscrevo a 100%.

    • João Lains
      Posted Janeiro 15, 2015 at 1:53 am

      Partilho do mesmo sentimento. Gostei imenso desta iniciativa e ver tão boa gente ser distinguida. A única coisa que lamento é o discurso do Jorge Mendes. Se há algo que merecia ser enfatizado esta noite é o futebol português, o jogador português e não apenas Ronaldo.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 12:22 am

    Percebo as mençoes ao Deco, JVP e ao Paulo Sousa, mas nao consigo criticar um meio-campo com Figo, Coluna e Rui Costa. Figo foi Bola de Ouro, dispensa apresentaçoes. Coluna foi uma das grandes figuras do grande Benfica dos anos 60 e dos "Magriços". O Rui Costa teve uma carreira excepcional e tem um peso tremendo no futebol portugues, nao so enquanto senior, mas tambem ao nivel das camadas jovens.
    Infelizmente nao cabem todos no melhor 11, ate porque figuras como os 5 violinos, o bi-bota de ouro, Pauleta, Chalana, Damas, Bento ou Simoes tambem ficaram de fora do melhor 11 de sempre.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 15, 2015 at 12:44 am

    É sempre difícil atribuir estes prémios, ficava obrigatoriamente muito craque de fora, globalmente parece-me bem. E já agora… O Benfica continua a ser o único clube português com um bola de ouro.

  • Luís Correira
    Posted Janeiro 15, 2015 at 10:10 am

    Rui Costa e Deco estão ao mesmo nível mas neste 11 escolho Rui Costa.
    A diarreia verbal de jorge mendes é insuportável.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2015 at 11:16 am

    Não faz sentido tanta comparação entre Deco e Rui Costa. Foram dois jogadores excelentes, para mim ao mesmo nível e dado que isto são prêmios entregues pela FPF, faz todo o sentido Rui Costa ter figurado no melhor 11.

    Basta ver os dados de Rui Costa na selecção: 95 jogos, 26 golos.

    Agora, rebaixar a carreira de Rui Costa pelos títulos ou por ter sido suplente de Kaká no Milan ou de Deco na selecção (suplente em 2004, com 32 anos e Deco com 27, quase igual) é rídiculo. Só quem nunca viu jogar Rui Costa no seu auge pode reduzir assim a carreira dele.

    Além do mais, Deco aos 32 anos foi jogar para o Fluminense. Rui Costa aos 32 anos, estava no Milan, fez mais duas épocas lá jogando 70 jogos em todas as competições e fez duas épocas no Benfica, jogando 67 jogos em todas as competições.

    Quantos títulos ganhou na carreira Steven Gerrard? Quantos títulos ganhou na carreira Francesco Totti? É por isso que não deixam de ser excelentes jogadores?

    Deco foi excelente e Rui Costa também o foi.

    André Sargento

  • ze
    Posted Janeiro 15, 2015 at 7:03 pm

    Para mim a questão Deco ou Rui Costa não se coloca, dois extraordinários jogadores, sendo que tenho preferência por Rui Costa por tudo o que fez em Itália e pela selecção (sub-20 também conta). Quanto a Paulo Sousa, se tivesse de formar um meio campo equilibrado, Paulo Sousa a 6, Coluna a 8, Rui a 10. Como não tenho escolheria os três melhores médios Rui Costa, Coluna e Deco O problema é o Figo estar como opção para médio e não avançado como deveria estar, porque Futre apesar de ter sido um dos 5-7 melhores jogadores portugueses de sempre (imo) não foi propriamente feliz na selecção e não é melhor que Figo, Ronaldo e Eusébio. Na defesa iria sempre ter jogadores que tenham sido laterais porque tivemos centrais em melhor plano. Por isso o meu melhor 11 seria:

    GR – Baía/Bento/Damas (escolham um, sinceramente não acho grande diferença e nenhum foi espectacular pela selecção)
    Defesa (só DC's) – Humberto Coelho, Germano, Fernando Couto e Ricardo Carvalho
    Médios – Rui Costa, Coluna e Deco
    Avançados – Eusébio, C. Ronaldo e Figo

    Quanto a melhor de sempre acho a nomeação de Ronaldo normal, pelo enviesamento natural que existe, e no fim da sua carreira acho que provavelmente vai ser o melhor português de sempre e um dos melhores jogadores de sempre. Apesar disso acho o que Eusébio fez pelo futebol português (e Benfica) mais impressionante do que Ronaldo fez na selecção e na sua carreira (pelos clubes) e por isso escolheria a Pantera Negra, mas não me faz absolutamente confusão nenhuma a escolha. (também tinha sido uma homenagem bonita a Eusébio)

Deixa um comentário