Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rony Lopes faz duas assistências na vitória do City (Citizens conseguiram um agregado de 9 a 0 frente ao West Ham); Real Madrid derrota o Espanhol; Roma elimina a Juventus; FC Porto desafia Benfica e Sporting a mostrar contas

Pellegrini deu a titularidade a Rony Lopes e o português não desiludiu, rubricou uma boa exibição e contribui com duas assistências na vitória do City frente ao West Ham, por 3-0 (golo de Aguero e bis de Negredo). Os Citizens, que conseguiram um agregado de 9-0, nesta meia-final, asseguraram assim um lugar na final da Taça da Liga de Inglaterra.

Resultados – O Real Madrid venceu, em Barcelona, o Espanhol por 1-0, na 1ª mão dos quartos de final da Taça do Rei. Benzema fez o único golo da partida, num jogo em que Ronaldo esteve péssimo a nível técnico (não driblou um adversário) mas que apesar da noite pouco feliz ainda atirou ao poste e por várias vezes demonstrou a sua enorme capacidade para aparecer em zonas de finalização (Benzema foi algo egoísta num desses lances); Em Itália, a Roma garantiu a passagem às meias-finais da Taça, ao eliminar a Juventus, com um golo de Gervinho (excelente execução). Ainda não foi este ano que Conte ganhou a Taça de Itália como treinador, mas este resultado até pode reforçar a aposta do clube de Turim na Liga Europa.

FC Porto – Num comunicado divulgado esta terça-feira, os azuis e brancos afirmam que Benfica e Sporting não cumprem a lei na divulgação de contas consolidadas e que deviam acabar com essa ‘mentira’ apresentando os números aos respectivos e sócios e às autoridades. ​«Uma das mentiras mais vezes repetidas no futebol português nos últimos anos tem a ver com as contas consolidadas, que alegadamente o FC Porto não apresenta e que o Benfica e o Sporting apresentam. Esta mentira tem servido para iludir os adeptos menos informados (…)», «a verdade é que só o FC Porto cumpre a lei e apresenta contas consolidadas de todo o seu universo. Benfica e Sporting não o fizeram e nem há notícia que a Comissão de Normalização Contabilística e outras autoridades pretendam obrigar os incumpridores a fazê-lo. O FC Porto não tem nada a esconder aos seus sócios, os donos do nosso clube e a quem a direcção presta contas. Apresentámos no último exercício 11,2 milhões de euros de lucro, 68,3 milhões de capitais próprios, 258,9 milhões de passivo e 327,3 milhões de activo. Para que as mentiras não subsistam, aqui fica o repto para que Benfica e Sporting cumpram a lei e apresentem aos seus sócios as contas consolidadas de todo o seu universo. E já agora, que as autoridades façam cumprir os incumpridores», referem os dragões num comunicado publicado no site oficial do clube.

81 Comentários

  • Иo Иame Boy
    Posted Janeiro 21, 2014 at 9:55 pm

    Essa do Porto desafiar o Benfica e o Sporting a mostrar as contas fez-me rir.

    • Super Dragão
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:08 am

      Faz-te rir pelo nervosismo?

    • Lu15 H3l10
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:44 am

      Faz rir, porque se o primeiro lugar não é do Porto então têm de ganhar alguma coisa! Isto é mera especulação. Aos anos que se ouvem rumores vindos do Norte a criticarem contas do Benfica e do Sporting. Super Dragão pense um bocadinho (com esse nome deve ser adepto do FCP). Se existe uma possibilidade de as contas não estarem correctas para os grandes da capital então como é que ainda não foi investigado?

      Agora responde-me: "Aos grandes ninguém investiga e aos anos que SLB e SCP o fazem."

      Ao que eu lhe respondo. É adepto do FCP? Só para saber.

    • Rui Silva - portista
      Posted Janeiro 22, 2014 at 12:05 pm

      Por acaso, o que me fez rir muito foi quando o Roberto foi vendido por 8,5 milhões de euros ao Saragoça e o Pinto da Costa disse que eram os milhões da treta.

    • João Batista
      Posted Janeiro 22, 2014 at 1:07 pm

      Sim que o Apito dourado é algo que já passou! Campeonatos do Porto então são uma maravilha. O que vale é que quando o Pinto da Costa morrer vai ser canonizado, é que só pode ser santo, com tantos milagres que tem feito ao Porto.

      Por favor

  • slb1994
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:02 pm

    Curioso (ou não ) é que jogadores como Rony Lopes (grande talento, mas está numa equipa poderosíssima) e Bruno Fernandes (que aqui ninguém lhe dava "cavaco") estão a ter mais oportunidades na equipa principal do que Bernardo Silva, Tozé ou Cancelo…

    • Chilavert
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:16 pm

      Isso é simples de perceber!É uma questão de mentalidade e de dinheiro.
      A primeira porque cá anda se com a mania do novo riquismo(especialmente Benfica e Porto) e segundo porque adquirir jogadores estrangeiros faz girar o dinheiro para muitas "bocas".

    • Miguel
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:16 pm

      pelos vistos o Rony Lopes serve para o campeonato inglês mas o Bernardo Silva não serve para o português…enfim

    • Alexandre
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:19 pm

      Subscrevo. Como portista que sou, até me sinto envergonhado de ver um reles como o Licá vestir a camisola do meu clube e o Tozé a espalhar qualidade na equipa B, enfim. É "engraçado" a maneira como em Portugal desvalorizamos o que é nosso, o que vem de fora é que é bom, o que é "produzido em casa" não presta. Só espero que o Bruno Fernandes e o Rony Lopes tenham enormes carreiras, assim como o Bernardo Silva, o Tozé, o Cancelo, o Podstawski ou o Rafa, e se for preciso, que se mudem de malas e bagagens para outro país, onde tenham oportunidades.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:21 pm

      Só é surpresa para quem anda desatento. É a triste realidade do nosso futebol.
      André

    • Santos
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:24 pm

      Miguel,
      No ponto, mesmo no ponto.

      Mas melhor assim, não queria ver Bernardo Silva a destruir defesa na 1ª liga, deixar andar o rapaz na 2ª.

    • slb1994
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:33 pm

      Estou curioso é se alguns dos jovens "servirá" para o jogo … da Taça da Liga… em casa…frente ao Gil Vicente… e a valer "feijões"
      Eu apostaria no seguinte onze:

      Bruno Varela (prémio pela boa época que tem vindo a fazer)
      João Cancelo
      Steven Vitória
      Jardel
      Sílvio

      Ruben Amorim
      André Gomes
      Bernardo Silva

      Sulejmani
      Ivan Cavaleiro
      Lolo

    • Tranquilo
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:41 pm

      Por cá o que interessa é agradar aos empresários e outros barões, por muito bom que seja se não meter dinheiro em movimento não calça porque está muito verde(a desculpa da moda)!
      É muito doloroso ter que levar com cepos como o Cortez e ter um Cancelo que não em mínima oportunidade é isto o paradigma do futebol nacional.

    • Miguel
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:52 pm

      slb1994

      tudo bem que é o que tu queres…mas esse 11 é irrealista…8 portugueses num 11 formado pelo JJ??

      nem "que eles nasçam 10 vezes" loool

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:02 pm

      slb, gosto muito do seu 11. mas 1º conhecendo JJ e quase certo que jogue o artur, e mesmo que nao jogasse duvido que apsotasse no bruno, apesar da boa epoca, e iria para o paulo lopes.
      quanto ao resto concordo. sulejmani necessita de ganhar tempo de jogo, e este era bom para ele.
      lolo duvido que jogue, apesar de andar a marcar varios golos, aposto que jogara funes

    • pedritxo
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:08 pm

      espero bem que haja um onze desse tipo, os jogadores bem merecem ate tiraria o jardel para por o fabio cardoso e com Lindelof,ruben pinto e helder costa no bancoe porque nao gianni, gostaria de ver o ruben pinto tambem a jogar com os principais.

      Mas JJ devera alinhar tipo com:
      Artur

      Andre Almeida
      Steven
      Jardel
      Silvio

      Fejsa
      Ruben Amorim
      Djuricic

      Ivan Cavaleiro
      Sulejmani
      Funes Mori

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:33 pm

      pois, este 11 e mais a JJ, como disseste.
      so tenho a minha duvida no fejsa, visto que ele agora e titular, talvez o jesus o poupe, como contra o cinfaes, e meta la o lindelof. 5 portugueses tambem ja nao e mau.
      por muito que queira ver o bernardo, acho que ele vai para o banco e djuricic quase de certeza vai jogar de inicio. infelizmente

    • Carlos Zorrinho
      Posted Janeiro 22, 2014 at 12:33 am

      Por favor não comparem o Rony Lopes com os restantes portugueses, é mais novo e muito melhor, o único que tem alguma comparação apesar de mais velho é Bruma.
      O Bernardo até o Rony sair do Benfica por exemplo nem saia do banco.

    • João Roseiro
      Posted Janeiro 22, 2014 at 1:04 am

      Concordo totalmente com o slb1994!
      O Benfica até pode perder o jogo que já está apurado! Por isso nada melhor para começar a dar minutos a essa malta toda! Sim, porque o que eles precisam neste momento é de minutos!

    • Carlos Zorrinho
      Posted Janeiro 22, 2014 at 1:31 am

      A equipa B tem mais minutos que a equipa A…
      Informem-se antes de falar…

    • slb1994
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:49 am

      Carlos Zorrinho,
      Também não queiras comparar o plantel do City ao de Porto e Benfica…

  • Anónimo
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:04 pm

    Olha olha o Pinto da Costa preocupado com os sócios de Benfica e Porto.
    Ao que isto chegou…

    Jonas

  • Pereira
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:08 pm

    PdC tem toda a razão, as autoridades deviam fazer o seu trabalho, como por exemplo prender corruptos.

    • Ace-XXI
      Posted Janeiro 22, 2014 at 9:50 am

      Ler 1 comunicado do Porto a exigir justiça as autoridades é digno de 1 sketch dos gato fedorento…

  • luis bcn
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:08 pm

    O Rony jogou bem (vi mais ou menos o jogo) e pelo que li na imprensa inglesa estao agradados com a exibiçao dele e com o que ele pode vir a dar ao clube (ainda que nao considere que no 2 golo ele tenha feito uma assistencia pois o aguero ainda teve muito trabalho ate marcar o golo).

    Quanto ao comunicado do meu clube acho que nao nos diz respeito o que o benfica e o sporting andam a fazer mas fica o repto para a administraçao do FCP explicar aos socios porque venderam partes de passes por x e depois compraram-nas por x+y com prejuizo para o clube claro…isso é que me preocupa

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:10 pm

    Portugal tem aqui uma grande geração em perspectiva.

    Rony Lopes, Bernardo Silva e Bruma como cabeças de cartaz.

  • Xis
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:11 pm

    Esta atitude do Porto é no mínimo curiosa. Porquê divulgar isto? Porquê agora? Estranhíssimo ..

  • Miguel
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:15 pm

    as autoridades competentes (nomeadamente a CNC e a CMVM) não dizem nada em relação à apresentação das contas consolidadas de Sporting e Benfica..e vêm-me agora estes gajos com a moral toda, falar em verdade e em transparência quando toda agente sabe o seu passado de corrupção, de mentiras, de violência, de recurso a meninas e tudo o mais que possa ser "obscuro"??

    será que o ridículo deste país não tem limites??

    se o porto e as suas gentes estão tão preocupadas com o desporto nacional, nomeadamente o futebol (se é que realmente estão, o que eu duvido), porque é que não compareceram na reunião entre o Sporting, Benfica e muitos mais clubes da 1ª e 2ª liga para debaterem as propostas apresentadas pelo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, para a melhoria do futebol português em particular, como do desporto e do país em geral?

    o tema relativo à redução do IVA nos bilhetes (afecta o país também) foi apresentado na dita reunião…andava o senhor pintinho a mandar postas de pescada em relação a este assunto e a fazer comparações relativamente ao preço dos bilhetes para um jogo de futebol e a compra de DVD's pornográficos (ou para os mais sensíveis – eróticos) em que o IVA dos últimos era menor…e eu agora pergunto a essas gentes:

    onde andavam eles para não comparecerem na dita reunião??

    pelos vistos andavam a escrever comunicados chamar de incompetentes à CNC e a CMVM….qual coerência qual quê…

    • Rui Ramos
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:05 am

      Não seja ridículo.

      O Sporting cortou relações com o Porto. Como é que agora poderia aparecer a uma reunião informal em casa do Sporting.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:18 pm

    Quando um comunicado do fc porto acaba com "… que as autoridades façam cumprir os incumpridores" acho que não vale muito a pena perder tempo com isso. Qualquer link do youtube referente ao apito dourado serve como resposta.
    Cumprimentos,
    Paulo Jorge

    • Kafka
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:35 pm

      Paulo Jorge, 110% de acordo contigo, nem vale a pena tecer comentário nenhum face aquele comunicado…

    • H Soares
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:25 pm

      O espelho da sociedade encontra-se em qualquer esquina e a prova disso está aqui.
      Quando a justiça não nos agrada, adoptamos uma nova justiça, nesta podemos justificar as nossas acções com as dos outros.

    • Kafka
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:49 pm

      H Soares, há uma coisa que se chama, "telhados de vidro" quem os tem, não pode andar aí a falar de peito feito, porque senão arrisca-se, e o Porto nem sequer telhado tem, face ao que aconteceu e está devidamente provado (mas não devidamente penalizado), portanto não tem moral nenhuma para falar em seja o que for, percebes? ou será que o Hitler e o Estaline (caso ainda fossem vivos) tinham moral para vir para a Comunicação Social criticar aquilo que o Kim Jong-Un anda a fazer? eu já estou mesmo a imaginar o cenário, o Hitler e o Estaline naqueles debates politicos da SICn, RTPn e TVI24 todos indignados com o líder da Coreia do Norte a dizerem que ele era um assassino e que era inadmissível o que ele estava a fazer, devia ser uma coisa bonita de ser ver de facto, enfim…

    • Pedro
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:53 pm

      Alienação…
      Mas quando algum rebentar, aí vamos pagar todos, alegremente cantando…

    • H Soares
      Posted Janeiro 22, 2014 at 10:10 am

      Kafka, quer dizer então que por eu cometer um crime, e não ter sido culpado nos locais apropriados para avaliar as situações, deixo de ter direito de a justiça? Deixo de ter direito a falar das injustiças que acontecem?
      Toda a gente tem o direito de querer justiça, seja ele o mais "corrupto" seja ele o mais santo.

  • João Dias
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:28 pm

    Ainda o VM diz que teremos uma seleçao vulgar.Com perolas como o Rony para que pedir mais? Que talento…O trio Bruma/ Rony Lopes/ Bernardo Silva promete causar estragos…

    • Tiago
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:33 pm

      Bruma? esse vai ser um Izmailov, queda para a fuga já tem e ao que parece arranjou 1 joelho igual.

    • Kafka
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:34 pm

      Era preciso era os 3 jogarem regularmente, o que não é propriamente o caso, tirando o Bruma, os outros 2 raramente jogam na equipa principal…mas concordo, se estes começarem a jogar regularmente a titulares, e tiverem cabeça para não se deixarem perder pela fama e dinheiro, terão tudo para se tonarem grandes jogadores de futebol

    • pedritxo
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:35 pm

      o VM sabe perfeitamente do valor dos que os jovens tem e ate realçou esse facto, so que se nao forem aposta, teremos uma selecçao vulgar

    • João Dias
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:03 pm

      Mas dizer que teremos uma seleçao vulgar parece me algo exagerado. O futuro da seleçao esta assegurado.

  • João Dias
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:31 pm

    Ja agora.sou o unico a achar que o Rony devia estar nos sub-21?Se o Vezo esta,porque e que ele tambem nao?

    • slb1994
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:40 pm

      Eu também acho que deveria (no lugar de Sérgio Oliveira).
      Vezo foi convocado porque foi titularíssimo do Setúbal (estando em grande plano).

    • Santos
      Posted Janeiro 21, 2014 at 10:41 pm

      Rony tem "apenas" 18 anos, e feitos à pouco tempo.
      Talvez na próxima convocatória.

    • João Dias
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:01 pm

      Nao entende como e que esse mediano jogador tira lugar a este craque nos sub-21 So mesmo na cabeça destes selecionadores…

    • Miguel Guerreiro
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:20 pm

      Nos sub-21? Lamento informá-lo mas o Marcos, não vai jogar nos sub-21… Passa logo dos sub-19 para a equipa principal.

    • João Dias
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:46 pm

      Calma… Estamos bem servidos nessa posiçao.Temos e de o deixar evoluir nos sub-21.E o nivel adequado para ele.Ficariamos com uns sub-21 ainda mais talentosos com ele.

    • Chilavert
      Posted Janeiro 22, 2014 at 12:29 am

      O Rony estará no europeu de sub 19 deste ano que dará o apuramento pra mundial sub 20 em 2015, competições muito imporatntes para a formação dos jogadores dessa geração(nascidos em 1995 e 1996) já que a generalidade dos clubes não está a fazer o seu papel!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:35 pm

    Fica a coincidencia do comunicado do Porto surgir no mesmo dia em que recusaram participar num encontro que tinha por objectivo discutir aspectos importantes para o futebol como o sorteio puro das arbitragens, entre outros.
    No entanto, como quem nao deve nao teme, espero sinceramente que o meu clube e o Sporting clarifiquem, sem recorrer a ofensa barata e falta de educacao, se existe alguma verdade neste comunicado.
    Saudacoes desportivas
    Bruno, Oxford

  • RicardPereira
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:45 pm

    O sr. Pinto da Costa está preocupado com o que pode sair da reunião em Alvalade então atira estas postas de pescada. Há quanto tempo é que o Porto não atacava os dois clubes ao mesmo tempo? É sinal que algo está a mudar.

    SL

  • FÁBIO COSTA
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:46 pm

    Se Benfica e Sporting fossem transparentes como o FC Porto, não era só o Danilo o único Sr. 18 milhões do Campeonato.

    • Kafka
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:01 pm

      Que o FC Porto é transparente não há duvidas, tanto que o youtube por exemplo está cheio de videos que provam isso mesmo, durante essa transparência durante mais de 20 anos…

      Vou deixar-te uma sugestão para passares o tempo e apreciares a transparência do teu clubes ao longo dos anos, vai ao youtube e escreve as seguintes palavras "apito dourado", vais ver que vais ficar espantado com tanta transparência…

    • Ace-XXI
      Posted Janeiro 22, 2014 at 10:47 am

      Claro que sim o que o fcp mais tem é transparência ainda no ultimo defeso pagaram 4.5M por 50 % do passe de 1 jogador que tinha como clausula de rescisão 4M…

    • Anónimo
      Posted Janeiro 22, 2014 at 2:08 pm

      Sim Kafka, escreve tambem Howard King SCP e SLB. Escreve tambem PPC, e ja agora tambem podes encontrar no youtube uma certa conversa a pedir Joao Ferreira, Paraty e fazer coisas por outro lado.
      Ace, que eu saiba esses valores estao nas contas ? Ou nao ?
      MPires

  • Tranquilo
    Posted Janeiro 21, 2014 at 10:56 pm

    Muito interessante a dinámica deste Real, sem o duplo pivot cria mais oportunidades e concede menos, a falta que o Khedira não faz tem sido visível. Ancelloti tem a noção do clube onde está e adapta a sua ideia de jogo algo que Mourinho não soube fazer preferindo entrar em mind games que em Espanha á partida estavam perdidos e em um modelo de jogo para o qual não tinha clube nem jogadores. Uma equipa que tem jogadores de 100 milhões tem é que impor a sua qualidade e futebol e não jogar a medo, interessante que hoje quando o treinador resolveu defender o resultado e tirar o Di e o Benzema foi quando estiveram mais perto de sofrer, realçar que esses dois foram dos melhores do Real mas claro que jogadores de 100 milhões não se tiram em mais nem menos ;)
    Estou curioso para ver como vai ser a abordagem á champions.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 21, 2014 at 11:04 pm

    Melhor do que um porco a andar de bicicleta…Só o Sr. Pinto da Costa a falar de leis. Quando se pensa que se já "viu" tudo na vida…

  • Kacal l
    Posted Janeiro 21, 2014 at 11:10 pm

    Uma exibição q.b. e uma grande vitória do Man City, com um plantel destes e com um colectivo forte e uma grande qualidade de jogo (nesta altura da época), eles não precisam de forçar muito, nem "acelerar" muito para golear ou vencer um adversários mais acessível e hoje não foi excepção, "despacharam" o West Ham em duas mãos com uma facilidade enorme, nem dá pica.
    Destaque para o regresso do Aguero á titularidade, ás boas exibições e aos golos (embora tenha marcado no jogo anterior), hoje mostrou que está a 100% e este jogo marca o regresso dele ao 11 do Man City, a partir de agora vai ser indiscutível outra vez.
    Mais um bis de Negredo que está em excelente forma, embora no campeonato ainda não tenha mostrado tanto como nas taças, tem marcado menos, mas fez mais uma boa exibição e para o Rony Lopes que esteve bem no jogo e teve alguns bons pormenores, para além de 2 assistências, é um talento "puro" e uma certeza para o futuro.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Janeiro 21, 2014 at 11:19 pm

    Gostei deste pedido do Porto (não estou a ser irónico), mas quem o fez pouco ou nada percebe de contabilidade, porque certamente deveria saber que desorçamentações é das políticas mais comuns na gestão de grupos. Concordo que deveria haver uma lei que obrigasse não só as SAD's mas todas as entidades sem desorçamentações (ui o que era feito de 90% das Câmaras que têm E.M.'s) e é ai que os interesses dos grandes grupos economicos aparecem…
    Estes malandrecos do Porto, não sabem que é preciso estes malabarismos para se pagar por baixo da mesa?
    Ai tontos, já se esqueceram…

  • Anónimo
    Posted Janeiro 21, 2014 at 11:32 pm

    Pinto da Costa sabe bem o buraco em que estão metidos Benfica e Sporting e por isso desafia esses clubes a apresentar as contas.

    Hugo Gilberto

    • Luis
      Posted Janeiro 21, 2014 at 11:52 pm

      Sim porque ninguém sabe como estão as finanças do Sporting.
      Mas alguém leva a serio este senhor? então quando fala em justiça é ridiculo

      No dia em que o Porto recusa fazer parte da reunião de clubes, sai este comunicado.
      Todos sabemos que o Porto adora este formato da liga Portuguesa, basta ver o que já "conquistaram" com este formato.

    • RGiggs
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:25 am

      Ora essa, Benfica e principalmente o Sporting estão em situação crítica, muito além da simples falência técnica, mas só será possível confirmar esta dedução se as contas consolidadas dos CLUBES forem apresentadas.

      Luís, reunião de clubes em Alvalade? Acaso não sabe que o Sporting cortou relações com o Porto? De qualquer maneira, não foi só o Porto a não ir a essa reunião de clubes.

      Pinto da Costa tem razão, Mário Figueiredo é o coveiro da Liga.

  • Pedro Alves
    Posted Janeiro 22, 2014 at 1:07 am

    Sobre esse encontro de clubes li isto: "BdC sugere regulamentação de apostas on-line como fonte de receitas"
    Ultrapassa-me..

    • Ace-XXI
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:21 am

      Onde estava duvida? Se não houvesse 1 monopólio da santa casa era coisa que já estava legalizado a muito tempo.

  • João Lains
    Posted Janeiro 22, 2014 at 1:14 am

    Roma na máxima força, Juventus fez poupanças na baliza, nos corredores e na frente de ataque. Vitória justa da equipa da casa. Um Maicon ao nível do que nos habituou no passado, Benatia imperial na defesa (um dos centrais em melhor forma nos principais campeonatos europeus), Strootman uma das melhores contratações da época no futebol europeu (nunca imaginei que fosse tão completo) e Gervinho decisivo (recuperou a sua melhor versão com Rudi Garcia, veremos se terá o mesmo efeito sobre Michel Bastos). Continua a faltar muita das vezes um homem mais fixo na área, isto porque o Totti (já não acompanha o resto da equipa nestes jogos de maior exigência) vem buscar jogo a zonas recuadas. Chicharito era o homem ideal e com o seu oportunismo não tenho dúvida que faria muitos golos.

    Ogbonna é uma contratação falhada e desnecessária desde o primeiro momento. Muito apático, dá muito espaço ao adversário, que desilusão. Nunca achei que a renovação do Pirlo fizesse sentido e é por exibições como esta que cada vez mais certezas tenho disso. Não queria estar a ser injusto porque tenho consciência que possa estar a persegui-lo, mas o Isla não me parece jogador para este nível. Peluso limitado com a bola nos pés, nunca pode ser utilizado num esquema com três centrais. Quagliarella e Giovinco pouco podiam fazer com uma dupla de centrais tão forte pela frente (presença de Llorente era indispensável). Marchisio ou recupera o melhor nível ou dificilmente poderá reentrar no onze inicial.

    Mais uma vez, a Juventus falha a oportunidade de conquistar a Taça de Itália, não é uma prioridade mas quando se conquistam títulos de campeão nacional com tanta facilidade, mais um troféu não ficaria nada mal.

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Janeiro 22, 2014 at 1:58 am

    Este Rony Lopes é mesmo um caso sério.

  • Super Dragão
    Posted Janeiro 22, 2014 at 11:24 am

    Não vi uma só pessoa a tentar desmentir o que ele disse. É engraçado que como têm medo que seja verdade que haja alguma "incerteza" (sendo simpático) nas contas destes clubes, atacam com o Apito Dourado. Apito Dourado baseado em escutas mas que carece a 100% de provas concretas, o Apito Dourado foi em relação aos anos 2003/2004, algo do género, onde o Porto era (e é) o Rei do futebol português…dentro das 4 linhas (se quiserem dizer fora, também podem, mas dentro era de certeza). Estamos em 2014, passados 10 anos e falam no Apito Dourado, a frustração é tanta que daqui a 10 anos, falarão do Apito Dourado de 2004, e porque é que é frustrante? Porque continuarão a perder e vão precisar de uma desculpa (ainda que gasta e frustrada) para atirar quando já não há mais nada para dizer. Vou dar alguns exemplos!
    Actualmente:
    Portista: "Somos tri-campeões! 2 Campeonatos invictos nos últimos 3 anos!"
    Benfiquistas: "A culpa é dos árbitros, olha as escutas no Youtube!"
    Sportinguistas: "Temos a melhor academia do Mundo!"

    Portista: "Apresentem as contas, malandros!"
    Benfiquistas: "Olha as escutas no Youtube!"
    Sportinguistas: "O Sporting é o mais transparente E AINDA TEMOS A MELHOR ACADEMIA DO MUNDO!"

    Benfica vence um adversário fraco:

    Benfiquistas:"Massacrámos, somos os melhores!"
    Sportinguistas:"Hello, nós demos 5 ao Arouca!"
    Portistas: "Nos jogos grandes é que vemos…"

    O Porto vence um adversário fraco:

    Portistas: "Os gajos eram fracos mas mais fraco é o Licá! Rua com esse gajo!"
    Benfiquistas: "O Adversário abriu as pernas, olha as escutas no Youtube!"
    Sportinguistas: "Mas nós demos 5 ao Arouca!"

    Sporting vence um adversário fraco:

    Sportinguistas: "Meu DEUS! Este é o ano! temos o melhor plantel, o melhor marcador, a melhor defesa, o melhor GR, o melhor meio campo! Temos 3 Bolas de Ouro e…E TEMOS A MELHOR ACADEMIA DO MUNDO!"

    Benfiquistas: "Fds não há escutas…" "Oh pa estejam calados, já ninguém vos consegue ouvir!"

    Portistas: "Lá estão estes a levantar a crista…"

    Será que resumi bem?

    • FÁBIO COSTA
      Posted Janeiro 22, 2014 at 1:30 pm

      Bom comentário.

      Mas o adeptos do Benfica do Sporting não querem ou não conseguem ver. Quando aparecem a responder ao comunicado do Pinto da Costa com bocas sobre corrupção está tudo dito (parece que se esquecem de Apito Encarnado e Paulo Pereira Cristovão).

    • Trust3r
      Posted Janeiro 22, 2014 at 2:52 pm

      Grande comentátio com piada q.b.

  • slb1994
    Posted Janeiro 22, 2014 at 11:50 am

    A única duvida que tinha era entre Cancelo e André Almeida.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 22, 2014 at 2:05 pm

    Ou seja, o argumento para a questao das contas passa por contra argumentar com o youtube ? Por mim tudo bem, mas nao se esquecam de mencionar toda a gente que foi apanhada. Tambem devemos falar nas cameras do multibanco para depositos aos arbitros e nao esquecer as memorias do ex arbitro Howard King e as visitas a Lisboa para apitar jogos do SCP e SLB.
    MPires

  • Manuel
    Posted Janeiro 22, 2014 at 3:03 pm

    A mesma velha táctica, o desvio de atenções. Os resultados do Porto neste primeiro semestre vão ser terríveis. Para além de terem tido um mau desempenho na Champions, apenas 2M€ de prémios, as assistências baixaram catastroficamente para além de outros proveitos. E uma grande parte dos proveitos da TV já foram antecipados.

    "Do R/C 2011/12:
    "Em 30 de Junho de 2012 e 2011, as transacções com a entidade PPTV/Olivedesportos relevadas na rubrica “Vendas e prestações de serviços” são justificadas pelo contrato de cedência(…)
    Por seu turno, o saldo registado na rubrica “Outros passivos correntes e não correntes” em 30 de Junho de 2012 corresponde, essencialmente, ao adiantamento recebido pela Sociedade da referida entidade relativamente aos direitos acima referidos aplicáveis à época 2012/13 e 2013/14, assim como a facturação antecipada à mesma entidade relativa a direitos de transmissões televisivas para as épocas 2014/15 a 2017/18. (Nota 21)."

    O Sporting não sei, mas o Benfica consolida as contas de todas as suas empresas. Desafio a que digam qual é a empresa do Benfica que está fora da consolidação de contas.
    O Porto não o faz pela simples razão que o Estádio não está incluído nas contas. Porquê? O que querem esconder?
    Além disso, fizerem isto conforme veio no R&C:

    "A criação de uma nova empresa, cujos resultados não são consolidados nas contas da FC Porto SAD, permitiu à sociedade dos dragões retirar salários dos custos da sociedade.
    De acordo com o Relatório e Contas relativo aos primeiros nove meses da época 2011/12, é possível verificar que a FC Porto – Serviços Partilhados (SP), criada em Março de 2011, tem como objectivo a "prestação de serviços de assessoria empresarial, administração e recursos humanos a todas as empresas do Grupo", sendo que os seus custos entram na rubrica de Fornecimentos e Serviços Externos. Aqui, a SAD registou custos de 26,8 milhões, uma subida de 10,6 milhões em relação aos mesmos meses da época 2010/11. E parte deste crescimento é justificado com "o pagamento dos serviços prestados" pela SP. A própria SAD admite que "parte dos funcionários, que estavam alocados às várias empresas" da SAD, transitaram para a Serviços Partilhados. Apesar desta transferência, o relatório diz que "verificou-se um aumento de 6% nos custos com o pessoal", que atingiram 31,5 milhões."

    Como se vê quem não tem todas as contas consolidadas é o Porto. Mais uma artimanha para não mostrar todos os custos de pessoal e ao mesmo tempo poderem dizer que estão a respeitar o "Fair Play" Financeiro da UEFA. O que em sentido restrito não estão.
    Criaram uma empresa externa, fora da consolidação das contas, que leva com alguns milhões de custos de pessoal ao qual chama Fornecimentos Externos. Que tem vindo a aumentar ano após ano somo se pode ver nos R&C.

    A quem interessa este desvio de atenções??

    • Anónimo
      Posted Janeiro 22, 2014 at 3:32 pm

      Respondendo à questão qual a empresa que o Benfica não consolida a resposta é muito simples, o Benfica clube. Aliás, a questão está exactamente aí. Segundo uma lei de 2009 e que um decreto lei de 2011 estendeu às associações sem fins lucrativos, os clubes são obrigados a publicarem contas consolidadas, incluindo o clube e todas as sociedades sob as quais detenham influência, mesmo que não tenham controlo. Esta lei tem alguma coisa a ver com as contas das SAD? Não, esta lei vai muito mais além, porque obriga a juntar tudo e pela primeira vez é possível conhecer o real estado dos três grandes. É possível se cumprirem, mas só o FC Porto cumpriu. Nas contas que o FC Porto apresentou está lá tudo, clube, sad, estádio, empresas mais ou menos importantes.
      Consultei os dec-lei em causa no site do diário da república e percebi porque é que o Benfica e Sporting não apresentaram estas contas e não comentaram o desafio do FC Porto. Mais vale pagar a multa, de uns cinco mil euros, do que revelar toda a extensão de dívidas. E por que é para o FC Porto isso não é problemático? Porque a situação do FC Porto clube é boa, com um passivo mínimo, ao contrário do Benfica e do Sporting, que no clube têm passivos gigantescos.
      A situação da SAD do FC Porto é preocupante, apesar das transferências do último Verão para o Mónaco, a situação da SAD do Benfica é preocupante, apesar da venda de Matic, a situação da SAD do Sporting é preocupante, apesar dos 80 milhões do BES a taxa zero. O que os distingue é a situação do clube mãe, que no caso do FC Porto é bastante mais tranquila.
      Infelizmente, olhamos quase sempre para estas coisas das finanças dos clube/SAD com o coração e não com a razão. Contas por alto, para equilibrar as contas só esta época, o FC Porto tem de vender uns 70 ou 80 milhões, o que não me parece possível acontecer, o Benfica uns 100/110, o que também não me parece possível de acontecer. O Sporting fez um saudável downsizing, mas mesmo assim precisaria aí de uns 40/50 milhões, o que também não me parece provável. Atenção que estes valores não são o somatório de transferências, mas sim mais valias, depois de deduzidos salários, amortizações, comissões, despesas.
      Só mais uma coisa, os três grandes clubes caminham alegremente para o abismo do ponto de vista económico. O Sporting está em plena encosta, a tentar agarrar-se à vida, o Benfica está na borda e o FC Porto, o meu clube, muito perto da borda. A verdade é que nós precisamos dos três clubes, para que haja competitividade, para que haja bons jogos, e no fim que ganhe o melhor – felizmente, isso tem acontecido mais vezes com o que prefiro. Isso não implica, no entanto, que nos deixemos enganar sucessivamente. É preciso reduzir o nível de gastos dos três grandes e bastante. Na última época, a que podemos consultar na CMVM os relatórios anuais, o Benfica gastou 155 milhões de euros, o FC Porto 136 e o Sporting 95. Isto é incomportável e vai acabar mal. E nunca mais acreditem nos valores de orçamento que lêem na imprensa, porque os valores que escrevi acima são os gastos reais, quem os quiser comprovar basta ir à CMVM.

    • Manuel
      Posted Janeiro 22, 2014 at 6:09 pm

      Ao contrário do que afirma, o Benfica não precisa dos tais 100M€ pois fez há pouco o "roll over" do empréstimo obrigacionista no valor de 50M€. O Porto não sei quanto mas se diz que são 70-80M€ quem sou eu para o contradizer?
      Para além disso, o Benfica clube está consolidado na SAD. Desafio-o a provar o contrário.

      O facto do Benfica não responder ao Porto acho muito bem pois na minha opinião não deve dar confiança a atoardas feitas com o propósito de desviar as atenções dos problemas próprios, como é aqui o caso.

      Aposto com quem quiser que os resultados do primeiro semestre do Porto andarão perto dos 25M€ negativos.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 23, 2014 at 11:52 am

      Caro Manuel, não pretendo tornar isto uma discussão entre o "meu" FC Porto e o "seu" Benfica. A realidade económico-financeira dos nossos clubes é verdadeiramente preocupante, apesar de os adeptos portugueses normalmente só falarem da situação do Sporting. Desafia-me a provar que o Benfica clube não está consolidado na SAD. A verdade, caro Manuel, é que não está, para o constatar basta ir ao site do Benfica ou ao site da CMVM e fazer download do relatório anual e verificar o perímetro de consolidação para confirmar que o clube não integra essa consolidação. Aliás, é isso precisamente que está em causa no que originou o comunicado do FC Porto – Benfica e Sporting não cumpriram com a obrigação legal de apresentar contas consolidadas com o clube e não o fizeram, repito, porque não querem que se conheça o passivo do clube, que é gigantesco.

      Vou agora tentar explicar de forma simples o que escrevi sobre os valores que os três grandes necessitariam de obter em mais-valias de transferências para equilibrarem o exercício actual. E para todos percebermos estas coisas nada melhor do que olhar para trás.

      Começando pelo caso do FC Porto, no exercício anterior a SAD apresentou lucros à volta dos 20 milhões de euros, consequência das transferências de James e Moutinho para o Monaco (70 milhões) e de Hulk para o Zenit (40 milhões). Ou seja, 110 milhões de euros de três transferências deram para anular as compras efectuadas, o prejuízo de exploração e sobraram 20 milhões, o que é manifestamente pouco.

      No caso do Benfica, apesar das vendas de Javi Garcia (20 milhões), Witsel (40 milhões), Bruno César (cinco milhões), vendas parciais ao fundo de jogadores, o que gerou um encaixe de alguns milhões, e da excelente campanha europeia (20 milhões) fecharam o ano com 10 milhões de prejuízo. Acrescento até um dado bastante relevante, em 2012/13 o Benfica obteve o mais elevado valor de receitas da história do futebol português, num total de 145 milhões de euros, mas gastou ainda mais, num total de 155 milhões, o que causou o tal prejuízo de 10 milhões.

      Não podemos fazer disto uma disputa entre FC Porto e Benfica, isso tem de ficar para o relvado, umas vezes ganhando um, outras ganhando o outro, e cada um de nós torcendo pelo seu preferido.

      No que se refere a estas questões financeiras, devemos ambos estar bastante preocupados, porque nos últimos anos assistimos a uma escalada de gastos que fazem com que FC Porto e Benfica não estejam assim tão longe dos gastos dos grandes clubes europeus – já agora, o Sporting não está longe apesar de os seus responsáveis gostarem de o negar e a maioria dos adeptos achar mesmo que os gastos são de 20/30 milhões anuais, quando na verdade ultrapassam os 90, como todos podem confirmar vendo o relatório do último exercício.

      Estes valores são insustentáveis para todos. O Benfica tem uma muito maior capacidade de gerar receitas, porque tem um mercado substancialmente maior, mas tem um tal nível de endividamento que começa a ser difícil gerir. O "roll over" de que fala mais não é do que empurrar para a frente a dívida, não é pagá-la. Como pode facilmente constatar no relatório público, o Benfica tem até 30 de Junho de pagar 268 milhões de euros. Claro que isso é impossível, claro que isso não vai acontecer, porque se fazem novos créditos, cada vez a taxas de juro mais elevadas, para atirar para a frente esses pagamentos. O problema é que actualmente isso já custa quase 20 milhões anuais ao Benfica e sete ao FC Porto (já dava para arranjar bons reforços)

      Pessoalmente, parece-me óbvio que os nossos clubes têm de se adaptar às circunstâncias e baixarem os custos. Teremos equipas mais fracas, deixaremos de ver equipas portuguesas em fases avançadas das competições europeias tantas vezes, mas poderemos adaptar-mos para em breve voltarmos a ter equipas competitivas.

      A outra opção é ficarmos pelo clássico o meu clube é melhor do que o teu, o meu dirigente é melhor do que o teu, o meu jogador é melhor do que o teu, etc, etc.

      Abraço, José Carvalho

    • Manuel
      Posted Janeiro 23, 2014 at 2:34 pm

      Caro José Carvalho, o meu amigo canta bem mas não encanta. Eu li os R&C do Benfica e do Porto.

      Ao contrário do que diz, para além do Benfica Futebol SA, a consolidação engloba também a Benfica Estádio, SA, Benfica TV, SA, Clínica do SLB, Benfica Stars Fund e Benfica Seguros. Sinceramente não sei qual seja a empresa do grupo Benfica que não esteja englobada na consolidação.
      Mas talvez o José Carvalho tenha a gentileza de nos informar a todos.

      Para além disso, no activo do grupo que é de 420M€, constam quase 200M€ de activos tangíveis, compreendendo o Estádio, Museu, Piscinas, pavilhões, etc. Normal.

      Quando se dá uma vista de olhos pelo R&C do Porto, o activo deste é de apenas 228M€ e não constam activos tangíveis nenhuns. Só vejo "clientes" e "outros activos correntes".
      Mas então o Estádio, pavilhões e outros equipamentos não são do FCP? Eu sei que o Centro de Estágio não é, pertence á Câmara de Gaia que o pagou com o dinheiro dos seus contribuintes. Mas acho estranho.

      Mas não havendo activos tangíveis é natural que também não haja o passivo correspondente, isto, é, as dívidas correspondentes a esses activos e que ainda não estarão pagas. Significa isso que deixaram de fora essa parte, isto é, não está consolidada.

      Como já tive ocasião de referir, criaram um empresa externa para onde "exportam" uma fatia substancial dos custos de pessoal, "FCPorto-Serviços Partilhados", que estranhamente não está também consolidada, embora pertença ao grupo pois tem o nome FCPorto.

      Esta manobra permite ao FCP estar dentro dos limites do "fair play" financeiro da UEFA quando apresenta um rácio de 69% – DOIS ANOS SEGUIDOS (é preciso ter pontaria) – entre os custos de pessoal e os proveitos operacionais.

      A verdade é que estes custos de pessoal são depois "importados" para uma conta que se chama "Fornecimento Serviços Externos" (FSE) que no último ano foram de 37,5M€ (35M€ no ano anterior) onde estarão os custos de pessoal "escondidos".

      No entanto, a conta "Custos de Pessoal" apresenta um valor de 54M€ (50M€ no ano anterior) o que se somarmos aos "escondidos" na FSE deve dar uns custos de pessoal astronómicos que nunca permitiria ao Porto cumprir o "fair play" da UEFA.

      Portanto, e pelo que apresentei quem não a cumprir a lei é o FCPorto. Atirar areia para os olhos das pessoas é um hábito já muito antigo do seu clube. Mas só enganam quem quer ser enganado.

    • Manuel
      Posted Janeiro 23, 2014 at 4:03 pm

      Para completar o meu comentário e a resposta ao José Carvalho.
      Naturalmente que o "rollover" do empréstimo obrigacionista não é pagamento da dívida. "Rollover" significa isso mesmo, prolongamento do empréstimo. Para além disso, o passivo do Benfica custou 17,5 M€ (17M€ no ano anterior) em juros e o Benfica tem tido dinheiro para o pagar. O Porto embora com um passivo inferior paga uma taxa mais elevada de juros (significa que os credores vêem o Porto como um investimento de maior risco do que o Benfica) e esse passivo custa-lhe cerca de 12M€ por ano.

      O Benfica teve nos últimos dois anos 91M€ de EBITDA o Porto 70M€ o que é uma diferença significativa atendendo a que o Porto vendeu jogadores por valores superiores. Isto é a capacidade do Benfica de gerar cashflow é muito superior à do Porto.

      Para além disso, depois de ter andado a receber 7M€ por ano de direitos televisivos, a BTV é capaz de gerar entre 30-40M€ de cash-flow por ano. Uma diferença significativa que vai permitir ao Benfica viver comparativamente ainda mais desafogado.
      Naturalmente que eu espero que o passivo comece a ser amortizado a pouco e pouco até pelo menos metade de modo a não termos de dar tanto dinheiro a quem investe no clube (obrigações).

      Por isso o meu conselho ao José Carvalho é de olhar mais para dentro do seu clube porque, na realidade, o Porto necessita urgentemente de fazer um "downsizing" do mesmo género do Sporting, downsizing este que ainda não está terminado.
      Por isso , o Porto vai mesmo de vender jogadores antes de Junho. O problema é que os activos do Porto (jogadores) desvalorizaram significativamente desde o ano passado para cá. E a possibilidade de desvalorizarem ainda mais é real.

      PS. Gostava que me explicasse porque razão Benfica tem de pagar 268M€ até Junho deste ano. Just for the files.
      Um abraço

    • Anónimo
      Posted Janeiro 23, 2014 at 5:04 pm

      Caro Manuel, não me compete a mim fazer a defesa das contas do FC Porto, nem a si a defesa das contas do Benfica. Afinal, somos só adeptos, eu torço pelas vitória do FC Porto e você pelas do Benfica, mas para quem lê estes comentários até parece que estamos a fazer a defesa irracional dos nossos clubes/dirigentes.

      Feito este preâmbulo, vou voltar a repetir-me, mas acredite que tenho razão no que digo. As contas da Benfica SAD consolidam da forma que descreve, as do FC Porto SAD da forma que descreve também, mas o problema não está aí. O perímetro de consolidação é o que as SAD quiserem, porque sobre isso não há qualquer obrigação legal. Há, isso sim, uma obrigação legal de apresentar contas consolidadas a todo o universo e isso o Benfica não faz, porque nunca consolida com o clube.

      No caso do FC Porto, existe essa consolidação completa, incluindo a tal empresa de que fala. Se reparar, no comunicado do FC Porto refere-se um lucro de 10 milhões, mas o lucro da SAD foi 20. Ou seja, juntando ao perímetro de consolidação da SAD todas as outras empresas que tenham ligação ao FC Porto e o próprio clube o lucro do exercício desceu para metade. O FC Porto só fez isso porque existe uma lei que o obriga e reclama que o Benfica e o Sporting também o façam.

      Confesso que não faço ideia de quanto será o passivo do Benfica clube, mas já vi em outros fóruns benfiquistas a dizerem que o passivo do grupo ultrapassa os 600 milhões, mas como não tenho acesso aos relatórios do clube não o posso confirmar.

      Não disse que o Benfica tem de pagar 268 milhões até junho, porque obviamente que vai estender a dívida, mas esse valor diz respeito ao passivo a curto prazo. Passivo a curto prazo significa pago a um ano.

      Encerro aqui esta discussão, que pelo menos para mim foi bastante interessante. Gosto de futebol, gosto que o meu clube ganhe, mas não sou parvo, nem cego e sou perfeitamente capaz de apreciar os adversários. Naturalmente que gostava de ter o Gaitan na minha equipa, ou o Markovic, ou o William Carvalho, ou o Adrien. Quero com isto dizer que para mim o futebol não se esgota no clube da minha preferência. Isso, naturalmente, estende-se a todas as outras áreas dos clubes.

      Abraço

  • Paulo Ferro
    Posted Janeiro 22, 2014 at 3:43 pm

    As aparências iludem (quem se deixa iludir)! É extraordinário como é que um clube cujo Presidente se assume como um "paladino" da verdade e da seriedade como o SCP não apresenta as suas contas consolidadas de forma transparente. Ele bem tenta imitar quem é sério e profissional, mas nunca passará de um fraco aspirante a Pinto da Costa que vai acabar como os últimos presidentes do SCP. Quanto ao SLB, é mais do mesmo, jogam sempre por fora, porque não conseguem ganhar onde o futebol deve ser ganho. Força FCP!

  • Alfemus
    Posted Janeiro 22, 2014 at 4:16 pm

    Quanto às contas tenho a referir o seguinte:

    Lembro-me como se fosse ontem, aquando as "primeiras" eleições de Bruno de Carvalho, em que este fez com o Godinho Lopes, que se falava da possibilidade de o Sporting (clube) perder a maioria da sua SAD (vendendo e realizando encaixe).

    Ora, nesse bom debate (por acaso foi mesmo), Bruno de Carvalho dizia que o Sporting não poderia pensar em vender a maioria da sua SAD porque não ganhava o suficiente para ter contas para apresentar aos seus sócios. Mais, ainda, se falou do modelo do Futebol Clube do Porto, este sim, em que o clube NÃO tem a maioria da sua SAD, e detém apenas cerca de 30%.

    Se as pessoas perceberem isto conseguem perceber muita coisa. O Porto é simplesmente OBRIGADO a ter as contas direitinhas e consolidadas pois não compete ao FCP (clube) aprovar o próprio orçamento.

    Relembro, quanto a isso, que apesar de o Benfica deter a maioria da sua SAD, viu-se literalmente "à rasca" para aprovar estes últimos orçamentos.

    Quanto ao Sporting, quantos foram os que saíram daqui porque não tinham dinheiro para que lhes pagasse salários.

    Pensem bem no que falam antes de mandar vir "Apitos Dourados" e afins. É que não percebem que está em causa a própria existência do vosso clube (o Sporting CP esteve à beira de fechar)!

    E com isto me fico.
    Alfemus

    • Manuel
      Posted Janeiro 22, 2014 at 11:07 pm

      A questão da aprovação das contas, ou dos orçamentos, no Benfica tem a ver com uma pequena franja de sócios, os "benfiqueiros" como lhes chamava Fezas Vital, que estão sempre contra tudo e contra todos.
      São uma minoria sem importância, quase todos ignorantes do que se realmente passa em geral e em particular no clube e que têm perdido as eleições ano após ano.
      São um grupo sem qualquer significado nem a sua voz tem algum significado para avaliação das contas. Nem nos faltava mais nada.

      O Porto se fosse obrigado a ter as suas contas certinhas consolidava TODAS as empresas do grupo inclusive o Estádio, cuja dívida que ainda está a ser paga não aparece em lago algum. Sabem-me dizer onde estão essas dívidas?

      Para além disso, não criavam um empresa externa para a qual enviam uma parte substancial dos custos de pessoal, custos esses que entram numa conta que abrange todo o tipo de serviços e que tem o nome de Fornecimento de Serviços Externos (FSE).

      E por aqui me fico.

Deixa um comentário