Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rui Costa fala sobre situação com Pizzi e justifica saída de Jorge Jesus: «O ano passado foi muito difícil e este mês de dezembro é penoso»

Não teria sido preferível ter tomado esta decisão no último Verão? Falar depois é fácil, mas a verdade é que depois do descalabro que foi a época passada já se previa que 2021-22 ia ser de uma enorme pressão.

Rui Costa falou sobre a saída de Jorge Jesus do Benfica em entrevista à BTV. “Foi um ano e meio bastante difícil. O ano passado foi muito difícil. Foi um ano falhado. Sabíamos que Jorge Jesus, pela condicionante de ter ido para o Sporting, que no seu regresso quase obrigava a vitórias imediatas. O ambiente ficou mais pesado em torno da equipa e de Jesus. Isso foi prejudicial para todos: adeptos, treinador e jogadores. Ele não conseguiu fazer o mesmo trabalho que tinha feito na primeira passagem. Mas há trabalhos que não surgem como esperamos. Este não correu tão bem e, digo, Jorge Jesus não deixa com isso de ser um grande treinador. Assisti a todo o empenho dele, esteve sempre de corpo e alma. Mas desta vez as coisas não correram como se previa”, começou por dizer o presidente do Benfica.  «Chegámos à conclusão de que as coisas iam ser difíceis para nós. O mês de dezembro é penoso. Tivemos três derrotas pesadíssimas com os rivais. O que chocou mais não foram as derrotas em si, mas o modo como perdemos, uma delas em casa. A derrota com o Sporting criou um ambiente que não era favorável. Com a história do Flamengo e com um treinador mediático, mérito dele, fez com que o ambiente à volta da equipa e treinador tivesse ficado bastante pesado. Acabou por finalizar naquele episódio com a equipa toda. Se calhar devia ter explicado. Explico agora por que é que não falei na altura. Foi para não criar mais atrito e deixar a equipa o mais tranquila possível. Não queria tirar o foco ao novo treinador. Não foram os treinadores que despediram o treinador, foi uma sequência de episódios», acrescentou. Já questionado sobre a situação com Pizzi, esclareceu: «É verdade algumas coisas ditas na comunicação social, outras empoladas. Houve uma desavença entre jogador e treinador, que se deram sempre bem. Não há grupo nenhum, há um grupo de 27 jogadores que luta por um objetivo. Criam-se mitos, o Pizzi merece o nosso respeito. Houve um desentendimento no qual a equipa manifestou apoio a Pizzi e quando se diz que interpelei a favor de Pizzi, quem diz isto não conhece Jorge Jesus. Não me conhece a mim, mas não conhece Jorge Jesus. Houve jogadores que foram afastados no planeamento da época e se Jesus tivesse decidido assim, eu não me punha na posição de ir contra o treinador. Após o incidente, o que fiz foi em coordenação com Jorge Jesus. Jesus não o excluiu até final da época. Eu estava no Seixal e nesse preciso momento decidimos acabar a história. O que depois leva Jesus e a mim a pensar não é a questão Pizzi. Essa é resolvida entre conversa com treinador e jogador. O que pesa é que os jogadores ficaram do lado de lá e não do lado de cá. O incidente acontece numa altura em que Jesus não estava no balneário. Esse mal-estar dele foi após perceber que  equipa não ficou do lado dele. Este episódio vem na sequência de outros.»

30 Comentários

  • Mantorras
    Posted Janeiro 12, 2022 at 11:34 pm

    Era uma paz podre.

  • Nickles
    Posted Janeiro 12, 2022 at 11:55 pm

    O Pizzi desrespeita e vai contra o treinador, é afastado, há uma revolta do plantel, o treinador é despedido, o Pizzi é novamente inserido no plantel. No fim o presidente ainda vem pedir respeito pelo Pizzi.

    Huh?

  • Nunop
    Posted Janeiro 12, 2022 at 11:55 pm

    A época ate nem tava a correr mal, em todas as frentes, apuramento para a fase de grupos da Champions e para os oitavos num grupo com Bayern, Barcelona (sim fraco, mas Barcelona na mesma) e o campeão ucraniano. Mas depois perdeu-se Lucas Veríssimo e o departamento médico do Benfica informou o JJ que o Andre Almeida tava disponível para jogar…

    A partir daí foi a teimosia do JJ em colocar aquele indivíduo que literalmente teve culpa em 5 dos 6 golos que o Benfica sofreu com o Sporting para campeonato e Porto p Taça. E depois é expulso no jogo com o Porto p campeonato.

    • RuiCosta10
      Posted Janeiro 13, 2022 at 1:01 pm

      O Benfica ia perder sempre com o Sporting. Perdeu-se o jogo quando se optou por defender no 1×1, com os médios do Benfica a serem inferiores fisicamente e a perderem os duelos sistematicamente.

      Mas contra o FCP o André Almeida enterrou forte e feio, tem culpa direta e indireta em vários golos, e quando o Benfica podia dar a volta conseguiu ser expulso. Não tem nível para a equipa e devia sair para outro clube ou reformar-se.

  • LevonAronian
    Posted Janeiro 13, 2022 at 12:09 am

    A entrevista como um todo foi algo de inenerrável, e não foi por nada do que ele disse sobre treinadores jogadores, ou contratações.
    Não queria Rui Costa como presidente, não confiava nele, mas tinha a minha cabeça em conflito, pois queria que pudesse ser a continuação da história bonita como jogador, e que tinha sido só um tonto no tempo de LFV.
    O conflito acabou, vou guardar sempre a bonita memória que foi estar no estádio na despedida no Benfica, e vai-me custar sempre ter este tipo que nem sei como se chama (Rui Costa não é de certeza) na presidencia do Benfica.

  • RuiCosta10
    Posted Janeiro 13, 2022 at 2:38 am

    O grupinho Pizzi, AA, Grimaldo e Rafa podiam sair do clube.

    Pizzi não tem condições para continuar no clube. Oferece muito pouco ao jogo da equipa fora quando está a finalizar (literalmente uma cópia barata do Cristiano Ronaldo, mas sem o jogo aéreo) e se é para espalhar veneno não faz falta. Já com 32 anos, a partir daqui é sempre a descer, já devia ter sido vendido, falhou-se o timing de venda.

    André Almeida se não tivesse tanto peso no balneário nem estava no plantel, já tem idade, fisicamente está de rastos (nunca se destacou a esse nível), tecnicamente sempre foi e é fraco (sistematicamente dos piores jogadores do plantel a nível técnico e nota-se muito nas bancadas a ver o homem a jogar), tem lugar numa equipa do fundo da tabela.

    Rafa até faz falta mas não há insubstituíveis e podíamos fazer um bom encaixe financeiro, está no ponto da carreira em que começa a perder valor. Precisamos de jogadores que nos permitam jogar em ataque organizado e Rafa não é esse jogador, para jogar com espaço ficamos com o Radonjic que é um jogador parecido e é barato.

    Grimaldo é bom tecnicamente mas defender também não é com ele e está longe de ser um jogador bom na tomada de decisão. Além disso é bastante fraco fisicamente; estatura baixa, franzino, e não é rápido.

    Precisa-se urgentemente de 2 defesas esquerdos; um para titular que ofereça mais garantias, e um para suplente (o Mangas que é da formação ou um jovem chegavam).
    Faz falta também substitutos para os médios titulares, Meité parece que veio passar férias(é pena porque tem capacidade para ser titular), Florentino já passou o tempo de explodir, Gedson igual, Taarabt devia ser dispensado, sobra o Paulo Bernardo que tem 19 anos.

    Nem tudo é negro, o Benfica finalmente tem um presidente Benfiquista e aos poucos está a começar a ficar livre do Vieirismo (a saída de JJ foi mais um passo), continua a ter excelentes jogadores, tem é um plantel mal construido e desequilibrado.

    Se temos um meio campo “macio” e com raio de ação curto, não podemos ter tantos jogadores como Pizzi, Rafa, Taarabt, Darwin, Cebolinha que perdem a bola sistematicamente ou são pouco inteligentes a jogar.
    Ou se vai buscar médios com capacidade para recuperarem quando se perde a bola, ou se vai buscar mais jogadores que não percam tanto a bola e saibam ser mais inteligentes.

    Penso que também é preciso que os jogadores sejam acompanhados por um coach motivacional ou alguém que desempenhe um cargo similar. Há alturas em que a equipa simplesmente não acredita em si mesma, nos avançados então nota-se bastante que falta confiança para finalizar.

    No entanto temos algumas posições extremamente bem servidas (central, lateral direito, avançado centro), alguns jogadores com bastante potencial (digam o que disserem o Darwin apesar de ter algumas falhas no seu jogo, é uma besta de jogador), pelo que se forem corrigidos os problemas do plantel a equipa tem tudo para produzir.
    Eu apostava na contratação de um ou até dois médios centro para discutir o lugar com Weigl/João Mário (ao estilo de Uribe ou Ugarte), de preferência com raio de ação alargado e alta intensidade ao longo dos 90 minutos. João Mário teria sempre lugar a jogar a extremo interior, já o fez no Sporting e na seleção, e ganhávamos jogo interior nos últimos metros, que nos falta bastante.

    • fernando pimentel
      Posted Janeiro 13, 2022 at 10:59 am

      Joao Mario como extremo interior, e garantir que o Benfica fica no maximo em terceiro. Aposta certa.

      • RuiCosta10
        Posted Janeiro 13, 2022 at 11:25 am

        O Sporting fez 86 pontos com o João Mário como extremo interior. Não foram campeões porque falharam um golo de baliza aberta. Portugal ganhou um europeu com o João Mário a jogar algumas vezes como extremo interior. Qual é o problema mesmo?

        • dabide23
          Posted Janeiro 13, 2022 at 12:04 pm

          para mim, seria nessa posição em que punha o João Mário…

          acho que a jogar ali, ao estilo do Ramires em 2009/2010, tinha tudo para oferecer mais qualidade ao meio-campo do Benfica, até porque daria para pôr um médio mais possante a fazer de 8.

          • Mantorras
            Posted Janeiro 13, 2022 at 12:27 pm

            Nao funciona porque estas a utilizar essa posicao de forma demasiado especifica, para encaixar um jogador. Sem J.Mario que fazes depois? Vais andar a adaptar jogadores ou procurar jogadores muito especificos.

            Tudo para aproveitar Joao Mario?

            Podem simplesmente jogar com 3 medios, que é melhor para Weigl e J. Mario, e tanto colocas o Tino a trinco com os dois a frente, como juntas o P. Bernardo a aos dois que ja la estao, ou como substituto do Joao Mario.

            Para os extremos tambem seria melhor jogar em 433, porque encaixavam melhor, e podes prescindir de andar a jogar com o Darwin na linha e outras que tal.

            A equipa B joga assim, e a transicao para jogar assim é mais simples, sendo preciso so melhores laterais, que seja qual for o sistema precisas na mesma…

            Eu ia muito mais por ai, e meter o Joao a interior e jogar com 2 avancados é situacao de jogo, para mexer e mudar algo, nao a base da equipa.

            • RuiCosta10
              Posted Janeiro 13, 2022 at 1:09 pm

              O problema de jogar em 4-3-3 é que temos 4 jogadores a concorrer por uma posição, Darwin, Yaremchuk, Gonçalo Ramos e Seferovic.

              Se o Darwin ainda pode jogar na esquerda, continuamos com 3 pontas de lança com qualidade, não dá para jogarem todos.

              O Florentino evoluiu zero nos últimos 2 anos. Continua a sentir muitas dificuldades quando é pressionado, limitado a construir. Concordo que talvez funcionasse com 2 jogadores mais fortes a construir como Weigl e João Mário, mas acho que está a começar a parecer mais uma promessa que não se concretiza.

              • Mantorras
                Posted Janeiro 13, 2022 at 3:39 pm

                Concordo com o que dizes dos avancados. Ha demasiados.

                Preferia ver o Benfica despachar o Seferovic e o Darwin, que tanto falam que pode ser vendido, é aproveitar. Jogadores de 25M com tantas limitacoes e dificuldades para jogar em ataque continuado ou como refrencia na frente nao servem ou nao valem isso tudo. Capitalizavam e ficavam com dinheiro para comprar laterais.

                Yaremchuk, Goncalo Ramos, Pinho e Henrique Araujo (como quarta opcao) chegam, principalmente para epocas sofriveis como temos feito, pior nao sera.

                O Tino desiludiu, mas tambem nunca jogou num meio campo a 3. Ja fez 12 jogos no Getafe, nao esta tao mal como no Monaco. O Jota tambem estaria perdido se tivesse por ca… como esteve tambem na La Liga. Nao garante nada, mas para andar com Taraabts, Pizzis e Meites no meio, eu preferia o Tino e o Paulo Bernardo, sendo que um se junta aos dois que jogam agora.

                Nao sendo o jogador mais confortavel com bola, nao é nenhum Fernando Aguiar. Com Weigl e J .Mario a frente, o ideal era mesmo que pressionassem o Tino, porque colectivamente a equipa teria condicoes para libertar um dos outros dois medios, um dos laterais, ou um dos extremos entre linhas num passe vertical.

                Se venderem Darwin e tambem o Grimaldo ficam com dinheiro para investir, suponho. Se conseguirem despachar tambem o Ody, AA, Gil Dias, Ferro, Pizzi, Taraabt, Meite, Gabriel e alguem mais que me escape, havera espaco na folha salarial tambem.

                Mas o ponto é que acho que o ponto de partida deveria ser o 433, e construir um plantel que permita jogar assim, aproveitando depois as caracteristicas de alguns hibridos, como o J.Mario como interior, ou o Goncalo como 9.5, por exemplo, para variar em alguns jogos ou mexer durante os mesmos, sem que essa tenha que ser a base.

    • chuta dai
      Posted Janeiro 13, 2022 at 11:23 am

      Benfica precisa de um extremo interior, de um defesa atacante, um baixo alto, um lento rápido e fecha se um plantel.

      • RuiCosta10
        Posted Janeiro 13, 2022 at 12:00 pm

        Chuta dai então uns nomes para esse defesa atacante, baixo alto, e lento rápido. Ou comentaste só para adicionar zero?

        • chuta dai
          Posted Janeiro 13, 2022 at 3:18 pm

          O que é um extremo interior? Isso não existe. Ou é extremo direito ou interior direito, ou é extremo esquerdo ou interior esquerdo. Daí o meu comentário.

          • RuiCosta10
            Posted Janeiro 13, 2022 at 3:57 pm

            Ainda sou do tempo que um interior esquerdo era chamado a um médio centro que descaia ligeiramente para a esquerda. Efetivamente a designação que mencionas é a mais correta. No entanto que acho é fácil de perceber o que queria dizer.

            • chuta dai
              Posted Janeiro 13, 2022 at 5:00 pm

              Exatamente também sou desse tempo. O nome correto é médio interior esquerdo ou direito! Extremo interior não faz sentido porque são coisas opostas daí ter brincado com a situação.

    • ThatMan
      Posted Janeiro 13, 2022 at 11:48 am

      Se isto é Rui Costa a tirar o Vieirismo do Benfica, eu devo ser o Bill Gates.

      • RuiCosta10
        Posted Janeiro 13, 2022 at 12:01 pm

        É impossível saber nesta fase se é ele ou outra pessoa. Resta apoiar o melhor que pudermos, em vez de estarmos divididos e a seguir polémicas sem fundamento.

        • ThatMan
          Posted Janeiro 13, 2022 at 12:34 pm

          O que é que Rui Costa fez para ser diferente do que Vieira fazia antes?

          • RuiCosta10
            Posted Janeiro 13, 2022 at 12:58 pm

            Posso colocar a mesma questão, mas noutro sentido: O que é que o Rui Costa fez igual a Vieira até agora?

            Pelo menos correu com o treinador de Vieira.

            • Pao com Presunto
              Posted Janeiro 13, 2022 at 1:43 pm

              Foi obrigado, pelo plantel que “merece respeito”… acabou de chegar ao topo do poleiro, tem de ter cuidado para não se desequilibrar. De resto, não fez nada igual a Vieira, só foi o número 2 dele durante anos, compactuando com toda a “toxicidade” que por aqui se apregoa.

              • RuiCosta10
                Posted Janeiro 13, 2022 at 4:03 pm

                Discordo do comentário, mas honestamente essa discussão de ser o numero 2 e compactuar é um tema que não pretendo discutir, pois não vai levar a lado nenhum. O que posso dizer é que enquanto andamos divididos e a discutir as noticias que passam na CMTV, o Porto é beneficiado jogo sim, jogo sim, as noticias a dar destaque a tudo o que seja negativo do Benfica sucedem-se, e até os comentadores de TV nos jogos são pró-Porto. Estamos a ser “comidos de cebolada” e em vez de nos unirmos andamos com divisões que vão resultar em nada. Rui Costa é o presidente. A oposição foi fraca, tivessem feito melhor. Esse momento já passou e agora devíamos “remar” todos na mesma direção.

                • ThatMan
                  Posted Janeiro 13, 2022 at 7:00 pm

                  Estou-me a ***** para o Porto.
                  Quero é uma limpeza no Benfica, do presidente ao segurança.

                  Achas que é porque os adeptos do Benfica exigem alguma coisa da direção que os outros vão ganhar mais jogos?

            • ThatMan
              Posted Janeiro 13, 2022 at 6:57 pm

              As “entrevistas” são iguais, as mesmas frases, o “dar murros na mesa”, pedir “união”.
              A SAD que estava com Vieira é praticamente a mesma que está lá agora.
              O “projeto desportivo” continua o mesmo do bigodes.
              Podemos não ganhar títulos, mas temos uma garrafeira. Ele já veio dizer que quer construir a cidade Benfica (já viste ondem é o terreno?).

              O homem diz que quer transparência, e faz uma auditoria a TRES contratos? E nunca mais diz nada? Não fosse a entrevista combinada e o “segredo de justiça” e já sabíamos de tudo.

              O treinador de Vieira? Agora Rui Costa não gosta do JJ? Não foi isso que disse na entrevista.
              O vieirismo não começou com JJ nem acabou com ele.

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 13, 2022 at 7:11 am

    Entrevista mais vieirista não pode haver.

  • AndreChaves9
    Posted Janeiro 13, 2022 at 8:36 am

    Pizzi, AA tem de ir embora por favor.

    Depois é urgente ter um médio que tenha uma intensidade acima da média. E depois um treinador. Com isto tudo o resto vem por arrasto

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 13, 2022 at 10:54 am

    O Pizzi e os seus amigos andam a tirar de lá treinadores já há muitos anos e ainda pede respeito? O Rui Costa sempre foi um ídolo meu como jogador, mas enquanto não der um murro na mesa e limpar toda a toxicidade que anda no clube nunca terá o meu apoio. Falo dele e falo de qualquer um que não o faça.

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 13, 2022 at 4:36 pm

    Não consigo perceber o poder que Pizzi e outros (Almeida, Grimaldo) têm para um presidente do clube que é uma lenda do mesmo vir pedir este tipo de respeito por um jogador que há anos se arrasta em campo e manda abaixo treinadores…
    Um dia perceberemos o porquê, até lá, é como diz o Veríssimo, é o que é…

Deixa um comentário