O discurso o ano passado durante os jogos da fase de grupos foi semelhante e as águias não conseguiram qualquer ponto.
Rui Vitória, nas primeiras declarações após o empate do Benfica frente ao PAOK (1-1), desvalorizou o resultado e preferiu enaltecer a exibição da equipa, frisando que existe ainda uma 2.ª mão: «A eliminatória está em aberto e vamos ter um jogo lá, mas quem fez um jogo como nós fizemos na 1.ª mão só tem de acreditar naquilo que são as suas capacidades, e isto ainda não acabou. Porque na realidade nós fizemos um bom jogo, criámos oportunidades em número suficiente para finalizar, não fomos capazes e na Liga dos Campeões é fundamental termos esse índice de aproveitamento mais elevado. Não o fizemos mas, se não o fizemos aqui, poderemos marcar lá. Os meus jogadores fizeram um jogo bem conseguido, e apesar da tristeza por não termos ganho há uma grande dose de otimismo, porque quem faz aquilo que nós fizemos merece passar», afirmou o técnico das Águias à TVI24.


90 Comentários
RodolfoTrindade
Bla blaaa blaaa blaaa
Pam pam pam pam…
Jorge Deus
Foi assim que fiquei quando vi o Almeida a marcar os livres
DNowitzki
Tu e mais 5 999 996 de pessoas em Portugal.
Só os 3 estarolas no banco é que não.
Kafka
Isto
Fernando neves _36
Ainda não acabou.
Se fosse fácil não era para mim.
Nas derrotas é que se vem os campeões.
Andre Pina
“amanhã é um dia novo. Hoje esqueci-me de dar 4 voltas à rotunda. Mas ninguém se aleijou e deu para ver o ar de felicidade dos adeptos. Tá? Obrigado?”
dabide23
Já está a cassete a tocar!
Cheio de lugares comuns e zero de análise técnica ao jogo…
Enfim, que tristeza…
VettelF1
Na antevisão referiu que uma equipa grande tem de estar preparada para uma grande quantidade de jogos. Agora queixa-se dos jogos a mais.
Jorge Deus
Numa próxima vez… “Estamos habituados a esta carga de jogos, isto é o Benfica! É mais um jogo… há mais vida para além disto!”
NunoLFC
Tão isto.
Mantorras
Contradições normais nele.
Jorge Deus
Não há alguém na FIFA que veja isto e nos meta logo nos grupos?
Porra mas vocês viram como jogamos?!?!
Sistematicamente a sofrer nos instantes finais, não sabendo controlar o jogo e insistir no que já não Cervi… isto sem falar nas bolas paradas…
RV deve pô-los a treinar em campos de futsal só pode
master14
Deixa os jogadores jogarem sempre até rasgar, nunca existe rotação, e agora vem queixar-se da quantidade de jogos.
MuchoG
Pena ver um dos melhores planteis da década do Benfica tão mal orientado.
Ferreyra marcou +30 golos numa liga semelhante à nossa incluindo 3 golos na Champions e aqui parece um central e é apelidado de cepo (hoje não esteve bem mas é muito mais jogador do que tem mostrado).
Cervi joga porque é esforçado porque ofensivamente é zero.
Substituições programadas e que estragam completamente o ritmo de jogo da equipa (se ainda percebo a do Pizzi pelo cansaço tirar Zivkovic e deixar Cervi é treinar de olhos fechados).
Equipas que entram nos jogos completamente à bruta e depois baixam imenso o nível (com RV é recorrente, aconteceu com o Vitória já esta época).
Jogam sempre os mesmos independentemente do nível que têm apresentado ou do cansaço, já aconteceu mais que uma vez a equipa chegar a Março morta, Pizzi inclusive teve uma época medíocre porque foi o segundo jogador com mais minutos na Europa toda há duas época e RV achou que ele vinha fresco depois de não ter tido férias.
Enfim, já andava a dizer isto desde o inicio do ano mas como andávamos a ganhar estava tudo bem, esta equipa pode dar muito mais do que tem dado, é talentosa e tem alternativas e até pode ganhar o campeonato mas com este treinador nunca vai atingir o seu potencial.
O jogo na Grécia pode (e deve) decidir o futuro de RV, depois da pior época da década e ter como presente reforços de qualidade deitar fora 40 milhões por incompetência deve dar despedimento por justa causa.
DNowitzki
Isto!
PGDuarte
Comecei a ler, e parei quando vi que estavas a dizer coisas para o ar. 30+ na ultima epoca ? Marcou 21 no campeonato, sendo que só marcou 1 nos primeiros 4 jogos.
Criticar por criticar é facil. Ir ver os numeros, ja nao apetece a todos.
MuchoG
Marcou mais que 30 em todas as competições jogando na liga Ucraniana, taça e Champions, o que é um contexto competitivo muito semelhante ao que vai encontrar no Benfica. Peço desculpa se dei a entender que era só no campeonato.
MikeM
Uma mentira contada muitas vezes não se torna verdade. RV não é treinador para o Benfica, isso é claro, mas este não é um dos melhores plantéis da década, é melhor que o do ano passado (se Jonas conseguir jogar), mas é bem inferior a qualquer plantel que teve Jesus e também aos que teve RV nas suas duas primeiras épocas.
MuchoG
Isso vai para os dois lados, a qualidade individual da equipa é posta em causa pelas suas exibições. Este plantel é o segundo melhor da era RV (apenas o da primeira época é melhor), e é pelo menos melhor que o da segunda e última época de JJ. Mas pronto, como temos um avançado de 30 golos que vai no seu 5º jogo e recebeu uma bola em condições na área para finalizar (e é crucificado por ter falhado), um extremo que joga com os olhos no chão, etc o plantel já é fraco.
MikeM
Não concordo, o Benfica teve super plantéis com Jesus, tinha jogadores de topo que acabaram por ir para equipas de topo e outros que já o tinham sido e, no nosso campeonato, ainda faziam a diferença. Neste momento que jogadores tem o Benfica no seu plantel nestas condições? O melhor, que é Jonas, está fisicamente incapaz de fazer uma sequência de jogos, aliás até agora tem sido incapaz de jogar sequer, e isto já vem do final da época passada. Mais quem? Fejsa, mesmo com os seus problemas físicos, Gedson e talvez Rúben Dias.
De resto, são jogadores razoáveis, alguns muito bons contra a maior parte das equipas do nosso campeonato mas quando o nível aumenta desaparecem.
Não podemos comparar Vlachodimos com Ederson ou Oblak, que são os dois, à vontade, top-10 mundial, não podemos comparar uma dupla Jardel-Rúben com outras que passaram como Luisão-David Luiz ou Luisão-Garay, não podemos comparar André Almeida com Semedo ou com Maxi, não podemos comparar Pizzi com Witsel, Ramires ou Enzo, Cervi com Gaitan ou Di Maria e ainda faltam Aimar e por aí fora. É que nem vale a pena.
O nível tem caído bastante, o que não invalida que o Benfica tenha a obrigação de ganhar tudo internamente. Agora lá fora estamos com uma equipa de médio/baixo nível e a provar isso temos os jogos recentes.
Dca
Concordo com bastantes pontos mas Zivkovic estava a fazer um jogo intragável.
Mantorras
O problema é que para gerir um jogo, é preciso ler o mesmo, e agir a preceito. O Benfica está orfão disso. O ano passado foi incrível nesse aspecto, este ano está a ir nesse sentido. Um treinador não pode ter as substituições programadas, não pode seguir o programa independentemente dp jogo estar a pedir algo diferente e deve inclusivé, se for bom, prever que o jogo não vai de encontro ao que foi previsto bem antes da altura das substituiçõea. O RV a não ser que esteja a perder ou empatado tardiamente, e o empate não sirva, segue o programado, mesmo que a coisa esteja a começar a descanbar, e só falte mesmo sofrer, até entrar pelos olhos “adentro” não se faz nada. Basicamente até sofrer.
E muito raramente ele varia para criar problemas no adversário que este não espera, raramente faz diferente.
Dca
É verdade mas neste caso o Zivkovic não deu nada ao jogo. Foi bem tirado.
Kostadinov
Adianta muito merecerem passar pelo que fizeram no primeiro jogo se não fizerem nada de meritório no segundo. O jogo na Grécia pode tornar-se num mini-pesadelo.
O Benfica no cômputo geral dos seus jogos não tem jogado nada mal na minha opinião (o jogo contra o Boavista por exemplo foi de uma competência assinalável), mas esta gestão (ou falta dela) de RV nesta fase tão inicial da época vai voltar a correr mal se nada muda entretanto. Às vezes parece que se lhe pudessem garantir que não teria lesões ao longo da época ele só escolheria 11 jogadores para formar o plantel.
Zamorano
Bem visto
Antonio Pinheiro de Campos
É demais.
Crucifiquem a estratégia (?) comunicacional, a oratória incapaz ou a postura do homem. Mas está na hora de reconhecer algum valor ao trabalho dele. Em condições normais, o Benfica ao intervalo já havia resolvido a eliminatória. As dinâmicas ofensivas são assinaláveis, a fluidez e a ideia de jogo são positivas, a combinação de jogo interior e exterior é pródiga em trocas de bola ativas. Não pode, ainda, passar despercebida a influência de RV no jogo de Pizzi, de quem emana e depende boa parte do fio de jogo coletivo. E, naturalmente, mérito na tão debatida questão da integração dos jovens, com critério e consistência – o talento facilita o lançamento, claro está -, pelo que boa parte dos louros é – tem de ser – do treinador.
Francisco Torgal
Pensei que era impossível ler isto nos comentários, obrigado. O RV não é um treinador excepcional, já fez escolhas muito erradas e já deixou uma marca negativa, mas de igual modo também já mudou para melhor quer a nível de tática ou leitura de jogo. Se gostava de ter outro treinador? Sim, mas não pintem que este é o mesmo RV/Benfica do chutão para a frente do Jardel para o Gaitan. Circulação e recuperação muito bons nos últimos jogos e, juntamente com alguma incompetência claro, muito azar em frente à baliza. SE jogarmos assim lá só não passamos se o presidente do PAOK os equipar com revolveres. O mesmo para o jogo com o SCP, em teoria claro.
Xefe
Isto!
ThatMan
Mas quais dinâmicas de jogo exterior e interior? O Benfica só tem jogo interior quando joga o Jonas, porque sem Jonas as únicas “dinâmicas” são as “tabelas” do lateral, extremo e interior.
Repara nos jogos do Benfica que a bola quando chega ao lateral, o médio interior vai sempre procurar a linha…
NunoLFC
Em condições normais? Repara que o Benfica já desperdiçou vantagens contra Fenerbahçe, Vitória (quase que empatava) e agora PAOK, em apenas 5 jogos. Se calhar as condições normais são estas.
A equipa de Rui Vitória não sabe/consegue gerir o jogo. Ponto. É uma lacuna que ele tem vindo a mostrar cada vez mais, à medida que os processos e as ideias de JJ se desvanecem. Este ano temos uma equipa montada pelo Rui, num sistema feito pelo Rui, com os processos do Rui… e em 3 jogos sofreram 4 golos, desperdiçaram duas vantagens consentindo empates desnecessários e por pouco não perderam uma vantagem de 3 golos em 15 minutos em casa.
Isto é um padrão já visto muitas vezes a época passada. O jogo com o Porto por exemplo, em que tentou defender o 0-0 e não conseguiu, entregando o título numa bandeja de prata ao rival em plena Luz.
Acredito que o Benfica marca em Salónica, mas também vejo o Benfica a marcar 1 e a relaxar, deixando o PAOK marcar 2, virar o jogo, fechar a porta, e passar.
Xefe
Não percebo essa dos “processo e as ideias de JJ se desvanecem”. Para já não havia ideias com JJ, era bola no extremo de qualquer maneira, este (Di Maria/Gaitan/Gelson) tenta fintar pelo máximo de jogadores possíveis e depois cruza para a torre (Cardozo/Dost). Ainda por cima JJ ainda era mais exímio em não saber gerir resultados. Com JJ nunca podia estar descansado, e o teu exemplo contra o Porto tb serve para o mestre da táctica.
ThatMan
Essa é demais, se com JJ não havia ideias o que dizer do RV.
O Patrao
Muito bem. Continua. É bom de ler.
Abraço
Nickles
Eu adorava trabalhar no Benfica. Posso andar a fazer porcaria a torto e a direito sem ter que dar qualquer justificação a quer quem que seja, desde que seja um pau mandado e que esteja sempre a sorrir para o chefe.
Este gajo está prestes a dar um prejuízo de 40 Milhões à empresa onde trabalha, mas para ele está tudo óptimo porque sabe que nada lhe acontecerá e que ao fim de cada mês continuará a cair uma quantia considerável na sua conta bancária. E faz ele muito bem, até porque se fosse eu faria exatamente o mesmo. Se pudesse andar a brincar no trabalho sem precisar de dar qualquer tipo de justificação, também andava todo contente de um lado para o outro.
Kafka
Na mouche Nickles… O Benfica neste momento é de muito longe a melhor empresa do Mundo para trabalhar, dá 10-0 sem se cansar naqueles rankings anuais que geralmente são ganhos pela Google, Microsoft e afins, e digo que só são ganhos por essas empresas, porque não avaliam o Benfica, pq o Benfica se fosse avaliado para esses rankings, pq se o Benfica entrasse nisso, ganhava fácil… Actualmente os únicos requisitos para se trabalhar no Benfica é cumprir o horário e saber abanar a cabeça para cima e para baixo quando o chefe fala
Ricardo Matos
De hoje a uma semana vem aqui dizer quem ganhou os 43M sff
ThatMan
“Isto ainda não acabou”, acho que o ano passado na fase de grupos ouvi algo assim e todos sabemos como acabou…
Pitoxoroglu
Ainda não acabou e talvez este ano nem comece…! Sr. professor volte para as aulas que por la é que se está bem!
Tiago Silva
O Rui Vitória acaba por ser um dos culpados deste empate, mexeu muito tarde na equipa e não mexeu bem. Cervi não estava a fazer nada e viasse que estava cansado portanto deveria ter saído ele para entrar o Rafa. Estávamos a perder o meio-campo, Pizzi já estava completamente ausente, deveria ter entrado o Alfa mais cedo. Depois pôr o Seferovic…
NunoLFC
Não Rui, quem faz o que fizemos não merece passar. De boas intenções está o inferno cheio. O que nós fizemos foi dominar 60 minutos sem marcar a porcaria de um golo, marcar de penalty, e depois em vez de matar o adversário, deixá-lo viver, vir para cima de nós, e empatar. Quem faz isto merece… empatar, não ganhar. Uma coisa é mandarmos 3 bolas ao poste ou perder por um erro do árbitro. Outra é convidar o adversário a vir e meter-se a jeito. Isto não é azar, é incompetência.
Andre Pina
Tenho muita pena de jogadores como Jonas, Félix, Grimaldo, Fejsa, Zivkovic sejam treinadores pelo professor Rui.
Lançar um jogador pela primeira vez ( Seferovic), num jogo que vale 40 milhões, sem ter feito um minuto tanto na pré-época como na época, é acreditar na sorte e pensar ” o gajo é avançado, pode ser que marque”
E o pior é que há uns anos com um tal de Jorge Jesus no banco, qualquer equipa do nível do PAOK que entrasse na LUZ, era recambiada com 3 ou 4 golos e iam embora todos contentes, hoje pensa-se ” isto é a Champions, pelo menos não perdemos”
Por favor professor Rui, saia lá do meu Benfica, acredito que seja bom homem, beba muitas águas e tal, mas não chega. E por favor que merd* é esta, para meter o André Almeida a bater livres?
Já me tirou um PENTA, já chega
Daniel Rosa
Esses tais anos em que equipas eram recambiadas na luz com 4 batatas, com frequência, só devem ter acontecido na cabeça deste usuário porque pelo que me lembro não foi nada disso que aconteceu…
MikeM
O Benfica passou por equipas melhores ou semelhantes a esta sem grandes dificuldades, é verdade.
Everton foi cilindrado na Luz, AEK, passámos por Fenerbahce (que nada tinha a ver com o do presente), Tottenham, Juventus e por aí fora. Neste momento qualquer Basel ou Paok é páreo para o Benfica, até mete dó.
Andre Pina
Uma boa quarta-feira para si também…
Época 2009/ 2010
(C) Vorskla 4-0 Europa League [Qual.] Europa League
(C) BATE Borisov 2-0 Europa League Europa League
(C) Everton 5-0 Europa League Europa League
(C) AEK 2-1 Europa League Europa League
(C) Hertha BSC 4-0 Europa League Europa League
(C) Marseille 1-1 Europa League Europa League
(C) Liverpool 2-1 Europa League Europa League
7 jogos em casa , 6 vitórias com Goal-average de 20:3
Época 2010/2011
(C) Hapoel Tel Aviv 2-0 Liga dos Campeões LC 2010/11
(C) Lyon 4-3 Liga dos Campeões LC 2010/11
(C) Schalke 04 1-2 Liga dos Campeões LC 2010/11
C) Stuttgart 2-1 Europa League Europa League 10/11
(C) Paris SG 2-1 Europa League Europa League 10/11
(C) PSV 4-1 Europa League Europa League 10/11
(C) Braga 2-1 Europa League Europa League 10/11
7 jogos em casa, 6 vitórias, com Goal Average de 17:9
Época de 2011/2012
(C) Trabzonspor 2-0 Liga dos Campeões [Qual.] Liga dos Campeões
(C) FC Twente 3-1 Liga dos Campeões [Qual.] Liga dos Campeões
(C) Manchester United 1-1 Liga dos Campeões LC 2011/2012
(C) FC Basel 1-1 Liga dos Campeões LC 2011/2012
(C) Zenit 2-0 Liga dos Campeões LC 2011/2012
(C) Chelsea 0-1 Liga dos Campeões LC 2011/2012
6 jogos em casa , 4 vitórias com Goal average de 10:4
Época 2012/2013
(C) Barcelona 0-2 Liga dos Campeões LC 2012/2013
(C) Spartak Moskva 2-0 Liga dos Campeões LC 2012/2013
(C) Celtic 2-1 Liga dos Campeões LC 2012/2013
(C) Bayer Leverkusen 2-1 Europa League Europa League
(C) Bordeaux 1-0 Europa League Europa League
(C) Newcastle 3-1 Europa League Europa League
(C) Fenerbahçe 3-1 Europa League Europa League
7 jogos em casa, 6 vitórias , com Goal Average de 14:6
Época 2013/2014
(C) Anderlecht 2-0 Liga dos Campeões LC 2013/2014
(C) Olympiacos 1-1 Liga dos Campeões LC 2013/2014
(C) Paris SG 2-1 Liga dos Campeões LC 2013/2014
(C) PAOK 3-0 Europa League Europa League
(C) Tottenham 2-2 Europa League Europa League
(C) AZ Alkmaar 2-0 Europa League Europa League
(C) Juventus 2-1 Europa League Europa League
7 jogos em casa, 5 vitórias, com goal average de 14:5
Época 2014/2015
(C) Zenit 0-2 Liga dos Campeões LC 2014/2015
(C) Monaco 1-0 Liga dos Campeões LC 2014/2015
(C) Bayer Leverkusen 0-0 Liga dos Campeões LC 2014/2015
3 jogos em casa, 1 vitória com goal average de 1:2
Penso que tirando a última época, o saldo em casa é positivo. Se muitos jogos eram da Liga Europa? Eram. Contra os PAOK e os Basileias desta vida. PAOK esse que nunca foi à fase de grupos na sua história.
JJ? Não era o treinador perfeito, mas era muito melhor que o Sr. Rui “chega a horas e basta” Vitória.
Não leve tanto à letra o ” era recambiada com 3 ou 4 golos”, posso trocar com ” perdiam e iam embora” com excepção do Barcelona de Messi e Guardiola, o Chelsea campeão europeu e uns percalços chamados Zenit e Schalke ( que até acabou por ir aos quartos nesse ano se não estou em erro)
Xefe
Porque só metes os jogos em casa? A verdade é que em 3 anos RV passou a fase de grupos da Champions 2 vezes e JJ 1 em 6 anos.
Eu quero um treinador de Champions não de ligas europas desta vida. Na liga europa até o Peseiro foi à final…
Fernando neves _36
Xefe a quantas finais foi o RV ?
Red Scorpius
Mal do Real Madrid, do Barcelona , do Bayern se forem a finais da lifa Europa. Significa que sairam cedo da Champions. O JJ só passou ums vez a fase de grupos da Champions. Tornou-se um especialista na Liga Europa.
Andre Pina
Porque me estava a referir apenas às equipas que iam jogar à Luz, especialmente os PAOK e os Basileias, que eram facilmente derrotados. Porque o PAOK não é nem de perto do nível de Champions, e continuando assim (podemos passar na Grécia, devido à enorme diferença de qualidade individual das duas equipas) segue-se mais uma campanha assombrosa na fase de grupos, igual à do outro ano com o Sr. Rui ( treinador de nível de Champions, pelos vistos) em que conseguimos ser a pior equipa de sempre na história da fase de grupos da Liga dos Campeões. Mas vamos apoiar e estar calados… Isso é ser benfiquista.
Esse facto que referiu, é engraçado… Não se pode contestar , porque é um facto. Outro facto é que com JJ, o Benfica subiu ao 6º lugar da UEFA ( quando antes andava pelos 50º , 60º lugar) , e neste momento estamos em 15º lugar. Mas deve ser um erro.
Ainda me lembro de uma dessas passagens aos oitavos de final, contra o Dortmund em que “engolimos” o Dortmund por completo, e miraculosamente não levámos 6 ou 7 em casa, porque tínhamos um monstro na baliza e o Aubameyang lembrou-se de não querer marcar naquela dia. Depois em Signal Iduna Park, o que aconteceu, já sabemos. Mas isto é um Benfica de nível de Champions.
Eu também queria um Benfica de Champions, mas queria mesmo, não me resigno é a dizer apenas isso, nem a ficar contente porque passei 2 vezes de grupo nos últimos 3 anos.
O pior é ver muitos benfiquistas apoiar o RV, porque simplesmente se deve apoiar e porque “não é o JJ ” e porque ” aposta na formação” e porque “é bom homem”, etcc. Boas pessoas há muitas, bons treinadores para o Benfica há poucos.
Já cansa esta inércia dos Benfiquistas.
PS- Não estou a dizer que JJ era o treinador ideal para o Benfica, mas que é melhor que RV, acho que isso não é sequer uma dúvida.
ThatMan
Concordo com tudo
ThatMan
E o RV que fez a proeza de fazer do Benfica a PIOR equipa de SEMPRE da Champions é que é o treinador para a Champions?
TheGolden
Também esteve na melhor participação do Benfica dos últimos 25 anos..
ThatMan
Curioso, em 2013 o Benfica perdeu também nos quartos de final contra o Chelsea, e o Benfica de RV perdeu contra o Bayern nos quartos de final também… Se calhar não foi a melhor
TheGolden
Preciosismos linguísticos.
*Igualou o melhor registo. E acrescento, foi o único a conseguir 2 apuramentos consecutivos para os oitavos de final neste novo formato.
Não convém só focar o mau, focar o apetece.
Fernando neves _36
Isto. Grande comentário. Da história o RV é melhor que o JJ.
DM
Passagem aos oitavos de final da LC:
JJ – 1/5
RV – 2/3
Quartos de LC:
JJ – 1/5
RV – 1/3
Campeonatos ganhos:
JJ – 3/6
RV -2/3
Pensem um bocado antes de comentar, por favor…
Sinceramente nem sei qual dos cultos a Jesus é o mais no-sense…
O que está agora nas arabias com a idade do RV estava a treinar o amora e a lutar para não descer na segunda divisão. Todo o seu CV tem o nome Benfica a marca de água…
Os amantes de malabarismo não percebem que ganhar 2 jogos por 1 golo são 6 pontos e ganhar um por 7 e empatar o outro a 1 são apenas 4 pontitos e assim se perderam muitos campeonatos, quem se esquece daqueles dolorosos meses de Março e Abril? Parece que muita gente…
Mais uma vez se prova que mais vale cair em graça do que ser engraçado. O Benfica ontem com outra eficacia na finalização (por exemplo a do PAOK) resolvia a eliminatória, mas pronto, sdds Liga Europa com o mestre dos auto elogios, juízo malta!
Andre Pina
Exactamente juízo. Num outro comentário digo que JJ não era o treinador ideal para o Benfica, pode ir ver.
Já me cansei . Com outra eficácia tinha ganho ontem , com outra eficácia tinha ganho ao Porto no outro ano, o Basileia foi azar…
É por causa destas coisas que temos um Benfiquinha em vez de um Sport Lisboa e Benfica
DM
Amigo, eu até aceito que digam que o RV não é O treinador para o Benfica (também veria com melhores olhos outros nomes), agora se disserem isso e depois derem como base de comparação o JJ… É que para alguns desses 4 ou 5 acontecerem (onde bastava 2 e gerir) hipotecaste 2 campeonatos nas derradeiras jornadas. Ou dizerem que não tem qualidade… Calma aí!
Ontem não jogaste muito mais que o PAOK? Que marcou um golo de pinball no único remate à baliza e que teve um GK claramente inspirado. Alguma vez me viste desculpar a derrota com o Basileia ou o não ganhar o campeonato o ano passado? A culpa foi inteiramente do treinador? Então os exitos anteriores também foram inteiramente dele…
A verdade é que o RV tem uma época onde lhe podemos apontar o dedo, numa época que o meteram a jogar sem GK, sobre ontem fomos claramente superiores logo não vejo motivos para estes linchamentos publicos, mas o homem até quando ganhava e ia a provas avançadas da LC era contestado, então agora…
O que uma boa imprensa não faz, o seu antecessor andou 3 anos a mandar tiros nos pés com os melhores planteis deste século e ainda hoje é desejado, é esta diferença de tratamento que critico porque até ao dia de hoje RV fez dez vezes mais que aquilo que JJ fez nos seus primeiros 3 anos.
ThatMan
Há coisas que me fazem confusão e isto é um dos motivos.
Muitos dos “defensores” do RV usam sempre o JJ e ainda tem a “lata” de dizer (como outro user) que quem critica (e com razão) tem um “trauma JJ”.
Mais uma vez, ganhar não significa ser bom. O Chelsea quando foi campeão europeu foi a equipa que jogou melhor? O Varela foi TITULAR um ano no Benfica, isso faz dele bom GR?
Eu, como benfiquista, quero ver o meu clube (e os jogadores do meu clube) subir o nível, melhorar, dominar, ano após ano, cada vez mais. E desde que RV chegou não se vê melhorias em NADA.
Para mim chega, é ridiculo ter jogos em que quase se perde 3 golos de vantagem em 15 minutos, ou adversários que com 1 oportunidade fazem golo. É mau demais…
Mantorras
Atenção que essa do Benfiquinha é minha, embora não a use aqui no blog.
Concordo com a maior parte das coisas que disse, e ou muito me engano, ou quando o RV acabar por sair, outros tantos vão concordar. Até lá, é proibido dizer mal, mesmo que ninguém se reveja ou goste realmente dele enquanto treinador, mesmo que ele depois de 2 campeonatos não tenha ainda a mínima empatia com grande parte dos adeptos… é a vida.
Mantorras
Se o Benfica tivesse metido o Alfa e tirado o Cervi teria feito o que eu estava a pedir e não, não o iria criticar, tal como defendi as suas substituições aqui com o Vitória. Porque foram lógicas, coerentes e bem vistas, apenas os jogadores entraram a dormir.
O jogo estava perigoso, só não viu quem não quer, meter o Alfa não era ter medo, era meter o Zivko na esquerda e o Pizzi na direita, segurar o jogo com bola e marcar mais em contra ataque. Rafa também sntraria de seguida, mas quem saíria depende do jogo.
O RV deixou o jogo arrastar, como faz sempre, ou não se lembra que contra o Porto em casa tirou o Rafa porque “já estava programado”? Enfim… tudo o resto que diz é verdade. Jogamos bem, mas deixamos o jogo fugir porque não antecipamos e a partir daí em vez de andar a frente, passamos a correr atrás.
ThatMan
Deves estar a esquecer-te deste último mes de Abril, de certeza.
MikeM
Mais algumas declarações completamente ridículas.
“Isto ainda não acabou”. Mas o Benfica perdeu 3-0 para alguém pensar que a eliminatória está resolvida? O Benfica empatou em casa, é um mau resultado sobretudo por ter sido contra uma equipa do nível do Paok mas basta um golo fora para ficar em vantagem e não me parece assim tão complicado marcar na Grécia. Não entendo este treinador, isto serve para, mais uma vez, atirar areia para os olhos dos adeptos, para que eles pensem que é quase impossível passar, se passarem foi quase um milagre, se não passarem acaba por ser normal porque era uma missão muito complicada. Não o é e o Benfica tem mais que obrigação de ganhar na Grécia. Rui Vitória pensa que continua a treinar o Fátima, é inacreditável, é isso e dizer que vai à Grécia tentar a sorte. Mas o Benfica agora precisa de sorte para passar uma equipa destas? Só se não houver competência, a verdade é que tem havido pouca.
Eder the Best
As coisas que se lêem por aqui. Ainda bem que nenhum de vocês é o treinador do Benfica.
Despedir o RV? Está tudo doido? Pensam que o Benfica é gerido pela tasca da esquina? O RV não sai até final da época, aconteça o que acontecer.
O Benfica esta época está a praticar um futebol convincente, fluído, com criação de boas oportunidades, e com muita dinâmica ofensiva. É verdade que a época passada foi desastrosa. Mas as anteriores foram épocas muito positivas. Sobre esta ainda é muito cedo para dizer seja o que for. A Direcção parece mais empenhada em não cumprir com os erros do passado ao nível de transferências. Sobre o controlo do jogo que não consegue ser feito no fim, isto é um problema de muitas equipas e até de equipas passadas antes de RV. Tem obviamente que ser melhorado.
Melhor ainda ver gente a apupar o Jorge Jesus. Se ainda tivéssemos o JJ o João Félix entrava hoje para defesa esquerdo…
Força Benfica! Força RV!
Analista Especialista
Ao menos que a possível eliminação da Champions potencie o despedimento de RV. Volta Paulo Sousa, estás perdoado. Que sonho seria ver este incrível plantel do SLB treinado pelo Paulo Sousa.
Red Scorpius
Não tenho acompanhado a carreira de treinador do Paulo Sousa. Quantos titulos já venceu?
Manchester Is Red
Que exagero nos comentários… Nossa Senhora.
O Benfica está a assimilar uma nova forma de jogar depois de quase 9 anos a jogar em 4x4x2 à lá JJ e nesta época tem se apresentado muito consistente em todos os sectores do campo.
Ontem foi mais uma excelente exibição até aos 70 minutos.
A equipa massacrou, juntou boas jogadas colectivas de entendimento mas a bola não quis entrar. O treinador tentou mexer na equipa para fazer o 2-0 que parecia estar à mercê mas deu-se mal e acabou por sofrer o 1-1 cheio de sorte por parte do adversário.
Se o RV tivesse metido o Alfa e “fechado a loja” iriam estar todos a crucificar o homem porque não foi mais ambicioso.
É preciso ser muito cego para não reconhecer as significativas melhorias que o Benfica tem demonstrado neste início de época e com muito mérito para o treinador.
Se fosse o Jorge Jesus sentado no banca andavam aí a falar de falta de sorte.
Como é RV, a culpa é toda dele.
Não apontem antes o dedo às unidades Cervi e Ferreyra que não têm cumprido… É tudo culpa do treinador.
Pode ser que no Sábado e na Grécia tenham de alterar o discurso… como têm alterado em relação ao Salvio.
Cumprimentos.
Luke
Isto. Muitos parabéns pelo comentário!
El Pipito
De acordo!
DiogoC
A la JJ? Está é a quarta época do RV!
Manchester Is Red
RV esteve 3 anos e meio a jogar num esquema (4x4x2) que não era o dele.
O Benfica bi-campeão de Rui Vitória era o Benfica de Jesus, mas com outros protagonistas.
Ricardo Matos
Completamente de acordo. Em relação ao jogo de ontem talvez RV tenha pecado na demora em mexer na equipa. Mas tirando isso, é descabido tanto negativismo em torno de RV e da equipa. Jogaram bem e mereciam ter ganho e até o podiam ter feito por vários golos. O Paok marcou um golo de felicidade. O Benfica não está tão mal como querem pintar. E não esquecer que este é um início de época dificílimo e até agora o saldo é francamente positivo.
Manchester Is Red
Concordo com tudo.
O Rui Vitória tem essa lacuna de demorar a mexer na equipa, mas acredito que ontem ele (e toda a gente, francamente) esperava o 2-0 a qualquer altura.
Penso que a intenção terá sido aguardar pelo 2-0 para mexer.
Não chegou o 2º golo e a equipa foi ficando mais nervosa e cansada, depois de 70 minutos de altíssimo nível. Depois disto, sofrer aquele golo azarado, é demasiado penoso.
ACT7
Concordo, esteve mal ao tirar o Zivkovic.
De resto até foi ambicioso, tal como tinha sido com o Fener em casa, onde foi sempre à procura do 2º golo. O PAOK ganhou uma bola parada e fez um golo, se isto fosse outra equipa qualquer que não o Benfica, estávamos aqui a dizer que grande azar/falta de pontaria, etc.
ThatMan
Não foi ambiciosos, teve de ir atrás do resultado porque a estratégia do costume de segurar o 1-0 não resultou e estávamos (e estamos) em desvantagem.
A estratégia sempre foi essa, fosse contra quem fosse.
Nodlehs
Então o PAOK (que é inferior ao Benfica, nem sei se algum jogador entrava no XI do Benfica) vem sacar um empate com golos ao Estádio da Luz e este artista acha que merece passar??
Bardias
Os muitos que criticam o RV neste post, estarão na próxima terça-feira a dar a mão a palmatória. Neste momento o Benfica é a equipa que melhor futebol pratica em Portugal. Ontem viu se a equipa encarnada a sufocar a equipa do Paok como já não se via desde o tempo do JJ. Epah até eu, que não me interesso pelo Rui Vitoria pq sou do Sporting, começo a ficar com pena do homem. So quem não viu o jogo é que acha este resultado justo. Pq em 10 jogos assim, o Benfica goleava em 9.
Agora uma coisa é certa, o Benfica, a jogar com este tipo de intensidade, nunca dura os 90min, e vai sofrer mais golos nas partes finais dos partidos.
SL
Dca
Boa comparação com o ano passado sem dúvida. No entanto, não deixa de ter razão que se fez mais do que o suficiente para ganhar.
Ventola28
Rui vitória és tao fraco que o treinador da equipa b fazia melhor que tu! O que tinhas que dizer nao era que tiveste muitas oportunidades, mas sim tinhas que dizer que a obrigacao do Benfica era ganhar!
És um treinador fraco, o que te vai safando é a qualidade individual dos jogadores!
Ja devias ter ido embora no fim da época, nao ganhes ao sporting e nao passes a eliminatória da champions, que a tua situacao e a do vieira vai ficar muito complicada!
Ao plantel que tens, tens que jogar muito mais, e tinhas a obrigacao de resolver a eliminatória ja ontem na luz! Jogaste contra o paok nao foi contra o real madrid!
opiniaodeadepto
Parece-me que tem razão na análise. O Benfica criou oportunidades mais do que suficientes para ter resolvido a eliminatória, mas acabou por sofrer como muitas vezes acontece no futebol.
O jogo da grécia será necessariamente diferente, mas não creio que a eliminatória esteja decidida!
Quanto ao futebol praticado pelo Benfica, creio que quem quiser ser honesto, neste momento tem de reconhecer qualidade. Está a faltar Ferreyra ganhar confiança para fazer mais golos.
Rui Vitória pode não ser o melhor treinador do mundo, mas tem inegavelmente qualidade, e tem lançado talentos da formação uns atrás dos outros.
Vê-se no entanto que há muitos benfiquistas que não conseguem ultrapassar o trauma de jj, qual síndrome do “marido encornado”.
JJ é passado e está ultrapassado pode ter tido boas ideias no passado, mas pensei que três anos no Sporting sem ganhar nada de relevante, ainda por cima com os maiores investimento da história do clube, tivessem aberto os olhos a muita gente!
Tanto se fala da miserável participação do Benfica na LC do ano passado e todos parecem esquecer-se que jj na época anterior andou muito perto de fazer o mesmo …
O Patrao
Bem dito. Vamos lá ganhar e acabar com a conversa dos “aziados”.
Abraço
ThatMan
Falando por mim (e se calhar por mais alguns), não entendo essa do trauma JJ.
Primeiro, porque não tenho trauma nenhum do JJ. Aliás, por mim não tinha ficado mais de duas épocas. Não gostei da postura dele à frente da equipa, a basofia que tinha. Teve plantéis excelentes, e os resultados apareceram nos últimos anos (basicamente).
Segundo, porque Rui Vitória é demasiado mau para ser treinador do Benfica. Um clube como o Benfica tem de ter um treinador que saiba por a equipa a jogar futebol, que saiba explicar à equipa o que fazer dentro de campo, que saiba mexer no jogo, que não tenha problemas em tirar de campo as vacas sagradas (no caso do Benfica, jogadores com red pass). E Rui Vitória não é bom em nenhum destes pontos.
Se JJ é melhor que o RV? De longe, nem há comparação. Mas não quero o JJ de volta, já chegou o tempo que lá esteve.
Sobre esta época ainda não vi 1 jogo em que realmente fossemos dominadores do princípio ao fim. O futebol não é tão bom quanto muitos pintam, as triangulações já existiam o ano passado e são as mesmas esta época (lateral, extremo e interior) não há nada de novo, a não ser a “pressão” alta que muitos falam, que também não é tão bem feita quanto isso.
Espero que estejas esclarecido, sobre o “trauma”.
opiniaodeadepto
Quanto à questão da qualidade do futebol, trata-se de uma opinião, logo cada um tem direito à sua.
Outra coisa são factos:
jj – 9 épocas a treinar um clube grande – 15 títulos, sendo que 6 são taças da liga e já inclui uma supertaça na arábia;
rv – 3 épocas a treinar um clube grande – 8 títulos, sendo uma taça da liga
ThatMan
Mas uma coisa invalida a outra? Eu também posso dizer que o JJ tem 3 campeonatos nacionais e o RV tem dois. Ou posso dizer que o Vítor Pereira em 2 anos foi campeão 2 vezes. De que adianta isso? Muda alguma coisa em relação ao facto do RV ser fraco ou não?
opiniaodeadepto
Limitei-me a apontar factos, comparando o número de títulos de um e de outro com condições idênticas ou equivalentes.
Relativamente à qualidade de um e de outro como treinador, parece-me que apenas analisas um e outro pela vertente táctica onde consideras jj mais forte. Eu até nem acho, porque se houve equipas de jj que jogaram muito bem. Algumas jogaram de forma perfeitamente horrível. Basta ver a qualidade das exibições do Sporting o ano passado e o segundo ano no Benfica por exemplo.
No entanto um treinador tem de ter outras qualidades, nomeadamente, na gestão dos recursos que estão à sua disposição, na união e liderança do grupo. Ora é indiscutível que RV faz uma gestão muito mais eficaz dos recursos do clube, nomeadamente no aproveitamento de jogadores da formação, enquanto jj força permanentemente a contratação de jogadores feitos, nem sempre de melhor qualidade e não faltam exemplos.
Dizes que preferia jj a rv, mas se fosses presidente de um clube, com um orçamento limitado e sabendo que tens uma formação forte e de qualidade, continuarias a tomar a mesma opção?
Acredito que sim, pois não me pareces o tipo de pessoa que ouça argumentos … metes-te na cabeça que RV é fraco e não há volta a dar.
Eu penso que jj a dada altura trouxe para portugal ideias novas, que já praticavam em outros clube fora de portugal. Teve o mérito de as adaptar e de as treinar bem, tratou-se de uma inovação por cá, que outros passaram também a usar. Falo principalmente na organização defensiva. Mas actualmente isso já não é segredo nenhum e ele deixou-se ultrapassar pois não evoluiu e é demasiado fixo nas suas ideias. Ora sem essa inovação e não tendo ele outras qualidades como treinador …
Neste momento existem treinadores portugueses muito superiores casos do Paulo Fonseca e do Leonardo Jardim por exemplo, e mesmo o Abel.
ThatMan
Mais uma vez não disse em lado nenhum que preferia o JJ ao RV, aliás disse no comentário que não quero o JJ de volta, por isso não sei onde foste buscar isso. Segundo, não me conheces de lado algum para saber que tipo de pessoa sou.
Se RV tem valias? Tem, é um treinador para apostar na juventude, mas para mim um treinador tem acima de tudo treinar e nisso RV é fraco.
Se os títulos dizem tudo o que vale um treinador/equipa para ti, então está tudo dito.
Xefe
RV é bem superior a JJ, nem há comparação. JJ mete as suas equipas a fazer a mesma jogada todo o jogo até dar golo, e quando os executantes não têm qualidade suficiente para executar essa jogada de forma consistente acaba por fazer épocas miseráveis.
ThatMan
Pega nas tuas palavras e aplica ao RV. É exatamente a mesma coisa.
TH0014
ISTO. Muito bem dito. RV é tão mais fraco que JJ que no espaço de tempo em que se enfrentaram RV venceu 2 campeonatos, JJ 0 e o investimento do Sporting nessas três épocas foi manifestamente maior que o do Benfica. Porém, pelos vistos JJ faz-nos muita falta.
ThatMan
Só contam os ultimos 3 anos?
TH0014
Parece-me que sim, não? Ou RV também mostrou grande incapacidade quando era treinador do Guimarães por não ter conquistado nenhum campeonato? Curiosamente até ganhou uma taça de Portugal ao Benfica de JJ.
Se ainda só completou 3 épocas numa equipa ao nível do Benfica e está a ser julgado enquanto treinador do Benfica não vejo como é possível não contar apenas com os últimos 3 anos. Pq apesar de para alguns parecer que já está tudo perdido, esta época acabou agora de começar e os mesmos que o chamam de incompetente e de saloio e de fraco são os mesmos que, oxalá, o estarão a aplaudir no Marquês e a chamar-lhe de “grande homem”.