Saiu a lotaria a Portugal. Perdão, o Euromilhões. Não são todos os dias que aparecem jogadores capazes de marcar uma geração e colocar o seu nome entre os melhores de sempre, e este pequeno país teve a sorte de um desses ícones ter nascido no seu território. Sim, Cristiano Ronaldo é indiscutivelmente um dos melhores futebolistas da actualidade, a par de Messi, dificilmente deixará de figurar no Panteão do Futebol, é um ícone global, dono de uma aparência física e presença que não deixam ninguém indiferente, é uma marca reconhecida internacionalmente, e ainda tem o prazer de jogar naquele que será o mais mediático de todos os emblemas mundiais. Por tudo isto e algo mais, Cristiano Ronaldo é não só uma máquina de fazer golos e ganhar títulos e todo o tipo de troféus, mas também uma máquina de fazer dinheiro. Para ele, e para outros. Oh, e os outros não se importam nada de ordenhar a vaquinha, oh não. A começar pela Federação Portuguesa de Futebol, que usa o seu cabeça de cartaz para marcar uns amigáveis, e assim encaixar largas somas de dinheiro. Sem Ronaldo à cabeça, dificilmente alguma empresa pagaria 7 dígitos para ver jogar os bravos lusitanos, fosse em Old Trafford, fosse em Boston. Mas há mais quem se aproveite da sua imagem e reputação; até o seu clube formador o faz, colando-se a CR7 e às suas conquistas sempre que pode. Nada de mais, pois falamos de um (literalmente) embaixador do país no estrangeiro. Depois, há a comunicação social, que esmifra Ronaldo de toda a maneira e feitio; ela são entrevistas, declarações, polémicas, os prémios, os marcos de carreira, as teorias da conspiração, Cristinano está para a imprensa da bola como o Paris Hilton está para a cor-de-rosa. E não se coíbem de esconder a sua paixão, basta ouvir relatos de jogos da selecção nacional via televisão ou rádio, para percebermos que para a maior parte daqueles senhores a equipa se reduz a Ronaldo e mais dez rapazes, quase que aleatoriamente escolhidos para lhe servirem de pajens. No rescaldo do particular com a Argentina, por si já reduzido a um particular entre Ronaldo e Messi, um jornal generalista fez capa de que “Ronaldo venceu Messi”, como se o futebol de um desporto individual se tratasse, e ainda por cima descurando o facto da vitória até ter sido obtida já na ausência de ambos. É verdade que, e voltando ao início, quem tem um talento deste tamanho à sua disposição, tem de o acarinhar, e quiçá dar-lhe algum tratamento preferencial em relação aos mortais. Mas o facto é que esta paranoia à volta do madeirense acaba por ter efeitos nefastos no próprio futebol português, e na selecção em particular. Não poucas vezes se viu e vê nos colegas uma obrigação de lhe colocar a bola, por mais marcado ou cansado que esteja, o que prejudica o jogo colectivo, e em última análise, o seu próprio desempenho, pois coloca-lhe nos ombros um peso que ele não tem sequer no Real Madrid. Por outro lado, e embora possam reconhecer a sua “subalternidade” relativamente ao semi-deus, não será propriamente motivante para jogadores com carreiras feitas, e de mérito comprovado, viverem na mais completa sombra, do mesmo modo que os jovens talentos que querem despontar, não o poderão fazer no medo de serem secados pelo eucalipto. O facto é que hoje a selecção nacional é Ronaldo, e para quem disso duvidar basta observar as linhas de orientação nas conferências de imprensa, mas pior, o futebol português acaba por também ele se limitar a Ronaldo. O que é perigoso, pois a não ser que a FPF tenha realizado avanços notáveis no campo da clonagem, aquele não vai durar para sempre. O presente da selecção, que tem vivido muito à custa do melhor do mundo, já é o que é. O futuro, nada risonho se adivinha. E pelo que se vê, ninguém parece preocupado com o ano I DCR. Apenas se preocupam em adorar aquele que a divina providência teve a bondade de colocar no nosso colo.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito



0 Comentários
TartarugaGenial
Finalmente alguém mete o dedo na ferida, parece que a linha de acção preferencial do jogador com a bola é chutar de qualquer maneira e feitio para as imediações do ronaldo, perde o Ronaldo e perde o futebol da selecção, no futebol nenhum jogador ganha campeonatos sozinhos, nem Ronaldo, Nem Messi nem o Tsubasa.
Já agora a comunicação social não ajuda 2 em cada 3 perguntas aos jogadores da selecção são sobre o CR7
Ruben F.
Concordo muito com o título do artigo. Se perdermos, o Ronaldo não joga sozinho, somos 11 e a culpa é de todos. Mas quando ganhamos …. ganha o Ronaldo. E não me venham com histórias de pseudo-patriotismos, o Ronaldo é demasiadamente … como é que hei-de dizer isto de uma forma suave …. "engraxado" por jornalistas e pelos adeptos portugueses em geral. O homem joga muito, é o melhor português que já vi jogar e duvido que volte a ver algum compatriota meu com tanta qualidade, mas não nos podemos esquecer que somos 11 em campo, 23 convocados, 10 milhões no país e mais pelo menos 3 milhões no estrangeiro. Somos muito mais que Ronaldo. Ele não é Deus nenhum, é um grande futebolista. Isso sim. Acabam por ridicularizar o CR com tanta bajulação. Basta ouvirem os comentadores dos jogos de futebol. Pela selecção só se fala nele. Pelo Real, só se fala nele. E naquele ano que o Dortmund eliminou o Real e foi à final com o Bayern o tema da final foi o "Real de Ronaldo" e aquilo que ele poderia fazer na final …. lembro-me do Dani falar imensas vezes nele e o homem nem estava em campo !
Já sei que provavelmente me vão chamar hater e por isso assumo também desde já que gosto mais do Messi para que possam tirar tudo do vosso sistema de uma vez
JOAO.p
Eu sou fã do Ronaldo mas compreendo o que dizes… E não se nota que gostas mais do Messi, simplesmente que tens cabecinha para pensar. Agora, quanto ao Real de Ronaldo, é estranho mas faz sentido, porque se não fosse por ele, a maior parte dos adeptos lusos nem quereria saber dos merengues, pois o resto é (quase) tudo espanhóis e isso a nós, muito sinceramente, não interessa minimamente.
Paulo
Ruben F. Já teve na argentina? só passei la 3 dias, e posso-lhe dizer que os canais desportivos eram iguais o Messi estava sempre lá. simplesmente não exponham tanto a vida dele ou então não comprei as revistas certas! Que a seleção devia tirar proveito de ter um jogador como o Ronaldo, sim, isto é aproveitar que ele esta sempre marcado por dois jogadores e aproveitar esse desequilíbrio na defessa, contudo se passam ao Eder tem logo de começar a correr para traz, não temos uma seleção como pintamos, e quando Ronaldo acabar se houver uns ajustes como em Itália podemos ter uma seleção muito mais forte como equipa do que temos atualmente!
Agora se os jornais meter na capa o Guerreiro ninguém compra ninguém lé, mas se meterem Ronaldo pelo menos todos olhas e a probabilidade de venda é muito maior!
Reparar que 80% das capas de jornais desportivas num ano são do Benfica, pois somos muitos mais vendem muito mais! e como todos o objetivo é ganhar dinheiro temos de utilizar as estratégias que vendem e não as que estão corretas!
Como já defendido neste Blog, Ronaldo não é nem vai ser o melhor de sempre no futebol mundial, mas é o melhor de sempre português! e já somos um pais pequeno se então estamos sempre nós contra nós próprios a que não vamos bem!
Kafka I
Rúben F
Independentemente de quem gostes ou não, o que disseste não é mentira nenhuma, em Portugal a bajulação que se faz ao Cristiano é completamente ridícula e no Mundial atingiu o seu expoente máximo quando a RTP conseguiu criar uma noticia e fez a respectiva reportagem por o Cristiano num treino ter dado meia volta sobre um jornalista da RTP…isto é tão ridículo, mas a RTP achou que era conteudo suficiente para uma noticia e respectiva reportagem
Para não falar do que são as conferências de imprensa (com outros jogadores Portugueses) em que o ÚNICO assunto é o Cristiano, e como o Cristiano se sente, e quem acham quem é o melhor do mundo, e acham que ele está feliz ou triste, etc etc…
Ruben F.
João e Kafka, é bom saber que alguém concorda comigo ! Eu gosto mais do Messi mas mesmo assim gosto bastante do Ronaldo, só que acima de tudo gosto dos clubes pelos clubes e gosto da selecção por representar o meu país e acho que, sendo um grupo, todos deveriam sentir-se igualmente importantes. Isso acaba até por criar até aquela imagem na nossa cabeça de que o CR é vedeta e diva e honestamente acho que isso é muito graças aos media.
Paulo, acredito que na Argentina seja exactamente igual e eu critico de igual forma mas não me preocupa tanto a mentalidade dos outros. Portugal cresce quando a mentalidade crescer e não é por bajularmos o Ronaldo que isso acontece, pelo contrário …. nas áreas em que devíamos de facto apoiar o que é nacional, como nas actividades comerciais, empresariais e na cultura, por algum motivo, a nossa mentalidade é diferente. E isso sim poderia fazer crescer o país. Acho esse endeusamento ao Ronaldo um mentalidade MUITO tacanha. É certo que os jornais fazem o que o público pede, mas se o público mudasse de mentalidade quebrava-se esse ciclo.
Anónimo
Excelente artigo
Dd
João Dias
Volto a questionar : em que medida é que o futuro da seleção é negro?
Juro que não entendo certos rótulos que se criam…
Ruben F.
Os nossos sub-21 são bons é verdade mas não há aposta neles. Na selecção A temos poucos jovens. Lembro-me assim de repente do Raphael e do William. Em comparação com França, Bélgica, Alemanha e até Inglaterra, os nossos jovens não têm espaço na selecção porque também não têm espaço nos clubes. Não são boas qualificações nas camadas jovens que nos asseguram um bom futuro; são sim vermos esses jovens fazerem a transição com sucesso para os séniores e para a selecção A e ultimamente não tem acontecido muito
Pedro Fernandes
Na medida que, pelo que está escrito no post, pela falta de aposta nos jovens valores portugueses e pela falta de ação da FPF, toda a gente vive na sombra de quem, um dia, não terá mais forças e terá de se reformar.
Telmo
e vi estes 3 ultimos jogos e acho que se com Ronaldo jogamos assim, entao sem ele nem quero imaginar.
Kafka I
João Dias
Não entendes? um dia que comeces a ver futebol vais perceber
João Dias
A qualidade da seleção sub-21 discorda do que vós dizeis…
Rúben Cardoso
Quando é que tu percebes que a qualidade tem que ser aliada a regularidade, competitividade, mentalidade, e outras coisas acabadas em "ade"? Não basta só ter qualidade.
Kafka I
Subscrevo inteiramente Rúben Cardoso, a ver se o João percebe de uma vez por todas isso
João Dias
O que interessa a estaleca se não houver qualidade?
Supostamente a Holanda tinha mais andamento que nós e isso nem se notou no play-off, bem pelo contrário. Mostrámos ser superiores.
Rúben Cardoso
Não basta ter qualidade. Eliminámos a Holanda, agora vai ver quantos jogadores de Portugal são apostas frequentes nas suas equipas, e quantos holandeses são. É muito bonito dizer que temos grandes jogadores nos sub-21, que eliminámos X ou Y, mas como o Kafka disse há uns tempos, eu quero ver é esta malta singrar nos seus clubes, e singrar na selecção principal. Passear classe e qualidade nos sub-21 já vi muitos, e depois não deram em nada. Na alta competição é que se vai ver a real qualidade deles.
João Dias
A estaleca não serviu de nada aos holandeses…
Bruno Fonseca
Exato Rúben Cardoso. O Drenthe que o diga.
Rúben Cardoso
Não vale a pena, tu não percebes. Eu estou-me literalmente a barimbar para isso. São jogadores bem mais competitivos no contexto do clube, do que no contexto de selecção sub-21. Com os nossos, acontece o exacto oposto: competitivos na selecção sub-21, mas no contexto clube, estão muito atrasados em relação a países como Espanha, Alemanha, Holanda, Inglaterra ou França. E isso vai reflectir-se na transicção sub-21 / equipa principal. Os jogadores destes países já estão muito melhor preparados para o contexto da alta competição, porque contam com presenças assíduas nos seus clubes, em jogos exigentes, Liga dos Campeões, etc.
Mas pronto, fica lá com a bicicleta. Tu é que sabes tudo, e vês tudo, e continuas a não ver para além do resultado.
Kafka I
Subscrevo Rúben
Bruno Fonseca
João Dias da seleção sub-20 que foi á final do Mundial em 2011 quantos jogadores estão a jogar ao mais alto nível?
João Dias
É diferente, Bruno.
Essa geração tinha muito menos talento que a atual de sub-21 / sub-20 / sub-19.
Rúben Cardoso
Então vamos ver onde chega esta geração de sub-20. Pelo teu prisma, se não chegarem à final, são piores do que os de 2011, certo?
João Dias
Depende
Jose
O primeiro ponto é que muitos elementos fundamentais da nossa seleçao já estão na casa dos 30 anos e não se vê qualidade á altura para os substituir como são os casos de Pepe, Carvalho, Ronaldo, Danny, Tiago e até Moutinho e Nani estão perto dessa casa.
Depois existem N exemplos de jogadores que se destacaram nas camadas jovens e nunca deram nada nos seniores.
Mas para o senhor ver que é a jogar que se evoluiu e pegando numa das selecções que o senhor menospreza, a Holanda utilizou mais estes jogadores:
Hahn-720 minutos titularissimo desde da 4ª jornada, Jetro-15 jogos-1158 minutos, Adam Maher-19 jogos-1500 minutos, Promes-11jogos-857 minutos, Vilhena-15 jogos- 1100 minutos, Ebecilio-13 jogos- 1120, Rekik-19 jogos – 1500 minutos. Acho que já deu para perceber e não falei em Kongolo, Depay, Locadia, Castaignos, Klassen etc etc
Agora fazemos a mesma analise aos sub-21 de Portugal e vemos que os 2 GR que jogaram andam na equipa B dos seus clubes José Sá e Bruno Varela( que são titulares lá)
Na defesa Paulo Oliveira começou agora a ser titular tem 670 minutos, Vezo e Ilori são supelentes e tem 360 e 297 minutos( os 3 juntos não tem mais minutos que o Adam Maher por exemplo), nas laterias temos o Luis Martins e Cancelo no banco em Espanha, Rafa na equipa B e Guerreiro(1140 minutos) e Bruno Gaspar(870 minutos) a jogar com regularidade.
No meio campo temos os seguintes jogadores a jogar regularmente, Rony(660 mas algumas lesões) , S. Oliveira(880), Toze(800), Rafa( 800), já o seu super mega craque deve gostar muito de estar no banco do Monaco.
No ataque temos Bruma (300), Cavaleiro(620 Minutos), Mané(260 minutos), Ricardo Pereira e Esgaio nas equipas B
Como pode ver são pouquíssimos os jogadores portugueses que jogam regularmente nos seus clubes, ou estão nos bancos ou tem que ir buscar minutos as equipas Bs.
Graças a Deus João Dias tem sempre uma desculpa, se estes nao vingarem ele vai dizer "é diferente estes tem mais talento"
Jose
E nao somos só nos que temos talentos nas equipas jovens as outras seleçoes como a França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Brasil, Espanha tambem estão carregadas de talentos.
João Dias
A Inglaterra não é exemplo para ninguém a nível de aproveitamento…
Holanda??? O jogador português já provou inúmeras vezes ser melhor que o holandês, nos últimos anos.
Só não vê quem não quer.
Rúben Cardoso
Não é exemplo para ninguém a nível de aproveitamento? Só podes estar a gozar. Tens jogadores como Ings, Redmond, Jenkinson, Wilshere, Ox, Berahino, Shaw, Chambers, Stones, Jones, Ward-Prowse, Sterling, Barkley, todos eles a jogar frequentemente nos seus clubes, e já muitos vão à selecção principal. Agora compara com Portugal, e vê quem aproveita mais os seus talentos.
JOAO.p
Ó João Dias, tens quantos anos? Já te explicaram extensivamente a situação e continuas na tua… Que importa terem mais talento se não jogam ao mais alto nível, se não são aposta nos seus clubes? Porque o talento desenvolve-se e trabalha-se e isso só se consegue, a partir de certo ponto, com alta competição. E se eles não forem postos a jogar nos nossos grandes, vão ser postos onde? Nas equipas B? Nas equipas de segunda e terceira linha do nosso campeonato? E depois vamos ter uma Selecção recheada de "talentos" de equipas pequenas…
Os holandeses podem ter menos talento mas ao menos, e aproveitando as estatísticas do Jose, metade já tem a garantia de que chegará um dia à Selecção porque são aposta regular nos clubes de top da sua liga, aposta regular nos clubes que alimentam a Selecção principal e clubes europeus de topo. Os nossos são suplentes ou nem isso, por isso garantias (e digo garantias, não hipóteses!) de chegar aos AA têm quase absolutamente zero… O Guerreiro, o Rony e o Bruma (este nem titular é) são as duas excepções…
E não, não quero ver os titulares nos respectivos clubes Sérgio Oliveira, Paulo Oliveira e Tozé, por exemplo e sem querer ofender ninguém, um dia a comandar a nossa Selecção… Prefiro mil vezes ver Rony, Bernardo e Ilori, mas esses (excepto Lopes), adivinha lá qual é o problema? Não são titulares nos seus clubes! Logo, não estão a crescer como deveriam nem a ganhar destaque suficiente para chegarem o mais cedo possível à Selecção… Estás a perceber?!
Redboy
Concordo que se fala e bajula demais o Cristiano, no entanto discordo quando diz que o futuro após cr7 não será nada risonho pois neste momento temos selecções jovens com grande valor que concerteza continuarão a fazer de portugal uma selecção forte com presença assídua nos europeus e mundiais, embora não se vislumbre para já um jogador que possa atingir o nível de ronaldo, mas temos sem dúvida alguma muitos jogadores que terão um grande futuro
Nuno FMS
Muito bom. Este endeusamento tem de facto consequências negativas. O trabalho da imprensa em fazer do melhor jogador do mundo algo maior que isso ainda, faz também com que após resultados e exibições menos positivas da selecção se ouçam os adeptos e portugueses em geral dizer coisas como "O Ronaldo só joga bem é no Real, só quer saber de quem lhe paga….". Depois lá têm que vir hatricks a colocarem-nos no Mundial e golos salvar exebições pobres para provar o contrário e voltar causar o histerismo da imprensa.
Penso que por vezes a situção de termos o Bola de Ouro devia ser melhor gerida. Por exemplo, quem joga contra Portugal tem sempre um plano anti-Ronaldo e a nossa selecção não sabe tirar partido de estarem 2 ou 3 jogadores adversários preocupados apenas com 1 dos nossos.
PS: Aquele comentador da RTP, Paulo Sérgio se não me engano, deve ter orgasmos a pensar no Ronaldo.
João
Errado. Quando Portugal perde, o que se ouve é desculpar o Ronaldo porque os outros são todos marretas.
Nuno FMS
Isso é da parte da imprensa. Mas o publico, em boa parte, não reage assim.
Kacal I
Excelente artigo, os meus Parabéns Nuno.
Não vou opinar, apenas vou dizer uma frase que pode ser algo fora do contexto, mas é o que me apetece dizer e portanto aqui vai, vou misturar dois desportos que adoro (Futebol e Wrestling) e alguns vão entender, e portanto aqui vai: "CR7 is… the Best in the Worldddddd!!!!!". :-)
Anónimo
Muito bom Kacal, muito bom teres falado no Punk ahahah
Não é nada fora do contexto, sinceramente até acho que os dois têm muito em comum, ambos são idolatrados e odiados, atingem publicos iguais e sabem que são os melhores, ambos ganham dinheiro infinito e têm o seu qb de arrogância e ganancia que faz deles vencedores e excelentes performers (mesmo que muitas bocas o neguem)…
Btw, a verdade é que o Ronaldo não se vai embora e aparece todos os dias na TV ahah
Entre a AJ e a Irina, venha o diabo e escolha!
SL
d-Sept
Renato Paiva
Considerar Wrestling desporto é um bocado puxado… Nos desportos que conheço o objetivo é fazer melhor que o adversário não seguir um guião.
Anónimo
Renato, Wrestling é um desporto, WWE ai já concordo contigo, é entertenimento.
d-Sept
Kacal I
d-Sept,
Muito Obrigado, eheh.
Por acaso não tinha pensado dessa maneira, apenas no facto de serem os melhores do Mundo, mas agora que falas tens toda a razão, subscrevo.
PS: entre a Irina e a AJ, são "estilos" diferentes, mas cada uma com o seu, venha mesmo o diabo e escolha. ;-)
Renato Paiva,
É como o d-Sept diz, Wrestling é um desporto e WWE é mais entretenimento, mas vocês entenderam. :-)
Alexandre Costa
O Ronaldo é o melhor jogador do mundo, é o jogador que de um momento para o outro pode decidir um jogo mas é preciso ter calma também. Na selecção mesmo que o homem esteja marcado por 3 adversários os colegas tentam passar-lhe a bola e isso não é bom para ninguém, até mesmo para o próprio Ronaldo, nem o ele se sentira confortável com tudo isso. Se devemos rentabilizar o facto de termos o melhor do mundo na nossa selecção, claro que sim, agora não devemos quando a coisa estiver apertada passar-lhe a bola de qualquer maneira e esperar que ele resolva, como muitas vezes acontece. Ter a noção que pode resolver as coisas mas não irá resolver tudo, ninguém é o super-homem ou o super-atleta e já muito faz o Cristiano, coisas que até parecem ser quase impossíveis. A própria imprensa tem culpa nisto pois tal como já disseram 2 em 3 perguntas são sobre o Cristiano e ninguém se sentira confortável com isso, seja o seleccionador, os companheiros, seja o próprio Cristiano Ronaldo.
nonameslb
Discordo que o futuro da seleccao e negro,bem pelo contrario,pois temos 2 fornadas a sair com muita qualidade,sendo que as equipas B sao fundamentais para a penultima etapa da formacao desses jovens.Por outro lado os clubes vao apostar cada vez mais na formacao porque os tempos assim obrigam.Em relaccao ao CR7 sao os tempos que vivemos,em que o futebol esta globalizado de tal forma que jogadores sao vistos como herois e em um Pais pequeno como o nosso e natural alguns dos abusos que ocorrem com o CR7.Nao gosto mais do Messi do que do CR7 e vice versa,houve anos em que o Messi foi melhor e ganhou a Bola de Ouro,agora CR7 e melhor e sera ele a ganhar com toda a justica.Mas para mim o melhor jogador do mundo esta entre Talisca,Gaitan ou Enzo :)
João Dias
Deixa estar, eles agarra-se aos rótulos e não passam daquilo…
Dizem isso do futuro da seleção porque os outros também dizem.
Rúben Cardoso
Escusas de estar às indirectas, João.
João Dias
O que interessa é que percebam o que eu quero dizer.
Kafka I
João Dias
Se há algum user aqui no blogue que não pode falar em "uso de rótulos e falar de cor porque os outros falam", é precisamente tu, porque tu falas sem veres os jogos e os jogadores…tu sim falas de cor, e a prova final foi que o último Portugal-Argentina, onde tu pelo teu comentário se provou que não viste o jogo, limitas-te a olhar para o resultado final e como viste que ganhaste teceste aquele comentário sem sentido algum, pois quem viu o jogo sabe bem o que se passou..
Para além de que é engraçado quando falas sistematicamente no Zahovic, tens de me dizer quantos jogos do campeonato esloveno já viste, e já agora onde se vê tais jogos, até no "firstrow" (do site que mais jogos de futebol tem do Mundo inteiro) muito raramente aparecem jogos da Eslovénia, mas ok…
João Dias
Achas que eu perco um jogo da seleção? :)
Admito que não acompanho tantos jogos quanto gostaria mas não tenho disponibilidade para tal, infelizmente. Mas informo-me e sei do que falo…
Acompanho algumas exibições dele.
Bruno Fonseca
João Dias desculpa mas não podes ter visto o jogo para dizeres que Portugal fez uma boa exibição.
Jose
Quando o proprio treinador diz que a seleçao jogou mal, acho que esta tudo dito, mas depois existe sempre um iluminado que viu outro jogo e disse que Portugal jogou muito bem e que fez por merecer a vitoria, quando nem 5 ataques fizeram em 90 minutos.
Anónimo
Percebi que gostas muito do Ronaldo e do CM Punk :)
Luis Freitas
V. Branco
Até parece que é mentira que Ronaldo leva a seleção às costas! Basta ver na banalidade que se torna. Doa a quem doer mas exceptuando um ou dois jogadores e a espaços, a seleção é pouco mais que banal sem qualidade suficiente para discutir com as mais fortes.
E mesmo no Real, basta olhar para os números com e sem Ronaldo. A influência que tme nas equipas onde joga é demasiado evidente e enm vale a pena tentarem contornar factos!
Kafka I
O teor do post não é sobre isso
João Dias
Tiago, Danny, Nani, Moutinho, Pepe, Coentrão, André Gomes….
Só jogadores banais, de facto.
Esta desvalorização da seleção tira-me do sério.
Nuno R
A selecção joga ZERO há anos.
ZERO!
Vai valendo alguns jogadores acima da média, como Pepe ou Coentrao, e claro, ter o melhor do mundo.
Mas em termos de qualidade de jogo, ZERO!
Antigamente dava-mos baile a qualquer um,,, podíamos não meter golos, mas conseguíamos ter bola, apresentar fio de jogo. Hoje?
As novas fornadas? Dizem-me pouco… o Peixe era grande, mas quando saiu do forno, deu em nada. Os jogadores têm de jogar, e por mais talento que haja, pois há, e sempre haverá, se pouco serve quando os jogadores são sentados, colocados na II Liga, ou abalam para uma Polónia.
O fernando Santos, que eu acho competente, tem envelhecido a selecção mais do que tem renovado. Basta ver as médias de idades. É isso a aposta no futuro? Não digo que seja errado no cenário actual, mas a longo prazo a coisa pode complicar-se.
De qualquer modo, o texto nem era sobre isso, mas nada de mal…
Nuno R
"davamos"
porra, o bom português…
João Dias
Joga zero?
Os resultados que obtemos falam por nós. Desde 2000 a 2014 só ficámos 2 vezes pela fase de grupo. Achas isso jogar zero?
A grande seleção de 90 que vocês tanto gabam e que dizem que era muito mais forte que agora nem para o Mundial 1998 se apurou…e no Mundial 2002 ficou-se à custa da …Coreia do Sul.
Esta fraca geração conseguiu sempre fazer melhor que eles, salvo o Euro 2004.
Se as novas fornadas dizem-te pouco quando somos a seleção nº 1 no ranking das seleções jovens e quando somos a prmieira seleção europeia DE SEMPRE a estar pela 3º vez seguida num Mundial sub.20 está tudo dito…
Se a seleção não te interessa, diz logo. É que a mim interessa e muito.
Kafka I
Subscrevo inteiramente Nuno R
E dou-te um exemplo concreto, que confirma o que dizes, aquele que muitos dizem ser o maior (ou dos maiores) talentos da tal "nova geração", já tem 20 anos e só agora conseguiu fazer 1 jogo completo num campeonato de 1ª divisão, ou seja, estou a falar do Bernardo Silva, e no total da carreira nem 10 jogos de futebol de 1ª divisão tem sequer…em contrapartida o Max Meyer que tem 19 anos já tem quase 70 jogos feitos ao mais alto nível de clubes e 15 Internacionalizações pela Selecção principal da Alemanha, apesar de ser um ano mais novo que o Bernardo
É esta a diferença, que com o tempo vai-se começar a notar cada vez mais, e mesmo que a nível de potencial o Meyer imaginemos que tenha menos (eu por acaso até acho que tem mais potencial que o BErnardo, mas isso não interessa para o caso), depois em todos os restantes campos (experiência, competitividade, regularidade, capacidade para resistir à pressão da alta competição) vai ser melhor e acaba tudo isso por se sobrepor ao talento…
João Dias
E que culpa tme o Bernardo de não ter nenhuma internacionalização?
Eu há muito que defendo a convocação do Bernardo. É um talento raro que há muito que não aparecia em Portugal….
Em vez disso vemos lá o Danny que não rende nem 5 % do que rende no Zenit.
Kafka I
Não estou com isto a dizer que o Bernardo é mau, pelo contrário, estou a analisar é a realidade, e um jogador acima de tudo faz-se a JOGAR, e não com talento apenas
Bruno Fonseca
João Dias, o Nuno R referia-se á qualidade de jogo praticado pela seleção.
Kafka I
*erro meu, o Meyer só tem 1 internacionalização pela Alemanha, o Draxler (que é 1 ano mais velho) é que tem 15 internacionalizações
Rúben Cardoso
Claro, vamos meter lá o Bernardo que tem quê, 6 ou 7 jogos a titular na sua vida em campeonatos principais… isto realmente de falar com paredes…
João Dias
Temos que o integrar…
Prefiro um míudo com talento que um veternano que não rende…
Bruno Fonseca
João Dias então preferes levar á seleção um jogador que poucos jogos fez pela equipa principal em detrimento de um que é figura já há alguns anos de um clube de topo na Rússia?
Nuno R
Mas eu falo da selecção dos últimos anos e vens-me falar de 2004?
Desde 2004, que a qualidade de jogo tem vindo sempre a descer.
E queres comparar o quão difícil era sequer CHEGAR a um Europeu /Mundial nos anos 90 comparativamente ao que é agora?
E se subimos no ranking, graças foi aos Figos e Cia, não ao Andre Gomes e Moutinho.
Fica lá com a bicicleta, vá.
A selecção joga muito, aquilo é futebol maravilhoso, quase que fico tonto com o tiki-kaka da nossa linha média.
Che
João Dias, você se não viu a fantástica geração do Figo o melhor é não falar sobre ela que é para não cair no ridículo. Jogavam incomparavelmente mais que esta. Infelizmente o planeamento daquele mundial foi muito mal feito, pois na minha opinião eramos juntamente com a França( que teve o mesmo desfecho que nós), Itália e Brasil as melhores equipas presentes.
Aquelas exibições doEuro 2000 e da qualificação para o mundial de 2002 ficarão sempre na memória de quem viu e certamente será muito difícil ver melhor.
Quanto ao potencial das fornadas que aí vem, se os jogadores não são apostas nas equipas A's dificilmente demonstraram todo o seu potencial enquanto séniores. Basta ver a possível equipa da Inglaterra para o Euro sub-21 e ver à quantos anos eles já jogam na PL.
Anónimo
o que preferem, "jogar muito" (ou melhor, ter muita bola, tínhamos um estilo de jogo paciente) e cilindrar arménias, azerbeijões, casaquistões, e dar banhos de bola a irlandas, e semelhantes e no fim perder, ou empatar ou ganhar a rasca aos primeiros e aos segundos?
E que é muito fácil ser forte com os fracos e fracos com os fortes, mas ser forte com os fortes é muito mais complicado!
P.S. não se esqueçam que a geração de ouro não é esta!
kanjy6
Rúben Cardoso
Eu preferia ganhar e jogar bem. Temos material para isso, falta é meterem a malta a jogar à bola.
Bruno Fonseca
Nos anos 90 era muito mais difícil, estive a fazer uma pesquisa e para um Mundial apuravam-se os primeiros classificados de cada de grupo e depois havia um play-off entre os melhores segundos.
João Dias
Bruno,
Sim, prefiro.
Prefiro dar uma oportunidade a um míudo com talento que a um Danny que pouco acrescenta na seleção…
Deckard
As novas fornadas não garantem um futuro. Todos os anos há jogadores com "potencial" a destacarem-se nas camadas mais jovens. O problema é quando fazem a transição para o futebol sénior e a sua evolução aí. Nem as exibições nos escalões de sub 20/21 são garantia de alguma coisa. No Mundial de sub20 de 1991, em Portugal, o Peixe foi considerado o melhor jogador e o Paulo Torres o 3 º melhor. Nenhum deles teve uma carreira ao nível do que apresentaram nas camadas jovens (mais ainda o P.Torres). Mais recentemente está a passar-se o mesmo com Nelson Oliveira.
Rúben Cardoso
Está tudo dito sobre as tuas preferências. Preferir levar o Bernardo Silva à selecção em vez do Danny é de uma atrocidade que não consigo qualificar. Achas realmente que o Bernardo ia fazer mais do que o Danny anda a fazer? Só porque mostrou qualidade na equipa B do Benfica e nos sub-21 de Portugal? O Danny anda há anos a espalhar qualidade no campeonato russo. Não consigo mesmo encaixar tanta barbaridade…
João Dias
Mas na seleção, o Danny é um perfeito ZERO.
Chega de lhe dar tantas oportunidades quando está visto que não dá nada de novo à seleção.
E como precisamos de rejuvenescer a equipa, chamávamos o puto maravilha.
Rúben Cardoso
Que, nos dias de hoje, não é mais que um puto maravilha.
JM
Para o João nos AAs deviam jogar os sub21, nos sub21 os sub20 e por ai fora…o que interessa é meter todos os miúdos. Ia-mos para o Euro com um média de 20 anos porque é giro não? Isto não é FM, tem que perceber que não chega ter talento.
Deckard
Puto maravilha? Quem? O Bernardo Silva? Francamente, nem puto, nem maravilha. Haja paciência! A história do futebol está cheia de exemplos do que são realmente putos maravilha, como o Ronaldo, CR7, Messi, Raul, Buffon, Neymar, Agüero, Fabregas, Göetze, entre muitos outros. Nem é preciso ir muito atrás para os encontrar. Tudo jogadores que provaram desde muito cedo serem fantásticos jogadores. Mas provaram-no já em campeonatos extremamente competitivos e em equipas de relevo. Não em escalões jovens. E não em divisões secundárias. Agora chamar isso ao Bernardo Silva, que já mais velho ainda não fez nada disso, é gozar com o dicionário!
João Dias
Deckard,
Dizes isso porque ele é de um clube rival.
Clubites á parte, please…
Rúben Cardoso
O Bernardo tem imenso potencial. Ponto. Demonstrou qualidade no Benfica B, e esporadicamente no Mónaco. Ponto. Daí a fazer dele aquilo que não é, vai uma distância enorme, e não tenho dúvidas que há jogadores MUITO melhor preparados para representar a selecção nacional do que o Bernardo (por exemplo, Bruno Fernandes, Rony ou João Mário). Podem não ter tanta qualidade ou potencial, mas estão a caminhar para atingir a maturidade competitiva mais rápido que o Bernardo.
Deckard
Clubite? Só podes estar a brincar! É isso que consegues responder? O que é que o SLB ou o SCP têm que ver com isto? Isto tem que ver com o teu criterio. Então não dei exemplos claros de putos maravilha e depois não justifiquei comparando-os com o B.Silva? Não há clubite alguma no meu comentario. Isso é uma saida ridicula a um argumento racional.
Rúben Cardoso
A bajulação Cristianista começa e acaba num único interveniente: comunicação social. Eu sou fã do Cristiano, é um dos melhores jogadores que vi jogar na vida, mas revolta-me que se faça notícia com tudo e mais alguma coisa que envolva o nome dele. É excessivo e nefasto, tanto para a qualidade do jornalismo (que já não é famosa mesmo sem notícias do CR7), como para o futebol português, como também para o próprio Cristiano.
Nevertheless, é ele a cara de Portugal neste momento. E é uma cara que leva o nosso país a todos os cantos do mundo.
Deckard
É um enjoo essa bajulação CR7. E chega a atingir níveis ridículos. O comentário do cromo P.Sérgio aos "dribles" do Ronaldo no último jogo da Selecção é mais um exemplo disso. Tive uma vontade enorme de desligar a TV ou pelo menos o som.
Pedro Miguel Garcia
O futuro da seleção não é de todo negro. Aliás, acho que equipas que assentam o seu futebol num só jogador só têm a perder. A seleção portuguesa perdeu e muito com a onda crescente de importância do Ronaldo. Como se diz e bem no artigo, o futebol é um desporto colectivo, e em que aqueles que melhor se ligam entre eles ganham. Esse é o grande problema da seleção Portuguesa de Futebol. Fazer todo o seu jogo em função do Cristiano. E nem me venham dizer que no Real Madrid fazem o mesmo, porque isso é uma falácia tremenda… No Real Madrid aproveitam o que de Ronaldo tem de melhor e o jogo é pensado em função dele. O jogo de Portugal é pensado para o Ronaldo. São coisas diferentes!
Pedro Leal
É negro nem que não seja pela queda de receitas abismal que vai existir quando o Ronaldo deixar de jogar pela selecção, que vai expôr todas as fragilidades e corrupções que andam na FPF